Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/28/23 in all areas

  1. > No Vale do Itajaí, a situação, não é muito diferente de Eldorado e Porto Alegre. > Mês comportado de máxima absoluta. > Blumenau: Itoupava Central e Progresso. Rodeio: Gávea. Indaial: Benedito e Warnow. Brusque: Rio Branco, Limeira Alta e Cristalina. Guabiruba: Aymoré.
    8 points
  2. Hoje, a zona sul foi beneficiada pelos ventos marítimos. Mas no Mirante: 18,0°C / 30,7°C No IAG: 16,1°C / 28,9°C E em Barueri: 15,9°C / 31,2°C É só se afastar do mar o suficiente... pra sentir calor. Embora tenha ventado e o abafamento ainda não esteja tão sentido. E as temperaturas são normais do nosso verão. Mas o que ainda está salvando este janeiro foram os primeiros 11 dias. Se pegarmos as médias máximas do dia 15 até hoje, estão assim nesses últimos 13 dias: Mirante: 30,5°C Interlagos: 29,0°C Ou seja, "verãozão" dominando a 2ª metade do mês.
    6 points
  3. Máxima de 35,7°! Não chegamos aos 38° com o previsto, possivelmente porque o vento NO estava bem fraco. Faltou advecção. Mas o dia não foi nada bom. Sensação térmica bateu os 40°. Tá loco..... Agora 28,7° com desagradáveis 63%. Segue o vídeo da tarde perto da máxima.
    6 points
  4. Falando em médias, assim está Belo Horizonte (INMET Pampulha), até hoje (27/01): Mínimas: 18,8 Máximas: 28,0 Chuva: 482 mm Insolação: 105h De forma geral, o mês foi (e está sendo) chuvoso, de muitas nuvens, pouco sol e, por esse motivo, temperaturas um pouco abaixo da média histórica. Até o final do mês, o tempo deve permanecer parcialmente nublado, com chuvas isoaldas com raios pela tarde. Se tiver sorte, a Pampulha chega na simbólica marca dos 500 mm de chuva.
    6 points
  5. @marinhonanipassou uma bela pancada por aqui, na última hora foram 28mm e nas últimas 6h chegando aos 40mm já que teve outra pancada ao meio-dia. Depois de uma máxima de 27 graus estou aproveitando esses agradáveis 19,2° no pós-chuva. Agora o tempo lá vai abrindo novamente, a chuva veio de norte e seguiu para o sul, torço para que ela chegue aí até vc
    5 points
  6. A mínima de 24,3° é a mais alta desse verão até agora (apesar de que espero chuva ainda hoje e que o valor baixe disso). Foi uma madrugada muito quente aqui. À meia-noite fazia 26,0°. Agora faz terríveis 36,2° com 45%, o que dá sensação de 41,5°! Esse o vídeo que gravei pouco antes das 3 h da manhã.
    5 points
  7. Pro interior de SP o el nino costuma manter as chuvas no padrão, ou aumentar as chuvas ao extremo. Como aconteceu em 1999, que encerrou Março com os 1500mm anuais já batidos. Uma identidade do el niño pra nós aqui é: fim de inverno e primavera extremamente quentes (isto me preocupa), e fortíssimos temporais. Lembro de aumentar consideravelmente, em 98 e 99, aqueles eventos de vendavais destrutivos. Veremos o que vem por aí.
    5 points
  8. O clima de Ipiabas realmente é diferenciado aqui na região. Acumulamos na estação meteorológica do distrito de Barra do Piraí 614,9 mm até o momento, enquanto isso na sede do município, "apenas" 264 mm.
    5 points
  9. Renan, aqui dentro do município de Laje do Muriaé, também acontece de ter boa diferença em poucos km. Na chuva de 5 para 6 de janeiro, que inundou Miraí( choveu 104 mm), aqui na faz. Córrego Fundo meu primo sec. agricultura mediu 110 mm das 23 h do dia 5 até a manhã do dia 6. Aqui na área urbana, medi 35 mm, a distância em linha reta até a faz. Córrego Fundo, varia de 6 km no máximo 7 km a sudoeste daqui. Em fevereiro de 2022, medi 420 mm, lá na faz. Córrego Fundo, mediram 580 mm, os dois dias com maior acumulado na fazenda, 121 mm dia 2 e do dia 8 para 9, somou 160 mm(nesse dia uma grande área pegando cidades do Noroeste RJ, com cidades na região de Muriaé, valores acima de 100 mm, o maior na estação ANA de Patrocínio do Muriaé, com 143 mm. Na estação do IGAM-MG/Eugenópolis, somou 530 mm em fevereiro 2020, aqui em Laje do Muriaé, medi 345 mm a distância dos dois pontos fica nos 11 km noroeste em linha reta. Hoje choveu apenas 1 mm, mas em pontos da área rural, pode ter passado de 10 até 15 mm, céu bem carregado.
