Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Agosto de 2007


Recommended Posts

Mínima de 5,4ºC hoje, agora 13,7ºC.
Não nublou aí tche?

Aqui em Blumenau nublou na madrugada e minha mínima ficou nos 8C...

 

Então, Blumenau empatou com Curitiba, pois hoje o SIMEPAR registrou a mínima de 8,1C, com tempo nublado.

Veja que Indaial, no Inmet fez 12C.

Na minha casa, na Itoupava Norte, fez 8.7C pra ser mais preciso.

E Brusque, este valor quase inacreditável de 5.4C.

 

O que é estranho é que Brusque é mais a leste, Indaial a oeste e Blumenau fica no meio do caminho. Se eu não estou enganado, pra acontecer estes valores a nebulosidade teria que vir do OESTE?! Então não seria MM...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 499
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mínima de 5,4ºC hoje, agora 13,7ºC.
Não nublou aí tche?

Aqui em Blumenau nublou na madrugada e minha mínima ficou nos 8C...

 

Então, Blumenau empatou com Curitiba, pois hoje o SIMEPAR registrou a mínima de 8,1C, com tempo nublado.

Veja que Indaial, no Inmet fez 12C.

Na minha casa, na Itoupava Norte, fez 8.7C pra ser mais preciso.

E Brusque, este valor quase inacreditável de 5.4C.

 

O que é estranho é que Brusque é mais a leste, Indaial a oeste e Blumenau fica no meio do caminho. Se eu não estou enganado, pra acontecer estes valores a nebulosidade teria que vir do OESTE?! Então não seria MM...

 

Brusque é uma imensa baixada. É um verdadeiro buraco.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 5,4ºC hoje, agora 13,7ºC.
Não nublou aí tche?

Aqui em Blumenau nublou na madrugada e minha mínima ficou nos 8C...

 

Então, Blumenau empatou com Curitiba, pois hoje o SIMEPAR registrou a mínima de 8,1C, com tempo nublado.

Veja que Indaial, no Inmet fez 12C.

Na minha casa, na Itoupava Norte, fez 8.7C pra ser mais preciso.

E Brusque, este valor quase inacreditável de 5.4C.

 

O que é estranho é que Brusque é mais a leste, Indaial a oeste e Blumenau fica no meio do caminho. Se eu não estou enganado, pra acontecer estes valores a nebulosidade teria que vir do OESTE?! Então não seria MM...

 

Brusque é uma imensa baixada. É um verdadeiro buraco.

Indaial também!

E Blumenau, dependendo do bairro, também!

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 5,4ºC hoje, agora 13,7ºC.
Não nublou aí tche?

Aqui em Blumenau nublou na madrugada e minha mínima ficou nos 8C...

 

Então, Blumenau empatou com Curitiba, pois hoje o SIMEPAR registrou a mínima de 8,1C, com tempo nublado.

Veja que Indaial, no Inmet fez 12C.

Na minha casa, na Itoupava Norte, fez 8.7C pra ser mais preciso.

E Brusque, este valor quase inacreditável de 5.4C.

 

O que é estranho é que Brusque é mais a leste, Indaial a oeste e Blumenau fica no meio do caminho. Se eu não estou enganado, pra acontecer estes valores a nebulosidade teria que vir do OESTE?! Então não seria MM...

 

Brusque é uma imensa baixada. É um verdadeiro buraco.

 

É bem baixada mesmo. Me disseram até que viram geada aquele dia, mas não acredito. Aqui não nublou não aquela noite e Indaial acho que também não. Deu 5,7ºC, mas tu tá na Itoupava Norte, não achas que pros lados do Garcia deve ter dado menos?

Link to comment
Share on other sites

Mas pelas máximas, o ar frio já chegou meio "bichado" ao Paraná como um todo...

Mesmo assim, foi duro apanhar feio do Estado inteiro nas mínimas, e ter um frio tão insignificante, mesmo com um ciclone até que significativo no Atlântico.

 

Se o ar frio chegou "bichado" por aí, aqui foi NULO!!!

Nos últimos dois dias, o céu nublou durante a noite e as mínimas não ficaram abaixo dos 12°C. Agora tenho 27°C aqui em casa com céu claro. :x

 

Ciclone? ninguém sabe, ninguém viu... :roll:

Link to comment
Share on other sites

Mas pelas máximas, o ar frio já chegou meio "bichado" ao Paraná como um todo...

Mesmo assim, foi duro apanhar feio do Estado inteiro nas mínimas, e ter um frio tão insignificante, mesmo com um ciclone até que significativo no Atlântico.

 

Se o ar frio chegou "bichado" por aí, aqui foi NULO!!!

Nos últimos dois dias, o céu nublou durante a noite e as mínimas não ficaram abaixo dos 12°C. Agora tenho 27°C aqui em casa com céu claro. :x

 

Ciclone? ninguém sabe, ninguém viu... :roll:

 

Que ar frio?!?!

 

Tenho tido pouco tempo para acompanhar o BAZ e nem soube de ar frio entrando... :oops:

Link to comment
Share on other sites

É bem baixada mesmo. Me disseram até que viram geada aquele dia, mas não acredito. Aqui não nublou não aquela noite e Indaial acho que também não. Deu 5,7ºC, mas tu tá na Itoupava Norte, não achas que pros lados do Garcia deve ter dado menos?

Indaial nublou sim...

Onde eu moro é uma boa baixada, mas no Garcia pode ter sido sim mas interessante.

Link to comment
Share on other sites

Pelas últimas rodadas a última semana de agosto no RS deve jogar as médias lá para baixo.

 

Valeu Bruno!

A Somar (Tempo Agora) ainda não captou esta informação. Prevê temperaturas na média.

 

Pessoal,

 

Não sou da equipe que coordena o site, mas estamos tratando neste tópico mais sobre monitoramento do que sobre previsão. Acredito que deveríamos respeitar a finalidade de cada tópico.

Link to comment
Share on other sites

Pelas últimas rodadas a última semana de agosto no RS deve jogar as médias lá para baixo.

 

Valeu Bruno!

A Somar (Tempo Agora) ainda não captou esta informação. Prevê temperaturas na média.

 

Pessoal,

 

Não sou da equipe que coordena o site, mas estamos tratando neste tópico mais sobre monitoramento do que sobre previsão. Acredito que deveríamos respeitar a finalidade de cada tópico.

 

O GFS é quem está fomentando esta idéia já faz algum tempo. Semana que vem deve ser gelada.

 

Esse fds devo subir aí para Canela. Vou descarregar os dados do meu data-logger e verificar como andam as médias por aí!

Link to comment
Share on other sites

Pelas últimas rodadas a última semana de agosto no RS deve jogar as médias lá para baixo.

 

Valeu Bruno!

A Somar (Tempo Agora) ainda não captou esta informação. Prevê temperaturas na média.

 

Pessoal,

 

Não sou da equipe que coordena o site, mas estamos tratando neste tópico mais sobre monitoramento do que sobre previsão. Acredito que deveríamos respeitar a finalidade de cada tópico.

 

O GFS é quem está fomentando esta idéia já faz algum tempo. Semana que vem deve ser gelada.

 

Esse fds devo subir aí para Canela. Vou descarregar os dados do meu data-logger e verificar como andam as médias por aí!

 

Seria bom se esfriasse, não agüento mais este calor (quase 30ºc)..

Link to comment
Share on other sites

Bom, pelo menos aqui tive 7,9°C na terça, mas também, na parte da tarde já passava dos 24°C. Foi só.

 

E como foi aí na quarta e na quinta?

 

Respondendo atrasado... 13 na quarta, 16 na quinta e 17 hoje, sendo que a máxima chegou aos 30 em todos esses dias. Chuva no mês: 0 mm.

 

Na aqurta, ainda ameno. Roava um moletom de madrugda. Mas depois, verão total!

 

E por aqui...

Quinta: 7,3 a 25,6 (um típico dia de agosto ainda)

Hoje: 12,4 a 28,4 (vem chegando o verão...argh!)

Link to comment
Share on other sites

 

Perfeito Zeo. Para mim, a ciência é totalmente inconveniente. Prefiro viver no mundo de ilusão, o qual me beneficia muito para achar que Curitiba não é fria. Assim, todos os meus desejos serão atendidos e serei uma pessoa ainda mais feliz. hehehehe

 

E o Alexandre devia surtar menos e explicar mais! :twisted: :roll:

 

Pô, Torales, seria um grande avanço se consultares um texto de iniciação em ciências, como essas séries de "Filosofia da Ciência". Daí, talvez, você comece e responder às proposições dos argumentos a que se opõe, ao contrário de apenas buscar difamá-los.

