Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Portugal


Filipe Gomes
 Share

Recommended Posts

Eu só conto geada quando a temperatura é igual ou inferior a 0ºC, por isso foram 0 geadas. Desde o começo do ano climático, foram 71 geadas. Não tenho tempo nem disponibilidade de andar a ver se há gelo no solo, sou só um amador/principiante como a maioria aqui :D

 

Longe vai Abril de 1986 quando a média foi de 6,6ºC, ou então o longinquo Abril de 1932 com 5,2ºC. Ainda mais longe vai o Abril de 1885 que teve média de 1,2ºC nas Penhas Douradas. Mais perto está 1997, ano de grande nevão mas com média de Abril de 14,3ºC cá em Bragança :lol:

 

QUAL FOI O ABRIL MAIS FRIO E MAIS QUENTE, MÉDIA?

 

QTO A GEADA, DEIXANDO A IRONIA DE LADO, AGUI FORAM 7 NA CLIMATERRA E 9 NA REGIÃO.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Eu só conto geada quando a temperatura é igual ou inferior a 0ºC, por isso foram 0 geadas. Desde o começo do ano climático, foram 71 geadas. Não tenho tempo nem disponibilidade de andar a ver se há gelo no solo, sou só um amador/principiante como a maioria aqui :D

 

Longe vai Abril de 1986 quando a média foi de 6,6ºC, ou então o longinquo Abril de 1932 com 5,2ºC. Ainda mais longe vai o Abril de 1885 que teve média de 1,2ºC nas Penhas Douradas. Mais perto está 1997, ano de grande nevão mas com média de Abril de 14,3ºC cá em Bragança :lol:

 

QUAL FOI O ABRIL MAIS FRIO E MAIS QUENTE, MÉDIA?

 

QTO A GEADA, DEIXANDO A IRONIA DE LADO, AGUI FORAM 7 NA CLIMATERRA E 9 NA REGIÃO. COM BASE NISTO, A MÉDIA DE VOC~ES ESTÁ BEM ABAIXO DO REAL. CHEGASTES A VER ALGUMA GEADA NÃO CONVENCIONADA?, FALANDO SÉRIO E SEM BLÁ, BLÁ, NESTE PONTO ENCERRO A QUESTÃO.

Link to comment
Share on other sites

Não estou a ser irónico, observar geada é muito mais complicado que observar neve por exemplo, por isso eu só conto quando a minima é inferior a 0ºC. Talvez um dia compre um sensor para o colocar ao nivel do solo. Quanto ao abril mais frio e mais quente, o mais frio foi o tal de 1932 com 5,5ºC e o mais quente foi em 1945 com 14,3ºC. A média normal 1961-90 é de 10,0ºC.

Link to comment
Share on other sites

Lisboa

 

Novembro:

 

Média dom mês: 13 °C

 

Média das máximas: 16 °C

Menor máxima: 11 °C (dia 26)

Maior máxima: 20 °C (dias 1 e 2)

 

Média das mínimas: 10 °C

Menor mínima: 5 °C (dia 30)

Maior mínima: 15 °C (dias 1 e 2)

 

Dias com chuva: 15

 

Dias com mínimas menores que 10 graus: 10

 

Média da velocidade do vento: 12 km/h

Maior velocidade do vento: 45 km/h (dia 13, com rajadas de 58km/h)

 

http://www.wunderground.com/history/airport/LPPT/2005/11/1/MonthlyHistory.html?req_city=NA&req_state=NA&req_statename=NA

 

Dezembro:

 

Média do mês: 11 °C

 

Média das máximas: 14 °C

Menor máxima: 10 °C (dia 16)

Maior máxima: 17 °C (dia 9)

 

Média das mínnimas: 8 °C

Menor mínima: 5 °C (dias 15, 16, 17 e 18 )

Maior mínima: 13 °C (dia 4)

 

Dias com chuva: 8

 

Dias com mínimas menores que 10 graus: 19

 

