Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - SETEMBRO 2009


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 792
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Buenas!

 

Por Santa Maria não chegou, ainda, a se tornar uma "inhaca" :D . Na maior parte da tarde o chuvisqueiro, muito, muito "fino", era praticamente "imperceptível". De uma hora para cá é que "engrossou" um pouco mais e já se vê a umidade no solo, vidraças, etc... Aqui segue vento de E-Se que segundo SBSM anda em 14Km/h, com indicativo de rajadas em 25Km/h no INMET, em um dia que não foi além dos 13.5°C e que segundo últimas atualizações anda em 12°C.

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Hoje temos aquela "inhaca" de novo: chuva e chuvisco o dia todo com variação de 11,7° à 14,4°. Agora faz 14,1° com chuva fraca e vento ESE a 9,8 km/h.

 

Chegamos a ter chuva moderada de tarde, e a previsão é de chuva forte amanhã à tarde até a manhã de sábado.

 

Meu pai veio de carro de Livramento hj e disse que lá é céu azul de brigadeiro desde ontem. Falou que na estrada o tempo fechou faltando 40km para chegar em POA pela BR-290.

Link to comment
Share on other sites

Eu que já sou velhinho posso afirmar que a neve nas décadas passadas não era rara como se apresenta atualmente. Qual é a condição normal? A de agora ou de antigamente? Eu não sei. Mas que a 10, 15, 20, 25, 30 anos atrás a neve vinha quase todos os anos e com abundância nos locais nivosos isto é inquestionável. Até em Passo Fundo não ficava mais que 2, 3 anos sem rolar uma branquinha tímida nas madrugadas.

Então antes de detonarem com a neve no Brasil. Façam uma análise histórica da ocorrência e não se apeguem apenas a anos recentes.

A neve no Brasil NÃO É rara! A neve no Brasil ESTÁ rara ultimamente.

Eis a diferença que se deve ter a respeito a este fenômeno tão fascinante e lindo.

Sds.

 

Perfeito, Tomas! O Ronaldo me chama de purga, mas o meu desânimo baseia-se principalmente na afirmação dele de que o período de tempo da vida de um ser humano pode ser desprezível perto dos ciclos da natureza!Quando me refiro a possibilidade da neve com grande acumulação "acabar", meu ponto de referência é a minha vida, ou ao menos os meus próximos 10-15 anos de vida. Se esse ciclo for mais longo que isso, para mim, neve de verdade no BRasil tornaria-se algo raríssimo!

Link to comment
Share on other sites

O receio é normal, pois já são vários anos sem neve forte...algum dia

volta, então o melhor a fazer é esquecermos a neve por enquanto. Eu

sei que é duro dizer isso, mesmo porque a própria pessoa que aqui escreve

anseia por um grande evento, mas chego à conclusão que o melhor a fazer

nesta época de vacas magras é NÃO FICAR COM EXPECTATIVAS de

nevascas.....deixa acontecer naturalmente, aí não ficaremos sofrendo,

hehehe :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Caras, na minha infância e adolescência era normal notícias de neve na serra. Era neve de verdade, aquelas de deixar tudo branco e que não eram restritas à São Joaquim. Não consigo entender o vertente do BAZ que diz que no Brasil a neve é rara. Vamos aproveitar uma das virtudes no nosso verbo "to be" tupiniquim, pois aqui há duas variantes para o mesmo. Logo, a constatação correta é de que a neve no Brasil "está rara".

Link to comment
Share on other sites

Hoje temos aquela "inhaca" de novo: chuva e chuvisco o dia todo com variação de 11,7° à 14,4°. Agora faz 14,1° com chuva fraca e vento ESE a 9,8 km/h.

 

Chegamos a ter chuva moderada de tarde, e a previsão é de chuva forte amanhã à tarde até a manhã de sábado.

 

Meu pai veio de carro de Livramento hj e disse que lá é céu azul de brigadeiro desde ontem. Falou que na estrada o tempo fechou faltando 40km para chegar em POA pela BR-290.