 

Relembrando, a guerra entre bairristas porto-alegrenses e bairristas curitibocas é um tema, o Luiz tratou de outro tema ("epistemológico", instituir maior cientificidade ao BAZ etc.). Este tema poderia ser indiretamente relacionado ao tema da disputa bairrista caso analisemos a guerra bairrista como uma manifestação de uma disputa valorativa e ideológica, ao contrário de uma discussão de cunho objetivista (em que o frio gaúcho ou curitiboca se diluiria em referenciais matemáticos - desencantadores). Mas havia uma clara divisão de temas. E eu e o Luiz concordamos, ao contrário de sua resposta que colocava o argumento Luiziano aparentemente contra o meu - tática rasteira, diga-se de passagem.

 

Por fim, apesar dessa divisão de temas, acho, de fato, que o seu objetivo aqui não seja científico (já que a ciência não é necessariamente gaúcha!), porque acho que a libido sciendi está totalmente submetida aos valores regionalistas.

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Esse agosto deve fechar como sendo mais frio que qualquer mês de inverno de 2006 e 2005 em Porto Alegre. Inclusive, deve fechar igual ao mês de julho de 2004. Isso tratando-se de médias, pois não tivemos um evento significativo de frio neste mês.

 

E aqui em Curitiba, esse mês de agosto deve fechar mais "frio" do que qualquer mes de VERÃO, e não só de 2006 e 2005, não! Agosto aqui vai ficar mais "frio" até do que o verão de 2004!!! :lol:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Esse agosto deve fechar como sendo mais frio que qualquer mês de inverno de 2006 e 2005 em Porto Alegre. Inclusive, deve fechar igual ao mês de julho de 2004. Isso tratando-se de médias, pois não tivemos um evento significativo de frio neste mês.

 

E aqui em Curitiba, esse mês de agosto deve fechar mais "frio" do que qualquer mes de VERÃO, e não só de 2006 e 2005, não! Agosto aqui vai ficar mais "frio" até do que o verão de 2004!!! :lol:

 

Quanto a POAxCuritiba, eu penso o seguinte:

 

Até 2000, Curitiba era mais fria, tanto na média anual, quanto na de inverno.

Após 2000 Curitiba ainda é bem mais fria na média anual, mas quanto ao inverno, nos últimos anos POA está com uma tendência a ter invernos mais frios do que os nossos, pois, se ao menos temporariamente, o trópico climático desceu, Curitiba fica embaixo de intermináveis bloqueios e com muita secura, ao passo que POA está sempre em uma situação de frente fria ou de ar frio represado.

2006 foi mais "democrático" nesse ponto, pois a desgraça atingiu o RS também (mas depois o recompensou com a nevada de setembro em 50 cidades).

No clima pós 2000, Curitiba não tem mais inverno, mas sim um veranico de quatro meses interrompido por algumas tréguas de frio, pois o nosso inverno está visivelmente se transformando em estação seca tropical.

Já os "veranicos" de Porto Alegre e do RS em geral (exceto 2006, que foi quente prá burro lá, em julho e começo de agosto), não passam de pré frontais.

Curitba, e o Paraná sempre tiveram "veranicos", mas antes eles duravam pouco, de modo que o nosso inverno era sim estação "fria". Tanto que tínhamos chuvas em torno de 90mm em cada um dos três meses de inverno climático (junho-julho-agosto).

Hoje o Paraná parece estar passando por um processo rápido e dramático de tropicalização climática.

Por isso quase não neva mais no RS e em SC.

Questão de fronteira climática!

Se no século passado o regime de clima subtropical começava no norte do Paraná, naturalmente que a neve se tornaria mais freqüente alguns graus de latitude mais ao sul.

Assim, penso que se o trópico realmente tenha descido (como está parecendo), é natural que o "limite polar da neve" tenha descido também!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Perfeito Zeo. Para mim, a ciência é totalmente inconveniente. Prefiro viver no mundo de ilusão, o qual me beneficia muito para achar que Curitiba não é fria. Assim, todos os meus desejos serão atendidos e serei uma pessoa ainda mais feliz. hehehehe

 

E o Alexandre devia surtar menos e explicar mais! :twisted: :roll:

 

Pô, Torales, seria um grande avanço se consultares um texto de iniciação em ciências, como essas séries de "Filosofia da Ciência". Daí, talvez, você comece e responder às proposições dos argumentos a que se opõe, ao contrário de apenas buscar difamá-los.

 

Relembrando, a guerra entre bairristas porto-alegrenses e bairristas curitibocas é um tema, o Luiz tratou de outro tema ("epistemológico", instituir maior cientificidade ao BAZ etc.). Este tema poderia ser indiretamente relacionado ao tema da disputa bairrista caso analisemos a guerra bairrista como uma manifestação de uma disputa valorativa e ideológica, ao contrário de uma discussão de cunho objetivista (em que o frio gaúcho ou curitiboca se diluiria em referenciais matemáticos - desencantadores). Mas havia uma clara divisão de temas. E eu e o Luiz concordamos, ao contrário de sua resposta que colocava o argumento Luiziano aparentemente contra o meu - tática rasteira, diga-se de passagem.

 

Por fim, apesar dessa divisão de temas, acho, de fato, que o seu objetivo aqui não seja científico (já que a ciência não é necessariamente gaúcha!), porque acho que a libido sciendi está totalmente submetida aos valores regionalistas.

 

abs

 

Como diria um gaudério: "eu se me divirto"! :lol:

 

Zeocit, nada contra a ciência. Ela é um inconveniente para mim sempre que ela me desfavorecer. No caso, a tua ciência é muito papo e pouca ou nenhuma objetividade. Cada um tem o seu ponto de vista. Este é o meu, o teu é outro. Sem problemas. O que para ti é uma explicação, para mim é um blá-blá-blá. Já o que para mim é uma explicação, para ti é um bairrismo exacerbado. Enfim, jamais chegaremos a conclusões. Aliás, o motivo já nem sei mais qual é! (Será que essa também foi uma das minhas 'táticas rasteiras')? hehe

 

 

Curitiba é mais fria que POA, e isso é uma obviedade. Apesar de que nos últimos anos Ctba está tendo que usar a "gordurinha" que são os meses de verão, infinitamente mais amenos que os nossos, para segurar as médias. Enquanto a dinâmica continuar atípica, POA vai ficar bicando. Lembrando que deve ser triste ter que se comparar a Porto Alegre, o poço calórico do RS! Praticamente uma ilha de fogo em meio ao gelo (by Marcos)! 8)

 

Muito boa essa estação localizada em Esteio, 20 minutos de POA indo de metrô. Aliás, metrô não, trensurb! hehe

 

Resta saber onde exatamente foi colocada a estação...

Link to comment
Share on other sites

Bem, Torales, você continua a colocar palavras em minha boca, ou melhor, em sua tela. Procure demonstrar onde eu afirmei - ou dei a entender - que o que eu faço no BAZ é ciência. Ora, quem lança explicações, ou melhor, especulações para o aquecimento curitiboca ou os fenômenos do tempo e do clima não sou eu, é você e mais alguns colegas. Ao contrário, meus escritos não passam de especulações amadoras e discussões dos argumentos (ou não-argumentos) alheios - e você encontrará inúmeros exemplos de expressões que procurem definir o caráter de vago e especulatório de minhas asserções. Em meu ramo de especialidade eu procuro fazer ciência, mas ainda não posso dizer que o faço. Aqui, o máximo possível é aplicar certos princípios de análise e de fazer especulações e críticas com a devida base empírica (i.e.: somente para ctba e, às vezes, bsb e sp, climas que tenho algum conhecimento).

