Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Maio de 2008


Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

E Chapadão do Sul-MS (818m), na fronteira com Goiás, é a cidade mais fria do Brasil no momento, com 7,9°C, excetuando-se Campos do Jordão e Monte Verde, é claro.

 

Poderia ter uma estação em Perolândia, Goiás. É uma cidade que está nessa região, mas a 905m de altitude. Lá deve tá bem frio agora.

 

 

15,2°C aqui em casa agora. 8)

Link to comment
Share on other sites

como falaram antes, a gente tinha que ficar de olho nesse ciclone, evento do mes. Forca de furacao pra costa gaucha, estragos serios. Fazia tempo que nao tinhamos por aqui um ciclone tao profundvo nessa regiao, sera que esse ano a historia muda? Um ciclonasso desse nessa epoca.... Anos reclamamos que a ausencia dos ciclones acabou com o frio do parana pra cima e com a neve de sc e rs. Um ciclone como esse foi envolvido por ar frio e olha sp e ms fazendo bonito de novo! A desgraca de uns eh a alegria de outros, fosse em julho, fazia 0 grau de novo em sp e sao joaquim estsria debaixo de 2 metros de neve ao inves de 200 mm de chuva. Vamos torcer, ciclone em maio eh raro, entao se em maio apareceu, nessa profundidade, em julho tem que ser comum! Esse eh o ano!

 

Tucci, esse ciclone foi tão intenso que trouxe chuva leve (garoa) com muito vento sul durante todo o dia aqui no extremo oeste gaúcho. Foi um ciclone a la 1965, trazendo muita circulação marítima para todo o interior do sul.

E fosse uma alta mais fria, teríamos muita neve aqui nas serras do sul do BR.

Carlos muito bom o acompanhamento com as TOP 10 MAIS FRIAS DO MOMENTO =D>

Link to comment
Share on other sites

Só pq a Mantiqueira vai tomar a dianteira nos próximos 15 dias?

 

Ou pq o Rodrigo Albero é bobão?

Peço aos moderadores para apagar a mensagem de conteúdo ofensivo.

 

Luiz Ricardo, não te conheço e não to afim de peleia com metido a facão sem cabo. Se tu tem alguma pendenga pessoal, sugiro resolvermos por MP, como já fizeste na mensagem me chamando de "VIADO".

 

Curitiba, meu caro, não tem o clima do Sudeste e a abrangência do ar frio - mesmo sendo ruim na última década - é muito maior que por aí. Mas isso não faz de Curitiba melhor ou pior que SP e não tem nada a ver com regionalismo, é fato meu amigo.

Já apareceram alguns loucos por aqui querendo provar por a+b que CJ é mais fria que SJ (conta-se aí meu grande amigo e felizmente "convertido" Shimutz), mas agora querer "curitibanizar" o clima do sudeste ou "sudestinar" o clima de Curitiba é demais pra minha cabeça.

Link to comment
Share on other sites

O ar frio não consegue de jeito nenhum entrar no Rio!A mínima dessa madrugada foi de RIDÍCULOS 22,1°C, a maior desde o pré frontal no dia 29!O céu se manteve nublado por toda a madrugada mas não choveu, ou seja, tudo colaborou para um péssimo resfriamento.

Pelo menos com as nuvens o sol não está aparecendo e faz 25,7°C por aqui(ao contrário de ontem que fez muito sol e a máxima chegou a 29,8°C!).Amigos, alguém tem alguma explicação sobre essa terrível dificuldade que o ar frio está tendo em entrar no Rio?

Link to comment
Share on other sites

Nota da Epagri

 

AVISO METEOROLÓGICO 28/2008

 

DATA: 04/05/2008

 

DESPOIS DO VENTO E DA CHUVA,

 

A NEVE CHEGA A SERRA CATARINENSE

 

Na próxima segunda-feira (05/05), uma massa de ar seco e frio chega ao Sul do Brasil, provocando declínio acentuado nas temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina.

Na Serra catarinense ainda restará umidade deslocada pelo giro do ciclone extratropical (que atuou em SC entre a sexta-feira e o domingo provocando muitos transtornos) que estará em deslocamento pelo Litoral do estado gaúcho. A combinação de frio e umidade favorece a ocorrência de NEVE na Serra, em especial nos períodos da manhã e início da tarde da próxima segunda-feira 05/05/08.

