Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - AGOSTO 2009


Gamboa
 Share

Recommended Posts

Buenas!

 

"É o inverno da nossa insatisfação"...

Santa Maria encerra o dia sob 22°C segundo SBSM com INMET registrando 24.5°C, na última atualização, após um dia em que batemos 32°C com muito vento "morno". Segundo os indicativos no INMET, as rajadas oscilaram entre 28Km/h e 39Km/h.

 

Sobre a questão da Amazônia e suas influências, taí uma discussão que não pode sair de foco... Já é antiga a tese das consequências aqui no Sul e em Países vizinhos em relação à diminuição da floresta. Uma das tantas prevê uma total seca de rios importantíssimos na região do Mercosul. Mas, como sempre, outras discussões entram em foco e muitas, como essa, são proteladas e colcadas em um "segundo plano"...

Saludos y Suerte!!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

imagem1g.png

 

O OESTE DE SANTA CATARINA E O SUDOESTE DO PARANÁ PASSAM POR MADRUGADA QUENTE E TEMPERATURA DE ATÉ 21 GRAUS. A ÚLTIMA MADRUGADA DE AGOSTO TEM TEMPERATURAS ALTAS. NO CENTRO-SUL E LESTE DO PARANÁ E DE SANTA CATARINA AINDA FAZ FRIO. AGORA FAZ 7 GRAUS EM GENERAL CARNEIRO, 15 EM SÃO JOAQUIM, 13 NO MORRO DA IGREJA, 21 EM XANXERÊ, 17 EM MORRETES, 20 EM MARINGÁ, 22 EM PRESIDENTE PRUDENTE E 16 EM AMAMBAI

Link to comment
Share on other sites

Já observei nos meus 37 anos de vida muitas situações de calor em agosto. No entanto, desta vez está demais. O que foi o calorão em Buenos Aires ontem? Porto Alegre fez um dia que muitas vezes não se registra nem em pleno janeiro. Um forno terrrível.

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

O calor que quebrou alguns recordes de agosto na Argentina e chegou perto dos recordes nas áreas altas de RS e SC começa a perder força, mas deve provocar elevação gradual de temperatura no sudeste esta semama, a natureza segue seu rumo, depois de junho e julho frios em boa parte do sul agosto terminou com a mais forte onda de calor para o mês em anos (especialmente nas serras) e a anomalia um pouco postiva deve predominar para o mês, não dá para reclamar.

Link to comment
Share on other sites

Joãotur: a máxima absoluta deste mês no Salgado Filho está em 33C. Olhe no wunderground e veja como é normal temperaturas acima de 30C como máxima absoluta em agosto.

 

Sobre essa massa de ar seco, penso como AAA. Em Brasília, quando morava lá, o clima era exatamente esse que estamos enfrentando aqui agora. Nas baixadas da cidade as mínimas rondam os 3C/5C, porém o sol abre e vamos aos 25C fácil. O Ronaldo entende que isso é MP seca e velha, eu penso que isso é MT seca e fraca.

Link to comment
Share on other sites

Deu uma bela esfriada e secada nos ultimos 10 dias do mes por aqui, o que derrubou bem a media de temperatura na mantiqueira (que começou o mes bem alta).

Tem o risco de minha estação ter fechado o mes de agosto como a estação padrão em zona urbana mais fria na média do mês no país. Coisa que, devido a falta de internet, só descubrirei na sexta-feira a noite.

Link to comment
Share on other sites

Canela Ago 2009:

 

A media até ontem na cidade estava em 13,3....e deve fechar com 13,6, pois esta loucura de calor que anda fazendo, puxa a media acum mensal 3 decimos por dia...que blz.....Uma pena que o mes acabou..!! :lol:

 

É amigo! Pelas minhas projeções econométricas a média de Canela de Agosto é de 12,1ºC, logo teremos +1,5C de anomalia!

