Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico único - condições do tempo em Julho


Marcos
 Share

Recommended Posts

NCEP HOJE (17) EMPURRA TODO O FRIO PARA TERÇA DEIXANDO O PRÓXIMO FIM DE SEMANA TODO QUENTE...

ENTÃO SE TIVER EBAZ VAI SER O MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

 

EM CONTRA PARTIDA O MODELO JOGA CHUVA E FRIO PARA O OUTRO FIM DE SEMANA (29/30)

 

MAS EM GERAL O MODELO DIMINUIU BASTANTE O FRIO PREVISTO NAS RODADAS ANTERIORES

:(

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

NCEP HOJE (17) EMPURRA TODO O FRIO PARA TERÇA DEIXANDO O PRÓXIMO FIM DE SEMANA TODO QUENTE...

ENTÃO SE TIVER EBAZ VAI SER O MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

 

EM CONTRA PARTIDA O MODELO JOGA CHUVA E FRIO PARA O OUTRO FIM DE SEMANA (29/30)

 

MAS EM GERAL O MODELO DIMINUIU BASTANTE O FRIO PREVISTO NAS RODADAS ANTERIORES

:(

 

Não somos surdos... :D

 

No mais, não importa. O EBAZ é muito mais que graus num termômetro e centímetros no solo!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Para quem curte ver o drama do "Acoplado" que nunca acerta nada...

 

semttulo215451545415my7.jpg

 

está prevendo uma mega onda de frio a partir de 2 de agosto

com temperaturas negativas por aqui

Mas até lá este modelinho preve ápenas a continuação da onda de calor

hhehehehe

só pra comentar mesmo

(^^)

 

e olha o "acoplado" ai de novo...

 

mais uma vez o modelo preve a forte onda de frio para a primeira semana do mês de agosto. E se viesse seria muito forte. Mais uma rodada prevendo temperaturas negativas!!!!!!

 

acopladopq8.jpg

 

Esse gráfico é de Cascavel, mas muitas cidades do modelo apresentam valores negativos.

 

JÁ, hoje, o NCEP, como eu disse, preve frio, mas nada extremo ou que seja interessante

 

abraços!

Link to comment
Share on other sites

NCEP HOJE (17) EMPURRA TODO O FRIO PARA TERÇA DEIXANDO O PRÓXIMO FIM DE SEMANA TODO QUENTE...

ENTÃO SE TIVER EBAZ VAI SER O MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

 

EM CONTRA PARTIDA O MODELO JOGA CHUVA E FRIO PARA O OUTRO FIM DE SEMANA (29/30)

 

MAS EM GERAL O MODELO DIMINUIU BASTANTE O FRIO PREVISTO NAS RODADAS ANTERIORES

:(

 

Não somos surdos... :D

 

No mais, não importa. O EBAZ é muito mais que graus num termômetro e centímetros no solo!

 

Sds.,

 

Amigo Luiz. O Ronaldo escreve em letra maiúscula e ninguém reclama. Todo mundo, eventualmente, usa o tamanho de letra grande ou enorme nas "bombásticas". Não percamos tempo com coisas pequenas. O BAZ é o maior que o tamanho das letras.

Link to comment
Share on other sites

NCEP HOJE (17) EMPURRA TODO O FRIO PARA TERÇA DEIXANDO O PRÓXIMO FIM DE SEMANA TODO QUENTE...

ENTÃO SE TIVER EBAZ VAI SER O MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

 

EM CONTRA PARTIDA O MODELO JOGA CHUVA E FRIO PARA O OUTRO FIM DE SEMANA (29/30)

 

MAS EM GERAL O MODELO DIMINUIU BASTANTE O FRIO PREVISTO NAS RODADAS ANTERIORES

:(

 

Não somos surdos... :D

 

No mais, não importa. O EBAZ é muito mais que graus num termômetro e centímetros no solo!

 

Sds.,

 

Acho que hoje é o dia D. Eu voto pela transferência do encontro para os dias 29 e 30/7. Não há sentido promover um encontro dos amantes do frio em condições atmosféricas totalmente desfavoráveis ao que mais gostamos, o frio. Temos condições ainda hoje de resolvermos essa situação!

Link to comment
Share on other sites

NCEP HOJE (17) EMPURRA TODO O FRIO PARA TERÇA DEIXANDO O PRÓXIMO FIM DE SEMANA TODO QUENTE...

ENTÃO SE TIVER EBAZ VAI SER O MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

 

EM CONTRA PARTIDA O MODELO JOGA CHUVA E FRIO PARA O OUTRO FIM DE SEMANA (29/30)

 

MAS EM GERAL O MODELO DIMINUIU BASTANTE O FRIO PREVISTO NAS RODADAS ANTERIORES

:(

 

Não somos surdos... :D

 

No mais, não importa. O EBAZ é muito mais que graus num termômetro e centímetros no solo!

