Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Algumas considerações acerca das atualizações dos modelos:

 

- Os modelos convergiram para a solução de um forte reforço de ar frio neste final de semana.

 

- Geada ampla no sábado e domingo, restrita a alguns pontos na segunda-feira.

 

- Forte divergência com relação a evolução de um anticiclone no pacífico sul para a metade da próxima semana.

 

- Tendência de encontrar um caminho mais confiável, colocando uma solução intermediária entre o Inpe (mais forte) e o Europeu.

 

- Acredito que este caminho começe a surgir amanhã.

 

- Algumas rodadas de modelos confiáveis sugerem um ciclone muito bem posicionado no Prata associado a um forte centro de alta pressão.

 

- Mas é muito cedo para tomar partido e sugerir a intensidade desta possível forte erupção de ar frio. Como bem sabemos os modelos podem piorar o cenário para o frio. Ainda há a possibilidade disto ocorrer dado a divergência.

 

- A rodada das 12Z do GFS hoje não vai trazer ótimas perspectivas. Frio comum.

 

- O que está pegando ainda é a dúvida pela formação ou não da baixa no Prata. Como vimos esta semana, com ela tudo, sem ela muito pouco.\

 

- Acho que vem coisa boa. O Inpe está muito consistente, um cenário do americano convergindo, o europeu colocando relativamente forte e sendo suportado por outras rodagens.

 

- Amanhã será o dia!

 

Oi Caio!

 

Acho que as últimas do INPE estão pegando leve em relação ao que já colocaram. O prórpio GFS já colocou esta baixa no litoral do Uruguai, gerando neve abundante, tirou, voltou com a baixa, mas sem frio forte e agora tá tirando. Teve saída do INPE com a Baixa no litoral de SC e uma alta de 1032 hpa entrando pelos Andes que dava -6oC no meteograma conservador (nesta MP de agora os meteogramas davam 3oC de mínima) deles para Curitiba no meio do feriadão (foi quando o pessoal tava falando que esta massa de agora perto daquela sinalizada pelo INPE era fichinha). Não acesso o Europeu, mas acho que o GFS pode evoluir para uma solução de mais frio (mas não chutar o balde) nas próximas rodadas. Só nos resta esperar até amanhã, com a grade de 5 dias para a formação da baixa...

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ah, quando é para malhar eu malho também, mas o Massari não disse nenhuma bobagem:

 

Menores Temperaturas

Estado: São Paulo Data: 04/06/2009 - 12h UTC

ESTAÇÃO MEDIÇÃO

83714 - CAMPOS DO JORDAO -0,8 °C

 

Quem falou bobagem foi a Somar, por conta de um suposto recorde que não ocorreu...

Helllllooooooooooooo 1), o Massari é chefe da Somar.

Helllllooooooooooooo 2), ele falou de Campos as 6 da manha, nem tinha dado do Imet disponivel nesse horario. Na sequencia o Joelmir Betting corrigiu ele, dizendo que estava -5ºC nos hoteis da cidade.

 

Helooooooo, vamos pensar um pouco...

 

Cara, só to repassando o que vi no inmet. Até 9h da manhã, a convencional registrou -0.8ºC. Se tá certo ou tá errado, isso não sei. Creio que o valor da mínima não esteja errado e sim a localização da estação.

 

Desculpe, mas concorde ou não, é o inmet que informa...

 

Se isso gera indignação, melhor eu calar minha boca... Eu hem... :|

Andre, leia! Estou falando da Somar, Somar! Massari = Somar!

Link to comment
Share on other sites

Paulo , na boa...o que acontece com Soledade..?? A estação do Inmet deu 04,0 enquanto Tramandai no litoral 04,6...que eu saiba as duas estão mal localizadas...Está cenario está correto..??

 

Simples.

 

O problema não é só com Soledade, mas toda a porção oeste do sul. A massa se desloca para o leste, Carlos. Afinal, uma hora o frio vai acabar... :lol:

 

Itapoá, litoral de SC, fez 0,4ºC, quase o mesmo valor que Ctba hoje. Ou seja, zerou em pleno litoral de SC. E o Morro da Igreja fez 2.9ºC. Que tal?