Link to comment
Share on other sites

imagem1z.png

 

Manhã quente no Paraná. Houve registro de nevoeiro e mínimas muito baixas hoje no estado. Mas agora o sol saiu e a temperatura sobe sem parar. A massa de ar quente que cobre o estado garante mais um dia ensolarado em todas as regioes. A máxima do estado chega a 33 hoje a tarde na região de Santa Helena e São Miguel do Iguaçu. Em Palotina pode chegar a 32. Muito calor agora em Curitiba com 26 graus e em Cascavel faz 27

Link to comment
Share on other sites

ADORARIA UMA MASSA DE AR QUENTE DESTAS NO VERÃO!!

 

ESTAMOS COM AR SECO DE ORIGEM POLAR. NÃO APARECE O FRIO EM 850, POIS O FRIO É MAIS DENSO FICA NA SUPERFÍCIE. MAS COMO O TEIMOSÃO NÃO ENTENDE, FAZER O QUÊ!!!, QUE FIQUE COM AR QUENTE E SECO, EU FICO COM A POLAR VELHA. NA MAIOR PARTE DO RS JÁ TEM AR TROPICAL ENTRANDO, MAS EM SC, PR E PARTE CENTRO-LESTE DO SUDESTE É A POLAR VELHA.

 

NÃO EXISTEMASSA DE AR QUENTE COM MÍNIMAS DE QUASE 0°C, AINDA MAIS AQUI QUE NÃO É DESERTO!

 

9% de umidade em Ausentes ontem. Umidade de deserto.

 

Estivesse a umidade em níveis próximos da média, não estou dizendo nem alta, e não estaria se registrando estas mínimas. Ocorre que o ar está EXCEPCIONALMENTE SECO. Porto Alegre com frio de 13 de manhã - o que não faz no verão - e máxima de 34. Ar muito seco e maior período noturno (menos horas de sol) ainda contribuem para as mínimas baixas.

 

29 graus de máxima ontem em Vacaria e a massa de ar não é quente ?????

 

Olhando a análise do GFS das 21h de ontem alguém consegue enxergar a massa de ar frio do Coutinho sobre SC e PR ???

 

analise3108.jpg

 

O Coutinho diz que o ar frio mais denso está na superfície em SC e que por isso não aparece no campo de 850. Vai ver é por isso que Araranguá teve ontem uma tarde gelada com máxima de 31,2. A mínima de 9 na cidade hoje, com VENTO OESTE, foi de 9 graus, resultado do ar muito seco.

Vendo o comentário dos dois eu não consigo chegar a uma conclusão definitiva, mas creio que o problema nem é se a massa de ar é quente e seca ou polar velha (e seca também). Se alguém encontrar uma definição quanto à uma massa de ar que possui ar seco em altitude, que é o fator determinante nas temperatura aí, aí teremos uma definição.

 

De fato, no verão não faz frio de quase 0° nos altos de SC, mesmo em muitas massas de ar frio, basicamente pela alta radiação e umidade. Hoje temos o sol ainda com o zênite do Hemisfério Norte e pouca umidade. Baixa radiação + baixa u.r. parece explicar a situação atual. Para mim, ar tropical retém calor à noite mesmo em dias secos (mesmo depois de fazer 33°/35° de dia, à noite temos 20° e na serra pouco baixa dos 15°).

 

Hoje foi a noite mais quente de agosto por aqui: 17,5° de mínima. A u.r. ficou em 37% à meia-noite e depois subiu.

 

Agora faz 30,2° com 42%. Hoje temos vento: NO a 12,7 km/h. Está bom para secar a roupa! 8-)

 

Abraços secos!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Em Santa Maria "radicalizou"... SBSM: 32°C; 29% de URA; 1011 hPa e vento em 16Km/h... INMET: 31.7°C; 33%; 1010 hPa; vento em 15Km/h, já há três atualizações, com indicativo de rajada na ordem de 38Km/h. Aqui esse "belo vento morno" oscila e entra de No-N-Ne e com esse "solzinho" a sensação é de que queima a pele... Como tenho um problema de aquecimento no HD e o mesmo está marcando 58°C, já estou com dois ventiladores... Um só para a CPU, totalmente aberta por sinal... :lol:

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Marcos...disse:

Para mim, ar tropical retém calor à noite mesmo em dias secos

Marcos o que é ar tropical????