 

Sds.,

 

Acho que hoje é o dia D. Eu voto pela transferência do encontro para os dias 29 e 30/7. Não há sentido promover um encontro dos amantes do frio em condições atmosféricas totalmente desfavoráveis ao que mais gostamos, o frio. Temos condições ainda hoje de resolvermos essa situação!

Uée pelo que vcs colocam aqui no BAZ, SJ estrá sempre fria hehehehe(brincadeirinha Caio) Abraços.

Link to comment
Share on other sites

17/07/2006

 

 

Previsao Sao Joaquim

 

21/07 minima 7/9 maxima 20/22 SOL

 

22/07 minima 9/11 maxima 21/23 SOL

 

23/07 minima 7/9 maxima 19/21 NUBLADO CHUVA RAPIDA

 

24/07 minima 6/8 maxima 13/15 CHUVA

 

25/07 minima 4/6 maxima 12/14 NUBLADO

 

26/07 mInima 4/6 maxima 12/14 CHUVA

 

27/07 minima 8/10 maxima 17/19 CHUVA

Link to comment
Share on other sites

Na nova rodada, aponta temperatura bem baixa em Porto Alegre no início da próxima semana, com mínimas abaixo dos 10 graus, sendo mais frio que em São Joaquim em diversos dias, de acordo com a previsão do Jonathan.

 

Tirem as suas próprias conclusões.

 

Quanto à chuva, o modelo escolhe a tendência de a massa polar não avançar até SC, deixando apenas chuva para o local, como estamos tendo aqui em Porto Alegre faz 4 dias já.

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

O inverno tem sido excepcional para o sudeste do país. Neste momento Monte Verde com 3,3ºC e o Rio abaixo dos 15ºC.

 

Infelizmente para os meus amigos sudestinos eu terei que começar a secar o frio de vcs, pois ele significa o desastre para nós do sul.

 

Desculpe me intrometer,mas essas minimas sã do Alto da Boa Vista(o site do INMET disponibiliza a máxima da cidade e a minima tambem,pois aqui no Rio fomos "privilegiados" por termos 4 estações do INMET na cidade),bairro com 350-400 metros de altitude,altamente florestal e com nucleo urbano inexpressivo,e consequentemente palco de todas as minimas da cidade,que chegam a ser até 4, 5°C menores que as verdadeiras minimas(digo verdadeiras pois são as que ocorrem na area urbanizada e habitada da cidade,e nao numa floresta a 400 de altitude),por tanto o Rio está com um inverno tão ruim quanto o de vocês,com minimas que muito mal chegam a 17,18°C....Na orla então,menos de 20°C é motivo de festa!

Uma dica pra quem quiser acompanhar as minimas no "verdadeiro Rio de Janeiro" é o: http://www.rio.rj.gov.br/alertario/ vá em quadro sinóptico do tempo e no final da pagina tem os dados das estações de São Cristóvão(zona norte,bairro muito urbanizado e populoso)) e Guaratiba(extrema zona oeste,bairro rural) ou então no wwww.redemet.aer.mil.br , com os 5 aeroportos do Rio,o de Santa Cruz fica num bairro rural e totalmente afastado,inclusive fazendo fronteira com o municipio rural de Itaguai,o Campo dos Afonsos fica no extremo norte da cidade,uma região altamente descampada,por tanto proporciona minimas bem baixas mas máximas assustadoras,no calor,o Galeão/Internacional fica na Ilha do Governador,bairro do suburbio carioca e ao meu ver é o que representa melhor,o de Jacarépagua fica num bairro da zona oeste e durante o dia recebe efeito da maritimidade,já a noite é a continentalidade,e o Santos Dumont fica no Aterro do Flamengo,zona sul carioca,e por tanto recebe alta influencia de maritimidade,com minimas bem mais altas e máximas bem mais baixas,representando bem apenas a zona sul(orla).

Link to comment
Share on other sites

S.JOAQUIM 00 Z

 

21 *4/6 A 18/20 BOM.POSSÍVEL GEADA DE BAIXADA

22 *6/8 A 20/22 IDEM

23 *6/8 A 18/20. IDEM

24 6/8 A 11/13 CHUVA.

25 4/6 A 08/10 CHUVA.

26 7/9 A 11/13 CHUVA.

27 9/11 A 13/15 MUITA CHUVA.

 

* BAIXADA.

