Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - SETEMBRO 2009


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 792
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A maldita MM apareceu exatamente em cima de POA! Céu limpo em toda a faixa N, NE e NO, além de estar abrindo ao S. Nuvem só aqui. :x

 

De qualquer forma resisto ao aquecimento e estabilizei em 9,8°. A Lomba do Pinheiro subiu para 7,8°. Faz 9,4° na Sertório, 9,9° no Belém Novo, 11,0° no Menino Deus e 12,5° no Moinhos de Vento.

 

Pressão em 1025,1 mb. Ainda penso que vai limpar de novo. Devo ir aos 7°.

Link to comment
Share on other sites

Xi... sei não. Não sei se as nuvens se vão. Camaquã bateu 7,0° até às 20 h e tinha 9,1° às 22 h. Rio Pardo oscilando entre 8° e 10° desde às 20 h.

 

Negativou nos aparados!! Ausentes tinha -0,4° às 23 h! :D Em Soledade chegou a 4,1° às 22 h e fazia 5,4° em Passo Fundo às 23 h!

 

Por fim, parou de ventar no Morro da Igreja (será correto???) e bateu -2,8° até às 23 h!! :shock:

 

Nós aqui em POA já podemos sentar e chorar: não há sinal de que essa m**** vá limpar. Está fechado à O e SO e a camada de nuvens está aumentando. Como sempre, o horizonte inverso está limpo. Há nuvens até exatamente aqui!!

 

Subi para 9,9° e 75%. :x

Link to comment
Share on other sites

Noite de inverno na Baixada Santista :

 

Aqui na orla ventos de 30km/h com chuva e 17,3....

 

Amigos cariocas..com certeza vai cair a temperatura ai.!!

 

No centro do Rio 18 graus e chuva fraca (23:00), a máxima foi de 25 graus no começo da madrugada, acho que o que tinha que vir já veio, o dia todo choveu nas encostas mas nada na parte baixa da zona norte, típico chuvisqueiro orogáfico de inverno. Amanhã será bem ameno.

Link to comment
Share on other sites

É, amigos! Plena primavera e faz 1,6C em São Chico e 2,1C em Canela. É a onda de frio mais forte por aqui desde a última semana de julho.

22 horas tinhamos a minima do dia por aqui na estação marcava 9.8º a maxima aqui hoje não passou de 15.8º com sensação termica bem mais baixa. É pra matar a saudade do inverno que tivemos em junho e julho. Amanha continua o prejuizo por aqui .

Link to comment
Share on other sites

POA caminhando a passos largos para um fiasco total. Já subi para 10,6° e está fechadão. A totalidade do RS está caindo, senão afundando, à exceção do Chuí e da querida Mostardas, mais quente do que aqui.

 

O pior não é isso. O pior, mas o PIOR de tudo é ver uma linha marcadamente retilínea a uns 15 km ao N de POA cravando o limite da nebulosidade, extendendo-se de NE para o O. À NO o tempo também está limpo, e minha limitada visão à SO e S mostra o tempo fechadão. É essa exatidão que irrita: parece cospiração cósmica para enfiar um tampão de umidade exatamente sobre a área urbana que está num dos pontos mais quentes do RS. Só falta agora um vulcão surgir inexplicavelmente debaixo do Guaíba e fritar a água a 250°! Aí estaremos feitos!!!!!!!! :evil:

 

O tempo esteve limpo todo o tempo ao N daqui.

 

Só POA... só. Agora subi de novo: 10,7°.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Meu Deus: começou a chuviscar em POA!! Agora vai subir a u.r.. Mesmo que o tempo limpe depois a temperatura mal vai baixar devido ao solo molhado!

 

Ainda 10,8°. Então que alguém lacre essa cidade e ligue o ar quente de uma vez!!!

 

Nossa, em todos os lugares do RS céu claro e chuviscando aí ? :lol:

 

Em Juiz de Fora VENTA MODERADO, temperatura de 16,4C e a sensação é muito boa la fora.

Me impressionou o frio no Morro da Igreja. Com sorte chega a uns -5 graus talvez.

Link to comment
Share on other sites

POA caminhando a passos largos para um fiasco total. Já subi para 10,6° e está fechadão. A totalidade do RS está caindo, senão afundando, à exceção do Chuí e da querida Mostardas, mais quente do que aqui.

