Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Março de 2008


Renan
 Share

Recommended Posts

Agora 08:00 AM :

 

São Paulo : 17ºC

Curitiba : 18ºC

Porto Alegre : 19ºC

Florianopolis : 21ºC

Brasília : 21ºC

Goiânia : 21ºC

Campo Grande : 21ºC

Rio de Janeiro : 22ºC

Rio Branco : 22ºC

Belo Horizonte : 23ºC

Porto Velho : 23ºC

 

Na Lomba do Pinheiro fazia 18,4ºc as 22h de ontem. Hoje cedo não sei, não quis me arriscar a deixar minha estação à mostra.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 703
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Estamos tão habituados a ver apenas as automáticas que esquecemos das manuais... 8) :D

 

PH, to planejando ir sim a Soledade. Confirmarei em breve. Depois sigo a serviço pra Maringá. E visitarei também o Luiz... :D

 

Da quente Soledade para a "fria Maringá"..Fez 15,1° hoje na estação do Simepar da vizinha Maringá. Traga agasalhos... :twisted:

 

Brincadeirinha.. mas a temperatura foi real!

 

:lol:

 

Bem, será uma rápida ida a ambas, talvez nem dê tempo de sentir frio/calor... :P

 

De fato, o N e O do PR estão com temperaturas bem amenas ultimamente. Pelo menos de madrugada, com as mínimas...

 

abçs

Link to comment
Share on other sites

Alguns destaques de hoje :

 

 

Lages : 09,6ºC

São Joaquim : 10,0ºC

 

 

Incrivel o potencial de Lages..!!

 

É só o começo.

 

Acompanho os registros de Lages há anos, mas só na espreita. Ao longo do ano, mínimas menores que SJ muitas, mas muitas vezes.

934m está a altitude da estação. A cidade, que tem uma baixada em forma de "ferradura", por conta do Rio Carahá, tem cota de 916m.

 

O porém são os morros em volta da cidade. Não como CJordão, mas chega a formas baixadas boas em Lages.

 

Suspeito que as mínimas sejam menores que em Vacaria, por conta da orografia.

 

Quando sair a automática em Lages, farei questão de comparar com a siberiana Soledade... 8)

 

Mas em matéria de máximas, Lages perde. O planalto lageano é vasto e propicia muito o aquecimento adiabático.

 

LAGES É MAIS FRIA QUE SOLEDADE, NAS MÁXIMAS TBÉM, FICA MUITO NUBLADO POR LÁ.

Link to comment
Share on other sites

Floripa teve 19,4° pela manhã e nos últimos dias vem baixando dos 20°. Ou seja: o verão climático está se despedindo de lá, também!

 

Alguns destaques de hoje :

 

Caxias do Sul : 14,0ºC

De onde tiraste o dado de Caxias do Sul?

 

Sinceramente, Caxias carece de uma automática por lá. Não digo nem do INMET, mas qualquer uma. É a 2ª maior cidade do RS.

 

Agora tenho 29,8° com 47%. Alguns cumulus, 1017,3 mb e vento predominante de leste à 4,3 km/h.

 

Abraços caxienses!

 

JÁ FOI.....

Link to comment
Share on other sites

Concordo Alexandre.Gurizada uma sugestão: Criarmos um ranking paralelo, com dados de min de est particulares dependendo da sua localização,cada inscreve uma estação que conheça o local e a classifica numa categoria respectiva, baixada,encosta,topo.Tomasini e Delcio, gostaria muito de saber de min de baixada de PF.Lembrando que não é competição, é apenas para incrementar o BAZ com informações.OBS: podem participar tmbm est oficiais e de órgãos meteorológicos,desde cada uma classificada numa das categorias referidas. 8)

Que acham amigos, por favor sugiram, critiquem, opinem.

Tenho as 3 categorias: :D

Inscrevo a Inmet Aut. na categoria topo

B.Missões categoria encosta

Almeida categoria baixada

No final do ano faríamos um relatório final de classificação por mín absoluta,e média de mínimas.

:wink:

 

AÍ O BANDEIRA E URUPEMA VÃO ESTRAÇALHAR!!!

