Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico único - condições do tempo em Julho


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Modelo norte-americano, na saída das 18Z, volta a insistir na chance de frio e neve na segunda-feira (24/07). É o dia seguinte ao final de semana do encontro nacional do BAZ. O que vai ter de gente esticando. Se tiver chance pretendo esticar a estada. Analise completa depois com o Caio, pois o moço caprichou ontem.

Link to comment
Share on other sites

Modelo norte-americano, na saída das 18Z, volta a insistir na chance de frio e neve na segunda-feira (24/07). É o dia seguinte ao final de semana do encontro nacional do BAZ. O que vai ter de gente esticando. Se tiver chance pretendo esticar a estada. Analise completa depois com o Caio, pois o moço caprichou ontem.

 

Essa rodada aponta uma bela alta continental e o ciclone:

534318arlplot0wz.th.gif

 

Além disso, o Eta 20 começa a indicar a entrada de alta pressão na Argentina no dia 19, que seria aquela prevista também pelo global/INPE.

Quem sabe não acontece igual a 2000, quando o frio foi realimentado? Não custa sonhar :wink:

Link to comment
Share on other sites

Modelo norte-americano, na saída das 18Z, volta a insistir na chance de frio e neve na segunda-feira (24/07). É o dia seguinte ao final de semana do encontro nacional do BAZ. O que vai ter de gente esticando. Se tiver chance pretendo esticar a estada. Analise completa depois com o Caio, pois o moço caprichou ontem.

 

Essa rodada aponta uma bela alta continental e o ciclone:

534318arlplot0wz.th.gif

 

Além disso, o Eta 20 começa a indicar a entrada de alta pressão na Argentina no dia 19, que seria aquela prevista também pelo global/INPE.

Quem sabe não acontece igual a 2000, quando o frio foi realimentado? Não custa sonhar :wink:

 

Realimentação de ar frio não é privilégio do ano 2000. Isso normal ocorrer todo ano e em diversas situações. A diferença é que em 2000 foram 4 realimentações de cavalo polar. Quatro gerações de puro sangue em apenas 15 dias!!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, frio muito intenso na Austrália!! :twisted:

 

Só para massacrar, o conservador Weather Channel está dando máxima de 9° a 11° para Melbourne e Adelaide nos próximos dias, mínima (um tanto duvidosa) de 4° para Sydney, de -1° para a oceânica Hobart, -3° para Canberra e 2° para Melbourne. Nessa última cidade, previsão de -4° a 850 hpa para amanhã. Sydney terá 2° a 850 hpa.

 

Aqui, por enquanto, um violento bloqueio, sendo na verdade um recuo do jato e a entrada de calor. A prova é que tive amplitude térmica de 15,0°, variando de 10,3° a 25,3°, porém a u.r. baixou de 100% para apenas 60%! :shock: Com o aquecimento de hoje, a u.r. deveria ficar entre 40/45%, o que prova que o ar frio não só enfraqueceu, como houve a penetração de calor e umidade do Chaco.

Foi uma tarde um tanto abafada em POA... e muita gente sofrendo com os casacos da manhã! :shock: #-o

 

A pouco tinha 20,2° com 76%.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, frio muito intenso na Austrália!! :twisted:

 

Só para massacrar, o conservador Weather Channel está dando máxima de 9° a 11° para Melbourne e Adelaide nos próximos dias, mínima (um tanto duvidosa) de 4° para Sydney, de -1° para a oceânica Hobart, -3° para Canberra e 2° para Melbourne. Nessa última cidade, previsão de -4° a 850 hpa para amanhã. Sydney terá 2° a 850 hpa.

 

Aqui, por enquanto, um violento bloqueio, sendo na verdade um recuo do jato e a entrada de calor. A prova é que tive amplitude térmica de 15,0°, variando de 10,3° a 25,3°, porém a u.r. baixou de 100% para apenas 60%! :shock: Com o aquecimento de hoje, a u.r. deveria ficar entre 40/45%, o que prova que o ar frio não só enfraqueceu, como houve a penetração de calor e umidade do Chaco.

Foi uma tarde um tanto abafada em POA... e muita gente sofrendo com os casacos da manhã! :shock: #-o

 

A pouco tinha 20,2° com 76%.

 

estou falando com o meu cunhado neste exato momento direto de Sydney-Aussie pelo MSN. Ele não consegue acreditar que aqui o nosso inverno está pífio. Disse que lá tá frio direto, as vezes até mais forte que os padrões de Caxias do Sul, sua cidade natal. É dose...

