Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Portugal


Filipe Gomes
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mais um dia "escaldante", máxima de 18,2ºC e mínima de 11,2ºC. Até Porto Alegre e Curitiba no seu pré-verão teve hoje uma mínima mais baixa e a comparação com SJ chega a ser humilhante... :twisted: :roll:

 

PARA HUMILHAR MAIS UM POUCO, FPOLIS, AO NÍVEL DO MAR, DEU 9,5ºC NO INMET E 7,9ºC NA EPAGRI. QUASE RECORDE NO INMET DE 95 ANOS, 9,4ºC EM 22/11/1970.

 

AQUI DEU 0,6/19,5 E -1,9 COM -9,5 NA RELVA NO CRUZEIRO. MUITO PREJUÍZO!... :cry:

 

NO BLOG DA METSUL TEM FOTO DA GEADA.

Link to comment
Share on other sites

PARA HUMILHAR MAIS UM POUCO, FPOLIS, AO NÍVEL DO MAR, DEU 9,5ºC NO INMET E 7,9ºC NA EPAGRI. QUASE RECORDE NO INMET DE 95 ANOS, 9,4ºC EM 22/11/1970.

 

AQUI DEU 0,6/19,5 E -1,9 COM -9,5 NA RELVA NO CRUZEIRO. MUITO PREJUÍZO!... :cry:

 

NO BLOG DA METSUL TEM FOTO DA GEADA.

 

Mas hoje já repusemos as coisas no seu devido lugar... :lol: Amanhã a mínima deverá ser um pouco menor.

 

Descobri há pouco tempo que Bragança tem uma 2º estação meteorológica que pertence á Escola Superior Agrária:

img4482qj6.jpg

 

Esta estação quase que está para Bragança como o Bandeira está para SJ. Devido ao relevo do terreno onde se situa, esta estação deve ter mínimas muito mais baixas que a estação do Instituto de Meteorologia que está situada no cimo de um monte, é super topo.

Link to comment
Share on other sites

Sem dúvida alguma o outono é uma das melhores estações do ano. Ainda mais quando é chuvoso, bem como o inverno. As frentes tendem a criar dias frios, ventosos, meditativos...

 

Mas geadas nem vê-las... :(

 

Hoje em minha casa 10,2ºC / 12,3ºC, mais um dia com mínima altissima mas talvez desça antes da meia noite.

 

img0158gy0.jpg

 

A propósito, caiu há dias os primeiros flocos de neve na Serra da Estrela, este ano com bastante atraso em relação ao que é normal.

Link to comment
Share on other sites

Ah... mas talvez seja devido à minha situação aqui. Por estar numa latitude e altitude nem tão boas para frio, o Sol acaba por aquecer-me as massas de ar, criando os famigerados bloqueios que tanto falamos no BAZ. Claro, há anos em que eles somem. Ultimamente, entretanto, têm sido a regra. Defendem que os invernos estão "normais". Acontece que há uma linha demarcatória bem definida até onde o inverno continua a existir no Brasil. E ela está bem mais ao sul que de costume... este ano foi muito estranho. Maio frio, o "miolo" do inverno nem tanto, indo para o quente, o final frio(zinho), o resto quente. E assim vai, uma montanha-russa climática, como sempre...

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Novembro de 2006 em minha casa:

 

01: 11,5 / 16,3

02: 9,5 / 14,4

03: 9,1 / 11,2

04: 10,3 / 13,0

05: 11,6 / 13,3

06: 11,3 / 13,6

07: 9,8 / 13,9

08: 11,3 / 15,2

09: 10,9 / 18,2

10: 7,9 / 17,3

11: 5,9 / 16,1

12: 6,1 / 15,3

13: 5,1 / 14,5

14: 3,7 / 8,7

15: 5,6 / 12,3

16: 4,7 / 11,8

17: 4,9 / 9,8

18: 6,8 / 12,4

19: 9,9 / 12,3

20: 8,2 / 11,6

21: 9,5 / 12,4

22: 10,4 / 12,6

23: 9,2 / 12,6

24: 8,9 / 13,1

25: 3,4 / 11,0

26: 3,4 / 11,1

27: 7,8 / 10,5

28: 4,1 / 10,6

29: 2,2 / 10,4

30: 2,7 / 9,8

 

Média das mínimas: 7,5ºC

Média das máximas: 12,8ºC

 

Média simples: 10,2ºC

 

Precipitação: 201,3 mm

Dias de precipitação: 17

 

Um mês interessante quanto à chuva, decepcionante quanto ao frio.

Link to comment
Share on other sites

Belíssimas fotos Fil!!

 

Parece Curitiba num dia de inverno com neblina!!