 

Nossas Previsoes esta meias parecidas, a nao ser as maximas, ja vi que tenho um pouco de conhecimento mesmo, pois esta fechando com a tua que é de profissional.

Link to comment
Share on other sites

NCEP HOJE (17) EMPURRA TODO O FRIO PARA TERÇA DEIXANDO O PRÓXIMO FIM DE SEMANA TODO QUENTE...

ENTÃO SE TIVER EBAZ VAI SER O MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

 

EM CONTRA PARTIDA O MODELO JOGA CHUVA E FRIO PARA O OUTRO FIM DE SEMANA (29/30)

 

MAS EM GERAL O MODELO DIMINUIU BASTANTE O FRIO PREVISTO NAS RODADAS ANTERIORES

:(

 

Não somos surdos... :D

 

No mais, não importa. O EBAZ é muito mais que graus num termômetro e centímetros no solo!

 

Sds.,

 

Acho que hoje é o dia D. Eu voto pela transferência do encontro para os dias 29 e 30/7. Não há sentido promover um encontro dos amantes do frio em condições atmosféricas totalmente desfavoráveis ao que mais gostamos, o frio. Temos condições ainda hoje de resolvermos essa situação!

 

Caio, acho que nem nesta data teríamos frio considerável. O negócio é aproveitar o encontro mesmo.

Link to comment
Share on other sites

S.JOAQUIM 00 Z

 

21 *4/6 A 18/20 BOM.POSSÍVEL GEADA DE BAIXADA

22 *6/8 A 20/22 IDEM

23 *6/8 A 18/20. IDEM

24 6/8 A 11/13 CHUVA.

25 4/6 A 08/10 CHUVA.

26 7/9 A 11/13 CHUVA.

27 9/11 A 13/15 MUITA CHUVA.

 

* BAIXADA.

 

Nossas Previsoes esta meias parecidas, a nao ser as maximas, ja vi que tenho um pouco de conhecimento mesmo, pois esta fechando com a tua que é de profissional.

 

MICROCLIMA E CALIBRARA O MODELO COM A REALIDADE. GEOGRAFIA MENTAL É MUITO IMPORTANTE.

Link to comment
Share on other sites

NCEP HOJE (17) EMPURRA TODO O FRIO PARA TERÇA DEIXANDO O PRÓXIMO FIM DE SEMANA TODO QUENTE...

ENTÃO SE TIVER EBAZ VAI SER O MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

 

EM CONTRA PARTIDA O MODELO JOGA CHUVA E FRIO PARA O OUTRO FIM DE SEMANA (29/30)

 

MAS EM GERAL O MODELO DIMINUIU BASTANTE O FRIO PREVISTO NAS RODADAS ANTERIORES

:(

 

Não somos surdos... :D

 

No mais, não importa. O EBAZ é muito mais que graus num termômetro e centímetros no solo!

 

Sds.,

 

Acho que hoje é o dia D. Eu voto pela transferência do encontro para os dias 29 e 30/7. Não há sentido promover um encontro dos amantes do frio em condições atmosféricas totalmente desfavoráveis ao que mais gostamos, o frio. Temos condições ainda hoje de resolvermos essa situação!

 

Caio, acho que nem nesta data teríamos frio considerável. O negócio é aproveitar o encontro mesmo.

NÃO ESQUEÇAM DE TRAZER BERMUDAS E CALÇAÕ DE BANHO, TEM UMAS CAHOEIRAS BOAS NA REGIÃO.... :finga: :snakeman:
Link to comment
Share on other sites

Minha irmã acabou de chegar em Porto Alegre após ter passado o fds em Livramento com os meus pais. Advinhem o quê ela disse? bah! Como tá quente aqui em Porto Alegre!! Passei um fds gelado (para os padrões de 2006) na fronteira e aqui nesse clima morno.

 

Isto demonstra claramente que também na percepção dos leigos há um bloqueio bem definido sobre o RS.

Link to comment
Share on other sites

Minha irmã acabou de chegar em Porto Alegre após ter passado o fds em Livramento com os meus pais. Advinhem o quê ela disse? bah! Como tá quente aqui em Porto Alegre!! Passei um fds gelado (para os padrões de 2006) na fronteira e aqui nesse clima morno.

 

Isto demonstra claramente que também na percepção dos leigos há um bloqueio bem definido sobre o RS.

 

Enquanto isto, ja no norte catarinense, a dinamica atmosferica insiste em imitar a Serra da Mantiqueira: :lol: :twisted: :roll: :wink:

Pra eventuais integrantes novos do Baz, aqui vão as condições geográficas de onde estive, entre a noite de quinta e a tarde de sexta:

Sítio da tia Cecília, município de Campo Alegre, SC. Este município é o primeiro a oeste de Joinville, depois da subida da Serra. Fica ao sul do município paranaense de Agudos do Sul, que pertence à região metropolitana de Curitiba.

