Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Portugal


Filipe Gomes
 Share

Recommended Posts

Luiz muito interessante a história do Paraguaia. Pobres paraguaios, primeiro massacrados e agora a sofrerem preconceito do vizinho gigante :lol:

 

No 1º dia de primavera, dia de inverno mas hoje sem paraguaia a marcar presença. Os extremos em minha casa foram 0,4ºC / 8,2ºC. Depois de vários dias de muito vento, com rajadas em minha casa superiores a 50 km/h, o vento reduziu de intensidade e vai ser finalmente possivel uma geada.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bastante frio por aí, hein!?

 

Infelizmente, como podem ver, o mesmo não se pode dizer daqui do Brasil. Continuamos sob o domínio de tempo quente e lamentavelmente seco... :oops:

 

Parece-me que seguiremos o padrão hibernal do hemisfério Norte, que só teve frio decente no decorrer da estação!

 

Saudações,

Link to comment
Share on other sites

Bastante frio por aí, hein!?

 

Infelizmente, como podem ver, o mesmo não se pode dizer daqui do Brasil. Continuamos sob o domínio de tempo quente e lamentavelmente seco... :oops:

 

Parece-me que seguiremos o padrão hibernal do hemisfério Norte, que só teve frio decente no decorrer da estação!

 

Saudações,

 

Luiz, mil vezes ter um tempo quente e seco do que quente e úmido. Não sabe o que é a sauna portoalegrense.

 

Agora já tá mais fresco aqui, mas não imaginas o que era sair para rua com 34ºC e 60% de UR. Simplesmente insano

Link to comment
Share on other sites

Bruno,

 

Não suporto falta de chuvas!

 

Agora, com certeza já vi coisa pior que isso. Morei por um ano em Blumenau. Aquilo ali é uma "Topf" gigante! Lá era comum água escorrer das paredes! Meu higrômetro ficava sempre acima de 85% ou 90% dentro de casa! Em Florianópolis não subia de 70%, aqui em Maringá é difícil passar dos 65% no meu quarto. Lá sim, era quentíssimo!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Bastante frio por aí, hein!?

 

Infelizmente, como podem ver, o mesmo não se pode dizer daqui do Brasil. Continuamos sob o domínio de tempo quente e lamentavelmente seco... :oops:

 

Parece-me que seguiremos o padrão hibernal do hemisfério Norte, que só teve frio decente no decorrer da estação!

 

Saudações,

 

Como já estamos na Primavera, estes valores baixos poderão fazer alguns estragos na vegetação que já se encontra em floração. Há dez dias a trás tivemos mínimas de -4ºC o que provocou a destruição de algumas plantas.

Link to comment
Share on other sites

Março de 2007 em minha casa:

 

01: 6,8 / 11,4

02: 8,7 / 14,8

03: 9,2 / 15,3

04: 4,1 / 13,8

05: 3,1 / 10,5

06: 5,7 / 10,5

07: 6,7 / 9,8

08: 4,9 / 15,7

09: 4,0 / 17,8

10: 3,7 / 15,8

11: 5,5 / 17,3

12: 3,1 / 16,8

13: 4,7 / 16,6

14: 5,6 / 15,3

15: 6,6 / 16,9

16: 6,2 / 16,5

17: 2,0 / 15,0

18: 2,4 / 17,6

19: 1,7 / 8,6

20: 0,8 / 7,7

21: 0,4 / 8,2

22: -2,1 / 12,1

23: 3,8 / 15,4

24: 0,2 / 13,9

25: 0,9 / 14,0

26: 4,2 / 13,0

27: 2,4 / 12,2

28: 2,7 / 10,2

29: 2,1 / 14,5

30: 4,0 / 10,1

31: 3,3 / 13,2

 

Média das mínimas: 3,7ºC

Média das máximas: 13,6ºC

 

Média simples: 8,7ºC

 

Precipitação: 26,0 mm

Dias de precipitação: 10

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia voltou a ser frio, a mínima em minha casa foi de 0.6ºC, e na estação foi de -1,1ºC. A máxima em minha casa foi de 10,2ºC e na estação de 11,0ºC.

 

Interessante é a comparação com dezembro. Enquanto que hoje, com céu com bastantes nuvens e uma temperatura a 850 hPa de 3ºC obtive uma máxima de 10,2ºC, no dia 22 de dezembro com céu limpo e temperatura semelhante a 850 hPa a máxima foi de 5,3ºC (e mínima de -3,2ºC).