 

Na natureza a matemática é meio relativa. ;)

 

No RS, a serra do mar fica mais afastada das cidades praianas. É mais raro as cidades daqui pegarem esse frio que se registra no litoral de SC (especialmente o norte). Algumas praias estão praticamente no pé da serra. Aqui no RS temos cidades ao pé da serra também, nas margens da BR-101, entretanto, elas estão como 15 a 20km da praia ainda. Em SC a BR-101 (pé da serra) atravessa algumas cidades praianas. E aí o frio escorre realmente todo direto pra lá!

Link to comment
Share on other sites

O Inmet tem duas estações em Campos do Jordão, a convencional que hoje teve mínima de -0,8 grau e a do Horto que teve -3,8 graus, o local atual da estação convencional é diferente do local da antiga convencional onde foram registrados os -7,9 graus em 1 jun 1979, hoje a convencional de CJ está numa área "ruim" para mínimas, tanto que passou 2008 inteiro sem negativar, existe sim precariedade em certas estações do Inmet e alguns observadores são mal treinados e trabalham de má vontade (uma professora de meteorologia me contou certa vez sobre observadores que até chutavam alguns valores), mas não conheço o caso específico desta estação para opinar, só sei que o dado em si não me parece nem um pouco suspeito, no sudeste o frio geralmente não tem suporte em altura, tanto que locais como Pico do Couto quase sempre decepcionam (eu já havia previsto que não teria negativa lá hoje pois em eventos mais fortes não negativou, e de fato a mínima foi de 2,9 no começo da madrugada, logo depois passou de 5 graus), no sudeste tem que haver uma baixada para a mínima ser muito baixa, até no sul onde o suporte em altitude é bem maior, Soledade e Xanxerê são exemplos de cidades com baixadas frias onde a localização da estação não favorece mínimas baixas, a estação de Xanxerê por exemplo em quase 2 anos operando NUNCA negativou, mas a antiga estação numa baixada já teve -11 graus, são os MICROCLIMAS, até o MI com seu frio em altura sempre perde na mínima mais baixa do evento para alguma baixada próxima, e depois que o suporte em altura acaba e a massa estabiliza pode perder até para Itapoá como hoje.

 

Ainda mais extremo, em Fairbanks no Alaska pode estar -40 graus com nevoeiro no vale e -20 com sol no topo da colina, lá no inverno sempre fazem previsão bem diferente para os variados tipos de relevo.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Paulo , na boa...o que acontece com Soledade..?? A estação do Inmet deu 04,0 enquanto Tramandai no litoral 04,6...que eu saiba as duas estão mal localizadas...Está cenario está correto..??

Este é o efeito de um topinho baixo vejam que minha casa com aprox 710m de altitude, encosta deu -0,1°, é um absurdo estes caras do Inmet o que fazem com minha terra.Bom se o Ronaldo apontou -8° num baixadão e 3,2° positivo no Inmet, imagina se a gente se baseasse em dados do Inmet para ter uma idéia das mínimas em nossos municípios...

Aliás, tabela das convencionais Inmet ontem no Zero Hora mínima em Caxias do Sul 3°...Bom Jesus 1°...

To invocado com estas automáticas,. E tem mais se o Inmet é continuar passando estas mínimas ridículas, é melhor ficar até sem estação...

Ahan tinha que ter uma Soledade em Minas

Link to comment
Share on other sites

Eu achava que o Horto era uma climatológica auxiliar do Inmet, mas de fato não tenho certeza, o Carlos deve saber.

 

A estação do CPTEC (Pcd) em Campos do Jordão teve 3 graus negativos hoje.

 

Aqui temos uma tarde de céu azul e temperatura agradável hoje, ontem o vento que advectava ar frio deixou a sensação térmica baixa durante o dia, já hoje está muito confortável com vento fraco, 23 graus agora e ponto de orvalho um pouco abaixo de 10, mas a madrugada ainda será um pouco fria para os padrões locais.

 

Casa: mín 14,5 e máx 24,5

 

Galeão: mín 11 e máx 23.

 

Afonsos: mín 10 e máx 25

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Só para encher mais o saco... aqui no centro politécnico, de onde voces acompanham a temperatura registrada nesses dias até o prédio onde está localizado o SIMEPAR não percorrem-se 300 m. Aqui na sede há um termômetro digital que "não está" localizado em condições ideais. Eu mesmo o coloquei ao lado do campinho de futebol e registrei - 3,5 ºC às 07 h dessa manhã, contrastando com o ZERO da estação.

