Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - SETEMBRO 2009


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 792
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Só pra mudar de assunto, aproveitando, eu pergunto:Como está o clima na maior e mais organizada Capital do sul do Brasil?

Claro que me refiro à Curitiba. ;)

 

Concordo. Não sei se Curitiba passou Porto Alegre no último boletim do IBGE, o que pra mim tanto faz, até prefiro que a cidade não inche mais, mas gostaria muito que a minha Porto Alegre tivesse a organização de Curitiba.

Não foi nem no último, nem no penúltimo boletim do IBGE, Curitiba já passou Porto Alegre em população faz tempo - o que eu jamais considerei como um aspecto positivo.

 

Quanto à organização... Curitiba também não é tudo isso. É muita propaganda. Tá acima da média nacional, porém muito abaixo do que eu consideraria razoável. Sinto muita falta de Blumenau neste aspecto.

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis não passou de 25/27°C nos últimos dias e São Bento do Sul de 20/23°C, enquanto à noite Florianópolis tinha ~15°C/16°C e São Bento do Sul 1°C/5°C.

 

Isso era um ar "polarzinho enfraquecido" sobre o nordeste de SC, enquanto o RS estava sob ar quente. HOJE, e somente hoje, a situação por aqui mudou, está bem mais quente.

 

NÃO IA RESPONDER, MAS NA IMAGEM QUE O "SABE TUDO POSTOU", SÃO BENTO ESTÁ NA ÁREA DE CÚMULOS PRÓXIMA A ÁREA SECA. DE VEZ EM QUANDO É BOM REVER A GEOGRAFIA. A ÁREA DO CÍRCULO, MEU CARO SABE TUDO, É A REGIÃO DE PORTO UNIÃO A CANOINHAS, +- 80/100 KM DE SBS.

 

QDO O NEGÓCIO APERTA, APELA PARA CLIMATEMPO, QDO ELES DIZEM O CONTRÁRIO, SÃO UNS.....

 

NADA COMO O TEMPO....

 

ENCERRO POR AQUI A PELEIA. QDO DOIS TEIMOSOS DISCUTEM, SE UM NÃO PARAR, O TREM ANDARÁ EM CÍRCULOS....

Mínima em São Bento do Sul hoje: 9,6°C

Máxima ontém: 27,0°C

UR mínima ontém: 38,1%

 

Isso sim é que é uma massa de ar quente e seca - bem diferente de temperatura e UR mínima de 1,2°C e 60% respectivamente, dois dias atrás.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Santa Maria "dividida"... Ainda há pouco estava aberto à No-N-Ne com direito à SOL!!!!!! :shock: Garoando aqui e fechado para W-So-S... :?

 

Resultado dos temporais: Segundo INMET, vento chegou à 54Km/h a rajada e acumulou 70mm até a última atualização... Queda de granizo em várias regiões próximas e raios deixaram alguns bairros sem energia durante várias horas. Aqui tenho acumulados 69mm e entra vento de E-Se...

 

Alguém tem previsão de temperaturas para os próximos dias????

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em SP está um sol de rachar e 31 graus........e lá em casa tenho 21,0...Isto graças ao Oceano Atlantico..!! É minha Tramandai Santista..!! :D

 

Não só o mar, tem ar muito seco e quente sobre o Sudeste.

 

Verdade Alexandre , São Paulo está com 27% e em Santos agora está com 78% na Base Aerea....

 

 

abraço

Que diferença Carlão :shock:

Link to comment
Share on other sites

Já viram a bomba polar que o GFS dá pra próxima semana ? -4 em 850 hPa para POA. Ontem ele já tinha colocado numa saída. Só que é o único modelo colocando isso entre os globais internacionais.

Bomba atômica!

 

Já vi esse filme. Se isso se confirmar neva na serra e, se houver umidade por aqui, até a granular poderia dar as caras. O valor de 10,8° às 15 h sem precipitação é extremamente significativo! Mostra a consistência dessa massa de ar frio, caso ela venha a se confirmar.

 

Do mais, até agora variei de 17,7° a 18,9° no dia de hoje. Agora faz 18,7° com 1011,5 mb e vento NE a 8,4 km/h. Nubladão e sem chuva.

