Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico único - condições do tempo em Julho


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Há umas cinco rodadas os GFS já aponta a formação de um anticiclone muito forte no pacífico sul por volta do 18. Na 0Z ele coloca 1044mb posicionandos para "atacar" o continente. O acoplado também retornou com a possibilidade de frio intenso em sua última rodada.

Será a tão esperada onda de frio histórica?

 

O encontro do BAZ já está marcado para este período, reservem as suas estadias!

Link to comment
Share on other sites

Há umas cinco rodadas os GFS já aponta a formação de um anticiclone muito forte no pacífico sul por volta do 18. Na 0Z ele coloca 1044mb posicionandos para "atacar" o continente. O acoplado também retornou com a possibilidade de frio intenso em sua última rodada.

Será a tão esperada onda de frio histórica?

 

O encontro do BAZ já está marcado para este período, reservem as suas estadias!

 

O acoplado devolve o frio para o dia 21, porém sem exageros. Guarapuava tem -05/-03ºC, Maringá -01/01ºC, Passo Fundo -03/-01ºC. Onda de frio fortíssima e com potencial de neve.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

A coisa tá feia!!!!.

Agora nem INPE nem GFS mostram frio até o final do Mês de Julho.

Prá ter uma idéia, a mínima prá Caxias do Sul em Julho seria no dia 21 com pobres 9ºC, no restante sempre com mínimas acima de dois dígitos.

 

Vcs q entendem do assunto, se isso se concretizar, existe precedente similar ???

Link to comment
Share on other sites

Tô aqui pra apostar com quem quiser, a la Tucci, que Caxias do Sul faz menos que 9 graus no mês de julho. :lol: :lol:

 

Parece que estou assistindo aquele programa da Record, acho que Cidade Alerta. hehe que sensacionalismo né pessoal!

 

Aposto também que entra frio, fraco, moderado ou forte, até o dia 20. Quem quiser, que se pronuncie.

Link to comment
Share on other sites

Tô aqui pra apostar com quem quiser, a la Tucci, que Caxias do Sul faz menos que 9 graus no mês de julho. :lol: :lol:

 

Parece que estou assistindo aquele programa da Record, acho que Cidade Alerta. hehe que sensacionalismo né pessoal!

 

Aposto também que entra frio, fraco, moderado ou forte, até o dia 20. Quem quiser, que se pronuncie.

 

Torales, não tô apostando nada heheeh...

Até pq eu quero mais é q os modelos errem!!!

Estamos todos aqui torcendo pelo frio e torcendo pelo erro dos modelos atuais.

ABS.

Link to comment
Share on other sites

ja houveram alguns anos que Julho não apresentou NADA de frio em boa parte do Paraná, isso na decada de 80. Tanto que ja havia conversado com o Ronaldo um dia no MSN, discutindo os 'Julhos' dos anos 2000... Parece que esse Julho, de acordo com os modelos, será meu primeiro QUENTE...

Incrivelmente hoje, todos os modelos não indicam NADA de frio para o mês todo............

e hoje, voltou a esquentar.

máxima ontem de 15,3!

Link to comment
Share on other sites

A coisa tá feia!!!!.

Agora nem INPE nem GFS mostram frio até o final do Mês de Julho.

Prá ter uma idéia, a mínima prá Caxias do Sul em Julho seria no dia 21 com pobres 9ºC, no restante sempre com mínimas acima de dois dígitos.

 

Vcs q entendem do assunto, se isso se concretizar, existe precedente similar ???

 

Quem tem acompanhado os modelos sabe que isso não é verdade. Os modelos têm demonstrado grandes chances de ondas de frio significativas até o final do mês. Uma rodada é apenas uma rodada.

 

O acoplado do INPE entrou na dança do GFS. Na rodada anterior, devolvia de forma mais sóbria o frio no sul, dando-nos novamente possibilidade de neve. Possivelmente com quebra de recordes de frio.

 

Na última rodada o frio é tirado, mas o modelo mostra uma situação estranha de estabilidade. Não me parece compatível com a realidade.

 

A tendência de frio ao redor de 20 a 22 de Julho é mantida.

 

Não chorem antes do tempo.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Discordo do Ronaldo no seguinte, se a alta for muito intensa, com uma baixa legal na costa, não há corrente de jato que segure.

 

Isto é um absurdo teórico. Nem há o que dizer.

Luiz, por quê absurdo??

Ex; Uma Alta de 1035mb , avnça pelo continente, forma-se uma ciclogênese no Atlânticon e acontece a tração , pimba não há bloqueio que resista.