 

Na Serra da Estrela tem sido nos últimos dias que se tem registado o maior acúmulo de neve desta temporada, com a empresa que gere o turismo a dizer que o espessor chega aos 70 cm, bom para a época.

Link to comment
Share on other sites

Tem nevado alguma coisa nestes últimos dias. Ainda ontem voltou a nevar.

 

Esta tarde a Serra da Estrela estava assim:

 

A 1900m de altitude.

dsc04739fa6.jpg

 

dsc04748qm0.jpg

 

dsc04776xo0.jpg

 

dsc04771bx7.jpg

 

Mais cá para baixo a olhar lá para cima.

dsc04786nw6.jpg

 

Normalmente, por esta altura costuma haver muita mais neve, mas este ano foi muito fraquinho. Quase não nevou no Inverno :(

Link to comment
Share on other sites

Um casal de amigos que morava no Porto e se mudou para Praia Grande me disse que este mês de Março fez um frio bem mais significativo para o mês..alguem confirma..??

 

Acho que esse casal se deixou levar por uma semana do mês em que as temperaturas estiveram um pouco mais baixas que o normal para o mês, mas no geral março acabou acima da média. A anomalia deve ter andado perto de +1ºC.

 

Hoje foi o dia mais quente deste mês em minha casa, tive uma máxima de 16,8ºC e uma mínima de 7,4ºC. A média simples deste mês até este dia vai em 8,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Luiz muito interessante a história do Paraguaia. Pobres paraguaios, primeiro massacrados e agora a sofrerem preconceito do vizinho gigante :lol:

 

No caso da neve parguaia não tem nada a ver com preconceito. É que em Ciudad del Este, há muito comércio, de produtos eletrônicos principalmente. Como o dinheiro paraguaio é mais fraco, os brasileiros vão lá e compram produtos importados de montão para revendê-los em suas cidades. O problema é que muita mercadoria que se vende nesta cidade do Paraguai é falsificada.

Daí a denominação "neve paraguaia", para designar uma nevezinha meio fajuta, sem acumulação, efêmera...

Link to comment
Share on other sites

Luiz muito interessante a história do Paraguaia. Pobres paraguaios, primeiro massacrados e agora a sofrerem preconceito do vizinho gigante :lol:

 

Algum preconceito contra os vizinhos pode existir no Brasil, Filipe (e o inverso também), mas no caso da "neve parguaia", a expressão não tem nada a ver com preconceito. É que em Ciudad del Este, há muito comércio, de produtos eletrônicos principalmente. Como o dinheiro paraguaio é mais fraco, os brasileiros vão lá e compram produtos importados de montão para revendê-los em suas cidades. O problema é que muita mercadoria que se vende nesta cidade do Paraguai é falsificada.

Daí a denominação "neve paraguaia", para designar uma nevezinha meio fajuta, sem acumulação, efêmera...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Então um outono fraco (quente) faz com que os Acer negundo percam as folhas mais cedo?

 

Por cá apesar da primavera fraca (quente, mas com alguns períodos frios), na maior parte da região daqui de Bragança a paisagem ainda parece de inverno:

 

IMG_3334.jpg

 

IMG_3335.jpg

 

IMG_3323.jpg

 

Os plátanos esses já têm bastantes folhas!

 

E deposi de uns dias muito quentes com anomalias de quase +10ºC, hoje houve uma mudança radical com a chegada da chuva. A máxima em minha casa foi de 13,1ºC e nos próximos dias deverá manter-se fresca. Neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Link to comment
Share on other sites

Também não entendi essa do Bettega...

 

hehe só agora vi a cagada que escrevi!!!! Isso que dá escrever com pressa...

Bom, o que tentei dizer é que aqui em Curitiba os Acer negundo começam a entrar em dormência mesmo com outono fraco!! é a espécie mais precoce em termos de dormência.

E o curioso é que este Acer, em caso de inverno ruim, é o último a começar a florescer na primavera, haja vista a grande necessidade de unidades de frio para sair do estado dormente.

A título de exemplo, em 2006, os negundos e os choupos (alamo italica-Populos nigra) só foram florescer perto de novembro!! sendo que em invernos normais, isso ocorre no final de agosto!!

