Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Março de 2008


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 703
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Alguns destaques de hoje :

 

Morro da Igreja : 06,1

Pico do Couto : 08,6

Lages : 09,0

São Joaquim : 09,5

Campos do Jordão : 09,8

São José dos Ausentes : 10,1

Bom Jesus : 10,2

Curitibanos : 11,6

Lagoa Vermelha : 11,6

Bagé : 11,9

Caxias do Sul : 12,0

Campos Novos : 12,0

Monte Verde : 12,2

Inacio Martins : 12,4

Passo Fundo : 12,5

Soledade : 12,7

Erechim : 13,0

Bento Gonçalves : 13,2

Joaçaba : 13,4

Palmeira das Missões : 13,4

Castro : 13,8

Maria da Fé : 13,8

Teresópolis : 14,0

Curitiba : 14,1

São Paulo : 16,4

 

Outro destaque é o bairro de Santa Cruz, extremo oeste da cidade do Rio, onde no momento faz 17°C por lá e ainda não passou de 19°C, inverno total!

Link to comment
Share on other sites

Pelas estações oficiais do INMET, ontem POA teve a maior mínima e a máxima de todo o RS (só não tenho os dados de Campo Bom). Enfim, um espetáculo de tropicalidade.

 

Hoje só não repetiu-se a dose porque deu apenas 20,5° em Rio Grande e a cercada de água Mostardas não baixou de 22,0° a partir da meia-noite (fazia 19,4° até o final da noite). Mas tivemos 17,9° como em Tramandaí. Aqui em casa bati agradáveis 18,9°. A Ilha do Mel teve 18,3° até à 1 h depois de uma forte chuva de 18 mm entre 0 h e 1 h. Será que bateu POA? Soma-se isso que por aqui tivemos céu limpo, diferente de algumas regiões litorâneas...

 

Agora tenho 27,8° com 54% e pressão em 1018,7 mb. Vento variando de S a E a 5,0 km/h. Já tive rajada de 17,2 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Alguns destaques de hoje :

 

Morro da Igreja : 06,1

Pico do Couto : 08,6

Lages : 09,0

São Joaquim : 09,5

Campos do Jordão : 09,8

São José dos Ausentes : 10,1

Bom Jesus : 10,2

Curitibanos : 11,6

Lagoa Vermelha : 11,6

Bagé : 11,9

Caxias do Sul : 12,0

Campos Novos : 12,0

Monte Verde : 12,2

Inacio Martins : 12,4

Passo Fundo : 12,5

Soledade : 12,7

Erechim : 13,0

Bento Gonçalves : 13,2

Joaçaba : 13,4

Palmeira das Missões : 13,4

Castro : 13,8

Maria da Fé : 13,8

Teresópolis : 14,0

Curitiba : 14,1

São Paulo : 16,4

 

A região serrana do Rio sempre surpreendendo.... quem diria, neh? :D

 

Que Frio em pleno verão!!!!rs

O bairro de santa cruz, no Rio, tem 17°C no momento!!!! :D

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Alguns destaques de hoje :

 

Morro da Igreja : 06,1

Pico do Couto : 08,6

Lages : 09,0

São Joaquim : 09,5

Campos do Jordão : 09,8

São José dos Ausentes : 10,1

Bom Jesus : 10,2

Curitibanos : 11,6

Lagoa Vermelha : 11,6

Bagé : 11,9

Caxias do Sul : 12,0

Campos Novos : 12,0

Monte Verde : 12,2

Inacio Martins : 12,4

Passo Fundo : 12,5

Soledade : 12,7

Erechim : 13,0

Bento Gonçalves : 13,2

Joaçaba : 13,4

Palmeira das Missões : 13,4

Castro : 13,8

Maria da Fé : 13,8

Teresópolis : 14,0

Curitiba : 14,1

São Paulo : 16,4

 

Aqui em SJP mínima 12,1ºC, QB: 11,5ºC e Ctba 13ºC (Boqueirão)

Link to comment
Share on other sites

Mínimas hoje:

Soledade 12,8º sensação de 4º

Bento Gonçalves 13,6º sensação de 8º

Passo Fundo 13,8º sensação de 5º

Palmeira das M.13,8º sensação 8º

Como diz o Ronaldo, o quanto o vento faz a diferença.

 

13,4 em Campo Bom.

Quanto deu em Cachoeirinha??

 

Essa noite foi um pouco mais fria. O vento parou e o céu esteve limpo. Tive mínima de 18,3° e deu 17,9° na auto do INMET. O Bruno cravou em 20,0°. Todo o litoral, de Tramandaí para o sul, não baixou de 20° devido ao vento NE moderado. Afinal, a alta subtropical está mais fortalecida.

 

Agora tenho 27,7° com 51% e pressão em 1019,6 mb. Vento variado a 2,1 km/h. Tempo bom com alguns cumulus.

 

Abraços subtropicais!