 

 

Vale ressaltar que a chance é pequena, como comumente ocorre em se tratando de previsão de neve que requer a combinação perfeita de diversos fatores, como temperatura baixa em superfície e em médios níveis da atmosfera, alta umidade e vento.

 

 

Ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo, no site ou pelo teletempo 32398087.

Link to comment
Share on other sites

Goiás hoje:

 

Mínimas:

 

Mineiros (861m) 10,0°C

Mineiros (707m) 10,3°C

Jataí 10,6°C

São Simão 10,9°C

Rio Verde 12,0°C

Caiapônia 12,6°C

Morrinhos 13,7°C

Goiânia 15,1°C (minha casa) - 15,4°C (inmet)

 

 

Máximas:

 

Itumbiara 22,0°C

São Simão 22,1°C

Rio Verde 22,8°C

Jataí 23,5°C

 

Goiânia 25,2°C (minha casa) - 26,5°C (inmet)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui o sol apareceu durante poucas horas, agora nublou novamente. A temperatura é de 16ºc e 60% de URA. Interessante a previsão da Climatempo, segundo esta há previsão de geada de terça à sexta-feira, onde a menor mínima seria 2ºc e a maior mínima de 4ºc. Para amanhã indica uma mínima de 6ºc com nevoeiro.

Link to comment
Share on other sites

O ar frio não consegue de jeito nenhum entrar no Rio!A mínima dessa madrugada foi de RIDÍCULOS 22,1°C, a maior desde o pré frontal no dia 29!O céu se manteve nublado por toda a madrugada mas não choveu, ou seja, tudo colaborou para um péssimo resfriamento.

Pelo menos com as nuvens o sol não está aparecendo e faz 25,7°C por aqui(ao contrário de ontem que fez muito sol e a máxima chegou a 29,8°C!).Amigos, alguém tem alguma explicação sobre essa terrível dificuldade que o ar frio está tendo em entrar no Rio?

 

Breno, como já falei o negócio é esperar pelos proximos dias.... o Rio teve um final de semana ridiculo, em termos de frio, se compararmos com a nossa vizinha SP. Chegou a 10°C a diferença entre as duas cidades. Teve horas que SP teve 13°C e o Rio torrava com 23°C. Um Absurdo!!!

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Após 610km entre Uruguaiana e POA numa viagem sempre ensolarada, chego em POA num clima nublado, úmido e deprê em todos os sentidos (fim de viagem, fim de feriado, vermelhagem pelas ruas...). O incrível era avistar Porto Alegre pela estrada coberta por baixos cúmulos e 10 km distante dela o tempo estava aberto. O pior foi saber que o dia foi todo chuvoso por aqui. O Marcos vai sofrer na próxima madrugada se a cobertura de nuvens se mantiver. Vai ser todo o Estado abaixo de 10C e POA com mínima de 13C!!

Link to comment
Share on other sites

Há muito eu suspeitava...

 

Mas não me resta mais dúvida:

 

Para que a TOTAL democracia/desejo/felicidfade no BAZ (e do Luiz :lol: ) se realize, tem que haver DUAS combinações, e elas aconteçam entre Maio/Junho/Julho/Agosto/Setembro (ou final Abril ou início Outubro):

Ciclonão bunitchu na costa do RS e forte (não precisa nem ser baleia, cavalo, etc...) Massa polar!

 

Gente, neve decente no Brasil, só dessa maneira mesmo. É ciclonão q salva! É mais importante q a intensidade da MP. Limpa tudo p/ cima e leva nebulodidade para a serra de SC/RS... Desde 2003 tivémos massas polares bem fortes, só faltou o amigo ciclonão para nos proporcionar a neve em SJoaka e região e frio decente do PR para cima!

 

Tipo, acho q funciona assim: qdo dá neve legal em S Joaka e região, a mínima e PoA não é das melhores. Já em Curitiba e em SP é bom nas mínimas (tá tempo bom; ciclonão limpo o tempo...; já a serra de SC/RS tá c/ a nebulosidade = neve!)

