Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Portugal


Filipe Gomes
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Algumas fotos deste Outono que parece estar ainda no ínicio.

 

A CASTANHA TEM AQUI EM CASA E A SEGUNDA EM DESTAQUE, PARECIDA COM A DAQUI TAMBÉM.

 

Não sabia que também tinham castanheiros aí em São Joaquim. A região de Bragança é uma das principais produtoras de castanha aqui em Portugal.

Mas as castanhas daí são variedades europeias ou americanas?

Link to comment
Share on other sites

Algumas fotos deste Outono que parece estar ainda no ínicio.

 

A CASTANHA TEM AQUI EM CASA E A SEGUNDA EM DESTAQUE, PARECIDA COM A DAQUI TAMBÉM.

 

Não sabia que também tinham castanheiros aí em São Joaquim. A região de Bragança é uma das principais produtoras de castanha aqui em Portugal.

Mas as castanhas daí são variedades europeias ou americanas?

 

O NOME COMERCIAL É CASTANHA PORTUGUESA. PELA FOTO, É IGUAL A DAÍ.

 

JÁ VÍ UM PÉ DESTES EM BRASÍLIA.

Link to comment
Share on other sites

Algumas fotos deste Outono que parece estar ainda no ínicio.

 

A CASTANHA TEM AQUI EM CASA E A SEGUNDA EM DESTAQUE, PARECIDA COM A DAQUI TAMBÉM.

 

Não sabia que também tinham castanheiros aí em São Joaquim. A região de Bragança é uma das principais produtoras de castanha aqui em Portugal.

Mas as castanhas daí são variedades europeias ou americanas?

 

O NOME COMERCIAL É CASTANHA PORTUGUESA. PELA FOTO, É IGUAL A DAÍ.

 

JÁ VÍ UM PÉ DESTES EM BRASÍLIA.

 

 

Aqui em Curitiba esta castanheira é muito comum. As castanhas são deliciosas!!. Ah, o nome científico é Castanea sativa!!

Link to comment
Share on other sites

Algumas fotos deste Outono que parece estar ainda no ínicio.

 

A CASTANHA TEM AQUI EM CASA E A SEGUNDA EM DESTAQUE, PARECIDA COM A DAQUI TAMBÉM.

 

Não sabia que também tinham castanheiros aí em São Joaquim. A região de Bragança é uma das principais produtoras de castanha aqui em Portugal.

Mas as castanhas daí são variedades europeias ou americanas?

 

O NOME COMERCIAL É CASTANHA PORTUGUESA. PELA FOTO, É IGUAL A DAÍ.

 

JÁ VÍ UM PÉ DESTES EM BRASÍLIA.

 

 

Aqui em Curitiba esta castanheira é muito comum. As castanhas são deliciosas!!. Ah, o nome científico é Castanea sativa!!

 

Gosto muito de castanhas assadas :D

 

O castanheiro é uma espécie que se encontra bem presente na Europa ocidental e meridional. Encontra-se também nos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias.

 

castanheiroszo8.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Pois aqui temos tido dias bem chuvosos e por isso uns valores de temperatura mínima bem elevados para a época.

 

Aqui em casa

 

Dia 16: 13,0ºC / 18,4ºC

Dia 17: 10,8ºC / 17,2ºC

Dia 18: 10,9ºC

 

Estação Meteorológica

 

Dia 16: 12,7ºC / 17,9ºC

Dia 17: 10,7ºC / 17,1ºC

Dia 18: 10,7ºC

 

Os próximos dias devem apresentar condições meteorológicas semelhantes, pelo que os valores de temperatura vão continuar elevados, particularmente os valores mínimos.

Link to comment
Share on other sites

VOLTOU A FICAR QUENTE POR AÍ... AQUI VOLTOU O FRIO...8,4ºC AGORA.

 

Por aqui, quando há fluxo de SW, como agora, ficamos sob a influência de massas de ar tropical húmido de que resultam precipitações abundantes mas também valores de temperatura relativamente elevados.

 

Esta manhã foi a mais quente dos últimos 5 dias.

