Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico único - condições do tempo em Julho


Marcos
 Share

Recommended Posts

Pelo Inpe das 12z o frio pode surpreender no RS e SC. Mas a alta pressão vai muito rápido para o oceano, vai ser tiro curto. (Quem sabe não seja um tiro bem dado, hehe)

Para cá, apenas a expectativa de alguma precipitação para o dia 10. E o Frio? Cade?? Alguém chama ele!! :twisted: :evil: :roll:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O Rio de Janeiro teve a madrugada mais fria do ano :

 

A madrugada desta quinta-feira foi a mais fria do ano no Rio de Janeiro. A temperatura mínima foi de 12,2 graus no Alto da Boa Vista , já no Santos Dumont deu 18,0ºC.

 

Realmente este Alto da Boa Vista tem seus milagres....

 

Cara, Esses dados do Santos Dummond são ridiculos!!! Tem algo errado, ou então a estacao fica na cabeceira da pista do Aeroporto, de fronte da baia da guanabara..... só pode ser....Ontem passei por aquela região por volta das 22:00h e os termometros já batiam os 18°C e 17°C. Aqui em casa bateu nos 14,6°C de madrgada.

 

VALEU!!!

Link to comment
Share on other sites

Acabei de receber um amigo meu carioca no aeroporto e que está vindo de mudança para POA. O cara tava atrolhado de roupa sob uma temperatura de 16°C. A primeira coisa que ele me disse foi: "brother! aqui não tá frio!". Bom, tive que responder de uma forma que ele pudesse entender. Disse que o aquecimento global era uma realidade e que essa era a tendência daqui para frente :lol: :lol: . Ao menos dei um tiro bem dado no mito que existe no centro do país de que aqui é a Sibéria brasileira. Ficar explicando que a PDO tá positiva, a SOI tá negativa ou que aqui estamos sob um período do crioulo doido seria papo para louco para ele. Ao menos assim eu torno o frio, quando ele resolver dar as caras, uma surpresa agradável para mim e para ele. Não vou precisar me explicar quando ele estivar passando calor por aqui.

Link to comment
Share on other sites

O Rio de Janeiro teve a madrugada mais fria do ano :

 

A madrugada desta quinta-feira foi a mais fria do ano no Rio de Janeiro. A temperatura mínima foi de 12,2 graus no Alto da Boa Vista , já no Santos Dumont deu 18,0ºC.

 

Realmente este Alto da Boa Vista tem seus milagres....

 

Cara, Esses dados do Santos Dummond são ridiculos!!! Tem algo errado, ou então a estacao fica na cabeceira da pista do Aeroporto, de fronte da baia da guanabara..... só pode ser....Ontem passei por aquela região por volta das 22:00h e os termometros já batiam os 18°C e 17°C. Aqui em casa bateu nos 14,6°C de madrgada.

 

VALEU!!!

 

Assim como o Alto da Boa Vista não reflete a realidade da cidade o S. Dummont também não Carlos!!! Afinal de contas é um aero em uma ilha!!! Portanto se quiseres relatar algo "mais proximo da realidae" utilize a temperatura do Galeão (chegou a 15ºC Lá). Enquanto a Z.oente ficou com minimas variando entre 13ºC e 14ºC. Ou seja se o ABV é uma animalia o S.Dummont tmabém é.

Hoje mais uma noite fria aqui no Rio e devido a nebulosidade a máxima foi bem menor que a de ontem: 25,2ºC por aqui.

No momento 14,9ºC - a minima deve ficar no 12ºC - 13ºC

 

Abraços

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aeroportos Rio 0:00

 

Santa Cruz: 13ºC :shock:

Galeao: 17ºC

S.Dumont: 20ºC :evil: :evil:

Jacarepagua (19:00) 16ºC - Estranho este dado!

