Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - AGOSTO 2009


Gamboa
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tarde quente e temperaturas agradáveis no Paraná. Hoje mais ser mais um dia típico de verão em pleno inverno. A temperatura subiu bastante e algumas pessoas já estão praticando exercícios no lago municipal aproveitando o dia de sol, essa região onde nesta semana fez 2 graus e agora ta quente pra caramba!

Tempo agora no Paraná

picture1rag.png

 

Tempo agora em Cascavel

picture1utk.png

Link to comment
Share on other sites

Deixem vir o calor. Basta de frio. Pois a neve nunca vem mesmo. Chega de se encarangar. Já estou com dores nas costas a dias devido a isto.

Não estamos estruturalmente preparados para tantos dias seguidos a baixas temperaturas. Aqui no RS já sofremos demais.

Basta!

 

Sou do mesmo pensamento: 30ºC vem, vem... :lol:

 

É incrível a paisagem pós-geada, a vegetação está morta, campos parecem savana, muito pior que a estiagem. Árvores, na sua grande maioria queimadas, os pés de manga estão deprimentes, em alguns não há folhas verdes, todas marrons e torcidas. Árvores sensíveis ao frio, algumas com mais de 15m, estão com suas copas todas queimadas e secas. Apavorante. :o

Link to comment
Share on other sites

Deixem vir o calor. Basta de frio. Pois a neve nunca vem mesmo. Chega de se encarangar. Já estou com dores nas costas a dias devido a isto.

Não estamos estruturalmente preparados para tantos dias seguidos a baixas temperaturas. Aqui no RS já sofremos demais.

Basta!

 

Sou do mesmo pensamento: 30ºC vem, vem... :lol:

 

É incrível a paisagem pós-geada, a vegetação está morta, campos parecem savana, muito pior que a estiagem. Árvores, na sua grande maioria queimadas, os pés de manga estão deprimentes, em alguns não há folhas verdes, todas marrons e torcidas. Árvores sensíveis ao frio, algumas com mais de 15m, estão com suas copas todas queimadas e secas. Apavorante. :o

 

Também tô nessa... encarangadito no más!!

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma mínima de 14,0° e máxima aqui em casa cravou em 20,0°. 8-)

 

Bruno, dia primaveril, mas de uma primavera fresca. Só o sol é ainda fraco. Daqui a dois meses já estaremos em outubro com o sol passeando no Hemisfério Sul. Já será época de começar a suar. :|

 

Agora faz 17,7° com 57% e vento SE a 3,5 km/h. Tive rajada de 34,5 km/h em torno da 1 h.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura alta hoje 27.1°C e sensação beirando aos 30°C, boa pré-frontal, mas está longe de ser uma das pré frontais mais contrastante que já vi, já vi caso 10x pior aqui, e desde que começou Junho não vi nenhum veranico instalado por essas bandas, ontem e hoje se quer posso chamar de veranico apenas um aquecimento normal, os próximos dias prometem uma gangorra de dias amenos/frios com dias com temperatura mais alta. Agora tá ficando escuro e parece que vai chover mas pelo satélite não tem nada de desenvolvimento vertical, literalmente odeio essas pré -frontais o ar fica carregado, pesado, dá até dor de cabeça.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA esse veranico felizmente não nos pegou. Ficou do paralelo 29,5ºS para cima.
Tampouco aqui em Florianópolis. Apesar de que estava agradável no meio da manhã, o vento amenizava. Agora a tarde veio a chuva e com ela sensação de frio.

 

Aí o mar gelado manteve gelado, assim como ocorre normalmente do litoral sul catarinense para baixo. Torres raramente vê ou presencia veranicos, por isso a média de julho e agosto por lá é bem mais baixa que a de Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Será que ta certo isso??

 

Aero de Ctba:

04:00 PM - 28ºC - Vento W

05:00 PM - 26ºC - Vento W

06:00 PM - 16ºC - Vento E

 

No alex faz 22ºC, (aqui no meu trabalho to no ar condicionado, não tenho nem ideia como ta la fora :lol: ) mas ja vi situaçõe dessas de virada pra vento leste, que o leste da cidade, proximo a serra do mar ( SJP, Pinhais, aero) chega a ficar com mais de 5ºC de diferença do oeste (alex).

 

Mas hoje é uma diferença bem grande...

