Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - AGOSTO 2009


Gamboa
 Share

Recommended Posts

Tomasini escreveu:

de dois pesos e duas medidas

 

Gamboa: Não entendo de cacique...mas índio quer apito...

 

É por isso que o Cacique Cobra Coral é a melhor opção. Ele prevê na hora!

 

O sistema está maluco. Ora, prevê ora revê tudo de novo...

 

Um El Nino pra bagunçar o coreto. Um índio querendo apito e chamando a turma pra dança da neve!!!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Alguém sabe em que pé anda a comparação Inverno (passado) do Hemisfério Norte (EUA e Europa) com o nosso Inverno (atual)?

 

Isso renderia um bom post para a Metsul, excelente tema, alias quando era verão eles já tinham publicado isso para efeitos comparativos, olhá se for pegar países como Alemanha e Espanha e EUA, muita coisa faz sentido! especialmente em comparação com Argentina/Uruguai/RS.

 

Agora uma coisa eu tenho curiosidade, se o inverno deles serve como um ingrediente de como será o nosso, então o nosso verão também dá uma dica de como será o verão deles?

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe em que pé anda a comparação Inverno (passado) do Hemisfério Norte (EUA e Europa) com o nosso Inverno (atual)?

 

Isso renderia um bom post para a Metsul, excelente tema, alias quando era verão eles já tinham publicado isso para efeitos comparativos, olhá se for pegar países como Alemanha e Espanha e EUA, muita coisa faz sentido! especialmente em comparação com Argentina/Uruguai/RS.

 

Agora uma coisa eu tenho curiosidade, se o inverno deles serve como um ingrediente de como será o nosso, então o nosso verão também dá uma dica de como será o verão deles?

Verão 2009 foi ameno em janeiro e fevereiro aqui no Sul. Junho e Julho foram amenos nos EUA e Europa, Março foi quente aqui, assim como Agosto está sendo lá :D

Link to comment
Share on other sites

A MetSul dá leve aquecimento para 3ª e 4ª, chuva forte para POA na 5ª-feira e volta a chover forte no final de semana. Enfim: volta a gangorra.

 

Nessa 2ª o dia todo foi bem fresco, mas depois das 15:30 o tempo realmente abriu e tive um pico de 18,7° contra 17,4° da convencional do INMET. :roll: A mínima foi de 10,4° à meia-noite (deu 12,1° de manhã).

 

Agora faz 9,8° com + de 88%. Não há vento. Faz 6,9° no Belém Novo e 10,2° no Menino Deus.

Link to comment
Share on other sites

DELICIA DE MP!!

 

A mínima foi 11,6°C e agora faz nada menos que 26,1°C :roll: ...

É...parece uma campanha que as massas polares fizeram viw "PREENCHA O CUPOM E CONCORRA A UM CICLONE NA COSTA DO RS E PARTICIPE DA PROMOÇÃO 'NÃO CHEGUE A SÃO PAULO!'"

 

Realmente, quando vem, vem desse jeito...

Posso estar sendo inconveniente de reclamar, mas é isso que sinto, frustração.

No RS, SC, PR e MS foi uma beleza essa de julho, mas aqui só 2 máximas baixas.

 

Abraços frustrados.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos andam muito água com açúcar para os próximos dias. Junho voltou?

 

A questão da mudança de dinâmica fica clara, mesmo em épocas de ciclones abundantes, como parece que vai ser este mês de agosto. Tudo indica que teremos que nos contentar com esta neve de Vacas Gordas de agora.

 

Pois vejamos:

 

1) O prometido frio fortíssimo do dia 10 foi para o saco pelo GFS. O ciclone vai se formar, sobre RS/SC, de forma clássica, mas não vai ter frio para ser puxado (ao menos pelas últimas rodadas). Ficaria algo bem parecido com este último frio / ciclone / neve em VG.

 

2) Dia 14 teria um ciclone clássico no Prata, mas o frio não subiria o suficiente por causa do bloqueio.