 

O pior não é isso. O pior, mas o PIOR de tudo é ver uma linha marcadamente retilínea a uns 15 km ao N de POA cravando o limite da nebulosidade, extendendo-se de NE para o O. À NO o tempo também está limpo, e minha limitada visão à SO e S mostra o tempo fechadão. É essa exatidão que irrita: parece cospiração cósmica para enfiar um tampão de umidade exatamente sobre a área urbana que está num dos pontos mais quentes do RS. Só falta agora um vulcão surgir inexplicavelmente debaixo do Guaíba e fritar a água a 250°! Aí estaremos feitos!!!!!!!! :evil:

 

O tempo esteve limpo todo o tempo ao N daqui.

 

Só POA... só. Agora subi de novo: 10,7°.

 

 

Marcos.. tu realmente é HILÁRIO... :lol: :lol:

Eu passo o mesmo sentimento aqui com minha cidade comparado ao restante do estado, muitas vezes!! :lol: :lol:

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Pois fez -1.0°C em São José dos Ausentes.

Realmente, estou surpreso com esta temperatura negativa.

Aqui, tive 8.9°C. Estava tudo molhado na rua.Certamente, chuviscou.

Porto Alegre continua travada na hora de mínimas. Sempre há uma nebulosidade para atrapalhar.

Para ser solidário com o Marcos: Que droga!!! :evil:

Link to comment
Share on other sites

Oh loco, suas constatações sobre o vento de Soledade são constantes, é normal ventar todo dia assim? ou então todo dia é ventoso? o vento deve brotar do chão :), mesmo com a explicação topológica é difícil de imaginar por que venta tanto assim numa cidade nem tão alta.Beto krepsky

Não são minhas constatações, são dados oficiais de estação do INMET, e se vc não sabe diga-se de passagem está altitude mais baixa que a cidade e inúmeros locais do município, que tem pontos de até 821m.

A questão é, que não é apenas altitude e topografia, que interferem no regime, força e constância dos ventos, existem outros fatores.

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS

 

M.I; -3,5

VILA; -1,5

B.RETIRO; -0,7

S.J/INMET; -0,6

CLIMATERRA; -0,5

CAMPO BELO DO SUL; -0,3

 

TERMÔMETRO NÃO ABRIGADO NO PERICÓ/VINHEDO; -5,0

 

8,8 CAPITAL

1,9 ANITÁPOLIS

1,9 CAMPOS NOVOS

 

GRANDE PARTE DE SC ABAIXO DOS 5,0

 

Eu duvido que não tenha dado uma paraguaia no MI, Vacas Gordas, etc...

 

Com a palavra, Ronaldo Coutinho!

 

P.S. PQP, que frio!

Link to comment
Share on other sites

Considerando que ja é final de setembro, bem forte o frio mesmo.

 

Pelo simepar, em Ctba a minima foi de 7,4ºC. Consideravel, estando com ceu nublado e garoa. Na região metropolitana fez 5,2ºC em Pinhais :!:

 

Mas no interior não chegou a esfriar tanto. Foz do Iguaçu teve 10,5ºC, Cascavel 11,2ºC, Guarapuava 10,0ºC e Londrina 14,3ºC.

Link to comment
Share on other sites

Falei da paraguaia porque, embora o GFS e o MBAR tenham acertado a questão da precipitação, ficou evidente que eles erraram o frio em 850 hpa. Se o MI, que não acumula frio, negativou e bem, com certeza estava negativo em 800 hpa (altitude do MI). E assim fiocu por muito tempo. E o GFS previu negativa em 850 hpa apenas por 6 horas e no extremo sul do Planalto Sul (região de Aparados da Serra até SJ, sem pegar o MI). Nesta situação e com a umidade alta, sabemos que qualquer nuvenzinha precipita. E as regiões mais propícias seriam os picos mais altos (MI, MT, Vacas Gordas, etc..).

 

Aqui em Curitiba o GFS reviu hoje o avanço do frio. A máxima prevista para hoje a tarde no aero é de 11oC (ontem era de 14oC).