Altitude: algo entre 800 e 900 m. Mesmo dentro dos singelos 24 hectares do sítio, o desnível chega, tranqüilamente, a 50 m.

No local onde ficam as construções (casa, paiol, estufa de secar fumo, etc.) a situação é de encosta, quase fundo de vale. Morros de respeito a leste e a oeste diminuem a insolação em 1 hora em relação à duração astronômica do dia.

Situação do sensor: protegido da umidade e do vento dentro de uma garrafa de Maguary. Pendurado no telhado de um rancho de madeira, que fez a proteção anti-insolação direta. E a cerca de 1,70 m do chão.

Aí vão as temps coletadas entre 21h de quinta, 13/7, e 14h de sexta, 14/7. Comparem com os dados do Alex, e da automática do Inmet:

Hora / sítio / Alex / Inmet (aut)

21h00: 14,7 / 15,4 / 16,1

22h00: 11,0 / 15,4 / 15,1

23h00: 9,9 / 14,3 / 13,9

24h00: 9,1 / 13,3 / 13,5

7h15 (mínima): 5,7 / 10,1 / 9,0

9h00: 10,2 / 15,6 / 14,2

10h00: 16,9 / 18,3 / 17,7

11h00: 20,8 / 21,0 / 20,4

12h00: 24,1 / 22,3 / 21,9

13h00: 25,4 / 22,6 / 22,8

14h00 máxima): 25,7 * / 22,3 / 23,2 @

* = depois disto, até 14h15 (quando fui embora) a temp começou a cair.

@ = a máxima na automática do Inmet foi depois disto.

Singelo efeito baixada, variação térmica de apenas 20 graus. Na minha casa, a única vez que a variação diária passou de 19 graus, foi no sábado, 3/9/05. E a ultima vez em que tive mínima igual ou abaixo de 5,X graus, foi naquele dia também. :(

Link to comment
Share on other sites

Minha irmã acabou de chegar em Porto Alegre após ter passado o fds em Livramento com os meus pais. Advinhem o quê ela disse? bah! Como tá quente aqui em Porto Alegre!! Passei um fds gelado (para os padrões de 2006) na fronteira e aqui nesse clima morno.

 

Isto demonstra claramente que também na percepção dos leigos há um bloqueio bem definido sobre o RS.

 

Fez um bom frio por aqui especiamente durante o sábado, pelo menos em termos de sensação témrica.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 18z do americano coloca a temperatura entre 4,6-6,8ºC em 850 hpa para POA entre a noite do dia 22 e o dia 24, com precipitação na tarde do dia 22.

O Europeu das 12z coloca alta no pacífico (embora longe) com pressão de 1041 hpa, um pouco dessa pressão começa a entrar na Argentina no dia 21 e a frente passa no Rio Grande (especialmente no sul gaúcho) entre o dia 22 e 23. Temperatura em 850hpa em POA no dia 23 em torno de 5ºC.

NOGAPS mostra a linha de 0º em 850 hpa no dia 23 sob o Uruguai. Este me parece que é o que mais atrasa o frio.

Japonês indica a alta pressão começando a transpor os andes no dia 21, e no dia 22 o "frio" estaria chegando no sul gaúcho, enquanto que o centro-sul argentino estaria ainda esfriando. Interessante notar que este modelo só foi analisado em sua previsão para 5 dias.

Pelo Global INPE um pedaço da alta pressão adentra a Argentina no dia 21, mas seria apenas um peido, como diriam alguns :D, com precipitação no dia 22. Acoplado atrasa um pouco o frio também para o dia 24.

Não vi os modelos no fim de semana e estou postando somente agora sem ver os comentários anteriores dos colegas. Aparentemente o frio não deverá ser forte como antes se previa. Provavelmente os dias de temperatura mais baixa estarão no intervalo 22-24, sendo o dia 23 mais frio.

O frio do fim do mês continua a ser apontado, e por fim, o Acoplado sugere intervalos de queda da temperatura e calor regulares para o período futuro, até o dia 11/08, indicando a mudança do padrão atual de tempo.

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 18Z mais uma vez anômala.

 

----

 

Da discussão da NOAA:

 

N EL DIA 5 ELLOS DIFIEREN EN LA INTENSIDAD DE UN

AUMENTO POLAR SOBRE EL CONO SUR/CENTRAL ARGENTINA...CON EL GFS

FAVORECIENDO ESTE PATRON MAS FUERTE/ MAS FRIO MIENTRAS LOS

MODELOS EUROPEOS FAVORECEN A UN SISTEMA MAS DEBIL.

