Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico único - condições do tempo em Julho


Marcos
 Share

Recommended Posts

ontem eu estive em porto alegre, numa viagem que eu fiz com o pessoal da faculdade ( Univille - Geografia ) , fomos visitar o museu de ciencias e tecnologia da PUC , que por sinal eh um otimo museu , muito legal mesmo, bom gostei muito de porto alegre, mas o centro da cidade proximo ao mercado publico , achei as cosntrucoes bonitas, mas precisam de uma boa pintura , nakeles belos predios, mas a coisa negativa , de la foi o numero de mendigos, e tb o pessoal dos camelos, muito mal encarados,

 

mas falando do clima. bruno , qdo fomos ate o museu, a gente passou pelo gasometro, e depois tinha um grande parque e vi um pe de ipe roxo , todo florido , nao sei se eh o mesmo que vc falou , era um parque grande e com pista para caminhadas. tava muito quente em porto alegre, os termometro da rua marcavam 29 graus, muito mais quente que joinville, tinha muito sol , parecia verao . mas a cidade de porto alegre meagradou muito, muitos e belos parques ,uma cidsade bem caracteristica de primeiro mundo apesar dos problemas, valeu muito apena mesmo ..

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Realmente um lixo o prognóstico acima de 7 dias. Nenhuma confiabilidade. Tão confiável como jogar uma moeda para cima.

 

Luiz, eu nem vou falar tudo que eu to pensando, mas, vai achar algo de bom pra fazer, ou vc vai acabar velho e sozinho (^^)

 

Alexandre, não estou achando tão lixo assim, pelo menos no NCEP. Não se prevê frio e o frio não vem!

 

:)

Link to comment
Share on other sites

Realmente um lixo o prognóstico acima de 7 dias. Nenhuma confiabilidade. Tão confiável como jogar uma moeda para cima.

 

Luiz, eu nem vou falar tudo que eu to pensando, mas, vai achar algo de bom pra fazer, ou vc vai acabar velho e sozinho (^^)

 

Alexandre, não estou achando tão lixo assim, pelo menos no NCEP. Não se prevê frio e o frio não vem!

 

:)

 

Não faço a mínima questão de que fale. Não se esqueça que há regras aqui.

 

Volte ao assunto do tópico. Não falo como Luiz, mas como moderador. Se isto não ficou claro, já está dito.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Realmente um lixo o prognóstico acima de 7 dias. Nenhuma confiabilidade. Tão confiável como jogar uma moeda para cima.

 

Luiz, eu nem vou falar tudo que eu to pensando, mas, vai achar algo de bom pra fazer, ou vc vai acabar velho e sozinho (^^)

 

Alexandre, não estou achando tão lixo assim, pelo menos no NCEP. Não se prevê frio e o frio não vem!

 

:)

 

Não faço a mínima questão que fale.

 

Volte ao assunto do tópico. Não falo como Luiz, mas como moderador. Se isto não ficou claro, já está dito.

 

Sds.,

 

sério, acho super legal essa importancia que me dás aqui (^^) vc retruca todas as mensagens, devia ser banido do site (^^)

 

E alexandre, lixop não são as rodadas e sim esse tempo quente de Julho!!!!!

Link to comment
Share on other sites

ontem eu estive em porto alegre, numa viagem que eu fiz com o pessoal da faculdade ( Univille - Geografia ) , fomos visitar o museu de ciencias e tecnologia da PUC , que por sinal eh um otimo museu , muito legal mesmo, bom gostei muito de porto alegre, mas o centro da cidade proximo ao mercado publico , achei as cosntrucoes bonitas, mas precisam de uma boa pintura , nakeles belos predios, mas a coisa negativa , de la foi o numero de mendigos, e tb o pessoal dos camelos, muito mal encarados,

 

mas falando do clima. bruno , qdo fomos ate o museu, a gente passou pelo gasometro, e depois tinha um grande parque e vi um pe de ipe roxo , todo florido , nao sei se eh o mesmo que vc falou , era um parque grande e com pista para caminhadas. tava muito quente em porto alegre, os termometro da rua marcavam 29 graus, muito mais quente que joinville, tinha muito sol , parecia verao . mas a cidade de porto alegre meagradou muito, muitos e belos parques ,uma cidsade bem caracteristica de primeiro mundo apesar dos problemas, valeu muito apena mesmo ..

 

David, a pior parte da cidade é o centro. Esse é o principal tema de debates entre urbanistas, arquitetos, ambientalistas e políticos. o que uns querem, outros não deixam e, com isso, ele vai se degradando. O resto da cidade é show. Gosto muito.

 

Voltando ao tema do tópico (antes que Luiz nos castre), o Ipê que viste fica no parque Marinha do Brasil (que pega boa parte da orla do Guaíba) e eu costumo frequentar o Parque Moinhos de Vento. mas não duvido que diversos outros Ip~es estejam na mesma situação.