 

Sobre o pessoal que saiu de sobre tudo hj, só lamento. Hj fui trabalhar com mangas arregaçadas. No elevador subi com um colega (cearense) de sobre tudo e ele me chamou de louco. Falei: "espera! Daqui a pouco eu volta a conversar contigo" No final do dia pude ver ele carregando seu grosso sobretudo nas mãos sob uma temperatura de 23ºC :lol:

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, frio muito intenso na Austrália!! :twisted:

 

Só para massacrar, o conservador Weather Channel está dando máxima de 9° a 11° para Melbourne e Adelaide nos próximos dias, mínima (um tanto duvidosa) de 4° para Sydney, de -1° para a oceânica Hobart, -3° para Canberra e 2° para Melbourne. Nessa última cidade, previsão de -4° a 850 hpa para amanhã. Sydney terá 2° a 850 hpa.

 

Aqui, por enquanto, um violento bloqueio, sendo na verdade um recuo do jato e a entrada de calor. A prova é que tive amplitude térmica de 15,0°, variando de 10,3° a 25,3°, porém a u.r. baixou de 100% para apenas 60%! :shock: Com o aquecimento de hoje, a u.r. deveria ficar entre 40/45%, o que prova que o ar frio não só enfraqueceu, como houve a penetração de calor e umidade do Chaco.

Foi uma tarde um tanto abafada em POA... e muita gente sofrendo com os casacos da manhã! :shock: #-o

 

A pouco tinha 20,2° com 76%.

 

estou falando com o meu cunhado neste exato momento direto de Sydney-Aussie pelo MSN. Ele não consegue acreditar que aqui o nosso inverno está pífio. Disse que lá tá frio direto, as vezes até mais forte que os padrões de Caxias do Sul, sua cidade natal. É dose...

 

Sobre o pessoal que saiu de sobre tudo hj, só lamento. Hj fui trabalhar com mangas arregaçadas. No elevador subi com um colega (cearense) de sobre tudo e ele me chamou de louco. Falei: "espera! Daqui a pouco eu volta a conversar contigo" No final do dia pude ver ele carregando seu grosso sobretudo nas mãos sob uma temperatura de 23ºC :lol:

 

Não satisfeitos em se encher de roupa, ainda estranham quem não se comporta dessa maneira :lol: Realmente as pessoas se vestem olhando o calendário.

Link to comment
Share on other sites

Como prometido continuo a acompanhar e tentar desenvolver uma análise amadora que ofereça aos amigos participantes deste espaço um resumo das rodadas, e a tendência colocada pelos modelos de longo prazo para o período do encontro anual e nacional do BAZ.

 

A expectativa segue crescendo a medida que nos aproximamos do final de semana do encontro. Ainda que não tenhamos um cenário estável a longo prazo, as últimas rodadas dão conta então de que o sofrimento será grande até que o modelo GFS entre no campo das 120hs antecedentes ao grande evento. O que deve acontecer por volta da segunda-feira da próxima semana.

Ou seja ainda há muito o que mudar nas próximas horas, e como de praxe os modelos seguiram este mesmo raciocínio no dia de hoje.

 

As mudanças ocorridas no dia de hoje chegaram até, pela apreensão do momento, a sugerir da minha parte uma possível mudança de data do encontro. Não entendam esta sugestão como um balde de àgua fria para quem espera a explosão do anticiclone, o que acontece é que a explosão (sim ela virá!) foi retardada numa rodada muito confiável que é a das 12Z. Portanto não há motivos para pânico. O anticiclone continua lá, firme e forte, veremos agora o que se seguiu hoje nos principais modelos.

 

As rodadas das 0Z, 6Z, 12Z e 18Z continuaram mantendo a formação de um potente e grande anticiclone no pacífico sul na semana antecedente ao encontro do BAZ. O que se viu hoje não foi novidade nos últimos dias, como mencionado anteriormente o modelo variou novamente bastante no que diz respeito a trajetória e ao tempo de deslocamento deste monstro polar.

 

Das três primeiras rodadas do dia a pior foi a das 0Z, sem muita alteração nas 6Z seguida de uma rodada menos pior nas 12Z. Aí reside uma grande parcela da minha preocupação. As rodadas mais confiáveis, conforme observação do nosso amigo Alexandre, são as 0Z e 12Z. Todas elas continuaram a indicar o fortalecimento dos ventos em 250mb posicionados sobre o centro da Argentina, formando uma verdadeira muralha impedindo o deslocamento do anticiclone polar. Chega a ser impressionante a força que estes ventos tomam com a aproximação da alta.