Afonsos: 15ºC

 

Estações Geo Rio

 

Guaratiba (00:22) 14,9ºC

S.Cristovão: 18,4ºC

 

Como vemos diferenças de 7ºC dentro da mesma cidade!! E como sempre o S.Dumont como a grande fornalha carioca

 

Hoje no ABV quem sabe não bate nos 10ºC

Link to comment
Share on other sites

Acabei de receber um amigo meu carioca no aeroporto e que está vindo de mudança para POA. O cara tava atrolhado de roupa sob uma temperatura de 16°C. A primeira coisa que ele me disse foi: "brother! aqui não tá frio!". Bom, tive que responder de uma forma que ele pudesse entender. Disse que o aquecimento global era uma realidade e que essa era a tendência daqui para frente :lol: :lol: . Ao menos dei um tiro bem dado no mito que existe no centro do país de que aqui é a Sibéria brasileira. Ficar explicando que a PDO tá positiva, a SOI tá negativa ou que aqui estamos sob um período do crioulo doido seria papo para louco para ele. Ao menos assim eu torno o frio, quando ele resolver dar as caras, uma surpresa agradável para mim e para ele. Não vou precisar me explicar quando ele estivar passando calor por aqui.

 

Durante o fórum social mundial em janeiro teve gente que levou roupas pesadas na mala :lol: teve uns alunos duma escola de ensino fundamental de uma cidade satélite de Brasília que vieram entrouxados no final do inverno, não me lembro se era agosto ou setembro, e achavam que Porto Alegre estava sujeita a nevascas :shock: O mito da Sibéria Brasileira ainda é muito forte

Link to comment
Share on other sites

Certa vez durante o verão, num domingo, estávamos almoçando em uma churrascaria aqui de Passo Fundo, quando parou um ônibus de excursão oriundo do Nordeste (não lembro o estado) e desçeram para almoçar ali. Haviam duas senhoras de seus 60, 70 anos. Ambas usando blusas de lã. Blusas finas, mas de lã. E assim ficaram o tempo todo. A temperatura devia estar no mínimo uns 25º C. Achei aquilo surreal e hilário. Valeu cada tostão pago pelo espeto corrido.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

No meio de todo esse marasmo horroroso surge uma boa notícia. O NCEP acaba de colocar uma senhora nevasca para São Joaquim e adjacentes para terça e quarta-feira da outra semana (semana anterior ao encontro), mantendo o ar frio até o fds do encontro :o

 

Apesar de nenhuma previsão de longo prazo ter se confirmado até agora, nessa eu creio que deverá vir e digo o porquê. Se não for dessa vez, esse seria o primeiro inverno de toda a minha vida onde não iria presenciar uma massa de ar frio de forte intensidade durante os meses de junho e julho. Como eu não creio que isso ocorrerá tão cedo, essa MP deve se confirmar. É estatístico!

Link to comment
Share on other sites

Brasília teve a madrugada mais fria do ano :

 

A madrugada de hoje foi a mais fria do ano em Brasília. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 11,4°C de temperatura mínima. O recorde anterior era de 11,8°C no dia 20 de maio. No aeroporto de Brasília, a mínima registrada foi de 10,1°C.

 

Quando morei em BSB a mínima absoluta daquele inverno (2004) foi de uns 7,XºC no Inmet. Na minha casa ficou nos 9,8ºC. Naquele mesmo dia a máxima ficou nos 17ºC e com muito sol! Foi um frio de ingresso polar com sensação de frio durante o dia todo, o que é extremamente atípico para a região.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Ronaldo, os piores meses de julho em termos de frio, que a minha memória meteorológica registrou, foram em ordem decrescente de "fiasco": 1º 1986(por favor de novo 1986 nãooooooooo)

2º 1987

3º 1995

OBS: a diferença é que em 1995 houve uma compensação em agosto com vários episódios de chuva congelada( não foi granular, foi aquele gelinho maior e mais opaco).

Link to comment
Share on other sites

seria esse o pior julho de todos?

 

NÃO, JÁ TIVEMOS JULHOS MUITO RUINS, 95 FOI UM, 86 OUTRO, 87 TAMBÉM.

