Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - SETEMBRO 2009


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 792
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ronaldo, aí ficam algumas questões. Se a tal "polar velha" está em fase de tropicalização, quando enfim pode-se dizer que ela está tropicalizada? Em que região isso ocorre? Quantos dias em média se passam da fase de tropicalização "polar velha" até a tropicalização própriamente dita?

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, aí ficam algumas questões. Se a tal "polar velha" está em fase de tropicalização, quando enfim pode-se dizer que ela está tropicalizada? Em que região isso ocorre? Quantos dias em média se passam da fase de tropicalização "polar velha" até a tropicalização própriamente dita?
Eu acho que o norte/nordeste de SC estava sob influência da alta "polar velha" que estava sobre o atlântico (ASAS), enquanto o ar tropical entrou pelo oeste do RS já na sexta/sábado.

No final das contas, a "polar velha" não se tropicalizou, mas se afastou ao meio do oceano e deu lugar ao ar quente que vinha do RS lá por terça-feira.

Link to comment
Share on other sites

Paulo Lopes:..disse:

Mafili, poderia compartilhar tua experiência no tornado de Indaiatuba, por favor??

Paulo: Naquele dia observei tres tornados (dois F1 e um F3)....O F3 eu acompanhei por quase uma hora antes dele tocar o solo ( meia hora correndo atrás e meia hora fugindo)....mando uma MP detalhando para você.

O F3 é muito lento e errático.

Lição após aquele dia não saio de casa sem máquina fotográfica, filmadora, etc.

 

 

:lol: :lol: Apesar de tensa a situação não deixa de ser engraçada a maneira que você escreveu :D

 

Três tornados em um dia? Conseguiu o que muito storm chaser não consegue em uma temporada inteira nas planícies do EUA. Muita sorte a tua...

Grandiosa experiência Mafili deve ter sido essa...

 

Fico no aguardo da MP

 

Abraço

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, o GFS continua apostando nessa onda de frio, forte, para o dia 09. Vamos

ver se vai manter

Acho que este pode ser o último frio forte do ano, Renan. Estou até apostando que desta vez vem. Mas até lá ainda falta um bom tempo. Sempre tem a "dança" dos modelos.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, o GFS continua apostando nessa onda de frio, forte, para o dia 09. Vamos

ver se vai manter

Acho que este pode ser o último frio forte do ano, Renan. Estou até apostando que desta vez vem. Mas até lá ainda falta um bom tempo. Sempre tem a "dança" dos modelos.

Abraços!

 

Pois é João, agora o ETA também entrou na tendência de frio forte, embora ele seja restrito aí para o

sul. Aqui no sudeste, não tenho dúvidas de que o inverno já acabou mesmo, aquele evento do início de

Junho ficou mesmo como o mais forte do ano, QUE COISA !

 

Ainda pode fazer frio aqui em alguns dias até Outubro, mas o calor predominará agora. abraços

Link to comment
Share on other sites

Variação de 17,0° a 24,7° o Sol abriu agora a tarde e fez a temperatura subir, agora já nublou de novo e esta relampejando 8-) 19,9° no momento!

 

Ah uma dúvida, registrei HOJE 61,5mm de chuva até agora, no meu pluviômetro da incoterm, existe alguma possibilidade dele registrar mais doque choveu? Porque realmente acho que não choveu tudo isso, além do mais que o simepar e o Lucas, registraram menos.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui segue "diluviando" :)

Com as últimas "cargas", como a que está caindo agora (15:20pm) tenho 75mm nas últimas 24h que somados aos 70mm de ontem... Segundo INMET 18°C; 1011 hPA e vento com rajada na ordem de 17Km/h...

 

Algum amigo poderia dar uma olhada nessa sondagem e fazer alguma conjectura mais abalizada???

 

http://www.gruma.ufsm.br/gruma/sonda_santamaria_05.php

 

O máximo que consigo é dizer que me chamou a atenção a proximidade entre 800 e 900 hPa (???)

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

A brisa do mar chegou logo depois de 11:00 da manhã interrompendo imediatamente o rápido aumento de temperatura na zona oeste da cidade, Marambaia caiu de 33 para 25 graus tão logo o vento mudou, já na orla da zona sul onde o vento foi do mar o dia todo não passou de 26 graus com momentos de 23/24 mesmo no meio da tarde (dia bem ameno), no centro a máxima ficou com 28 graus e as áreas mais quentes da zona norte mais uma vez ficaram com o troféu pois ainda esquentaram para 35 a 36 graus no começo da tarde, foi um "veranico" típico de setembro mas faltou vento norte para deixar o calor mais democrático, amanhã ainda pode pode ficar abafado na parte mais continental da cidade mas depois a previsão é de tempo instável, aliás a primavera tem sido a pior estação do ano para mim, nos últimos anos em mais de 90% dos dias houve predomínio de muita nebulosidade e com temperaturas em cima do muro (nem quente nem frio). Antigamente lembro de maiores oscialções de temperatura e algumas tempestades na primavera, espero que o El Niño possa ajudar este ano.

 

Agora o céu está quase sem nuvens mas tem um pouco de névoa seca no ar, aqui em casa na abafada zona norte 3O graus, na praia 23.

Link to comment
Share on other sites

Nuvens carregadas despejaram muita água hoje em Cascavel. Só para se ter uma ideia, só hoje choveu praticamente 1/3 do total esperado para todo mês de setembro: Foram computados 51.2mm até as 19 horas desta quinta feira. Segundo o IAPAR o total médio para o mês de setembro é de 157.7mm.