 

Aqui em casa

 

Dia 16: 13,0ºC / 18,4ºC

Dia 17: 10,8ºC / 17,2ºC

Dia 18: 10,9ºC / 14,2ºC

Dia 19: 10,7ºC / 14,4ºC

Dia 20: 12,0ºC / 17,3ºC

Dia 21: 12,2ºC

Link to comment
Share on other sites

Bettega, se estás a ler isto, sabes que árvore é esta:

img4040yy1.th.jpg

 

Folhas:

img4041tr4.th.jpg

 

Quanto ao tempo por cá, depois de uma manhã chuvosa, a tarde apresentou-se com algumas nuvens e também bastante vento mas com uma temperatura agradável. Tive máxima de 15,6ºC e a mínima estou a tê-la neste momento (19:00) com 11,8ºC. Levo 146,7 mm no que vai de mês e quarta prevê-se muita chuva :D

Link to comment
Share on other sites

Dia bem fresquinho por aqui. Tem chovido toda a manhã embora com intensidade fraca. Hoje tive uma mínima de 7,2ºC e agora 10,7ºC. A base das nuvens também está baixa, deve andar pelos 800 m (a cidade fca quase toda entre os 650-700m).

Este ambiente quase invernal deve desaparecer brevemente, pois as previsões indicam a entrada de ar mais quente já para esta tarde.

Link to comment
Share on other sites

Bettega, se estás a ler isto, sabes que árvore é esta:

img4040yy1.th.jpg

 

Folhas:

img4041tr4.th.jpg

 

 

Parece ser uma espécie de carvalho americano, quercus rubra.

 

Daniel, o Quercus robur (não rubra) é de origem britânica!

 

Filipe, sem dúvida é um Carvalho, só não sei ao certo qual espécie ainda -

vou pesquisar!!

 

O Quercus robur é bem comum aqui no norte do país, particularmente nas regiões do litoral. Nas montanhas aqui do interior a espécie dominante é o Quercus pyrenaica.

 

A árvore das fotos do Filipe é muito comum aqui nos jardins e avenidas e é conhecida por carvalho americano.

 

Não tenho grande conhecimentos de botânica, por isso fiz uma pesquisa e encontrei por exemplo isto:

 

http://www.na.fs.fed.us/spfo/pubs/silvics_manual/Volume_2/quercus/rubra.htm

 

Mas até pode não ser esta espécie.

Link to comment
Share on other sites

Dia bem fresquinho por aqui. Tem chovido toda a manhã embora com intensidade fraca. Hoje tive uma mínima de 7,2ºC e agora 10,7ºC. A base das nuvens também está baixa, deve andar pelos 800 m (a cidade fca quase toda entre os 650-700m).

Este ambiente quase invernal deve desaparecer brevemente, pois as previsões indicam a entrada de ar mais quente já para esta tarde.

 

VOLTA A ESQUENTAR BEM DE SEXTA-FEIRA EM DIANTE. BEM QUENTE NO FIM DE SEMANA.

Link to comment
Share on other sites

Bettega, se estás a ler isto, sabes que árvore é esta:

img4040yy1.th.jpg

 

Folhas:

img4041tr4.th.jpg

 

 

Parece ser uma espécie de carvalho americano, quercus rubra.

 

Daniel, o Quercus robur (não rubra) é de origem britânica!

 

Filipe, sem dúvida é um Carvalho, só não sei ao certo qual espécie ainda -

vou pesquisar!!

 

O Quercus robur é bem comum aqui no norte do país, particularmente nas regiões do litoral. Nas montanhas aqui do interior a espécie dominante é o Quercus pyrenaica.

 

A árvore das fotos do Filipe é muito comum aqui nos jardins e avenidas e é conhecida por carvalho americano.

 

Não tenho grande conhecimentos de botânica, por isso fiz uma pesquisa e encontrei por exemplo isto:

 

http://www.na.fs.fed.us/spfo/pubs/silvics_manual/Volume_2/quercus/rubra.htm

 

Mas até pode não ser esta espécie.

 

Mas Bettega, o Quercus rubra existe mesmo e de facto é de origem americana, lá chamam-lhe "Northern Red Oak". Mas outra pessoa disse-me que era um Quercus coccinea, conhecido aqui como carvalho escarlate, nativo do leste dos EUA. Estou mais inclinado para este último pelas fotos de exemplares que vi.