 

É assim mesmo... essas diferenças sempre ocorrerão. Se colocarmos três ou mais sensores no mesmo sitio, calibrados, ainda assim veremos leituras diferentes. A hora que essas leituras forem todas a base de infravermelho pode ser que isso diminua.

 

Portanto gauderiada, desencanem com isso. O RS levou uma chinalada do PR e de SC nas últimas 72 h. Hoje e amanhã as coisas já se misturam muito...

 

Saudações COXAS

Realmente levamos várias sapatadas, chinelatadas é coisa pouca.

No que se refere`às estações, realmente, seria loucura encher de termômetros as cidades. O que se deveria fazer é pegar o local da temperatuda média, ou a média no que se refere às áreas de altitude e baixada. Uma pergunta me encuca consideravelmente: Antes de haver a padronização internacional das estações e medições, a temperatura era menor pelo fato de ficarem os termômetros desprotegidos???

Link to comment
Share on other sites

Só para constar: o aquecimento registrado nos pontos altos da serra é um misto de efeito de baixada e o ingresso de ar aquecido em níveis médios ou baixos. O Morro da Igreja passou a madrugada e o dia inteirinho com vento NO forte, com rajada máxima de 79 km/h. Assim nunca vai esfriar. Isso também explica porque o topo de Soledade teve 4,0° e Tramandaí 4,6°. Tramandaí tinha vento O, quase parado, e Soledade vento N moderado. Assim não dá para esfriar.

 

Aqui em casa tive a mínima do ano: 5,3°. Foi uma queda modesta se levar em conta que, pouco depois das 2 h, fazia 6,3°. Ainda assim um bom valor. A extrema estabilidade e o ar úmido contribuíram para esse valor, escorrendo o ar frio às baixadas (moro numa encosta) e retendo um pouco de calor devido à alta umidade relativa. Fiquei exatamente 4,0° acima do aeroporto. No INMET deu, oficialmente, 3,9°, mantendo 1,4° de diferença para aqui em casa, o que é normal para noites bem frias.

 

Mas vejam só: tive máxima de 20,1°. :? No Bruno não passou de 17,7°. Atingi 44% de u.r.. Agora o sol se foi do pátio e o resfriamento é forte: tenho 18,2° com 49% e vento O a 6,2 km/h. Há cirrus e muita estabilidade. Lá vem mais microclima!!

 

Meu termômetro e meu abrigo.

DSC01174.jpg

É exatamente igual ao termômetro que comprei para usar em outras ocasiões!! :) Deixo ele em casa, muitas vezes dentro, ou utilizo para curiosidades microclimáticas. Ele às vezes dá uns saltos na temperatura, e a diferença entre o sensor interno e externo chega a uns 0,4°. Às vezes fica exatamente igual.

Pior que essas m.... que a Somar escreve vão pra capa do UOL e depois toda a imprensa fica ligando pra que tu confimes ou não. Acaba-se perdendo tempo com estas asneiras, bobagens que publicam.

 

Então, anote mais uma: acabou de sair no Jornal Hoje, a marca mais fria em POA em 15 anos com 3,9ºC....

Mesmo que a reportagem se referisse só ao início da junho já estaria errada, e por detalhe: fez 3,8° dia 3/6/96, quando eu registrei 5,8° aqui em casa (o sensor estava mais abrigado e marcava a mais). No mesmo ano deu 0,4° dia 30. Em 1997 deu 1,2° ou 1,3° no final do mês, sem contar 2002 e 2004 que baixou disso.

 

Isso que dá os sujeitos não terem o conhecimento básico sobre a histórica climática... recente!!!

 

Abraços desmemoriados!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Só para encher mais o saco... aqui no centro politécnico, de onde voces acompanham a temperatura registrada nesses dias até o prédio onde está localizado o SIMEPAR não percorrem-se 300 m. Aqui na sede há um termômetro digital que "não está" localizado em condições ideais. Eu mesmo o coloquei ao lado do campinho de futebol e registrei - 3,5 ºC às 07 h dessa manhã, contrastando com o ZERO da estação.