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 15°C em Santa Cruz(zona oeste do Rio) esta madrugada(sensação térmica de até 12°C)!Aqui em casa mínima de 19,1°C ás sete da noite de ontem.Com vento e chuva moderados e URA de 98%, a sensação térmica chegou a até 15°C, muito frio mesmo, sendo necessário usar casacos na rua!A menor mínima desde 23/11/07.Destaque ainda maior para a máxima de 23,1°C(menor desde 22/8/07).No INMET não passou de 22,5°C e no aeroporto de Santa Cruz NÃO PASSOU DE 19°C, nunca vi isso no verão carioca em mais de 5 anos acompanhando! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Alguns destaques de hoje :

 

Morro da Igreja : 07,8ºC

Lages : 09,6ºC

São Joaquim : 10,0ºC

São José dos Ausentes : 10,6ºC

Bom Jesus : 11,0ºC

Lagoa Vermelha : 11,3ºC

Campos do Jordão : 11,4ºC

Barbacena : 12,2ºC

Soledade : 12,8ºC

Inacio Martins : 12,8ºC

Monte Verde : 12,9ºC

Erechim : 13,1ºC

Campos Novos : 13,2ºC

Curitibanos : 13,3ºC

Bento Gonçalves : 13,6ºC

Passo Fundo : 13,8ºC

Irati : 13,8ºC

Palmeira das Missões : 13,8ºC

Castro : 13,9ºC

Caxias do Sul : 14,0ºC

 

Incrivel o potencial de Lages..!!

 

Lages as vezes surpreende MESMO hehe :)

Link to comment
Share on other sites

Isto ae Carlos, como diz o gaúcho " Lages é pau-ferro" hehe :o

Depois de todas estas automáticas funcionando e tantos dados oficiais pelo país afora, eu particularmente não falo em conclusões, mas com certeza, indícos, tendências, já dá pra se ter uma idéia geral.E a gente até pode rever algumas idéias:

-eu imaginava maior diferença pró-Soledade x Passo Fundo nas mínimas, não o está sendo, pois PF está peleando de igual pra igual.

-escancarou a diferença entre a grande região do frio, (SJ,Asentes) e as demais áreas do sul do Brasil em se tratando de temperaturas e sensação térmica.Não há contestações, pois os números nos falam de uma realidade, e aí ponto pro Ronaldo, Alexandre e Caio e outros que sempre afirmaram isto.

- embora eu tinha idéia de máximas não tão altas, Soledade está surpreendendo positivamente nas máximas, e negativamente nas mínimas.Eu esperava mínimas menores.

E confirmar outras idéias que eu tinha:

-Soledade é uma potência em matéria de vento, tanto em rajadas, quanto em média e constância de vento.

- a continentalidade está provando sua força, observem os dados de Palmeira das Missões e Cruz Alta.

- a sensação térmica aqui tem sido muito baixa, bem como Passo Fundo acompanha de perto e a explicação de pq sempre achei um frio mais tolerável a região de Bento ,Garibaldi, explica-se pelo pouco vento naquela zona serrana.Em breve trago outras cosntatações, por ora é só pq afinal ainda é muito cedo para avaliações.

Link to comment
Share on other sites

Alguns destaques de hoje :

 

 

Lages : 09,6ºC

São Joaquim : 10,0ºC

 

 

Incrivel o potencial de Lages..!!

 

É só o começo.

 

Acompanho os registros de Lages há anos, mas só na espreita. Ao longo do ano, mínimas menores que SJ muitas, mas muitas vezes.

934m está a altitude da estação. A cidade, que tem uma baixada em forma de "ferradura", por conta do Rio Carahá, tem cota de 916m.

 

O porém são os morros em volta da cidade. Não como CJordão, mas chega a formas baixadas boas em Lages.

 

Suspeito que as mínimas sejam menores que em Vacaria, por conta da orografia.

 

Quando sair a automática em Lages, farei questão de comparar com a siberiana Soledade... 8)

 

Mas em matéria de máximas, Lages perde. O planalto lageano é vasto e propicia muito o aquecimento adiabático.

Link to comment
Share on other sites

Floripa teve 19,4° pela manhã e nos últimos dias vem baixando dos 20°. Ou seja: o verão climático está se despedindo de lá, também!

 

Alguns destaques de hoje :

 

Caxias do Sul : 14,0ºC

De onde tiraste o dado de Caxias do Sul?

 

Sinceramente, Caxias carece de uma automática por lá. Não digo nem do INMET, mas qualquer uma. É a 2ª maior cidade do RS.

 

Agora tenho 29,8° com 47%. Alguns cumulus, 1017,3 mb e vento predominante de leste à 4,3 km/h.

 

Abraços caxienses!

Link to comment
Share on other sites

Floripa teve 19,4° pela manhã e nos últimos dias vem baixando dos 20°. Ou seja: o verão climático está se despedindo de lá, também!

 

Alguns destaques de hoje :

 

Caxias do Sul : 14,0ºC

De onde tiraste o dado de Caxias do Sul?

 

 

Estação convencional.