 

No entanto na rodada das 12Z o vento começou a ceder e indicou uma diminuição por volta do dia 25 abrindo caminho para o deslocamento deste ar frio. O que resultaria numa erupção, ainda que já enfraquecida, muito próxima ao último final de semana do mês. Dessa análise partiu a sugestão.

 

A tendência de diminuição dos ventos desfavoráveis em 250mb foi primeiramente apontada na rodada das 12Z. Agora a rodada das 18Z veio não somente a confirmar como antecipar a entrada do anticiclone, coincidindo quase que simultâneamente como o encontro do BAZ.

E tem mais! Além do enfraquecimento dos ventos desfavoráveis em altos níveis esta rodada foi a tal ponto de possibilitar uma entrada de ar frio anterios ao mais forte esperado por nós. Viram quanta variação? Então vamos ao melhor cenário do dia!

 

Já entre quinta e sexta-feira a rodada das 18Z aponta a forte diminuição da corrente de jato e a formação de uma frente-fria sobre o RS. Esta frente estaria acompanhada de um anticilone continental com centro de 1024mb que já proporcionaria um sábado frio para os bazianos. Esta erupção seria rapidamente substituída por uma nova frente-fria que chegaria com força no domingo associada a um forte sistema de baixa pressão no Prata!

 

Cenário dos sonhos no horizonte: a corrente de jato é enfraquecida, um rápido sistema frontal associado a um médio anticiclone polar projeta-se sobre o sul do Brasil abrindo caminho no domigo para a chegada da violenta frente-fria associada ao ar frio mais forte do ano até o momento. Ainda que o modelo insista num cenário pouco provável onde mesmo com a atuação da baixa entre domingo e terça-feira o centro mais forte do anticiclone não chegaria a por os seus pés no sul do Brasil, por experiência própria não há como uma baixa profunda como aponta na rodada das 18Z não jogue a alta pressão para o interior do continente, mesmo que o centro mais forte não atinja o sul do Brasil.

 

Aqui no BAZ já conhecemos a teoria dos ciclos, a teoria das luas mais fortes, existe também a teoria da tendência e ainda é possível notar quem siga a teoria do achômetro. Esta onda de frio está colocando em prova todas essas teorias.

 

A tendência segue:

 

- O anticiclone vai se formar

 

- A tendência de diminuição do jato em 250mb foi mantida em duas rodadas

 

- O ar frio, cedo ou tarde, chega ao sul do Brasil

 

- O coração dos bazianos continua sendo colocado a prova

 

Ainda bem que eu fiz o meu check-up médico semana passada!

Link to comment
Share on other sites

Caio, apenas complementando à tua excelente análise, gostaria de lembrar da estatística. Apesar da extrapolação do passado não significar nada para a previsão do futuro, os dados estatísticos sempre surpreendem com as suas informações. Podemos dizer que por um intervalo de confiança de 99% essa onda de frio deverá atingir o sul do Brasil. Apenas em 1% dos casos isso não ocorreria, pois acho que somente uma vez a cada 100 anos os meses de junho e julho não apresentam uma onda de frio de forte intensidade. Não deve ser dessa vez, apesar de que o cenário realmente é preocupante.

Link to comment
Share on other sites

Sei que esta mensagem está totalmente fora do tópico!! Mas a assinatura do Vicente é a de longe a mais divertida que vi no BAZ desde que aqui cheguei. Estou rindo até agora!!! :lol: :lol: :lol:

Moderadores se sintam a vontade para deletar!

Parabéns pela assinatura Vicente e por compartilhá-la conosco.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

http://futebolez.blogs.sapo.pt/57499.html

 

Melhor são as montagens com o Crouch :lol:

 

PREFIRO QUE NÃO COLOQUES ESTE TIPO DE ASSINATURA, DE VIOLÊNCIA JÁ TEMOS O NOTICIÁRIO E O DIA A DIA. QUANTO MENOS SE COLOCAR ESTE OU OUTROS TIPOS SEMELHANTES, MELHOR, É A NOSSA PEQUENA PARTE QUE ESTAREMOS FAZENDO..

 

GRATO

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, frio muito intenso na Austrália!! :twisted:

 

Só para massacrar, o conservador Weather Channel está dando máxima de 9° a 11° para Melbourne e Adelaide nos próximos dias, mínima (um tanto duvidosa) de 4° para Sydney, de -1° para a oceânica Hobart, -3° para Canberra e 2° para Melbourne. Nessa última cidade, previsão de -4° a 850 hpa para amanhã. Sydney terá 2° a 850 hpa.