 

EM S.JOAQUIM O PIOR FOI EM 1977 COM 13,1°C DE MÉDIA. 12,3°C EM 1995 E 12,4ºC EM 1987

 

 

Em 87 pelo menos teve junho bom, não?? Em Curitiba ficou na média, e se não me engano, teve um episódio de frio bem forte, com bôas geadas no Paraná!!!

Já 1995, no Paraná acho q só fez frio bom em setembro, foi um lixo de inverno!!!

Julho em curitiba, desde 2000, tem sido ruim, ou médio, nunca frio!!! Na melhor das hipóteses, ficou na média!!! :evil: :x

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

seria esse o pior julho de todos?

 

NÃO, JÁ TIVEMOS JULHOS MUITO RUINS, 95 FOI UM, 86 OUTRO, 87 TAMBÉM.

 

EM S.JOAQUIM O PIOR FOI EM 1977 COM 13,1°C DE MÉDIA. 12,3°C EM 1995 E 12,4ºC EM 1987

 

 

Em 87 pelo menos teve junho bom, não?? Em Curitiba ficou na média, e se não me engano, teve um episódio de frio bem forte, com bôas geadas no Paraná!!!

Já 1995, no Paraná acho q só fez frio bom em setembro, foi um lixo de inverno!!!

Julho em curitiba, desde 2000, tem sido ruim, ou médio, nunca frio!!! Na melhor das hipóteses, ficou na média!!! :evil: :x

 

Sds.

Não foi em 87 que nevou pela última vez em Curitiba?

Link to comment
Share on other sites

Decepcionei-me muito com o Boletim da Metsul. Diz que teremos pouco ou quase nhum frio em julho

 

Já preparei meu calção de praia!

Acho que com a Temperatura que fez hoje já dá para se esticar na beira-mar!

 

lamentável!

 

Embora a esperança seja a última que não morre!

 

Se isso realmente acontecer, estaríamos presenciando um inverno histórico onde nenhuma MP de intesidade significativa teria ingressado o sul do Brasil nos dois meses mais frios do ano, junho e julho.

 

Para constatação, a estação de San Luis, Valle de Pancanta (1600 metros de altitude e 33ºS) está registrando uma anomalia positiva enorme para este mês de julho até agora!! A média para os primeiros 6 dias de julho está em 13,1ºC, sendo que o normal seria algo ao redor de 5ºC/6ºc. Anomalia de +- +7ºC!! E olha que as perspectivas para o restante do mês ainda são duvidosas. Nada confirmado até agora.

 

Tudo isso corrobora com a teoria do espelho, onde o mês de janeiro na américa do norte se assemelha ao mês de julho na américa do sul. A anomalia positiva em NY neste janeiro/2006 foi de +5ºC. Em compensação fevereiro matou a pau. O inverno na europa não teve um janeiro ruim, mas, daí, a correlação deveria ser feita, acho eu, com o sul da África.

Link to comment
Share on other sites

No meio de todo esse marasmo horroroso surge uma boa notícia. O NCEP acaba de colocar uma senhora nevasca para São Joaquim e adjacentes para terça e quarta-feira da outra semana (semana anterior ao encontro), mantendo o ar frio até o fds do encontro :o

 

Apesar de nenhuma previsão de longo prazo ter se confirmado até agora, nessa eu creio que deverá vir e digo o porquê. Se não for dessa vez, esse seria o primeiro inverno de toda a minha vida onde não iria presenciar uma massa de ar frio de forte intensidade durante os meses de junho e julho. Como eu não creio que isso ocorrerá tão cedo, essa MP deve se confirmar. É estatístico!

 

 

Bruno

 

Tomara que esses prognósticos se confirmem, porque esse julho até agora, se não foi só lamentos, está com uma cara de 1995.

E estatisticamente esse período de 17 a 24 de julho tem na história várias nevascas.

Vamos fazer figa, rezar para que se acabe esse jejum de neve de uma vez por todos.

Esperança é a última que morre, aliás não morre, quem morre somos nós.