Média da velocidade do vento: 12 km/h

Maior velocidade do vento: 39 km/h (dia 2, com rajadas de 66 km/h)

 

http://www.wunderground.com/history/airport/LPPT/2005/12/1/MonthlyHistory.html

 

Janeiro:

 

Média do mês: 9 °C

 

Média das máximas: 13 °C

Menor máxima: 6 °C (dia 29)

Maior máxima: 15 °C (dias 1, 2, 3 , 5, 13, 19, 20e 21)

 

Média das mínimas: 6 °C

Menor mínima: 0 °C ( dia 29)

Maior mínima: 10 °C (dias 1 e 2)

 

Dias com chuva: 10 (neve no dia 29)

 

Dias com mínimas menores que 10 graus: 29

 

Média da velocidade do vento: 10 km/h

Maior velocidade do vento: 45 km/h (dia 29, com rajadas de 63 km/h)

 

http://www.wunderground.com/history/airport/LPPT/2006/1/1/MonthlyHistory.html

 

Fevereiro:

 

Média do mês: 10 °C

 

Média das máximas: 14 °C

Menor máxima: 10 °C (dias 23 e 25)

Maior máxima: 20 °C (dia 11)

 

Média das mínimas: 7 °C

Menor mínima: 1 °C (dia 1)

Maior mínima: 11 °C (dia 16)

 

Dias com chuva: 13

 

Dias com mínimas menores que 10 graus: 22

 

Média da velocidade do vento: 10 km/h

Maior velocidade do vento: 42 km/h (dia 26, com rajadas de 66 km/h no dia 18)

 

http://www.wunderground.com/history/airport/LPPT/2006/2/1/MonthlyHistory.html

 

Março:

 

Média do mês: 13 °C

 

Média das máximas: 16 °C

Menor máxima: 12 °C (dia 5)

Maior máxima: 22 °C (dia 14)

 

Média das mínimas: 10 °C

Menor mínima: 5 °C (dia 1)

Maior mínima: 15 °C (dia 24)

 

Dias com chuva: 12

 

Dias com mínimas menores que 10 graus: 6

 

Média da velocidade do vento: 13 km/h

Maior velocidade do vento: 45 km/h (dias 4 e 23, com rajadas de 76 km/h no dia 23)

 

http://www.wunderground.com/history/airport/LPPT/2006/3/1/MonthlyHistory.html

Link to comment
Share on other sites

Não estou a ser irónico, observar geada é muito mais complicado que observar neve por exemplo, por isso eu só conto quando a minima é inferior a 0ºC. Talvez um dia compre um sensor para o colocar ao nivel do solo. Quanto ao abril mais frio e mais quente, o mais frio foi o tal de 1932 com 5,5ºC e o mais quente foi em 1945 com 14,3ºC. A média normal 1961-90 é de 10,0ºC.

 

QUE VARIAÇÃO!!!

 

AQUI;

 

1968: 10,3°C E 1973: 16,7ºC

 

NORMAL: 13,6º 1955/2005

 

MORAS NO ALTO? POUCA ÁREA VERDE EM VOLTA?

Link to comment
Share on other sites

Pois, o mês de Abril já é um mês de transição do inverno para o verão, por isso umas vezes está mais para inverno e outras vezes para verão.

 

Eu vivo num vale, numa das zonas mais altas da cidade a 740m. Durante os meses de inverno o meu bairro tem baixa insolação e isso vê-se principalmente nas máximas. As temperaturas mais baixas atingem-se claro nas zonas mais baixas, como por exemplo junto ao rio. Com minima de -6ºC aqui já sei que o rio está no minimo parcialmente congelado, como pude comprovar 2x no passado inverno. Com céu nublado aqui é mais frio que por exemplo na estação ou em casa do Daniel 8)

 

A média de 13,6ºC é simples ou ponderada? É de Abril mesmo? É que o mês equivalente a Abril daqui é Outubro :wink:

 

Hoje minima de 6,9ºC e máxima até ao momento de 22,9ºC.

