Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Portugal


Filipe Gomes
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

No meu bairro as máximas têm sido bem mais baixas que na estação (e as mínimas mais altas também) pois está situado numa encosta com uma grande pendente virado para norte e o sol, baixo nesta altura do ano, só o atinge durante algumas horas.

 

IMG_1383.jpg

 

Hoje as mínimas estiveram à volta dos 0ºC em todo o país, com Alcobaça no litoral centro e a uma altitude média de uns 40m a registar -4,4ºC ás 08h. Em minha casa: -3,2ºC / 5,3ºC.

 

O meu anemometro deixou uma vez mais de dar sinal... :evil: Além de que em tempo frio e húmido congela facilmente.

Link to comment
Share on other sites

No meu bairro as máximas têm sido bem mais baixas que na estação (e as mínimas mais altas também) pois está situado numa encosta com uma grande pendente virado para norte e o sol, baixo nesta altura do ano, só o atinge durante algumas horas.

 

IMG_1383.jpg

 

Hoje as mínimas estiveram à volta dos 0ºC em todo o país, com Alcobaça no litoral centro e a uma altitude média de uns 40m a registar -4,4ºC ás 08h. Em minha casa: -3,2ºC / 5,3ºC.

 

O meu anemometro deixou uma vez mais de dar sinal... :evil: Além de que em tempo frio e húmido congela facilmente.

 

SE NÃO ME ENGANO TEM LIMITE PARA FUNCIONAR, MAIS DEVE SER MAIS O CONGELAMENTO DA UMIDADE, DEVE TRAVAR. AQUI NÃO TIVE PROBLEMA, FUNCIONOU BEM NOS DIAS EM QUE CHEGOU A -6,8 E -6,6.

Link to comment
Share on other sites

 

SE NÃO ME ENGANO TEM LIMITE PARA FUNCIONAR, MAIS DEVE SER MAIS O CONGELAMENTO DA UMIDADE, DEVE TRAVAR. AQUI NÃO TIVE PROBLEMA, FUNCIONOU BEM NOS DIAS EM QUE CHEGOU A -6,8 E -6,6.

 

Aqui congelou durante os dias de sincelo, a parte que mede a velocidade do vento não rodava... Hoje roda mas segue sem dar sinal à consola :evil:

 

Manhã de natal bastante frio em Portugal, todas as regiões desceram abaixodezero (sim, incluindo o Algarve ao nivel do mar) e várias localidades desceram de -4ºC, como por exemplo Bragança que ás 07h tinha -4,8ºC na estação. Em minha casa a mínima foi de -3,8ºC, a humidade esteve sempre baixissima e chegou só a um máximo de 70%. Tive um pto de orvalho mínimo de -9,7ºC. Nas baixadas deve ter feito uma bela mínima.

Link to comment
Share on other sites

Eu fui á tarde a dar uma volta pela cidade e tudo o que estivesse à sombra tinha geada...

 

IMG_1482.jpg

 

IMG_1488.jpg

 

Uma poça de água que havia numas obras, deve estar congelada á dias

IMG_1503.jpg

 

Apesar disso, hoje tive a máxima mais alta dos últimos dias com 7,2ºC. Ás 14h estavam 27% de hr na estação e 32% em minha casa, são humidades mais própias do verão.

Link to comment
Share on other sites

O Instituto de Meteorologia publicou hoje um relatório preliminar sobre o ano de 2006:

 

"Em Portugal Continental a anomalia da temperatura média do ar em 2006 (com base em 38 estações meteorológicas, consideradas representativas do território) será superior a +1 °C em relação ao valor médio de 1961-1990. Estima-se que o ano de 2006 será um dos 5 mais quentes desde 1931.

 

tmedanualix8.png

 

Em Portugal Continental o ano mais quente foi o de 1997; e dos 10 anos mais quentes, 7 ocorreram depois de 1990 (1997, 1995, 2006, 1996, 1990, 1998 e 2003)."