 

A Campanha é a região mais seca do RS, não é :?:

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Santa Maria com chuvisqueiro intermitente durante toda a manhã... Aí sou radical: QUE CHOVA ENTÃO!!!, ou que seja FRIO SECO... ou SOL!!!!... Detesto esse Chuviso "murrinha!!! Mas... "É o inverno da nossa insatisfação"!!!! :lol:

 

Pelas últimas atualizações SBSM: 13°C e vento de Se na ordem de 12Km/h... INMET: 13.3°C, indicativo de rajada de Se à 29Km/h e 4mm de precipitação. Aqui o vento entra de Sul e de E-Se...

 

E eu precisando semear o milho e nada... tá f... !! :shock: :roll:

 

Fiquei IMPRESSIONADO vendo o Globo Rural... No Norte do país uma retroescavadeira abrindo córregos entre MONTANHAS, literalmente, de milho a fim de escoar a enxurrada devido a chuvarada para não apodrecer os grãos já saidos do silo... A imagem era de um pequeno rio entre dois morros... ESPERO QUE CONSIGAS TER UM BOM PLANTIO!!!!!!!

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Hoje temos aquela "inhaca" de novo: chuva e chuvisco o dia todo com variação de 11,7° à 14,4°. Agora faz 14,1° com chuva fraca e vento ESE a 9,8 km/h.

 

Chegamos a ter chuva moderada de tarde, e a previsão é de chuva forte amanhã à tarde até a manhã de sábado.

 

Meu pai veio de carro de Livramento hj e disse que lá é céu azul de brigadeiro desde ontem. Falou que na estrada o tempo fechou faltando 40km para chegar em POA pela BR-290.

 

A Campanha é a região mais seca do RS, não é :?:

 

Diria que é a menos úmida.

Link to comment
Share on other sites

O receio é normal, pois já são vários anos sem neve forte...algum dia

volta, então o melhor a fazer é esquecermos a neve por enquanto. Eu

sei que é duro dizer isso, mesmo porque a própria pessoa que aqui escreve

anseia por um grande evento, mas chego à conclusão que o melhor a fazer

nesta época de vacas magras é NÃO FICAR COM EXPECTATIVAS de

nevascas.....deixa acontecer naturalmente, aí não ficaremos sofrendo,

hehehe :mrgreen:

 

Pois é Renan, mas basta aparecer um modelo indicando o nosso amor e todos nós chutamos o balde. E começamos a sonhar com a amada. No caso a neve. Paixão é isto. Algo impulsivo e irracional.

Os bazianos loucos por neve nunca irão mudar.

É uma sinuca de bico. Um amor eterno não correspondido! :lol:

Abs.

 

:lol: :lol: Essa foi boa !

 

Finalmente um dia mais fresco por aqui, com céu parcialmente nublado e 26,2C marcados

no digital no momento.

Link to comment
Share on other sites

Daqui a pouco o "amor eterno não correspondido" será o sol!! :? Chove, chove, chove e... chove!!! Por vezes a chuva fica moderada em POA, mas em geral ela é fraca, e de manhã tivemos grosso chuvisco.

 

Até agora variei de 14,1° à 15,7°. Agora tenho 15,0° cravados com pressão de 1021,9 mb. Ontem a pressão bateu 1026 mb, algo que não se vê por aqui a um tempinho. Pior que ainda temos vento. Agora sopra de SE a 13,5 km/h e já tive rajada de 34,8 km/h.

 

E viremos sapo!!

Link to comment
Share on other sites

Daqui a pouco o "amor eterno não correspondido" será o sol!! :? Chove, chove, chove e... chove!!! Por vezes a chuva fica moderada em POA, mas em geral ela é fraca, e de manhã tivemos grosso chuvisco.

 

Até agora variei de 14,1° à 15,7°. Agora tenho 15,0° cravados com pressão de 1021,9 mb. Ontem a pressão bateu 1026 mb, algo que não se vê por aqui a um tempinho. Pior que ainda temos vento. Agora sopra de SE a 13,5 km/h e já tive rajada de 34,8 km/h.

 

E viremos sapo!!

 

O Luiz é quem ia amar esse tempo maravilhoso, hehehehe

Link to comment
Share on other sites

Daqui a pouco o "amor eterno não correspondido" será o sol!! :? Chove, chove, chove e... chove!!! Por vezes a chuva fica moderada em POA, mas em geral ela é fraca, e de manhã tivemos grosso chuvisco.