 

 

Saudações

 

__________________

Nazareno Rodrigues

QUE VENHA A NEVE, ESTOU CANSADO DE OUVIR QUE NÃO VAI MAIS NEVAR.

QUE NEVASCAS SÃO COISAS DO PASSADO!

Link to comment
Share on other sites

O boletim diz que a maioria dos dias de julho serão de pouco ou nenhum frio. Não significa um julho com ausência de frio. Mantemos o discurso de uma massa de ar polar mais forte na segunda quinzena de julho. Mas no final das contas verão vocês que foram 20/21 dias amenos ou quentes em julho e uns 9/10 de frio ou muito frio. Isso nas áreas normais, não em São Joaquim que é outro mundo. 99,7 % das pessoas vivem fora do ambiente de constante frio.

Link to comment
Share on other sites

Volto a repetir: desistam!

 

Este mês, assim como junho, não terá frio intenso. Alguns episódios pontuais, no máximo, razoáveis, serão registrados. Guardem suas energias para agosto, talvez mais próspero...

 

Abraços

 

Assino em baixo.Antes estava animado,mas diante de tais circunstancias concordo plenamente com você.

Só não concordo com agosto,pois tudo pode acontecer nesse mês:desde veranicos horrorosos como fortes ondas de frio(junho e julho já não costumam apresentar veranicos fortes),por tanto melhor tambem não alimentar esperanças pra agosto. :evil:

Link to comment
Share on other sites

Decepcionei-me muito com o Boletim da Metsul. Diz que teremos pouco ou quase nhum frio em julho

 

Já preparei meu calção de praia!

Acho que com a Temperatura que fez hoje já dá para se esticar na beira-mar!

 

lamentável!

 

Embora a esperança seja a última que não morre!

 

Se isso realmente acontecer, estaríamos presenciando um inverno histórico onde nenhuma MP de intesidade significativa teria ingressado o sul do Brasil nos dois meses mais frios do ano, junho e julho.

 

Para constatação, a estação de San Luis, Valle de Pancanta (1600 metros de altitude e 33ºS) está registrando uma anomalia positiva enorme para este mês de julho até agora!! A média para os primeiros 6 dias de julho está em 13,1ºC, sendo que o normal seria algo ao redor de 5ºC/6ºc. Anomalia de +- +7ºC!! E olha que as perspectivas para o restante do mês ainda são duvidosas. Nada confirmado até agora.

 

Tudo isso corrobora com a teoria do espelho, onde o mês de janeiro na américa do norte se assemelha ao mês de julho na américa do sul. A anomalia positiva em NY neste janeiro/2006 foi de +5ºC. Em compensação fevereiro matou a pau. O inverno na europa não teve um janeiro ruim, mas, daí, a correlação deveria ser feita, acho eu, com o sul da África.

 

Dezembro começou quebrando vários recordes de temperaturas mínimas na América do Norte, coisa que não aconteceu em Junho por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Decepcionei-me muito com o Boletim da Metsul. Diz que teremos pouco ou quase nhum frio em julho

 

Já preparei meu calção de praia!

Acho que com a Temperatura que fez hoje já dá para se esticar na beira-mar!

 

lamentável!

 

Embora a esperança seja a última que não morre!

 

Se isso realmente acontecer, estaríamos presenciando um inverno histórico onde nenhuma MP de intesidade significativa teria ingressado o sul do Brasil nos dois meses mais frios do ano, junho e julho.

 

Para constatação, a estação de San Luis, Valle de Pancanta (1600 metros de altitude e 33ºS) está registrando uma anomalia positiva enorme para este mês de julho até agora!! A média para os primeiros 6 dias de julho está em 13,1ºC, sendo que o normal seria algo ao redor de 5ºC/6ºc. Anomalia de +- +7ºC!! E olha que as perspectivas para o restante do mês ainda são duvidosas. Nada confirmado até agora.

