Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - AGOSTO 2009


Gamboa
 Share

Recommended Posts

Já que ninguém criou o tópico ainda, lá vai

com uma previsão do Mestre Coutinho: fonte Climaterra 31/07

 

NÃO HÁ INDICATIVO DE CALOR FORTE E PROLONGADO ATÉ O DIA 15 DE AGOSTO OU MAIS. TUDO INDICA QUE AGOSTO TERÁ CHUVA ACIMA DA MÉDIA, RARAMENTE FICAREMOS MAIS DE 5/8 DIAS SEGUIDOS SEM CHUVA E O FRIO AINDA SERÁ DOMINANTE. É POSSÍVEL QUE TENHAMOS DE 1 A DUAS ONDAS DE FRIO FORTE A BEM FORTE ATÉ O FIM DO MÊS.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Eu gosto também de comparar os aeroportos das cidades, que normalmente sao afastados do centro, e da pra poder analisar com uma proporcionalidade mais semelhante com as cidades do interior, que tem menos urbanização. Não pra faze campeonato frio, mas para ter uma ideia do estado como um todo. Só SP que nao tem jeito, até o aeroporto é bastante urbanizado :lol:

(...)

POA 6,9ºC / 16,0ºC / -1ºC / 25ºC / MS - 11,5ºC

Aí está a média mínima que a Zero Hora publicou de POA. Se no INMET ficou em 8,2°, quer dizer que o aero teve média mínima 1,3° abaixo.

 

Como comentei, interessante que aqui em casa tive mínima 3° acima do INMET, algo inédito em pelo menos 3 anos!! Deu 4,1° lá e 7,1° aqui. No apartamento da minha namorada boa mínima de 5,7°. Por esse parâmetro eu deveria ter tido 5,X°. Esatava bom demais esses últimos dias; estava até empatando com o INMET.

 

Abraços aeroportuários!

Link to comment
Share on other sites

Rolando, parabéns à Climaterra!! Foi a menor mínima da região de SJ e a única a zerar! :D

 

Máxima de 4,6oC hoje no Morro da Igreja, mais frio quando da advecção da última massa de ar que trouxe frio intenso e prolongado para o RS. Por aqui (SC) foram duas madrugadas gelada, e foi só. Floripa tomou um relho de POA como a muito não assitia.

E já estava na hora! Sem querer desmerecer Floripa, mas POA é tão desgraçada em reter calor que fica "disputando" frio com o Litoral Norte gaúcho, quando não o catarinense!!

 

Mas temos que agradecer à dinâmica desse último decênio: ciclone do Atlântico Sul e a drenagem do ar frio e seco pegando em cheio o RS! Bastasse o sistema frontal ficar menos na diagonal NO-SE que Floripa teria tempo mais seco e mínimas melhores, além de sol. Tanto é que Torres e Araranguá tiveram noites limpas enquanto de Floripa para o norte ficava uma m****.

 

Essas coisas só ocorrem por aqui quando temos a dinâmica que descrevi acima. Foi assim em 2000.

 

Agora está nubladão aqui. Faz 11,4° com 75% e um bom vento marítimo. Esquentou, já que estava 11,1° às 19 h. Venta de NE a 6,0 km/h e pressão em 1017,6 mb e caindo.

 

Abraços dinâmicos!

Link to comment
Share on other sites

Agosto começa com céu nublado e 20 graus no Rio de Janeiro

 

A tendência para este começo de agosto aqui é de temperaturas primaveris e menos umidade (que assim seja, CHEGA DE UMIDADE!!!), até o dia 4 ou 5 ainda muitas nuvens com aparições do sol, mas do dia 5 para frente aparece uma boa janela para dias bonitos, coisa raríssima ultimamente, vejo uma forte tendência de temperaturas acima da média no sudeste, consolidando a primavera antecipada que se instalou no mês de julho.

Link to comment
Share on other sites

julho fechou na média pós "anos 70" em Campinas. No IAC média de 17.5ºC, 17.6ºC em Viracopos e 17.9ºC na unicamp.