Ar tropical é aquele que tem origem em massa de ar de origem tropical (no nosso caso, formada sobre o Chaco ou Oceano Atlântico). Pode ser tropical seca ou tropical úmida. O mais comum é o segundo caso, onde há umidade e maior retenção de calor à noite. No primeiro caso temos dias tórridos, e as mínimas são elevadas não devido à retenção de calor, mas porque a máxima foi muito alta e não há tempo sufuciente para a perda de calor à noite.

 

Na estrutura dessas massas de ar não há frio em altitude, e geralmente não é tão seco como no caso de agora. Por isso a situação atual me parece muito peculiar.

 

É assim que definira ar tropical.

 

Também pode ser uma massa de ar de origem polar que se tropicaliza no oceano (muito comum no verão).

 

Abraços tropicais!

Link to comment
Share on other sites

Se foi mais seco ou menos seco eu não sei, mas que este veranico foi atípico aqui no sul foi.Me apontem 1 mês de agosto que fez veranico com estas características de agora...

 

Nada de atípico.

 

ONDAS DE CALOR EM AGOSTO

São Leopoldo RS - Estação Morro do Espelho

 

ANO DURAÇÃO Tmáx Dia da Tmáx

1987 1 dia 25,8 graus dia 24

1988 1 dia 35,4 graus dia 24

1989 4 dias 32,6 graus dia 18

1990 3 dias 31,7 graus dia 14

1991 2 dias 31,5 graus dia 26

1992 3 dias 33,3 graus dia 30

1993 5 dias 33,3 graus dia 28

1994 4 dias 31,9 graus dia 01

1995 1 dias 35,3 graus dia 25

1996 3 dias 34,8 graus dia 25

1997 5 dias 35,0 graus dia 31

1998 1 dia 25,8 graus dia 08

1999 3 dias 32,2 graus dia 11

2000 4 dias 29,8 graus dia 21

2001 4 dias 32,8 graus dia 01

2002 6 dias 35,6 graus (máxima) dia 25

2003 3 dias 34,5 graus dia 21

2004 3 dias 33,5 graus dia 04

2005 5 dias 32,9 graus dia 01

2006 2 dias 34,5 graus dia 07

2007 3 dias 34,1 graus dia 15

2008 2 dias 31,0 graus dia 28

Bom se tu prestares atenção, eu falei com "ESTAS CARACTERÍSTICAS", em nenhum momento especifiquei com relação ao período e temperatura, falei de forma abrangente, com estas características, de umidade tão baixa, vento constante, e tão grande discrepância,nas máximas, mesmo em cidades serranas (diferenças de uma para outra).Agora penso que fui claro e específico.

Link to comment
Share on other sites

Bom se tu prestares atenção, eu falei com "ESTAS CARACTERÍSTICAS", em nenhum momento especifiquei com relação ao período e temperatura, falei de forma abrangente, com estas características, de umidade tão baixa, vento constante, e tão grande discrepância,nas máximas, mesmo em cidades serranas (diferenças de uma para outra).Agora penso que fui claro e específico.

 

Mas as ondas de calor em agosto têm como características justamente as que se verificam agora, vide ar seco com as consequentes diferenças de microclima acentuadas. Não é regra ar quente e úmido em agosto.

Ah bom Alexandre, só que nas outras oportunidades, o vento não era tão constante quanto agora, pelo menos é o que lembro. :D

Link to comment
Share on other sites

PHP, no feriado de 7 de setembro de 2004 POA e região metropolitana torraram com quase 40C, muito mais do que agora.

 

Aquele ano e aquele inverno foram bastante frios na média. Inclusive tivemos um belo episódio de neve no dia 10 de junho daquele (belo para o padrão pós-2000).

