Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - SETEMBRO 2009


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 792
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

14 graus agora na Climaterra em São Joaquim. Isso antes das oito da manhã. Bota polar velha essa. Se fosse ar quente estaria 30 ao amanhecer em Sao Joaquim.
O ar tropical vindo do oeste já chegou por lá, enquanto a alta "velha" polar se afasta para o meio do atlântico, a situação é quase de pré-frontal.

Hoje, mínima de 6,3°C em São Bento do Sul novamente com cerração. Fenômeno, aliás, muito comum por lá - não somente em dias de "ar quente e tempo seco".

 

Aqui em Florianópolis sensação de calor já cedo, +-20°C - diferente dos dias anteriores em que estava fresco pela manhã.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Modelo americano está projetando 150/200 mm para Três de Maio, Santa Rosa, Cerro Largo, etc.

 

6Z coloca 230mm!

Será a maior enxurrada do ano por aqui, caso aconteça...

Deve começar a chover no final da tarde, começo da noite. Por enquanto, sol e calor.

O GFS tem superestimado a precipitação ultimamente.
Link to comment
Share on other sites

Quando comentei que na minha opinião o INVERNO 2009 propriamente dito já tinha acabado, alguns disseram que eu "morderia a língua". Mas acho que eu não estava tão errado não. O frio que vem é fraco e não tem previsão de frio forte mais para Porto Alegre nos próximos dias.

Penso que não teremos em setembro este ano aquele tradicional "friozão" que normalmente fecha o inverno.

Pode ser que me engane, mas não vejo nada significativo.

Link to comment
Share on other sites

Quando comentei que na minha opinião o INVERNO 2009 propriamente dito já tinha acabado, alguns disseram que eu "morderia a língua". Mas acho que eu não estava tão errado não. O frio que vem é fraco e não tem previsão de frio forte mais para Porto Alegre nos próximos dias.

Penso que não teremos em setembro este ano aquele tradicional "friozão" que normalmente fecha o inverno.

Pode ser que me engane, mas não vejo nada significativo.

 

Foi eu quem disse e mantenho a posição. Quero ver vc sair de regata nos próximos 15 dias em Porto Alegre, assim como se viu nos últimos 4 dias. Quero fotos com a prova!! Teremos máximas que não passarão dos 20C.

Link to comment
Share on other sites

14 graus agora na Climaterra em São Joaquim. Isso antes das oito da manhã. Bota polar velha essa. Se fosse ar quente estaria 30 ao amanhecer em Sao Joaquim.

 

Na minha opinião Polar Velha era o que tínhamos ano passado em julho. POA não passava de 25C/27C e Canela de 20C/23C, enquanto à noite POA tinha 9C/12C e Canela chegava nos 5C/7C. Era um ar "polarzinho enfraquecido".

 

Desta vez agora neste agosto está sendo 34C em POA e 30C em Canela! Isso é ar quente, principalmente pq o resfriamento noturno é causado exclusivamente pelo ar seco.

Link to comment
Share on other sites

14 graus agora na Climaterra em São Joaquim. Isso antes das oito da manhã. Bota polar velha essa. Se fosse ar quente estaria 30 ao amanhecer em Sao Joaquim.

 

Na minha opinião Polar Velha era o que tínhamos ano passado em julho. POA não passava de 25C/27C e Canela de 20C/23C, enquanto à noite POA tinha 9C/12C e Canela chegava nos 5C/7C. Era um ar "polarzinho enfraquecido".

Florianópolis não passou de 25/27°C nos últimos dias e São Bento do Sul de 20/23°C, enquanto à noite Florianópolis tinha ~15°C/16°C e São Bento do Sul 1°C/5°C.

 

Isso era um ar "polarzinho enfraquecido" sobre o nordeste de SC, enquanto o RS estava sob ar quente. HOJE, e somente hoje, a situação por aqui mudou, está bem mais quente.

Link to comment
Share on other sites

Quando comentei que na minha opinião o INVERNO 2009 propriamente dito já tinha acabado, alguns disseram que eu "morderia a língua". Mas acho que eu não estava tão errado não. O frio que vem é fraco e não tem previsão de frio forte mais para Porto Alegre nos próximos dias.