Link to comment
Share on other sites

Discordo do Ronaldo no seguinte, se a alta for muito intensa, com uma baixa legal na costa, não há corrente de jato que segure.

 

Isto é um absurdo teórico. Nem há o que dizer.

Luiz, por quê absurdo??

Ex; Uma Alta de 1035mb , avnça pelo continente, forma-se uma ciclogênese no Atlânticon e acontece a tração , pimba não há bloqueio que resista.

 

Para que a alta avance e ocorra ciclogênese, tudo, tudo depende dos altos níveis. Não é tão simples assim.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Discordo do Ronaldo no seguinte, se a alta for muito intensa, com uma baixa legal na costa, não há corrente de jato que segure.

 

Isto é um absurdo teórico. Nem há o que dizer.

Luiz, por quê absurdo??

Ex; Uma Alta de 1035mb , avnça pelo continente, forma-se uma ciclogênese no Atlânticon e acontece a tração , pimba não há bloqueio que resista.

 

Para que a alta avance e ocorra ciclogênese, tudo, tudo depende dos altos níveis. Não é tão simples assim.

 

Sds.,

Ahh entendi, .Quer dizer que a atuação das correntes de jato interferem diretamente em todo o cenário climático.

Link to comment
Share on other sites

Ahh entendi, .Quer dizer que a atuação das correntes de jato interferem diretamente em todo o cenário climático.

 

Exatamente! É todo um conjunto. E aí reside a dificuldade de se prever e compreender o tempo...

 

Mas é difícil que uma alta de 103X a 104X hPa nao faça nem cocegas nos ventos em medios e altos niveis, certo? Tipo, uma alta deste porte dificilmente fica sem interferir na circulacao em medios a altos niveis, até onde sei.

Link to comment
Share on other sites

Ahh entendi, .Quer dizer que a atuação das correntes de jato interferem diretamente em todo o cenário climático.

 

Exatamente! É todo um conjunto. E aí reside a dificuldade de se prever e compreender o tempo...

 

Mas é difícil que uma alta de 103X a 104X hPa nao faça nem cocegas nos ventos em medios e altos niveis, certo? Tipo, uma alta deste porte dificilmente fica sem interferir na circulacao em medios a altos niveis, até onde sei.

 

Dependerá de todo um contexto, não apenas do potencial isobárico da alta (pressão).

Link to comment
Share on other sites

Pegando carona no tópico,me tirem essa duvida por favor: Afinal,qual a mais fria?São Joaquim,Urubici ou Urupema?E a mais nivosa?

 

Em termos de cidade é São Joaquim e Urupema. Tudo na mesma linha. Urubici tem áreas mais frias, mas fora da cidade. Quanto à neve, creio ser a borda do planalto, pegando Bom Jardim da Serra.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Pegando carona no tópico,me tirem essa duvida por favor: Afinal,qual a mais fria?São Joaquim,Urubici ou Urupema?E a mais nivosa?

 

Em termos de cidade é São Joaquim e Urupema. Tudo na mesma linha. Urubici tem áreas mais frias, mas fora da cidade. Quanto à neve, creio ser a borda do planalto, pegando Bom Jardim da Serra.

 

Sds.,

 

EM RELAÇÃO A NEVE, FICA ENTRE S.JOAQUIM E URUPEMA TAMBÉM, POIS OS VENTOS DO CICLONE TENDEM A DIMINUIR A NEBULOSIDADE DE B.J.DA SERRA EM DIREÇÃO AO LESTE. NÃO DIGO EM QTIDADE, SIM FREQUÊNCIA. EM TERMOS DE TEMPERATURA É QUASE IGUAL AS DUAS CIDADES, MAIS FRIO DE DIA EM S.JOAQUIM E MAIS FRIO A NOITE EM URUPEMA EM DIAS CALMOS. URUBICÍ CIDADE NÃO TEM COMO COMPARAR, ESTÁ APENAS A 950 m EM MÉDIA.

Link to comment
Share on other sites

Ahh entendi, .Quer dizer que a atuação das correntes de jato interferem diretamente em todo o cenário climático.

 

Exatamente! É todo um conjunto. E aí reside a dificuldade de se prever e compreender o tempo...

 

Mas é difícil que uma alta de 103X a 104X hPa nao faça nem cocegas nos ventos em medios e altos niveis, certo? Tipo, uma alta deste porte dificilmente fica sem interferir na circulacao em medios a altos niveis, até onde sei.

 

Dependerá de todo um contexto, não apenas do potencial isobárico da alta (pressão).