Link to comment
Share on other sites

É curioso porque, pelo contrário, eu pensava que Lisboa não tivesse tido tantas geadas nesse ano :lol: Mas fora de Lisboa, na área metropolitana, as geadas multiplicam-se.

 

Lisboa fica entre um grande estuário e o oceano atlântico, o que lhe confere um baixíssimo grau de continentalidade e um clima muito estável durante o inverno. Os extremos absolutos no mês de janeiro são de de -0,5ºC / 20,6ºC na estação Geofisico, em outras estações dentro da cidade as mínimas são inferiores (estação Ajuda, mínima absoluta de -2,8ºC). Temperaturas acima de 20ºC só em finais de fevereiro quando o sol já é mais forte.

 

Tenho o anuário climatológico de 1962, e no dia 25 de dezembro Lisboa teve a interessante máxima de 3,4ºC e uma mínima de 0,5ºC com sol. No dia 26 5,2ºC / 1,2ºC e no dia 27 4,2ºC / 2,5ºC.

 

 

O verão tanto em Lisboa e Portalegre são quentes ein!?

 

Ou melhor dizendo, o verão de 2006 foi extremamente quente. A média simples de Lisboa em agosto é de 22,8ºC, e a de Portalegre é de 23,4ºC. Mesmo assim não deixa de ser quente :roll:

Link to comment
Share on other sites

Apesar do inverno quente para a latitude, é interessante que a amplitude anual continua alta, ao contrário das ilhas britânicas. Seria a influência da corrente quente que sopra do Saara, no verão? É o "salto" entre junho e agosto que produz a amplitude, e daí possuem quatro estações definidas. Digo isso pois talvez as estações sejam mais definidas do que nas ilhas britânicas, clima quase que totalmente oceânico.

 

Quanto ao inverno, o de Lisboa já seria um sonho de consumo para um amante de frio curitibano. Engraçado que os extremos mínimos aqui são menores, o que corrobora a constância do inverno luso. Apesar de relativamente neutralizada, a latitude ainda oferece seus efeitos.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Aquela amplitude anual é a diferença entre a média mais alta e a mínima mais baixa :D

Desta forma, a amplitude anual de Londres acaba por ser semelhante à de Lisboa.

 

cbhw2.png

 

Londres tem clima temperado Oceânico e Lisboa, bem como todo o país, tem clima Mediterrâneo. O clima Mediterrâneo é muito parecido com o Temperado Oceânico na estação mais fria, mas no Verão é bem distinto. O nosso Verão é quente e seco, já muito próximo das regiões desérticas. Digamos que o clima Mediterrâneo é a transição entre o clima temperado oceânico e o clima desértico quente. Durante “metade” do ano apresentam condições semelhantes às da Europa mais a norte e na outra “metade” as condições são próximas às dos desertos. É um tipo de clima com duas estações bem definidas, uma estação fria e chuvosa, e outra quente e extremamente seca.

A acção das superfícies frontais concentra-se na estação mais fria onde ocorre grande parte da precipitação anual. Durante a estação quente as superfícies frontais estão quase ausentes e por isso a precipitação é escassa nesses meses.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Apesar do inverno quente para a latitude, é interessante que a amplitude anual continua alta, ao contrário das ilhas britânicas. Seria a influência da corrente quente que sopra do Saara, no verão? É o "salto" entre junho e agosto que produz a amplitude, e daí possuem quatro estações definidas. Digo isso pois talvez as estações sejam mais definidas do que nas ilhas britânicas, clima quase que totalmente oceânico.

 

Quanto ao inverno, o de Lisboa já seria um sonho de consumo para um amante de frio curitibano. Engraçado que os extremos mínimos aqui são menores, o que corrobora a constância do inverno luso. Apesar de relativamente neutralizada, a latitude ainda oferece seus efeitos.

 

abraços

 

Se eu fosse considerar o clima até 1990, eu ainda preferiria o inverno de Curitiba. Já depois disso, não hesito por Lisboa. Ainda mais com a neve que caiu por lá em 2005, com direito a paraguaia em 2006!

Link to comment
Share on other sites

 

Se eu fosse considerar o clima até 1990, eu ainda preferiria o inverno de Curitiba. Já depois disso, não hesito por Lisboa. Ainda mais com a neve que caiu por lá em 2005, com direito a paraguaia em 2006!