 

Quanto ao dia de hoje, foi simplesmente memorável! Chuvas intensas de norte a sul, principalmente na região centro em que hove mesmo um morto devido a inundações. Em minha casa cairam até agora 59,1 mm desde as 00h. Em muitas outras localidades superaram-se os 100 mm e nas serras imagino que pode ter ultrapassado os 200 mm em poucas horas. Uma aldeia a 6Km de Bragança, Gimonde, ficou inundada:

 

inundagimondeft4.jpg

 

PS: memorável meteorológicamente falando claro, porque para muitas pessoas foi um dia para esquecer!

Link to comment
Share on other sites

Bettega, se estás a ler isto, sabes que árvore é esta:

img4040yy1.th.jpg

 

Folhas:

img4041tr4.th.jpg

 

 

Parece ser uma espécie de carvalho americano, quercus rubra.

 

Daniel, o Quercus robur (não rubra) é de origem britânica!

 

Filipe, sem dúvida é um Carvalho, só não sei ao certo qual espécie ainda -

vou pesquisar!!

 

O Quercus robur é bem comum aqui no norte do país, particularmente nas regiões do litoral. Nas montanhas aqui do interior a espécie dominante é o Quercus pyrenaica.

 

A árvore das fotos do Filipe é muito comum aqui nos jardins e avenidas e é conhecida por carvalho americano.

 

Não tenho grande conhecimentos de botânica, por isso fiz uma pesquisa e encontrei por exemplo isto:

 

http://www.na.fs.fed.us/spfo/pubs/silvics_manual/Volume_2/quercus/rubra.htm

 

Mas até pode não ser esta espécie.

 

Mas Bettega, o Quercus rubra existe mesmo e de facto é de origem americana, lá chamam-lhe "Northern Red Oak". Mas outra pessoa disse-me que era um Quercus coccinea, conhecido aqui como carvalho escarlate, nativo do leste dos EUA. Estou mais inclinado para este último pelas fotos de exemplares que vi.

 

Quanto ao dia de hoje, foi simplesmente memorável! Chuvas intensas de norte a sul, principalmente na região centro em que hove mesmo um morto devido a inundações. Em minha casa cairam até agora 59,1 mm desde as 00h. Em muitas outras localidades superaram-se os 100 mm e nas serras imagino que pode ter ultrapassado os 200 mm em poucas horas. Uma aldeia a 6Km de Bragança, Gimonde, ficou inundada:

 

inundagimondeft4.jpg

 

PS: memorável meteorológicamente falando claro, porque para muitas pessoas foi um dia para esquecer!

 

 

bah este guri está ficando bom!!

A espécie em questão é exactamente um belíssimo espécime de QUERCUS COCCINEA!!!! Parabéns!!

Link to comment
Share on other sites

Filipe Gomes escreveu:

img4040yy1.th.jpg

 

Folhas:

img4041tr4.th.jpg

 

Mas Bettega, o Quercus rubra existe mesmo e de facto é de origem americana, lá chamam-lhe "Northern Red Oak". Mas outra pessoa disse-me que era um Quercus coccinea, conhecido aqui como carvalho escarlate, nativo do leste dos EUA. Estou mais inclinado para este último pelas fotos de exemplares que vi.

 

 

O mistério está desfeito é um Quercus coccinea :)

Link to comment
Share on other sites

Neste próximo fim-de-semana teremos dias de Verão com máximas superiores a 25ºC em praticamente todo o território.

 

50029mq6.png

85029ub8.png

50030wa4.png

85030su9.png

 

Esta situação poderá manter-se até meados da próxima semana.

 

Este Outubro está a ser um dos mais chuvosos das últimas décadas e, por isso, também está a ser mais quente que o normal.

Link to comment
Share on other sites

Foi um autêntico dia de verão, em Braga (região norte) até se ultrapassaram os 30ºC :roll:

 

Apesar da situação ser rara para a época, em 2001 também aconteceu algo parecido com um final de outubro bastante quente (não tanto como este) em que a máxido do mês aconteceu no dia 31 com 24,9ºC. A seguir veio um novembro frio com 6,8ºC de média e 0,9ºC de média das mínimas e um dezembro ainda mais frio com 2,4ºC de média e -2,4ºC de média das mínimas.