 

Hoje em minha casa -1,2ºC / 6,3ºC, na estação -3,2ºC / 4,5ºC. Terá havido chuva congelada durante a manhã.

Link to comment
Share on other sites

O Instituto de Meteorologia publicou hoje um relatório preliminar sobre o ano de 2006:

 

"Em Portugal Continental a anomalia da temperatura média do ar em 2006 (com base em 38 estações meteorológicas, consideradas representativas do território) será superior a +1 °C em relação ao valor médio de 1961-1990. Estima-se que o ano de 2006 será um dos 5 mais quentes desde 1931.

 

tmedanualix8.png

 

Em Portugal Continental o ano mais quente foi o de 1997; e dos 10 anos mais quentes, 7 ocorreram depois de 1990 (1997, 1995, 2006, 1996, 1990, 1998 e 2003)."

 

Hoje em minha casa -1,2ºC / 6,3ºC, na estação -3,2ºC / 4,5ºC. Terá havido chuva congelada durante a manhã.

 

AQUI, ATÉ O MOMENTO, É O SEGUNDO DEZEMBRO MAIS QUENTE DESDE 1955, ANO DA ABERTURA DA ESTAÇÃO. INTERESSANTE QUE ANO PASSADO FOI O SEGUNDO MAIS FRIO!!

Link to comment
Share on other sites

Dezembro de 2006 em minha casa:

 

01: 5,0 / 10,3

02: 5,4 / 10,0

03: 5,3 / 12,3

04: 11,1 / 14,3

05: 4,3 / 11,5

06: 2,9 / 8,3

07: 6,7 / 13,4

08: 2,7 / 12,9

09: 1,5 / 6,2

10: -1,3 / 7,4

11: -1,4 / 6,8

12: 1,9 / 8,7

13: 0,7 / 8,5

14: -2,6 / 1,3

15: -2,7 / 0,7

16: -3,6 / 0,5

17: -0,7 / 6,3

18: 0,5 / 6,6

19: -1,4 / 7,1

20: -3,5 / 4,7

21: -2,4 / 3,9

22: -3,2 / 5,3

23: -1,1 / 5,7

24: -1,6 / 7,6

25: -3,8 / 7,2

26: -2,1 / 7,5

27: -1,2 / 8,0

28: 0,6 / 7,1

29: -1,2 / 6,3

30: 5,2 / 10,2

31: 9,3 / 12,2

 

Média das mínimas: 0,9ºC

Média das máximas: 7,7ºC

 

Média simples: 4,3ºC

Média minutária: 4,0ºC

 

Precipitação: 60,0 mm

Dias de precipitação: 13

Link to comment
Share on other sites

Interessante como a media minutaria está bem proxima da media simples! Em Curitiba, a diferença é bem maior.

 

Média minutária é diferente de média compensada :wink:

 

Dei-me ao (grande) esforço de calcular a média compensada para este mês segundo a fórmula (Tmin + Tmax + T9h + (2 x T21h)) / 5 e o resultado foi:

 

3,5774193548387096774193548387097ºC

 

Quanto maior a amplitude térmica de um dia, maior é a diferença da média compensada em relação à média simples. Se tivesse dados de Fev1956 aqui em minha casa, teria descido e bem de 0ºC de média :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Bom, eu nao tinha recursos (ainda nao tenho) pra calcular a media minutaria, mas quando calculei a media horaria, por alguns meses, ela ficava numa razao de 40% entre media das minimas e a medi das maximas. Por exemplo, se num determinado mes, eu tivesse media das minimas de 10, e media das maximas de 20, tanto a horaria quanto a minutaria ficavam por volta de 14.

Na nossa regiao, maior amplitude termica nao quer dizer necessariamente que a media compensada fique mais distante da media simples, ja que o tempo disponivel pra aquecimento é longo mesmo no inverno. Alem disto, ar seco costuma perder calor de maneira mais linear, ao contrario do ar umido em situaçoes de vento do mar, quando a temperatura (pelo menos no caso curitibano) sofre grande queda até as 21h00, e cai muito lentamente a partir de entao.