 

3) Frio fortíssimo adiado para o dia 18/19, com ciclone lá na Patagônia, umidade retida pela frente e falta de espessura para neve decente, apesar de negativar em 850 hpa.

 

Ou seja, é o "nosso azar" recente, he he he!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe em que pé anda a comparação Inverno (passado) do Hemisfério Norte (EUA e Europa) com o nosso Inverno (atual)?

 

No sul dos EUA junho teve inúmeros recordes de calor, enquanto no norte e oeste (inclusive o deserto do sudoeste) foi fresco, julho foi o mais fresco já registrado em partes do centro, norte e interior do nordeste do país mas teve recordes de calor em partes de Oklahoma, Texas (que já haviam experimentado muito calor em junho) e no noroeste.

 

 

Junho no Brasil foi normal ou abaixo da média na maior parte do centro sul (mas sem grandes anomalias), já julho teve mais semelhanças com os EUA, tivemos temperaturas bem acima da média em parte do sudeste (região das serras, maior parte de MG) e bem abaixo em grande parte do RS.

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe em que pé anda a comparação Inverno (passado) do Hemisfério Norte (EUA e Europa) com o nosso Inverno (atual)?

 

No sul dos EUA junho teve inúmeros recordes de calor, enquanto no norte e oeste (inclusive o deserto do sudoeste) foi fresco, julho foi o mais fresco já registrado em partes do centro, norte e interior do nordeste do país mas teve recordes de calor em partes de Oklahoma, Texas (que já haviam experimentado muito calor em junho) e no noroeste.

 

 

Junho no Brasil foi normal ou abaixo da média na maior parte do centro sul (mas sem grandes anomalias), já julho teve mais semelhanças com os EUA, tivemos temperaturas bem acima da média em parte do sudeste (região das serras, maior parte de MG) e bem abaixo em grande parte do RS.

 

Aqui Junho teve anomalia de -3°C na média compensada, é uma anomalia bem normal mesmo :roll:

Link to comment
Share on other sites

Aqui Junho teve anomalia de -3°C na média compensada, é uma anomalia bem normal mesmo :roll:

 

Segundo seus próprios calculos (http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=35&t=261&start=35) Indaial teve MC de 14,2 em junho (média Inmet 15,4), isto é 3 graus???

 

Segundo o fechamento do Carlos Dias de junho praticamente todas as estações da Região Sul e de São Paulo e Rio tiveram anomalia na casa dos -0,X e -1,X em junho, não é nada absurdo. Julho teve anomalias de magnitude maior, tanto positivas quanto negativas.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente não baixei de 10,4° hoje :cry: Agora céu limpo, sem vento, e 24,0° :oops: Amanhã, acho que teremos o 1º dia realmente quente do inverno, aqui em Cascavel acho que passa dos 27°

 

Abraços

 

Muito quente mesmo.

O abrigo, ao sol, marcava 25,4° as 1 e 6 minutos.

Mas a temperatura subiu bastante no começo desta tarde.

No abrigo tenho agora:

 

5232.gif26,5 °C

 

Ensolarado

Sensação de 27° C

Ponto de orvalho: 14.9 °C

Umidade relativa do ar: 49%

Vento: E 6km/h

Pressão 1019,0hPa

Link to comment
Share on other sites

Falando em anomalias, uma comparação jun-jul: (a primeira junho e a segunda julho) com a normal 1961-1990.

 

 

Bagé (-1,6) (-3,1)

 

Santas Maria (-1,1) (-3,0)

 

Porto Alegre (-1,0) (-2,6)

 

Bom Jesus (-1,7) (-2,5)

 

Caxias do Sul (-1,4) (-2,5)

 

Passo Fundo (-1,7) (-2,2)

 

São Joaquim (-1,1) (-1,2)

 

Florianópolis (-0,5) (-0,8)

 

Indaial (-1,2) (?)