Penso que não teremos em setembro este ano aquele tradicional "friozão" que normalmente fecha o inverno.

Pode ser que me engane, mas não vejo nada significativo.

 

Foi eu quem disse e mantenho a posição. Quero ver vc sair de regata nos próximos 15 dias em Porto Alegre, assim como se viu nos últimos 4 dias. Quero fotos com a prova!! Teremos máximas que não passarão dos 20C.

Já estás radicalizando, Bruno. Olha o que eu disse acima: "o frio que vem será fraco". É claro que mesmo com um friozinho de nada é impossível sair de regata às ruas... Coisa óbvia! Agora, casacão, manta e luvas penso que não usaremos mesmo. No máximo um blusão de lã e um casaco.

Link to comment
Share on other sites

Quando comentei que na minha opinião o INVERNO 2009 propriamente dito já tinha acabado, alguns disseram que eu "morderia a língua". Mas acho que eu não estava tão errado não. O frio que vem é fraco e não tem previsão de frio forte mais para Porto Alegre nos próximos dias.

Penso que não teremos em setembro este ano aquele tradicional "friozão" que normalmente fecha o inverno.

Pode ser que me engane, mas não vejo nada significativo.

 

Foi eu quem disse e mantenho a posição. Quero ver vc sair de regata nos próximos 15 dias em Porto Alegre, assim como se viu nos últimos 4 dias. Quero fotos com a prova!! Teremos máximas que não passarão dos 20C.

Já estás radicalizando, Bruno. Olha o que eu disse acima: "o frio que vem será fraco". É claro que mesmo com um friozinho de nada é impossível sair de regata às ruas... Coisa óbvia! Agora, casacão, manta e luvas penso que não usaremos mesmo. No máximo um blusão de lã e um casaco.

João, aqui em minha região, quantas vezes usei pala de lã, devido ao frio extremo em setembro, além claro da chuva, não existiu uma Semana Farroupilha sem chuva...

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Em Santa Maria 19.5°C; 1014 hPa; vento em 12.9 km/h com indicativo de rajada em 35Km/h, na última atualização chegou à 49Km/h, segundo INMET... Tivemos uma "passagem" de nuvens e alguma garoa agora há pouco que fez a temperatura cair em 4°C. Estávamos com 23°C / 24°C e caímos para 19°C "radicalmente"... Agora (12:27) sol e céu "limpando" à W-No-N, com muita nebulosidade para So-S-Se... Vejamos o que será...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Paulo Henrique,

Desculpa, mas acho que certos colegas do BAZ precisam interpretar melhor o que está escrito. Nunca disse que setembro não teve ao longo da história frio extremo! Claro que teve! Em 2006 tivemos um belo exemplo disso. O que estou dizendo é que este ano de 2009 parece que vem um frio ameno, que não deve ser aquele extremo que normalmente setembro registra.

Imagino que já deves ter usado pala de lã, casacão e luvas, pois eu também já usei esta época.

Link to comment
Share on other sites

o frio, que parecia vir com força, ou "semiforça" vai ser ameno.

Acredito que ficará muito bom para dormir.

Nada de excepecional.

Agora a temperatura é de "confortáveis" 26°C. Depois do forte calor dos últimos dias.

Os ambientes esquentam e custam a perder o calor retido.

Mas, não vejo qualquer novidade no calor que fez. Já vimos e veremos muitos dias de calor em agostos que virão.

Pena que estragará a média do mês e do inverno como um todo.

Agora, setembro costuma surpreender. Mas, no quesito surpresa, acho que não há nada vindo por aí.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

Modelo americano está projetando 150/200 mm para Três de Maio, Santa Rosa, Cerro Largo, etc.

 

6Z coloca 230mm!

Será a maior enxurrada do ano por aqui, caso aconteça...

Deve começar a chover no final da tarde, começo da noite. Por enquanto, sol e calor.

O GFS tem superestimado a precipitação ultimamente.

 

Olho gráficos e modelos e depois leio toda essa discussão aqui e vejo que tudo se direciona nesse sentido acima discutido...