 

Tudo isso corrobora com a teoria do espelho, onde o mês de janeiro na américa do norte se assemelha ao mês de julho na américa do sul. A anomalia positiva em NY neste janeiro/2006 foi de +5ºC. Em compensação fevereiro matou a pau. O inverno na europa não teve um janeiro ruim, mas, daí, a correlação deveria ser feita, acho eu, com o sul da África.

 

Dezembro começou quebrando vários recordes de temperaturas mínimas na América do Norte, coisa que não aconteceu em Junho por aqui.

 

É que este é o "espelho, espelho meu, existe...". Ele só agrado o Tio Sam :lol:

Link to comment
Share on other sites

Para mim é certo que vem esse frio. Como falei, é estatístico! Não podemos passar em branco este junho e julho. Só não sei ao certo se teremos neve. A previsão de neve, para mim, só com um dia de antecedência para dar "alguma tendência"...

 

Rezemos.

 

A melhor previsão de neve é o branqueamento progressivo do solo. Apenas quando o solo branqueia podemos ter absoluta certeza da neve brasileira. Ela é arisca... e ameaçada de extinção!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Saídas das 00Z e 06Z tiram a neve e parte do frio. Chamo a atenção para o alerta que constava ontem na página do NOAA:

 

MODEL COMPARISON (VALID FROM 00Z JUL 07)...OVER THE CONTINENT AND WESTERN ATLANTIC THE MODELS ARE IN GOOD AGREEMENT THROUGH 96-120 HRS. OVER THE EASTERN PACIFIC...HOWEVER...THEY ARE HAVING

PROBLEMS IN DEFINING THE PATTERN EVOLUTION. THIS IS PARTICULARLY

TRUE ON THE SOUTHERN STREAM...WHERE THEY DIFFER ON THE

INTENSITY/AMPLITUDE OF A TROUGH BETWEEN 96-120 HRS. THE

UNCERTAINTY IS HIGH DUE TO THE LACK OF SYNOPTIC DATA...SO

CONFIDENCE IN THE MEDIUM/LONG RANGE FORECAST IS LOW.

 

Os modelos estão com problema de falta de dados do sul do continente para inicialização. Logo, a confiabilidade das simulações a médio e longo prazo é baixa. De onde vem o frio ?

Link to comment
Share on other sites

Saídas das 00Z e 06Z tiram a neve e parte do frio. Chamo a atenção para o alerta que constava ontem na página do NOAA:

 

MODEL COMPARISON (VALID FROM 00Z JUL 07)...OVER THE CONTINENT AND WESTERN ATLANTIC THE MODELS ARE IN GOOD AGREEMENT THROUGH 96-120 HRS. OVER THE EASTERN PACIFIC...HOWEVER...THEY ARE HAVING

PROBLEMS IN DEFINING THE PATTERN EVOLUTION. THIS IS PARTICULARLY

TRUE ON THE SOUTHERN STREAM...WHERE THEY DIFFER ON THE

INTENSITY/AMPLITUDE OF A TROUGH BETWEEN 96-120 HRS. THE

UNCERTAINTY IS HIGH DUE TO THE LACK OF SYNOPTIC DATA...SO

CONFIDENCE IN THE MEDIUM/LONG RANGE FORECAST IS LOW.

 

Os modelos estão com problema de falta de dados do sul do continente para inicialização. Logo, a confiabilidade das simulações a médio e longo prazo é baixa. De onde vem o frio ?

 

Vem do pacífico! Modelos já "pegaram" a alta em formação e deslocamento!

Link to comment
Share on other sites

Saídas das 00Z e 06Z tiram a neve e parte do frio. Chamo a atenção para o alerta que constava ontem na página do NOAA:

 

MODEL COMPARISON (VALID FROM 00Z JUL 07)...OVER THE CONTINENT AND WESTERN ATLANTIC THE MODELS ARE IN GOOD AGREEMENT THROUGH 96-120 HRS. OVER THE EASTERN PACIFIC...HOWEVER...THEY ARE HAVING

PROBLEMS IN DEFINING THE PATTERN EVOLUTION. THIS IS PARTICULARLY

TRUE ON THE SOUTHERN STREAM...WHERE THEY DIFFER ON THE

INTENSITY/AMPLITUDE OF A TROUGH BETWEEN 96-120 HRS. THE

UNCERTAINTY IS HIGH DUE TO THE LACK OF SYNOPTIC DATA...SO

CONFIDENCE IN THE MEDIUM/LONG RANGE FORECAST IS LOW.