 

Ontem foi o terceiro pico de veranico que presencio neste outono-inverno. Tiveste um pouco de azar neste quesito, pois hoje já está bem mais agradável (agora 15ºC), mas não FRIO! :evil:

 

Está realmente ruim este período, mas repetindo o que já vinha falando há algum tempo, o problema é mecânico. Estaria acreditando piamente no aquecimento global se estivéssemos sendo enxurrados de MPs e elas não proporcionassem nada de frio. Apenas leves refrescos. Eu, como um bom grafista, mapista e modelista verifico que o frio existe e o problema está na rota que as frentes vem tomando. Elas sistematicamente são desviadas para o oceano. Não vem nada continental. Como o caio costuma falar, presenciamos frequentemente "desperdícios polares". Ela surge no pacífico com uma bela alta e na entrada do continente opta pelo oceano raspando o sul do RS mais específicamente no parelelo 30ºS. Esta MP que atua neste momento sobre p RS é um exemplo. Está nos pegando de raspão, taanto que depois de amanhã já fará calor no RS. A pergunta a ser feita é: POR QUÊ O AR FRIO NÃO INGRESSA MAIS PELO CONTINENTE? POR QUÊ A BAIXA DO CHACO ESTÁ TÃO ATUANTE? ELA JÁ ESTEVE ASSIM ANTES?

 

O engraçado é que em Maio qualquer porcaria entrava pelo continente, mas não tinha frio o suficiente para nos alegrar. Agora que tem frio, a mecânica não favorece. Essa mecânica oscilante é outra coisa que faz o cara ficar louco, principalmente porque ela sempre nos desfavorece na bonança.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, sofre o deslocamento do ar frio. Precisamos de uma boa ondulação no jato polar, com uma boa linha de baixas para que possamos ter ar polar continental entrando... esta ondulação impede o deslocamento da massa de ar pelo oceano...

 

Os modelos chegaram a dar isso para o dia do encontro. Chegaram...

Link to comment
Share on other sites

Bom, na minha humilde opiniao, e a mais de um ano eu tento apostar e ninguem me dá esse prazer, a explicação está abaixo:

 

EU EU EU , O TROPICO DESCEU!

 

Quem quiser ver frio e neve decentes, como tinhamos a 10, 15 anos atrás no inverno, que vá pra cordilheira. Ou pra algum lugar que tenha clima temperado....

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Bom, na minha humilde opiniao, e a mais de um ano eu tento apostar e ninguem me dá esse prazer, a explicação está abaixo:

 

EU EU EU , O TROPICO DESCEU!

 

Quem quiser ver frio e neve decentes, como tinhamos a 10, 15 anos atrás no inverno, que vá pra cordilheira. Ou pra algum lugar que tenha clima temperado....

 

abraços

 

Então por quê ele não desceu na Austrália? Aliás, lá ele subiu!!

 

Por esta constatação o eixo da terra teria sofrido uma modificação, beneficiando, no quesito frio, os habitantes do hemisfério norte ocidental e do hemisfério sul oriental. Claro que isso não ocorreu, mas esta seria a consequência.

Link to comment
Share on other sites

Bom, na minha humilde opiniao, e a mais de um ano eu tento apostar e ninguem me dá esse prazer, a explicação está abaixo:

 

EU EU EU , O TROPICO DESCEU!

 

Quem quiser ver frio e neve decentes, como tinhamos a 10, 15 anos atrás no inverno, que vá pra cordilheira. Ou pra algum lugar que tenha clima temperado....

 

abraços

 

Se desceu, não desceu ou se descerá... peço que abram um tópico em separado. ;-)

 

Att;.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

sério, acho super legal essa importancia que me dás aqui (^^) vc retruca todas as mensagens, devia ser banido do site (^^)

 

Deve estar ocorrendo alguma falha de comunicação aqui. O que eu disse não era um pedido. Aceite e pronto. Melhor parar de retrucar. :wink:

 

Att.,

Link to comment
Share on other sites

Os modelos tem oscilado tanto nas últimas rodagens, principalmente nesta semana e especialmente hoje (para pior), que é mais do que impossível fazer alguma previsão de longo alcance.

 

Quando achavamos que já tinhamos presenciado o pior, o buraco parece ser cada vez mais negro e a queda sem fim. Julho tem tudo pra repetir o que foi junho, esperaremos até os últimos dias do mês para presenciarmos alguma invasão polar mais acentuada.

 

O que ainda me dá espereança é ver que o anticiclone monstro próximo ao encontro permanece em todas as rodadas, as de hoje infelizmente não indicaram que ele consegue se deslocar do pacífico para cá. Ainda tem muita àgua a rolar...

Link to comment
Share on other sites

Tudo se encaminha para ser um dos julhos mais quentes da história.

 

deixando de lado o outro

 

arrisco até achar que esse será o mais quente, e se não vier um frio tardio quem sabe um dos piores invernos.