 

Até agora variei de 14,1° à 15,7°. Agora tenho 15,0° cravados com pressão de 1021,9 mb. Ontem a pressão bateu 1026 mb, algo que não se vê por aqui a um tempinho. Pior que ainda temos vento. Agora sopra de SE a 13,5 km/h e já tive rajada de 34,8 km/h.

 

E viremos sapo!!

 

O Luiz é quem ia amar esse tempo maravilhoso, hehehehe

 

Não ia reclamar!

Link to comment
Share on other sites

Gente, a friagem que chegou ao norte ontem é a mais estranha que eu já vi, pelos dados do Inmet hoje as 16:00 em Rondônia Ariquemes tinha 16,7 graus enquanto Cacoal (ao sul) tinha 27,5 graus e Vilhena (mais ao sul ainda) 26,3 graus, como se fosse friagem invertida, esta madrugada Boca do Acre no estado do Amazonas teve respeitáveis 15,9 graus, enquanto no Acre Rio Branco teve 14 graus após um começo de setembro muito quente com mínimas na casa dos 23 e máximas de 35/36.

 

Aqui no Rio o dia foi agradável, com muitas nuvens (as máximas foram amenas mas mínimas ainda acima da média) e bastante úmido, o sol apareceu fraco, logo cedo choveu em alguns bairros do centro e da zona oeste contrariando as previões, aqui em casa chuviscou apenas a ponto de deixar a rua levemente molhada mas seco sob as árvores.

Link to comment
Share on other sites

Gente, a friagem que chegou ao norte ontem é a mais estranha que eu já vi, pelos dados do Inmet hoje as 16:00 em Rondônia Ariquemes tinha 16,7 graus enquanto Cacoal (ao sul) tinha 27,5 graus e Vilhena (mais ao sul ainda) 26,3 graus, como se fosse friagem invertida, esta madrugada Boca do Acre no estado do Amazonas teve respeitáveis 15,9 graus, enquanto no Acre Rio Branco teve 14 graus após um começo de setembro muito quente com mínimas na casa dos 23 e máximas de 35/36.

 

Aqui no Rio o dia foi agradável, com muitas nuvens (as máximas foram amenas mas mínimas ainda acima da média) e bastante úmido, o sol apareceu fraco, logo cedo choveu em alguns bairros do centro e da zona oeste contrariando as previões, aqui em casa chuviscou apenas a ponto de deixar a rua levemente molhada mas seco sob as árvores.

 

Ahahahahahaha!! :twisted:

 

Verdade, Loepa! Estranha mesmo! Eu ia até comentar sobre isso...

A única explicação pra isso só pode ser que nas cidades com máximas mais baixas o sol não deu as caras e o céu ficou bem fechado, já Vilhena deve ter tido sol a pino!

Link to comment
Share on other sites

Acabo de ver na TV que Deus decretou chuva permanente em POA e umidade em 100% no Morro da Igreja para os próximos 3 bilhões de anos. Assim não dá!

 

Aqui chove permanentemente desde às 7 h. No Morro da Igreja a situação é pior: o ar está saturado (u.r. 100%) desde às 18 h de quarta-feira, 9/9, e em 99% ou mais desde às 17 h de terça-feira, 8/9.

 

Agora chove fraco e cravo 15,0°. Venta de E a 7,6 km/h com maior rajada do dia em 35,6 km/h. No Litoral Norte o vento bateu os 45 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Acabo de ver na TV que Deus decretou chuva permanente em POA e umidade em 100% no Morro da Igreja para os próximos 3 bilhões de anos. Assim não dá!

 

Aqui chove permanentemente desde às 7 h. No Morro da Igreja a situação é pior: o ar está saturado (u.r. 100%) desde às 18 h de quarta-feira, 9/9, e em 99% ou mais desde às 17 h de terça-feira, 8/9.

 

Agora chove fraco e cravo 15,0°. Venta de E a 7,6 km/h com maior rajada do dia em 35,6 km/h. No Litoral Norte o vento bateu os 45 km/h.

 

E pensar que eu já morei em Fortaleza e Maceió...