 

Como parto da suposição que você não faz ou procura fazê-lo, e poderia demonstrar múltiplas evidências que indiquem razões valorativas como motivações para os seus posicionamentos "teóricos", ao mesmo tempo em que produz proposições extremamente gerais e contundentes sobre coisas e fenômenos (como, por exemplo, a realidade climática/demográfica - ou econômica - de qualquer local, como ctba, neste caso) sem qualquer apoio empírico para tal (já que o IBGE e outras fontes "não são confiáveis" e etc., o que esconde tacitamente o seu bairrismo sempre reincidente ao tratar apenas os dados convenientes), concluo que você faz afirmações gerais e de alcance muito maiores do que o seu conhecimento permite ou permitiria fazer. Repare que não sou eu a conjeturar e a divagar sobre a falta de neve gauderiana ou qualquer fenômeno climático qualquer. (Prov. tratam-me como "aquecimentista", como o Michel, mas desafio encontrar uma mensagem que seja que atribue ao aquecimento global à causa da falta de neve sulina, por ex.) A sua prática, a meu ver, dificilmente consiste num debate lógico, já que raramente respondes ao argumento oposto ou busca refutá-lo, ao contrário, busca somente difamá-lo com diversas táticas de ironia - como precisamente na última ou duas últimas mensagens - e isso quer dizer que tomas suas premissas como verdade. Também percebo que te posicionas, seja qual for o tema, em função da pertença ou não ao "clube baziano" e dos valores aí cultivados - sempre reforçando-os. Nunca há discussão, mas reforço dos valores do grupo. Daí derivo que o que está em jogo são valores ou alguma espécie de defesa a algum "valor do grupo", uma espécie de "clube" que cultiva e defende certos valores, que é o BAZ, e como exemplo cito a violência simbólica que é aplicada, por vezes tacitamente, sobre qualquer membro que não cultive os valores "baz-gauderianos" hegemônicos. ("Ambos jogamos pimenta na cara do outro", como afirmou há algum tempo; talvez seja necessário vestir a camisa do time amado para ser aceito ao "grupo", e, antes que ironize, afirmo de antemão que não torço para times tupiniquins, por razões ideológicas).

 

Assim sendo, buscando colocar ordem no caos, sobre o tema de "curitiba fria", que por alguma razão colou junto à mensagem. Como não procuras entender o argumento alheio (o "blá blá blá" tem algum sentido - embora talvez além do pragmatismo!), pela última vez (e esta já deve ser a quarta ou quinta) vou expor o que eu afirmo e o que acredito. Pelo menos, espero que passes a considerar ou se refiras a isto, daqui em diante, e não às suas premissas "pragmáticas" ou ao que você quer achar que eu pense ou ache. Se você não considerar essa mensagem, então não mais responda à qualquer mensagem minha, enquanto retribuirei fazendo o mesmo, já que a comunicação está fadada a nunca produzir frutos. Não pretendo continuar com a guerra regionalista ou com a disputa de egos, já que não tenho interesse em defender cidades X ou Y, apenas acusar o que acredito ser falsa cientificidade.

 

As crenças e valores de zeocit de forma clara e pragmática, para que não se precise ler Bourdieu e filosofóides chatos para entender.

 

(1) Zeocit, vulgo Fernando B., é uma pessoa, um homo sapiens, que odeia o Brasil e qualquer elemento cultural ou social relativo a ele, inclusive Curitiba. Ele está em Curitiba somente por razões econômicas, acadêmicas, familiares e climáticas. Ele odeia o calor, porque não foi agraciado com elevada renda e ar-condicionado, ao mesmo tempo em que morava em Blumenau. Ele também não tem nada contra Porto Alegre - só acha que o verão é quente demais. Seu sonho é viver na Europa, na Califórnia ou no Japão, porém, por razões sócio-econômicas, atualmente sonha em morar em qualquer país de IDH superior a 0.95 e acima de 40º, de preferência com mês mais quente inferior a 22 graus. Dados os constrangimentos sócio-econômicos de sua posição e de sua carreira, ele inclusive cogitou mudar-se para Caxias do Sul, mas infelizmente a cidade não oferece os atrativos culturais que precisa p/ sobreviver. Daí, cogita mudar-se ao Chile ou à Argentina, se algumas condições especiais forem supridas, já que é improvável que consiga mudar-se a seus países ideais. Ele também não gosta de Curitiba, embora considere-a a "menos pior", dentro de seus valores explicitamente perseguidos, dentro do território brasileiro. Ele também não nasceu em Curitiba, mudou-se 5 vezes em 18 anos e, logicamente, não cultiva qualquer valor nacionalista ou regionalista. Daí sua implicância com qualquer um que o faz, seja carioca, curitiboca, gaúcho etc. Ele também se considera um monte de ectoplasma podre e não tem problemas em explicitar a arbitrariedade de seus próprios valores.

 

(2) Ele acredita que Curitiba aqueceu vertiginosamente. Num primeiro momento, a partir de meados da década de 80 a meados da década de 90, por causa do crescimento urbano. Ele acredita que isso seja provável dado que este crescimento concorda de forma contundente com o crescimento demográfico na mesma época. Porém, ele não fez qualquer análise sistemática, já que é amador e o seu "negócio" mesmo são outros quinhentos.

 

(2.1) Acredita, porém, que o aquecimento "pós-2000", da ordem de 1 grau e meio na média anual em relação à normal de 61-90 e de meio a 1 grau em relação à década de 90, não pode ser atribuído exclusivamente à urbanização. Como suporte para sua proposição, ressalta o aquecimento abrupto e análogo das estações no centro e leste do Paraná - como pode ser conferido no acompanhamento mensal da NASA ou pelo SIMEPAR (o ALEX postou certos dados sobre - ignorados, como de praxe); a quase estabilização do crescimento demográfico no município de Curitiba após o ano 2000; a maior freqüência e duração de bloqueios ou veranicos em Curitiba e no leste e a combinação disso com os recordes de temperaturas médias e absolutas - 9 dos 12 meses do ano possuem recordes "de calor" após o ano 2000. (Já postei duas ou três vezes um acompanhamento dos recordes absolutos e de médias para todos os 12 meses do ano. Estes dados "objetivos" também sempre foram ignorados.)

 

(2.2) Ele também não tenta explicar ou sequer especula sobre esse aquecimento. Ele não é "aquecimentista", porém, considera o "aquecimento global" como uma teoria científica assim como os ciclos, e inclusive acredita que ambas podem ser complementares. Porém, apenas crê, e sequer especula sobre as razões de qualquer mudança climática no Sul. (Ao contrário de meus "inimigos teóricos" - que parecem ter todas as respostas ou não parecem ter dúvidas das teses que têm em mãos, embora não tendo lançado mão de sequer um artigo acadêmico ou um desenvolvimento teórico e empírico para sustentar suas hipóteses. Último exemplo: bacia do atlântico. Faz-se nada mais do que explicações causais extremamente simples. Se isso pareceu blá blá blá, peço que por favor consulte algum manual de metodologia científica - pois estou reproduzindo o que os cientistas dizem.)

 

(2.3) Ele não acha Curitiba fria. Acha-a tórrida. Acha amena a Curitiba pré-1990. Só seria relativamente feliz, climaticamente, dentro do Brasil, nas regiões acima de 800m no SC e RS, e lamenta profundamente de que não exista nenhuma cidade grande nesta região.

 

(2.4) Acha que há muitos no BAZ, como você, que fazem afirmações que extrapolam o que seu conhecimento permite e que o fazem por causa de razões valorativas, culturais, ideológicas etc., absolutamente anti-científicas e que deveriam basear suas afirmações com mais dados e com mais parcimônia. Lembrando: não sou eu a especular teorias sobre X ou Y. Uma rápida análise em meus argumentos é suficiente para perceber o caráter explicitamente especulatório e crítico de minhas intervenções (como que se estivesse respondendo).

 

(3) Eu já postei muitos dados "objetivos" no passado presente e distante, e nenhum destes dados foi considerado. Há pouco tempo, um tópico com todas as médias mensais de Curitiba foi deletado. Estes dados, por alguma razão, não são utilizados por aqueles que especulam sobre o aquecimento "urbanístico" de Curitiba. Também sequer discutem as médias normais ou as anomalias (tenho minhas dúvidas se as conhecem). Os dados demográficos, fotos da cidade, médias normais e anomalias são ignorados. Irônico, num evento próximo, ter-se dito que "Curitiba era uma Caxias do Sul em 70", com várias imagens da nevada de 75 e da cidade na década de 80 espalhadas pelo fórum, demonstrando traços de metrópole, logo a alguns poucos cliques de distância. Comentou-se várias vezes, nesta ocasião, que era uma diferença de "desenvolvimento", sequer acompanhadas de dados e, quando acompanhadas, de dados falaciosos de Wikipedia. Nunca foi lançado um contra-argumento que os considerasse; e eles são dados objetivos (embora não sejam produtos gaúchos). Atualmente, por exemplo, o que se faz são comparações pontuais de PoA x Ctba (proposta pelos gaúchos), logicamente convenientes dado que eu nunca vi - e talvez nunca tenha ocorrido - tanta diferença entre as duas cidades (ex.: anomalia negativa da ordem de -2 numa e positiva da ordem de +2/+3 noutra, como ocorreu até meados de junho). É curioso perceber que essas observações pontuais sempre vêm acompanhadas com justificativas "urbanísticas" para o aquecimento curitiboca e total desconsideração de qualquer outro dado, de modo a naturalizar o aquecimento. Não o acho porque pretendo "defender" Curitiba, certamente devo ser um de seus moradoras mais críticos (definitivamente muito mais do que os meus detratores que buscam produzir uma imagem de "zeocit bairrista" e "interessado".) Apenas acho (e acho haver evidências claras disso) que várias pessoas fazem afirmações sem o devido conhecimento sobre a cidade.