 

Abraços bombásticos!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em SP está um sol de rachar e 31 graus........e lá em casa tenho 21,0...Isto graças ao Oceano Atlantico..!! É minha Tramandai Santista..!! :D

 

Esta época é um prato cheio para queda bruscas de temperatura perto do mar, aqui no Rio o tempo não fechou como na Baixada Santista (sol aberto na cidade toda com alguma névoa poluída), mas enquanto entre zona norte e oeste hoje ocorreram picos de calor entre 35 e 36 graus (maior do inverno), no centrão da cidade (área do aeroporto, Cinelândia, Rio Branco) não passou de 27 graus (agora 26) e creio que em algumas praias da zona sul mal deve ter passado de 25, se bem que em situações extremas esta diferença chega a 15 graus, hoje até agora deu uns 11.

 

Dia mais quente do inverno hoje também em Teresópolis que chegou a 27,8.

 

A previsão para amanhã está arriscada, se este vento fresco e úmido que chegou ao litoral paulista vier para cá não vai esquentar muito, caso contrário pode ser o dia mais quente do inverno, esperemos... lembrando que o recorde de setembro (e em alguns bairros recorde de todos os meses) foi em torno de de 42 graus nos bairros mais quentes no dia 9 em 1997 (ainda inverno), quando praticamente toda a cidade chegou nos 35, e com certeza não vai chegar nem perto.

Link to comment
Share on other sites

Já viram a bomba polar que o GFS dá pra próxima semana ? -4 em 850 hPa para POA. Ontem ele já tinha colocado numa saída. Só que é o único modelo colocando isso entre os globais internacionais.

Bomba atômica!

 

Já vi esse filme. Se isso se confirmar neva na serra e, se houver umidade por aqui, até a granular poderia dar as caras. O valor de 10,8° às 15 h sem precipitação é extremamente significativo! Mostra a consistência dessa massa de ar frio, caso ela venha a se confirmar.

 

Do mais, até agora variei de 17,7° a 18,9° no dia de hoje. Agora faz 18,7° com 1011,5 mb e vento NE a 8,4 km/h. Nubladão e sem chuva.

 

Abraços bombásticos!

Eu também, Marcos!

Salvo algumas vezes, normalmente quando chega bem próximo da data a "bomba polar" se transforma num "frio normal" ou até em nada praticamente. Mas pode ser que agora confirme. Setembro normalmente tem uma bomba polar para se despedir do inverno.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Marcelo Albieri: Buenas

Observando os comentários do Carlos Dias e Loepa e escrevendo de memória.

este quadro me lembra aquele no qual a circulação dos ventos de sudeste são influenciados pela Serra do Japi e dos Cristais provocando intensas rajadas na região de Campinas e principalmente no aeroporto de Viracopos (que nome maravilhoso) com tempo "bom".

Novidades de vento por aí....ou previsão.???

 

PS:

Desculpe.... tive que refletir sobre a questão.

Mafili, essa é a definição meio que "oficial" do fenômeno, que acreditava ser a única explicação até pouco tempo atrás. Mas atualmente tenho uma pulga atrás da orelha quanto a influência dessas serras. O motivo de minha dúvida é o fato de que fortes rajadas de vento sudeste são registradas em uma razoável parte do estado de SP. Bauru, por exemplo, também registra as rajadas ao mesmo tempo, geralmente um pouco mais fracas.

Assim, não creio que serras de pequeno porte como Japi e Cristais (altitudes de no máximo 1200m) possam ter influência espacial tão grande.

Voltando, os ventos ocorrem quando o núcleo da alta pressão encontra-se no oceano, próximo ao litoral, desde a Bacia do Prata até o PR.

Me deu uma boa idéia de abrir um belo tópico sobre isso ;)

Link to comment
Share on other sites

Isso sim é que é uma massa de ar quente e seca - bem diferente de temperatura e UR mínima de 1,2°C e 60% respectivamente, dois dias atrás.

 

Teve nevoeiro hoje ?

CÉU CLARO EM ITAIÓPOLIS, +- 30/40 KM DE SBS, AS 7 HORAS DA MANHÃ......TEMPO AO TEMPO. HOE A MASSA DE AR TROPICAL DOMINOU TODO O ESTADO.....

Itaiópolis é mais longe, quase uns 100km.

