Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Maio de 2008


Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O Ciran só não está exagerando como também arrisca sua credibilidade mais uma vez. Não é razoável que se anuncie neve dessa maneira, especialmente em condições já percentualmente postas pelo colega Fábio. Eu que tenho acompanhado a evolução desta chance de neve acredito que o fenômeno está muito longe de acontecer no dia de hoje. Os modelos já nos ofereceram chances bem melhores, mas no momento da saída deste alerta elas inexistiam. Fico decepcionado mais uma vez com a falta de apuração e preparo nas previsões do tempo neste orgão público.

Link to comment
Share on other sites

O Ciran só não está exagerando como também arrisca sua credibilidade mais uma vez. Não é razoável que se anuncie neve dessa maneira, especialmente em condições já percentualmente postas pelo colega Fábio. Eu que tenho acompanhado a evolução desta chance de neve acredito que o fenômeno está muito longe de acontecer no dia de hoje. Os modelos já nos ofereceram chances bem melhores, mas no momento da saída deste alerta elas inexistiam. Fico decepcionado mais uma vez com a falta de apuração e preparo nas previsões do tempo neste orgão público.

 

isso que eu tambem queria dizer :D

 

to no grupo "B" paulo pinheiro ok?

 

abraços....

Link to comment
Share on other sites

Tranquilo Montanari(nome de grande conjunto musical aqui) :D

E o CIRAM ratificou a previsão de neve:

DATA: 05/05/2008

 

DESPOIS DO VENTO E DA CHUVA, O FRIO CHEGA A SC

 

E HÁ CHANCE DE NEVE NA SERRA CATARINENSE!

 

Neste segunda-feira (05/05) uma massa de ar seco e frio chega ao Sul do Brasil, provocando declínio acentuado nas temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina. Na Serra catarinense ainda restará umidade deslocada pelo giro do ciclone extratropical no mar (que atuou em SC entre a sexta-feira e o domingo provocando muitos transtornos). A combinação de frio e umidade favorece a possibilidade de NEVE na Serra no fim desta segunda-feira, nos municípios de Urubici, São Joaquim e Urupema. Vale ressaltar que a chance é pequena, como comumente ocorre em se tratando de previsão de neve que requer a combinação perfeita de diversos fatores, como temperatura baixa em superfície e em médios níveis da atmosfera, alta umidade e vento.

Link to comment
Share on other sites

Após 610km entre Uruguaiana e POA numa viagem sempre ensolarada, chego em POA num clima nublado, úmido e deprê em todos os sentidos (fim de viagem, fim de feriado, vermelhagem pelas ruas...). O incrível era avistar Porto Alegre pela estrada coberta por baixos cúmulos e 10 km distante dela o tempo estava aberto. O pior foi saber que o dia foi todo chuvoso por aqui. O Marcos vai sofrer na próxima madrugada se a cobertura de nuvens se mantiver. Vai ser todo o Estado abaixo de 10C e POA com mínima de 13C!!

Assim o pessoal entende porque arranco os cabelos com a MM. É exatamente isso: se olha a porção oeste e está literalmente limpo! O tempo fecha exatamente a partir daqui ou apenas aqui! Isso aconteceu na onda de frio de maio passada. Depois de um dia histórico, fechou o tempo e tivemos mínima 2° acima da Ilha do Mel, a maior do Sul.

 

Mas dessa vez as nuvens jogaram ao nosso favor. Tivemos uma das menores máximas da regiões baixas do RS. Santa Maria, Livramento e Rio Pardo bateram 19°/20° e ficamos em 17,8° aqui em casa. E nessa noite a situação invertou: fechou o tempo em parte do interior e Rio Pardo estancou em 12,8°, subindo mais tarde. Se o tempo tivesse aberto por aqui teríamos batido uns 21° e estancado nos 16°. Seria o horror.

 

Tive mínima de 14,6° e fez 14,4° na automática do INMET. Agora estou com 17,9° e 81%. O vento virou para oeste e começa a secar a atmosfera... graças a Deus!

 

Abraços nublados!

Link to comment
Share on other sites

Pois não fosse a temperatura de 13.7º agora no Inmet, dá pra dizer que o quadro é típico de neve.E como sempre, em circulação de umidade com ciclone no mar, Fontoura Xavier com chuva o dia todo, e aqui só pancadas, é aquela famosa banda de nebulosidade que passa SEMPRE mais forte no na região de Barros Cassal para baixo.