Link to comment
Share on other sites

Pois, o mês de Abril já é um mês de transição do inverno para o verão, por isso umas vezes está mais para inverno e outras vezes para verão.

 

Eu vivo num vale, numa das zonas mais altas da cidade a 740m. Durante os meses de inverno o meu bairro tem baixa insolação e isso vê-se principalmente nas máximas. As temperaturas mais baixas atingem-se claro nas zonas mais baixas, como por exemplo junto ao rio. Com minima de -6ºC aqui já sei que o rio está no minimo parcialmente congelado, como pude comprovar 2x no passado inverno. Com céu nublado aqui é mais frio que por exemplo na estação ou em casa do Daniel 8)

 

A média de 13,6ºC é simples ou ponderada? É de Abril mesmo? É que o mês equivalente a Abril daqui é Outubro :wink:

 

Hoje minima de 6,9ºC e máxima até ao momento de 22,9ºC.

 

MÉDIA COMPENSADA, ABRIL.

Link to comment
Share on other sites

Dia ventoso e desagradável o de hoje.

 

Bragança

Estação oficial: 15,5ºC / 4,6ºC

Minha Casa: 14,9ºC / 6,0ºC

 

Vila Real: 15,2ºC / 5,9ºC

Viseu: 13,1ºC / 5,9ºC

Penhas Douradas: 8,7ºC / 2,8ºC

 

Lamas de Mouro teve minima negativa mas não sei de quanto.

 

A sensação térmica chegou a quanto :?:

 

Não faço ideia mas quando tiver a minha estação 100% operacional com o anemometro num local mais própio já te vou poder dizer 8)

Link to comment
Share on other sites

Às 20:00 horas, na estação meteorológica, com uma temperatura de 9,9ºC e o vento a 13 km/h, a sensação térmica era de 7ºC.

 

Os cálculos foram feitos neste site http://www.weather.gov/om/windchill/

 

Durante o dia deve ter havido momentos mais frescos e esta noite também será bastante fresca. A mínima prevista para amanhã é de 2ºC.

 

Aqui em casa hoje:

5,1ºC / 15,5ºC

Link to comment
Share on other sites

Manhã com a mínima mais alta do ano até ao momento.

Em casa: 14,1ºC

Estação meteorológica 13,4ºC

 

A máxima também foi uma das mais altas até ao momento.

Em casa: 27,4ºC

Estação meteorológica 26,8ºC

 

Mas em Espanha o dia foi bem mais quente com várias cidades a atingirem novos recordes para mês de Maio.

 

Por exemplo Córdoba registou hoje uma máxima de 40,1ºC, um novo máximo para o mês de Maio.

Link to comment
Share on other sites

Aqui o mês de Maio está mais ou menos o oposto daí, com 2,1ºC de anomalia positiva :roll:

 

No entanto os modelos indicam algum frio na próxima semana, com a linha de 0ºC a 850hPa a cobrir o norte de Portugal. As montanhas vão ficar pintadas de branco outravez :P

 

O forum anda com um azar terrivel, logo após ficar online o datacenter está a sofrer uns ataques ddos, mas vai ser tudo resolvido assim que for instalada uma firewall fisica.

 

PS: afinal a minima de hoje foi batida, ás 22:45 tenho gélidos 12,5ºC.

Link to comment
Share on other sites

Aqui o mês de Maio está mais ou menos o oposto daí, com 2,1ºC de anomalia positiva :roll:

 

No entanto os modelos indicam algum frio na próxima semana, com a linha de 0ºC a 850hPa a cobrir o norte de Portugal. As montanhas vão ficar pintadas de branco outravez :P

 

O forum anda com um azar terrivel, logo após ficar online o datacenter está a sofrer uns ataques ddos, mas vai ser tudo resolvido assim que for instalada uma firewall fisica.

 

PS: afinal a minima de hoje foi batida, ás 22:45 tenho gélidos 12,5ºC.

 

E EU TÓRRIDOS 6,5ºC :D

Link to comment
Share on other sites

A manhã ainda foi fresca.