 

(4) Ele fala em cientificidade não porque acredita fazer ciência (climatológica), mas porque acredita que os que o dizem ou aparentam que fazem não o fazem, ao mesmo tempo em que fazem afirmações com um alcance extra-científico e sem qualquer ressalva quanto a isso. E porque este é o objetivo do Luiz - a cientificidade - e ele vai ficar cada vez mais exigente e vai concordar cada vez mais comigo na medida em que seu curso proceder, já que faz um curso estritamente científico e tem libido sciendi ("tesão por ciência").

 

Por fim, não tenho problemas se PoA ficar "mais fria" que Curitiba; tenho problemas em Curitiba esquentar... pessoalmente, ainda é importante um verão ameno, embora considere irritante estes invernos à tropical de altitude, e se tivesse mais capital econômico (se alguém quiser fazer caridade, minha conta está aberta), juro que passaria o inverno em Caxias do Sul. O que tenho problemas, no entanto, é com o argumento "urbanístico" para o aquecimento curitiboca, o qual acredito ser motivado por razões ideológicas ("contra o aquecimento global" etc.) e regionalistas (distinguir-se do "resto do país", inclusive climaticamente). É impressionante como todos os argumentos da espécie que produzes impliquem numa naturalização deste aquecimento (sendo que o mesmo argumento, segnudo sua mesma lógica, implicaria que o mesmo ocorresse em praticamente todas as capitais do país - inclusive PoA.) E acho que o BAZ não será mais científico se esses princípios e motivações continuarem a persegui-lo. Seria interessante, daí, que mais físicos e meteorologistas fizessem parte deste domínio. (Aqueles que pudessem oferecer os seus "dados objetivos" - mas realmente objetivos - e garanto-lhe que o mundo baziano atual "desabaria", ninguém exceto eventualmente o Luiz iria entender alguma coisa e tudo iria parecer exotismo intelectualista.) Mas temo que seja conveniente à hegemonia do "clube" que as coisas mantenham-se como estão, isto é, com os mesmos especialistas, freqüentadores, os mesmos valores etc.

 

P.S.: As edições desta mensagem, e da maioria, são feitas para corrigir erros ortográficos e gramaticais. Nunca apago os "xingamentos".

Link to comment
Share on other sites

Realmente a mensagem é grande. Mas valeu. Concordo com quase todos os pontos de vista colocados. O que deveria importar mesmo é a ciencia, mas não é o que ocorre, aqui ou em outros locais.

Não vou me extender no argumento, mas é muito claro que a internet, a velocidade no trato da informação n os dias de hoje, o consumo do conhecimento como se produto fosse e a superficialidade generalizada são o traço de uma nova era. Um obscurantismo moderno, onde os fatores sociais e grupais prevalecem sobre a ciência criando "verdades" por voto democratico. É o sinal dos tempos, nada a fazer,sómente aguardar a era passar ( o que pode durar centenas de anos :))

 

ps: O Luiz começou um projeto de previsão de tempo com o WRF. Chegou a criar uma área por lá. Ele e eu colocamos o treco disponível. Apareceram 1/2 gatos pingados :twisted: :twisted:

 

Eu acho que isso explica parcialmente (considerando a eventual falta de equipamento ) que o interesse das pessoas hoje é : POUCO TRABALHO, POUCO ESFORÇO, POUCO ESTUDO, SUPERFICIALIDADE, RAPIDEZ, OPINIÕES NA BASE DO EU ACHO e por ai vai. Isso não é uma crítica nem é ruim, nem está errado, É apenas o sinal dos tempos :lol: Um modo de se viver que pode ser tão ou mais prazeiroso do que qualquer outro. Principalmente por que a "verdade"por voto é menos limitada em possibilidades do que a "verdade" observada na natureza.

 

Voltando a Curitiba e POA...Basta observar os dados históricos. Eles falam por si,

Link to comment
Share on other sites

Concordo totalmente com os argumentos do Zeocit.

Muito interessante a mensagem.

Também sinto uma grande frustração por ter nascido no Brasil. Se pudesse escolher, teria nascido no noroeste dos Estados Unidos ou no sudeste do Canadá. É o melhor clima do mundo, para o meu gosto.

Como ele, em termos de Brasil, o melhor clima é o das regiões de RS e SC acima de 800m, melhor que o de Curitiba mesmo antes de 1990, por causa da neve principalmente.

Até 1990, em Curitiba nevava fraquinho uma vez por década, e forte a cada 40 anos. Já nessas cidades da serra gaúcha e catarinense havia pelo menos neve fraca todos os anos, e uma nevada com boa acumulação a cada 5 anos.

Agora, o clima de Curitiba se transformou nessa porcaria tropical de altitude, absolutamente sem graça e desinteressante, ao passo que o RS e SC ainda têm um frio bom, só que praticamente sem neve.

Em suma, não existem mais climas decentes no território brasileiro.

Quanto às opções culturais, é um outro problema, pois as cidades com os melhores climas do Brasil são todas iterioranas e com pouquíssimas opções culturais. Já em Curitiba nós as temos, de modo que, por mais quente que Curitiba esteja nem adianta trocá-la por cidades interioranas, por mais fria que sejam (e que nem neve não tem mais).

Também odeio o Brasil, pois tenho noje desta sociedade atrasada, mergulhada na corrupção (a esmagadora maioria dos brasileiros é formada de indivíduos ignorantes, atrasados, egoístas e desonestos) e marcada por uma desigualdade e brutalidade social sem par no mundo. Eu tenho vergonha de ser brasileiro!

Não obstante, eu acho que o Zeocit odeia o Brasil até mais do que eu, pois do sul eu até chego a gostar um pouco, e ele, nem isso!

Link to comment
Share on other sites

Concordo totalmente com os argumentos do Zeocit.

Muito interessante a mensagem.

Também sinto uma grande frustração por ter nascido no Brasil. Se pudesse escolher, teria nascido no noroeste dos Estados Unidos ou no sudeste do Canadá. É o melhor clima do mundo, para o meu gosto.

Como ele, em termos de Brasil, o melhor clima é o das regiões de RS e SC acima de 800m, melhor que o de Curitiba mesmo antes de 1990, por causa da neve principalmente.

Até 1990, em Curitiba nevava fraquinho uma vez por década, e forte a cada 40 anos. Já nessas cidades da serra gaúcha e catarinense havia pelo menos neve fraca todos os anos, e uma nevada com boa acumulação a cada 5 anos.

Agora, o clima de Curitiba se transformou nessa porcaria tropical de altitude, absolutamente sem graça e desinteressante, ao passo que o RS e SC ainda têm um frio bom, só que praticamente sem neve.

Em suma, não existem mais climas decentes no território brasileiro.

Quanto às opções culturais, é um outro problema, pois as cidades com os melhores climas do Brasil são todas iterioranas e com pouquíssimas opções culturais. Já em Curitiba nós as temos, de modo que, por mais quente que Curitiba esteja nem adianta trocá-la por cidades interioranas, por mais frias que sejam (e que nem neve não têm mais).

Também odeio o Brasil, pois tenho nojo desta sociedade atrasada, mergulhada na corrupção (a esmagadora maioria dos brasileiros é formada de indivíduos ignorantes, atrasados, egoístas e desonestos) e marcada por uma desigualdade e brutalidade social sem par no mundo. Eu tenho vergonha de ser brasileiro!

Eu sou uma pessoa que preza muito pela honestidade e não suporto esta malandragem e jeitinho tupiniquins.