Em 7/9/2004 eu tive tenebrosos 36,7°!! E a neve em 2004 foi dia 12, e não dia 10. Minha máxima foi de 18,9° dia 10 e 12,0° dia 12, a segunda menor do ano (fez 11,8° dia 7/8/2004)!

 

Agora TORRO e faz 33,9° com 32%! P.o. em 14,8° e vento de ONO a 4,0 km/h.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Tem uma baita massa de ar quente e seco sobre a maior parte parte do sul sim, e até ontem ela produziu as maiores anomalias justamente sobre as serras o que inclui região de São Joaquim, claro que na baixada a umidade relativa sobe para compensar a maior queda de temperatura pois a TD é menos variável, mas se pegar o Inmet onde o fluxo de ar seco e quente foi constante a UR esteve baixa mesmo de madrugada nos últimos dias, Monte Verde teve 2 graus em dezembro de 2007, não havia ar polar e as máximas andavam acima da média pela região, mas sim ar muito seco, algo raro para o verão do sudeste. Agora, fosse uma massa de ar frio com esta mesma intensidade, estaria sendo exaltada aqui (natural), mas incomoda ver fazerem pouco caso só porque é calor, os alarmistas do aquecimento também só olham para o lado que os interessa.

 

Concordo que o atual período de calor no sul ainda não apresentou característivas excepcionais como em parte da Argentina, mas é bem forte sim para agosto, ontem algumas cidades de serra ficaram a décimos da máxima agosto da última normal, já no caso de Porto Alegre o evento da metade do mês foi mais forte (até ontem) com mais de 33 graus no Inmet e 34 graus no aero (igualando a máxima do ANO), já são dois eventos muito significativos de calor na capital gaúcha neste mês de agosto embora sem recordes.

 

 

Máximas de agosto no Salgado Filho desde 1996 (horárias):

 

35

34

24 :shock: (outlier total)

31

28

33

33

33

30

32

33

33

29

34

 

A moda é 33, mas a deste ano é a maior desde 97

Link to comment
Share on other sites

São Bento do Sul tem agora EXTREMAMENTE SECOS 62,1% com um calor de 21,6°C.

 

Rio Negrinho não é no lado de São Bento do Sul ?????

 

Como é que estão a temperatura e a umidade ?

 

Algum baziano pode informar consultando a automática do Inmet ????

 

Dado das 14:00:

 

Rio Negrinho 27.0ºC - 31%

 

Acho que São Bento por estar mais próximo as encontas da serra é geralmente mais umida e fria que Rio Negrinho...

 

Aqui em Ctba igualmente quente e seco, 27.2ºC e 24%.

 

nada fora do comum para agosto...longe ainda do recorde para o mês em Ctba que é 32,0ºC em 1994.

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 30,4°, além de recorde dos meus registros é tambem a maior temperatura desde o fim de março, a UR tbm bateu recorde aqui, registrei a menor umidade relativa do ar do ano, 27% :shock:

O valor pode não ser tão alto em comparação com outras cidades onde ta dando mais que isso, mas não sei se já estou desacostumado com o calor ou sei lá, mas to FRITANDO :shock: :shock:

 

Abraços! :oops:

Link to comment
Share on other sites

São Bento do Sul tem agora EXTREMAMENTE SECOS 62,1% com um calor de 21,6°C.

 

Rio Negrinho não é no lado de São Bento do Sul ?????

 

Como é que estão a temperatura e a umidade ?

 

Algum baziano pode informar consultando a automática do Inmet ????

 

Dado das 14:00:

 

Rio Negrinho 27.0ºC - 31%

 

Acho que São Bento por estar mais próximo as encontas da serra é geralmente mais umida e fria que Rio Negrinho...

 

Aqui em Ctba igualmente quente e seco, 27.2ºC e 24%.

 

nada fora do comum para agosto...longe ainda do recorde para o mês em Ctba que é 32,0ºC em 1994.