 

Sei não... junho em 61-90 tinha med min 7.8 ou 7.9, med 12.2 e med max de 19.1ºC. Em 2006, por ex., a MEDIA MAXIMA dos caras foi de 12.9ºC. Incomparável. Mesmo se pegarmos um mês frio, como julho de 2000 ou de 1996, NUNCA que a nossa med max seria tão baixa. É muito raro termos um mês com med max abaixo de 16ºC. A gente poderia despontar nas mínimas absolutas, mas mesmo assim a média das mínimas deles é menor.

 

Se é o caso de trocar 1 semana ou alguns dias pelo mês, segundo o critério de frio extremo às custas de 2/3 do período mais a muito mais quente, aí talvez. Mas considerando frio pela média das máximas (mais relevante), Lisboa sempre foi mais fria do que Curitiba, exceto em eventos pontuais. No meu caso, perfeito, já que o que eu gosto é ter um inverno constante, e não invernicos intensos. Essa coisa de dinamismo radical cool "montanha russa" dos climas subtropicais não é minha praia, sou conservador, quero "paz", verão quente e inverno frio, he he he.

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Aquela amplitude anual é a diferença entre a média mais alta e a mínima mais baixa :D

Desta forma, a amplitude anual de Londres acaba por ser semelhante à de Lisboa.

 

Os caras fecharam com "só" +3 anuais, e julho "só" com +5... e eu reclamo do aquecimento de Curitiba. Com o detalhe de que a urbanização naquelas bandas tá estabilizada há uns 100 anos, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, a 1600m aqui do lado de ctba, aí eu preferiria isto à Lisboa. As máximas seriam baixas por causa da nebulosidade. Mas o problema é que a serra é desolada... aliás, poderiam "explorar" melhor aquela região. Ou melhor, não, já que sabemos o que "exploração" significa quando em terras e segundo a lógica cultural tupiniquim.

 

Caros portugueses. Gosto muito do clima, ar, paisagem e "atmosfera" mediterrâneos. Além dos dados, e contradizendo meu desgosto por verões quentes, tal clima me produz imagens mentais e sensação de azeite de oliva, vinho, cadeias rochosas litorâneas, campanhas romanas e cultura clássica grega. Me vêem umas imagens do Tróia e de outros épicos da cultura clássica. A Europa realmente detém os melhores mundos dos universos simbólicos cultivados no ocidente; mundo mediterrâneo e cultura respectiva, mundo temperado e cultura respectiva.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Caros portugueses. Gosto muito do clima, ar, paisagem e "atmosfera" mediterrâneos. Além dos dados, e contradizendo meu desgosto por verões quentes, tal clima me produz imagens mentais e sensação de azeite de oliva, vinho, cadeias rochosas litorâneas, campanhas romanas e cultura clássica grega. Me vêem umas imagens do Tróia e de outros épicos da cultura clássica. A Europa realmente detém os melhores mundos dos universos simbólicos cultivados no ocidente; mundo mediterrâneo e cultura respectiva, mundo temperado e cultura respectiva.

 

abraços

 

Bem nessa. A Europa consegue reunir estas perspectivas perfeitamente. Existe uma integração muito clara entre clima, cultura e paisagem. É de lá que resgatamos gostos, obras, paisagens e construções para tentar reviver algo aqui no Brasil e, por quê não dizer, no ocidente.

Link to comment
Share on other sites

Clima mediterranico também é temperado :twisted:

 

Excepto no sul e algumas zonas baixas do interior, não acho que o verão seja assim tão quente. Por exemplo o Porto, ao nível do mar, tem uma média de 19,2ºC no mês mais quente, o que eu considero um verão agradável. Não é fácil lá ultrapassar os 30ºC, excepto nas cada vez mais frequentes ondas de calor. Se tivessemos um verão húmido, as médias seriam bem inferiores, mas aí deixaria de ser clima mediterranico :lol:

 

Hoje fui até à Serra da Nogueira (1300m) para aproveitar a provavelmente unica oportunidade de ver neve antes do verão. Cheguei lá cima com uns 2ºC, a nevar com céu meio nublado e um vento fortíssimo e constante. Esta madrugada e manhã deverá nevar mais por lá.