 

Aqui, por enquanto, um violento bloqueio, sendo na verdade um recuo do jato e a entrada de calor. A prova é que tive amplitude térmica de 15,0°, variando de 10,3° a 25,3°, porém a u.r. baixou de 100% para apenas 60%! :shock: Com o aquecimento de hoje, a u.r. deveria ficar entre 40/45%, o que prova que o ar frio não só enfraqueceu, como houve a penetração de calor e umidade do Chaco.

Foi uma tarde um tanto abafada em POA... e muita gente sofrendo com os casacos da manhã! :shock: #-o

 

A pouco tinha 20,2° com 76%.

 

estou falando com o meu cunhado neste exato momento direto de Sydney-Aussie pelo MSN. Ele não consegue acreditar que aqui o nosso inverno está pífio. Disse que lá tá frio direto, as vezes até mais forte que os padrões de Caxias do Sul, sua cidade natal. É dose...

 

Sobre o pessoal que saiu de sobre tudo hj, só lamento. Hj fui trabalhar com mangas arregaçadas. No elevador subi com um colega (cearense) de sobre tudo e ele me chamou de louco. Falei: "espera! Daqui a pouco eu volta a conversar contigo" No final do dia pude ver ele carregando seu grosso sobretudo nas mãos sob uma temperatura de 23ºC :lol:

 

 

Interessante estes exemplos de cidades Australianas porem lembro q a comparação deve ser feita com cidades com a mesma latitude e altitude. Assim:

 

Adelaide e Sydney = Buenos Aires

Canberra = San Rafael

Melbourne = Mar del Plata

 

Para comparar com alguma cidade gaúcha encontrei " Perth " q equivale a Rio Grande (e tbem é litorênea ) : http://www.wunderground.com/global/stations/94610.htmlhttp://www.wunderground.com/global/stations/94610.html

De qualquer maneira mesmo assim lá está bem mais frio!!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, frio muito intenso na Austrália!! :twisted:

 

Só para massacrar, o conservador Weather Channel está dando máxima de 9° a 11° para Melbourne e Adelaide nos próximos dias, mínima (um tanto duvidosa) de 4° para Sydney, de -1° para a oceânica Hobart, -3° para Canberra e 2° para Melbourne. Nessa última cidade, previsão de -4° a 850 hpa para amanhã. Sydney terá 2° a 850 hpa.

 

Aqui, por enquanto, um violento bloqueio, sendo na verdade um recuo do jato e a entrada de calor. A prova é que tive amplitude térmica de 15,0°, variando de 10,3° a 25,3°, porém a u.r. baixou de 100% para apenas 60%! :shock: Com o aquecimento de hoje, a u.r. deveria ficar entre 40/45%, o que prova que o ar frio não só enfraqueceu, como houve a penetração de calor e umidade do Chaco.

Foi uma tarde um tanto abafada em POA... e muita gente sofrendo com os casacos da manhã! :shock: #-o

 

A pouco tinha 20,2° com 76%.

 

estou falando com o meu cunhado neste exato momento direto de Sydney-Aussie pelo MSN. Ele não consegue acreditar que aqui o nosso inverno está pífio. Disse que lá tá frio direto, as vezes até mais forte que os padrões de Caxias do Sul, sua cidade natal. É dose...

 

Sobre o pessoal que saiu de sobre tudo hj, só lamento. Hj fui trabalhar com mangas arregaçadas. No elevador subi com um colega (cearense) de sobre tudo e ele me chamou de louco. Falei: "espera! Daqui a pouco eu volta a conversar contigo" No final do dia pude ver ele carregando seu grosso sobretudo nas mãos sob uma temperatura de 23ºC :lol:

 

 

Interessante estes exemplos de cidades Australianas porem lembro q a comparação deve ser feita com cidades com a mesma latitude e altitude. Assim:

 

Adelaide e Sydney = Buenos Aires

Canberra = San Rafael

Melbourne = Mar del Plata

 

Para comparar com alguma cidade gaúcha encontrei " Perth " q equivale a Rio Grande (e tbem é litorênea ) : http://www.wunderground.com/global/stations/94610.htmlhttp://www.wunderground.com/global/stations/94610.html

De qualquer maneira mesmo assim lá está bem mais frio!!

 

Tens razão, mas de qualquer forma o frio lá está avançando muito bem para as latitudes mais baixas, o que não diferencia muito os valores de Sydney para outra 500 km mais ao norte. Dê uma olhada nos mapas e confirme.

Link to comment
Share on other sites

Ninguém acessou?