 

Aí um cara de determinada rádio daqui fica "papagaiando" leitura do Climatempo e falando "entre 6mm e 20mm para a região"... Fico empu#*#* da vida, pois sei que o mesmo sequer olha ou lê um site abalizado para dizer algo mais próximo da realidade... Em outra oportunidade, apesar de muita discussão sobre o GFS, esse "previsor de tempo" lia as projeções da referida empresa e dizia em "no máximo 30mm"... PÔ! Aqui foram 180mm em três dias de chuvarada..

 

Agora SM em sua "costumeira gangorra... 21°C (estávamos em 24°C, caímos à 19°C, fomos à 22°C); vento em 24Km/h e 1012 hPA segundo SBSM. Segundo INMET, 20.6°C; 1011 hPa e vento em 17Km/h com indicativo de rajada em 31Km/h (na última foi à 36Km/h)...

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Paulo Henrique,

Desculpa, mas acho que certos colegas do BAZ precisam interpretar melhor o que está escrito. Nunca disse que setembro não teve ao longo da história frio extremo! Claro que teve! Em 2006 tivemos um belo exemplo disso. O que estou dizendo é que este ano de 2009 parece que vem um frio ameno, que não deve ser aquele extremo que normalmente setembro registra.

Imagino que já deves ter usado pala de lã, casacão e luvas, pois eu também já usei esta época.

 

Acho que te entendi errado, então. Em agosto pensei que tu tivesse dito que não teríamos mais inverno pela frente, que ele simplesmente tinha acabado.

Link to comment
Share on other sites

Céu limpo, 33.4ºC.

 

Ala putcha!

14h

 

Curitiba: 28ºC

 

SP: 29ºC

 

Soledade: 27ºC, rajada de 47 km/h

 

Vacaria: 26ºC, rajada de 36.

 

 

Tenho observado que Soledade QUASE SEMPRE registra vento mais forte que Vacaria. E por que eu as comparo? Pelos mapas eólicos, Vacaria e os Campos de Cima da Serra estão entre as áreas mais ventosas do RS.

 

Por este mapas, consta Soledade com pouca ventilação.

 

Cada vez mais se comprova que tais mapas estão ERRADOS quanto à ela. Ou foram mal confeccionados por falta de dados, ou por boicote político ou sei lá o que.

 

O fato é que Soledade registra muito mais vento que os mapas demostravam até então.

 

Isso precisa de uma revisão!!

Mapa eólico ilustra o vento à 50 metros do solo.

 

Por isso digo que estações não traduzem em nada o potencial eólico de uma região, pois ninguém constrói cataventos de 5 metros de altura.

Link to comment
Share on other sites

Céu limpo, 33.4ºC.

 

Ala putcha!

14h

 

Curitiba: 28ºC

 

SP: 29ºC

 

Soledade: 27ºC, rajada de 47 km/h

 

Vacaria: 26ºC, rajada de 36.

 

 

Tenho observado que Soledade QUASE SEMPRE registra vento mais forte que Vacaria. E por que eu as comparo? Pelos mapas eólicos, Vacaria e os Campos de Cima da Serra estão entre as áreas mais ventosas do RS.

 

Por este mapas, consta Soledade com pouca ventilação.

 

Cada vez mais se comprova que tais mapas estão ERRADOS quanto à ela. Ou foram mal confeccionados por falta de dados, ou por boicote político ou sei lá o que.

 

O fato é que Soledade registra muito mais vento que os mapas demostravam até então.

 

Isso precisa de uma revisão!!

Mapa eólico ilustra o vento à 50 metros do solo.

 

Por isso digo que estações não traduzem em nada o potencial eólico de uma região, pois ninguém constrói cataventos de 5 metros de altura.

O que te leva a deduzir que o vento em altura será menor que em superfície?

Eu observo há muitos anos a bandeira do Brasil, colocada no mastro no trevo principal de minha cidade,ela está cerca de 30m de altura e te afirmo, seguidamente o pessoal da prefeitura tem de substituí-la.

Só se o cara tiver pensamento de "jirico" pra achar que à 50 ms o vento será menor que em superfície...

