Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Maio de 2008


Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aqui em casa a temperatura estancou em 10,9°/10,8° a mais de uma hora. É possível ver alguns estratus achatados sobre POA, mas são bem poucos. A atmosfera começa a mudar sua dinâmica, e já há muita nebulosidade se formando no NE da Argentina e O do RS.

 

Continuo com 10,8° e 75% totalmente sem vento! Faz 12,5° no Bruno.

Link to comment
Share on other sites

Na última hora bateu 5,7° em Soledade e 2,4° em Vacaria!!

 

Deu 8,0° em Foz do Iguaçu, 7,7° em Inácio Martins e 5,3° em Rio Negrinho!! Canela tinha 3,2°!! 8)

 

E pobre Mostardas: tinha vento O com 11,1° e o vento virou para SE, arremessando a temperatura para 16,3°!!! ](*,)

 

Deduzo então q esses 6ºC de Poa do site canal do tempo estejam errado :roll:

Não sei o que dizer desse dado, mas não descartaria por completo. Afinal, fazia 9,2° no INMET à essa hora (meia-noite) e 10,8° aqui. Tinha (e ainda há) forte névoa úmida para os lados do aeroporto.

 

Porém, pra variar a maldição maldita apareceu muito esporadicamente para assustar um pouco (detalhe: sobre POA e uma pequena porção ao norte), mas já atrapalhou o resfriamento. Agora ela praticamente se foi, e tenho resfriamento mais acelerado. A névoa úmida começa a tomar conta da cidade.

 

Tenho 10,5° com 78% e caindo. Totalmente sem vento!

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

Na última hora bateu 5,7° em Soledade e 2,4° em Vacaria!!

 

Deu 8,0° em Foz do Iguaçu, 7,7° em Inácio Martins e 5,3° em Rio Negrinho!! Canela tinha 3,2°!! 8)

 

E pobre Mostardas: tinha vento O com 11,1° e o vento virou para SE, arremessando a temperatura para 16,3°!!! ](*,)

 

Deduzo então q esses 6ºC de Poa do site canal do tempo estejam errado :roll:

Não sei o que dizer desse dado, mas não descartaria por completo. Afinal, fazia 9,2° no INMET à essa hora (meia-noite) e 10,8° aqui. Tinha (e ainda há) forte névoa úmida para os lados do aeroporto.

 

Porém, pra variar a maldição maldita apareceu muito esporadicamente para assustar um pouco (detalhe: sobre POA e uma pequena porção ao norte), mas já atrapalhou o resfriamento. Agora ela praticamente se foi, e tenho resfriamento mais acelerado. A névoa úmida começa a tomar conta da cidade.

 

Tenho 10,5° com 78% e caindo. Totalmente sem vento!

 

Abraços gelados!

 

Bem, o último dado q eu peguei do aeroporto, dava 9ºC. Acho mais coerente. B Aires estagnou nos 12ºC. PoA acho q vai parar a queda tbém.

 

Grosso ar frio indo p/ oceano...

Link to comment
Share on other sites

Dados de ontem:

 

Foi um dia gelado ontem em Soledade, com a máxima não passando dos 14.3º, a umidade relativa do ar variou de 43 a 84%, o vento sudeste teve a rajada máxima de 37,4 km/h.

 

Dados de hoje:

 

Foi mais uma noite gelada em Soledade, no início da madrugada a sensação térmica foi de -9º em função do vento, a temperatura mínima foi de 4,5º na automática Inmet e no Bairro Missões 3,5º a sensação térmica no início da manhã ainda era abaixo de zero.

Link to comment
Share on other sites

Será que esse mês promete como nos últimos anos?

 

Vejamos, considerando o período 2001-2007, Inmet:

maio/junho

2001: 14,8/14,2

2002: 17,0/16,3

2003: 14,7/16,1

2004: 13,9/14,1

2005: 17,1/16,5

2006: 14,2/14,8

2007: 13,8/15,7

 

Ou seja:

2 maios que foram tão indecentes que foram superados mesmop por meses de junhoindecentes.

4 meses de maio bons, que foram ucedidos por meses dejunho mais quentes - ressalva: junho de 2004 foi mais quente que maio, mas teve uma memorável onda de frio

E apenas 1 (hum) mês de maio razoável sucedido por um mês de junho ainda mais fresco.

Então, estatisticamente...

Link to comment
Share on other sites

Não me surpreenderia se na manhã de segunda próxima fossemos informados de relatos de algumas pancadas de neve e/ou chuva congelada esparsas. A combinação de alguns dados fornecidos por modelos me faz não descartar o fenômeno nas partes acima dos 1600m em SC. A possibilidade é por demais remota, entretanto o gradiente de pressão fará com que a circulação de nuvens desenvolvidas se dê em uma atmosfera fria nos níveis mais altos. Mesmo que em superfície estejamos com temperatura acima de 0oC, o frio das camadas mais altas (acima de 800mb) tem características propícias para formar gratas surpresas. O fator neste momento que mais joga contra o fenômeno é a umidade, que pode nao combinar com o momento mais propício do congelamento nos níveis altos da atmosfera. Vem mais frio por aí gente!