Não obstante, eu acho que o Zeocit odeia o Brasil até mais do que eu, pois do sul eu até chego a gostar um pouco, e ele, nem isso!

O Brasil poderia ser maravilhoso, apesar de tropical, se respeitasse a natureza e tivesse um povo honesto e trabalhador (não se enganem, os políticos e a elite são corruptos por que fazem parte de um POVO corrupto!).

Link to comment
Share on other sites

Soh existem duas cidades boas acima dos 800 metros em SC e RS. Caxias com 400 mil habitantes (tah quase lah, tem 780 no ponto zero) e Gramado que possui 80 mil quando considerada Canela e com 800/870 metros. Sao cidades que oferecem boa estrutura, restaurantes, cinema, universidades, academias e jah conseguem apresentar um belo desenvolvimento social, a primeira pelo crescimento dela mesma. Caxias explodiu no ultimo seculo. Eh a Curitiba do RS. Jah a segundo alcancou este status pela imigracao. No meu condominio eh cheio de professor aposentado da Federal do RS e que resolveu dar aula na UCS de Canela. Tem outros que simplesmente fazem o trajeto Grande-POA / regiao das hortencias todo o dia para dar aula. Eh o caso da minha vizinha de casa, professora de historia da Unisinos que resolveu se estabelecer em Canela. Tenho um amigo que briu uma empresa de importacao e exportacao em Gramado devido ao desenvolvimento da regiao. Ateh onde eu sei o negocio eh prospero.

 

Eu nao chego a ter a insatisfacao que vcs tem em relacao ao Brasil. Nao odeio ele. Estamos tendo um desenvolvimento tardio e a consequencia disso eh que estamos vivendo numa epoca em que podemos presenciar esse baixo desenvolvimento social de um aforma bastante latente. Eu sou um otimista. Sendo assim, trabalho e busco solucoes achando que a solucao virah no futuro. Se eu fosse um pessimista como vcs, jah estaria longe daqui faz horas. Nao sou de ficar ensebando por muito tempo do tipo: "ah, eu aindo me mando deste lugar! Ah, eu ainda vou viver em tal lugar!!" Mesmo sem condicoes economicas, eu simplesmente me mandaria para o lugar dos sonhos da noite para o dia. Alias, quandomorei em BSB sempre quis voltar para o RS, pois a certeza que hj vcs tem em relacao ao Brasil eu tinha em relacao `a BSB. Se tivesse que ficar lah obrigado, pediria o chapeu para empresa e "muito bem obrigado".

 

Quanto a falta de ciencia eu concordo com o cacella, o zeocit e o luiz. Porem temos que nos dar conta que esse eh um site amador onde boa parte do pessoal entra aqui para discutir AMADORAMENTE o clima. Eu faco o maior esforco para tentar ser mais correto/certo ao emitir opinioes. Inclusive gasto dinheiro para isso. Acabei de comprar dois data-loggers para colher dados do Cruzeiro/SJ e Canela-RS, dois locais sem dados disponibilizados pelo INMET. Espero logo comprar um abrigo profi para ambos os locais. Pretendo disponibilizar os dados com o pessoal do BAZ toda vez que fizer o download e discutir com vcs os dados de cada regiao. Essa semana nao fui `a Canela pegar os dados pq chove muito por aqui. Semana que vem teremos os dados do mes de agosto.

 

Abs!

 

PS: Teclado sem acento. Estrangeiro...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Eu sou um otimista. Sendo assim, trabalho e busco solucoes achando que a solucao virah no futuro. Se eu fosse um pessimista como vcs, jah estaria longe daqui faz horas. Nao sou de ficar ensebando por muito tempo do tipo: "ah, eu aindo me mando deste lugar! Ah, eu ainda vou viver em tal lugar!!" Mesmo sem condicoes economicas, eu simplesmente me mandaria para o lugar dos sonhos da noite para o dia. Alias, quando morei em BSB sempre quis voltar para o RS, pois a certeza que hj vcs tem em relacao ao Brasil eu tinha em relacao `a BSB. Se tivesse que ficar lah obrigado, pediria o chapeu para empresa e "muito bem obrigado".

 

No dia em que se pôr no meu lugar (mais exatamente na minha profissão), deixarás de ser otimista... endosso os pensamentos do Michel e do Zeocit, e estou mais pro lado do último no que se diz respeito ao nosso país. Conheço profundamente toda a podridão da nossa sociedade e sinto que meu emprego não passa de um mero "enxuga-gelo" paliativo, que não resolve o verdadeiro problema do nosso país. Só não o deixo porque, assim como qualquer adulto por aqui, preciso me manter financeiramente... estou tentando mudar este quadro pessoal, mas não é do dia pra noite que vou conseguir.

 

Outra: sem condições econômicas não se chega à lugar algum. Palavra de quem, até hoje, nunca teve a oportunidade de viajar para o exterior, seja à trabalho ou lazer. Falar é fácil.

Link to comment
Share on other sites

O Brasil não é um país sério, isso todo mundo já sabe....temos "N" coisas podres por aqui....mas, eu não ficarei perdendo tempo da minha vida sentindo frustrações do tipo "tenho vergonha de ser Brasileiro", "as coisas deste país atrapalham não só minha vida profissional como a pessoal também"....o mundo como um todo tem muitos erros, mas ainda assim eu continuo otimista (e assim sempre serei)....simplesmente não vejo lógica em ficar reclamando muito do seu lugar de origem. Oras, muito mais importante do que isso, é que nós nascemos e neste momento nós vivemos, e tb temos vários pessoas queridas ao redor. Se estamos vivendo, então é só isso que importa. Não somos eternos, logo não dá pra ficar perdendo tempo da vida com bobagens. E eu acho que esta frustração aqui postada é uma perda de tempo sim, hehehe !

 

Mesmo que o clima no Brasil tenha mudado um pouco nos últimos anos, mesmo que o país esteja meio ruim....não fiquemos tão chateados com essas coisas, galera ! :D

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Bom, eu estou tentando melhorar a minha situação estudando para concursos públicos. Aliás, não é a toa que eu fiz um em Caxias do Sul, e fui bem, pois havia quese 400 candidatos (foi o que me disseram) e eu tirei a quarta maior nota.

Ainda tenhos chances de ser chamado antes que o concurso perca a validade, e se isso ocorrer, eu vou correndo para Caxias.

Vou prestar outros concursos até passar (e ser chamado) em algum.

Se demorar muito, não descarto a possiblidade de sair do País.

Também nunca tive oportunidade de viajar para o exterior, e me sinto numa gaiola alheio à civilização quando penso que passei todos os dias da minha existência num país tropical e de terceiro mundo!

Digo que odeio o Brasil, mas eu ficaria muito feliz se ele fosse um país desenvolvido. Não é um verdadeiro ódio, pois o ódio pressupõe desejar mal, e para o Brasil o que eu desejo é o bem, ou seja, que fosse um país mais moderno, com mais igualdade social, seriedade e respeito pela natureza. Na verdade esse "ódio" é uma revolta profunda gerada pela desesperança de ver isso aqui melhorar. Tudo o que eu vejo é corrupção, impunidade, desonestidade, violência e devastação por toda parte.

Link to comment
Share on other sites

Eu sou um otimista. Sendo assim, trabalho e busco solucoes achando que a solucao virah no futuro. Se eu fosse um pessimista como vcs, jah estaria longe daqui faz horas. Nao sou de ficar ensebando por muito tempo do tipo: "ah, eu aindo me mando deste lugar! Ah, eu ainda vou viver em tal lugar!!" Mesmo sem condicoes economicas, eu simplesmente me mandaria para o lugar dos sonhos da noite para o dia. Alias, quando morei em BSB sempre quis voltar para o RS, pois a certeza que hj vcs tem em relacao ao Brasil eu tinha em relacao `a BSB. Se tivesse que ficar lah obrigado, pediria o chapeu para empresa e "muito bem obrigado".

 

No dia em que se pôr no meu lugar (mais exatamente na minha profissão), deixarás de ser otimista... endosso os pensamentos do Michel e do Zeocit, e estou mais pro lado do último no que se diz respeito ao nosso país. Conheço profundamente toda a podridão da nossa sociedade e sinto que meu emprego não passa de um mero "enxuga-gelo" paliativo, que não resolve o verdadeiro problema do nosso país. Só não o deixo porque, assim como qualquer adulto por aqui, preciso me manter financeiramente... estou tentando mudar este quadro pessoal, mas não é do dia pra noite que vou conseguir.