Mais uma vez, não foi o julho dos sonhos, mas não foi ruim, até pela ausência de calor e da boa precipitação, variando entre 85 e 100mm. O recorde porém, de 227mm, não foi quebrado (e nem imagino quando será)

Link to comment
Share on other sites

SE AGOSTO É MESMO O MÊS DA NEVE COMO COSTUMAM DIZER POR AÍ, ENTÃO ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DELE NOS PROVAR ISSO !!!!!!!!

 

Pra mim isso é coisa da década/século passado, nos anos 2000 Setembro é que tem se destacado, eu não apostaria num cenário de um ciclone jogando umidade para que a neve ocorra, a cada ano que passa isso tem se tornado cada vez mais um parto para que ocorra, minha aposta fica com a tendência dos próximos meses como está ocorrendo agora em Julho com esse bloqueio la em cima, com uma bomba represada bem aqui no sul com o ar polar acompanhando rapidamente a linha de frente, ou então uma bomba fazendo arrastão por todo continente com um cavado localizado sobre a serra, quero ver qual vai ser a bomba que terá peito de enfrentar esse ar tropical do Brasil central heheh.

Link to comment
Share on other sites

Agosto começou com céu encoberto por nuvens altas. Somente depois das 9h o sol apareceu forte. A mínima foi 12,7°C aqui na Vila Pereira, 11/12°C em Silvânia e Jardim Paraíso, 13/14°C no Centro e São Lourenço do Turvo.

 

Neste momento tenho ainda muitas nuvens altas, 23,4°C e 55% de UR.

Link to comment
Share on other sites

Pois, estou sentindo até calor hoje em Porto Alegre.

A temperatura hoje foi de 10.5°c

agora faz 16.2°C e a umidade é de 92%.

 

Sinceramente, minha preocupação agora é o deslizamento de terra em SC.

Porém, acredito que, com tanta umidade no mês, a facilidade de ter umidade em contato com o ar frio que incursará, pode resultar em neve. Coisa que julho não teve. A umidade ficou no oceano e ingressou no Uruguai e Argentina, gerando neve.

Abri toda a casa para entrar um ar novo. A temperatura interna era menor que a externa. Aqui, apesar de tudo aberto, a temperatura está 14.5°C.

Link to comment
Share on other sites

Buenas, indiada! Acho que hj a coisa tá mais tranquila aqui em POA. Tenho agora 17ºC e tempo nublado. Amanhã e segunda volta a esfriar um pouco mais.

 

A minha média em Canela acabou ficando em 8,5ºC, anomalia de -2,3ºC. Já são dois meses seguidos de anomalia negativa por lá, já que junho teve média de 9,6ºC.

 

É gurizada, só tá faltando a neve para esse inverno receber um 10 daqui dos críticos bazianos.

Link to comment
Share on other sites

Tenho a maior temperatura em 10 dias. Faz 19,0° com 70% e muitas nuvens! O p.o. está em 13,4°, e a mínima ficou em elevados 11,4°. Venta de SE a 6,3 km/h.

 

Na próximas noite se der 12° já vai ser uma bela mínima, porque hoje está beeeeem mais agradável e úmido. Minha casa inteirinha está escancarada!! 8-)

Link to comment
Share on other sites

 

É gurizada, só tá faltando a neve para esse inverno receber um 10 daqui dos críticos bazianos.

 

Uma neve significativa e ao menos 1 último evento de frio aqui no Sudeste :mrgreen:

Isso ai. Lembrando que 1996, outro inverno bastante chuvoso por aqui, teve frio e neve espetaculares.

Link to comment
Share on other sites

Curioso como os porto alegrenses acostumaram tanto com o frio. Que hoje saiu gente cheio de casaco. Mas, aos poucos o efeito cebola pegou todo mundo.

Com 18 graus já tinha gente tirando a camisa.

Por isso que os russos tomam banho de rio com temperaturas de 10 graus. Prá eles é praia na certa.

Fui ao Rio de Janeiro pela primeira vez em 1986. Cheguei lá em novembro ou outubro, se não me engano. Era um congresso de estudantes. Havia gente de todo o Brasil Saímos para ir à Ipanema. Não havia um carioca dentro dágua. Pois, estava frio fazia 25 °C. Tínhamos tido um inverno normal. Não houve dúvida, entramos toda a gauchada no mar. Para arrepio dos baianos, alagoanos e demais nordestinos que nos olhavam.