Link to comment
Share on other sites

Não me surpreenderia se na manhã de segunda próxima fossemos informados de relatos de algumas pancadas de neve e/ou chuva congelada esparsas. A combinação de alguns dados fornecidos por modelos me faz não descartar o fenômeno nas partes acima dos 1600m em SC. A possibilidade é por demais remota, entretanto o gradiente de pressão fará com que a circulação de nuvens desenvolvidas se dê em uma atmosfera fria nos níveis mais altos. Mesmo que em superfície estejamos com temperatura acima de 0oC, o frio das camadas mais altas (acima de 800mb) tem características propícias para formar gratas surpresas. O fator neste momento que mais joga contra o fenômeno é a umidade, que pode nao combinar com o momento mais propício do congelamento nos níveis altos da atmosfera. Vem mais frio por aí gente!

 

O lugar que vai "ganhar" mais com isso é o Morro da Igreja, que continua sem chegar aos 10C há algum tempo já, e pode ser que continue assim...pena que seja difícil de relatar qualquer fenômeno que aconteça por lá, visto o tamanho isolamento de toda aquela região

Link to comment
Share on other sites

Poderia ser verdade essa previsão para São Paulo para os próximos dias...

 

 

Tendência para os próximos dias*

Atenção: Há previsão de acentuado resfriamento a partir do dia 06/05 para o Centro-Sul do País. Porém, os valores de temperatura abaixo, devem ser interpretados apenas como tendência de frio. As temperaturas negativas são resultado direto de modelos matemáticos e serão avaliadas pelos meteorologistas somente com uma antecedência de 5 dias.

Qua, 07/05

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

máx: 22ºC

mín: 2ºC

chuva: 0mm

 

Qui, 08/05

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

máx: 25ºC

mín: -1ºC

chuva: 0mm

 

Sex, 09/05

Sol com algumas nuvens. Não chove.

máx: 23ºC

mín: 5ºC

chuva: 0mm

 

Sáb, 10/05

Sol com algumas nuvens. Não chove.

máx: 22ºC

mín: 6ºC

chuva: 0mm

 

Dom, 11/05

Sol com algumas nuvens. Não chove.

máx: 21ºC

mín: 4ºC

chuva: 0mm

 

*Atenção! Esta tendência é resultado de modelos matemáticos e não tem interferência direta dos meteorologistas. Estes valores podem variar muito de um dia para o outro.

 

Disponível no site da climatempo

 

:o:o:o

Link to comment
Share on other sites

Concordo como o Caio, algumas surpresas podem ocorrer por aí,o frio não enfraqueceu como era esperado,o ciclone bem lembrado pode facilitar a ocorrência de neve granular ou chuva congelada, aliás é uma super-baixa não é qualquer ciclone-extratropical.Mas é apenas opinião minha para consumo baziano hehe.

Bruno, "tamo na mídia" :lol:

Link to comment
Share on other sites

As últimas atualizações do modelos trazem boas notícias:

 

- Há uma forte tendência na manutenção das temperaturas em patamares mais baixos em todo o Centro-Sul do Brasil pelos próximos dez ou até quinze dias.

 

- Isso parte pelo pressuposto de não ser observado períodos de calor forte e entrada de ar úmido e tropical pelo oeste da região neste período.

 

- Tudo isto está relacionado ao enfraquecimento da ASAS. Alta subtropical responsável pelos bloqueios atmosféricos.

 

- Mas se aparentemente não há bloqueio, também não se observa a entrada de uma forte onda de frio no período.

 

- O que devemos ter então é a passagem de fracos e sucessivos bolsões de ar frio, porém secos e suficientemente frios o bastante para evitar aquecimento diurno exagerado.

 

- Se não há nenhum potente anticiclone programado para o período isso pode significar que os anticicilone polares estão guardados para a segunda quinzena do mês.

 

- A nota positiva fica por conta de que neste momento não se observa bloqueio no Sul do Brasil.

 

- E esta ausência deverá se acentuar ainda mais muito por conta do potente ciclone da próxima semana, sua localização e trajetória. Jogando para os ares o maldito bloqueio em altos e médios níveis.

 

- Se assim se mantiver e o pólo sul ajudar, podemos ter algo forte guardado para a segunda quinzena.

 

- E se tudo ocorrer como manda o baziano, ou seja: primeira quinzena entre agradável a fria e segunda quinzena fria, possivelmente este mês pode agradar a gregos e troianos.

 

- A curto prazo todas as atenções devem estar concentradas para os três estados do sul. Especialmente as regiões costeiras de RS e SC. Passado o transtorno a próxima semana deve ter frio amplo, com belas mínimas em diversos locais do Centro-Sul. Acho que finalmente a Mantiqueira deve experimentar mínimas entre 5oC e 0oC.

Link to comment
Share on other sites

Pelo jeito, a partir de domingo nós aqui em SP, iremos sentir um frrrrio mais acentuado, já que a Climatempo, a Somar e agora a Metsul estão prevendo basicamente a mesma coisa: temperaturas minímas abaixo dos 10 graus em praticamente todo o estado; algumas regiões podem chegar a ter minímas ao redor dos 5 graus. Prá começo de maio, são temperaturas interessantes.Só espero que as máximas não passem muito dos 20 graus.

Aqui em Taubaté, estamos agora por volta dos 14, 15 graus, bem nublado, caiu uns pingos, agora há pouco.

Link to comment
Share on other sites

Análise perfeita do Caio.

Apenas acrescento que considero estranho a manutenção duradoura da baixa, que segundo modelos diferentes teria vida longa próximo a costa do sul do Brasil.

 

Porque este ciclone será diferente. Olha análise no Blog Direto da MetSul em http://www.metsul.com/blog

 

Excelente Alexandre! Parabéns!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.