 

A primavera por lá:

th_IMG_3622.jpg th_IMG_3597.jpg th_IMG_3588.jpg th_IMG_3645.jpg

 

 

Em Bragança também esteve bastante frio, a máxima foi de 12,0ºC em minha casa por volta das 12h, mas durante a tarde a temperatura esteve sempre em torno dos 8ºC, a descer aos 5ºC/6ºC cada vez que caía um aguaceiro. Amanhã e quarta também deverá fazer bastante frio, provavelmente serão os últimos dias a fazer lembrar um pouco o inverno.

Link to comment
Share on other sites

Mas não se trata de uma classificação precisa, apenas coloquial para distinguir dois climas e mundos distintos. O mediterrâneo é uma espécie de clima temperado, como foi dito, com influências do clima saariano. Mas há uma clara diferença entre os climas da Ibéria, Grécia, sul da Itália e costa mediterrânea, do resto da Europa, sobretudo centro-norte e regiões de clima temperado continental e oceânico, de modo que se o classificamos como temperado, então precisamos de outra classificação para distingui-lo do "resto da europa", pois são climas diferentes, embora ambos sazonais. Mas a intenção não era a precisão.

 

A cultura tb acompanha de perto estas diferenças. Falando em imagens mentais, valores e representações generalizadas (e, dentro disso, até mesmo de senso comum), a Europa central e norte relaciona-se mais com a cultura hegemônica a partir da idade média, tendo seu auge na modernidade, assim como o clima mais frio, nivoso, as paisagens eternizadas pelos contos germânicos e nórdicos, além da aparênicia quase subpolar da vegetação escocesa, os campos britânicos, a floresta negra etc. Esta estética povoa o imaginário ocidental e está em simplesmente todo lugar, desde os filmes hollywoodianos à mitologia nórdica, aos contos infantis e a rituais extremamente caros ao ocidente tal como o Natal - nenhum outro ritual seria melhor para demonstrar o peso incomensurável da cultura e da estética do clima e geografia destes locais nos valores ocidentais. É impossível dissociar natar de neve, vilas perdidas em meio às montanhas, renas etc. Ora, isto é precisamente a estética germânica, falando culturalmente, dentro dos valores e símbolos cultivados.

Isto quer dizer que os países mais associados a estas imagens, palcos dos mitos e dos valores incutidos nestes verdadeiros sistemas de signos que é o folclore ocidental, seriam certamente Alemanha, França, Reino Unido e semelhantes; Holanda, Áustria, Suíça etc., sobretudo acerca da estética medieval e da modernidade (muito clara em França e Reino Unido, particularmente. Não é por menos que Paris e Londres são seus maiores representantes, e tudo se conjuga na mente: os elementos da cultura moderna, do maquinário, da ciência, do clima, da geografia etc.).

Para os aficionados em fantasia-medieval, tal é a estética (relativa à europa central e norte) padrão dos mundos medievais, de fantasia etc., assim como é a "estética do frio", das floresta de coníferas, temperadas etc. mesmo muitas vezes não sendo tão frio como se imagina. Já o mundo mediterrâneo relaciona-se mais com a cultura clássica, com outros elementos culturais em todos os níveis; culinária, dos costumes dos habitantes, a estética do clima, da paisagem etc. Isto obviamente trata das relações entre o clima e a cultural local, e as representações que as pessoas têm de ambos, que na realidade tudo se torna uma coisa só, é incorporado pela cultura e pelos valores que as pessoas cultivam.

 

A meu ver estes dois mundos fundam toda a estética da cultura ocidental. Fora deles, talvez outros mundos legítimos, reconhecidos etc., conjugando igualmente suas paisagens, geografia e cultura, talvez seria o Japão e a China. Aliás, ambos compartilham bastante elementos com a Europa, em se tratando de clima.

 

Particularmente acho estes dois padrões fantásticos, e obviamente há várias subdivisões e mundos particulares dentro destes, porém de maneira generalizada e medindo as influências em todo o ocidente, acho legítimo separá-los nestes termos ideais.

 

Quanto ao verão ibérico, particularmente acho quente, e o europeu em geral considera o verão mediterrâneo quente, porém agradável dadas as condições (normalmente relacionadas com litoral, praia etc.). Mesmo a partir de Köppen, mês mais quente acima de 22ºC já é suficiente para deixar de possuir a propriedade de "verão brando", porém toda qualificação é arbitrária. O verão em muitos trechos da ibéria, grécia e itália seria quente até no Brasil, já que há regiões em que a média bate nos 25ºC, o que seria aprox. a média de PoA.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

O Verão mediterrâneo é quente e com a agravante de ser também seco. Mesmo em termos biológicos, no clima mediterrâneo puro, a estação mais dura para a vegetação é o Verão e não o Inverno. Muitas plantas típicas das regiões mediterrâneas têm adaptações à secura. A oliveira, árvore por excelência do clima mediterrâneo, dá fruto em plena estação fria.