Link to comment
Share on other sites

Aqui com ar seco é quando a queda de temperatura é maior, principalmente a partir das 16h, depois abranda um pouco. Em dias húmidos as amplitudes térmicas são bem menores.

 

Resumo do ano 2006 em minha casa:

 

Mês: média simples (média das mínimas / média das máximas)

Janeiro: 2,4 (-1,6 / 6,3)

Fevereiro: 3,8 (-1,3 / 8,9)

Março: 9,0 (4,9 / 13,1)

Abril: 12,3 (6,8 / 17,7)

Maio: 16,3 (10,1 / 22,5)

Junho: 20,3 (14,3 / 26,2)

Julho: 23,2 (17,1 / 29,2)

Agosto: 20,5 (14,1 / 26,8 )

Setembro: 18,9 (13,7 / 24,1)

Outubro: 14,4 (10,8 / 17,9)

Novembro: 10,2 (7,5 / 12,8 )

Dezembro: 4,3 (0,9 / 7,7)

 

Média das mínimas: 8,1ºC

Média das máximas: 17,8ºC

Média anual simples: 13,0ºC

 

 

Tmin <= 5ºC: 115 dias

Tmin <= 0ºC: 63 dias

Tmin >= 15ºC: 57 dias

Tmin >= 20ºC: 5 dias

 

Tmax <= 10ºC: 78 dias

Tmax <= 5ºC: 15 dias

Tmax >= 25ºC: 92 dias

Tmax >= 30ºC: 24 dias

 

Número de dias de chuva: 113 dias

Número de dias de neve: 9 dias

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Há bastantes dias que não actualizava este tópico, isto diz bem do que tem sido este janeiro por cá. A "maldição maldita", como é chamada por cá, tem-nos acompanhado durante a maior parte do mês e por isso as mínimas têm sido muito altas, na quinta foi de 8,6ºC em minha casa.

 

A próxima semana será muito fria na peninsula ibérica (e em toda a Europa) e aqui espero ver os primeiros e ansiados flocos da temporada, mas dificilmente haverá grandes acumulações. A ver vamos... [-o<

Link to comment
Share on other sites

Há bastantes dias que não actualizava este tópico, isto diz bem do que tem sido este janeiro por cá. A "maldição maldita", como é chamada por cá, tem-nos acompanhado durante a maior parte do mês e por isso as mínimas têm sido muito altas, na quinta foi de 8,6ºC em minha casa.

 

A próxima semana será muito fria na peninsula ibérica (e em toda a Europa) e aqui espero ver os primeiros e ansiados flocos da temporada, mas dificilmente haverá grandes acumulações. A ver vamos... [-o<

 

VAI SER UMA BELA ONDA DE FRIO EM TODA A EUROPA E PORTUGAL. PODE DAR UMA BOA NEVADA DE 100/1200 m PARA CIMA AO NORTE DE PORTUGAR NA TERÇA E QUARTA.

Link to comment
Share on other sites

A partir de hoje, os valores de temperatura iniciam uma descida acentuada. Hoje já registei uma mínima bem mais baixa que nestes últimos dias (2,5ºC). Já é um valor aceitável dado que foi registado com céu nublado.

A descida nos valores de temperatura vai ser ainda mais acentuada porque estamos com valores bem superiores à média.

Link to comment
Share on other sites

Os dias têm sido bastante frios em Portugal (mas não tanto como no resto da Europa :lol:), ontem e hoje nevou no sul do país, mas não chegou às proporções do ano passado. Aqui em Bragança só vi cairem 2 frustrantes paraguaias (só houve precipitação quando deixava de haver frio suficiente em altura) e neve a sério só nas serras da região que ficaram finalmente brancas. No dia de hoje tive uma máxima de 4,5ºC e a mínima vai-se dar por volta das 00h. O ponto de orvalho ontem chegou quase aos -14ºC e hoje chegou quase aos -12ºC devido à baixíssima humidade. As Penhas Douradas têm tido máximas negativas durante toda a semana.