 

É assim mesmo... essas diferenças sempre ocorrerão. Se colocarmos três ou mais sensores no mesmo sitio, calibrados, ainda assim veremos leituras diferentes. A hora que essas leituras forem todas a base de infravermelho pode ser que isso diminua.

 

Portanto gauderiada, desencanem com isso. O RS levou uma chinalada do PR e de SC nas últimas 72 h. Hoje e amanhã as coisas já se misturam muito...

 

Saudações COXAS

 

E que bela geada deu no centro politecnico hoje hein?? Estava la hoje de manha, e as 10:00 da manha ainda tinha gelo naquela encosta entre os campos de futebol e os blocos da UFPR na rua de cima...

Link to comment
Share on other sites

Na boa Shima não seja teimoso,eu aposto o que quiser que a estação de General Carneiro tem efeito baixada, assim como Caçador, São Bento do Sul e outras, assim como afirmo que atualmente a de Xanxerê está em topo, São Miguel do Oeste está em topo, Santo Augusto está em topo, é fácil de perceber, pelos números meu amigo.

Tem foto de capa o Correio do Povo hoje, com a geada em Soledade,tsc ,tsc...

Se vcs vissem as imagens captdas pelo celular de um amigo meu morador da Raia da Pedra,filetes enormes de gelo, palmo e meio aquilo, imaginem a quanto chegou naquelas baixadas elevadas de lá, com 780, 800m...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O Inmet de Indaial bateu a menor mínima do ano 4.8°C estação a 86m de altitude, detalhe que para a região que eu conheço por cima tem locais melhores para mínimas, se duvidar tem baixadas que chegou bem próximos a 0°C, e um pouco mais pra cima no alto vale com cidades um pouco mais de altitude chegou negativar tranqüilamente, como já tinha previsto o Coutinho.

 

Agora estou boquiaberto com Itapoá, ninguem vai comentar sobre ela não? Estação praiana situado a 2 metros de altitude teve mínima de 0.4°C pqp!

 

São Bento humilhou também -3.5°C 8-)

 

A verdade é que PR,SC e até mesmo SP chinelaram RS.

Link to comment
Share on other sites

Tem uma coisa também e que ninguém leva em consideração. Somente no topo há condições ideais para se medir a velocidade do vento e a sua direção. Para o INMET, de repente, essa é a prioridade deles.

Isto, isto, isto (by Chaves)

Exatamente o que me argumentou o Custódio do Inmet, o principal objetivo é obter dados de vento ;)

Link to comment
Share on other sites

A grande surpresa foi mesmo São Lourenço negativar, foi a única estação sudeste onde este evento (em mínima absoluta) superou as ondas de frio de 2007, 2006 e até 2000 (em 2000 deu +0,X), eu estive lá em agosto de 2007 e a cidade toda está cercada por colinas, a estação deve estar em baixada ou no mínimo receber escoamento de ar frio, e pertinho (7km) fica Soledade de Minas. 8-)

Link to comment
Share on other sites

O Inmet de Indaial bateu a menor mínima do ano 4.8°C estação a 86m de altitude, detalhe que para a região que eu conheço por cima tem locais melhores para mínimas, se duvidar tem baixadas que chegou bem próximos a 0°C, e um pouco mais pra cima no alto vale com cidades um pouco mais de altitude chegou negativar tranqüilamente, como já tinha previsto o Coutinho.

 

Agora estou boquiaberto com Itapoá, ninguem vai comentar sobre ela não? Estação praiana situado a 2 metros de altitude teve mínima de 0.4°C pqp!

 

São Bento humilhou também -3.5°C 8-)

 

A verdade é que PR,SC e até mesmo SP chinelaram RS.

Araranguá atingiu 1,5°, cravou em 10,0° em Parati e 11,0° em Marambaia, no RJ!!! O litoral surpreendeu em vários aspectos. Em Santos deu 10°. Ciclone é ótimo para a costa de SC para cima, porque no RS é um desastre (se bem que nesse ciclone o leste gaúcho não foi tão mal como em outras ocasiões). Por isso RS, de modo geral, ficou aquém de seu potencial em muitas áreas do Estado.

 

Agora tenho 17,6° com 51% e caiiiiindo.

 

Abraços litorâneos!