 

e

 

LOS MODELOS LUEGO CONSTRUYEN UNA DORSAL DE ONDA LARGA SOBRE EL

PACIFICO A LO LARGO DE 110/120W HATA 50S. LA DORSAL DE ONDA

LARGA INDUCIRA UN AUMENTO POLAR SOBRE EL CONO SUR...CON LOS

MODELOS MOSTRANDO DIFERENCIAS EN LA INTENSIDAD MAS TARDE. EL GFS

MUESTRA UN ESCENARIO...CON UNA ANCHA VAGUADA QUE SE EXTIENDE

ENTRE 90W-60W Y AL SUR DE 30S PARA 120 HRS. EL GFS MUESTRA

TEMPERATURA DE ENGELAMIENTO CERCA DE LAS PROVINCIA DE BUENOS

AIRES-CENTRO DE ARGENTINA PARA 132 HRS...MIENTRAS QUE LOS

MODELOS EUROPEO MANTIENEN UN PROFUNDO ENGELAMIENTO A TRAVES DE

PATAGONIA Y LA PAMPA. SEGUN ESTA ENTRE AL CONO SUR...ESTE

SISTEMA APOYARA MODERADAS HASTA FUERTES LLUVIAS A TRAVES DE

CHILE ENTRE CONCEPCION-ISLA DE CHILOE...CON MAXIMA DE 15-30MM.

EN 200 HPA... UNA UNA DELGADA DORSAL SE EXTENDERA DE ESTE A

OESTE A LO LARGO DE DEL ECUADOR A TRAVES DEL NORTE DE

SUDAMERICA. ESTO PERSISTIRA A TRAVES DE 72/84 HRS. PARA 96-120

HRS ESTA DORSAL SE CONSTRUIRA SOBRE EL PACIFICO ESTE

TROPICAL...INDUCIENDO UNA VAGUADA DE ONDA CORTA A TRAVES DE

BOLIVIA/AMAZONAS EN BRASIL. EN RESPUESTA A ESTA VAGUADA...LOS

MODELOS PRONOSTICAN UN AUMENTO DE HUMEDAD A TRAVES DE AMAZONAS-

PARA EN BRASIL PARA EL FINAL DE ESTE CICLO...Y UN INCREMENTO DE

CONVECCION TROPICAL SOBRE ESTA REGION. DE OTRA

MANERA...CONVECCION TROPICAL SE LIMITARA AL NORTE DEL ECUADOR A

LO LARGO DE LA ITCZ/VAGUADA EQUATORIAL

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Minha irmã acabou de chegar em Porto Alegre após ter passado o fds em Livramento com os meus pais. Advinhem o quê ela disse? bah! Como tá quente aqui em Porto Alegre!! Passei um fds gelado (para os padrões de 2006) na fronteira e aqui nesse clima morno.

 

Isto demonstra claramente que também na percepção dos leigos há um bloqueio bem definido sobre o RS.

 

Enquanto isto, ja no norte catarinense, a dinamica atmosferica insiste em imitar a Serra da Mantiqueira: :lol: :twisted: :roll: :wink:

Pra eventuais integrantes novos do Baz, aqui vão as condições geográficas de onde estive, entre a noite de quinta e a tarde de sexta:

Sítio da tia Cecília, município de Campo Alegre, SC. Este município é o primeiro a oeste de Joinville, depois da subida da Serra. Fica ao sul do município paranaense de Agudos do Sul, que pertence à região metropolitana de Curitiba.

Altitude: algo entre 800 e 900 m. Mesmo dentro dos singelos 24 hectares do sítio, o desnível chega, tranqüilamente, a 50 m.

No local onde ficam as construções (casa, paiol, estufa de secar fumo, etc.) a situação é de encosta, quase fundo de vale. Morros de respeito a leste e a oeste diminuem a insolação em 1 hora em relação à duração astronômica do dia.

Situação do sensor: protegido da umidade e do vento dentro de uma garrafa de Maguary. Pendurado no telhado de um rancho de madeira, que fez a proteção anti-insolação direta. E a cerca de 1,70 m do chão.