É que eu ja vi alguns julhos onde a temperatura minima ficou alta, mas abaixo de 10. Neste ano nada de frio se justifica atraves das rodadas...

acho que os modelos estão indo bem, retiram todo o frio muitos dias antes e seguem sem devolve-los...

agora, entende-se por frio, FRIO, por favor, eheh

Link to comment
Share on other sites

Tudo se encaminha para ser um dos julhos mais quentes da história.

 

...mas não o mais quente. A propósito, os modelos de clima estavam corretos. Apesar disso, penso que os de curto/médio prazo ainda nos pregarão alguma peça este mês.

 

Sds.,

 

... e os modelos de longo prazo estavam certos quanto ainda no início do outono sugeriam um inverno com temperaturas acima da média. É exatamente o que estamos vendo!

Link to comment
Share on other sites

A exatos 6 anos um intenso anticiclone com 1050hpa começava a penetrar no continente sul-americano. Este verdadeiro monstro chegaria com a força de 1040hpa ao norte da Argentina no dia 11 puxado por uma potente baixa pressão na altura das Malvinas. No mesmo dia 11 a neve dava o ar da sua graça em diversas cidades brasileiras, no que seria a última grande onda de frio registrada no Brasil. Talvez uma das maiores da história recente!

 

"Tempo bom não volta mais, saudade que me traz..."

Link to comment
Share on other sites

A exatos 6 anos um intenso anticiclone com 1050hpa começava a penetrar no continente sul-americano. Este verdadeiro monstro chegaria com a força de 1040hpa ao norte da Argentina no dia 11 puxado por uma potente baixa pressão na altura das Malvinas. No mesmo dia 11 a neve dava o ar da sua graça em diversas cidades brasileiras, no que seria a última grande onda de frio registrada no Brasil. Talvez uma das maiores da história recente!

 

"Tempo bom não volta mais, saudade que me traz..."

 

Não me torture, Caio...

Link to comment
Share on other sites

APESAR DOS CHORAMIGÕES, A MÃE NATUREZA ESTÁ PREMIANDO, ATÉ O MOMENTO, COM O MELHOR INVERNO PARA AS FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO (MAÇÃ, PÊSSEGO, UVA, ETC...), FRUTAS QUE EXIGEM FRIO REGULAR, SEM EXTREMOS, E POR ORA, ESTÁ SENDO O MELHOR INVERNO DOS ÚLTMOS 37 ANOS. PORÉM, COMO ELE COMEÇOU CEDO, O TIRO SAIRÁ PELA CULATRA, POIS UNIDADES DE FRIO BEM ACIMA DA MÉDIA NA MAIORIA DAS ÁREAS PRODUTORAS ALTAS, ATÉ PALMAS ESTÁ INDO BEM, SIGNIFICA QUE A BROTAÇÃO VIRÁ MAIS CEDO QUE O NORMAL E A GEADA LÁ NA FRENTE PODERÁ FAZER A SUA COLHEITA.... :( :cry: :cry:

Link to comment
Share on other sites

Ar frio penetrando já no sul do Brasil, Porto Alegre está com Céu limpo e 12ºC, Santa Maria com 07ºC, enquanto Montevideo está com 07ºC e Mar del Plata com apenas 03ºC.

 

O ar frio tambem já se faz presente em Assunção com 15ºC, ontem neste horario 24ºC.

 

Quarta-feira já teremos máxima de 28ºC em Porto Alegre. Essa é a nova regra...

Link to comment
Share on other sites

Ar frio penetrando já no sul do Brasil, Porto Alegre está com Céu limpo e 12ºC, Santa Maria com 07ºC, enquanto Montevideo está com 07ºC e Mar del Plata com apenas 03ºC.

 

O ar frio tambem já se faz presente em Assunção com 15ºC, ontem neste horario 24ºC.

 

Quarta-feira já teremos máxima de 28ºC em Porto Alegre. Essa é a nova regra...

 

É um legítimo peido polar :lol: onde Porto Alegre corre o risco de não baixar dos 10 graus nessa madrugada, embora os 7 graus de Santa Maria sejam uma marca razoável nesses tempos de vacas magras.

Link to comment
Share on other sites

Ar frio penetrando já no sul do Brasil, Porto Alegre está com Céu limpo e 12ºC, Santa Maria com 07ºC, enquanto Montevideo está com 07ºC e Mar del Plata com apenas 03ºC.

 

O ar frio tambem já se faz presente em Assunção com 15ºC, ontem neste horario 24ºC.

 

Quarta-feira já teremos máxima de 28ºC em Porto Alegre. Essa é a nova regra...

 

Já teremos na terça-feira !!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Ar frio penetrando já no sul do Brasil, Porto Alegre está com Céu limpo e 12ºC, Santa Maria com 07ºC, enquanto Montevideo está com 07ºC e Mar del Plata com apenas 03ºC.

 

O ar frio tambem já se faz presente em Assunção com 15ºC, ontem neste horario 24ºC.

 

Quarta-feira já teremos máxima de 28ºC em Porto Alegre. Essa é a nova regra...