 

Outra: sem condições econômicas não se chega à lugar algum. Palavra de quem, até hoje, nunca teve a oportunidade de viajar para o exterior, seja à trabalho ou lazer. Falar é fácil.

 

Evandro, tenho ciência do que passa na vida de um policila civil. Não sou tão alienado assim :wink: . Assino 3 jornais (dois do RS e um do centro do Brasil, Zero Hora, Careio do Povo e Valor Econômico) e duas revistas com pensamentos totalmente antagônicos (Carta Capital e Veja). Leio, me indigno e me irrito assim como vc. A grande diferença é que temos reações distintas quanto a estes problemas. Eu, penso em soluções. Vcs, (Zeo e Michel, tbém) tendem a achar que a única solução para o Brasil é o aeroporto (nem mais esse é :lol: estamos presos aqui!! hehehe). Posso até ser um sonhador, mas ao menos jamais terei 99% da minha vida passada num ambiente pesado. Estou mais sujeito a frustrações que vcs, mas ao menos convivo bem com os nossos problemas.

 

Já fui muitas vezes ao exterior (Europa, EUA e Argentina principalmente). As considero regiões excelentes para se viver, porém é estando lá que passei a dar mais valor ao Brasil. Aqui temos a sensação de estar em casa, enquanto lá fora tu é apenas mais um, tendo sorte quando não for discriminado. O Brasil aceita de braços abertos qualquer um que quiser viver aqui, enquanto que nos países de primeiro mundo, por razões econômicas, tu será extremamente rejeitado pela sociedade local. Sabe quem tu procurarás nestas situações? Os amigos brasileiros! Exatamente aquele povo ladrão e ignorante que forma a base cultural do nosso país hj.

 

Pegue uma amostra dos milhões de brasileiros que hj moram no exterior e pergunte para eles se gostariam de voltar ao Brasil com a mesma renda e trabalho que possuem lá fora. 90% deles dirão um SIM enorme para vc. Meu cunhado passou 3 anos na austrália. Quando foi disse que não voltava mais para o Brasil, uma terra que não dá oportunidades para arquitetos (profissão dele). Chegou lá e eteve as alegrias e frustrações típicas que temos em qualquer lugar do mundo. Hj, mesmo sendo um cidadão europeu, pois possui cidadania italiana, ele tá aqui no Brasil. Lá em Caxias. Chegou faz 2 meses e disse que pretende se estabilizar aqui.

 

Acho que o ser humano do tipo "insatisfeito", tende a ser insatisfeito sempre! Por mais upgrades que ele possa dar na sua vida, ele vai cntinuar pregando aquela velha frase de um surfista havaiano: "a busca é eterna.....". No caso do surfista havaiano, pela melhor e maior onda.

 

Quanto ao assunto climático, queria deixar aqui uma pergunta ao Zeocit quanto ao clima japonês. Cara, lá o verão é tórrido! O inverno de lá compensa esse verão "amazonense"?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bom, eu estou tentando melhorar a minha situação estudando para concursos públicos. Aliás, não é a toa que eu fiz um em Caxias do Sul, e fui bem, pois havia quese 400 candidatos (foi o que me disseram) e eu tirei a quarta maior nota.

Ainda tenhos chances de ser chamado antes que o concurso perca a validade, e se isso ocorrer, eu vou correndo para Caxias.

Vou prestar outros concursos até passar (e ser chamado) em algum.

Se demorar muito, não descarto a possiblidade de sair do País.

Também nunca tive oportunidade de viajar para o exterior, e me sinto numa gaiola alheio à civilização quando penso que passei todos os dias da minha existência num país tropical e de terceiro mundo!

Digo que odeio o Brasil, mas eu ficaria muito feliz se ele fosse um país desenvolvido. Não é um verdadeiro ódio, pois o ódio pressupõe desejar mal, e para o Brasil o que eu desejo é o bem, ou seja, que fosse um país mais moderno, com mais igualdade social, seriedade e respeito pela natureza. Na verdade esse "ódio" é uma revolta profunda gerada pela desesperança de ver isso aqui melhorar. Tudo o que eu vejo é corrupção, impunidade, desonestidade, violência e devastação por toda parte.

 

Entendi. Realmente, isso é bastante compreensível. Eu, inclusive, tenho muitos desses rompantes de revolta, mas sempre desejando o melhor.

Link to comment
Share on other sites

Posso até ser um sonhador, mas ao menos jamais terei 99% da minha vida passada num ambiente pesado. Estou mais sujeito a frustrações que vcs, mas ao menos convivo bem com os nossos problemas.

 

Sobre ambiente pesado, isso é em relação ao meu trampo, ou seja, não são os 99% da minha vida cotidiana, mas algo em torno dos 40% do meu tempo. Sobre frustrações, acho que vc queria dizer menos sujeito, não? :roll:

 

Já fui muitas vezes ao exterior (Europa, EUA e Argentina principalmente). As considero regiões excelentes para se viver, porém é estando lá que passei a dar mais valor ao Brasil. Aqui temos a sensação de estar em casa, enquanto lá fora tu é apenas mais um, tendo sorte quando não for discriminado. O Brasil aceita de braços abertos qualquer um que quiser viver aqui, enquanto que nos países de primeiro mundo, por razões econômicas, tu será extremamente rejeitado pela sociedade local. Sabe quem tu procurarás nestas situações? Os amigos brasileiros! Exatamente aquele povo ladrão e ignorante que forma a base cultural do nosso país hj.

 

Discriminação sócio-econômica é o que eu mais vejo por aqui... o sociólogo Zeocit pode responder melhor isso por mim... dentro do serviço público, muitas vezes o tratamento que uma autoridade dá para seu semelhante e/ou para um subordinado ou um qualquer do povo é totalmente diferente. Poderia citar outros inúmeros exemplos, mas fiquemos por aqui. No exterior, há o agravante de preconceito quanto às origens, porém vai da sorte (principalmente) e dos antecedentes de quem sai.

 

Pegue uma amostra dos milhões de brasileiros que hj moram no exterior e pergunte para eles se gostariam de voltar ao Brasil com a mesma renda e trabalho que possuem lá fora. 90% deles dirão um SIM enorme para vc. Meu cunhado passou 3 anos na austrália. Quando foi disse que não voltava mais para o Brasil, uma terra que não dá oportunidades para arquitetos (profissão dele). Chegou lá e eteve as alegrias e frustrações típicas que temos em qualquer lugar do mundo. Hj, mesmo sendo um cidadão europeu, pois possui cidadania italiana, ele tá aqui no Brasil. Lá em Caxias. Chegou faz 2 meses e disse que pretende se estabilizar aqui.

 

O grande problema é que esses 90% que querem voltar para cá com a mesma renda e trabalho que dispõem no exterior não voltam porque por aqui jamais eles vão conseguir manter o mesmo nível de vida que tem lá fora. O cara, formado arquiteto ou engenheiro por aqui vai lá fora e, geralmente, só consegue arranjar emprego braçal (lavador de pratos, faxineiro, pedreiro, etc.), mas tira os seus U$ 2000 livres todo final de mês e consegue manter um bom padrão de vida e, depois de um certo tempo, casa boa e carro novo na garagem (com sorte, se naturaliza), isso sem contar a relativa tranquilidade da rotina do dia-à-dia (me refiro à segurança). Qual trabalhador braçal que ganha isso por aqui? Geralmente, quem volta para cá são pessoas que não conseguem viver longe da família, ou pessoas excessivamente ligadas com a cultura e com os costumes brazucas. Alguns voltam pelos motivos que vc citou acima, entendo, mas quase todos sempre com alguma reserva financeira que conseguiu juntar lá fora e que jamais seria possível fazer por aqui. Tenho um amigo muito querido que está lá no Japão, essa pessoa sente saudades de mim, da família e dos amigos e, muitas vezes, pensa em voltar para cá, mas a estabilidade financeira, a segurança e os planos materiais e profissionais a impedem de retornar tão cedo. Talvez eu possa vê-lo novamente no próximo ano, quando ele tirar férias. 8)

 

Acho que o ser humano do tipo "insatisfeito", tende a ser insatisfeito sempre! Por mais upgrades que ele possa dar na sua vida, ele vai cntinuar pregando aquela velha frase de um surfista havaiano: "a busca é eterna.....". No caso do surfista havaiano, pela melhor e maior onda.