Pergunte ao pessoal que instalou a antena da emissora onde trabalhei, eles montaram antena de rádio em Vacaria, Caxias, Marau,Garibaldi e tantas outras, não encontraram nenhum, eu disse, nenhum local com mais vento que aqui.

Link to comment
Share on other sites

Dia muuuuuuuuuuito quente no PR, máxima de 34° no vale do Paranasão, 33° em Maringá, 32° em Londrina, 30° em Foz e 28° em Curitiba :oops:

Aqui em Cascavel variei de 19,1° a 31,1° Acredito que era pra ser maior, mas a nebulosidade foi densa a hoje a tarde :shock: A umidade chegou a 44%

 

E agora segue muito quente, tenho 30,1° no termômetro e 47% de UR :D

Link to comment
Share on other sites

É muito fácil explicar as mínimas mais baixas em alguns pontos das serras de SJ, nas áreas abrigadas do vento quente o ar se resfria até atingir o ponto de saturação em noites claras, no verão o ponto de saturação (TD) está alto (tem mais umidade) e a mínima não pode cair muito, mas a atual massa tropical continental é mais seca e o baixo TD nas serras favorece uma queda rápida se a estação não estiver de cara para o vento como está o Inmet, enquanto isso a estação de referência teve 3 dias com anomalia até passando de 9 graus, ficou a 2 graus da máxima absoluta de agosto e a 0,5 grau da máxima da normal 1961-1990, calor super normal, concordo com esta avaliação só se puder classificar todas as ondas de frio deste inverno lá como normais/fracas, já que a menor mínima ficou a quase 5 graus do recorde... mas estou certo que o ar que atuou nas serras do sul de SC nos últimos dias foi puramente de origem tropical (os dados abaixo não deixam dúvidas), o ar seco e as baixadas em altitude explicam inteiramente algumas mínimas observadas.

 

A propósito, o regime sobre São Bento não era igual ao sobre SJ (a primeira ainda sofria algum efeito do ar mais fresco que entrava pelo mar na Região Sudeste e leste do PR), a região de SJ foi a mais atingida por este episódio de calor no estado (temperatura observada X normal) por ficar no alto e ao sul, o litoral de Florinópolis para cima então mal sentiu aquecimento exceto hoje por causa das brisas (Navegantes mal passava de 22 até ontem).

 

SJ Inmet:

 

29/08: 11,0/25,1

 

30/08: 15,6/25,5

 

31/08: 15,1/23,7

 

01/09: 13/23,7

 

Média janeiro: 12,9/23,1

 

Média agosto: 6,4/16

 

Foi um calor normal, para o verão.

Link to comment
Share on other sites

Céu limpo, 33.4ºC.

 

Ala putcha!

14h

 

Curitiba: 28ºC

 

SP: 29ºC

 

Soledade: 27ºC, rajada de 47 km/h

 

Vacaria: 26ºC, rajada de 36.

 

 

Tenho observado que Soledade QUASE SEMPRE registra vento mais forte que Vacaria. E por que eu as comparo? Pelos mapas eólicos, Vacaria e os Campos de Cima da Serra estão entre as áreas mais ventosas do RS.

 

Por este mapas, consta Soledade com pouca ventilação.

 

Cada vez mais se comprova que tais mapas estão ERRADOS quanto à ela. Ou foram mal confeccionados por falta de dados, ou por boicote político ou sei lá o que.

 

O fato é que Soledade registra muito mais vento que os mapas demostravam até então.

 

Isso precisa de uma revisão!!

 

Vou meter o bedelho nessa discussão, mas é a única vez. Minha opinião. Acabou sua neutralidade André, desde que voce entrou como representante de Soledade ou aspirante a tanto. Sugiro que voce pendure seu cargo de moderador.

 

Pra finalizar. o Caco já foi expulso do site. Voce ficou. Mesmo assim, insiste em postagens comparativas entre SP e Ctba, que não tem cabimento... e eu achava que o problema era exclusivamente o Caco. Não entendo tambem como voce consegue entrar numa discussão de 12 mensagens aqui pra defender X ou Y.

