Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - SETEMBRO 2009


Marcos
 Share

Recommended Posts

12z do GFS coloca linha de 6°C para cá, na quinta-feira próxima! Expressivo para essa época!

 

E coloca uma nevada razoável para SJ na terça que vem de madrugada...

 

A consistência do louco (o GFS) está impresisonante! Fosse em outros tempos, eu diria que já dava para dar o frio forte como certo. Como hoje em dia o bicho tá doidinho, tudo é possível.

 

Brunão,

 

tenho enormes dificuldades em torcer contra o frio. Contra a neve então, IMPOSSÍVEL!

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 792
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

12z do GFS coloca linha de 6°C para cá, na quinta-feira próxima! Expressivo para essa época!

 

E coloca uma nevada razoável para SJ na terça que vem de madrugada...

 

A consistência do louco (o GFS) está impresisonante! Fosse em outros tempos, eu diria que já dava para dar o frio forte como certo. Como hoje em dia o bicho tá doidinho, tudo é possível.

 

Brunão,

 

tenho enormes dificuldades em torcer contra o frio. Contra a neve então, IMPOSSÍVEL!

Vlw

Começaram os delírios de neve de novo...

Hehehe.

O povo não desiste mesmo...

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

ALELUIA ! GFS 18Z tira completamente o frio ! :mrgreen: :mrgreen:

nunca imaginei que comemoraria algo assim...

 

 

Tava demorando, he he he! Mas deve-se ressaltar que é justamente o período no qual o GFS tem oscilado desde o início do ano: 5 dias.

 

Outro ponto a ressaltar: a 18Z não é uma rodada "clássica" do GFS, sendo que ela e a 6Z são melhores em pegar tendências na grade acima de 1 semana do que em acertar detalhes na grade de 5 dias.

 

Para sepultar o frio, teremos de esperar a 0Z e, principalmente, a 12Z de amanhã. Se mantiver, bau bau, e festa na lavoura!

Link to comment
Share on other sites

Acho que nunca vi tanta zona de baixa pressão no continente, e o destaque também para a alta de 1030mb aproximando-se da região de Bahia Blanca.

Corredor polar se formando, desde a Antártida?

Por essa análise, o frio forte dentro de um breve período pode ser uma possibilidade real, embora não dê para imaginar sua verdadeira intensidade.

Com a AAO bem lembrada pelo Mafili, creio em alguma coisa, independente do GFS.

Link to comment
Share on other sites

Nem precisa de discussão, eu escolho o "E", ou seja, estamos na primavera, na história documentada da meteorologia no Brasil ainda não houve registro de neve forte entre o final de setembro e outubro (não incluo um possível relato de 4 metros de neve em são joão do fim mundo em 30 de setembro de 1890), e simplesmente não tem nada para ser agora, até pode haver um chance de 0,001% (aquele papo de sempre há uma primeira vez ou aconteceu antes dos registros), mas se agarrar a isso é como esperar que a queda de asteróide dizime o planeta amanhã. Um frio prejudicial para certas culturas é possível até em novembro (aqui no Rio já tive 17 graus à tarde em nov 2006, enquanto em alguns anos não temos tarde abaixo de 20 graus em julho) e além, realmente vale pena ficar atento a isso, mas as chances de NEVAR (não nevar como o que caiu em 2009 até agora em pontos isoladíssimos da serra e em algum canto elevado no mês de outurbro de 99) são praticamente nulas nesta época do ano em nosso país.

 

Torcer por neve forte no Brasil não é devaneio (a história comprova), mas esperar uma neve GORDA AGORA é mais que isso, é o cúmulo do desespero. A janela de 2009 se fechou.

 

Por fim: a possibilidade de frio forte nesta época não me anima pois não há chance alguma de rivalizar com os recordes históricos do pico do inverno em valores absolutos.

Link to comment
Share on other sites

São Paulo registra o inverno mais chuvoso dos últimos 15 anos

Publicado em: 22/09/2009 às 17:26

 

 

 

De acordo com os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE), a cidade de São Paulo registrou o inverno mais chuvoso desde o início das medições, em 1995. Do início de julho de 2009 até o dia 21 de setembro, o Centro registrou 335,9mm, um acumulado 131% acima da média do período. O segundo maior volume do trimestre foi registrado em 2000, quando a cidade recebeu 229,2mm.

 

Segundo os meteorologistas do CGE, o recorde aconteceu devido ao bloqueio atmosférico que manteve as frentes frias estacionas sobre o Estado nesse período, causando grandes volumes de chuva.