Em São Bento tinha cerração bem densa, comprovado não só pelo sensor de molhamento foliar da estação da EPAGRI, como também pela Ana que madrugou hoje :D

Agora também está tapado de cerração, mas é devido as nuvens baixas.

 

Aqui em Florianópolis caiu um pé d'água a pouco, mas assim como veio parou.

Link to comment
Share on other sites

Já viram a bomba polar que o GFS dá pra próxima semana ? -4 em 850 hPa para POA. Ontem ele já tinha colocado numa saída. Só que é o único modelo colocando isso entre os globais internacionais.

Bomba atômica!

 

Já vi esse filme. Se isso se confirmar neva na serra e, se houver umidade por aqui, até a granular poderia dar as caras. O valor de 10,8° às 15 h sem precipitação é extremamente significativo! Mostra a consistência dessa massa de ar frio, caso ela venha a se confirmar.

 

Do mais, até agora variei de 17,7° a 18,9° no dia de hoje. Agora faz 18,7° com 1011,5 mb e vento NE a 8,4 km/h. Nubladão e sem chuva.

 

Abraços bombásticos!

Eu também, Marcos!

Salvo algumas vezes, normalmente quando chega bem próximo da data a "bomba polar" se transforma num "frio normal" ou até em nada praticamente. Mas pode ser que agora confirme. Setembro normalmente tem uma bomba polar para se despedir do inverno.

Abraços!

Entendo o comentário, que compartilho contigo, mas quando disse que "já vi esse filme" não me referia à frustração dias antes do frio chegar, mas da repetição de eventos de frio que surpreendem no mês de setembro!!

 

Em 2002 teve bela nevada na serra e granular na Grande POA. A situação se repetiu em 2006 e em 2008 deu neve com acumulação em Pinheiro Machado. Era isso que eu queria dizer. Foi um "já vi esse filme" otimista! :D Mas podemos dar duplo sentido à terminologia: pode ser uma confirmação de uma histórico recente como mais uma frustração. Eu fico mais otimista porque, em se tratando de final de inverno, o que vier é lucro. Se não der frio decente a gente pode justificar como sendo setembro. A gente não perde nada de especial.

 

Agora estou empatado com a mínima do dia: 17,7°. A máxima ficou em 18,9°. Vento a 14,3 km/h de SE a pressão cravada em 1010,0 mb.

 

Abraços setembrinos!

Link to comment
Share on other sites

Bah saudades do fórum! Meu HD pifou e perdi todos os dados que tinha no pc, talvez eu consiga resturar algumas coisas, tô bem out sobre que tá rolando, mas uma coisa eu posso dizer, Agosto finalizou com gosto de Fiasco! Pra natureza a primavera já começou desde a metade de Agosto, a vegetação modificou bastante desde então, uma pena mas já era esperado após meses de muito frio, afinal de contas esse é o nosso clima.

 

O feeling dessa última semana é que não estávamos sobre ar tropical e seca nem ar polar, parecia um mix de ambos, mas se fosse para escolher um lado escolheria a opção A - Massa de ar polar enfraquecida, ou velha, ou esquentada, ou com influência do ar tropical (...). Porque até semana passada não estávamos tendo máximas dos além, na automática do Inmet até semana passada se quer chegou nos 29°C, e logo caía rapidamente e isso não se explica somente pela secura porque até nisso não estava tão seco assim, geralmente algo entorno dos 60% de tarde, e sem a desculpa do efeito altitude. Outro ponto é o vento Sul/Sudeste gelado que soprava no final da tarde, baixava a temperatura e a sensação térmica e esse vento de forma alguma trazia ar tropical. Os nevoeiros sim eram presenciais todas às noites até grande parte das manhãs. Mínimas muito baixas para ser de origem tropical, foram algumas mínimas com marcas de 12/13°C no Inmet, com amanhecer relativamente frio.

 

Claro tem a influência de horas de Sol ,radiação menor, o solo não está aquecido como é no verão, mas isso não tira os méritos da questão. Agora o que foi vivenciado no domingo até essa terça foi uma invasão de um ar "estrangeiro", um ar aquecido vindo do Norte, que modificou o que vinha acontecendo até então, o vento frio parou de soprar..noites esquentaram..e por ai vai, e mesmo vendo nos mapas e satélites a invasão do ar tropical Até B.A ainda fico com a opção (A).