Quanto as temperaturas hoje foi um dia bem abafado com muitas nuvens no céu e várias pancadas de chuvas. A máxima foi na madrugada, 24 graus e a minima atingiu 16,8C.

Link to comment
Share on other sites

Está um baita vento aqui, estimo rajadas em torno de 70km/h, muitos assovios e alguns objetos voando na rua mas o céu não parece muito disposto a despejar chuva, talvez só amanhã, a temperatura que estava em torno de 30 graus até depois de 20:00 sofreu uma bela queda, agora bem agradáveis 23 graus aqui na zona norte, temperatura que algumas praias já tem desde a tarde.

Link to comment
Share on other sites

Bateu uma ventania em POA vindo de... leste!! :roll: A maior rajada ficou em 35,4 km/h. Agora o vento virou (piração total) e sopra de O. Agora entrou SE a 8,4 km/h.

 

A temperatura está estável em 17,7° com pressão de 1007,6 mb. Só pode ter um explicação esse vento todo: a sucção do ar do leste para oeste para abastecer a chuva em aproximação. Vamos esperar e ver o que dá. 8-)

Link to comment
Share on other sites

Bateu uma ventania em POA vindo de... leste!! :roll: A maior rajada ficou em 35,4 km/h. Agora o vento virou (piração total) e sopra de O. Agora entrou SE a 8,4 km/h.

 

A temperatura está estável em 17,7° com pressão de 1007,6 mb. Só pode ter um explicação esse vento todo: a sucção do ar do leste para oeste para abastecer a chuva em aproximação. Vamos esperar e ver o que dá. 8-)

 

O vento foi MUITO forte!! Na Av. Independência tinha árvore no chão, fora folhas e terra espalhadas pelas ruas das imediações!! Acabei de chegar em casa e vi um cenário de guerra em alguns lugares...

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, aí ficam algumas questões. Se a tal "polar velha" está em fase de tropicalização, quando enfim pode-se dizer que ela está tropicalizada? Em que região isso ocorre? Quantos dias em média se passam da fase de tropicalização "polar velha" até a tropicalização própriamente dita?

 

 

ONTEM A POLAR VELHA DEIXOU SC E O AR TROPICAL DOMINOU TODO O ESTADO, HOJE JÁ INSTABILIZADO E HOJE DE NOITE VOLTA A ENTRAR AR FRIO. NO RS O AR TROPICAL CHEGA PRIMEIRO QUE EM SC, DEVIDO A GEOGRAFIA.

 

ESTÁ TROPICAL QDO AS MÍNIMAS DEIXAM DE SER MUITO BAIXAS. NORMALMENTE DEPOIS DO AR POLAR IR PARA O ATLÂNTICO, EM MÉDIA DE 2/4 DIAS SAI TOTALMENTE DE SC, E A ÚLTIMA REGIÃO A PERDER A INFLUÊNCIA DO AR POLAR VELHO É O NORDESTE DE SC. A PRIMEIRA REGIÃO É O OESTE.

Gostei da explicação Ronaldo. :D

Link to comment
Share on other sites

ESTÁ TROPICAL QDO AS MÍNIMAS DEIXAM DE SER MUITO BAIXAS.

 

Sob este raciocíno, mínims baixas somente ocorrem com "polar velha" ou "polar nova". Massa de ar quente, mesmo que muito secas, não provocariam mínimas baixas. Ou seja, no deserto jamais faria frio. Pro meu paladar, não tem lógica.

Essa lógica vale para SC e não para o Atacama.
Link to comment
Share on other sites

Se ess lógica vale para o RS (mínima de 13 e máxima de 35 em POA), que está no lado de uma enorme lagoa, vale para SC.
Insisto, no RS e sul de SC o ar quente (e seco) entrou mais cedo. Do contrário, Ausentes ou Soledade também teriam mínima de 1°C. E Florianópolis, tivesse ar quente e seco, não ficaria só nos 25°C/27°C de máxima.
Link to comment
Share on other sites

Esta história de "polar velha" e "polar nova" está ficando cansativa. Não adianta insistir num assunto só, quando se vê que nunca terá um consenso entre ambas as partes.

Aliás, desculpem o desabafo, mas o BAZ era bem diferente. Agora estão acontecendo debates que não acrescentam nada para ningúem, fora a grosseria de algumas pessoas com colegas do fórum, o que não tem cabimento algum.

Link to comment
Share on other sites

Esta história de "polar velha" e "polar nova" está ficando cansativa. Não adianta insistir num assunto só, quando se vê que nunca terá um consenso entre ambas as partes.

Aliás, desculpem o desabafo, mas o BAZ era bem diferente. Agora estão acontecendo debates que não acrescentam nada para ningúem, fora a grosseria de algumas pessoas com colegas do fórum, o que não tem cabimento algum.

 

Criei um assunto interessante no fórum geral, penso que seja algo que dá pra debater bastante. Agora, me

pergunta se deu ibope ? :roll:

Neste momento, nuvens de grande desenvolvimento vertical cobrem o céu de Juiz de Fora, está escuro e venta

bastante. A temperaura já caiu 7ºC desde 14h.

Link to comment
Share on other sites

Esta história de "polar velha" e "polar nova" está ficando cansativa. Não adianta insistir num assunto só, quando se vê que nunca terá um consenso entre ambas as partes.

Aliás, desculpem o desabafo, mas o BAZ era bem diferente. Agora estão acontecendo debates que não acrescentam nada para ningúem, fora a grosseria de algumas pessoas com colegas do fórum, o que não tem cabimento algum.

Estou achando essa discussão boa. Muito melhor do que muitas outras.
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.