Para nós era como se estivéssemos em pleno verão!!! :lol: :lol:

 

Aqui, agora, calorosos 14.1°C

Link to comment
Share on other sites

Curioso como os porto alegrenses acostumaram tanto com o frio. Que hoje saiu gente cheio de casaco. Mas, aos poucos o efeito cebola pegou todo mundo.

Com 18 graus já tinha gente tirando a camisa.

Por isso que os russos tomam banho de rio com temperaturas de 10 graus. Prá eles é praia na certa.

Fui ao Rio de Janeiro pela primeira vez em 1986. Cheguei lá em novembro ou outubro, se não me engano. Era um congresso de estudantes. Havia gente de todo o Brasil Saímos para ir à Ipanema. Não havia um carioca dentro dágua. Pois, estava frio fazia 25 °C. Tínhamos tido um inverno normal. Não houve dúvida, entramos toda a gauchada no mar. Para arrepio dos baianos, alagoanos e demais nordestinos que nos olhavam.

Para nós era como se estivéssemos em pleno verão!!! :lol: :lol:

 

Aqui, agora, calorosos 14.1°C

Alô Gamboa, em 1986 devido à um estranho bloqueio, Soledade, teve o inverno mais anormal que eu já presenciei, lembro-me que o bloqueio descia até a lat 29s, e dali pra baixo realmente o inverno foi dentro do normal.Mas no entanto aqui aquele inverno foi uma coisa incrível, meia dúzia de geadas, friozinho de nada.

Link to comment
Share on other sites

Alô Gamboa, em 1986 devido à um estranho bloqueio, Soledade, teve o inverno mais anormal que eu já presenciei, lembro-me que o bloqueio descia até a lat 29s, e dali pra baixo realmente o inverno foi dentro do normal.Mas no entanto aqui aquele inverno foi uma coisa incrível, meia dúzia de geadas, friozinho de nada.

 

Paulo, embora eu acompanhe invernos e mais invernos há muito tempo, sinceramente, eu não me recordo como foi este de 86. Pois nesta ocasião eu estava envolvido com a faculdade. Curioso, não me ligava tanto no tempo como hoje. Devo ter perdido belas nevadas incríveis. Pois, em 1984 nevou em Porto Alegre e eu vi pela janela como se fosse a coisa mais natural do mundo. Fosse hoje, estaria a postos para fotografar e subir até a serra. Imagino o que deve ter nevado lá pra cima e até em Soledade(nevou por aí em 1984?).

São passagens da vida da gente que passam e nem percebemos o que perdemos!!!

Link to comment
Share on other sites

Vcs esqueceram que foi em novembro de 1986 que o recorde absoluto de carlor de várias cidades sulinas foi atingido.

 

Acho que foi 85, até a ruim de máxima estação do Inmet POA deu 39,8!

 

Santa Maria teve 40,2, São Luis Gonzaga 41, Passo Fundo 38,3 e Caxias do Sul 37,5! :shock:

 

Em SC Porto União teve 38, Chapecó 37,2 e SJ 32, no PR Curitiba teve o recorde de 35,3 e Guaíra 41,6.

Link to comment
Share on other sites

Vcs esqueceram que foi em novembro de 1986 que o recorde absoluto de carlor de várias cidades sulinas foi atingido.

 

Acho que foi 85, até a ruim de máxima estação do Inmet POA deu 39,8!

 

Santa Maria teve 40,2, São Luis Gonzaga 41, Passo Fundo 38,3 e Caxias do Sul 37,5! :shock:

 

Em SC Porto União teve 38, Chapecó 37,2 e SJ 32, no PR Curitiba teve o recorde de 35,3 e Guaíra 41,6.

 

Será? Agora tu me deixaste em dúvida?

Link to comment
Share on other sites

Eu acabei de reler uma ´matéria publicada no site da Metsul em 2006. A mesma fala da nevasca de 1965 em Ijuí.