 

É um legítimo peido polar :lol: onde Porto Alegre corre o risco de não baixar dos 10 graus nessa madrugada, embora os 7 graus de Santa Maria sejam uma marca razoável nesses tempos de vacas magras.

 

Pior que eu estanquei em 11,X° a 2 horas, e POA já tem a honra e o mérito de estar menos fria do que Torres e com a mesma temperatura de Tramandaí.

Eu tenho 11,4° com 91% no momento, e o céu está riscado de cirrus. Todo o estado, fora POA e o Litoral Norte, já baixou dos 10°...

Porém, vamos baixar dos 10°, sim... vamos aos 9°. :(

Com certeza teremos a maior mínima do RS. ](*,)

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Santa Maria com 04ºC e Canoas com 05ºC são os destaques nesta manhã, já o Salgado Filho está com 08ºC marca até razoavel.

 

Ou Canoas ou o Salgado Filho está errado. São aeroporto praticamente colados e posicionaod sob uma mesma planície. Não há se quer um morro em volta de um ou outro. Pegando o Rio de Janeiro como exemplo, seria o mesmo que dizer que em Ipanema fez 5ºC e no Leblon ficou nos 8ºC.

 

Não confio naqueles dados.

 

O frio até que foi razoável. Fez 2ºC em Canela e deve ter geado legal. O problema é que ele já vai embora hj!! E o calor volta a reinar. Isso é que não dá para engolir...

Link to comment
Share on other sites

Acabou de passar uma linha de instabilidade da frente por aqui, com algumas rajadas (70 Km/h em Viracopos e 78 Km/h no Cepagri) e chuva de 13mm.

O bom é a chuva, visto que não haverá queda de temperatura.

Por acaso há alguma tendência de bloqueio se formando em 500 mb daqui 4-5 dias? Olhando os mapas considerei esta hipótese, não sei se está correto.

Link to comment
Share on other sites

Graças a Deus eu errei na minha previsão. O INMET de POA bateu 8,1°, eu tive 9,1° e Torres deu estagnados 9,9°. Tramandaí teve 9,7° às 7 h, e está totalmente sem vento!

 

Quanto aos aeroportos, parece haver algo errado com o Salgado Filho. O Torales vem batendo nessa tecla a tempos e, de fato, eu mesmo muitas vezes rivalizo com o frio do aeroporto. O detalhe é que eu registro minhas temperaturas dentro de um pátio fechado e mal ventilado, enquanto que o aero é generosamente aberto!

 

Quanto ao aquecimento amanhã, o ar frio foge rapidinho, rapidinho para o continente, e ainda por cima o tempo vai ficar instável. Típica entrada de ar tropical.

Isso me embra muito o ano de 1995, quando vinha frio em tiro curtíssimo e depois o tempo se instabilizava, ficava úmido, cheio de nuvens e morno. Pelo menos fez muito frio no final daquele junho, agosto teve frio intenso... e a primavera foi fria.

 

Porém, diferente daquele ano, 2006 tem muito menos bloqueios. Ao menos a dinâmica é mais favorável à gangorra do que dias a fio com calor.

Link to comment
Share on other sites

Vamos sonhar de novo :

 

Olhem o modelo NOAA GFS para dia 6 de Agosto com NEVE para Lagoa Vermelha, com temps negativas em quase todo o interior.

 

Há exatamente 30 anos atrás Lagoa Vermelha, Vacaria, Bom Jesus, São Joaquim, Lages e Chapecó amanheceram cobertos de neve.

 

Há uns dias atrás, esse mesmo modelo mostrava algo muito parecido com isso para o dia 21/07 e até comentamos, de forma muito animada, essa previsão.

Na boa, essa é uma opinião bem pessoal: só está valendo à pena observar esses modelos uma semana antes do acontecimento previsto.

Se fosse levar a sério mesmo, esses modelos de médio prazo, minha cidade teria hipotéticas ondas de frio históricas a cada 1 mês e, ao mesmo tempo, jamais teria temperaturas mínimas abaixo de 10 graus.

Link to comment
Share on other sites

Vamos sonhar de novo :

 

Olhem o modelo NOAA GFS para dia 6 de Agosto com NEVE para Lagoa Vermelha, com temps negativas em quase todo o interior.

 

Há exatamente 30 anos atrás Lagoa Vermelha, Vacaria, Bom Jesus, São Joaquim, Lages e Chapecó amanheceram cobertos de neve.

 

Há uns dias atrás, esse mesmo modelo mostrava algo muito parecido com isso para o dia 21/07 e até comentamos, de forma muito animada, essa previsão.

Na boa, essa é uma opinião bem pessoal: só está valendo à pena observar esses modelos uma semana antes do acontecimento previsto.

Se fosse levar a sério mesmo, esses modelos de médio prazo, minha cidade teria hipotéticas ondas de frio históricas a cada 1 mês e, ao mesmo tempo, jamais teria temperaturas mínimas abaixo de 10 graus.

 

Outra. Se não me engano este não é o modelo do NOAA.