Em casa: 6,7ºC

Estação meteorológica: 6,0ºC

 

Máximas de ontem:

Em casa: 18,6ºC

Estação meteorológica: 19,5ºC

 

Também registrei 6 graus no meu termômetro aqui em casa hoje de manhã. Mas a maioria das pessoas não achou a manhã nada fresca :lol:

 

Como saí de manhã apenas com manga curta achei um pouco fresco. Mas nada como na manhã de ontem que, segundo me contaram, até havia geada :)

Link to comment
Share on other sites

Hoje decidi experimentar colocar o meu termometro digital de max/min na relva (do jardim), tive uma minima de 2,6ºC e máxima de quase 43ºC :)

 

A minima no abrigo foi de 6,4ºC.

 

As máximas ao sol podem ser bastante elevadas mesmo em dias frescos. Uma vez em Abril de 2002 ou 2003, na Sanábria, num dia em que o sol alternava com aguaceiros de neve, deixei um termómetro no interior do carro mas exposto ao sol. Quando voltei o termómetro registava uns 40ºC e no exterior a temperatura não devia ser superior a 2 ou 3ºC.

Link to comment
Share on other sites

A manhã ainda foi fresca.

Em casa: 6,7ºC

Estação meteorológica: 6,0ºC

 

Máximas de ontem:

Em casa: 18,6ºC

Estação meteorológica: 19,5ºC

 

Também registrei 6 graus no meu termômetro aqui em casa hoje de manhã. Mas a maioria das pessoas não achou a manhã nada fresca :lol:

 

Como saí de manhã apenas com manga curta achei um pouco fresco. Mas nada como na manhã de ontem que, segundo me contaram, até havia geada :)

 

Isso tá me cheirando a história de pescador :lol: Segundo pesquisas, com 8 graus nossos dedos já perdem um pouco da mobilidade. Risco que os porto-alegrenses não correm, pois hoje tinha gente com cachecóis, luvas, sobretudos, gorros.... :lol:

Link to comment
Share on other sites

Eu ontem que fez 1ºC também saí de manga curta porque já sabia que á tarde ia fazer calor. Também foi só sair de casa para o carro e do carro para o meu local de trabalho. Mas não é raro ver pessoas de manga curta a andar pelas ruas com menos de 10ºC (fim primavera, verão, inicio outono). Por curiosidade, está esta foto na empresa onde trabalho:

 

imagem727oq.th.jpg imagem743rp.th.jpg

 

Máxima hoje em minha casa de 21,8ºC.

Link to comment
Share on other sites

Eu ontem que fez 1ºC também saí de manga curta porque já sabia que á tarde ia fazer calor. Também foi só sair de casa para o carro e do carro para o meu local de trabalho. Mas não é raro ver pessoas de manga curta a andar pelas ruas com menos de 10ºC (fim primavera, verão, inicio outono). Por curiosidade, está esta foto na empresa onde trabalho:

 

imagem727oq.th.jpg imagem743rp.th.jpg

 

Máxima hoje em minha casa de 21,8ºC.

 

Um dia bem fresquinho e de manga curta :D

 

Hoje a máxima, aqui em casa, foi de 21,5ºC.

Link to comment
Share on other sites

Novamente o dia mais quente do ano.

Em casa: 18,0ºC / 32,4ºC

Estação meteorológica: 18,7ºC / 32,8ºC

 

VEM FRIO FORTE DE 45 GRAUS PARA CIMA, ESPECIALMENTE NA INGLATERRA, FRANÇA, LESTE DA ESPANHA, ALEMANHA, PAÍSES BAIXOS. DESTA SEGUNDA ATÉ QUINTA-FEIRA. UMA REBARBA PEGARÁ O EXTREMO-NORTE DE PORTUGAL.

Link to comment
Share on other sites

Novamente o dia mais quente do ano.