Link to comment
Share on other sites

E é bem diferente aqui com umidade garoa e 13.7º e perspectiva de baixar dos 5º na próxima madrugada com aí e 20º com qual perspectiva?

 

Não faz a mínima diferença. Neve não se faz com um pouco de frio misturado com chuva. Já vi chuva com 4ºC em São Joaquim e nenhuma neve. Já estive com céu nublado e -1ºC e nada de neve. Isto apenas ilustra quão frágil é o argumento, a idéia de que "se estivesse mais frio nevaria".

 

Eu sei que a maioria deseja logo ver neve, o que é normal. Atentemos, porém, aos fatos, não aos desejos.

 

Saudações,

Link to comment
Share on other sites

E é bem diferente aqui com umidade garoa e 13.7º e perspectiva de baixar dos 5º na próxima madrugada com aí e 20º com qual perspectiva?

 

Não faz a mínima diferença. Neve não se faz com um pouco de frio misturado com chuva. Já vi chuva com 4ºC em São Joaquim e nenhuma neve. Já estive com céu nublado e -1ºC e nada de neve. Isto apenas ilustra quão frágil é o argumento, a idéia de que "se estivesse mais frio nevaria".

 

Eu sei que a maioria deseja logo ver neve, o que é normal. Atentemos, porém, aos fatos, não aos desejos.

 

Saudações,

Eu peguei chuva com -1°C aqui na alemanha. Essa previsão é ridícula
Link to comment
Share on other sites

E é bem diferente aqui com umidade garoa e 13.7º e perspectiva de baixar dos 5º na próxima madrugada com aí e 20º com qual perspectiva?

 

Não faz a mínima diferença. Neve não se faz com um pouco de frio misturado com chuva. Já vi chuva com 4ºC em São Joaquim e nenhuma neve. Já estive com céu nublado e -1ºC e nada de neve. Isto apenas ilustra quão frágil é o argumento, a idéia de que "se estivesse mais frio nevaria".

 

Eu sei que a maioria deseja logo ver neve, o que é normal. Atentemos, porém, aos fatos, não aos desejos.

 

Saudações,

 

Tô falando aspecto visual e não vai querer descrever a região por mim vai?

Usei uma linguagem figurada, e claro que se houvesse chance seria na região de SJ e não aqui guri.E ademais, já vi Inmet darem furada maior do que esta do CIRAM,faz parte...

Nuvens bem escuras a sudoeste, vem mais chuva por aqui.No Inmet 11.9º as 16hs, vento sudoeste.

Link to comment
Share on other sites

....e mais uma vez o mês de Maio sendo bem frio para várias partes do sul (e desta vez pra algumas partes do sudeste e centro-oeste tb) !

 

Inclusive, as partes altas de SC e RS com frio absolutamente constante, e assim continuará por vários dias. A essa altura os accers do Bruno já devem ter perdido todas as folhas :wink:

Link to comment
Share on other sites

Como já afirmei certa vez, se a Metsul fosse fazer previsão usando linguagem figurada, descrevendo a aparência das nuvens e o nome do vento, acertaria sim de vez em quando, mas até a SOMAR seria melhor... felizmente isto não é verdade. Importa saber observar o tempo, mas devemos saber interpretar o que vemos, do contrário valores subjetivos podem transformar nossa análise em pura especulação.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, faz o seguinte cara esquece então, tu és um piá complicado de lidar tchê.Não tô nem aí para quem quiser interpretar diferente o que eu digo.Não tenho aliás, compromisso algum em fazer previsão,palpito, especulo do jeito que eu quiser, ou de repente na ditadura baziana o cara pra escrever algo tem que pedir permissão para o grande Luiz, deixa de ser cri-cri guri.Forum é para debater, especular que o seja.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, faz o seguinte cara esquece então, tu és um piá complicado de lidar tchê.Não tô nem aí para quem quiser interpretar diferente o que eu digo.Não tenho aliás, compromisso algum em fazer previsão,palpito, especulo do jeito que eu quiser, ou de repente na ditadura baziana o cara pra escrever algo tem que pedir permissão para o grande Luiz, deixa de ser cri-cri guri.Forum é para debater, especular que o seja.

 

Pedir permissão? Não proibi ninguém de escrever coisa alguma. Mas exatamente como você disse, fórum é para debater. Cadê os argumentos?