 

O modelo acoplado do INPE recolocou a onda de frio nos dias 22 e 23. Na rodada das 00Z de 12/07/2006 ele prevê temperaturas de 3ºC para Lages. Prestemos atenção não aos valores, mas ao que isso significa. Estes dias todos o acoplado tirou e recolocou a(s) onda(s) de frio em datas diferentes, menos na do encontro. Dançou que dançou, no final situou-a novamente no final de semana do EBAZ. Além de reafirmar a tendência das datas chave que estabeleci no mês de Junho (!!!), demonstra quão instáveis se encontram os modelos. A onda de 26/07 sai de cena e mantém-se aquela de Agosto, em 10/08, semelhante à da data do encontro. Fiquemos atentos.

 

O ENSEMBLE de hoje tirou-nos o frio, está péssimo. A última rodada, porém, não me pareceu confiável.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Onde foi a chuva,pois pelo que sei todos os Institutos erraram feio .

 

Paulo, pelo jeito não costumas observar imagens de satélite, pois ontem uma grande área de instabilidade cobriu boa parte do RS!!!

Com temporias e tudo!

 

Algumas dicas:

 

http://br.weather.com/maps/regioesdomundo/intlamericadosul/brasilsulsatlite_large.html

 

e

 

http://www.wxsat.com/arg.jpg

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

O recorde do mês para Porto Alegre foi dia 08 com 28,2ºC, agora ao meio-dia já está com 29ºC caminhando para os 30ºC na capital gaucha.Já Santa Maria e Pelotas ambas aguardando a chegada da frente com 28ºC.

 

Em Buenos Aires o tempo já virou e a temperatura é de 24ºC

 

E para aqueles que pensam que calor no inverno é privilégio dos anos 90 (ou mais recente),... às vésperas da onda de frio de Agosto de 1965, São Paulo bateu em "gradáveis" 33,6ºC.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Ninguém acessou?

 

O modelo acoplado do INPE recolocou a onda de frio nos dias 22 e 23. Na rodada das 00Z de 12/07/2006 ele prevê temperaturas de 3ºC para Lages. Prestemos atenção não aos valores, mas ao que isso significa. Estes dias todos o acoplado tirou e recolocou a(s) onda(s) de frio em datas diferentes, menos na do encontro. Dançou que dançou, no final situou-a novamente no final de semana do EBAZ. Além de reafirmar a tendência das datas chave que estabeleci no mês de Junho (!!!), demonstra quão instáveis se encontram os modelos. A onda de 26/07 sai de cena e mantém-se aquela de Agosto, em 10/08, semelhante à da data do encontro. Fiquemos atentos.

 

O ENSEMBLE de hoje tirou-nos o frio, está péssimo. A última rodada, porém, não me pareceu confiável.

 

Sds.,

 

Entendi isso também, por isso disse que continuava a indicação de algo entre o dia 20-23. O americano das 06z indicou alguma coisa (mesmo fraco, o que importa é continuar mantendo a tendência) para o dia 20-21, enquanto o Inpe para os dias 22-23.

Link to comment
Share on other sites

Outra bomba de rodada esta das 12Z. Pra quem como eu esperava uma grande variação dos modelos hoje, estamos assistindo na verdade a estabilização do pior cenário. Por enquanto Julho tem sido pra riscar da memória.

Depois da rodada das 18Z tem o "pronunciamento oficial", esperando por mudanças...é claro!

Link to comment
Share on other sites

Se esse inverno está uma gangorra, então acabamos de bater de cabeça no teto, arrancando o forro e as telhas com toda a força!!

 

No momento, estou com a maior temperatura já registrada num mês de julho aqui em casa: 29,7°!!!! :shock: :shock: :shock: Com certeza baterei em 30° e será o único registro desse valor para julho!

 

E estamos com um bom vento N por aqui, muita estabilidade com cirrus e cirrustratus! Dia de verão!! 8)

Link to comment
Share on other sites

Outra bomba de rodada esta das 12Z. Pra quem como eu esperava uma grande variação dos modelos hoje, estamos assistindo na verdade a estabilização do pior cenário. Por enquanto Julho tem sido pra riscar da memória.

Depois da rodada das 18Z tem o "pronunciamento oficial", esperando por mudanças...é claro!

 

Ao que se vê, ignorastes minha mensagem e a do Marcelo.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Acabei de concluir um estudo para o mes de agosto, e ele nao é nada legal.

 

Temperatura estara +2.4 acima da media em varias regioes.

 

Chuva em torno de 133milimitros

 

Dados sujeitos a mudanças, pois é a primeira vez que utilizo os mesmo.

 

A princípio, quente. Entre a dança dos modelos, já tivemos indicação de onda de frio no meio e final do mês. Nas últimas rodadas, será um mês quente e sem nada interessante.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.