Aí vão as temps coletadas entre 21h de quinta, 13/7, e 14h de sexta, 14/7. Comparem com os dados do Alex, e da automática do Inmet:

Hora / sítio / Alex / Inmet (aut)

21h00: 14,7 / 15,4 / 16,1

22h00: 11,0 / 15,4 / 15,1

23h00: 9,9 / 14,3 / 13,9

24h00: 9,1 / 13,3 / 13,5

7h15 (mínima): 5,7 / 10,1 / 9,0

9h00: 10,2 / 15,6 / 14,2

10h00: 16,9 / 18,3 / 17,7

11h00: 20,8 / 21,0 / 20,4

12h00: 24,1 / 22,3 / 21,9

13h00: 25,4 / 22,6 / 22,8

14h00 máxima): 25,7 * / 22,3 / 23,2 @

* = depois disto, até 14h15 (quando fui embora) a temp começou a cair.

@ = a máxima na automática do Inmet foi depois disto.

Singelo efeito baixada, variação térmica de apenas 20 graus. Na minha casa, a única vez que a variação diária passou de 19 graus, foi no sábado, 3/9/05. E a ultima vez em que tive mínima igual ou abaixo de 5,X graus, foi naquele dia também. :(

 

O leste do PR e o planalto norte de SC podem ter minimas excelentes em dias de ar seco, pela altitude, mesmo sem massas de ar frio. Curitiba sofre um pouco mais com a umidade da serra,mas Castro por exemplo,a 2 dias atras teve minima de 4°C. Nos campos do quiriri, na divisa do PR com SC ao sul de Ctba, nao duvido nada que tenha dado varios dias de geada nos ultimos dias, com minimas abaixo dos 5°C, nas regioes acima dos 1000 metros (tem areas que chegam a 1400m), igual na mantiqueira.

Link to comment
Share on other sites

Minha irmã acabou de chegar em Porto Alegre após ter passado o fds em Livramento com os meus pais. Advinhem o quê ela disse? bah! Como tá quente aqui em Porto Alegre!! Passei um fds gelado (para os padrões de 2006) na fronteira e aqui nesse clima morno.

 

Isto demonstra claramente que também na percepção dos leigos há um bloqueio bem definido sobre o RS.

 

Enquanto isto, ja no norte catarinense, a dinamica atmosferica insiste em imitar a Serra da Mantiqueira: :lol: :twisted: :roll: :wink:

Pra eventuais integrantes novos do Baz, aqui vão as condições geográficas de onde estive, entre a noite de quinta e a tarde de sexta:

Sítio da tia Cecília, município de Campo Alegre, SC. Este município é o primeiro a oeste de Joinville, depois da subida da Serra. Fica ao sul do município paranaense de Agudos do Sul, que pertence à região metropolitana de Curitiba.

Altitude: algo entre 800 e 900 m. Mesmo dentro dos singelos 24 hectares do sítio, o desnível chega, tranqüilamente, a 50 m.

No local onde ficam as construções (casa, paiol, estufa de secar fumo, etc.) a situação é de encosta, quase fundo de vale. Morros de respeito a leste e a oeste diminuem a insolação em 1 hora em relação à duração astronômica do dia.

Situação do sensor: protegido da umidade e do vento dentro de uma garrafa de Maguary. Pendurado no telhado de um rancho de madeira, que fez a proteção anti-insolação direta. E a cerca de 1,70 m do chão.

Aí vão as temps coletadas entre 21h de quinta, 13/7, e 14h de sexta, 14/7. Comparem com os dados do Alex, e da automática do Inmet:

Hora / sítio / Alex / Inmet (aut)

21h00: 14,7 / 15,4 / 16,1

22h00: 11,0 / 15,4 / 15,1

23h00: 9,9 / 14,3 / 13,9

24h00: 9,1 / 13,3 / 13,5

7h15 (mínima): 5,7 / 10,1 / 9,0

9h00: 10,2 / 15,6 / 14,2

10h00: 16,9 / 18,3 / 17,7

11h00: 20,8 / 21,0 / 20,4

12h00: 24,1 / 22,3 / 21,9

13h00: 25,4 / 22,6 / 22,8

14h00 máxima): 25,7 * / 22,3 / 23,2 @

* = depois disto, até 14h15 (quando fui embora) a temp começou a cair.

@ = a máxima na automática do Inmet foi depois disto.

Singelo efeito baixada, variação térmica de apenas 20 graus. Na minha casa, a única vez que a variação diária passou de 19 graus, foi no sábado, 3/9/05. E a ultima vez em que tive mínima igual ou abaixo de 5,X graus, foi naquele dia também. :(

 

O leste do PR e o planalto norte de SC podem ter minimas excelentes em dias de ar seco, pela altitude, mesmo sem massas de ar frio. Curitiba sofre um pouco mais com a umidade da serra,mas Castro por exemplo,a 2 dias atras teve minima de 4°C. Nos campos do quiriri, na divisa do PR com SC ao sul de Ctba, nao duvido nada que tenha dado varios dias de geada nos ultimos dias, com minimas abaixo dos 5°C, nas regioes acima dos 1000 metros (tem areas que chegam a 1400m), igual na mantiqueira.