 

Os modelos estão com problema de falta de dados do sul do continente para inicialização. Logo, a confiabilidade das simulações a médio e longo prazo é baixa. De onde vem o frio ?

 

Vem do pacífico! Modelos já "pegaram" a alta em formação e deslocamento!

 

Vem do pólo. Via Pacífico.

Link to comment
Share on other sites

Saídas das 00Z e 06Z tiram a neve e parte do frio. Chamo a atenção para o alerta que constava ontem na página do NOAA:

 

MODEL COMPARISON (VALID FROM 00Z JUL 07)...OVER THE CONTINENT AND WESTERN ATLANTIC THE MODELS ARE IN GOOD AGREEMENT THROUGH 96-120 HRS. OVER THE EASTERN PACIFIC...HOWEVER...THEY ARE HAVING

PROBLEMS IN DEFINING THE PATTERN EVOLUTION. THIS IS PARTICULARLY

TRUE ON THE SOUTHERN STREAM...WHERE THEY DIFFER ON THE

INTENSITY/AMPLITUDE OF A TROUGH BETWEEN 96-120 HRS. THE

UNCERTAINTY IS HIGH DUE TO THE LACK OF SYNOPTIC DATA...SO

CONFIDENCE IN THE MEDIUM/LONG RANGE FORECAST IS LOW.

 

Os modelos estão com problema de falta de dados do sul do continente para inicialização. Logo, a confiabilidade das simulações a médio e longo prazo é baixa. De onde vem o frio ?

 

Vem do pacífico! Modelos já "pegaram" a alta em formação e deslocamento!

 

Vem do pólo. Via Pacífico.

 

Ok! :wink:

Link to comment
Share on other sites

Saídas das 00Z e 06Z tiram a neve e parte do frio. Chamo a atenção para o alerta que constava ontem na página do NOAA:

 

MODEL COMPARISON (VALID FROM 00Z JUL 07)...OVER THE CONTINENT AND WESTERN ATLANTIC THE MODELS ARE IN GOOD AGREEMENT THROUGH 96-120 HRS. OVER THE EASTERN PACIFIC...HOWEVER...THEY ARE HAVING

PROBLEMS IN DEFINING THE PATTERN EVOLUTION. THIS IS PARTICULARLY

TRUE ON THE SOUTHERN STREAM...WHERE THEY DIFFER ON THE

INTENSITY/AMPLITUDE OF A TROUGH BETWEEN 96-120 HRS. THE

UNCERTAINTY IS HIGH DUE TO THE LACK OF SYNOPTIC DATA...SO

CONFIDENCE IN THE MEDIUM/LONG RANGE FORECAST IS LOW.

 

Os modelos estão com problema de falta de dados do sul do continente para inicialização. Logo, a confiabilidade das simulações a médio e longo prazo é baixa. De onde vem o frio ?

 

Bom saber disso.

 

na rodada das 12Z ele dá pequena chance de neve exatamanete no fds do encontro.

Link to comment
Share on other sites

"Do nada" o sol apareceu por aqui e, imediatamente, começaram a cair pingos grossos, típico de chuva forte! :shock: Os Cb está se formando a N e NE de POA e indo para o litoral. O chão está um pouco molhado.

 

Agora, tenho 25,3° com 67%, depois de ter batido 26,3°. Mínima de 15,8° (fazia 20,6° às 20:30 de ontem!!). Há cumuluas e cumulus congestus se formando para todo o lado. Nem parece mês de julho.

 

Vou aproveitar para sair logo antes que passe o dia em casa.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.