 

Ao vir do trabalho ás 23:20 passei por uma zona da cidade que já tinha -6ºC, 4ºC menos que em minha casa.

 

Ah, a cidade do Porto teve hoje mínima de -1,1ºC e Lisboa de 2,8ºC. As mínimas de amanhã têm potencial para serem ainda mais baixas.

Link to comment
Share on other sites

Aguaceiros de neve em Lisboa

 

Aguaceiros de neve estão a cair em alguns pontos da cidade de Lisboa, segundo relatos de moradores confirmados por fonte do Instituto Nacional de Meteorologia presente no aeroporto da Portela.

 

 

 

Segundo a fonte, a temperatura em Lisboa rondava às 11:00 os 4 graus ce ntígrados na estação localizada no aeroporto da Portela, onde eram visíveis "farrapos" de neve que derretem ao chegar ao chão.

 

O mesmo cenário é descrito por moradores nas zonas da Amadora, Belas, Loures e Pêro Pinheiro.

 

A fonte do IM adiantou que a situação se deve à passagem de uma "massa polar muito fria", pois a chuva só precipita em flocos de neve com temperaturas abaixo dos 4 graus.

 

Há precisamente um ano (29 de Janeiro), os lisboetas assistiram à queda de neve, o que não acontecia há 52 anos na cidade.

 

às 15:00 desse dia, as temperaturas chegaram aos 0,5 graus em Lisboa, a baixo dos 4 graus que o Instituto de Meteorologia previa como temperatura mínima , e caiu também neve noutros 10 concelhos do distrito.

 

Agência LUSA

2007-01-28 11:45:01

 

 

aguaceiros_neve_dd.jpg

 

http://www.rtp.pt/index.php?article=268409&visual=16

Link to comment
Share on other sites

Aguaceiros de neve em Lisboa

 

Aguaceiros de neve estão a cair em alguns pontos da cidade de Lisboa, segundo relatos de moradores confirmados por fonte do Instituto Nacional de Meteorologia presente no aeroporto da Portela.

 

 

 

Segundo a fonte, a temperatura em Lisboa rondava às 11:00 os 4 graus ce ntígrados na estação localizada no aeroporto da Portela, onde eram visíveis "farrapos" de neve que derretem ao chegar ao chão.

 

O mesmo cenário é descrito por moradores nas zonas da Amadora, Belas, Loures e Pêro Pinheiro.

 

A fonte do IM adiantou que a situação se deve à passagem de uma "massa polar muito fria", pois a chuva só precipita em flocos de neve com temperaturas abaixo dos 4 graus. QUE O DIGA POA COM 10,0ºC!!!

 

Há precisamente um ano (29 de Janeiro), os lisboetas assistiram à queda de neve, o que não acontecia há 52 anos na cidade.

 

às 15:00 desse dia, as temperaturas chegaram aos 0,5 graus em Lisboa, a baixo dos 4 graus que o Instituto de Meteorologia previa como temperatura mínima , e caiu também neve noutros 10 concelhos do distrito.

 

Agência LUSA

2007-01-28 11:45:01

 

 

aguaceiros_neve_dd.jpg

 

http://www.rtp.pt/index.php?article=268409&visual=16

Link to comment
Share on other sites

Aguaceiros de neve em Lisboa

 

Aguaceiros de neve estão a cair em alguns pontos da cidade de Lisboa, segundo relatos de moradores confirmados por fonte do Instituto Nacional de Meteorologia presente no aeroporto da Portela.

 

 

 

Segundo a fonte, a temperatura em Lisboa rondava às 11:00 os 4 graus ce ntígrados na estação localizada no aeroporto da Portela, onde eram visíveis "farrapos" de neve que derretem ao chegar ao chão.

 

O mesmo cenário é descrito por moradores nas zonas da Amadora, Belas, Loures e Pêro Pinheiro.

 

A fonte do IM adiantou que a situação se deve à passagem de uma "massa polar muito fria", pois a chuva só precipita em flocos de neve com temperaturas abaixo dos 4 graus.