 

Castro (-0,7) (+0,9)

 

Curitiba (-0,9 Simepar e +0,2 Inmet) (0,0 Simapar e +0,3 Inmet)

 

São Paulo (-1,0) (+0,7)

 

Campos do Jordão (+0,7) (+4,2)*

 

Nova Friburgo (-0,2) (+2,0)

 

Rio de Janeiro (-1,2) (0,0)**

 

Juiz de Fora (-1,4) (+0,4)

 

Belo Horizonte (+0,9) (+2,7)

 

*estação mudou de lugar

 

** estimativa

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

AS ANOMALIAS EM SC, VARIARAM ENTRE 1 A 2 °C EM +- 70 DIAS, O QUE É MUITO. O INVERNO TEM SIDO BEM RIGOROSO DO SUL DO PR AO RS. O PADRÃO AMERICANO SEGUIU A RISCA E MAIS INTENSO. AGORA VEM O SAMBA DO CRIOLO DOIDO. AINDA TEREMOS DE 2 A 3 ONDAS FORTES DE FRIO ATÉ INÍCIO DE OUTUBRO.

 

Que venha o samba do crioulo doido então, afinal a única coisa que falta para este inverno ficar marcado é um grande

episódio de neve, que costuma(va) acontecer quando a atmosfera tem este comportamento.

Link to comment
Share on other sites

Importante ressaltar que todas as anomalias (com exceção de NF e RJ, que eu calculei, e Indaial, média publicada Beto e eu comparei com a normal) foram calculadas pelo Carlos Dias, eu apenas juntei.

 

O Rio de Janeiro tem um dia nublado e com temperaturas amenas hoje, sob a atuação de uma fraca massa de ar frio tenho 21 graus, no final da noite de ontem ocorreu rápida pancada de chuva com trovoadas aqui na entrada da frente, em bairros como Laranjeiras e Santa Teresa houve registro de granizo.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mínimas hoje registradas em Cascavel:

 

Aeroporto: 12°

Aqui (centro): 10,4°

Simepar: 10,1°

Lucas (Pq São Paulo): 9,8°

 

E a temperatura agora já atingiu 25,4° ainda não superou os 25,5° do dia 07/07, mas acho que passa :roll:

Abraços!

 

Na baixada do lago municipal o termômetro, abrigado em árvore, registrou 2,7° C

 

É INCRÍVEL A DIFERENÇA

 

Quando prevemos as temperaturas mínimas na verdade prevemos as temperaturas minimas maximas!

Link to comment
Share on other sites

Aqui Junho teve anomalia de -3°C na média compensada, é uma anomalia bem normal mesmo :roll:

 

Segundo seus próprios calculos (http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=35&t=261&start=35) Indaial teve MC de 14,2 em junho (média Inmet 15,4), isto é 3 graus???

 

Segundo o fechamento do Carlos Dias de junho praticamente todas as estações da Região Sul e de São Paulo e Rio tiveram anomalia na casa dos -0,X e -1,X em junho, não é nada absurdo. Julho teve anomalias de magnitude maior, tanto positivas quanto negativas.

 

Pardon, é que a anomalia até o dia 15 estava em -3°C!!! mas no fechamento do mês ficou em +/- 1,5°C, mas de qualquer forma essa dobradinha jun/julh ficou bem fora do normal pra região =)

Link to comment
Share on other sites

E aí gurizada, algo sobre a próxima MP???

 

MP = Muita precipitação

Eu disse MP e não FF :roll:

 

Ô Paulão, não entendu o trocadilho ? hehehhehe

 

EmPato esfriou barbaridade a partir do pôr do sol de domingo,desceu a 3,3C na segunda,as 5AM, depois fechou e subiu para 6C ao amanhecer.Hoje, pelo simepar, 6C.

 

To fora da cidade, mas hoje parece que fez frio até omeio da manhã depois uma das tardes top 10 do inverno,ou seja,acima de 21C, :lol: .