    5 points
  10. De fato, estão devendo bastante. Eu particularmente só estava acompanhando a situação de Eldorado por falta de tempo, mas, pelos seus dados, Registro com apenas 86,2 mm e Iguape com 130,2 mm, o déficit é realmente grande, é menos da metade da média de janeiro... Pelo o que eu olhei olhando nas estações do CEMADEN daqui do Vale do Ribeira, todas estão com chuva bem abaixo da média, com o cenário parecido de diminuição das chuvas após a 1° semana de janeiro e chuva <10 mm nas semanas seguintes (é claro que sempre há algumas poucas exceções). Felizmente, não é algo preocupante, pois aqui não tem estação seca como ocorre mais adentro do interior (vale dizer que uma das enchentes mais devastadoras que já tivemos em Eldorado e no Vale do Ribeira como um todo, em 2011, foi no mês de agosto, ou seja, em pleno inverno). De qualquer maneira, há previsão da volta dos temporais (mais intensos) a partir de terça-feira em Eldorado. E pensar que há um mês atrás estávamos vivenciando um cenário de quase enchente e temporais devastadores. Realmente, a natureza sempre dá o seu jeitinho para balancear as coisas. ===================================================== Enquanto os temporais não voltam para refrescar... Continuamos a nossa batalha contra o calor úmido. A máxima (instantânea) hoje foi de 31,2°C | 65,6% e às 20:15 temos 25,6°C | 86,8%.
    5 points
  11. Fiz um levantamento nas estações do INMET no leste, sudoeste e sul paulistas. Não peguei dados do CIIAGRO porque é uma complicação e, pra falar a verdade, nem me lembro mais como pegar totais parciais de chuva naquele site. Mas... levando em conta que janeiro é o mês mais chuvoso do ano e que o mês está terminando, essas regiões do estado de SP estão devendo em termos de chuva. Não é só na capital não. Aliás, o Mirante soma 34,6 mm desde o dia 15. As médias do mês, de modo geral, ficam entre 230 e 300 mm, aproximadamente. Totais de chuva neste janeiro até hoje (INMET): Avaré: 141,8 mm Barueri: 196,0 mm Bertioga: 175,6 mm Bragança Paulista: 159,2 mm Cachoeira Paulista: 174,4 mm Iguape: 130,2 mm Itapeva: 105,2 mm Registro: 86,2 mm São Miguel Arcanjo: 108,6 mm São Paulo-Mirante: 176,2 mm São Paulo-Interlagos: 225,4 mm Taubaté: 182,0 mm -------------- Quanto ao monitoramento, hoje foi praticamente a cópia de ontem e de anteontem... até nas temperaturas. Continua a previsão de retorno das chuvas a partir de amanhã. Vamos ver...
    5 points
  12. > Janeiro deve marcar o fim da estação no Cruzeiro. > Começou frio mas depois foi esquentando. > Borda da serra indiscutivelmente mais amena.
    5 points
  13. Para os bazianos que gostam de ver imagens dos radares, o radar do Pico do Couto, está inoperante no MAXCAPPI, mas funciona, faz mais de uma semana no CAPPI 3100 m, acho que capta nuvens baixas.
    4 points
  14. Enio Rezende, manda essa chuva pra cá, hoje está muito quente em Laje do Muriaé.Acho que não chove hoje, apesar das previsões indicaram chuvas e trovoadas.
    4 points
  15. Ivan, não tenho certeza, mas parece que já teve uma estação do Cemaden em Ipiabas, não sei porque retiraram de lá.
    4 points
  16. Imagem do radar de São Roque há alguns minutos atrás mostra núcleos pipocando no leste paulista e inclusive na grande SP. Imagine da câmera da região da cidade apontando para leste.