Link to comment
Share on other sites

Na boa Shima não seja teimoso,eu aposto o que quiser que a estação de General Carneiro tem efeito baixada, assim como Caçador, São Bento do Sul e outras, assim como afirmo que atualmente a de Xanxerê está em topo, São Miguel do Oeste está em topo, Santo Augusto está em topo, é fácil de perceber, pelos números meu amigo.

 

Não é ser teimoso. Só estou explicando que o ar frio não está mais concentrado no Oeste e sim no Leste do Sul e já a caminho do mar. Afinal, não estranhou que as temperaturas já se elevaram? ;)

 

Tem uma coisa também e que ninguém leva em consideração. Somente no topo há condições ideais para se medir a velocidade do vento e a sua direção. Para o INMET, de repente, essa é a prioridade deles.

Isto, isto, isto (by Chaves)

Exatamente o que me argumentou o Custódio do Inmet, o principal objetivo é obter dados de vento ;)

 

Ora!

 

Mas se o ouviu de um funcionário que o objetivo do Inmet é instalar num topo, como é que afirma que Gen. Carneiro, Xanxerê e Caçador estão em baixada? Agora, com esta informação do Custódio, só se comprova que estão em topo, não acha, meu amigo?

 

:lol:

Não distorça minhas palavras, ele disse que geralmente é em topo, mas que em muitas vezes não há local disponível para tal, aí eles instalam em baixadas, encostas ou onde houver disponibilidade meu amigo...

Link to comment
Share on other sites

:D

Shima o pessoal do Inmet me falou que não há como ter padronização das estações quanto ao formato do relevo para instalação das mesmas, portanto não só o Custódio, mas tmbm o pessoal do Inmet Brasília me relatou que eles se adaptam às áreas disponibilizadas pelos "parceiros" nos municípios, Prefeituras,cooperativas, entidades etc.

Acho que fui claro! ;)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Araranguá atingiu 1,5°, cravou em 10,0° em Parati e 11,0° em Marambaia, no RJ!!! O litoral surpreendeu em vários aspectos. Em Santos deu 10°. Ciclone é ótimo para a costa de SC para cima, porque no RS é um desastre (se bem que nesse ciclone o leste gaúcho não foi tão mal como em outras ocasiões). Por isso RS, de modo geral, ficou aquém de seu potencial em muitas áreas do Estado.

 

Agora tenho 17,6° com 51% e caiiiiindo.

 

Abraços litorâneos!

 

Marambaia fica numa região com certa drenagem de ar frio, em jul 07 deu 9,X, e quando tem vento norte pode passar dos 40 graus (recorde 42,X em setembro de 97), o clima mais dinâmico do litoral da cidade, e com urbanização zero, mesmo perto da praia tem estas diferenças, aqui hoje Marambaia deu 11 graus e Forte de Copacabana 16,4, no litoral norte de SC Itapoá em área de drenagem de frio com 0,4 e Capri Iate Clube 9,5. Itapoá se não me engano zerou ou negativou num evento de 2007 ou 2008.

 

Hoje aqui:

 

Centro: mín 15 e máx 22

 

Santa Cruz: mín 9 e máx 25

Link to comment
Share on other sites

Na boa Shima não seja teimoso,eu aposto o que quiser que a estação de General Carneiro tem efeito baixada, assim como Caçador, São Bento do Sul e outras, assim como afirmo que atualmente a de Xanxerê está em topo, São Miguel do Oeste está em topo, Santo Augusto está em topo, é fácil de perceber, pelos números meu amigo.
Não posso falar por Caçador e G. Carneiro, mas por São Bento posso. O CIRAM tem duas estações na cidade, e as duas estão em encosta, nenhuma é baixada. Ao contrário, uma delas (Rio Vermelho) está na encosta que desce até praticamente o nível do mar (Corupá-SC), ou seja, todo o ar frio escorre até Corupá.

 

Paulão, não tem problema algum em o norte catarinense, o PR ou SP registrarem temperaturas mais baixas que o RS, afinal o ar estava muito seco e o centro da alta estava no leste destes estados. Não é efeito baixada, é "efeito ar frio", simples assim. Tu podes colocar uma estação no fundo de um poço na baixada mais baixa da região mais alta da Soledade que, se o ar frio estiver em Caçador, lá fará mais frio que aí.