 

A máxima absoluta de novembro em Bragança é de 23,5ºC, se estes dias se tivessem adiantado um pouco, caia o record (são só aqui como em quase toda a peninsula).

 

Hoje foi também o dia em que se voltou ao horário de inverno em toda a Europa. O pôr do sol aqui em Bragança foi ás 17:25:37 no dia de hoje (segundo o programa da minha estação).

Link to comment
Share on other sites

Foi um autêntico dia de verão, em Braga (região norte) até se ultrapassaram os 30ºC :roll:

 

Apesar da situação ser rara para a época, em 2001 também aconteceu algo parecido com um final de outubro bastante quente (não tanto como este) em que a máxido do mês aconteceu no dia 31 com 24,9ºC. A seguir veio um novembro frio com 6,8ºC de média e 0,9ºC de média das mínimas e um dezembro ainda mais frio com 2,4ºC de média e -2,4ºC de média das mínimas.

 

A máxima absoluta de novembro em Bragança é de 23,5ºC, se estes dias se tivessem adiantado um pouco, caia o record (são só aqui como em quase toda a peninsula).

 

Hoje foi também o dia em que se voltou ao horário de inverno em toda a Europa. O pôr do sol aqui em Bragança foi ás 17:25:37 no dia de hoje (segundo o programa da minha estação).

 

O Novembro de 2001 teve alguns valores mínimos bem baixos, por pouco não chegava ao record. Nesse Inverno Novembro acabou por ser o segundo mês mais frio nas mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Outubro 2006 em minha casa:

 

01: 11,9 / 17,9

02: 11,9 / 21,6

03: 9,6 / 16,3

04: 9,6 / 15,8

05: 7,4 / 17,6

06: 10,8 / 19,8

07: 14,2 / 22,3

08: 12,1 / 21,9

09: 12,4 / 22,0

10: 12,6 / 17,1

11: 9,3 / 15,8

12: 5,3 / 15,9

13: 7,8 / 17,8

14: 7,6 / 19,7

15: 8.7 / 18.4

16: 11,9 / 17,3

17: 10,8 / 15,8

18: 10,5 / 13,3

19: 10,4 / 13,8

20: 11,4 / 16,3

21: 11,4 / 14,4

22: 12,3 / 14,9

23: 9,8 / 15,6

24: 7,9 / 15,4

25: 11,9 / 16,1

26: 11,1 / 15,8

27: 9,6 / 19,2

28: 12,8 / 22,4

29: 14,1 / 23,4

30: 13,6 / 21,8

31: 12,9 / 20,4

 

Média das mínimas: 10,8ºC

Média das máximas: 17,9ºC

 

Média simples: 14,4ºC

Média ponderada: 13,9ºC

 

Precipitação: 232,7 mm

Dias de precipitação: 20

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Media aritmetica: (min+maxi)/2

Media ponderada: (min+max+9h00+2 x 21h00)/5

:wink:

 

:lol:

 

Não sabia, mas a média aritmética que tenho também não é a ponderada, é uma calculada pelo programa que tenho ligado à estação que tem em conta todos os registos de todos os minutos. Tem algum nome especial essa média?

Link to comment
Share on other sites

Media aritmetica: (min+maxi)/2

Media ponderada: (min+max+9h00+2 x 21h00)/5

:wink:

 

:lol:

 

Não sabia, mas a média aritmética que tenho também não é a ponderada, é uma calculada pelo programa que tenho ligado à estação que tem em conta todos os registos de todos os minutos. Tem algum nome especial essa média?

 

É A IDEAL, MAIS SÓ EM AUTOMÁTICAS.

Link to comment
Share on other sites

Anomalia das médias das temperaturas em minha casa até ao dia de hoje em relação à média 1961-90 da estação meteorológica:

 

Média das mínimas: +6,8ºC

Média das máximas: +1,3ºC

Média: +4,1ºC

 

E em relação a novembro de 2005 em minha casa:

 

Média das mínimas: +7,7ºC

Média das máximas: +3,4ºC

Média: +5,6ºC

 

wctan1bec77b3jx4.jpg

 

:cry:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.