 

Exato. Quando neva na serra normalmente aqui tá chovendo com um frio de doer nos ossos. Faz tempo já...

Link to comment
Share on other sites

O ar frio não consegue de jeito nenhum entrar no Rio!A mínima dessa madrugada foi de RIDÍCULOS 22,1°C, a maior desde o pré frontal no dia 29!O céu se manteve nublado por toda a madrugada mas não choveu, ou seja, tudo colaborou para um péssimo resfriamento.

Pelo menos com as nuvens o sol não está aparecendo e faz 25,7°C por aqui(ao contrário de ontem que fez muito sol e a máxima chegou a 29,8°C!).Amigos, alguém tem alguma explicação sobre essa terrível dificuldade que o ar frio está tendo em entrar no Rio?

 

Breno, como já falei o negócio é esperar pelos proximos dias.... o Rio teve um final de semana ridiculo, em termos de frio, se compararmos com a nossa vizinha SP. Chegou a 10°C a diferença entre as duas cidades. Teve horas que SP teve 13°C e o Rio torrava com 23°C. Um Absurdo!!!

Abraços,

 

Pior foi ver ontem de tarde SP com sol e 18-19°C e o Rio também com sol e beirando os 30°C(e até chegando a isso em alguns bairros!)

Link to comment
Share on other sites

Só pq a Mantiqueira vai tomar a dianteira nos próximos 15 dias?

 

Ou pq o Rodrigo Albero é bobão?

Peço aos moderadores para apagar a mensagem de conteúdo ofensivo.

 

Luiz Ricardo, não te conheço e não to afim de peleia com metido a facão sem cabo. Se tu tem alguma pendenga pessoal, sugiro resolvermos por MP, como já fizeste na mensagem me chamando de "VIADO".

 

Curitiba, meu caro, não tem o clima do Sudeste e a abrangência do ar frio - mesmo sendo ruim na última década - é muito maior que por aí. Mas isso não faz de Curitiba melhor ou pior que SP e não tem nada a ver com regionalismo, é fato meu amigo.

Já apareceram alguns loucos por aqui querendo provar por a+b que CJ é mais fria que SJ (conta-se aí meu grande amigo e felizmente "convertido" Shimutz), mas agora querer "curitibanizar" o clima do sudeste ou "sudestinar" o clima de Curitiba é demais pra minha cabeça.

 

Perfeito Rodrigo!!!

 

O negócio é que vc estava fora do país, e acho que não havia se interado da empreitada do sujeito para tentar provar o improvável!!! :lol: :lol:

 

Talvez se o pessoal de Curitiba resolvesse participar da "Marcha da Maconha", conseguiríamos entender os pontos de vista do sujeito!!! Uma viagem tipo "terra da garoa" = "cidade serrana do sul do país"!!! :lol: :lol:

 

Como os argumentos são vazios, o sujeito partiu para as ofensas!!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Nota da Epagri

 

AVISO METEOROLÓGICO 28/2008

 

DATA: 04/05/2008

 

DESPOIS DO VENTO E DA CHUVA,

 

A NEVE CHEGA A SERRA CATARINENSE

 

Na próxima segunda-feira (05/05), uma massa de ar seco e frio chega ao Sul do Brasil, provocando declínio acentuado nas temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina.

Na Serra catarinense ainda restará umidade deslocada pelo giro do ciclone extratropical (que atuou em SC entre a sexta-feira e o domingo provocando muitos transtornos) que estará em deslocamento pelo Litoral do estado gaúcho. A combinação de frio e umidade favorece a ocorrência de NEVE na Serra, em especial nos períodos da manhã e início da tarde da próxima segunda-feira 05/05/08.

 

 

Vale ressaltar que a chance é pequena, como comumente ocorre em se tratando de previsão de neve que requer a combinação perfeita de diversos fatores, como temperatura baixa em superfície e em médios níveis da atmosfera, alta umidade e vento.

 

 

Ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo, no site ou pelo teletempo 32398087.

:shock:

 

NA MINHA OPINIAO O CIRAM/SC TA EXAGERANDO UM POUQUINHO, O NIVEL DE CONFIANÇA É MUITO BAIXO E SEMPRE ESTA DIVERGENTE COM OS DEMAIS. NAO VI NEM A METSUL, RONALDO E DEMAIS FALAR A RESPEITO DE NEVE?

