Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - SETEMBRO 2009


Marcos
 Share

Recommended Posts

Hoje foi a segunda menor máxima do ano em Teresópolis (13,5 graus), aqui na capital ficou entre 21 e 24 graus a máxima e 15 a 18 graus a mínima, o sol bem que tentou mas não apareceu, exceto por poucos minutos no fim da manhã. Amanhã a nebulosidade diminui mais um pouco (ainda teremos bastante nebulosidade) e a temperatura fica agradável.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 792
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Agora 19:30HS , céu limpo aqui na orla com agradaveis 21,2.

 

Na capital paulista ceu limpo tambem com 18 graus na Z sul e 19 graus na Z norte.

 

No interior Campinas tem incriveis 27,0 (será que está correto..??) e Ribeirão Preto 28,0

 

E Campos do Jordão tem 16 graus no momento..

 

A redetv tava passando Guarani x Ponte e pelo que diziam estava bem quente na hora do jogo.

Link to comment
Share on other sites

E olha o bipolar aí de novo :D : pela 12Z, janela de 6 horas para sleet/neve na serra para terça que vem. Pela 18Z, a janela é de neve mesmo, e pode até acumular algo nos locais mais propícios. A linha de 0oC a 850 hpa volta a vançar de forma consistente até 28S, e pela 18 Z teria alguma precipitação no horário. Vou ver o MBAR antes de continuar a falar só com base no GFS :roll: , he he he!

Link to comment
Share on other sites

E olha o bipolar aí de novo :D : pela 12Z, janela de 6 horas para sleet/neve na serra para terça que vem. Pela 18Z, a janela é de neve mesmo, e pode até acumular algo nos locais mais propícios. A linha de 0oC a 850 hpa volta a vançar de forma consistente até 28S, e pela 18 Z teria alguma precipitação no horário. Vou ver o MBAR antes de continuar a falar só com base no GFS :roll: , he he he!

 

Pelo MBAR não neva 'nem com banda de música' ou 'com reza braba'! Prefiro confiar no nosso cauteloso modelo ao invés do louco bipolar do NCEP...

Link to comment
Share on other sites

Uma instabilidade passou por aqui e choveu bastante e com pouco de granizo 17°C agora.

 

Beto, será que você pode me informar como era o granizo, se pequenino ou um pouquinho maior... Obrigada!

 

Durou bem pouco tempo acho que menos de 3 min a saraivada como diria os portugueses, e foi uma mistura de uns bem pequenos com outros um pouco maior, um carro exposto não sei se chegaria a causar algum dano, mas isso aqui no centro, pode ser que em outras localidades pode ter dado algo maior.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Uma instabilidade passou por aqui e choveu bastante e com pouco de granizo 17°C agora.

 

Beto, será que você pode me informar como era o granizo, se pequenino ou um pouquinho maior... Obrigada!

 

Durou bem pouco tempo acho que menos de 3 min a saraivada como diria os portugueses, e foi uma mistura de uns bem pequenos com outros um pouco maior, um carro exposto não sei se chegaria a causar algum dano, mas isso aqui no centro, pode ser que em outras localidades pode ter dado algo maior.

 

Sem vento??? Então afirmo desde já: O vento, ventania, vai sobre o Uruguay (já estou com botas de chumbo :lol:...)

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

E olha o bipolar aí de novo :D : pela 12Z, janela de 6 horas para sleet/neve na serra para terça que vem. Pela 18Z, a janela é de neve mesmo, e pode até acumular algo nos locais mais propícios. A linha de 0oC a 850 hpa volta a vançar de forma consistente até 28S, e pela 18 Z teria alguma precipitação no horário. Vou ver o MBAR antes de continuar a falar só com base no GFS :roll: , he he he!

 

A 00Z também foi muito "boa". Quem sabe uma paraguaia para nos despedirmos bem

deste inverno sem neve, hehehe

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

E olha o bipolar aí de novo :D : pela 12Z, janela de 6 horas para sleet/neve na serra para terça que vem. Pela 18Z, a janela é de neve mesmo, e pode até acumular algo nos locais mais propícios. A linha de 0oC a 850 hpa volta a vançar de forma consistente até 28S, e pela 18 Z teria alguma precipitação no horário. Vou ver o MBAR antes de continuar a falar só com base no GFS :roll: , he he he!