 

Mas eu acho que grande parte dos usuários estão se deliciando com esse calor ao ponto de se espantarem com temperaturas banais como 31/32C, isso só me vem uma coisa na cabeça, a fantástica máquina de adaptação do corpo humano.

 

ps.: Não esse ano não neva.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

A tarde/noite desta quinta vai ser interessante em SC/PR/SP.

 

Pois dia 27/08 eu comentava sobre isso que ocorreria a partir de hoje... Falam tanto em uma "paraguaia", aí vem ela "sem tréguas" entrando feito "bloco" no W de Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina baixando ao No-N do RS.... Penso nos 150/200mm comentados...

 

Os gráficos do BAZ... PORRETA!!! Mesmo que me falte muito estudo para compreender alguns :oops:

 

Aqui "baixou" de W-No-N... Tivemos algum vento, porém agora é só ÁGUA!!! "Raios Triplos" para Ne-E-Se-S!!!!

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o TOPÃO do INMET daqui registrou máxima de 30.2ºC, aqui no vale

registrei 33,8ºC !!! A UR bateu 18% na estação automática. Enfim, como

diria o Marcos, um SHOW DE HORRORES !

 

Ser topo tem suas vantagens... :mrgreen:

 

Com certeza Shima, ainda mais quando a diferença de altura chega a quase 250m como é o caso daqui :mrgreen:

A propósito, que diferença impressionante neste momento. Por aqui faz 15,5ºC e lá em cima 21,9ºC ! Nunca tinha

visto tamanho contraste.

Link to comment
Share on other sites

imagem1ayl.png

 

NOITE QUENTE NO PARANÁ. A APROXIMAÇÃO DE ÁREAS DE INSTABILIDADES MANTÉM A TEMPERATURA ELEVADA. POUCO BAIXAS SÃO AS TEMPERATURAS NAS ÁREAS MAIS ELEVADAS. FAZ, POR EXEMPLO, SOMENTE 18 GRAUS EM INÁCIO MARTINS. O FRIO NÃO É CONTÍNUO E SIM RESTRITO A DEPRESSÕES NO RELEVO NO COMEÇO DESTA MADRUGADA. NO NOROESTE AS TEMPERATURAS SÃO DE UM VERÃO DE VERDADE.

 

A UMIDADE DO AR CAIU NOVAMENTE EM CASCAVEL. NA TARDE QUENTE FEZ 37% E O VENTO ATINGIU 33KM/H NA ÁREA URBANA.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

 

NOITE QUENTE NO PARANÁ. A APROXIMAÇÃO DE ÁREAS DE INSTABILIDADES MANTÉM A TEMPERATURA ELEVADA. POUCO BAIXAS SÃO AS TEMPERATURAS NAS ÁREAS MAIS ELEVADAS. FAZ, POR EXEMPLO, SOMENTE 18 GRAUS EM INÁCIO MARTINS. O FRIO NÃO É CONTÍNUO E SIM RESTRITO A DEPRESSÕES NO RELEVO NO COMEÇO DESTA MADRUGADA. NO NOROESTE AS TEMPERATURAS SÃO DE UM VERÃO DE VERDADE.

 

A UMIDADE DO AR CAIU NOVAMENTE EM CASCAVEL. NA TARDE QUENTE FEZ 37% E O VENTO ATINGIU 33KM/H NA ÁREA URBANA.

 

Cara, olhando essa costa So-W-No daí com essa temperatura e essa entrada "paraguaia" "de costado"...

 

Aqui foi um "bombardeio" de raios e água de dez minutos... os raios se foram para Ne-E-Se-S e ficou muita água... 24mm em duas pancadas. Agora (02:11am) tenho 30mm. Totalizando e sendo muito generoso soma uma hora de chuva. Imagino essa entrada aí quando "bater" mesmo...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

NUVEM-ARCO AGORA EM PORTO ALEGRE

 

Cara, tu que tens um "paredão" de gráficos para "se deleitar" :lol: diz uma coisa: Essa região de Selbach, Ibirubá, Alto alegre, parece que tem muita "carga" bem em cima????... Ou são coisas de imagens "mal olhadas"...