Há uma passagem do Prof Eugênio que é interessante para o que ocorreu neste inverno:

 

Não faz mais frio como antigamente

 

Quando lembramos que nevou em Ijuí, logo pensamos no inverno de 2006 que teve dias muito quentes e comentamos: não se faz mais frio como antigamente. Segundo o meteorologista da Metsul Meteorologia, Eugênio Hackbart, isso não deixa de ser verdade. Ele explica que o clima no Rio Grande do Sul registra, em intervalos de mais ou menos 30 anos, no inverno, ciclos de frio e ciclos de calor. O episódio de intensa neve ocorrido em 1965, em toda a região Noroeste, Planalto, Campos de Cima da Serra, segundo consta no livro A Neve do Brasil, de Nilson Pedro Wolff, faz parte de uma série de registros das décadas de 50, 60 e 70, anos em que o ciclo de ar frio era muito intenso. No entanto, segundo Hackbart, contrariando o posicionamento de muitos pesquisadores, não dá para interpretar que o calor destes últimos invernos seja motivado pelo aquecimento global. O planeta conforme ele explica já passou por períodos de calor e frio mesmo antes do processo de industrialização e desmatamento. "É bem possível que passemos logo a vivenciar uma temporada de várias décadas de invernos rigorosos novamente, por causa de um novo ciclo de frio, que deve iniciar", alerta Hackbart. Ele conta que em 1974, a Folha de São Paulo publicou que estávamos entrando em uma nova era glacial. Para ele, isso mostra que as pessoas estavam convictas de que o planeta estava numa tendência de congelamento, o que não se confirmou.

 

Não quero me enganar, mas não estaria o professor estava "profetizando" cientificamente???

Afinal, no que se refere a inverno, este ano no RS está sendo INVERNO!!! Falta a neve

Link to comment
Share on other sites

Paulo, embora eu acompanhe invernos e mais invernos há muito tempo, sinceramente, eu não me recordo como foi este de 86. Pois nesta ocasião eu estava envolvido com a faculdade. Curioso, não me ligava tanto no tempo como hoje. Devo ter perdido belas nevadas incríveis. Pois, em 1984 nevou em Porto Alegre e eu vi pela janela como se fosse a coisa mais natural do mundo. Fosse hoje, estaria a postos para fotografar e subir até a serra. Imagino o que deve ter nevado lá pra cima e até em Soledade(nevou por aí em 1984?).

Nem me fala tocaio, nevou meia dúzia de flocos, foi outro ano decepcionante, tal como 1986, só que com muita, mas muita chuva no inverno.Aliás foi a pior sequência de invernos que lembro aqui, 83 (muita chuva)84(idem),85,86,87.

Em 1984, nevou muito, de acumular aos montes da lat 29s para baixo, enquanto Batatal(Barros Cassal, e dezenas de cidades desta latitude, bem como Júlio de castilhos, Tupanciretã,região Centro-Serra, debaixo de muita neve, aqui alguns floquitos, foi ano em que perdemos pra POA em termos de neve.Também o único, de vez em quando, time pequeno também ganha dos grandes. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Vcs esqueceram que foi em novembro de 1986 que o recorde absoluto de carlor de várias cidades sulinas foi atingido.

 

Acho que foi 85, até a ruim de máxima estação do Inmet POA deu 39,8!

 

Santa Maria teve 40,2, São Luis Gonzaga 41, Passo Fundo 38,3 e Caxias do Sul 37,5! :shock:

 

Em SC Porto União teve 38, Chapecó 37,2 e SJ 32, no PR Curitiba teve o recorde de 35,3 e Guaíra 41,6.

Ou seja: o calorão pegou em cheio as partes altas do Sul. O pessoal em Caxias do Sul e Curitiba deve ter morrido!! Genocídio climático!! Considero essa marca de POA até "modesta".

 

Acho que foi 85, até a ruim de máxima estação do Inmet POA deu 39,8!

 

 

Será? Agora tu me deixaste em dúvida?

 

Dei uma checada e foi 1985 mesmo, não se teve outra em 86 mas se teve não foi tão forte, encontrei até uns registros do aero de POA: http://www.tutiempo.net/clima/Porto_Alegre_Aero-Porto/11-1985/839710.htm

Que site MA-RA-VI-LHO-SO!!!!!!!! :o:D:D:D

 

Agradeço para sempre além do sempre por esse site! Está todo o histórico dos aeroportos lá!! :D:D

 

Do mais, a máxima aqui em casa atingiu 19,5° nesse sábado!! Agora faz 14,1° e >88%. Chuva fraca e 1011,8 mb.