 

A primavera que começa hoje, dia 22 de setembro, às 18h18, chega com friozinho de inverno e ao longo da estação, as previsões climáticas apontam chuvas acima da média. \"Ao invés de termos chuvas generalizadas associadas com a passagem das frentes frias, elas tendem a ocorrer mais na forma de pancadas, provocadas pelo calor das tardes\", explica o meteorologista do CGE, Michael Pantera.

 

Com a instalação do El Nino (aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico Equatorial) há uma evidente diminuição no risco de maiores períodos de tempo seco. A presença do fenômeno indica que esta Primavera e o Verão 2010 também devem ter temperaturas acima da média, inclusive com ondas de calor.

 

\"A partir de agora, estas pancadas de chuva nos finais de tarde trazem de volta os transtornos associados ao trânsito, como a ocorrência de pontos de alagamento pela cidade\", finaliza Michael. Com esta informação o meteorologista já adianta que na primavera nem tudo serão flores.

Link to comment
Share on other sites

Olha, nada contra quem produz e depende da agricultura, mas eu gostaria muito de ver um bom frio agora no final de setembro. O frio intenso foi soterrado de tal forma que ele simplesmente desapareceu depois da onda de frio do final de julho. Agosto e setembro NÃO tiveram frio intenso. Acabou. Zé-fi-ni!!!

 

Para terem uma idéia do que estou dizendo eu baixei 4 vezes (isso: 4 VEZES) dos 10° nos últimos 54 dias!! :| E todos esses dias foram em agosto. O inverno tal qual conhecemos acabou. Temos um outono com sol primaveril.

 

Caso não venha o tão esperado frio, que não venha o calor. Começar a suar já no final de setembro é o fim da picada, é o nó na calçada, é a mula batendo asas e voando! Ontem atingi 27,5° aqui em casa e não baixei dos 52%. Resultado: suor. Minha camiseta branca vai para lavar. Ela ficou manchada na primeira hora de uso! :evil:

 

A pouco tivemos chuva forte em POA que segui para o N e NE da cidade. Minha máxima já ficou em 20,6° logo depois da meia-noite, e agora tenho 16,3° com +-87% e vento ONO a 6,8 km/h. Friozinho bom. 8-)

Link to comment
Share on other sites

Trazendo o que eu postei sobre este tópico, antes da divisão e acabou ficando no outro:

 

Tanto 0Z quanto 6Z fizeram a linha de 0oC em 850 hpa ficar restrita ao paralelo 30. Na 0Z o GFS dava neve/sleet para AParados e região de SJ. Vamos esperar a 12Z, mas tudo indica que, ao menos por enquanto, a grande mudança que o louco fez foi retardar o frio para o meio da semana, como ele já vinha projetando até segunda feira.

Link to comment
Share on other sites

A grade de resolução do wetterzentrale é muito ruim, mas pela 12Z a neve está no limite para a quarta que vem pela manhã. O Ciclone aparece bem mais ao norte do que nas outras rodadas e parte da precipitação na serra (chuva ou neve) seria proveniente da nebulosidade do mesmo.

 

Estranho,

 

Na 12Z ciclone ficou mais para o norte mas a trajetória da MP continua maritimizada e o frio abaixo de 0oC em 850 hpa só chega até o paralelo 29, seguindo a tendência mostrada a partir da 18Z de ontem. Porém, antes da mudança de ontem, a trajetória era bem mais continental, com o frio abaixo de 0oC em 850hpa tomando todo o sul do BR, mesmo com o ciclone mais ao sul. Será o velho problema da sincronia de nossas MP / ciclones ou algo que o modelo vai corrigir ainda?

Link to comment
Share on other sites

O pessoal tava prevendo chuva de "fraca intensidade". Fui fazer visitas a meus clientes e tomei um caldo nas costas. Moral da história, tive que voltar pro escritório que nem um pinto molhado.

Aqui, muita água, temperatura de 13.2°C. Realmente, o setembro tá sendo o agosto que eu queria.

Somente uma pergunta aos moderadores: onde foram parar minhas mensagens que postei aqui? Elas não continham qualquer ofensa.

Link to comment
Share on other sites

Que palha, eu não tenho acesso ao tópico na qual foram removidas as mensagens inclusive as minhas, deixa pra lá, hoje esquentou uma barbariedade aqui! começo da tarde estava com céu limpo e muito úmido! a temperatura esquentou rapidamente 28.7°C no inmet nesse momento, aqui em casa nem encostou nos 27°C ainda mas está bem abafado, ainda bem que não precisei sai na rua hoje se não ia sua que nem macaco, mas agora tem bastantes nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos, depois de tanto tempo sem postar nada aqui, resolvi entrar e me deparei com baixarias, porém como boa cristã que sou fiz de conta que não vi nada.