 

Por falta de procedimento, acho que voce poderia sair da moderação. Fará bem pra voce e principalmente para o Forum.

Link to comment
Share on other sites

Céu limpo, 33.4ºC.

 

Ala putcha!

14h

 

Curitiba: 28ºC

 

SP: 29ºC

 

Soledade: 27ºC, rajada de 47 km/h

 

Vacaria: 26ºC, rajada de 36.

 

 

Tenho observado que Soledade QUASE SEMPRE registra vento mais forte que Vacaria. E por que eu as comparo? Pelos mapas eólicos, Vacaria e os Campos de Cima da Serra estão entre as áreas mais ventosas do RS.

 

Por este mapas, consta Soledade com pouca ventilação.

 

Cada vez mais se comprova que tais mapas estão ERRADOS quanto à ela. Ou foram mal confeccionados por falta de dados, ou por boicote político ou sei lá o que.

 

O fato é que Soledade registra muito mais vento que os mapas demostravam até então.

 

Isso precisa de uma revisão!!

 

Vou meter o bedelho nessa discussão, mas é a única vez. Minha opinião. Acabou sua neutralidade André, desde que voce entrou como representante de Soledade ou aspirante a tanto. Sugiro que voce pendure seu cargo de moderador.

 

Pra finalizar. o Caco já foi expulso do site. Voce ficou. Mesmo assim, insiste em postagens comparativas entre SP e Ctba, que não tem cabimento... e eu achava que o problema era exclusivamente o Caco. Não entendo tambem como voce consegue entrar numa discussão de 12 mensagens aqui pra defender X ou Y.

 

Por falta de procedimento, acho que voce poderia sair da moderação. Fará bem pra voce e principalmente para o Forum.

Se o Shima sair da moderação, tem mais gente pra sair...

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Em Santa Maria "Enferruscou"... Muitos raios e trovões ao W-No-N, nosso chovedouro, e o vento segue "apertando"... Aqui o vento entra de W-No-N-Ne... Vejamos o que será...

 

 

P.S. Muito feio o que passou à Sul para Se direção nossa Quarta Colônia: São João do Polênise, Faxinal do Soturno, Restinga Sêca... Talvez Cachoeira do Sul leve uma "bela carga" nas próximas horas...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

E hoje foi um dia daqueles,tivemos de tudo um pouco ao longo do periodo.Começamos com uma amanhecer friozinho aqui na baixada[os microclimas continuaram sendo o destaque]o sol brilhava forte e a temperatura nao parava de subir,ao meio dia já estava em 33°c.No inicio da tarde,a URA descia a 25%,deixando o clima suportavel até entao.Mas por volta das 15:00,um nucleo de chuva trouxe uma pancada de chuva e rajadas de vento de quase 60 km/h no inmet,mas o acumulado foi pequeno aqui na baixada e maior na automatica do governo.Logo depois dessa pancada,o sol voltou a brilhar forte e fez a temperatura chegar a quase 30°c° aqui na baixada,mas com URA altissima[70%]nos trazendo uma sensaçao termica de horriveis 35°c.

 

TEMP.MIN: 13.0[bAIXADA] 15.1[iNMET] 16.4[PARQUE] 19.2[CENTRO]

TEMP.MAX: 34.0[bAIXADA] 32.8[iNMET] 32.1[PARQUE] 33.8[CENTRO]

PREC.ACUM: 1.1 MM[bAIXADA] 5.0 MM[iNMET]

Link to comment
Share on other sites

E para a minha surpresa,o mes de agosto encerrou com temperatura levemente acima da media[esperava um desvio positivo bem maior],graças as minimas mais baixas pela manha[ar seco]que compensou as maximas acima dos 30°c.Tivemos apenas 1 geada aqui na baixada e a chuva ficou abaixo da media.