Link to comment
Share on other sites

Agora 14:00 hs :

 

São Paulo : 19ºC

Curitiba : 22ºC

Goiânia : 22ºC

Palmas : 24ºC

Rio Branco : 25ºC

Florianopolis : 26ºC

Maceio : 26ºC

Brasília : 27ºC

São Luis : 27ºC

Belo Horizonte : 28ºC

Teresina : 28ºC

Manaus : 28ºC

Campo Grande : 29ºC

Fortaleza : 29ºC

Belem : 29ºC

Rio de Janeiro : 30ºC

Porto Velho : 30ºC

Porto Alegre : 30ºC

Salvador : 30ºC

Recife : 30ºC

Aracaju : 31ºC

João pessoa : 31ºC

Natal : 31ºC

Cuiabá : 32ºC

Macapá : 32ºC

Vitoria : 33ºC

Boa Vista : 33ºC

 

NÃO TRABALHAS?? KKKKKK

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe onde coleto dados das temperaturas oficiais desde o início do ano?? :D

 

To precisando aqui mas tá complicado de achar... :x

 

Abraços

 

Procura no http://www.inmet.gov.br/sonabra/maps/automaticas.php na parte de automaticas , la é só clicar na estação e pesquisar os dados.

 

E não esqueça de postar os dados retirados por vc, para contribuir aqui no site.

Link to comment
Share on other sites

Alguns destaques de hoje :

 

 

Lages : 09,6ºC

São Joaquim : 10,0ºC

 

 

Incrivel o potencial de Lages..!!

 

É só o começo.

 

Acompanho os registros de Lages há anos, mas só na espreita. Ao longo do ano, mínimas menores que SJ muitas, mas muitas vezes.

934m está a altitude da estação. A cidade, que tem uma baixada em forma de "ferradura", por conta do Rio Carahá, tem cota de 916m.

 

O porém são os morros em volta da cidade. Não como CJordão, mas chega a formas baixadas boas em Lages.

 

Suspeito que as mínimas sejam menores que em Vacaria, por conta da orografia.

 

Quando sair a automática em Lages, farei questão de comparar com a siberiana Soledade... 8)

 

Mas em matéria de máximas, Lages perde. O planalto lageano é vasto e propicia muito o aquecimento adiabático.

 

LAGES É MAIS FRIA QUE SOLEDADE, NAS MÁXIMAS TBÉM, FICA MUITO NUBLADO POR LÁ.

Que ironia, tem nevado bem mais aqui do que lá kkkkkkkkkkk

O Ronaldo tu é prevalecido hem, mas bota o Bandeira aí, só que como categoria participação, senão não vale é profissionais contra amadoreskkkkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Calma, neve não é só sinônimo de frio. É uma de suas consequências.

 

Vou monitorar Lages e veremos. Eu achava que ela tinha máximas mais altas...

 

Agora, 18h40, Centro Cívico, 19,1ºC e No Bacacheri, 18,9ºC, 74%. Ceú nublado vento moderado.

Até pode não ser sinônimo de frio, mas é o maior atrativo do frio :D

Vamos acompanhar a sensação térmica também.Aliás, tirando as máximas e vento aqui da est automática de Soledade, o restante dos dados é só decepção pra mim ](*,)

Passei anos lutando para uma estação oficial aqui em minha terra, e que pé frio os caras instalam a mesma num topo baixo de 667m,com tanto lugar acima de 700m, com a Raia da Pedra com mais de 800m, só pode ser complô contra minha terra :lol: Bem que eu comecei a estranhar as máximas baixas, claro num topo só pode ter máx baixas, bem que desconfiei, e hoje foi a gota dágua, consegui quase empatar com Palmeira, perdi pra PF, Cruz Alta e até Bento na mínima, aí larguei de mão, perdi o interesse. :evil:

Link to comment
Share on other sites

Calma, neve não é só sinônimo de frio. É uma de suas consequências.

 

Por favor, isso não é provocação, mas neve é sim sinônimo de frio uma vez que tu não terás a consequência (neve) se não estiver presente uma das causas (frio). A relação de causa e efeito entre neve e frio muito intenso que não é totalmente válida. Algumas das cidades do norte dos EUA que tiveram neve muito acima da média em janeiro registraram também temperatura acima da média, ou seja, frio menos intenso que a média mas ainda assim intenso. Significa que a relação precipitação de neve vs temperatura não é perfeita.

Link to comment
Share on other sites

Calma, neve não é só sinônimo de frio. É uma de suas consequências.

 

Por favor, isso não é provocação, mas neve é sim sinônimo de frio uma vez que tu não terás a consequência (neve) se não estiver presente uma das causas (frio). A relação de causa e efeito entre neve e frio muito intenso que não é totalmente válida. Algumas das cidades do norte dos EUA que tiveram neve muito acima da média em janeiro registraram também temperatura acima da média, ou seja, frio menos intenso que a média mas ainda assim intenso. Significa que a relação precipitação de neve vs temperatura não é perfeita.