Os espécimes são muito bem desenvolvidos e devem produzir sementes!!

Vê-se tb algumas araucárias excelsas!!

 

O Porto tem um jardim (Jardim do Passeio Alegre) com 63 araucárias classificadas como de interesse público, ou seja, têm protecção legal :)

 

Ah, e as fotos não são minhas :wink:

 

alegre12fd8987ui7.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Terceiro Outono mais quente desde 1931

 

Portugal registou este ano o terceiro Outono mais quente desde 1931, situação que também se verificou em outros países europeus que bateram recordes de calor nas últimas semanas.

 

De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), a temperatura média do ar nos meses de Setembro, Outubro e Novembro em Portugal continental foi mais 1.55 graus centígrados acima do valor médio do período de referência, entre 1961-1990, tendo sido o terceiro Outono mais quente desde 1931.

 

Fonte do IM adiantou à Agência Lusa que o Outono mais quente foi o de 1997, seguindo-se o de 1983.

 

Segundo o IM, este Outono registou igualmente o valor mais alto da temperatura mínima dos últimos 76 anos.

 

Os valores de precipitação registados entre Setembro e Novembro fazem também deste Outono o mais chuvoso dos últimos 42 anos.

 

Só o mês de Outubro foi o segundo mais chuvoso desde 1990 e o quarto desde 1931.

 

A Europa conheceu este ano o Outono mais quente dos últimos anos, situação que põe em perigo o início da estação dos desportos de Inverno nos Alpes.

 

A Áustria nunca registou temperaturas tão elevadas nesta altura do ano e nos Alpes austríacos só é possível ver neve acima dos 2.000 metros de altitude.

 

A Suíça registou o Outono mais quente desde 1864 e só acima dos 2.500 metros há neve, estando várias estações de desportos de Inverno adiar a data de abertura.

 

Também na Alemanha, esta estação é a mais quente desde 1901 e o calor está a atrasar o período de hibernação dos morcegos e os pássaros não partem para os países do Sul.

 

Na Suécia e na Finlândia, os ursos renunciam começar a sua hibernação, enquanto a capital norueguesa, Oslo, continua sem neve.

 

Fonte: Portugal Diário

Link to comment
Share on other sites

Na cidade a máxima deu-se ás 00h com 12,9ºC, durante a tarde a máxima foi de 5,1ºC. Parece que cairam alguns flocos de neve misturados com chuva pela manhã mas eu não vi nada pois estava a dormir (hoje é feriado em Portugal). O vento foi intensíssimo durante todo o dia, tanto que o meu anemómetro deixou de repente de enviar dados, não sei que lhe terá passado :cry: A mínima até ao momento foi de 2,7ºC.

 

Em Portugal nevou nos sitios do costume, as zonas de montanha, e de forma pouco significativa em algumas cidades acima dos 600/700m. Deixo esta foto tirada pelo Minho no noroeste de Portugal a uns 1000m, que eu acho especialmente bela pois dá para "ver" a intensidade do vento:

 

DSC_00272006-12-08_15-08-15.jpg

Link to comment
Share on other sites

Filipe e Daniel

 

Fiz um resumo no meu blog dos eventos extremos da semana ao redor do mundo e incluí o nevão da Serra da Estrela.

 

http://www.metsul.com/blog/?cod_blog=2

 

A Europa tem registado umas condições muito estranhas. Esperamos que agora comece definitivamente o Inverno, já vai sendo tempo disso.

Link to comment
Share on other sites

Lindas as fotos, caros Filipe e Daniel.

 

Não posso reclamar das belezas de minha terra, mas é uma pena que não tenhamos em minha cidade essas lindas paisagens invernais (Só as vejo de vez em quando, em viagens).

 

Esse ano fui a Portugal e pude ver o quanto é belo o país de vcs, desde o Minho a Lisboa, passando inclusive pela Serra da Estrela, a qual tinha muita neve a partir dos 1500 metros.

 

Continuem a mandar esses belos registros do inverno português

Link to comment
Share on other sites

Esta foi a manhã mais fria deste Inverno.

 

Algumas Estações meteorológicas às 7 horas da manhã:

 

Carrazeda de Ansiães: - 5,4 ºC

Bragança: -4,6 ºC

Macedo de Cavaleiros: -4,4 ºC

Miranda do Douro: -3,6 ºC

Penhas Douradas: -3,7 ºC

 

 

 

Às 8 horas:

 

Carrazeda de Ansiães: - 5,2 ºC

Bragança: -4,9 ºC

Miranda do Douro: -4,4 ºC

Macedo de Cavaleiros: -3,9 ºC

Penhas Douradas: -3,7 ºC

Chaves: -3,4ºC

Tomar: -3,3ºC

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.