 

Eu era feliz e não sabia :roll:

Link to comment
Share on other sites

Puxa como o pessoal ODEIA chuva!

Credo!!

Deviam todos sem exceção se mudar para o Atacama.

Quanto mau humor... Eu hein? :roll:

Pior que eu gosto de dias assim, mas sinto falta de ver o sol e sair de casa com menos dificuldades. Dias demais chovendo enche.

 

Agora segue esquentando. Faz 15,5° com 1018,9 mb e vento ENE a 16,9 km/h (predomina o E e SE).

 

Abraços chuvosos!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Não estaria desfocada a discussão???

A "paixão" que causa tanto "amor" agora não teria que, pelo menos, ser uma coisa +/- assim: "Por que esse inverno de El Niño não geadou"????

Quais relações de PDO e ENSO poderiam ter ocasiando um inverno rigoroso em seu começo e essa "inhaca"agora???

Porquê 2009 poderia ser comparado, mesmo que esteja fugindo, de análogos já citados aqui mesmo???

Dúvidas... Dúvidas... Incertezas!!!!

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

 

É compreensível. Só não entendo quando fica 7, 10 dias sem chuva que não haja reclamação alguma.

Claro, claro, são poucos os que tem espírito de sapo aqui no BAZ como eu.

Mas irei começar a chiar quando passar mais de 7 dias sem a bendita, bela e calmante chuva.

Irei bancar o chato nisso também.

Podem apostar.

Sds.

 

A chuva ja sobra por aqui, comunidades isoladas são varias o rio Ararangua ta tomando conta dos bairros ribeirinhos, varias pessoas tem que deixar suas casas, em breve a BR 101 será fechada ..

 

A chuva é bom, mas não precisa ser tanto também.

Link to comment
Share on other sites

Eu só sei o que aconteceu no começo da madrugada de segunda para terça-feira foi algo anormal, são raras as trovoadas em que realmente me causam medo, e essa foi uma delas, teve uma hora que cheguei a ficar apavorado, começou a dar goteiras pela casa em partes que nunca tiveram problema, cheguei até pensar na possibilidade do vento ter tido força para levantar o telhado, e no epicêntro da tempestade estoura o transformador da rua deixando tudo escuro, mto cabreiro, e foi atípico pois o vento mudava de lado rapidamente, ora soprava pelo sul, ora soprava pelo oeste e ora vinha de frente pelo norte, realmente fazia movimento circular. O telhado da empresa de ônibus Catarinense teve seu telhado jogado pra rua, e olha que não é um telhado de eternit qualquer não! e fica uns 2km de distância aqui de casa, tempestade muito parecida com a de Julho de 2006, esses choques de massas de ar é a pior bomba que existe.

 

No mais, tive que ri; em plena semana de eventos singulares pelo Sul, tive que ler mensagens sobre se a neve no Brasil é rara ou não, com grande teor de seriedade, extreme bored isso, sim há a premissa do "Se não gosta não lê, ou ignora", problema é a pessoa fazer isso diversas vezes, e duvido que eu seja o único que pensa assim, e o mesmo direito que dá a pessoa de ficar quieta dá a ela de expor o que pensa, pelo menos num fórum de internet.

 

Agora uma coisa que me supreendeu nisso tudo, diante da gravidade da situação, foi que os grandes veículos de comunicação não apelaram para o tema "mudanças climáticas", pelo menos não que eu tenha vista/ouvido, será que estão cansando sobre o assunto?

Link to comment
Share on other sites

A chuva é tanta sobre a minha estação em Canela que se alguém abrir a minha webcam verá o pluviômetro da mesma cheio d´água! Ele entupiu!!! Algum galho de árvore caiu dentro do funil e interrompeu o fluxo de água. :evil:

Ahhhhhhhhh!! Por isso ontem ou anteontem eu fui ver a chuva na tua estação e... quase zero! :roll: Agora está explicado.

 

Que coisa Bruno! Parece azarado como eu. Que coisa!!

 

Aqui a mínima não baixou dos 15,3°. Nem está frio, mas muito úmido. U.r. acima de 90% e 17,2°. Venta de ESE a 8,9 km/h e a pressão caiu bastante: 1013,1 mb.

 

Abraços azarado-entupidos!