 

A 00Z também foi muito "boa". Quem sabe uma paraguaia para nos despedirmos bem

deste inverno sem neve, hehehe

 

Minhas botas de chumbo estão na ativa 8-)...

Muito pelo cuidado do "tiro no pé"... Mas que algum pulso dos Andes vai invadir o centro argentino... Vai!!!!

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Vento Norte medonho!

 

Rajadas na casa dos 60km/h, bem abafado e 27C,

 

muito parecido com o 7 de setembro, mas a essa hora, naquele dia,

havia um pouco de instabilidade e estava ameno, depois que saiu o sol e abafou bem...

 

Abraços

 

Idem. Muito vento e muito quente mesmo!

 

Aqui tem uma telha meio solta, eternit, do dia7, e agora ela ficatendo nessa rajadas,

tá dando medo, pois todo esse calor e umidade abastacem algo...

 

To com sentimento de granizo, mais que de vendaval hoje

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

vento constante e intenso em Cascavel no começo desta tarde. Infelizmente a minha estação não registra a velocidade máxima do vento e apenas manda o sinal a cada 1/2 minutos. Mas mesmo assim, em valores constantes, foi registrado 48km/h.

É tanto vento que tudo levanta e não é agradável ficar ao vento por conta da poeira.

Desconsiderando as rajadas reais, os valores médios da última hora são os seguintes:

 

 

hora, temperatura, velocidade do vento (médio) umidade relativa do ar.

11:55 = 32.5 °C = 31.7km/h = 45%

12:00 = 32.5 °C = 31.7km/h = 45%

12:05 = 32.6 °C = 30.2km/h = 45%

12:10 = 32.7 °C = 30.2km/h = 45%

12:15 = 32.4 °C = 28.8km/h = 45%

12:20 = 32.6 °C = 37.8km/h = 45%

12:25 = 32.9 °C = 37.8km/h = 44%

12:30 = 32.9 °C = 29.9km/h = 44%

12:35 = 33.0 °C = 32.8km/h = 43%

12:40 = 33.0 °C = 32.8km/h = 43%

12:45 = 33.4 °C = 38.1km/h = 43%

12:50 = 33.3 °C = 41.2km/h = 43%

12:55 = 33.2 °C = 48.3km/h = 42%

 

Mesmo não havendo os valores das rajadas, dá pra notar a velocidade constante do vento.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

SM no ritmo de quando há ciclone... Abre para um lado, fecha para os demais... Agora escurecido para W-So-S-Se e claro para os demais... No geral 18°C e 1006 hPa pelo INMET; SBSM 20°C e 1007 hPa... Estou acumulando 48mm desde as 03:30am...

 

Parece que alguns gráficos não "negaram fogo"... Um fluxo segue pelo centro argentino e ruma ao Uruguay... Para os dias 02 e 03/10 sugere "surpresas", na minha parca leitura...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Céu completamente carregado e som de trovoada o tempo todo, mas a chuva é fraca ainda, já está assim há 1hora nessa enrolação, muita umidade acho que a baixa pressão está sob o norte te SC, essa é a mesma linha de instabilidade que explodiu ontem no RS, é notória a sensação de pressão baixa, argg, 19.4°C nesse momento. Situação típica de começo/meio de primavera.

Link to comment
Share on other sites

Céu completamente carregado e som de trovoada o tempo todo, mas a chuva é fraca ainda, já está assim há 1hora nessa enrolação, muita umidade acho que a baixa pressão está sob o norte te SC, essa é a mesma linha de instabilidade que explodiu ontem no RS, é notória a sensação de pressão baixa, argg, 19.4°C nesse momento. Situação típica de começo/meio de primavera.

 

Chove torrencialmente agora sem parar.