 

O Luis Gustavo tem razão. Não dá para dar credibilidade a estes modelos de longo alcance.

Link to comment
Share on other sites

Vamos sonhar de novo :

 

Olhem o modelo NOAA GFS para dia 6 de Agosto com NEVE para Lagoa Vermelha, com temps negativas em quase todo o interior.

 

Há exatamente 30 anos atrás Lagoa Vermelha, Vacaria, Bom Jesus, São Joaquim, Lages e Chapecó amanheceram cobertos de neve.

 

Há uns dias atrás, esse mesmo modelo mostrava algo muito parecido com isso para o dia 21/07 e até comentamos, de forma muito animada, essa previsão.

Na boa, essa é uma opinião bem pessoal: só está valendo à pena observar esses modelos uma semana antes do acontecimento previsto.

Se fosse levar a sério mesmo, esses modelos de médio prazo, minha cidade teria hipotéticas ondas de frio históricas a cada 1 mês e, ao mesmo tempo, jamais teria temperaturas mínimas abaixo de 10 graus.

 

Outra. Se não me engano este não é o modelo do NOAA.

 

O Luis Gustavo tem razão. Não dá para dar credibilidade a estes modelos de longo alcance.

 

Alem de 5 dias, é só chute/esperança, mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Se fosse levar a sério mesmo, esses modelos de médio prazo, minha cidade teria hipotéticas ondas de frio históricas a cada 1 mês e, ao mesmo tempo, jamais teria temperaturas mínimas abaixo de 10 graus.

 

Imaginou Gustavo, que maravilha??? hahahaha :lol:

Esse modelo que o Arnaldo citou é o Global Acoplado, do CPTEC/INPE.

Link to comment
Share on other sites

Vamos sonhar de novo :

 

Olhem o modelo NOAA GFS para dia 6 de Agosto com NEVE para Lagoa Vermelha, com temps negativas em quase todo o interior.

 

Há exatamente 30 anos atrás Lagoa Vermelha, Vacaria, Bom Jesus, São Joaquim, Lages e Chapecó amanheceram cobertos de neve.

 

Há uns dias atrás, esse mesmo modelo mostrava algo muito parecido com isso para o dia 21/07 e até comentamos, de forma muito animada, essa previsão.

Na boa, essa é uma opinião bem pessoal: só está valendo à pena observar esses modelos uma semana antes do acontecimento previsto.

Se fosse levar a sério mesmo, esses modelos de médio prazo, minha cidade teria hipotéticas ondas de frio históricas a cada 1 mês e, ao mesmo tempo, jamais teria temperaturas mínimas abaixo de 10 graus.

 

Outra. Se não me engano este não é o modelo do NOAA.

 

O Luis Gustavo tem razão. Não dá para dar credibilidade a estes modelos de longo alcance.

 

 

Tem razão o modelo é INPE..já arrumei.

Coloquei aqui apenas como curiosidade, pq acho q afinal "sonhar faz parte" :wink: :wink:

Link to comment
Share on other sites

 

Quanto aos aeroportos, parece haver algo errado com o Salgado Filho. O Torales vem batendo nessa tecla a tempos e, de fato, eu mesmo muitas vezes rivalizo com o frio do aeroporto. O detalhe é que eu registro minhas temperaturas dentro de um pátio fechado e mal ventilado, enquanto que o aero é generosamente aberto!

 

Eu confiaria nos dados do Salgado Filho caso eles não fossem totalmente diferentes nos dois últimos invernos, onde ele andava lado a lado com a Base Aérea de Canoas, que era, no máximo, um grau mais fria.

 

"Era" um dos pontos mais frios da cidade. Agora é o mesmo que as áreas urbanas. Questão para se pensar, onde é mais frio, no aeroporto, área aberta, ou na tua casa/Inmet?

 

Atualmente o Salgado Filho, há pouquíssimos km de distância marca entre 2 a 4 graus acima de Canoas.

Link to comment
Share on other sites

Vamos sonhar de novo :

 

Olhem o modelo NOAA GFS para dia 6 de Agosto com NEVE para Lagoa Vermelha, com temps negativas em quase todo o interior.

 

Há exatamente 30 anos atrás Lagoa Vermelha, Vacaria, Bom Jesus, São Joaquim, Lages e Chapecó amanheceram cobertos de neve.

 

Há uns dias atrás, esse mesmo modelo mostrava algo muito parecido com isso para o dia 21/07 e até comentamos, de forma muito animada, essa previsão.

Na boa, essa é uma opinião bem pessoal: só está valendo à pena observar esses modelos uma semana antes do acontecimento previsto.

Se fosse levar a sério mesmo, esses modelos de médio prazo, minha cidade teria hipotéticas ondas de frio históricas a cada 1 mês e, ao mesmo tempo, jamais teria temperaturas mínimas abaixo de 10 graus.

 

Outra. Se não me engano este não é o modelo do NOAA.

 

O Luis Gustavo tem razão. Não dá para dar credibilidade a estes modelos de longo alcance.