    4 points
  17. São Paulo vem tendo aumento de nuvens nessa segunda metade de manhã de sábado e temperaturas em elevação. Nas estações do CGE, temos nesse momento 26-28 graus e umidade na casa dos 60 e até mesmo 70%. Ao contrário de ontem, hoje as mínimas ficaram mais altas. Após soprar de NE desde a madrugada, ventos passaram a soprar de NO segundo dados do aeroporto de Congonhas das 10 horas.
    4 points
  18. Sobre essa chuva histórica em Auckland: o recorde de chuva em um único dia foi PULVERIZADO em 61%. Oficialmente foi 261,8mm, diferença de impressionantes 100mm em relação ao recorde anterior. O recorde anterior era 161,8mm em 21/02/1985 . Outro fato impressionante é que essa chuva em apenas um único dia já conseguiu superar até mesmo o recorde MENSAL de janeiro em Auckland. Que aliás agora passa a ser o recorde ABSOLUTO MENSAL de QUALQUER mês. Situação de emergência foi decretada em Auckland.
    4 points
  19. A desgraça da la niña, adorada por muitos, mas que causa muito mais prejuízos do que benefícios finalmente deve acabar. Niño 1+2 e todo pacífico leste, que é bem relacionado com chuva no sul aqueceu bem e as perspectivas são boas. é possível que o trimestre MAM ainda seja mais seco que o normal, com a chuva voltando a regularidade convencional durante o inverno.
    4 points
  20. Níveis dos reservatórios - 27/01/2023 Sudeste/Centro-Oeste: 68,15% Sul: 86,96% Nordeste: 75,08% Norte: 87,09%
    3 points
  21. Hoje , verão no planalto fazendo valer a pena !! Na estação Sesc Inmet, mínima de 17.3 e máxima de 26.4 com um dia excelentemente "ventoso" . A partir de amanhã o clima ficará mais úmido , chuvoso e abafado . Mas esse Janeiro como um todo está fantástico. Mas creio que sofreremos com bloqueios de Julho em diante...então bora aproveitar enquanto a atmosfera está favorável a nós .
    3 points
  22. Não dá para permanecer muito tempo num mesmo padrão. Que venha o El Niño, mas que venha com intensidade fraca ou moderada, porque nesse caso não teríamos tanto problema com o aumento da temperatura média, e acredito que as chuvas voltariam a ficar regulares no Sul da mesma forma.
    3 points
  23. Nani, é bem impressionante a quantidade de chuvas nessas duas estações. Também me assombra a irregularidade nesses volumes, apesar de todos estarem acima da média. Em linha reta, a distância entre a minha estação e a do INMET é de 5,7Km.
    3 points
  24. POA é uma excelente cidade para ter mínimas péssimas para o potencial que a região tem. Sem contar o microclima do INMET do JD. É só frustração.
    3 points
  25. 263MM EM UM ÚNICO DIA EM AUCKLAND (NOVA ZELÂNDIA) !!!
    2 points
  26. Renan, duas estações do Cemaden, estão com acumulados maiores do que no Inmet, as de Chapéu D'uvas e a do Rio Paraibuna( nessa acima de 500 mm). Você tem noção de quantos km em linha reta, fica sua estação da autom. do Inmet.
    2 points
  27. Umidade aos poucos retornando do estado de SP. Temos pancadas isoladas no interior nesta tarde de sexta feira.
    2 points
  28. Bom dia! 7 da manhã: Buenos Aires: 27ºC Santiago: 13ºC Feliz de ter me livrado do calorão e até estar vendo o topo da Cordilheira com neve. Até tem feito calor de tarde, uns 30 graus, mas depois do anoitecer (aqui o sol está se pondo quase às 21h) a temperatura desaba.
    2 points
  29. Chuva de verão hoje em POA. Esse é o registro que fiz, saindo de onde moro, para o NE da cidade. Saí de um ambiente totalmente seco para pegar até chuva forte. Mais tarde um baita Cb passou pela Zona Sul e causou uma enorme quantidade de raios!! (Vídeo seguinte.) Segue o vídeo.