 

Há precisamente um ano (29 de Janeiro), os lisboetas assistiram à queda de neve, o que não acontecia há 52 anos na cidade.

 

às 15:00 desse dia, as temperaturas chegaram aos 0,5 graus em Lisboa, a baixo dos 4 graus que o Instituto de Meteorologia previa como temperatura mínima , e caiu também neve noutros 10 concelhos do distrito.

 

Agência LUSA

2007-01-28 11:45:01

 

 

aguaceiros_neve_dd.jpg

 

http://www.rtp.pt/index.php?article=268409&visual=16

 

SENSACIONAL !

 

Já coloquei matéria na capa do site da MetSul.

 

Aguardemos as imagens da neve histórica (1954/2006/2007) em Lisboa.

 

Imagens do frio em Portugal em galeria do Expresso:

 

http://expresso.clix.pt/Multimedia/Interior.aspx?content_id=376420

Link to comment
Share on other sites

Maravilhosa!!!

Já agendei entrevista amanhã de manhã em meu programa de rádio com o soledadense Paulo Vieira, que vive há muitos anos em Portugal, inclusive morou na tua cidade Filipe.Segundo ele foram vários invernos com neve na Bragança.Atualmente ele é confeiteiro e vive em uma cidade próxima de Lisboa.Ele deu azar em estar aqui curtindo férias e a neve chegando nas terras lusitanas :lol:

Link to comment
Share on other sites

Pois é voltou a nevar em Lisboa por 2º ano consecutivo, quem diria... Ficam as portas abertas para voltar a nevar em Porto Alegre este ano :twisted:

 

Nos anos 40 também nevou por 2 anos consecutivos em Lisboa, primeiro no dia 25 de Dezembro de 1944 (em pleno dia de natal!) e depois por 4 dias em Janeiro de 1945. Em 1947 voltou a nevar e depois só em 1954, 2006, 2007... isto de forma oficial na estação Lisboa/Geofisico, pois existem outros relatos.

 

Para quem vive a baixas altitudes no norte do país não deixa de ser frustrante, já imaginaram voltar a nevar em Santos por 2º ano consecutivo e em Porto Alegre estar um belo dia de sol? O Marcos tinha um ataque :lol:

 

A máxima em Lisboa foi de 6,6ºC, não sei se às 00h a temperatura era superior. Em minha casa -2,1ºC / 6,6ºC, neste momento 1,6ºC com céu muito nublado.

 

Loures, A.M. de Lisboa

38283669cr7.jpg

Link to comment
Share on other sites

As terras altas do distrito de Lisboa ficaram ontem de manhã cobertas de neve. Na capital ocorreram também, pelas 11h15, aguaceiros fracos de neve. Os flocos que se dissiparam em contacto com o solo foram visíveis na pista do Aeroporto da Portela, em Monsanto, mas também nos terraços dos edifícios mais altos do centro da cidade, como a Praça de Espanha ou Marquês de Pombal.

 

A neve caiu com maior intensidade a partir das 09h45 em localidades da serra de Sintra, como Almornos, mas também na Venda do Pinheiro (concelho de Mafra), na Arruda dos Vinhos, em Montachique (concelho de Loures), na Amadora, na serra de Montejunto, ou em Alverca (concelho de Vila Franca de Xira).

 

Os termómetros marcavam 3,5 º quando a neve caiu. A baixa temperatura resultante da vaga de frio – que ontem registou o seu oitavo dia em Portugal – foi a principal responsável pela queda de neve no distrito de Lisboa.

 

VULGAR NA DÉCADA DE 40

 

A neve resultou, segundo a meteorologista Isabel Soares, de uma depressão associada a uma massa nebulosa, com precipitação, que evoluiu de Sul para Norte e que, ontem de manhã, estava estacionada a Oeste de Sines. A chuva resultante destas nuvens em contacto com o frio polar resultou na queda de neve. A chuva só se precipita em flocos de neve com temperaturas abaixo dos quatro graus. Há um ano, o mesmo aconteceu em Lisboa, quando a neve caiu pelas 15h00, registando- -se então uma temperatura de 0,5º.