 

 

Tem razão o modelo é INPE..já arrumei.

Coloquei aqui apenas como curiosidade, pq acho q afinal "sonhar faz parte" :wink: :wink:

 

Mais uma onda de frio fracassada e mais uma intervenção minha no BAZ, apenas pontual em meio a minha greve!

 

Esta onda de frio de agora (09/07-10/07) também já foi bem grande no GFS e no INPE em prazos maiores, e deu no que deu! Um peidinho fraco, que não conseguiu baixar de zero nem em SJ! Isso pra mim não é frio!!!

E seguem as megas ultra-hiper anomalias para julho, como eu previ antes!

 

Quanto a agosto, desistam!!! A onda do dia 21 (quando farei minha prxima aparição para comentar o seu fracasso) já foi um elefante polar e agora está quase sumida. Se esfriar, vai ser talvez até menos que este peidinho de agora, apenas com uma duração maior!

Portanto, recomendo não criarem ilusões. Todos os modelos climáticos sinalizam o inverno astronômico mais quente em muito, muito tempo!!! Se um modelo meteorológico mostra monstros polares para 15-20 dias, isso não quer dizer nada, uma vez que tratam-se de modelos de previsão de curto prazo, que notadamente não funcionam com mais de 7-10 dias!!! PAra este período, olhem modelos climáticos!!

 

Vai ser algo tipo 1995, vindo logo depois de um 2005, que conseguiu ser pior que 1995 e 2002! Estamos muito bem arranjados!!!

 

E o pior: Eu eu eu, o trópico desceu, só aqui no Brasil!! Realmente o frio tem bombado na oceania e na AFS. Acho que só para confirmar nosso estigma de pais tropical (agora inteiramente tropical, pois o frio de SJ já virou frio de altitude, he he he)! Conversei com o Alexandre por telefone e minha suspeita aumentou ainda mais! Esses nossos invernos quentes e sem neve (a nossa "descida" do trópico) não teriam algo a ver com a devastação da Floresta Amazônica?? Somos a únoca região subtropical do mundo que está logo adiante de uma mega reserva florestal equatorial em franco processo de destruição!! Dou razão aos gringos: Invadam ou comprem a mazônia, porque se depender dessa "raça" incompetente chamada de "brasileira", nossa neve aqui no sul acaba já já!!!

 

Volto ao meu silêncio mais uma vez, prometendo retornar no dia 22/07, para avacalhar com o frio do super-hiper-mega monstro polar que apareceu no INPE e no GFS a algum tempo e que o pessoal daqui insiste em se iludir, mesmo se tratando de previsões isoladas, com mais de 10 dias de antecipação!!!!! Teremos mais um peidinho polar!

 

Abraços tropicalientes!! E viva o bundalêlê!!!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Conversei com o Caio ontem por telefone e comentei com ele sobre o meu espanto em relação a drástica mudança de tendência no padrão dos nossos invernos a partir de 2001.

 

Em 2000 presenciamos um inverno histórico. A sensação era de que Porto Alegre tinha 700 metros de altitude. Foi um período maravilhoso a la Caxias do Sul. A região das hortências pôde saborear a sensação de estar a 1400 metros de altitude e São Joaquim bateu nos 2000 metros! O ano anterior, 1999, foi igualmente muito bom. Teve neve em abril e maio. Um julho bom e agosto nivoso. Em 1996 e 1994 os invernos também foram ótimos. Aquela foto do pórtico de Gramado coberta de neve foi tirada em 1994. Vcs sabem qual é a altitude daquele pórtico? Exatos 605 metros sobre o nível médio do mar!! No entanto, a partir de 2001 entramos num período amargo onde jamais imaginaríamos que ele pudesse durar até 2006 (e pode se alongar ainda mais!). Ao menos alguma intercalação entre 3 anos ruins e um bom seria aceitável, mas o que se vê é a inoperância das massas de ar frio perante o nosso país. Parece um guri tentanto chegar no mulherão, mas não consegue criar coragem. Só pode ter se queimado em algum momento, pois antes chegava e fazia o serviço completo. Por quê o guri perdeu coragem da noite para o dia? Em 2000 pegava até Ana Hickmann e a Gisele Bünchen (Acre e sul do Amazonas) sem precisar de muito xalálá. Luana Piovani (SP) e Daniele Winits (RS - oferecida que qualquer um pega) estavam sempre no papo. Com a entrada no novo milênio o guri tomou um choque que até agora não se sabe os motivos. Ficou tímido!! Mal consegue pegar a Preta Gil (Uruguay) e anda com muitas dificuldades de sair da saia da mãe e da vovó (Argentina e Chile).

 

Quem será que traumatizou o guri!!??

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vamos sonhar de novo :

 

Olhem o modelo NOAA GFS para dia 6 de Agosto com NEVE para Lagoa Vermelha, com temps negativas em quase todo o interior.

 

Há exatamente 30 anos atrás Lagoa Vermelha, Vacaria, Bom Jesus, São Joaquim, Lages e Chapecó amanheceram cobertos de neve.