Essa estação (Rio Vermelho Povoado) é na borda da serra, lugar bem úmido com bastante sujeição à cerração.

 

Dado das 14:00

23.1°C 59.4%

Link to comment
Share on other sites

Tem uma baita massa de ar quente e seco sobre a maior parte parte do sul sim, e até ontem ela produziu as maiores anomalias justamente sobre as serras o que inclui região de São Joaquim, claro que na baixada a umidade relativa sobe para compensar a maior queda de temperatura pois a TD é menos variável, mas se pegar o Inmet onde o fluxo de ar seco e quente foi constante a UR esteve baixa mesmo de madrugada nos últimos dias, Monte Verde teve 2 graus em dezembro de 2007, não havia ar polar e as máximas andavam acima da média pela região, mas sim ar muito seco, algo raro para o verão do sudeste. Agora, fosse uma massa de ar frio com esta mesma intensidade, estaria sendo exaltada aqui (natural), mas incomoda ver fazerem pouco caso só porque é calor, os alarmistas do aquecimento também só olham para o lado que os interessa.

 

Concordo que o atual período de calor no sul ainda não apresentou característivas excepcionais como em parte da Argentina, mas é bem forte sim para agosto, ontem algumas cidades de serra ficaram a décimos da máxima agosto da última normal, já no caso de Porto Alegre o evento da metade do mês foi mais forte (até ontem) com mais de 33 graus no Inmet e 34 graus no aero (igualando a máxima do ANO), já são dois eventos muito significativos de calor na capital gaúcha neste mês de agosto embora sem recordes.

 

 

Máximas de agosto no Salgado Filho desde 1996 (horárias):

 

35

34

24 :shock: (outlier total)

31

28

33

33

33

30

32

33

33

29

34

 

A moda é 33, mas a deste ano é a maior desde 97

 

Perfeito, Loepa! Conheces mais do clima de Porto Alegre do que 95% dos porto-alegrenses.

Link to comment
Share on other sites

Aqui começou a esquentar hoje (max 25 centro e 29 Galeão), o céu está praticamente limpo e, o que é muito raro, quase não tem nuvens sobre a Serra do Mar

 

 

Perfeito, Loepa! Conheces mais do clima de Porto Alegre do que 95% dos porto-alegrenses.

Mas só precisei colar dos Çaites :lol:

 

Impressionante a diferença entre Jaguarão e Chuí.

Jaguarão é extremamente quente o verão inteiro! É terrível!! O Chuí e Torres são as calmarias e oásis do nosso verão, curiosamente uma em cada ponta do litoral!

 

Parece que o ar fresco começou a entrar...

 

Ontem 14:00

 

29,2 no Chuí (max dia 30,4) e 31,1 em Jaguarão

 

Hoje 14:00

 

17,4 no Chuí (max 25 mais cedo) e 31,7 em Jaguarão

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

PUTZ, por aqui está assim: 33°C; 29% de URA; 1010 hPa e indicativo de rajada em 27Km/h segundo INMET. Rádio acusa 31.4°C, o que significa que vem "amenizando" de W para E... Geralmente esse é nosso horário "máximo" de pico... Vejamos o que será...

 

Dois Pontos: Parece que o Atlântico Norte está em "atividade" e que o So-W do RS já recebem suas primeiras descargas???

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Tive o recorde de agosto aqui em casa desde que iniciei minhas observações em 1995: 34,1°! :shock:

 

Foi exatamente o mesmo valor da Expointer pelo INMET! A automática daqui de 33,1°.

 

Inferno!!! Na Sertório passou dos 34°!!

 

Agora tenho 26,8° com 45%. A u.r. atingiu 31% aqui em casa. Show de horror!