 

Sei que não é provocação, mas eu disse que a neve não é sinônimo de frio. Tanto é verdade que se neve fosse só sinônimo de frio, CJ não seria fria, pois não neva lá há anos.

 

Não é por que Soledade viu neve em 2007 que Lages não lhe sera mais fria. Isso que eu quis dizer. E geada, sincelo, minuano etc, são também, ao lado da neve, sinônimos de frio.

 

Aliás, há ocasiões de nevar sem estar muito frio, pois já houve a ocorrência com 6ºC, 7ºC...

Link to comment
Share on other sites

Em Goiânia, mínima hoje de 19,8°C, máxima de 26,5°C.

 

Agora, 20,7°C. Em minha casa, 20,0°C. Ou seja, a mínima de hoje ainda pode ser quebrada.

 

 

Até esta hora, Goiânia já teve 222,8 mm de chuva em março, o que já excede os 209,6mm do normal para o mês. Pode inclusive ganhar de Fevereiro-2008, que teve 251,4mm. Até o momento, Goiânia já teve 813,4mm de chuva em 2008. 8) 8) 8) 8)

Link to comment
Share on other sites

Passei anos lutando para uma estação oficial aqui em minha terra, e que pé frio os caras instalam a mesma num topo baixo de 667m,com tanto lugar acima de 700m, com a Raia da Pedra com mais de 800m, só pode ser complô contra minha terra :lol: Bem que eu comecei a estranhar as máximas baixas, claro num topo só pode ter máx baixas, bem que desconfiei, e hoje foi a gota dágua, consegui quase empatar com Palmeira, perdi pra PF, Cruz Alta e até Bento na mínima, aí larguei de mão, perdi o interesse. :evil:

 

Topo baixo??? Se fosse só baixada você ia criticar as máximas, se fosse só de topo ia criticar as mínimas, mas agora o Inmet arrumou uma localização especialíssima e resolveu mesmo jogar pesado contra você. Por topo baixo você quer supor, é óbvio, que a mínima não é boa por causa do topo, e a máxima é ruim por causa da altitude. Tente arrumar umas fotos da estação para nós, fazendo um 360 da região no entorno.

Link to comment
Share on other sites

Grande idéia. PHP, tens como fazer um levantamento fotográfico da estação ?

A pedido de vcs vou fazê-lo ainda esta semana,no google earth é fácil verificar a situação,tenho tmbm os mapas do Exército com as cotas altimétricas,vou scanear e postar aqui.

Caio só pra clarear, se estivesse em baixada pode ter certeza que eu não reclamaria das máximas, é que estou buscando o porquê de mínimas tão baixas aqui nas baixadas da cidade :wink:

Link to comment
Share on other sites

Algumas minimas de Hoje :

 

Campos do Jordão SP : 10,4

Monte Verde MG : 10,4

Caldas MG : 11,4

São José dos Ausentes RS : 12,2

Maria da Fé MG : 12,4

Passa Quatro MG : 13,2

Lagoa Vermelha RS :14,8

Passo fundo RS : 14,7

Soledade RS : 15,0

Inacio Martins : 15,1

Teresópolis RJ : 15,3

Curitibanos : SC : 15,4

Joaçaba SC : 15,4

Castro PR : 15,5

Palmeiras das Missões RS : 15,5

São Paulo SP : 15,8

Erechim RS : 15,8

Ivai PR : 16,2

xanxerê SC : 16,3

Canguçu RS : 16,7

 

No interior de SP:

14.7°C - Itapira (INMET)

15,3°C - Campinas (Cepagri)

15,5°C - São Carlos (INMET)

16,9°C - Piracicaba (INMET)

17,6°C - Itapeva (INMET)

17,7°C - São Miguel Arcanjo (INMET)

Link to comment
Share on other sites

NÃO SE PREOCUPES PAULO, XANXERÊ TBÉM SERÁ UM FIASCO NAS MÍNIMAS, EM RELAÇÃO AO QUE OCORRE NOS ARREDORES DA ESTAÇÃO.

 

 

Pois é amigo Ronaldo,estive uma vez em pleno fevereiro em Xanxerê e estava bem fresquinho na parte da tarde, é uma cidade que tem um ar serrano,aquele mesmo ar leve, que vc encontra quando chega em Garibaldi,Caxias,Vacaria.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.