Link to comment
Share on other sites

Também não chegou ar frio algum aqui na zona da mata. Em Minas Gerais, só Triângulo Mineiro e Sul que receberam o ar mais frio e seco, com isso tiveram mínimas interessantes neste domingo (e vão repetir a dose nessa segunda).

 

Lamentável, mas tenho 20.4ºC no momento, com tempo encoberto.

 

Abraços tropicais ! :evil:

Link to comment
Share on other sites

Só pq a Mantiqueira vai tomar a dianteira nos próximos 15 dias?

 

Ou pq o Rodrigo Albero é bobão?

Peço aos moderadores para apagar a mensagem de conteúdo ofensivo.

 

Luiz Ricardo, não te conheço e não to afim de peleia com metido a facão sem cabo. Se tu tem alguma pendenga pessoal, sugiro resolvermos por MP, como já fizeste na mensagem me chamando de "VIADO".

 

Curitiba, meu caro, não tem o clima do Sudeste e a abrangência do ar frio - mesmo sendo ruim na última década - é muito maior que por aí. Mas isso não faz de Curitiba melhor ou pior que SP e não tem nada a ver com regionalismo, é fato meu amigo.

Já apareceram alguns loucos por aqui querendo provar por a+b que CJ é mais fria que SJ (conta-se aí meu grande amigo e felizmente "convertido" Shimutz), mas agora querer "curitibanizar" o clima do sudeste ou "sudestinar" o clima de Curitiba é demais pra minha cabeça.

 

Tche, deixa o guri espernear... o sujeito consegue deixar todo o mundo atucanado.

Nem ligo mais, importa mais os dados do que conversa fiada.

Link to comment
Share on other sites

O povo tá desesperado por neve ! :lol: também pudera, em 2006 teve alguma coisa mas ainda foi pouco. Queremos nevasca !

 

Como era de se esperar, o ciclone extratropical impulsionou ar frio e seco para lugares de latitude muito inferior à de Juiz de Fora, mas como estamos muito pro leste da região sudeste e o frio foi bem mais continental, acabou não dando nada para aqui. Agora os modelos já colocam mínimas entre 12/14ºC na quarta feira.

 

Quando a mTa se junta a um anticiclone polar entre 25/30ºS, é quando temos a melhor situação para frio aqui na zona da mata....já venho percebendo isso a um tempo !

Link to comment
Share on other sites

Nota da Epagri

 

AVISO METEOROLÓGICO 28/2008

 

DATA: 04/05/2008

 

DESPOIS DO VENTO E DA CHUVA,

 

A NEVE CHEGA A SERRA CATARINENSE

 

Na próxima segunda-feira (05/05), uma massa de ar seco e frio chega ao Sul do Brasil, provocando declínio acentuado nas temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina.

Na Serra catarinense ainda restará umidade deslocada pelo giro do ciclone extratropical (que atuou em SC entre a sexta-feira e o domingo provocando muitos transtornos) que estará em deslocamento pelo Litoral do estado gaúcho. A combinação de frio e umidade favorece a ocorrência de NEVE na Serra, em especial nos períodos da manhã e início da tarde da próxima segunda-feira 05/05/08.

 

 

Vale ressaltar que a chance é pequena, como comumente ocorre em se tratando de previsão de neve que requer a combinação perfeita de diversos fatores, como temperatura baixa em superfície e em médios níveis da atmosfera, alta umidade e vento.

 

 

Ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo, no site ou pelo teletempo 32398087.

:shock:

 

NA MINHA OPINIAO O CIRAM/SC TA EXAGERANDO UM POUQUINHO, O NIVEL DE CONFIANÇA É MUITO BAIXO E SEMPRE ESTA DIVERGENTE COM OS DEMAIS. NAO VI NEM A METSUL, RONALDO E DEMAIS FALAR A RESPEITO DE NEVE?

O CIRAM tá muito próximo da realidade, a lua nova entrou hoje, ela traz mais surpresas que a minguante e alguns institutos estão subestimando o ar frio que está entrando. 8)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.