Aqui, na região de Bragança, bem como em todo o extremo norte de Portugal, estamos já na fronteira climática que divide o mundo mediterrâneo, mais a sul e as regiões de clima temperado oceânico, mais a norte. A vegetação natural desta região é constituída por árvores de folha caduca típicas das regiões temperadas, ao contrário do que acontece mais a sul, onde as espécies dominantes são de folha perene.

Link to comment
Share on other sites

Abril de 2007 em minha casa:

 

01: -0,4 / 11,7

02: 3,0 / 11,2

03: 3,8 / 13,0

04: 4,8 / 15,0

05: 0,6 / 10,2

06: 2,0 / 15,2

07: 6,2 / 13,1

08: 4,3 / 14,4

09: 6,1 / 14,5

10: 7,4 / 16,8

11: 8,9 / 17,9

12: 6,9 / 16,7

13: 7,5 / 17,5

14: 4,7 / 17,9

15: 8,1 / 20,1

16: 10,4 / 21,4

17: 11,5 / 22,3

18: 11,2 / 21,5

19: 11,0 / 22,3

20: 9,2 / 21,1

21: 9,3 / 22,2

22: 12,0 / 23,4

23: 11,7 / 23,5

24: 12,9 / 23,1

25: 10,2 / 13,1

26: 7,7 / 11,6

27: 8,2 / 13,3

28: 7,9 / 15,5

29: 7,1 / 18,1

30: 4,7 / 12,0

 

Média das mínimas: 7,2ºC

Média das máximas: 17,0ºC

 

Média simples: 12,1ºC

 

Precipitação: 62,1,0 mm

Dias de precipitação: 19

 

Mês com anomalia positiva superior a 2ºC :cry:

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...

Maio de 2007 em minha casa:

 

01: 4,0 / 11,4

02: 5,0 / 13,2

03: 5,9 / 16,4

04: 6,1 / 18,2

05: 7,5 / 18,6

06: 4,2 / 20,4

07: 9,0 / 23,4

08: 10,2 / 24,4

09: 9,7 / 24,3

10: 11,6 / 22,6

11: 8,9 / 19,0

12: 10,4 / 21,2

13: 6,3 / 14,4

14: 6,2 / 14,7

15: 4,4 / 18,6

16: 8,2 / 23,4

17: 11,6 / 25,3

18: 14,4 / 26,6

19: 15,7 / 25,7

20: 12,9 / 19,2

21: 10,2 / 16,6

22: 11,7 / 20,4

23: 10,9 / 17,5

24: 10,9 / 19,4

25: 11,0 / 18,4

26: 9,6 / 18,5

27: 7,9 / 14,9

28: 6,0 / 15,5

29: 7,3 / 17,6

30: 10,7 / 18,0

31: 9,3 / 16,2

 

Média das mínimas: 9,0ºC

Média das máximas: 19,2ºC

 

Média simples: 14,1ºC

 

Precipitação: 78,8 mm

Dias de precipitação: 12

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Apesar do verão começar já dentro de uma semana, as temperaturas tem estado bastante frescas nos últimos dias com máximas inferiores a 20ºC e nas áreas de montanha com máximas a rondarem os 10ºC. E segundo o GFS esta situação é para se manter. Em minha casa estou com uma anomalia de -0,1ºC em relação à normal 1961-1990 da estação oficial. Portanto, se não houver surpresas de última hora, podemos ter por cá o primeiro junho com anomalia negativa desde 1997! :twisted:

 

Médias simples de Junho em Bragança:

 

Normal 1961-1990: 17,7ºC

1997: 15,2ºC

1998: 18,1ºC

1999: 18,3ºC

2000: 19,9ºC

2001: 20,0ºC

2002: 19,5ºC

2003: 21,2ºC

2004: 21,9ºC

2005: 21,4ºC

2006: 20,4ºC

 

Em Bragança a desculpa da urbanização não é aplicável.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.