Link to comment
Share on other sites

Céu completamente carregado e som de trovoada o tempo todo, mas a chuva é fraca ainda, já está assim há 1hora nessa enrolação, muita umidade acho que a baixa pressão está sob o norte te SC, essa é a mesma linha de instabilidade que explodiu ontem no RS, é notória a sensação de pressão baixa, argg, 19.4°C nesse momento. Situação típica de começo/meio de primavera.

 

Sentir no corpo a pressão baixa da atmosfera é ao mesmo tempo fascinante e assustador.

Pensei que era apenas mais um sintoma da minha loucura.

Não estou só! 8-)

 

Olha realmente a maioria da pessoas nao tem essa percepção, mas conheço outras pessoas também além de mim que sentem, eu sei que pessoas que têm alguma prótese, ou alguma platina no corpo sentem, no meu caso de alguma forma meu organismo também tem esse feeling.

Link to comment
Share on other sites

Amanhã pode ser o dia mais quente desde março na cidade do Rio de Janeiro, vários modelos indicam um bom pré-frontal, e hoje já faz calor de 35 graus nas áreas mais quentes da cidade, se amanhã vai cumprir a "promessa" vai depender essencialmente da nebulosidade, pela atual imagem de satélite a chance de o dia ficar nublado parece grande, e se isto ocorrer o dia será abafado mas com máximas modestas, mas a partir de terça-feira uma nova frente fria deve trazer chuva, chama a atenção as máximas projetadas para quarta e quinta, que estariam entre as menores do ano.

 

No sul Canela alcançou 500 mm de chuva no mês hoje pelo Inmet, a automática vem se firmando como a estação mais chuvosa do RS, e na maior parte do estado já choveu em setembro mais que em qualquer outro mês de 2009, com exceção de parte do sul e oeste, Chuí é das poucas cidades que devem terminar o mês com menos de 100 mm acumulados, em Santa Catarina diversas cidades também enfrentam o mês mais chuvoso do ano, com destaque para Araranguá com mais de 400 mm.

Link to comment
Share on other sites

Algumas conclusões:

1) Pelo GFS já é certo que o frio abaixo de 0oC em 850 hpa chega até as Serra Gaúccha e parte sul da Serra Catarinense, ficando por lá ao longo da terça feira;

2) As últimas rodadas (6Z e 12Z), para variar, mostram falta de sincronia entre a precipitação e o frio extremo;

3) Nevou bem em Malargue (arredores de Mendoza). Segundo o Caio, um ótimo sinal de que pode ocorrer algo por aqui;

4) Não sei se os outros modelos seguem o GFS, mas a esta altura é difícil o louco dar nova guinada...

 

Minha opinião: PA-RA-GUA-IA clássica, com pedigree, no Cruzeiro, Vacas Gordas e provavelmente São Chico, Ausentes e partes altas da Serra do Botucaraí. Podia ser bem melhor.... Para ter só isso, melhor não ter o frio....

Link to comment
Share on other sites

Aqui deu mais uma chuvarada forte e com raios (foi a quarta vez desde as 2 da tarde)... e pelo radar do Morro da Igreja mais uma área de instabilidade está vindo para a cidade na próxima hora.

Com a chuva deste mês o solo já está ficando encharcado, apesar de o nível dos rios ainda estar bem normal aqui na cidade.

Link to comment
Share on other sites

Pelas imagens de satélite do INPE parece que está chegando uma área de instabilidade aqui em SP http://satelite.cptec.inpe.br/setores/sudeste.jsp

 

Aqui em Jundiaí... tomara que venha uma chuvinha, pq está MUITO QUENTE! :shock:

 

EDIT: nossa agora que reparei, tem uma área de instabilidade EXTREMAMENTE FORTE sobre o paraná! :shock: :shock: :shock:

 

S11615639_200909272200.jpg

Link to comment
Share on other sites

Algumas conclusões:

1) Pelo GFS já é certo que o frio abaixo de 0oC em 850 hpa chega até as Serra Gaúccha e parte sul da Serra Catarinense, ficando por lá ao longo da terça feira;

2) As últimas rodadas (6Z e 12Z), para variar, mostram falta de sincronia entre a precipitação e o frio extremo;

3) Nevou bem em Malargue (arredores de Mendoza). Segundo o Caio, um ótimo sinal de que pode ocorrer algo por aqui;

4) Não sei se os outros modelos seguem o GFS, mas a esta altura é difícil o louco dar nova guinada...

