Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/21/23 in all areas

  1. A capital paulista ficou a maior parte do dia de hoje no "chove não molha". Alternou episódios de chuva fraca/chuviscos com céu nublado. Houve alguns períodos de mormaço, com clareadas nas nuvens e o sol "tentando" sair, conforme já comentado pelo Daniel. Com isso, caminhando nas ruas, dava para sentir um certo abafamento Na 2ª metade da tarde, choveu forte no extremo sul. O maior acumulado foi de 46,8 mm na estação CGE-Barragem (Parelheiros). Marsilac teve 40,8 mm. As estações oficiais refletiram bem a distribuição das chuvas hoje. O Mirante, na zona norte, teve 6,6 mm durante o dia, à base de chuva fraca/chuviscos intermitentes. Já Interlagos, na zona sul, somou 31,4 mm, quase tudo na 2ª metade da tarde. Temperaturas, Mirante: 19,7°C / 25,0°C Interlagos: 18,9°C / 26,2°C IAG: 19,0°C / 25,4°C Pelo menos, a noite está bem fresca, com as mínimas registradas antes das 21 h (0 h UTC).
    8 points
  2. Bom dia! Boas notícias, colegas... A minha estação está viva, só preciso trocar a fonte. Não perdi os meus dados de chuva. 468,6 mm em Ipiabas. Obrigado pela solidariedade. 🙏🏽
    7 points
  3. Variação escrota hoje: 22,4° a 32,6° sem baixar dos 49%. Ao menos agora à noite a sensação é boa: venta de E e faz 24,0° com 88%. O problema é que a umidade alta e o ar tropical impedem uma queda maior à noite. Segue o vídeo de pouco depois das 20 h.
    7 points
  4. Renan, as chuva demoraram para cair aqui na divisa com MG, pouco sol, tempo encoberto por uma nuvem esbranquiçada, não deixou formar cumulus, mas no sul do ES, região Campos, Quissamã, e outras partes do RJ, choveu a tarde. Formou uma nuvem escura perto de 18 h 20 na direção nordeste, veio avançando lentamente, deu um pancadão de 18 h 40 ate 18 h 50. Um área de instabilidade avançou do oeste ás 19 h, vinda da Zona da Mata, choveu continuamente fraco, mas de 22 h até 22 h 23, caiu um pancadão com muita enxurrada. Na cidade de Miraí, choveu forte a partir de 20 h, até 22 h somou 48,8 mm( com isso o total de janeiro atingiu 400 mm redondos. Aí em Juiz de Fora, a estação Rio Paraibuna/Cemaden, com os 50 mm de hoje, somou 398 mm em janeiro, acho que foi o lugar em que mais choveu na cidade.
    6 points
  5. Os acumulados de chuva hoje em JF foram irregulares: 18mm foi na minha estação e os 54,4mm no Alphaville. Bem significativa a diferença para não mais do que 8/10 km em linha reta. O dia todo foi marcado por nuvens densas passando pela cidade, com fortes pancadas em vários momentos. A temperatura subiu bem menos do que nos dias anteriores. Hoje a máxima foi de 24 graus aqui no bairro Bandeirantes e a mínima ocorre neste instante (19,5C)
    6 points
  6. Por aqui, dia de tempo totalmente encoberto e pancadas de chuva alternadas, por vezes de forte intensidade. As temperaturas caíram bastante em relação ao calorão que predominou no início da semana, e tivemos minimas entre 16°C e 17°C pela cidade e máximas entre 21°C e 23°C. Aqui em casa, o único momento de sol durante o dia todo foi curiosamente logo após a pancada de chuva mais forte que ocorreu por volta das 17:00, o que novamente gerou um belo arco íris. No momento (17:36), chove forte novamente e temos 21°C.
    5 points
  7. Estação ressuscitada com sucesso e com surpresas... 76,2 mm de chuva hoje. Totalizamos 544,8 mm no mês de janeiro. Ipiabas está surpreendente. Já está on-line.
    5 points
  8. Além do que você já comentou, nesses eventos de subsidência, a influência tanto da alta nos níveis médios quanto da ASAS nos baixos níveis em MG (sobretudo na metade leste) é maior em relação ao estado de SP. Isso contribui para essa supressão das chuvas. ----------- Manhã chegando ao fim com sol entre muitas nuvens e temperaturas em elevação em São Paulo. Nas estações do CGE, temos 24/25 graus e umidade na casa dos 60% na maioria delas.