 

Estamos tão habituados a ver apenas as automáticas que esquecemos das manuais... 8) :D

 

PH, to planejando ir sim a Soledade. Confirmarei em breve. Depois sigo a serviço pra Maraingá. E visitarei também o Luiz... :D

Link to comment
Share on other sites

Goiás hoje:

 

5 menores mínimas:

 

Alto Paraíso 15,6°C

Cristalina 16,6°C

Mineiros 16,6°C

São Simão 17,7°C

Jataí 17,8°C

 

 

5 menores máximas:

 

Morrinhos 23,9°C

Catalão 24,0°C

Goiânia 24,7°C

Itumbiara 25,3°C

Cristalina 25,4°C

 

 

18:00:

 

Luziânia 18,7°C

Cristalina 19,9°C

Alto Paraíso 20,0°C

Catalão 20,9°C

Goiânia 24,0°C

Link to comment
Share on other sites

É isto ae ricardo, mas ainda assim ganhando das rivais Forno Fundo 27,1 e Quente Gonçalves 26,9º nas máximas de hoje, aqui fez 26,6º :lol: :lol: :lol:

 

Muita diferença, hein ?

 

Passo Fundo e Soledade estão empatados no ranking do Carlinhos.

 

Eu pedi ao Carlos que ele incluísse Farroupilha no levantamento, mas acho que não possível. No Anselmi, centro de Farroupilha, logo um ponto alto, hoje a mínima foi de 11,0 e a máxima de 26,6. Maxima igual a de Soledade, mas mínima 2 graus menor.

Link to comment
Share on other sites

Estamos tão habituados a ver apenas as automáticas que esquecemos das manuais... 8) :D

 

PH, to planejando ir sim a Soledade. Confirmarei em breve. Depois sigo a serviço pra Maringá. E visitarei também o Luiz... :D

 

Da quente Soledade para a "fria Maringá"..Fez 15,1° hoje na estação do Simepar da vizinha Maringá. Traga agasalhos... :twisted:

 

Brincadeirinha.. mas a temperatura foi real!

Link to comment
Share on other sites

Estava lendo uma matéria muito interessante sobre quando o CÉU FICA VERDÃO.

 

http://www.sciam.com/article.cfm?articleID=25F743DC-E7F2-99DF-3BB7C05144B603BD

 

Depois quero traduzir para publicar na MetSul.

O CEU FICOU VERDAO HOJE A TARDE EM RIBEIRAO PRETO. PASSOU UM TORNADO DISTRIBUINDO CHOCOLATE POR LÁ!!!!

Link to comment
Share on other sites

É isto ae ricardo, mas ainda assim ganhando das rivais Forno Fundo 27,1 e Quente Gonçalves 26,9º nas máximas de hoje, aqui fez 26,6º :lol: :lol: :lol:

 

Muita diferença, hein ?

 

Passo Fundo e Soledade estão empatados no ranking do Carlinhos.

 

Eu pedi ao Carlos que ele incluísse Farroupilha no levantamento, mas acho que não possível. No Anselmi, centro de Farroupilha, logo um ponto alto, hoje a mínima foi de 11,0 e a máxima de 26,6. Maxima igual a de Soledade, mas mínima 2 graus menor.[/quote

É só brincadeira Alexandre, realmente PF e Soled estão bem parecidas.E por falar em Bento cadê o pessoal da Serra?Até pra dar uma panorâmica por lá sseria interessante o Anselmi voltar a participar e tmbm o Maurício Caxias.

Inclusive concordo que coloquem as est do Anselmi,pq não colocarmos o Almeida no ranking ?Coincidência mas a min em term na janela aqui no B.Missões foi de 11º. :D

E ae Igor,tua Cianorte deve ser bem chuvosa e com temporais seguidamente :o

Link to comment
Share on other sites

Concordo Alexandre.Gurizada uma sugestão: Criarmos um ranking paralelo, com dados de min de est particulares dependendo da sua localização,cada inscreve uma estação que conheça o local e a classifica numa categoria respectiva, baixada,encosta,topo.Tomasini e Delcio, gostaria muito de saber de min de baixada de PF.Lembrando que não é competição, é apenas para incrementar o BAZ com informações.OBS: podem participar tmbm est oficiais e de órgãos meteorológicos,desde cada uma classificada numa das categorias referidas. 8)

Que acham amigos, por favor sugiram, critiquem, opinem.

Tenho as 3 categorias: :D

Inscrevo a Inmet Aut. na categoria topo

B.Missões categoria encosta

Almeida categoria baixada

No final do ano faríamos um relatório final de classificação por mín absoluta,e média de mínimas.

:wink:

Link to comment
Share on other sites

SOLedade empatada com Porto ARDENTE!

 

Fazia 20,2ºc em Soledade na última leitura, e Porto Alegre tem 20,1ºc agora!

 

 

:wink:

 

Porto Alegre tinha mais de 23C.

 

Não estou me referindo somente às automáticas. Estou em Porto Alegre (L. Pinheiro), e naquele horário a temperatura era essa. As 22h quando retirei o termômetro fazia 18,4ºc. Quer acreditem ou não, os dados são esses.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.