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 30,4°, além de recorde dos meus registros é tambem a maior temperatura desde o fim de março, a UR tbm bateu recorde aqui, registrei a menor umidade relativa do ar do ano, 27% :shock:

O valor pode não ser tão alto em comparação com outras cidades onde ta dando mais que isso, mas não sei se já estou desacostumado com o calor ou sei lá, mas to FRITANDO :shock: :shock:

 

Abraços! :oops:

 

e hoje foi um dia realmente muito quente em Cascavel e também seco. A estação meteorológica registrou hoje umidade de 26% as 15 horas. Foi o menor valor desde o dia 118 de julho quando a estação começou a funcionar. No mesmo período do dia o calor foi forte. O termômetro a sombra registrou máxima de 31,3C. No abrigo ao sol a máxima bateu 31,9C. A estação do aeroporto de Cascavel também registrou máxima de 31.0C. Pra se ter uma idéia desde Março não fazia tanto calor na cidade. Em Toledo, a 30km a máxima chegou a 32.4C. E o calor não parou por aí. Em Salto Caxias, próximo a Cascavel fez 31,9C. Em São MIguel do Iguaçu a máxima foi de 33,5. Em Marechal Cândido Rondon a máxima foi de 32.0 A máxima da região e também do estado foi em Palotina: 33,6C

Link to comment
Share on other sites

E foi mais um dia igual aos ultimos,ataque dos microclimas,clima de deserto e

elevada amplitude termica.

 

11.4[bAIXADA] 13.9[PARQUE] 14.9[iNMET] 18.9[CENTRO]

34.9[bAIXADA] 32.6[PARQUE] 32.9[iNMET] 33.8[CENTRO]

 

Foi a 2º maior diferença de temperatura entre o abrigo do centrao e o daqui da

baixada[7.5°c]sendo superado pelos 7.9°c do ano passado.

Link to comment
Share on other sites

Faz tempo, muito tempo que eu não sei o que é 33/34 graus aqui em Florianópolis. Um absurdo esses valores no RS, principalmente POA. Calor "texano" de matar qualquer um!

 

Só um detalhe, Caio: apesar de fazer temperaturas acima de 30C a sensação não é nada desagradável. A impressão que se tem é de uma temperatura bem menor em torno de 25C, em função da baixa umidade. Quem me dera nosso verão ser sempre assim: quente, porém seco!

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 30,4°, além de recorde dos meus registros é tambem a maior temperatura desde o fim de março, a UR tbm bateu recorde aqui, registrei a menor umidade relativa do ar do ano, 27% :shock:

O valor pode não ser tão alto em comparação com outras cidades onde ta dando mais que isso, mas não sei se já estou desacostumado com o calor ou sei lá, mas to FRITANDO :shock: :shock:

 

Abraços! :oops:

 

e hoje foi um dia realmente muito quente em Cascavel e também seco. A estação meteorológica registrou hoje umidade de 26% as 15 horas. Foi o menor valor desde o dia 118 de julho quando a estação começou a funcionar. No mesmo período do dia o calor foi forte. O termômetro a sombra registrou máxima de 31,3C. No abrigo ao sol a máxima bateu 31,9C. A estação do aeroporto de Cascavel também registrou máxima de 31.0C. Pra se ter uma idéia desde Março não fazia tanto calor na cidade. Em Toledo, a 30km a máxima chegou a 32.4C. E o calor não parou por aí. Em Salto Caxias, próximo a Cascavel fez 31,9C. Em São MIguel do Iguaçu a máxima foi de 33,5. Em Marechal Cândido Rondon a máxima foi de 32.0 A máxima da região e também do estado foi em Palotina: 33,6C

Palotina, minha tórrida cidade natal! :lol: :lol: :lol:

Temperatura ainda segue alta, tenho agora 23,1°, é noite de verão mesmo, ar quente tropical! E para o dia fexar com chave de ouro, nada como uma MM pra termos AQUELA mínima amanhã :lol:

Amanhã acredito em máxima de 32° aqui em Cascavel, graças a deus já e setembro, e não tem chance de quebrar o recorde de agosto, que se não me falha a memória é 33°

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.