 

É AR SECO DE ORIGEM POLAR, OU SEJA, AINDA É AR FRIO QUANDO COMPARADO COM AR SECO DE ORIGEM TROPICAL.

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 00Z foi um desastre completo para encontro. Já para sexta-feira da semana que vem foi excelente.

 

O problema é que a postergação parece eterna. Pelo jeito, também não deve vir nada no meio desta primavera.

 

Se manter esta tendência, acabo concordando em mudar a data...

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Giuliano, na noite passada também tínhamos um nevoeiro terrível... com mínima de 16,2°! :?

 

A pouco fazia 17,0° aqui em casa com 100%. Parece que o nevoeiro vai se repetir.

 

Que pena Marcos...estagnar com 16 graus é foda... este jato está matando todo o RS...

Já aqui tivemos mais sorte, depois da 1h a temperatura caiu bem, registrei mín. de 6,8 graus no Boqueirão com fortíssima cerração e 5,8 graus no CIC igualmente tomado pelo nevoeiro.

O Alex registrou 8,2 graus de mín. e olhe que lá é topo e encosta.

Link to comment
Share on other sites

Previsao Sao Joaquim 18/07/2006

 

21/07 minima 5/7 maxima 18/20 SOL

 

22/07 minima 7/9 maxima 19/21 SOL

 

23/07 minima 6/8 maxima 18/20 NUBLADO CHUVA RAPIDA

 

24/07 minima 7/9 maxima 17/19 CHUVA

 

25/07 minima 6/8 maxima 15/17 CHUVA

 

26/07 mInima 4/6 maxima 13/15 NUBLADO

 

27/07 minima -1/+1 maxima 10/12 SOL

 

28/07 minima -4/-2 maxima 13/15 sol

Link to comment
Share on other sites

Giuliano, na noite passada também tínhamos um nevoeiro terrível... com mínima de 16,2°! :?

 

A pouco fazia 17,0° aqui em casa com 100%. Parece que o nevoeiro vai se repetir.

 

Que pena Marcos...estagnar com 16 graus é foda... este jato está matando todo o RS...

Já aqui tivemos mais sorte, depois da 1h a temperatura caiu bem, registrei mín. de 6,8 graus no Boqueirão com fortíssima cerração e 5,8 graus no CIC igualmente tomado pelo nevoeiro.

O Alex registrou 8,2 graus de mín. e olhe que lá é topo e encosta.

 

Nossa! Eu achei que o Alex teria 7,X!

Aqui, 8,7 de mínima. Às 20h50 fazia 15,0. Por volta da 1h00, "baixou" a neblina aqui, e pensei "Tchau, boa mínima". Não que a temperatura simplesmente encalhe quando tem neblina, mas ela cai com mais dificuldade que com céu claro. Porém, a neblina saiu daqui no meio da madrugada (será que desceu pras baixadas e se adensou ainda mais nelas?). E a temp seguiu em queda até os 8,7. Se não tivesse dado neblina, molhando demais a grama, eu faria uma vistoria pra ver se teria acontecido algm coisa. :roll:

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 00Z foi um desastre completo para encontro. Já para sexta-feira da semana que vem foi excelente.

 

O problema é que a postergação parece eterna. Pelo jeito, também não deve vir nada no meio desta primavera.

 

aí, que está o problema:

 

-dia 1, previa frio, que não veio, para o dia 10.

-dia 5, previa frio, para o dia 16, que não veio.

-dia 10, prevê frio para o dia 22. que não virá.

-dia 15 prevê frio pro dia 27, que pode não vir.

 

mas eu tenho esperança. não custa esperar um pouco mais para quem esperou um ano para o encontro...

 

ainda não gastamos nada. podemos alterar a data tranquilamente.

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 00Z foi um desastre completo para encontro. Já para sexta-feira da semana que vem foi excelente.

 

O problema é que a postergação parece eterna. Pelo jeito, também não deve vir nada no meio desta primavera.

 

aí, que está o problema:

 

-dia 1, previa frio, que não veio, para o dia 10.

-dia 5, previa frio, para o dia 16, que não veio.

-dia 10, prevê frio para o dia 22. que não virá.

-dia 15 prevê frio pro dia 27, que pode não vir.

 

mas eu tenho esperança. não custa esperar um pouco mais para quem esperou um ano para o encontro...

 

ainda não gastamos nada. podemos alterar a data tranquilamente.

 

Assino embaixo!