 

Estou muito ansiosa pela próxima rodada do GFS, esperando que a linha 0° suba mais até no mínimo o sul do Paraná, pois sei que é chique frio "fora de época" e que nunca perde a essencia.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos, depois de tanto tempo sem postar nada aqui, resolvi entrar e me deparei com baixarias, porém como boa cristã que sou fiz de conta que não vi nada.

 

Estou muito ansiosa pela próxima rodada do GFS, esperando que a linha 0° suba mais até no mínimo o sul do Paraná, pois sei que é chique frio "fora de época" e que nunca perde a essencia.

 

Vc já havia postado antes?

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos, depois de tanto tempo sem postar nada aqui, resolvi entrar e me deparei com baixarias, porém como boa cristã que sou fiz de conta que não vi nada.

 

Estou muito ansiosa pela próxima rodada do GFS, esperando que a linha 0° suba mais até no mínimo o sul do Paraná, pois sei que é chique frio "fora de época" e que nunca perde a essencia.

 

Vc já havia postado antes?

 

Sim em eventos importantes antes de mudarem tudo

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Segundo meus *Arquivos* :

 

Andre F (Andre Felipe): registrado dia 12/12/08 no Baz III e 20/03/09 no Baz novo (IV)

 

Possui 6 post's no novo e nenhum no BAZ III. e é de Campo Mourão no Parana distante 477km da capital.

 

Tenho medo de você quanto a estes "arquivos"... :geek:

 

Passa aí a ficha do Shimutz então Carlos! Vamos ver se está limpa! :twisted: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Passa aí a ficha do Shimutz então Carlos! Vamos ver se está limpa! :twisted: :lol:

 

Exijo meu direito constitucional de sigilo ou privacidade na informação pessoal... :mrgreen: :lol: :D

 

Aproveitando o ensejo, Carlos passa a do Torales e de suas viagens ao redor do mundo... :evil: 8-) :lol:

 

Shimutz, se violar o sigilo bancário, xá comigo!

Link to comment
Share on other sites

A máxima foi de 22,0° as 13horas, agora fazem 19° e a sensação termica é de chocantes 14°c

 

Onde?

 

Complete seu perfil com seu nome completo e localização.

 

Att.

 

Segundo meus *Arquivos* :

 

Andre F (Andre Felipe): registrado dia 12/12/08 no Baz III e 20/03/09 no Baz novo (IV)

 

Possui 6 post's no novo e nenhum no BAZ III. e é de Campo Mourão no Parana distante 477km da capital.

 

Impressionante a quantidade de informações que o Carlos levanta... :o:o

 

Graças a ele, sei o meu número exato de posts :D

 

Gracias

Link to comment
Share on other sites

Cascavel teve mais um dia de temperaturas baixas. Entre as maiores cidades foi a mais fria ao longo do dia. Só hoje choveu 29mm. E as temperaturas cairam ao passo do aumento da neblina. A sensação térmica foi bastante baixa e chegou a 4.9°C

 

temperaturas hoje em Cascavel:

00:00 15.6

01:00 15.8

02:00 15.6

03:00 15.4

04:00 15.1

05:00 15.0

06:00 15.1

07:00 14.9

08:00 15.7

09:00 17.6

10:00 18.1

11:00 18.9

12:00 17.5

13:00 15.6

14:00 14.4

15:00 13.7

16:00 13.2

17:00 12.9

18:00 12.5

19:00 12.3

 

Agora faz 11.9 e o ponto de orvalho é de 11 graus.

Link to comment
Share on other sites

Passa aí a ficha do Shimutz então Carlos! Vamos ver se está limpa! :twisted: :lol:

 

Exijo meu direito constitucional de sigilo ou privacidade na informação pessoal... :mrgreen: :lol: :D

 

Aproveitando o ensejo, Carlos passa a do Torales e de suas viagens ao redor do mundo... :evil: 8-) :lol:

 

Manda bala Carlão, não tenho problema nenhum com isso, ao contrário de alguns! :twisted: :twisted:

 

Tá bom.. parei!!

 

Sensação de frio aqui em POA pra hoje, no fim da tarde já estava 14 graus, mas a questão é mesmo o vento, que está deixando a sensação térmica bem baixa!!