 

Abraços de agradecimento!!

Link to comment
Share on other sites

Vcs esqueceram que foi em novembro de 1986 que o recorde absoluto de carlor de várias cidades sulinas foi atingido.

 

Acho que foi 85, até a ruim de máxima estação do Inmet POA deu 39,8!

 

Santa Maria teve 40,2, São Luis Gonzaga 41, Passo Fundo 38,3 e Caxias do Sul 37,5! :shock:

 

Em SC Porto União teve 38, Chapecó 37,2 e SJ 32, no PR Curitiba teve o recorde de 35,3 e Guaíra 41,6.

 

Será? Agora tu me deixaste em dúvida?

 

Em novembro de 1985 aqui em Matão foi observada a maior mínima da série histórica: 27,8°C no dia 18; isso é um verdadeiro calor no Nordeste. A máxima foi 40,0°C no dia 17 e 42,1°C no dia 18.

O Shimutz tem razão quando fala que vem um braseiro na cabeça quando se fala em Matão hehehehe.

 

PS: Sugestão - poderia ser aberto um tópico para a discussão dessa onda de calor...

Link to comment
Share on other sites

Vcs esqueceram que foi em novembro de 1986 que o recorde absoluto de carlor de várias cidades sulinas foi atingido.

 

Dei uma checada e foi 1985 mesmo, não se teve outra em 86 mas se teve não foi tão forte, encontrei até uns registros do aero de POA: http://www.tutiempo.net/clima/Porto_Alegre_Aero-Porto/11-1985/839710.htm

Que site MA-RA-VI-LHO-SO!!!!!!!! :o:D:D:D

 

Agradeço para sempre além do sempre por esse site! !!

Que beleza de site!!!

 

Somos eternamente gratos!!!

Fiz uma pesquisa e descobri que no ano em que nevou em Porto Alegre, 1984(nevou bem) houve um julho em que as temperaturas se elevaram acima de 20. Logo, vivenciamos algo extraordinário em julho/2009, foi realmente espetacular, considerando o histórico de Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Ola gente!!

 

Trovoadas como a muito tempo não tinhamos aqui, realmente BOMBAS na madrugada, acho que teve um pouco de granizo junto, faz tempo que não vejo granizo aqui também, não é muito normal isso não.... hehehehe

 

Sexta 39mm, sábado 13mm, a noite, e até agora 29mm!!

 

Dá-lhe água!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Pelo mapa sinótico da marinha, haverá muita chuva no mes de agosto. Há ciclone, baixas de todos os lados. Amenizados por massas de ar seco que estão cruzando a cordilheira ou subindo. Mas, são de pequena extensão. Espero que suba um frio maior acompanhado de um ciclone.

Aqui molhados 14°C com 92% de umidade. Estamos respirando pura água.

Link to comment
Share on other sites

Resgatei as temperaturas do ano de 1999, quando tivemos neve aqui no RS nos dias 13, 14 e 15/08, se não me engano.

REgiro-me às temperturas de Porto Alegre.

E o que podemos ver é que o mês de um modo geral teve temperaturas até altas. Mas, nevou na serra!

 

vejam

 

agostode1999.png

 

enquadrei os dias em que nevou. A gente nota que houve calor no mês. Mas, se fala na neve!

Não há necessariamente que ocorrer um inverno frio par que precipite neve. Basta haver a combinação exata de MP com umidade emcontato.

Coloco isto por estar achando este mês numa perspectiva de umidade maior. Colocando, assim, uma atmosfera mais úmida. A entrada de uma MP forte poderá resultar em neve. Vamos acompanhar.

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, já faz um tempo que fiz uma análise parecida com a tua. Neve não é sinônimo de anomalia negativa. Esse exemplode 1999 é clássico. Três dias depois da neve aqui na serra o INMET daqui de POA já estava registrando 27ºC, temperatura que não vemos há mais de 2 meses por aqui nesse gélido inverno de 2009.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.