Link to comment
Share on other sites

Em apenas "11 dias e meio" de setembro, já choveu mais que em qualquer outro mês (inteiro) de 2009 nas seguintes estações do RS: Torres, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Vacaria, Lagoa Vermelha e Santa Maria, outras que ainda devem superar o mês mais chuvoso em setembro: Caxias do Sul, Soledade, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Canela.

 

Em SC Araranguá também tem o mês mais chuvoso do ano, após superar janeiro.

 

Erechim e Bento Gonçalves devem estar em situação parecida mas os dados estão incompletos.

 

De volta ao Rio as temperaturas mínimas continuam bem acima da média neste começo de setembro, mas a partir da semana que vem devem voltar ao normal, as máximas já voltaram ao normal nos últimos 2 dias, agora o sol aparece entre algumas nuvens e o céu está enevoado, temperatura de 25 graus (Santos Dumont, centro) e 28 graus (Galeão, zona norte).

Link to comment
Share on other sites

A chuva de terça feira não trouxe apenas os ventos de 114km/h em Cascavel. Desde este dia a umidade relativa do ar não baixa e com ela a neblina se forma durante quase todo o dia. Hoje é o 5° dia de neblina contínua em Cascavel. Somente ontem o tempo se manteve nublado e sem neblina pela manhã. Mas a tregua foi rápida e durante a tarde o tempo fechou novamente e a umidade disparou. E neste sábado a situação não é diferente. A neblina não perde o fôlego e deixa a paisagem bem branca, típico de um inverno de verdade. Os prédios da cidade literalmente desapareceram. O Central Park, conhecido por serem dois prédios iguais, paralelos e com topo em forma de trapézio retangular nem podiam ser vistos. A previsão é que toda essa umidade que a dias está por aqui se mantenha deixando o tempo fechado por mais algumas horas.

 

Umidade relativa do ar nos últimos dias em Cascavel - Estação meteorológica:

 

08/09/2009 = 81% 97% (100%)

09/09/2009 = 94% 97% (100%)

10/09/2009 = 93% 98% (100%)

11/09/2009 = 79% 98% (100%)

12/09/2009 = 90% 97% (100%)

 

precipitação, últimos dias

 

08/09/2009 = 14.2mm

09/09/2009 = 1.5mm

10/09/2009 = 0.5mm

11/09/2009 = 0.0mm

12/09/2009 = 1.5mm

 

algumas imagens das 14 horas:

 

picture4j.png

 

picture3db.png

 

picture1it.png

 

Para concluir, estas foram as temperaturas mínimas e máximas em Cascavel nos últimos dias:

 

08/09/2009 = 11.4 20.2

09/09/2009 = 10.3 15.3

10/09/2009 = 10.1 14.6

11/09/2009 = 12.8 22.8

12/09/2009 = 13.3 17.3

Link to comment
Share on other sites

 

A chuva aqui caio valendo ... ja temos enchente no vale . Mas nem perto da que houve por aqui em janeiro.

 

Sim, mas na estação do Inmet choveu mais agora, janeiro teve 280 mm e setembro está um pouco acima de de 300 mm, em janeiro a intensidade da chuva pode ter sido maior e(ou) ter chovido mais na área de drenagem, aí a enchente será pior, pode dar enchente até sem ter chovido, se choveu muito rio acima. No começo deste ano morraram uns 8 numa cabeça d'água em Guapimirim, cidade ao pé da Serra dos Órgãos, nem chovia no ponto do rio onde as vítimas foram surpreendidas.

 

Aqui o sábado foi bastante agradável, dia de sol nesta época já começa a virar privilégio, é para aproveitar pois o cinza quase sempre impera primavera, amanhã ainda faz sol mas depois vem mais uma frente fria paraguaia só para trazer chuva fraca e encher o saco (adoro chuva, mas chuva convectiva com pancadas fortes, chuvinha intermitente me enjoa).