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 00Z foi um desastre completo para encontro. Já para sexta-feira da semana que vem foi excelente.

 

O problema é que a postergação parece eterna. Pelo jeito, também não deve vir nada no meio desta primavera.

 

aí, que está o problema:

 

-dia 1, previa frio, que não veio, para o dia 10.

-dia 5, previa frio, para o dia 16, que não veio.

-dia 10, prevê frio para o dia 22. que não virá.

-dia 15 prevê frio pro dia 27, que pode não vir.

 

mas eu tenho esperança. não custa esperar um pouco mais para quem esperou um ano para o encontro...

 

ainda não gastamos nada. podemos alterar a data tranquilamente.

 

Assino embaixo!

 

PARA MIM É ATÉ MELHOR, POIS DIA 22 ESTAREI NA EPAGRI COM UMA TURMA DO SEGUNDO GRAU DE CRICIÚMA QUE VEM AQUI, DEVO FICAR +-UMA A UMA HORA E MEIA COM ELES POR LÁ.

Link to comment
Share on other sites

Discordo, Luis. Pelo GFS é apontado mais frio para o outro fds.

 

Olhe os dados (rodada das 06Z), tendência (que venho trabalhando há tempos) e a análise de hoje preparada pela NOAA:

 

MODEL COMPARISON (VALID FROM 00Z JUL 18 )...THE GLOBAL MODELS

CONTINUE TO DIVERGE ON THE PATTERN EVOLUTION ON DAYS 4-5. THE

GFS...IN PARTICULAR...IS HAVING A HARD TIME RESOLVING SOUTHERN

STREAM PERTURBATIONS AS THEY MOVE UNDER A BUILDING RIDGE. CYCLE

TO CYCLE INCONSISTENCIES ABOUND...SO OUR CONFIDENCE IN THE

FORECAST BEYOND 84-96 HRS IS LOW.

 

THE MODELS AGREE ON THE PERSISTENCE OF THIS

RIDGE...BUT THEY DIFFER ON THE INTENSITY OF SOUTHERN STREAM

VORTICES SLIDING UNDER IT. AS PREVIOUSLY STATED...THERE ARE CYCLE

TO CYCLE INCONSISTENCIES ON THE EVOLUTION AND INTENSITY OF THESE

VORTICES. IN A HIGHLY UNCERTAIN PATTERN...THE LONG WAVE RIDGE IS

FORECAST TO INDUCE A POLAR SURGE OVER THE SOUTHERN CONE. THIS IS

TO INDUCE A BROAD TROUGH OVER THE SOUTHERN CONE BY 96-120 HRS...

 

E aí? Acreditamos nestas rodadas malucas ou na tendência previamente estabelecida?

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Discordo, Luis. Pelo GFS é apontado mais frio para o outro fds.

 

Olhe os dados (rodada das 06Z), tendência (que venho trabalhando há tempos) e a análise de hoje preparada pela NOAA:

 

MODEL COMPARISON (VALID FROM 00Z JUL 18 )...THE GLOBAL MODELS

CONTINUE TO DIVERGE ON THE PATTERN EVOLUTION ON DAYS 4-5. THE

GFS...IN PARTICULAR...IS HAVING A HARD TIME RESOLVING SOUTHERN

STREAM PERTURBATIONS AS THEY MOVE UNDER A BUILDING RIDGE. CYCLE

TO CYCLE INCONSISTENCIES ABOUND...SO OUR CONFIDENCE IN THE

FORECAST BEYOND 84-96 HRS IS LOW.

 

THE MODELS AGREE ON THE PERSISTENCE OF THIS

RIDGE...BUT THEY DIFFER ON THE INTENSITY OF SOUTHERN STREAM

VORTICES SLIDING UNDER IT. AS PREVIOUSLY STATED...THERE ARE CYCLE

TO CYCLE INCONSISTENCIES ON THE EVOLUTION AND INTENSITY OF THESE

VORTICES. IN A HIGHLY UNCERTAIN PATTERN...THE LONG WAVE RIDGE IS

FORECAST TO INDUCE A POLAR SURGE OVER THE SOUTHERN CONE. THIS IS

TO INDUCE A BROAD TROUGH OVER THE SOUTHERN CONE BY 96-120 HRS...

 

E aí? Acreditamos nestas rodadas malucas ou na tendência previamente estabelecida?

 

Sds.,

 

É verdade, porém acho que a decisão tem que sair até hoje depois da rodada das 18Z. Teremos que assumir o risco da falta de credibilidade dos modelos para acima de 96 horas. Até as 18Z já saberemos o que deverá ocorrer com certeza até o sábado à noite. Ao menos as condições do anticiclone no pacífico.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.