 

Me encaixo neste tipo e isso é fundamental para as minhas ambições pessoais e profissionais... como diria aquele velho ditado... quem fica parado é poste. :mrgreen:

 

Quanto ao assunto climático, queria deixar aqui uma pergunta ao Zeocit quanto ao clima japonês. Cara, lá o verão é tórrido! O inverno de lá compensa esse verão "amazonense"?

 

Para mim compensa... e pelo menos todas as casas por lá tem um bom sistema de ar-condicionado que suaviza o calor no verão e um piso aquecido que esquenta o ambiente no inverno. Como é bom ter dinheiro para essas coisas... :lol:

 

Abraços, Bruno!!! 8) [/u]

Link to comment
Share on other sites

Posso até ser um sonhador, mas ao menos jamais terei 99% da minha vida passada num ambiente pesado. Estou mais sujeito a frustrações que vcs, mas ao menos convivo bem com os nossos problemas.

 

Sobre ambiente pesado, isso é em relação ao meu trampo, ou seja, não são os 99% da minha vida cotidiana, mas algo em torno dos 40% do meu tempo. Sobre frustrações, acho que vc queria dizer menos sujeito, não? :roll:

 

 

É mais sujeito, mesmo. Os otimistas se frustram muito quando as coisas não ocorrem dentro do previsto (por eles). Já os pessimistas se frustram muito menos, pois tudo já estava dentro do script.

Link to comment
Share on other sites

 

Já fui muitas vezes ao exterior (Europa, EUA e Argentina principalmente). As considero regiões excelentes para se viver, porém é estando lá que passei a dar mais valor ao Brasil. Aqui temos a sensação de estar em casa, enquanto lá fora tu é apenas mais um, tendo sorte quando não for discriminado. O Brasil aceita de braços abertos qualquer um que quiser viver aqui, enquanto que nos países de primeiro mundo, por razões econômicas, tu será extremamente rejeitado pela sociedade local. Sabe quem tu procurarás nestas situações? Os amigos brasileiros! Exatamente aquele povo ladrão e ignorante que forma a base cultural do nosso país hj.

 

Discriminação sócio-econômica é o que eu mais vejo por aqui... o sociólogo Zeocit pode responder melhor isso por mim... dentro do serviço público, muitas vezes o tratamento que uma autoridade dá para seu semelhante e/ou para um subordinado ou um qualquer do povo é totalmente diferente. Poderia citar outros inúmeros exemplos, mas fiquemos por aqui. No exterior, há o agravante de preconceito quanto às origens, porém vai da sorte (principalmente) e dos antecedentes de quem sai.

 

Sim, mas no exterior tu tbém encontrarás isso. Em alguns países em maior escala e em outros em menor escala.

Link to comment
Share on other sites

Zeo:

 

Valeu pela mensagem! Infelizmente não vou conseguir fazer uma mensagem tão extensa para responder "à altura". Na verdade preferia te convidar aqui em POA pra bater um papo. Ia ser bem mais fácil. O dia que eu for em Ctba vou deixar esse papo como prioridade. Mas eu se fosse tu viria pra POA, pois o pessoal aqui recebe muito bem. Ia se dar bem, com certeza! Obviamente, sabes o porquê disso! Somos bairristas ao extremo!! :twisted: :twisted: Vamos fazer com que tu ame POA e odeie qualquer outro lugar! hehe

 

Agora sobre questões meteo-climato-bazianas, incluo Michel e Cacella:

 

Na minha opinião, a ciência baziana ficaria restrita a ficarmos meros espectadores de alguns palestrantes. Evidente que não sou o dono da verdade, simplesmente dou minha opinião, que, científica ou não, verdadeira ou não, faz parte da discussão. Isso é uma obviedade. Vocês não podem ir contra isso. É a razão de ser do fórum, oras!

 

O problema muitas vezes é a falha na interpretação. Ou tu não consegues escrever e passar a idéia exata para os outros, ou são os leitores que captam coisas diferentes do que tu escreve.

 

Outra coisa é um falar X e o outro responder com Y. Tipo o Alexandre que volta e meia aparece aqui com mensagens garrafais dizendo que não entende como que as pessoas não aceitam o aquecimento em Curitiba. O problema é que ninguém disse isso! Ou então o Cacella, nos mandando olhar os dados históricos de Ctba x POA para comparar. Comparar o desnecessário. Aliás, engraçado ele falar que as pessoas não querem ter trabalho, quando ele mesmo não se dá ao trabalho de ler as mensagens e prestar atenção nelas. Mas para quê, né? Está aqui praticamente de forma exclusiva a querer "aparecer" e fazer os outros pensarem que são pequeninhos diante de tal inteligência. Cacella, um dia serei que nem tu, trabalharei e me esforçarei! Daí vou entrar num fórum de meteorologia (daqui a uns 20 ou 30 anos) para demonstrar como sou "o cara".

Mais um recado: o fórum é cheio de assuntos diferentes. Ninguém assinou contrato para participar de todos. É evidente que a impopularidade do Cacella irrita a ele. Tudo o que ele quer é revolucionar isso aqui. Mas não conseguiu. Daí se irrita e coloca a culpa na "ignorância" dos colegas forenses. E aí Zeo, "me puxei" agora na análise, certo? hehe

 

No mais, vou escrever pela última vez que não consigo identificar tal bairrismo explícito quando falo que Curitiba é mais fria que POA. Só não está conseguindo vingar devido ao comportamento atípico dos ciclones. Quem vai refutar esta análise?

 

Zeo, pode responder à vontade. Minha réplica terá de ser fora do BAZ. Qualquer coisa que eu escreva aqui novamente não será compreendida. Quero poupar trabalho! hehe

 

Só para que consigas entender, já que estamos ultra-off-topic: Assim como tens toda uma história que te faz odiar o Brasil, ou pessoas como eu, deverias compreender o outro lado da moeda né? Tudo que aprendi desde pequeno foi basicamente cultivar nossos valores. Não precisamos ser milionários para ter amor à terra. Não estou reclamando de quem não cultiva a mesma idéia, mas sim de quem ataca como se fosse errado perceber valor nisso, em ser bairrista (desde que não irracional, óbvio). Deve ser complicado de explicar, mas os Torales rio-grandenses e uruguaios são assim! Já estás convidado a tomar um mate defronte ao casarão Torales lá em Cacimbinhas, na fronteira! Vais adorar! 8) :lol:

Link to comment
Share on other sites

 

Quanto ao assunto climático, queria deixar aqui uma pergunta ao Zeocit quanto ao clima japonês. Cara, lá o verão é tórrido! O inverno de lá compensa esse verão "amazonense"?

 

Para mim compensa... e pelo menos todas as casas por lá tem um bom sistema de ar-condicionado que suaviza o calor no verão e um piso aquecido que esquenta o ambiente no inverno. Como é bom ter dinheiro para essas coisas... :lol:

 

 

Acho que a única região do Brasil que consegue ser assim é o trecho entre Santana do Livramento e Jaguarão, onde os verões são quentes (médias acima de 24ºC em janeiro) e os invernos relativamente frios (médias entre 11ºC e 12°C, sendo que neste ano ficou na casa dos 8°C e 9°C em julho).

Link to comment
Share on other sites

 

Quanto ao assunto climático, queria deixar aqui uma pergunta ao Zeocit quanto ao clima japonês. Cara, lá o verão é tórrido! O inverno de lá compensa esse verão "amazonense"?

 

Para mim compensa... e pelo menos todas as casas por lá tem um bom sistema de ar-condicionado que suaviza o calor no verão e um piso aquecido que esquenta o ambiente no inverno. Como é bom ter dinheiro para essas coisas... :lol:

 

 

Acho que a única região do Brasil que consegue ser assim é o trecho entre Santana do Livramento e Jaguarão, onde os verões são quentes (médias acima de 24ºC em janeiro) e os invernos relativamente frios (médias entre 11ºC e 12°C, sendo que neste ano ficou na casa dos 8°C e 9°C em julho).

 

Cara, o Texas, Arizona e Novo México são tórridos também e quase nunca dão trégua! Fazem Porto Alegre ser excelente no verão! E lá o inverno não compensa porcaria nenhuma.. é um clima horrível... no Japão não sei... Só sei que não me contento em ficar agradável apenas dentro de casa.. na rua, mesmo à noite, é muito ruim!