Link to comment
Share on other sites

Durante toda essa semana de chuvas minha estação indicava apenas 0.3mm! Lá na segunda-feira até acreditei que poderia ter chovido tão pouco assim, a ponto de comentar isso com os amigos do fórum. Hoje, quando finalmente a chuva deu uma trégua e apenas garoava, fui até a instalação da estação e verifiquei todo externamente todo o sensor, o orifício de entrada, cabos, pilhas, fios e NADA! Então decidi abrir o pluviômetro só por curioso, e minha minha surpresa ao encontrar lá dentro uma dona aranha, projetista de uma teia resistente, capaz de segurar o sensor de contagem, mesmo sob a enxurrada1! Resultado? meus registros literalmente foram por água abaixo! :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Durante toda essa semana de chuvas minha estação indicava apenas 0.3mm! Lá na segunda-feira até acreditei que poderia ter chovido tão pouco assim, a ponto de comentar isso com os amigos do fórum. Hoje, quando finalmente a chuva deu uma trégua e apenas garoava, fui até a instalação da estação e verifiquei todo externamente todo o sensor, o orifício de entrada, cabos, pilhas, fios e NADA! Então decidi abrir o pluviômetro só por curioso, e minha minha surpresa ao encontrar lá dentro uma dona aranha, projetista de uma teia resistente, capaz de segurar o sensor de contagem, mesmo sob a enxurrada1! Resultado? meus registros literalmente foram por água abaixo! :lol: :lol: :lol:

Será que aconteceu o mesmo com o meu pluviometro em Canela?

 

Ele tá cheio d'água, sem fluxo...

Link to comment
Share on other sites

 

Sim, mas na estação do Inmet choveu mais agora, janeiro teve 280 mm e setembro está um pouco acima de de 300 mm, em janeiro a intensidade da chuva pode ter sido maior e(ou) ter chovido mais na área de drenagem, aí a enchente será pior, pode dar enchente até sem ter chovido, se choveu muito rio acima. No começo deste ano morraram uns 8 numa cabeça d'água em Guapimirim, cidade ao pé da Serra dos Órgãos, nem chovia no ponto do rio onde as vítimas foram surpreendidas.

 

Muito bem observado ... aqui na cidade de Araranguá a enchente é pior quando para de chover, então o rio sobe, quando desce a agua da chuva no costão da serra.

Link to comment
Share on other sites

Buenas,

 

Hoje o Sol resolveu dar as caras em todo o Sul, o parque público principal da cidade hoje estava lotado, todo mundo apreciando o tempo bom, no Inmet max de 25°C cravados, e no geral pra SC imagino que seja uma semana boa, pelo menos até quinta com tempo bom e temperatura amena.

 

No período Maio/Junho/Julho/Agosto, vocês sabem qual foi o mais frio se o ano de 2007/2008 ou 2009?

 

Chuto eu que Junho/Julho 2009 ganhou e de maio até agosto acredito que 2007 foi mais fria que esse ano.

 

Ano passado o meiolo do inverno deveu devido ao mês de Julho, mas os meses intermediários foram muito bons, Maio e Setembro sairam-se bem, esse ano estou achando meia boca esses meses de transição climática.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

São de assombrar as projeções do Global T126L28 e o Ensemble de dia 17 em diante com relação a precipitação no RS e SC. Lógico que é muito cedo para se pensar nessa tendência (Dia 28), mas dêem uma olhada quando tiverem um tempo... Que bons ventos soprem bem para longe esse monte de água.

 

Olha só: Isso foi em agosto...

 

"Realmente... Tem modelo jogando muita umidade sobre o RS lá por quarta-feira, 02/09. O que já é monitoramento para Setembro

Outra, esse mesmo modelo joga considerável umidade sobre Santa Catarina e Paraná entre 03 e 05/09, indo ao litoral e deixando alguns "resquícios" para a região Sudeste... Após, nova umidade vinda do Paraguay, seguria pelo Mato Grosso "espalhando-se" pela região Sudeste entre 08 e 10/08 [*** errei o mês, deveria ser 09. Grifo meu, 13/09/09]... Se com essa umidade virá frio (?), aí deixo para os amigos mais abalizados do BAZ e como 'o tempo/clima à natureza pertence' somente o 'tempo/dias que virão' podem confirmar'..."

 

Portanto, te digo... Já postei sobre o fim de semana entre 18 e 20/09, porém "passou batido" pela "velha discussão" sobre "modelos... modelos..." e projeções de "longo prazo"...

 

Saludos y Suerte!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.