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Beto Krepsky escreveu:

 

Porque até semana passada não estávamos tendo máximas dos além, na automática do Inmet até semana passada se quer chegou nos 29°C, e logo caía rapidamente e isso não se explica somente pela secura porque até nisso não estava tão seco assim, geralmente algo entorno dos 60% de tarde, e sem a desculpa do efeito altitude.

 

Discutimos todo o tempo o que ocorria nesta semana e não a semana passada.

Outro ponto é o vento Sul/Sudeste gelado que soprava no final da tarde, baixava a temperatura e a sensação térmica e esse vento de forma alguma trazia ar tropical. Os nevoeiros sim eram presenciais todas às noites até grande parte das manhãs. Mínimas muito baixas para ser de origem tropical, foram algumas mínimas com marcas de 12/13°C no Inmet, com amanhecer relativamente frio.

Por que o vento soprava no fim da tarde. Porque havia ar seco e quente no continente. O ar mais frio (denso) que vem do mar sopra em direção ao continente no momento do máximo aquecimento diário, Fato comum no Leste do Sul do Brasil no verão SEM massa de ar polar velha ou nova. E circulação de Leste/Sudeste tende a favorecer nevoeiro. Com o ingresso do ar mais úmido e frio do mar e a advecção de ar mais quente na parcela de ar logo acima, favorecida estava a inversão térmica que trazia nevoeiro.

 

Claro tem a influência de horas de Sol ,radiação menor, o solo não está aquecido como é no verão, mas isso não tira os méritos da questão. Agora o que foi vivenciado no domingo até essa terça foi uma invazão de um ar "estrangeiro", um ar aquecido vindo do Norte, que modificou o que vinha acontecendo até então, o vento frio parou de soprar..noites esquentaram..e por ai vai, e mesmo vendo nos mapas e satélites a invasão do ar tropical Até B.A ainda fico com a opção (A).

 

A partir deste momento, não havia mais sequer ar frio na costa. É a típica situação que favorece os dias mais quentes do verão no Sul do Brasil. Ar muito seco com forte advecção de ar quente de Norte/Noroeste. Mesmo assim as mínimas seguiam muito baixas em vários l;oca. Por que ? O ar estava extremamente seco (9% em Ausentes, p. ex), favorecendo forte resfriamento noturno. Porto Alegre, mesmo com 34/35 à tarde, vinha registrando mínima de 13. quando entrou a umidade, as mínimas subiram e as máximas baixaram.

 

Boa análise e exclarecedora, mas veja bem, ar tropical e seco por si só não produzem temperaturas de 13°C ao amanhecer certo? fosse assim Cuiabá apresentaria temp. mínimas baixas constnte no inverno, e não é isso que ocorre, tempo extremamente seco ocorre lá todos os invernos, mas mínimas baixassó ocorrem sobre influência polar! Na minha opinião se houve esses 13°C em POA é porque justamente esse ar aquecido se defrontou com resquícios de um ar frio, pra mim essa lei de umidade baixa com ar tropical a temperatura despenca só é válida para cidade com maior altitude, onde o ar é menos denso e a perda de calor é muito mais fácil.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Então... Aquí solo chaparrones... Agora inicia outro... Olho e penso que o grosso, o grosso, ainda está em cima das regiões que citei, movendo-se direção Ne (Nova Bréscia, Serafina Correa e adjacências) porém muito lentamente...

 

ÁGUA, MUITA ÁGUA e trovões... Raios para No-N-Ne-E olhando-se aqui ao pátio... Inclusive há um "ronco" no ar característico de quando cai granizo por perto...

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

NUVEM-ARCO AGORA EM PORTO ALEGRE

 

Fotos?

 

Aqui foram duas, uma as 21h, que provocou algumas rajadas, mas aqui pegou a ponta, a instabilidade estava mais ao Sul, bem nitida no satélite.

 

Agoras 3 da madruga, baaaaah, que ventania!

 

Uns 10 minutos com rajadas na faixa dos 60 a 80Km/h.

 

Acho que chuva chuva não foi tanta, na casa dos 10 a 15mm, mas muito vento e trovoadas...

 

Agora 15C, na espera de mais instabilidades, ams creio que se vierem, não tão intensas.

 

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.