 

Há uns dias atrás, esse mesmo modelo mostrava algo muito parecido com isso para o dia 21/07 e até comentamos, de forma muito animada, essa previsão.

Na boa, essa é uma opinião bem pessoal: só está valendo à pena observar esses modelos uma semana antes do acontecimento previsto.

Se fosse levar a sério mesmo, esses modelos de médio prazo, minha cidade teria hipotéticas ondas de frio históricas a cada 1 mês e, ao mesmo tempo, jamais teria temperaturas mínimas abaixo de 10 graus.

 

Outra. Se não me engano este não é o modelo do NOAA.

 

O Luis Gustavo tem razão. Não dá para dar credibilidade a estes modelos de longo alcance.

 

 

Tem razão o modelo é INPE..já arrumei.

Coloquei aqui apenas como curiosidade, pq acho q afinal "sonhar faz parte" :wink: :wink:

 

Mais uma onda de frio fracassada e mais uma intervenção minha no BAZ, apenas pontual em meio a minha greve!

 

Esta onda de frio de agora (09/07-10/07) também já foi bem grande no GFS e no INPE em prazos maiores, e deu no que deu! Um peidinho fraco, que não conseguiu baixar de zero nem em SJ! Isso pra mim não é frio!!!

E seguem as megas ultra-hiper anomalias para julho, como eu previ antes!

 

Quanto a agosto, desistam!!! A onda do dia 21 (quando farei minha prxima aparição para comentar o seu fracasso) já foi um elefante polar e agora está quase sumida. Se esfriar, vai ser talvez até menos que este peidinho de agora, apenas com uma duração maior!

Portanto, recomendo não criarem ilusões. Todos os modelos climáticos sinalizam o inverno astronômico mais quente em muito, muito tempo!!! Se um modelo meteorológico mostra monstros polares para 15-20 dias, isso não quer dizer nada, uma vez que tratam-se de modelos de previsão de curto prazo, que notadamente não funcionam com mais de 7-10 dias!!! PAra este período, olhem modelos climáticos!!

 

Vai ser algo tipo 1995, vindo logo depois de um 2005, que conseguiu ser pior que 1995 e 2002! Estamos muito bem arranjados!!!

 

E o pior: Eu eu eu, o trópico desceu, só aqui no Brasil!! Realmente o frio tem bombado na oceania e na AFS. Acho que só para confirmar nosso estigma de pais tropical (agora inteiramente tropical, pois o frio de SJ já virou frio de altitude, he he he)! Conversei com o Alexandre por telefone e minha suspeita aumentou ainda mais! Esses nossos invernos quentes e sem neve (a nossa "descida" do trópico) não teriam algo a ver com a devastação da Floresta Amazônica?? Somos a únoca região subtropical do mundo que está logo adiante de uma mega reserva florestal equatorial em franco processo de destruição!! Dou razão aos gringos: Invadam ou comprem a mazônia, porque se depender dessa "raça" incompetente chamada de "brasileira", nossa neve aqui no sul acaba já já!!!

 

Volto ao meu silêncio mais uma vez, prometendo retornar no dia 22/07, para avacalhar com o frio do super-hiper-mega monstro polar que apareceu no INPE e no GFS a algum tempo e que o pessoal daqui insiste em se iludir, mesmo se tratando de previsões isoladas, com mais de 10 dias de antecipação!!!!! Teremos mais um peidinho polar!

 

Abraços tropicalientes!! E viva o bundalêlê!!!!

 

O problema é que, mesmo em anos ruins, sempre tínhamos mega-ultra-blaster invasões polares. Foi assim em 2002, 2003 e 2005. Ano passado foi meio modesto mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Conversei com o Caio ontem por telefone e comentei com ele sobre o meu espanto em relação a drástica mudança de tendência no padrão dos nossos invernos a partir de 2001.

 

Em 2000 presenciamos um inverno histórico. A sensação era de que Porto Alegre tinha 700 metros de altitude. Foi um período maravilhoso a la Caxias do Sul. A região das hortências pôde saborear a sensação de estar a 1400 metros de altitude e São Joaquim bateu nos 2000 metros! O ano anterior, 1999, foi igualmente muito bom. Teve neve em abril e maio. Um julho bom e agosto nivoso. Em 1996 e 1994 os invernos também foram ótimos. Aquela foto do pórtico de Gramado coberta de neve foi tirada em 1994. Vcs sabem qual é a altitude daquele pórtico? Exatos 605 metros sobre o nível médio do mar!! No entanto, a partir de 2001 entramos num período amargo onde jamais imaginaríamos que ele pudesse durar até 2006 (e pode se alongar ainda mais!). Ao menos alguma intercalação entre 3 anos ruins e um bom seria aceitável, mas o que se vê é a inoperância das massas de ar frio perante o nosso país. Parece um guri tentanto chegar no mulherão, mas não consegue criar coragem. Só pode ter se queimado em algum momento, pois antes chegava e fazia o serviço completo. Por quê o guri perdeu coragem da noite para o dia. Em 2000 pegava até Ana Hickmann e a Gisele Bünchen (Acre e sul do Amazonas) sem precisar de muito xalálá. Karina Bacchi (SP) e Daniele Winits (RS - oferecida que qualquer um pega) estavam sempre no papo. Com a entrada no novo milênio o guri tomou um choque que até agora não se sabe os motivos. Ficou tímido!! Mal consegue pegar a Preta Gil (Uruguay) e anda com muitas dificuldades de sair da saia da mãe e da vovó (Argentina e Chile).