Link to comment
Share on other sites

, no litoral norte de SC Itapoá em área de drenagem de frio com 0,4 e Capri Iate Clube 9,5. Itapoá se não me engano zerou ou negativou num evento de 2007 ou 2008.
2008.

 

A estação de Itapoá fica a poucos km da praia do Capri em linha reta, basta atravessar a Baía da Babitonga. Ambas recebem ar frio senão na mesma quantidade, em quantidades muito próximas. Porém suponho que a estação no Capri fique a beira-mar e as águas sempre têm aquele efeito amenizador, enquanto que a estação de Itapoá fica no interior do município.

Link to comment
Share on other sites

Hoje mínima de 13,3°C aqui no subúrbio do Rio com madrugada de céu limpo e vento calmo, sendo a menor temperatura desde 31/7/2007, a menor já registrada em junho desde que comecei a acompanhar o tempo em 2002, e também a quinta menor desde 2002 entre todos os meses, perdendo só para 10,5°C em 6/9/06, 12°C em 11/8/04, 12,6°C em 31/7/07 e 13°C em 30/7/07, realmente um frio bem significativo.

Link to comment
Share on other sites

POA sofrendo afundamento térmico! Depois da minha máxima de 20,1° agora tenho 13,6° com 62%. Vento SE a 1,9 km/h.

 

Os microclimas hoje farão a diferença. Tanto é que, antes do sol de pôr no horizonte, o Country Club (campo de golfe com 0,5 km² a 500 m daqui de casa) já esava coberto por forte névoa úmida!! :shock: O resfriamento está tão forte que já era evidente antes do sol sumir. Naquele momento eu estava em 14,2°, mais ou menos.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Mais um dia de fortes geadas em toda Curitiba e RM.

Novamente o espesso manto branco cobriu os campos e gramados!

 

As mínimas foram:

 

Ctba: -0,7ºC (inmet)

SJP: -3,2ºC

QB: -4,1ºC

 

As máximas não passaram de 16,4ºC em QB.

 

No momento, 18:20 e 9,1ºC em QB.

Link to comment
Share on other sites

Uberlandia decepcionou nessa madrugada!

Ontem as 9:00 da noite já fazia 10.2 C, já tava apostando em ter uma mínima menor que 5 C, soh que quando eu acordei as 5:30 fazia 8.3 C :cry:

a mínima registrada foi de 7.0 C

nao deu pra entender a temperatura ter caido tao pouco em uma noite de ceu limpo e vento fraco, a única explicação possivel é da minha casa ficar bem no topo e ter várias baixadas em volta, o frio soh pode ter fugido pralá hehehe

abraços!

Link to comment
Share on other sites

Olá.

Minha máxima hj foi de 20.1C com sol forte, bom demais isso! :)

Talvez hj nao tenha nuvens, pois está mais seco q ontem...

Resende ficou com 7.9C de mínima, Eu fiquei em 6.8C! :D

Conversando com um amigo que é guarda florestal do Parque Nacional do Itatiaia, pude apurar:

Na entrada do parque (parte baixa), que fica a + ou - 3km de casa, a aproximadamente 550mts de altitude, a mínima no mercúrio que fica na portaria foi de 5.0C;

Pelo rádio, o guarda que fica na guarita da parte alta (2400mts, eu acho), disse a ele que a mínima no mercúrio foi de -5.0C!!! :shock:

Na hora do almoço a TV local (TV Rio Sul) mostrou tudo congelado lá em cima, por isso, acho que procede esse valor de temperatura.

Que início de inverno bacana, tomara que continue assim! ;)

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Olá.

Minha máxima hj foi de 20.1C com sol forte, bom demais isso! :)

Talvez hj nao tenha nuvens, pois está mais seco q ontem...

%0 ende ficou com 7.9C de mínima, Eu fiquei em 6.8C! :D

Conversando com um amigo que é guarda florestal do Parque Nacional do Itatiaia, pude apurar:

Na entrada do parque (parte baixa), que fica a + ou - 3km de casa, a aproximadamente 550mts de altitude, a mínima no mercúrio que fica na portaria foi de 5.0C;

Pelo rádio, o guarda que fica na guarita da parte alta (2400mts, eu acho), disse a ele que a mínima no mercúrio foi de -5.0C!!! :shock:

Na hora do almoço a TV local (TV Rio Sul) mostrou tudo congelado lá em cima, por isso, acho que procede esse valor de temperatura.