 

EXTREMAS MES: 1.5°C + 34.9°C

 

MED.TEMP.MINIMA: 10 GRAUS

DESVIO: -3.0°C

 

MED.TEMP.MAXIMA: 24.9 GRAUS

DESVIO: + 3.9°C

 

ABAIXO 10°C: 11 DIAS

ABAIXO 5°C: 6 DIAS

ACIMA 30°C: 7 DIAS

 

PREC.ACUMULADA: 91 MM

Link to comment
Share on other sites

Dia muuuuuuuuuuito quente no PR, máxima de 34° no vale do Paranasão, 33° em Maringá, 32° em Londrina, 30° em Foz e 28° em Curitiba :oops:

Aqui em Cascavel variei de 19,1° a 31,1° Acredito que era pra ser maior, mas a nebulosidade foi densa a hoje a tarde :shock: A umidade chegou a 44%

 

E agora segue muito quente, tenho 30,1° no termômetro e 47% de UR :D

 

Fez muito calor em Cascavel. A máxima foi de 32,3C na estação com possível aquecimento do abrigo em virtude da posição do mesmo. Muito embora outro termômetro registrou 32,5C. A umidade hoje não caiu muito aumentando a sensação de calor.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Por Santa Maria acabou de passar uma "bela " pancada... Muita chuva e vento de E-Se-S... Raro entrar chuva desses quadrantes. Acumulei 15mm nessa pancada. Segundo SBSM 17°C com indicativo de vento na ordem de 24Km/h; Segundo INMET rajada na ordem de 54Km/h com 19.8mm de precipitação. Pelo que é possível de ver-se, há uma passagem alta de nebulosidades de W para E com muitas nuvens baixas passando, rapidamente por sinal, de E para W...

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui chove sem parar desde as 21 hs de segunda-feira, pela graça de Deus. :D

Já fazia tempo que uma frente fria não causava tanta chuva aqui. :mrgreen:

ALELUIA :!: :!: :!:

Nada em Uruguaiana :x

 

Putz, mas em Uruguaiana tá uma brochada héin???? :evil: O que está ocorrendo com a região????

 

Parafraseando Forest Gump: "Mamãe sempre diz que o tempo à Deus pertence" :lol:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Se nao for alterado, chega a chuva na madrugada de sexta, mas os modelos estao diminuindo a quantidade de chuva a cada momento aqui para a baixada Santista.

 

Pelo que tenho olhado nos gráficos, embora sem comprender muitos :lol: , para vocês só a semana que vem... :roll:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Chuva das boas em POA agora à noite e temperatura variando no MÁXIMO 1 grau entre todos os pontos de medição da cidade, (indiferente de altitude, proximidade do rio) mostrando como tudo fica igual sob a condição de vento e chuva ao contrário de outras cidades vistas aqui no BAZ nessas condições!!

 

Mas vem chuva para Uruguaiana. Nào vai demorar e ainda vou ver o pessoal de lá reclamando de excesso.

 

A água vai descer e causar enchente, por sinal o Cleo Kuhn comentou isso há pouco na Gaúcha!

 

Sugiro: Balseiros do Rio Uruguai, música de Barbosa Lessa, legenda do Rio Grande. Tem um link interessante que segue aqui:

 

http://200.18.45.42:8080/dahora/especiais/oba-viva-veio-a-enchente/

Link to comment
Share on other sites

imagem1mgp.png

 

MADRUGADA QUENTE NO PARANÁ. AS TEMPERATURAS ESTÃO ALTAS EM VÁRIAS CIDADES. EM INÁCIO MARTINS, CONHECIDA PELAS TEMPERATURAS BAIXAS, AGORA FAZ 18 GRAUS. EM CASCAVEL 20 E 17 EM CURITIBA. EM ALGUNS PONTOS ISOLADOS FAZ FRIO. 9 GRAUS NO MORRO DA IGREJA, 12 EM MAJOR VIEIRA, 15 EM JOAQUIM TÁVORA E 12 EM CASTRO

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Em Santa Maria noite/madrugada de "raios triplos" :D e muito vento... Segundo INMET tivemos rajadas na ordem de 49Km/h durante duas atualizações e o acumulado está em 28mm. Aqui tenho 24mm e o vento entra de N-Ne, pois a chuvarada que estava em S-Se agora está em N-Ne... No INMET: 17°C, com rádio acusando entre 16°C e 18°C conforme região da cidade; 1011 hPa e indicativo de rajada na ordem de 32km/h.

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.