 

Minha opinião: PA-RA-GUA-IA clássica, com pedigree, no Cruzeiro, Vacas Gordas e provavelmente São Chico, Ausentes e partes altas da Serra do Botucaraí. Podia ser bem melhor.... Para ter só isso, melhor não ter o frio....

 

O MBAR não seguiu o GFS... Por ele não rola nem paraguaia na serra, por falta de frio em altitude. Se caísse algo parecido com neve em algum canto, seria nas Serras do SE do RS, limite norte da linha de 0oC a 850 hpa.

 

E agora, quem vai acertar?

Link to comment
Share on other sites

Amanhã pode ser o dia mais quente desde março na cidade do Rio de Janeiro, vários modelos indicam um bom pré-frontal, e hoje já faz calor de 35 graus nas áreas mais quentes da cidade, se amanhã vai cumprir a "promessa" vai depender essencialmente da nebulosidade, pela atual imagem de satélite a chance de o dia ficar nublado parece grande, e se isto ocorrer o dia será abafado mas com máximas modestas, mas a partir de terça-feira uma nova frente fria deve trazer chuva, chama a atenção as máximas projetadas para quarta e quinta, que estariam entre as menores do ano.

 

No sul Canela alcançou 500 mm de chuva no mês hoje pelo Inmet, a automática vem se firmando como a estação mais chuvosa do RS, e na maior parte do estado já choveu em setembro mais que em qualquer outro mês de 2009, com exceção de parte do sul e oeste, Chuí é das poucas cidades que devem terminar o mês com menos de 100 mm acumulados, em Santa Catarina diversas cidades também enfrentam o mês mais chuvoso do ano, com destaque para Araranguá com mais de 400 mm.

Na minha automática choveu 450mm até este exato momento. O valor que se no wunderground deve ser multiplicado por 0,79 para se chegar ao valor correto.

 

Tive problemas por alguns dias quando o pluviometro entupiu. Talvez aí resida a minha diferença para o inmet.

Link to comment
Share on other sites

Aqui deu mais uma chuvarada forte e com raios (foi a quarta vez desde as 2 da tarde)... e pelo radar do Morro da Igreja mais uma área de instabilidade está vindo para a cidade na próxima hora.

Com a chuva deste mês o solo já está ficando encharcado, apesar de o nível dos rios ainda estar bem normal aqui na cidade.

 

Aqui idem, conheces o fórum há muito tempo? muito bom ter mais um representante dessa parte do estado :P

Link to comment
Share on other sites

Aqui deu mais uma chuvarada forte e com raios (foi a quarta vez desde as 2 da tarde)... e pelo radar do Morro da Igreja mais uma área de instabilidade está vindo para a cidade na próxima hora.

Com a chuva deste mês o solo já está ficando encharcado, apesar de o nível dos rios ainda estar bem normal aqui na cidade.

 

Aqui idem, conheces o fórum há muito tempo? muito bom ter mais um representante dessa parte do estado :P

 

Acompanho o BAZ desde março, mas geralmente como observador... tentei me registrar várias vezes no baz antigo, mas nunca dava certo :? E realmente é uma pena que não tem quase ninguém aqui do norte do estado.

 

Bem, aqui voltou a chover muito forte e com diversos relâmpagos além de vento. Até vou parar de contar quantas vezes isso já aconteceu hoje.

Link to comment
Share on other sites

Minha opinião: PA-RA-GUA-IA clássica, com pedigree, no Cruzeiro, Vacas Gordas e provavelmente São Chico, Ausentes e partes altas da Serra do Botucaraí. Podia ser bem melhor.... Para ter só isso, melhor não ter o frio....

 

Tudo bem Zé, mas convenhamos, mesmo uma paraguaia seria digna de, pelo menos uma "nota de rodapé", já que estamos praticamente em outubro, em plena primavera climática.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.