Que início de inverno bacana, tomara que continue assim! ;)

Sds.,

http://riosulnet.globo.com/web/conteudo/16_263964.asp

Link to comment
Share on other sites

A grande surpresa foi mesmo São Lourenço negativar, foi a única estação sudeste onde este evento (em mínima absoluta) superou as ondas de frio de 2007, 2006 e até 2000 (em 2000 deu +0,X), eu estive lá em agosto de 2007 e a cidade toda está cercada por colinas, a estação deve estar em baixada ou no mínimo receber escoamento de ar frio, e pertinho (7km) fica Soledade de Minas. 8-)

 

São Lourenço tem noites muito frias, eu já estive (4 dias) por lá em Julho de 2003. Não conheço muito da geografia

da cidade, mas é como você afirmou mesmo, percebe-se que a cidade é cercada por colinas, e tem um morro bem alto por onde passa um teleférico, com uma vista bonita lá de cima. Mas a explicação de ser fria está no fato de que SOLEDADE está ao lado dela, embora esta seja Mineira :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo, a nossa técnica se esforçou, subiu uma escada às 08:30 e bateu umas fotos lá do teto do prédio... Veio "ofegante e fusgando" de lá e me apresentou as fotos... "não achei interessante" uma que mostrava um tapete branco no campinho que fica atrás do nosso prédio (aliás, onde o time do CORITIBA treina!!!!!!) pois campo de futebol com geada é tudo a mesma coisa e oprei por divulgar a da concentração da poluição para ressaltar o estrago que a inversão faz a nossa saúde quando estamos em centros urbanos/industrializados!!!

 

A coitada deve estar me puteando até agora!!! Mas a catarina é boa gente...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Depois dessa nem preciso dizer quem foi o espião C O L O R A D O que passou as dicas pro Inter... :mrgreen: ^^^

 

No momento, 9,5°C aqui em Itapevi.

 

As fotos da geada de hoje cedo estão aqui:

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=22&t=19&p=11281#p11281

Link to comment
Share on other sites

8,2 E 7,8 BANDEIRA. HOJE DEU 17% DE UMIDADE MÍNIMA!!

 

19:00; 5,3 NA VILA E 2,6 EM B.RETIRO :o:o:o:o

O Bruno em Canela teve máxima portoalegrense de 16,6°. Porém tinha 11,2° às 17:02 e 7,8° às 18:02. Na última medição, agora, está 6,3°!! :shock:

 

Aqui em casa a queda freiou um pouco: 12,2° com 65% e vento SSE a 1,9 km/h. A pressão caiu um bocado: 1011,9 mb.

 

Abraços em queda!

Link to comment
Share on other sites

Automática de General Carneiro:

 

Altitude: 999.99 metros

 

Isto seria uma baixada, já que a cidade tem pontos de 1300m??

 

Gamboa..esta altitude 999,99 está errada , pois a estação se encontra a mais de 1100 metros.

 

Toda estação que estiver acima de 1000 metros , O inmet informa 999,9 até mesmo para CDJ

 

OBRIGADO CARLÃO. PELA AULA. NÃO ESTOU ACOSTUMADO A OBSERVA ISTO.

 

Só um coments, esse 999,99 não sei pq o inmet na reformulação do site tiro a altitude em que se encontra as estações, no meu ver em todas as estações acima dos 1000 metros o inmet deixo esse valor default...

 

Abraxxxx..

Link to comment
Share on other sites

Em Joinville hj

 

Aqui em casa 1,6 com geada em algumas areas verdes perto de casa.

No aeroporto deu 3,0

 

Conforme os dados da epagri postados no site da Climaterra .

 

MASSARANDUBA/EPAGRI; 1,8°C

CORUPÁ/EPAGRI; 1,3°C

SÃO FRANCISCO DO SUL/EPAGRI; 1,0°C

SÃO BENTO DO SUL/EPAGRI; 0,1°C

CAMPO ALEGRE /EPAGRI; 0,1°C

ITAPOÁ/INMET; 0,4°C

 

Regiao de joinville arrebentou hj mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Olá.