 

QUE DE CERTO MODO É CONEQUÊNCIA. O QUE DITA O DESLOCAMENTO E A INTENSIDADE DOS SISTEMAS É O FLUXO EM ALTITUDE, ESPECIALMENTE 500 mb PARA CIMA.

Link to comment
Share on other sites

Não tivemos nenhuma onda de frio realmente forte até agora. Não consigo acreditar que julho ficará em branco. Muito improvável. Prefiro acreditar que os modelos andam pouco confiáveis nas últimas rodadas.

 

De repente esta onda de invernos ruins poderá durar por uma década completa e não somente 5 anos. Vamos ver como isto irá acabar...

Link to comment
Share on other sites

Não tivemos nenhuma onda de frio realmente forte até agora. Não consigo acreditar que julho ficará em branco. Muito improvável. Prefiro acreditar que os modelos andam pouco confiáveis nas últimas rodadas.

 

De repente esta onda de invernos ruins poderá durar por uma década completa e não somente 5 anos. Vamos ver como isto irá acabar...

Eu já to começando achar é que agente tá mais f*dido que p*ta em dia de pagamento no quartel, viu?

Link to comment
Share on other sites

Não tivemos nenhuma onda de frio realmente forte até agora. Não consigo acreditar que julho ficará em branco. Muito improvável. Prefiro acreditar que os modelos andam pouco confiáveis nas últimas rodadas.

 

De repente esta onda de invernos ruins poderá durar por uma década completa e não somente 5 anos. Vamos ver como isto irá acabar...

Eu já to começando achar é que agente tá mais f*dido que p*ta em dia de pagamento no quartel, viu?

 

Para ambos. Já experimentaram acompanhar os modelos?

 

Sds.,

 

PS.: Abseifen? Das ist ganz gut... 8) :lol:

Link to comment
Share on other sites

Poxa, gente, já vai começar a choradeira no dia 2 de julho?????

Analisando os comentários e as previsões feitas aqui no BAZ, as previsões mais confiáveis comprimem-se num espaço de 7 dias, tal qual a previsão das duas últimas massas de ar frio. Na melhor das hipóteses, ficaremos nessa primeira semana sem nenhum frio bom, talvez até o dia 10. Os outros 20 dias do mês são praticamente incertos!!

 

Não tivemos nenhuma onda de frio realmente forte até agora. Não consigo acreditar que julho ficará em branco. Muito improvável. (...texto...)

Por outro lado, Bruno, eu pensava exatamente a mesma coisa no ano de 1998. E olha só a m**** de frio que fez naquele marasmo de inverno!! :?

Ademais, como já disse (e repito): não aposto minhas fichas em nenhuma perspectiva de médio e longo prazos!!! [-(

 

Resumindo as afirmações acima: fora os 10 primeiros dias, tudo ainda é muito incerto!!

Link to comment
Share on other sites

O acoplado do INPE resolveu sambar. As últimas quatro rodadas disponíveis para análise no site dão cada uma um quadro diferente para o dia 21. Dramática a situação!

 

O GFS parece seguir apoiando a onda de frio, creio que o acoplado irá acompanhá-lo em breve.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, os diagramas Spaghetti (previsão por ensemble) tanto do INPE quanto da NOAA mostram grande espalhamento dos membros, parecendo optar por uma solução conservadora, sem indicar qualquer coisa mais intensa.

 

Sds.,

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Obrigado Luiz e Ronaldo por tirarem minhas duvidas quanto a serra catarinense.

 

Quanto aos modelos,na minha modesta opinião vem coisa e coisa boa pros dias 20-22,visto que já estão insistindo com uma certa antecedencia.Claro que acho muito pouco provavel que seje aquele "O Dia Depois de Amanhã" que colocaram a uns dias atras(-6°C pra CTba,0°C pra BH,hehe) mas não creio que essa data vá passar em branco,pra mim vem boa coisa por aí!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Luiz e Ronaldo por tirarem minhas duvidas quanto a serra catarinense.

 

Quanto aos modelos,na minha modesta opinião vem coisa e coisa boa pros dias 20-22,visto que já estão insistindo com uma certa antecedencia.Claro que acho muito pouco provavel que seje aquele "O Dia Depois de Amanhã" que colocaram a uns dias atras(-6°C pra CTba,0°C pra BH,hehe) mas não creio que essa data vá passar em branco,pra mim vem boa coisa por aí!

 

Também considero improvável aquela solução, mas discordo do que os modelos (especialmente do INPE) têm posto nas últimas rodadas...

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.