Link to comment
Share on other sites

picture2inoonc.png

 

No começo desta noite o céu está nublado no litoral, onde sopra um vento frio nas praias. Nestas áreas a temperatura é de 17 graus. Nas demais regiões do Paraná céu claro com poucas nuvens. Já começa esfriar em Curitiba e Guarapuava com 19 graus. Calor em Paranavaí ainda na casa dos 30 graus. Na região a máxima chegou a 32 graus

Link to comment
Share on other sites

Até agora, tive 13,5 mm de precitpitação aqui no Cristal. A viração da madrugada até não foi tão grande por aqui, e me surpreendeu a tarde de céu limpo hoje... Agora, tenho 14,7C com 64% e caindo...

Aqui 14,4° com apenas 53%. Também chama a atenção a baixa umidade agora. Ontem estava quse 80% nesse horário com 19°/20°. Vento SE a 6,3 km/h.

 

Abraços portoalegrenses!

Link to comment
Share on other sites

Marcelo Albieri:

Help....

Eu nunca vi (ou recordo) de tamanha diferença entre os dois GFS e GEFS.

Pô...Eu tenho uma (não) reputação a manter....

Como é que vou pertubar os amigos se a partir do dia 13/08/2009 ele deve começar entrar em surto novamente e o Ensemble diz que não....?????

Pensando bem a primeira semana é confiável ( o Esemble diz que não)....aí o pessoal se empolga....e pego na curva na segunda semana.

Que loucura hein Mafili. Um é contrário do outro.

Minha humilde opinião amadora é a de como o ensemble tem várias perturbações iniciais, talvez capte melhor os fenomênos caóticos da atmosfera em um período mais longo, sendo assim mais "estável" para grande prazo. O gfs seria melhor no curto prazo, tendo em vista que os fenômenos com pouco tempo de vida não teriam um caráter tão caótico, é mais determinista.

Link to comment
Share on other sites

Depois do dia mais quente do inverno (máximas entre 27 e 33 graus pela cidade) temos uma noite ainda meio abafada com 25 graus, a primavera já consolidada

 

Algumas reclamações contra o inverno que pipocaram nos últimos dias me lembraram de como o ser humano é um animal de climas quentes, em temperaturas que não são frias para quase nenhum outro animal a maior parte de nós precisa de roupas para não entrar em hipotermia, se não fossemos "animais racionais" talvez nós nem existíssemos fora dos trópicos, e a grande quantidade de aposentados que procura os trópicos para passar os últimos anos de vida nos lembra disso, o calor é o ambiente natural dos humanos, o fato de tantos (como eu quase todos no BAZ) gostarem de frio é meio que um "desvio", consequência de muitos fatores, como nossa capacidade de adaptação.

 

Mas eu ainda gosto de calor também, muitos adoram o frio e detestam calor, aí é pura inversão da nossa natureza. :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Algumas reclamações contra o inverno que pipocaram nos últimos dias me lembraram de como o ser humano é um animal de climas quentes,

 

É verdade, Loepa, é só ver a alegria dos europeus que desembarcam aqui de férias, encantados com nosso clima tropical. Também lembrei-me de uma guia na viagem que fiz a Bariloche no ano passado, falando que o verão 2008 havia sido maravilhoso por lá, dias de 30°C e eles na beira do Lago Nahuel Huapi até 10:30 da noite (naquele ano Bariloche teve horário de verão e anoitecia esta hora) e que ainda falou que era para torcermos por sol durante nosso passeio (estava chovendo moderado com 2-3°C), enquanto nós implorávamos por neve :lol:

 

Eu, além de amar frio, detesto profundamente calor e por mim seria proibido fazer mais de 25°C (uns mais de 20°C de vez em quando seria só para agradar quem gosta de calor hehehe). Abrir a janela e ver o sol brilhando, ainda mais em dias quentes, é depressivo para mim. E depois quem se mata é quem pode ficar vendo escuridão e tempo frio e cheio de neve na Escandinávia, mas eu trocaria de clima fácil com eles :D

Link to comment
Share on other sites

A onda de frio que está sendo prevista pelo Global e GFS a partir do dia 16 está se consolidando cada vez mais. A última rodada do Global (12Z) mantém o porrete.

 

Ela será muito bem vinda se vier mesmo, mas toda nossa esperança com esta MP se resume a apenas uma palavra: NEVE

 

Neste aspecto, esqueça. E mesmo o ciclone alinhado que o GFS mostrou algumas rodadas (e que eu comentei aqui) foi para o saco.