 

Realmente um senhor frio para outubro! E derrubou todos os modelos no quesito frio em altitude!

Link to comment
Share on other sites

Só para não chorar sozinho a nebulosidade espalhou-se pelo Litoral Norte, parte do centro e a serra e estragou várias mínimas. Depois que começou a chuviscar em POA fechou também em toda a Região Metropolitana. O tempo abriu por volta das 2 h e fechou ao final da madrugada.

 

Aqui em casa fiquei em 9,7° (perdi um dígito; Deus seja louvado) e deu 8,8° na automática, o mesmo valor de Floripa (mas deu 9,0° na convencional e 8,4° em Floripa nesse mesmo tipo de estação). Pior foi Canela que chegou a bater 1,2° e amanheceu com 4,9° às 6 h e tinha 7,1° às 7 h. Pqp!! Torres deu 8,1°. Na convencional de Rio Grande não baixou de 10,2°. Se eu morasse lá me matava, hehehe. Ganhou até de POA!!

 

Bom Jesus cravou 0,0° (a POA de 25/7 passado).

 

Deu 2,5° em Erechim e 3,1° em Soledade, com rajada de 35 km/h em torno do horário da mínima. Soledade venta mesmo: vento predominante de SE com rajada de 63,7 km/h com 11°. Quaraí não baixou de 4,1°.

 

General Carneiro deu 4,3° e agora está praticamente nublado com 11,1° ao meio-dia! Caçador deu 4,0° e agora tem 11,7° e nubladão! :D Mas o pior (melhor, no sentido baziano do termo) é Ausentes com mínima de -1,0° e agora, às 11 h, com 5,8° e rajada de 43,2 km/h! :shock: O MI tinha 2,5° às 11 h mas menos vento com rajada de 35 km/h. Show de horror!

 

Enfim, todo o RS teve aquecimento ou estabilização da temperatura de madrugada. Boa parte do Sul deu no mesmo, resultado da nebulosidade do leste da região e do retrocesso do ar frio para o mar e o aumento do vento E e SE.

 

Agora tenho 19,1° com 43% e vento SE a 21,4 km/h. P.o. em 6,2° Há sol e nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Oh loco, suas constatações sobre o vento de Soledade são constantes, é normal ventar todo dia assim? ou então todo dia é ventoso? o vento deve brotar do chão :), mesmo com a explicação topológica é difícil de imaginar por que venta tanto assim numa cidade nem tão alta.Beto krepsky

Não são minhas constatações, são dados oficiais de estação do INMET, e se vc não sabe diga-se de passagem está altitude mais baixa que a cidade e inúmeros locais do município, que tem pontos de até 821m.

A questão é, que não é apenas altitude e topografia, que interferem no regime, força e constância dos ventos, existem outros fatores.

 

Sem stress, não duvidei de nada apenas acho curioso 8-)

Link to comment
Share on other sites

Oh loco, suas constatações sobre o vento de Soledade são constantes, é normal ventar todo dia assim? ou então todo dia é ventoso? o vento deve brotar do chão :), mesmo com a explicação topológica é difícil de imaginar por que venta tanto assim numa cidade nem tão alta.Beto krepsky

Não são minhas constatações, são dados oficiais de estação do INMET, e se vc não sabe diga-se de passagem está altitude mais baixa que a cidade e inúmeros locais do município, que tem pontos de até 821m.

A questão é, que não é apenas altitude e topografia, que interferem no regime, força e constância dos ventos, existem outros fatores.

 

Sem stress, não duvidei de nada apenas acho curioso 8-)

Tranquilo Beto,.

Mas que potência deste ar frio hein!!!