Link to comment
Share on other sites

O interessante é que a MP que o GFS está projetando produziria frio abaixo de 0oC em 850 hpa no RS e extremos sul de SC mesmo saindo para o mar no Prata. Isso signifca que a trajetória provável dela até lá seria totalmente continental, ficando barrada na muralha Brasil tropical e saindo para o mar. Daí não estranho as saídas que projetaram nevascas e frio extremo... Se esse ciclone encostar no continente, pela força projetada para esta MP, o resultado seria uma nevasca.

Link to comment
Share on other sites

O interessante é que a MP que o GFS está projetando produziria frio abaixo de 0oC em 850 hpa no RS e extremos sul de SC mesmo saindo para o mar no Prata. Isso signifca que a trajetória provável dela até lá seria totalmente continental, ficando barrada na muralha Brasil tropical e saindo para o mar. Daí não estranho as saídas que projetaram nevascas e frio extremo... Se esse ciclone encostar no continente, pela força projetada para esta MP, o resultado seria uma nevasca.

 

Qual o tamanho da sua pulga atrás da orelha, Zé ? hehehe

Link to comment
Share on other sites

O interessante é que a MP que o GFS está projetando produziria frio abaixo de 0oC em 850 hpa no RS e extremos sul de SC mesmo saindo para o mar no Prata. Isso signifca que a trajetória provável dela até lá seria totalmente continental, ficando barrada na muralha Brasil tropical e saindo para o mar. Daí não estranho as saídas que projetaram nevascas e frio extremo... Se esse ciclone encostar no continente, pela força projetada para esta MP, o resultado seria uma nevasca.

 

Qual o tamanho da sua pulga atrás da orelha, Zé ? hehehe

 

Bem pequena. Se o GFS mantiver o quadro atual até sexta feira, essa é a típica situação que ele diminui drasticamente o frio na última hora, pois acho improvável tal frio com a atual trajetória da MP. Bom, mas se ele mudar algo em favor do frio nas próximas 48 horas...

Link to comment
Share on other sites

Não há como pensar em nevasca nestá época, sem mais palavras, e estes supostos "dados" do Cruzeiro não tem nenhuma comprovação, em Soledade tem que provar mas m SJ vale estação na plantação de uva e relatos à vontade, mesmo que seja verdade 2 a 3 cm é pequena acumulação e não mudaria uma palavra do que escrevi, embora nos úlimos anos por causa da seca qualquer 0,5 cm cause o maior frisson. Mais realista seria discutir o clima de primavera e os prováveis efeitos negativos de um frio tardio na agricultura, até a chance de (mais) uma paraguaia, com "sorte".

Link to comment
Share on other sites

Não há como pensar em nevasca nestá época, sem mais palavras, e estes supostos "dados" do Cruzeiro não tem nenhuma comprovação, em Soledade tem que provar mas m SJ vale estação na plantação de uva e relatos à vontade, mesmo que seja verdade 2 a 3 cm é pequena acumulação e não mudaria uma palavra do que escrevi, embora nos úlimos anos por causa da seca qualquer 0,5 cm cause o maior frisson. Mais realista seria discutir o clima de primavera e os prováveis efeitos negativos de um frio tardio na agricultura, até a chance de (mais) uma paraguaia, com "sorte".

:D

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não há como pensar em nevasca nestá época, sem mais palavras, e estes supostos "dados" do Cruzeiro não tem nenhuma comprovação, em Soledade tem que provar mas m SJ vale estação na plantação de uva e relatos à vontade, mesmo que seja verdade 2 a 3 cm é pequena acumulação e não mudaria uma palavra do que escrevi, embora nos úlimos anos por causa da seca qualquer 0,5 cm cause o maior frisson. Mais realista seria discutir o clima de primavera e os prováveis efeitos negativos de um frio tardio na agricultura, até a chance de (mais) uma paraguaia, com "sorte".

 

 

Ele está te defendendo Paulo! Hehehe

 

em Soledade tem que provar mas m SJ vale estação na plantação de uva e relatos à vontade

É mesmo Toma, é que eu to tão envolvido com outros assuntos que fiz apenas uma leitura rápida demais.Mas sabe como é né, cachorro mordido de cobra :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Abração Loepa

Link to comment
Share on other sites

Ah desculpe-me mas estou torcendo pelo frio sim :mrgreen:

 

SE NÃO PLANTOU, ESPERE ATÉ O FINDI. SE CONFIRMAR, BAU, BAU.

 

Quais seriam as chances da mínima abaixar de 10°C aqui pra essa sexta/sábado? e pra prox onda de frio?

 

ENTRE8/10 SEXTA.

 

Muito bom, espero que o céu limpe de madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.