 

A possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos de neve permanece até ao início da manhã de hoje. As temperaturas deverão atingir valores mais elevados, que já não permitem à chuva precipitar-se sob a forma de neve.

 

O ultimo registo de neve em Lisboa, antes de 2006, aconteceu a 1 e 2 de Fevereiro de 1954. Na década de 40 não era raro a cidade ficar coberta de branco. Em 1944 nevou a 25 de Dezembro; um ano depois a neve caiu durante cinco dias, entre 12 e 16 de Janeiro; e em 1947 nevou a 27 de Janeiro.

 

Melhoria do tempo

 

Para hoje as previsões indicam subida das temperaturas com condições favoráveis para a ocorrência de chuva em todo o País. A precipitação deverá ser, contudo, de neve acima dos 1000 metros, únicos locais onde os termómetros permanecerão negativos. Para amanhã as previsões indicam também a possibilidade de chuva. As temperaturas regressam, entretanto, às mínimas habituais para esta época do ano.

 

POLUIÇÃO EXPLICA

 

A neve, que pelo segundo ano consecutivo cai na Grande Lisboa – onde desde 1954 não nevava – pode estar associada ao aumento da poluição. O aquecimento global resulta do reforço do efeito de estufa que por sua vez surge pelo agravar da emissão de gases poluentes para a atmosfera como o dióxido de carbono, proveniente na maior parte dos tubos de escape dos automóveis. O aumento das temperaturas provoca o desgelo nas montanhas e como consequência do aquecimento do mar os icebergues derretem.

 

O aumento do nível do mar de 0,8 milímetros entre 1993 e 2003 provocou alterações climáticas e o reforçar de situações extremas, como secas e cheias. Em 2006, Portugal foi palco de vários desses fenómenos extremos. Entre as situações mais relevantes, o Instituto de Meteorologia destaca “a queda de neve, a 29 de Janeiro, nas regiões do Litoral e de baixa altitude, um fenómeno pouco frequente”.

 

INVERNOS CADA VEZ MAIS RIGOROSOS

 

Portugal regista, nos últimos quatro anos, invernos cada vez mais rigorosos por oposição a verões cada vez mais quentes. As sucessivas vagas de frio e ondas de calor provocam a morte de centenas de pessoas. No último Verão, em resultado de cinco ondas de calor, terão morrido cerca de duas mil pessoas.

 

No Inverno, o frio é cada vez mais de bater o dente, com o ocorrência de ondas de frio duas a três vezes superiores à média. No ano passado, Janeiro foi ainda mais frio do que o habitual para esta época do ano. Registou-se uma temperatura média de 7,8º, quando o normal é de 9º. Também os meses de Dezembro e Fevereiro registaram temperaturas abaixo das médias obtidas no Inverno. Em 2005, o frio implacável atingiu mesmo o mês de Março, tendo-se registado no primeiro dia daquele mês 12,9 negativos nas Penhas Douradas.

 

No Verão, pelo contrário, as temperaturas são cada vez mais elevadas. Em 2006, em Julho, os termómetros registaram 24º de média. Mais 2º do que o habitual.

 

===

Link to comment
Share on other sites

Pois é... se esquentou, é o aquecimento (até aí, tudo bem), mas se também esfriou, é o aquecimento. Caramba!! Esse tal de "aquecimento" é dose!!! :?

 

Do mais, a reportagem mostra que a amplitude térmica anual está mais expressiva em Portugal. Se bem que o verão não precisava ficar mais quente, hehe. Pelo menos podia manter-se igual, ainda que por lá o calor não é o abafamento sufocante de POA.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

POLUIÇÃO EXPLICA

 

A neve, que pelo segundo ano consecutivo cai na Grande Lisboa – onde desde 1954 não nevava – pode estar associada ao aumento da poluição. O aquecimento global resulta do reforço do efeito de estufa que por sua vez surge pelo agravar da emissão de gases poluentes para a atmosfera como o dióxido de carbono, proveniente na maior parte dos tubos de escape dos automóveis. O aumento das temperaturas provoca o desgelo nas montanhas e como consequência do aquecimento do mar os icebergues derretem.