 

Se for para não vir neve, EU QUERO É CALOR, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Temperatura no Moinhos de Vento: 14,8C

 

Temperatura na Lomba do Pinheiro: 7,8C

 

Pode?? :)

 

O que tá fazendo na hora do jogo?? Postando no BAZ! Que vício!! :lol:

 

não tendo absolutamente nada pra fazer ontem pela meia-noite, desci com meu termômetro e fiquei na porta do prédio: 15,6C! No quinto andar do prédio: 17,1C! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Temperatura no Moinhos de Vento: 14,8C

 

Temperatura na Lomba do Pinheiro: 7,8C

 

Pode?? :)

 

O que tá fazendo na hora do jogo?? Postando no BAZ! Que vício!! :lol:

 

não tendo absolutamente nada pra fazer ontem pela meia-noite, desci com meu termômetro e fiquei na porta do prédio: 15,6C! No quinto andar do prédio: 17,1C! :shock:

Tu acredita que a minha mulher me obrigou a ver o primeiro capítulo da novela? Depois não teve vez! Futebol é só uma vez por semana! Comecei a assistir a partir dos 10 minutos.

Link to comment
Share on other sites

Acho que ninguém comentou aqui a queda de temperatura hoje em Curitiba. O pessoal na FAE chegou a brincar que o PEdrão fez isso para pasteurizar os vírus, he he he.

 

No aero, fazia 26oC as 17:00 e caiu para 16oC às 18:00, ou seja, 10oC em 1 hora, he he he! Foi só o vento virar em 180o, de NW para SE.

 

Agora está estabilizado em 12oC!

Link to comment
Share on other sites

Acho que ninguém comentou aqui a queda de temperatura hoje em Curitiba. O pessoal na FAE chegou a brincar que o PEdrão fez isso para pasteurizar os vírus, he he he.

 

No aero, fazia 26oC as 17:00 e caiu para 16oC às 18:00, ou seja, 10oC em 1 hora, he he he! Foi só o vento virar em 180o, de NW para SE.

 

Agora está estabilizado em 12oC!

 

Não tem "MM" por aí, né? :roll: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Temperatura no Moinhos de Vento: 14,8C

 

Temperatura na Lomba do Pinheiro: 7,8C

 

Pode?? :)

 

O que tá fazendo na hora do jogo?? Postando no BAZ! Que vício!! :lol:

 

não tendo absolutamente nada pra fazer ontem pela meia-noite, desci com meu termômetro e fiquei na porta do prédio: 15,6C! No quinto andar do prédio: 17,1C! :shock:

Tu acredita que a minha mulher me obrigou a ver o primeiro capítulo da novela? Depois não teve vez! Futebol é só uma vez por semana! Comecei a assistir a partir dos 10 minutos.

Bom, agora está 7,5° no Belém Novo e 13,2° no Minhos. Aqui em casa faz 12,6° com 66% e na minha namorada estava 12,3° a 30 minutos atrás, isso a 6 m do solo (é área de baixada). Venta de SSE a 12,2 km/h.

 

Ontem foi um dia surreal: estava mais quente a 10 m do solo que na superfície. Volto a dizer: no topo da casa estava 2° mais aquecido que na base. Incrível!! Torales, achei a tua medição até modesta, apesar de que aí há o núcleo urbano e o efeito amenizador do Guaíba.

 

Abraços microclimáticos!

 

p.s.: lá também tive o mesmo problema: assisti TODA a novela, hehehe!! Só queria ver a porrada no final do capítulo!

Link to comment
Share on other sites

A passagem de uma fraca frente fria, que deu uma bela amenizada em Curitiba e já ameniza SP, promete um dia mais fresco amanhã também aqui no Rio de Janeiro, mas deve voltar a esquentar no final de semana para em seguida passar mais uma frente fria fraca, e o relativo calor alternado com frentes frias fracas está se firmando como a tendência para primeira quinzena de agosto na Região Sudeste, que deve terminar a quinzena (e provavelmente o mês) com temperaturas acima da média.

 

Assim como 1979, 2009 vai se firmando como um ano com inverno que teve seu pico antes mesmo de começar oficialmente, pois a primeira quinzena de junho foi o melhor da estação este ano (embora em 79 tenha sido bem melhor com frio histórico entre 31 de maio e 1 de junho em partes do sudeste).

 

E para não ficar só no pessimismo, há uma janela de esperança por volta do dia 17...

Link to comment
Share on other sites

A onda de frio que está sendo prevista pelo Global e GFS a partir do dia 16 está se consolidando cada vez mais. A última rodada do Global (12Z) mantém o porrete.

 

Ela será muito bem vinda se vier mesmo, mas toda nossa esperança com esta MP se resume a apenas uma palavra: NEVE

 

Neste aspecto, esqueça. E mesmo o ciclone alinhado que o GFS mostrou algumas rodadas (e que eu comentei aqui) foi para o saco.

 

Se for para não vir neve, EU QUERO É CALOR, he he he!