    1 point
  30. Janeiro vai terminando com chuva bem abaixo da média em Eldorado. Apenas ~130 mm até o momento na estação do CEMADEN | Centro. E vale destacar que boa parte deste volume caiu em apenas um dia, mais precisamente no dia 04, quando houve um acúmulo de 82.6 mm na estação CEMADEN | Centro. Já nas temperaturas, depois de um início bem atípico, voltamos a ter a cara do verão: mínimas sob-20 e máximas sob-30. Com o diferencial de que, desde o dia 15, só tivemos 1.4 mm de chuva, ou seja, sem as tempestades de verão para dar um alívio (a única coisa que presta desta estação e nem isso estamos tendo). Depois de 17 dias voltamos a ter um amanhecer sub-20 (pouco perceptível na prática). As anomalias estão de +0,2 nas mínimas e de +0,8 nas máximas na estação do CIIAGRO de Eldorado (2000-2008, 2020,2022): Às 13:40 faz 29,1°C | 73,3% com o céu completamente nublado.
    1 point
  31. Por aqui também um mês de janeiro bem tranquilo sem picos de calor. Por enquanto nossa máxima absoluta foi de 31,6°C no dia 25/01 na estação da Epagri quase na divisa com o Paraná. Nenhum dia de janeiro com desconforto por conta de calor, bastante ventoso esse mês, pouquíssimos episódios de neblina (geralmente associados a trovoadas na região de Corupá), e muito céu azul. Fotos que tirei a pouco: No momento temos 23,5°C no centro de SBS. Não são muitos dias que estamos sem chuva por aqui e minha horta já precisa de irrigação. Acredito que a terra seca rápido por conta do vento constante. Apenas um palpite, mas seca rapidinho... O mês de janeiro provavelmente vai fechar com as temperaturas dentro da média. Com excessão da estação do bairro Mato Preto que sempre destoa das outras e sempre mais quente.
    1 point
  32. Janeiro ainda não terminou, mas como faltam poucos dias eu já posso adiantar pra vocês alguns destaques aqui da minha cidade. - No bairro Bandeirantes (minha estação), Janeiro-23 deve terminar como o mais ameno desde Janeiro-2013. Será o segundo mais ameno da minha série; - No INMET , igualmente será o Janeiro mais ameno desde 2013; - Já tivemos no passado outros Janeiros bem mais amenos que esse, no entanto (vide 1979, 1982, 1991) - No INMET, as chuvas estão MUITO ACIMA da média -458,2mm- e este já é o Janeiro mais chuvoso desde o de 2007 (que teve quase 600mm); - Diferença brutal e impressionante para a minha estação, que conta com 309,2mm de chuva até o momento. Em resumo: Mês ficará com temperaturas abaixo da média (ainda que nada excepcional), e chuvas acima da média em toda a região, porém com irregularidades nos volumes.
    1 point
  33. A estação de Jingtao em Mohe City, responsável pelo -53°C. Estação recente.
    1 point
  34. Sim, certamente a água não é a única influência. A área continental da Ásia certamente também tem influência aí, inclusive com os anticiclones monstruosos, que já chegaram a 1084 hpa. Vladivostok, que eu citei, fica no litoral do Pacífico a 43° N e tem -15,0/-7,8 em janeiro. O recorde lá é -31,4°C. Turpan é um caso interessante. Fica numa depressão, um antigo lago. Se não me engano, é próxima do nível do mar, embora esteja a mais de 2.000 km do oceano. E, por falar em correntes, existe uma corrente fria no Pacífico que desce margeando o litoral da Rússia e chega até o norte da ilha de Honshu (A leste), a principal do Japão, passando por Hokkaido. Ou seja, realmente existem uma série de fatores. E... para falar em tudo, estende muito o post.
    1 point
  35. É importante dizer que a questão da água é importante mas não definitiva. Todo mundo lembra disso quando fala de UK. Mas a questão das correntes e a posição das massas de ar, talvez tenha muito maior relevância. Maior exemplo é o Japão, que tem climas continentais, muito mais extremos que UK. Em Hokkaido, a mínima este ano eu acho que era de -30°C e estava empatada com o Monte Fuji. Agora o Monte Fuji se isolou com este mini recorde. As médias em Rikubestu (ilha de Hokkaido, 43°N) em Janeiro são de -2°/-19°C. As média de Moscou (55°N), são de -4°C/-8°C. A primeira fica a uns 60 km do mar. A segunda fica a cerca de 1.000 km. A água faz pouca diferença. Eu nem sei se no centro da Ásia, há alguma cidade com as médias de Rikubetsu na mesma latitude. Se houverem, são poucas. Turpan (42°N), cidade chinesa no meio da Ásia, tem média de -2°C/-10°C.
    1 point
  36. Estações com mais de 100°C de amplitude absoluta: Ontem, novo recorde frio na temporada:
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.