Frio digno do mais forte do inverno.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

E eu achando que tínhamos vento forte com rajadas em 56Km/h :lol:... Mas aqui em baixo a sensação era cruel sob 16°C e esse vento "todo". Bueno, agora estamos sob 16°C, de novo, com 1020/1021 hPa e vento na ordem de 25Km/h com indicativo de rajada em 36Km/h segundo INMET e SBSM... É Primaveeeeeeeeraaaaaaa!!!! (Tim Maia)...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Observando os dados do Morro da Igreja, tudo indica que o anemômetro congelou esta madrugada, pode ter sido acúmulo de gelo (os gringos chamam de rime ou algo parecido) que travou a rotação, voltou a registrar vento tão logo positivou. Duvido que tenha ficando tanto tempo com ar 100% parado num topo, sem chances.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Gurizada

 

Pois amanhã, à tarde, visitarei um empreendimento particular de um sujeito que comprou 56 ha na subida da Serra do Mar (970 m de altitude) onde há um túnel por onde passava a antiga linha de trem... Tunelzinho! Tem 429 m... A parte mais estreita possui 12 m de rocha e a mais profundo cerca de 90 m. Pois o atleta resolveu investir em ESPUMANTE!!! Vi os registros de temperaturas por lá e não passa de 13,4 ºC a mínima e 13,6 ºC a MÁXIMA (registros no interior do túnel, com as "bocas" fechadas e orifícios laterais por onde circula água limpinha das vertentes...)!!!!!! Range ideal para o envelhecimento e o processo de fabricação dos espumantes! Pois o sujeito quer colocar estações meteorológicas e controladores de temperaturas, umidade e qualidade do ar na sua área. Trouxe fotos e fotos de geadas naquela região. Pois bem, uma área e tanto para registros de mínimas onde principalmente os montanhistas e os adeptos das caminhadas irão amar! Quero ver se o meu relatório irá sensibilizar a direção em dotar de informações meteorológicas aquela jóia!!!

 

Eu passo maiores informações mais tarde pois vibro com o empreendedorismo "de fundamento" como esses!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

PORRADA!!!!

Saudações Periquitas!!!! (Branco, Vermelho e Verde) ;):P...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

ESTA TARDE EM CURITIBA PRA MIM FOI UMA DAS MAIS FRIAS DO ANO, ACHO QUE DESDE JUNHO NÃO TINHAMOS TARDE TÃO FRIA! DEPOIS DE UMA MANHÃ COM 07º APESAR DO TEMPO NUBLADO, VENTO E GAROA.

SEGUNDO REPORTAGEM DO JORNAL LOCAL DA GLOBO, PARANÁ TV, A SENSACÃO TÉRMICA FICOU EM -2,0º EM BOA PARTE DA MANHÃ.

JÁ À TARDE NÃO FOI MUITO DIFERENTE, A TEMPERATURA OSCILOU ENTRE 10º/11º COM VENTO MÉDIO DE 20KM E RAJADAS DE ATÉ 38KM O QUE RESULTA EM SENSAÇÃO TÉRMICA MÉDIA DE 04º COM PICOS DE -01º, ALIA-SE A ISSO UM CÉU COMPLETAMENTE NUBLADO, MUITA UMIDADE E GAROA.

MANTIVE OS AQUECEDORES LIGADOS O DIA TODO. DESTA FORMA CONSEGUI MANTER A TEMPERATURA INTERNA EM 18º, NA CASA DE UM AMIGO ESTAVA 13º TUDO MUITO ÚMIDO.

SURPREENDENTE O FRIO, SEGUNDO DIA COM TEMPERATURA À TARDE AO REDOR DE 11º E AMANHÃ NÃO DEVE PASSAR DE 13º.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Pois amanhã, à tarde, visitarei um empreendimento particular de um sujeito que comprou 56 ha na subida da Serra do Mar (970 m de altitude) onde há um túnel por onde passava a antiga linha de trem... Tunelzinho! Tem 429 m... A parte mais estreita possui 12 m de rocha e a mais profundo cerca de 90 m. Pois o atleta resolveu investir em ESPUMANTE!!! Vi os registros de temperaturas por lá e não passa de 13,4 ºC a mínima e 13,6 ºC a MÁXIMA (registros no interior do túnel, com as "bocas" fechadas e orifícios laterais por onde circula água limpinha das vertentes...)!!!!!! Range ideal para o envelhecimento e o processo de fabricação dos espumantes! Pois o sujeito quer colocar estações meteorológicas e controladores de temperaturas, umidade e qualidade do ar na sua área. Trouxe fotos e fotos de geadas naquela região. Pois bem, uma área e tanto para registros de mínimas onde principalmente os montanhistas e os adeptos das caminhadas irão amar! Quero ver se o meu relatório irá sensibilizar a direção em dotar de informações meteorológicas aquela jóia!!!