 

Eu bem que gostaria de um último frio, pois este ano está fraco no Sudeste, hehehe. Mas realmente,

o que não faltou na maior parte da região Sul foi frio este ano, não me lembro qual foi a última vez que tivemos

temperaturas abaixo da média nos dois meses mais frios do ano em SC e RS, acho que já tinha um tempo que

isso não ocorria.

Link to comment
Share on other sites

Seguem na imagem, algumas das temperaturas máximas registradas no Paraná na tarde de ontem, a maior delas em Morretes no litoral, ontem o Inmet registrou 33°, aqui em Cascavel tive máxima de 27,3°

 

SemTtulo-1.png

 

Ta ai, meu primeiro mapa de muitos :lol: Aqui em Cascavel agora, 3h, 19,0°, Abraços!

 

Ficou muito bom João !

Parabéns!

Link to comment
Share on other sites

A onda de frio que está sendo prevista pelo Global e GFS a partir do dia 16 está se consolidando cada vez mais. A última rodada do Global (12Z) mantém o porrete.

 

Ela será muito bem vinda se vier mesmo, mas toda nossa esperança com esta MP se resume a apenas uma palavra: NEVE

 

Se o GFS calibrou os ponteiros para a janela de 7 dias, o mesmo não se pode dizer para os 8-15 dias. No final de julho ele mostrava uma bela nevada dia 10. No início de agosto ela passou para o dia 15/16. Agora, o frio mais forte vem lá pelo dia 22, embora sem chance de neve. Ou seja, a medida que o frio vai chegando perto da grade de 7 dias ele some e surge outro mais para trás com potencial. Portanto, para mais de 7 dias nosso amigo continua ENLOUQUECIDO e sem qualquer confiabilidade.

 

Repito: para não ter neve, eu quero é CALOR! A temperatura no meu escritório aqui em casa é de 16oC agora, sem ligar aquecedor. Lá fora está 14oC (aero). Desde o final de maio meu escritório ficava entre 12oC e 15oC se eu não ligasse o aquecedor (sempre ligo se for ficar mais de uma hora), ou seja, é de encarangar qualquer um. O calor de ontem deu uma aliviada no frio interno e isso é muito bom!

Link to comment
Share on other sites

Diga não ao frio murrinha!!!

 

Percebe-se claramente aqui no BAZ um sentimento de que, se não é para vir aquele cavalo polar associado a um ciclône, que se comesse logo a primavera!!!

 

Chega de médias diárias 13ºC!!! Isso só serve para esfriar o ambiente, as nossas almas e a nossa adrenalina! Xô, Dublin Weather Conditions!!

Link to comment
Share on other sites

Diga não ao frio murrinha!!!

 

Percebe-se claramente aqui no BAZ um sentimento de que, se não é para vir aquele cavalo polar associado a um ciclône, que se comesse logo a primavera!!!

 

Chega de médias diárias 13ºC!!! Isso só serve para esfriar o ambiente, as nossas almas e a nossa adrenalina! Xô, Dublin Weather Conditions!!

Concordo, Bruno, se é pra vir neve, beleza, senão, torço que chegue o calor duma vez, ou pelo menos, temperaturas mais amenas.

Link to comment
Share on other sites

Depois do calorito ontem o dia está nublado e ameno no Rio hoje (mas há um leeve abafamento), ventou bastante de madrugada atrapalhando meu sono, o pessoal do sul que está cansado do inverno pode vir para o sudeste, onde o auge do "inverno" terminou antes mesmo da estação começar este ano.

 

 

 

Com certeza... :lol: Mas prefiro Leningrado..!!

 

E Pequim ou Havana?

 

Pyongyang tem invernos bem interessantes e com neve, verão curto.

Link to comment
Share on other sites

Acho que ninguém comentou aqui a queda de temperatura hoje em Curitiba. O pessoal na FAE chegou a brincar que o PEdrão fez isso para pasteurizar os vírus, he he he.

 

No aero, fazia 26oC as 17:00 e caiu para 16oC às 18:00, ou seja, 10oC em 1 hora, he he he! Foi só o vento virar em 180o, de NW para SE.

 

Agora está estabilizado em 12oC!

 

O Sguário e eu comentamos. 4 mensagens acima da sua tem a minha... :lol: :lol: :lol:

 

Fui eu!! Acho que tem mto rodrigo em Ctba :lol:

Link to comment
Share on other sites

Olha só a sensação térmica mínima por aqui hoje:

Horários:

3hs sensação de -2º

9hs ,sensação de -1,8º

e meio-dia sensação de -0,2º

Chuva desde a metade da manhã, com trovoadas, agora os trovões cessaram e a chuva é fraca.Pressão em 1012 hpa, a temperatura não passou dos 10,3º no topinho Inmet.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.