Em casa: 18,0ºC / 32,4ºC

Estação meteorológica: 18,7ºC / 32,8ºC

 

VEM FRIO FORTE DE 45 GRAUS PARA CIMA, ESPECIALMENTE NA INGLATERRA, FRANÇA, LESTE DA ESPANHA, ALEMANHA, PAÍSES BAIXOS. DESTA SEGUNDA ATÉ QUINTA-FEIRA. UMA REBARBA PEGARÁ O EXTREMO-NORTE DE PORTUGAL.

 

Sim, se as previsões se concretizarem a temperatura pode baixar uns 8-10ºC.

Esta manhã já foi mais fresca.

Em casa: 15,2ºC

Estação meteorológica: 14,3ºC

Neste momento, 30,6ºC e céu com poucas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Novamente o dia mais quente do ano.

Em casa: 18,0ºC / 32,4ºC

Estação meteorológica: 18,7ºC / 32,8ºC

 

VEM FRIO FORTE DE 45 GRAUS PARA CIMA, ESPECIALMENTE NA INGLATERRA, FRANÇA, LESTE DA ESPANHA, ALEMANHA, PAÍSES BAIXOS. DESTA SEGUNDA ATÉ QUINTA-FEIRA. UMA REBARBA PEGARÁ O EXTREMO-NORTE DE PORTUGAL.

 

Sim, se as previsões se concretizarem a temperatura pode baixar uns 8-10ºC.

Esta manhã já foi mais fresca.

Em casa: 15,2ºC

Estação meteorológica: 14,3ºC

Neste momento, 30,6ºC e céu com poucas nuvens.

 

Eu queria era chuva, a vegetação já começa a ficar amarelada... :cry:

 

A minima em minha casa foi de 17,6ºC. Maldito abrigo :evil:

Link to comment
Share on other sites

Novamente o dia mais quente do ano.

Em casa: 18,0ºC / 32,4ºC

Estação meteorológica: 18,7ºC / 32,8ºC

 

VEM FRIO FORTE DE 45 GRAUS PARA CIMA, ESPECIALMENTE NA INGLATERRA, FRANÇA, LESTE DA ESPANHA, ALEMANHA, PAÍSES BAIXOS. DESTA SEGUNDA ATÉ QUINTA-FEIRA. UMA REBARBA PEGARÁ O EXTREMO-NORTE DE PORTUGAL.

 

Sim, se as previsões se concretizarem a temperatura pode baixar uns 8-10ºC.

Esta manhã já foi mais fresca.

Em casa: 15,2ºC

Estação meteorológica: 14,3ºC

Neste momento, 30,6ºC e céu com poucas nuvens.

 

Eu queria era chuva, a vegetação já começa a ficar amarelada... :cry:

 

A minima em minha casa foi de 17,6ºC. Maldito abrigo :evil:

 

É SÓ VIR PARA CÁ.

Link to comment
Share on other sites

Eu ontem que fez 1ºC também saí de manga curta porque já sabia que á tarde ia fazer calor. Também foi só sair de casa para o carro e do carro para o meu local de trabalho. Mas não é raro ver pessoas de manga curta a andar pelas ruas com menos de 10ºC (fim primavera, verão, inicio outono). Por curiosidade, está esta foto na empresa onde trabalho:

 

imagem727oq.th.jpg imagem743rp.th.jpg

 

Máxima hoje em minha casa de 21,8ºC.

 

 

O que vcs estão a falar não parece ser o normal dos portugueses!!

Em dez/jan de 2004 para 2005 ví gente hiper agasalhada em Lisboa com 15oC de tarde!! Cachecol sobretudo e tudo mais!! A exceção eram turistas nórdicos, que realmente frequenatvam locias turísticos ao sol de camiseta!!

 

Vocês e o Vicnete deveriam se abraçar e sair de mãos dadas!!

Link to comment
Share on other sites

Eu não generalizei para todos os portugueses e acredito que tu não estejas a generalizar para todos os lisboetas pois eu já lá estive muitas vezes em janeiro com menos de 15ºC e não vi todas as pessoas hiper-agasalhadas com excepção dos convenientes nórdicos... De qualquer maneira, de certeza que quando essas pessoas sairam de casa fazia bem menos que 15ºC.