Minha máxima hj foi de 20.1C com sol forte, bom demais isso! :)

Talvez hj nao tenha nuvens, pois está mais seco q ontem...

%0 ende ficou com 7.9C de mínima, Eu fiquei em 6.8C! :D

Conversando com um amigo que é guarda florestal do Parque Nacional do Itatiaia, pude apurar:

Na entrada do parque (parte baixa), que fica a + ou - 3km de casa, a aproximadamente 550mts de altitude, a mínima no mercúrio que fica na portaria foi de 5.0C;

Pelo rádio, o guarda que fica na guarita da parte alta (2400mts, eu acho), disse a ele que a mínima no mercúrio foi de -5.0C!!! :shock:

Na hora do almoço a TV local (TV Rio Sul) mostrou tudo congelado lá em cima, por isso, acho que procede esse valor de temperatura.

Que início de inverno bacana, tomara que continue assim! ;)

Sds.,

http://riosulnet.globo.com/web/conteudo/16_263964.asp

 

Legal a reportagem, única coisa que eu acho que deveria ser mudado nas escolas e na cultura é o aprendizado do que é inverno/primavera/verão/outono, solstício de verão e inverno quanto o equinócio não determina o começo e o fim da estação climática, todo ano é a mesma história, calor em dezembro e o povo fala "olha que nem começou verão ainda", frio em junho "Já tá assim imagina quando começar inverno", canso de ouvir essas expressões, na imaginação das pessoas existem uma parede divisória do que é outono e o que é inverno, mas na verdade é só uma referência astronômica, mas elas não estão erradas aprenderam assim, não sei se os amigos aqui do fórum concordam comigo também.

 

abraços didáticos

Link to comment
Share on other sites

 

Agora estou boquiaberto com Itapoá, ninguem vai comentar sobre ela não?

 

Fiz refência dela hoje mesmo aqui no BAZ e neste tópico ;) ...

 

hehehe é que são tantas mensagens por hora que acabou passando despercebido :lol:

 

Nao eh novidade nao fazer esse frio por la, e aqui tb. logico, essas temperaturas sao bem abaixo das medias, mas registrar 0 1 ou 2 graus aqui na Regiao de Joinville, pelo menos uma vez ao ano, eh normal..

Link to comment
Share on other sites

Olá.

Minha máxima hj foi de 20.1C com sol forte, bom demais isso! :)

Talvez hj nao tenha nuvens, pois está mais seco q ontem...

%0 ende ficou com 7.9C de mínima, Eu fiquei em 6.8C! :D

Conversando com um amigo que é guarda florestal do Parque Nacional do Itatiaia, pude apurar:

Na entrada do parque (parte baixa), que fica a + ou - 3km de casa, a aproximadamente 550mts de altitude, a mínima no mercúrio que fica na portaria foi de 5.0C;

Pelo rádio, o guarda que fica na guarita da parte alta (2400mts, eu acho), disse a ele que a mínima no mercúrio foi de -5.0C!!! :shock:

Na hora do almoço a TV local (TV Rio Sul) mostrou tudo congelado lá em cima, por isso, acho que procede esse valor de temperatura.

Que início de inverno bacana, tomara que continue assim! ;)

Sds.,

http://riosulnet.globo.com/web/conteudo/16_263964.asp

 

Legal a reportagem, única coisa que eu acho que deveria ser mudado nas escolas e na cultura é o aprendizado do que é inverno/primavera/verão/outono, solstício de verão e inverno quanto o equinócio não determina o começo e o fim da estação climática, todo ano é a mesma história, calor em dezembro e o povo fala "olha que nem começou verão ainda", frio em junho "Já tá assim imagina quando começar inverno", canso de ouvir essas expressões, na imaginação das pessoas existem uma parede divisória do que é outono e o que é inverno, mas na verdade é só uma referência astronômica, mas elas não estão erradas aprenderam assim, não sei se os amigos aqui do fórum concordam comigo também.

 

abraços didáticos

 

Concordo contigo Beto, é isso mesmo que ouço por aqui... a maioria das pessoas associam a data da entrada da estação com o início climático da estação!

Eu procuro explicar isso pras pessoas quando escuto esse tipo de coisa, mas nem sempre convenço...rs.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.