 

Que ridiculo, é sem comentários... ](*,)

 

 

INVERNOS CADA VEZ MAIS RIGOROSOS

 

Portugal regista, nos últimos quatro anos, invernos cada vez mais rigorosos por oposição a verões cada vez mais quentes. As sucessivas vagas de frio e ondas de calor provocam a morte de centenas de pessoas. No último Verão, em resultado de cinco ondas de calor, terão morrido cerca de duas mil pessoas.

 

No Inverno, o frio é cada vez mais de bater o dente, com o ocorrência de ondas de frio duas a três vezes superiores à média. No ano passado, Janeiro foi ainda mais frio do que o habitual para esta época do ano. Registou-se uma temperatura média de 7,8º, quando o normal é de 9º. Também os meses de Dezembro e Fevereiro registaram temperaturas abaixo das médias obtidas no Inverno. Em 2005, o frio implacável atingiu mesmo o mês de Março, tendo-se registado no primeiro dia daquele mês 12,9 negativos nas Penhas Douradas.

 

No Verão, pelo contrário, as temperaturas são cada vez mais elevadas. Em 2006, em Julho, os termómetros registaram 24º de média. Mais 2º do que o habitual.

 

É só imprecisões... Os ultimos 4 invernos não foram cada vez mais rigurosos, o unico a que se pode chamar riguroso foi o inverno 2004/2005, onde houve umas 3 vagas de frio. O inverno passado esteve um pouco abaixo da média mas não teve nada de anomal excepto a neve no sul em 29Jan, além de que não teve nenhuma vaga de frio. O inverno deste ano está a ser acima da média, como era costume antes do inverno 2004/2005.

 

Os verões esses sim são sempre bem mais quentes que a normal 61-90, com sucessivas vagas de calor. Eu já perdi a esperança de ter um verão abaixo da média :roll:

 

Agora mudando de assunto, esta manhã nevou um bocado em Bragança, foi mais uma paraguaia insignificante para a lista. Só de salientar que estavam quase 4ºC... :lol: Neste momento chove com 3,2ºC e nas montanhas cai neve.

Link to comment
Share on other sites

Janeiro de 2007 em minha casa:

 

01: 5,7 / 12,5

02: 0,7 / 9,3

03: -1,1 / 6,0

04: -0,5 / 9,6

05: 5,8 / 11,9

06: 5,7 / 11,2

07: 4,8 / 9,7

08: 6,8 / 10,2

09: 5,6 / 10,6

10: 3,7 / 9,8

11: 0,9 / 11,1

12: 0,7 / 12,9

13: 0,7 / 11,3

14: 1,6 / 7,5

15: 1,1 / 7,0

16: 2,7 / 10,0

17: 6,1 / 10,5

18: 8,6 / 11,3

19: 7,6 / 10,3

20: 4,4 / 11,7

21: 2,8 / 5,8

22: 2,0 / 6,4

23: -0,4 / 5,0

24: -3,5 / 5,3

25: -1,4 / 4,0

26: -2,2 / 4,5

27: -5,6 / 4,7

28: -2,1 / 6,6

29: 1,4 / 5,3

30: 1,1 / 6,5

31: -0,7 / 8,1

 

Média das mínimas: 2,0ºC

Média das máximas: 8,6ºC

 

Média simples: 5,3ºC

 

Precipitação: 8,4 mm

Dias de precipitação: 12

 

Este mês quebra uma tendência que vinha desde o inverno de 2004/2005 que era de os meses invernais ficarem abaixo da média. Este mês foi um horror, não só conseguir ter temperaturas acima da média como foi extremamente seco, em minha casa mais seco que o sequíssimo janeiro de 2005 (esse bem mais frio), e mais seco que qualquer um dos meses do verão 2006.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.