Link to comment
Share on other sites

Luiz, faz o seguinte cara esquece então, tu és um piá complicado de lidar tchê.Não tô nem aí para quem quiser interpretar diferente o que eu digo.Não tenho aliás, compromisso algum em fazer previsão,palpito, especulo do jeito que eu quiser, ou de repente na ditadura baziana o cara pra escrever algo tem que pedir permissão para o grande Luiz, deixa de ser cri-cri guri.Forum é para debater, especular que o seja.

 

Pedir permissão? Não proibi ninguém de escrever coisa alguma. Mas exatamente como você disse, fórum é para debater. Cadê os argumentos?

Vc deve perguntar ao CIRAM quais são os argumentos deles, pois foi em cima da hipótese levantada por eles que fiz uma especulação.Tudo que eu quis dizer é que é mais um desperdício" um, ciclone deste e não ter ar frio consistente ou suficiente para provocar neve, e que o quadro seria propício para o fenômeno, em situação de dinâmica atmosférica semelhante no entanto com ar mais frio, só isto.Quanto a acreditar em neve, foi mais pra ironizar mesmo. :wink:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Ctba e RM tiveram hoje sol o dia inteiro e fortes e geladas rajadas de vento.

A máxima aqui em QB ficou na casa dos 17ºC e no momento tenho 10,1ºC e céu parc. estrelado. Praticamente nivelado com as automáticas de outras cidades dos planaltos gaúcho e catarinense.

Ctba tem no momento 12ºC no Bacacheri e SJP 11ºC (minha casa).

Link to comment
Share on other sites

neste exato instante estou saindo de ponta porã destino campo grande, donde parte o meu voo para ctba. Falo do carro, na estrada. Meu amigo dirige, aqui são 18h36, ceu limpo e uns 16ºC.

 

Passei no PY, compras e tals.. :lol:

 

Carlinhos, não pude te atender hoje. Amanha me liga.

 

Abraços meus amigos

Link to comment
Share on other sites

Oi povo!

 

Cheguei a 16,3°C com sol a partir do meio da tarde.

Caiu bem a temperatura depois das 16:30, marco agora frios 9,9°C pra hora.

 

SEM UM PINGO DE VENTO, meio anormal poderia dizer aqui em casa, heheheheheh, fui ao mercado meia hora tras, baixada, deveria estar uns 6/7°C por lá, não pensava em geada amanhã, mas se continuar caindo bem assim, as baixadas estarão branquinhas!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Hoje o tempo esteve complicado aqui em Taubaté, senão vejamos: amanheceu nublado, frio, com vento, e até com um pouco de chuva; no meio da manhã o tempo abriu, saiu o sol, esquentou, deu para sentir um calorzinho; no final da tarde começou a soprar um vento mais forte e frio, a temperatura está caindo; agora 16 graus. Previsão para amanhã cedo, em torno dos 10.

Link to comment
Share on other sites

Agora 9.6º no Inmet, céu estrelado, teremos geada.

 

Aqui certamente também haverá formação de geada 8)

Faz 10,4ºc! Embora seja mais que Soledade, sabemos que o ritmo de queda de TM e região é bem maior em razão da baixa umidade e continentalidade maior!

 

Semana passada quando chegamos próximos a 0ºc, as 22:30h estava 9,3ºc.. Estamos a caminho!!

Link to comment
Share on other sites

22h00

 

4,1oC Morro da Igreja (sensação de até -13oC!!!)

5,1oC Villa Francioni

6.5oC São Joaquim

7,0oC Ausentes

 

Ausentes, São Joaquim e toda a região mais alta ainda deve estar encoberto, segurando a umidade do ciclone como de costume. Assim vai dificultando a queda como se vê na evolução das automáticas. Algumas dessas estações ainda tiveram chuva no final da tarde de hoje.

Link to comment
Share on other sites

Agora 9.6º no Inmet, céu estrelado, teremos geada.

 

Aqui certamente também haverá formação de geada 8)

Faz 10,4ºc! Embora seja mais que Soledade, sabemos que o ritmo de queda de TM e região é bem maior em razão da baixa umidade e continentalidade maior!

 

Semana passada quando chegamos próximos a 0ºc, as 22:30h estava 9,3ºc.. Estamos a caminho!!

 

 

[-X

 

Não estamos a caminho. Semana passada o ar estava muito seco naquela noite. Agora está mais úmido. Pode ter sim é neblina em vários pontos da região na madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.