Link to comment
Share on other sites

 

Quanto ao assunto climático, queria deixar aqui uma pergunta ao Zeocit quanto ao clima japonês. Cara, lá o verão é tórrido! O inverno de lá compensa esse verão "amazonense"?

 

Para mim compensa... e pelo menos todas as casas por lá tem um bom sistema de ar-condicionado que suaviza o calor no verão e um piso aquecido que esquenta o ambiente no inverno. Como é bom ter dinheiro para essas coisas... :lol:

 

 

Acho que a única região do Brasil que consegue ser assim é o trecho entre Santana do Livramento e Jaguarão, onde os verões são quentes (médias acima de 24ºC em janeiro) e os invernos relativamente frios (médias entre 11ºC e 12°C, sendo que neste ano ficou na casa dos 8°C e 9°C em julho).

 

Cara, o Texas, Arizona e Novo México são tórridos também e quase nunca dão trégua! Fazem Porto Alegre ser excelente no verão! E lá o inverno não compensa porcaria nenhuma.. é um clima horrível... no Japão não sei... Só sei que não me contento em ficar agradável apenas dentro de casa.. na rua, mesmo à noite, é muito ruim!

 

O Arizona é muito bom nos locais de altitude, assim como no Novo México.

 

Flagstaff-AZ, tem um clima sensacional. Já estive lá no inverno. Por estar num planalto a 2100 metros, ela possui média de janeiro de -5ºC. É muito comum mínimas de -10ºC e máximas de 8°C. Já vi lá dias de mínimas de -23°C e máximas de 0°C, também. Quando chega a frente, é neve na certa. Lá não chove no inverno. É só neve. Em julho a média é de 20ºC, podendo chegar aos 35ºC nos dias mais quentes. Como a UR é baixa, o verão é bem tranquilo. Acho o clima de Flagstaff-AZ sensacional, por ser frio e seco, com nevascas (várias) no inverno. Eu custumo acompanhá-la por esta webcam: http://www.nau.edu/webcam/flag-reilly/ . Em janeiro esse campus fica tapado de neve!

 

Tucson, no sul do AZ, é mais tranquila. Por estar a 800 metros as máximas de verão ficam na casa dos 42°C/43°C, não é que nem Phoenix que chega aos 48ºC. Tucson é fresca :twisted: O último julho teve média de 30°C e o último janeiro teve média de 8ºc, sendo a mínima absoluta de -6°C e a máxima absoluta ficou em 22ºC, sendo igualzinha à São Joaquim, a cidade mais fria do Brasil, neste julho :oops:

 

Torales, no Texas Dallas coloca qualquer cidade do RS e da Província de Buenos Aites no chinelo!

 

Ah, já ia esquecendo. Em fevereiro de 1998 peguei uma mínima próxima a 0°C em Phoenix/AZ

Link to comment
Share on other sites

 

Quanto ao assunto climático, queria deixar aqui uma pergunta ao Zeocit quanto ao clima japonês. Cara, lá o verão é tórrido! O inverno de lá compensa esse verão "amazonense"?

 

Para mim compensa... e pelo menos todas as casas por lá tem um bom sistema de ar-condicionado que suaviza o calor no verão e um piso aquecido que esquenta o ambiente no inverno. Como é bom ter dinheiro para essas coisas... :lol:

 

 

Acho que a única região do Brasil que consegue ser assim é o trecho entre Santana do Livramento e Jaguarão, onde os verões são quentes (médias acima de 24ºC em janeiro) e os invernos relativamente frios (médias entre 11ºC e 12°C, sendo que neste ano ficou na casa dos 8°C e 9°C em julho).

 

Cara, o Texas, Arizona e Novo México são tórridos também e quase nunca dão trégua! Fazem Porto Alegre ser excelente no verão! E lá o inverno não compensa porcaria nenhuma.. é um clima horrível... no Japão não sei... Só sei que não me contento em ficar agradável apenas dentro de casa.. na rua, mesmo à noite, é muito ruim!

 

O Arizona é muito bom nos locais de altitude, assim como no Novo México.

 

Flagstaff-AZ, tem um clima sensacional. Já estive lá no inverno. Por estar num planalto a 2100 metros, ela possui média de janeiro de -5ºC. É muito comum mínimas de -10ºC e máximas de 8°C. Já vi lá dias de mínimas de -23°C e máximas de 0°C, também. Quando chega a frente, é neve na certa. Lá não chove no inverno. É só neve. Em julho a média é de 20ºC, podendo chegar aos 35ºC nos dias mais quentes. Como a UR é baixa, o verão é bem tranquilo. Acho o clima de Flagstaff-AZ sensacional, por ser frio e seco, com nevascas (várias) no inverno. Eu custumo acompanhá-la por esta webcam: http://www.nau.edu/webcam/flag-reilly/ . Em janeiro esse campus fica tapado de neve!

 

Tucson, no sul do AZ, é mais tranquila. Por estar a 800 metros as máximas de verão ficam na casa dos 42°C/43°C, não é que nem Phoenix que chega aos 48ºC. Tucson é fresca :twisted: O último julho teve média de 30°C e o último janeiro teve média de 8ºc, sendo a mínima absoluta de -6°C e a máxima absoluta ficou em 22ºC, sendo igualzinha à São Joaquim, a cidade mais fria do Brasil, neste julho :oops:

 

Torales, no Texas Dallas coloca qualquer cidade do RS e da Província de Buenos Aites no chinelo!

 

Ah, já ia esquecendo. Em fevereiro de 1998 peguei uma mínima próxima a 0°C em Phoenix/AZ

 

Vocês nunca ouviram falar de Albuquerque :?:

Link to comment
Share on other sites

 

Quanto ao assunto climático, queria deixar aqui uma pergunta ao Zeocit quanto ao clima japonês. Cara, lá o verão é tórrido! O inverno de lá compensa esse verão "amazonense"?

 

Para mim compensa... e pelo menos todas as casas por lá tem um bom sistema de ar-condicionado que suaviza o calor no verão e um piso aquecido que esquenta o ambiente no inverno. Como é bom ter dinheiro para essas coisas... :lol:

 

 

Acho que a única região do Brasil que consegue ser assim é o trecho entre Santana do Livramento e Jaguarão, onde os verões são quentes (médias acima de 24ºC em janeiro) e os invernos relativamente frios (médias entre 11ºC e 12°C, sendo que neste ano ficou na casa dos 8°C e 9°C em julho).

 

Cara, o Texas, Arizona e Novo México são tórridos também e quase nunca dão trégua! Fazem Porto Alegre ser excelente no verão! E lá o inverno não compensa porcaria nenhuma.. é um clima horrível... no Japão não sei... Só sei que não me contento em ficar agradável apenas dentro de casa.. na rua, mesmo à noite, é muito ruim!

 

O Arizona é muito bom nos locais de altitude, assim como no Novo México.

 

Flagstaff-AZ, tem um clima sensacional. Já estive lá no inverno. Por estar num planalto a 2100 metros, ela possui média de janeiro de -5ºC. É muito comum mínimas de -10ºC e máximas de 8°C. Já vi lá dias de mínimas de -23°C e máximas de 0°C, também. Quando chega a frente, é neve na certa. Lá não chove no inverno. É só neve. Em julho a média é de 20ºC, podendo chegar aos 35ºC nos dias mais quentes. Como a UR é baixa, o verão é bem tranquilo. Acho o clima de Flagstaff-AZ sensacional, por ser frio e seco, com nevascas (várias) no inverno. Eu custumo acompanhá-la por esta webcam: http://www.nau.edu/webcam/flag-reilly/ . Em janeiro esse campus fica tapado de neve!

 

Tucson, no sul do AZ, é mais tranquila. Por estar a 800 metros as máximas de verão ficam na casa dos 42°C/43°C, não é que nem Phoenix que chega aos 48ºC. Tucson é fresca :twisted: O último julho teve média de 30°C e o último janeiro teve média de 8ºc, sendo a mínima absoluta de -6°C e a máxima absoluta ficou em 22ºC, sendo igualzinha à São Joaquim, a cidade mais fria do Brasil, neste julho :oops:

 

Torales, no Texas Dallas coloca qualquer cidade do RS e da Província de Buenos Aites no chinelo!

 

Ah, já ia esquecendo. Em fevereiro de 1998 peguei uma mínima próxima a 0°C em Phoenix/AZ

 

Vocês nunca ouviram falar de Albuquerque :?:

 

Essa também, Vicente. Tem várias cidades por lá dignas de nota.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.