 

Eu passo maiores informações mais tarde pois vibro com o empreendedorismo "de fundamento" como esses!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

SHOW EINH DUQUIA! EM QUE LUGAR APROXIMADAMENTE FICA? PRÓXIMO A 277? A QUANTOS QUILÔMETROS DO CENTRO? CONSEGUE POSTAR UMA IMAGEM DO GOOGLE EARTH?

SE FOR PERTINENTE SUGIRO ATÉ CRIAR UM TÓPICO ESPECIFICO PARA NÃO TUMULTUAR O NEGÓCIO, POIS O TEMA SEM DÚVIDA MERECE SER MAIS AMPLAMENTE DEBATIDO, POIS É UMA REGIÃO MUITO PECULIAR E SEM ABSOLUTAMENTE NENHUM TIPO DE REGISTRO, SENDO ALVO DE GRANDE CURIOSIDADE POR PARTE DE DIVERSOS USUÁRIOS.

VALEU!

Link to comment
Share on other sites

Observando os dados do Morro da Igreja, tudo indica que o anemômetro congelou esta madrugada, pode ter sido acúmulo de gelo (os gringos chamam de rime ou algo parecido) que travou a rotação, voltou a registrar vento tão logo positivou. Duvido que tenha ficando tanto tempo com ar 100% parado num topo, sem chances.

 

Que travou isso é inegável, pois tanto a direção quanto a velocidade ficaram estátcas. Agora a causa disso eu não sei, mas descartaria o congelamento do anemômetro, pois como ele não tem água na sua composição, somente uma nevasca o travaria.

 

Se fosse para congelar, o de Vacaria já o teria sido, por conta dos -6ºC deste ano. Além do mais, o fabricante destas automáticas é finlandes, cujo "campo de provas" ou conhecimento técnico é suficiente para aguentar baixas temperaturas.

 

Se tiver com algum problema no mecanismo pode congelar sob temperaturas negativas e precipitação / alta umidade.

Link to comment
Share on other sites

 

Que travou isso é inegável, pois tanto a direção quanto a velocidade ficaram estátcas. Agora a causa disso eu não sei, mas descartaria o congelamento do anemômetro, pois como ele não tem água na sua composição, somente uma nevasca o travaria.

 

Se fosse para congelar, o de Vacaria já o teria sido, por conta dos -6ºC deste ano. Além do mais, o fabricante destas automáticas é finlandes, cujo "campo de provas" ou conhecimento técnico é suficiente para aguentar baixas temperaturas.

 

Mas não é pela temperatura, tem de haver formação de gelo na horizontal e esta é uma característica de cumes (nevoeiro congelado+vento), o gelo pode ter selado temporariamente as parte móveis no suporte, voltou a registrar logo após a temperatura passar de zero.

 

Em muitas estações em montanha pelo mudo é utilizado um tipo diferente de anemômetro (no monte Washington é aquecido, e ainda assim precisa de limpar o gelo dependendo das condições), esta ( http://www.ceg.ul.pt/proj_estrela/anemo_sincelos.jpg ) foto mostra o acúmulo de gelo num anemômetro, que pode ocorrer com pouco menos de zero grau mas não necessariamente com temperaturas muito menores.

 

O trecho abaixo é do blog "Mount Washington" do Accu Weather:

 

"Rime ice is actually a form of job security for me. This is because it is one of the biggest reasons there could never be an automated station on the summit of Mount Washington. Typically, we get rime ice accumulation rates of 1 or 2 inches per hour. However, we can get rates of 3 or 4 inches per hour on a somewhat regular basis. Some of the most severe storms we have seen will see rates even higher than that. We have to go up and de-ice the instruments once per hour on average, more often during severe icing events. Most winter instrumentation is heated, but we still need to go up and knock ice off the structures supporting the instruments and make sure that the heating is not failing."

 

Claro que no MI é muito e muito menos frequente, mas das automáticas do Brasil é a que está mais sujeita ao congelamento, hoje particularmente não acredito em neve, mas sim em nevoeiro congelado que deve ter formado uma crosta, e tal "precipitação" ao amanhacer deve ter sido o derretimento deste gelo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.