 

Quem será que traumatizou o guri!!??

 

Hahaha, tem que dar um viagra para o menino. :lol:

Poxa, interessante (e terrível) essa hipótese da devastação amazônica e sua influência no nosso clima. O estranho (sem relacionar com essa hipótese) é que temos alteração no regime de temperatura, mas nem tanto na precipitação.

Link to comment
Share on other sites

Conversei com o Caio ontem por telefone e comentei com ele sobre o meu espanto em relação a drástica mudança de tendência no padrão dos nossos invernos a partir de 2001.

 

Em 2000 presenciamos um inverno histórico. A sensação era de que Porto Alegre tinha 700 metros de altitude. Foi um período maravilhoso a la Caxias do Sul. A região das hortências pôde saborear a sensação de estar a 1400 metros de altitude e São Joaquim bateu nos 2000 metros! O ano anterior, 1999, foi igualmente muito bom. Teve neve em abril e maio. Um julho bom e agosto nivoso. Em 1996 e 1994 os invernos também foram ótimos. Aquela foto do pórtico de Gramado coberta de neve foi tirada em 1994. Vcs sabem qual é a altitude daquele pórtico? Exatos 605 metros sobre o nível médio do mar!! No entanto, a partir de 2001 entramos num período amargo onde jamais imaginaríamos que ele pudesse durar até 2006 (e pode se alongar ainda mais!). Ao menos alguma intercalação entre 3 anos ruins e um bom seria aceitável, mas o que se vê é a inoperância das massas de ar frio perante o nosso país. Parece um guri tentanto chegar no mulherão, mas não consegue criar coragem. Só pode ter se queimado em algum momento, pois antes chegava e fazia o serviço completo. Por quê o guri perdeu coragem da noite para o dia? Em 2000 pegava até Ana Hickmann e a Gisele Bünchen (Acre e sul do Amazonas) sem precisar de muito xalálá. Luana Piovani (SP) e Daniele Winits (RS - oferecida que qualquer um pega) estavam sempre no papo. Com a entrada no novo milênio o guri tomou um choque que até agora não se sabe os motivos. Ficou tímido!! Mal consegue pegar a Preta Gil (Uruguay) e anda com muitas dificuldades de sair da saia da mãe e da vovó (Argentina e Chile).

 

Quem será que traumatizou o guri!!??

 

Perfeita comparação :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Conversei com o Caio ontem por telefone e comentei com ele sobre o meu espanto em relação a drástica mudança de tendência no padrão dos nossos invernos a partir de 2001.

 

Em 2000 presenciamos um inverno histórico. A sensação era de que Porto Alegre tinha 700 metros de altitude. Foi um período maravilhoso a la Caxias do Sul. A região das hortências pôde saborear a sensação de estar a 1400 metros de altitude e São Joaquim bateu nos 2000 metros! O ano anterior, 1999, foi igualmente muito bom. Teve neve em abril e maio. Um julho bom e agosto nivoso. Em 1996 e 1994 os invernos também foram ótimos. Aquela foto do pórtico de Gramado coberta de neve foi tirada em 1994. Vcs sabem qual é a altitude daquele pórtico? Exatos 605 metros sobre o nível médio do mar!! No entanto, a partir de 2001 entramos num período amargo onde jamais imaginaríamos que ele pudesse durar até 2006 (e pode se alongar ainda mais!). Ao menos alguma intercalação entre 3 anos ruins e um bom seria aceitável, mas o que se vê é a inoperância das massas de ar frio perante o nosso país. Parece um guri tentanto chegar no mulherão, mas não consegue criar coragem. Só pode ter se queimado em algum momento, pois antes chegava e fazia o serviço completo. Por quê o guri perdeu coragem da noite para o dia? Em 2000 pegava até Ana Hickmann e a Gisele Bünchen (Acre e sul do Amazonas) sem precisar de muito xalálá. Luana Piovani (SP) e Daniele Winits (RS - oferecida que qualquer um pega) estavam sempre no papo. Com a entrada no novo milênio o guri tomou um choque que até agora não se sabe os motivos. Ficou tímido!! Mal consegue pegar a Preta Gil (Uruguay) e anda com muitas dificuldades de sair da saia da mãe e da vovó (Argentina e Chile).

 

Quem será que traumatizou o guri!!??

 

Hahahaha,muito engraçado!Me escangalhei de rir aqui! :lol: :D

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.