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS o padrão para a 1a queinzena de agosto será:

 

1) MP vem forte e pára no bloqueio, despejando muita chuva no RS e SC, principalmente;

2) Consegue avançar um pouco mais pelo Chaco / Oeste do sul do BR;

3) Frente oclui sobre o oeste do sul do BR ou sobre o norte da ARG, dando origem uma baixa que ruma pro mar;

4) Ciclone se forma a partir da baixa, entre SC e a boca do Prata;

5) No momento da formação do ciclone, já não tem mais ar frio no norte da ARG para ser puxado para o sul do BR;

 

Isso é, pelo menos o que a 0Z, a 6Z e a 12Z do GFA sinalizaram para a próxima MP (final de semana e início da próxima) e a que viria em torno do dia 15. Ou seja, agora teríamos ciclones em abudância, mais vai faltar o frio, porque o ciclone não se forma logo que a frente chega, e sim depois de algum tempo 'de jogo de empurra" entre o ar frio e o ar quente. Vale lembrar que algumas rodadas anteriores davam neve para as duas incursões de ar frio. Assim, as esperanças de neve decente ficam para a MP em torno do dia 22. Vejam que a fábrica do polo sul continua ativa... O que também está ativo agora, e MUITO, é o JATO SUBTROPICAL, em função da virada para o El Niño.

 

Lado bom: Curitiba deve ter uma trégua no frio úmido, o que pode ajudar a conter a gripe por aqui. Por mim, se for para ninguém mais morrer dessa porra, que o inverno acabe JÁ!

Link to comment
Share on other sites

Caros bazianos, estou voltando de viagem e trouxe comigo uma estação nova. Ela igual à do Ricardo Bourscheid. Após uma breve "consulta" que realizei, ele me revelou estar feliz com a estação, então resolvi comprar, já que estava com um preço bom. Nos próximos dias ela ainda estará em fase de ajuste de local, abrigo, provavelmente ainda vai cair um pouco por deslizes de amador, mas com o tempo quero ver se consigo deixá-la funcionando permanentemente e com dados confiáveis. Bom, para quem quiser acompanhar, segue o link: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRSPORTO5. Está localizada em POA, no bairro Cristal, a 51m de altura, na face sul do morro que acredito ainda ser o Sta. Teresa, no início da encosta, mas bem perto do topo. É uma região de condomínios horizontais com bastante verde, acho que o efeito urbanização por aqui é bem pequeno. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Caros bazianos, estou voltando de viagem e trouxe comigo uma estação nova. Ela igual à do Ricardo Bourscheid. Após uma breve "consulta" que realizei, ele me revelou estar feliz com a estação, então resolvi comprar, já que estava com um preço bom. Nos próximos dias ela ainda estará em fase de ajuste de local, abrigo, provavelmente ainda vai cair um pouco por deslizes de amador, mas com o tempo quero ver se consigo deixá-la funcionando permanentemente e com dados confiáveis. Bom, para quem quiser acompanhar, segue o link: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRSPORTO5. Está localizada em POA, no bairro Cristal, a 51m de altura, na face sul do morro que acredito ainda ser o Sta. Teresa, no início da encosta, mas bem perto do topo. É uma região de condomínios horizontais com bastante verde, acho que o efeito urbanização por aqui é bem pequeno. Abraços!

 

 

Excelente notícia!! Parabéns pela aquisição e obrigado por colocar os dados on-line! Vai virar colaborador com menção honrosa e tudo! 8-)

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Acredito que não Troy..dia 12 SP vai ter um frio consideralvel..

 

Por enquanto não vejo nada de excepcional.

 

Somos dois, na última consulta aparece algo só para o dia 16/17 aqui no sudeste, e mesmo assim normal, até lá apenas algumas tentativas de entrada de umidade do mar entremeadas por dias quentes, aliás boa parte de SP e RJ pode ter o dia mais quente do inverno em algum momento dos próximos 10 dias.

 

Agora cai um chuvisco super irritante aqui e tenho 18,6 graus, graças a deus esta umidade vai embora nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.