 

Aqui em Bragança devido á secura do ar no verão, é normal alguem sair de casa depois do jantar com uns 20ºC a 25ºC e depois mais durante a noite a temperatura cair bastante e apanhar as pessoas com pouca roupa, não porque elas tenham escolhido andar assim.

Link to comment
Share on other sites

Eu não generalizei para todos os portugueses e acredito que tu não estejas a generalizar para todos os lisboetas pois eu já lá estive muitas vezes em janeiro com menos de 15ºC e não vi todas as pessoas hiper-agasalhadas com excepção dos convenientes nórdicos... De qualquer maneira, de certeza que quando essas pessoas sairam de casa fazia bem menos que 15ºC.

 

Aqui em Bragança devido á secura do ar no verão, é normal alguem sair de casa depois do jantar com uns 20ºC a 25ºC e depois mais durante a noite a temperatura cair bastante e apanhar as pessoas com pouca roupa, não porque elas tenham escolhido andar assim.

 

ACONTECEU COMINGO EM 1999, FOMOS JOGAR CANASTRA E AO ACABAR O JOGO, +-19/20 HORAS, TINHA ENTRADO A VIRAÇÃO E CAIU DE 22/23 PARA 13ºC E EU DE BERMUDA! AQUI, NO VERÃO É SEMPRE CONVENIENTE TER UM CASACO NO CARRO QDO FOR VOLTAR A NOITE PARA CASA.

Link to comment
Share on other sites

Eu não generalizei para todos os portugueses e acredito que tu não estejas a generalizar para todos os lisboetas pois eu já lá estive muitas vezes em janeiro com menos de 15ºC e não vi todas as pessoas hiper-agasalhadas com excepção dos convenientes nórdicos... De qualquer maneira, de certeza que quando essas pessoas sairam de casa fazia bem menos que 15ºC.

 

Aqui em Bragança devido á secura do ar no verão, é normal alguem sair de casa depois do jantar com uns 20ºC a 25ºC e depois mais durante a noite a temperatura cair bastante e apanhar as pessoas com pouca roupa, não porque elas tenham escolhido andar assim.

 

ACONTECEU COMINGO EM 1999, FOMOS JOGAR CANASTRA E AO ACABAR O JOGO, +-19/20 HORAS, TINHA ENTRADO A VIRAÇÃO E CAIU DE 22/23 PARA 13ºC E EU DE BERMUDA! AQUI, NO VERÃO É SEMPRE CONVENIENTE TER UM CASACO NO CARRO QDO FOR VOLTAR A NOITE PARA CASA.

 

Reacendendo uma antiga polêmica aqui no BAZ, o jogador Daniel Carvalho, do CSKA Moscou, declarou a Zero Hora que no inverno costumava usar camiseta, blusa, casacão, touca e luvas, como a calça era de lã, ele dispensava ceroulas. Isso no final do inverno moscovita (ele falou com a ZH quando o Brasil jogou o amistoso com a Rússia) pois no auge do frio ele estava de férias aqui. Já vi gente em Porto Alegre com mais roupa :lol: Hoje por exemplo tinha gente de casaco na rua com 18 graus :shock:

Link to comment
Share on other sites

Eu vivi muitos anos na região de Lisboa e nos últimos tempos era habitual usar casaco só uns 2 ou 3 meses (de Dezembro a Fevereiro). Naqueles dias mais agradáveis de Fevereiro (máximas próximo dos 20ºC) já dava para andar de manga curta e não era o único que fazia isso. Mas em contra partida, alguns indivíduos andavam de manga curta o ano inteiro, mesmo com 5ºC. Até havia um indivíduo meio louco que andava sempre de manga curta e calções.

Também vivi em regiões mais quentes e vi pessoas de casco, cachecol e luvas em dias com máximas de 17-18ºC e mínimas de uns 10ºC.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.