    5 points
  9. CAMPINAS ONTEM. O CAOS... NESTA TARDE TAMBÉM SJRP SOFREU COM A CHUVA...
    5 points
  10. A tarde de hoje foi de muita chuva em BH e região metropolitana. Na região da Pampulha, foram 21 mm somente na 2ª metade da tarde, sendo que a maior parte caiu com forte intensidade entre 16 e 17h. O tempo ficou nublado quase o dia todo, com algumas poucas aberturas. Algumas imagens do momento de chuva forte (16h30) e de chuva mais leve (17h30), ambas na região da Pampulha: O comportamento da temperatura também foi interessante: a máxima (28,2 C), ocorrida durante as aberturas de sol, veio somente 3h antes da mínima (17,4 C), que acompanhou o temporal. Depois de tudo isso, a noite é fresquinha: às 19h tínhamos 18,9C. A chuva deve aumentar e ficar mais persistente amanhã.
    5 points
  11. Se formaram várias instabilidades ao longo da tarde e noite de ontem no sertão da PB. Em Pombal choveu só à noite e foi muito rápido, acumulou só 1,1 mm aqui em casa. Já em outros pontos a chuva foi bem significativa, sobretudo nos municípios que fazem divisa com o RN e o CE. Dados da AESA Rafael Santos Por enquanto janeiro acumula só 6,1 mm aqui, tá muito ruim. Mas como tem previsão de chuvas nos próximos 5 dias talvez melhore.
    5 points
  12. Ponto para o EURO. As máximas variaram entre 26,5/27,8°C num dia bem agradável! "Capim dos Pampas" aqui atrás de casa. Acho muito bonito esse período do ano em que as beiras de estrada e os matagais se enchem deles...
    4 points
  13. Tenho reparado um comportamento interessante das instabilidades neste mês de janeiro. Quando se forma um corredor de umidade, geralmente as nuvens estão se formando em dois extremos e ficando um "vazio" com ceú claro no centro do corredor. Podem reparar que todos os dias tem sido a mesma coisa.
    4 points
  14. Ontem a tarde tivemos uma bela chuva de verão, em sua definição mais clássica, aqui na RMBH. Enquanto chovia até com forte intensidade, o sol ainda brilhava de forma plena em muitos bairros. Geralmente as chuvas chegam pelo oeste e bloqueiam a luz solar. Mas com a circulação invertida por conta da alta pressão, as nuvens estavam vindo de sudeste. E quando elas chegavam até aqui, a luz solar ainda estava livre de qualquer obstáculo a oeste, proporcionando essa combinação. Depois disso, a noite seguiu com pancadas isoladas pela RMBH e hoje temos um céu encoberto e com momentos de chuva fraca e momentos de um sol tímido, com 25°C ao meio dia. Tendência de aumento nas chuvas nas próximas horas.
    4 points
  15. Sim. O nível das represas do sistema que compõe a região sudeste/centro oeste está em 65,6% segundo dados do dia 20/01. No dia 12/01, estava em 61,84%, ou seja, continua a subir bem. Acredito que, até o final de período chuvoso, deva chegar a 80%. Já em outros sistemas: Sul com 86,38% Nordeste com 74,20% Norte com 85,15%
    3 points
  16. RUAS DE SJRP ALAGADAS. 20230121_154435_854x480.mp4 EM JB TAMBÉM CHOVEU FORTE. NO INMET CERCA DE 30MM.
    3 points
  17. Bah, que lástima , Ivan ! Gosto tanto de acompanhar Ipiabas (até favoritei ela). Conversa com o Willian , ele vai te dar toda a orientação. Lá em Ibitipoca a primeira coisa que fiz foi colocar um estabilizador. Meu problema lá é a internet do distrito , que é muito ruim (cai toda hora).
    3 points
  18. Interessante…é uma dinâmica bem diferente do que observo aqui, pois qualquer alta em 500 já gera uma boa supressão da convecção no leste do SE, devido à sua posição geográfica. Também não há essa ilha de calor toda, nem tampouco uma brisa marítima desenvolvida como na RMSP. No caso daqui, os temporais mais intensos ocorrem pela passagem de cavados.
    3 points
  19. As chuvas estão acima da média no coração de alguns dos nossos biomas principais e também em áreas montanhosas com diversas nascentes importantes. Ou seja, chuvas bastante estratégicas neste mês , hehehe. Ao que tudo indica , um 2023 sem problemas de abastecimento para a maior parte dos brasileiros. Em Juiz de Fora, chove moderado agora , em toda a cidade, faz 22,1C. O cavado está induzindo instabilidades generalizadas pela região .
    3 points
  20. EM SJRP FORAM DUAS PANCADAS FORTES. A SEGUNDA ACABOU DE ACONTECER E GEROU ALAGAMENTOS.
    2 points
  21. GFS colocando máxima de 29°C e EURO de 27°C para hoje. Nenhuma estação da cidade chegou aos 27 até o momento. Vamos ver até o final da tarde.
    2 points
  22. Pessoal, o console da minha estação Ambient Weather teve um problema ontem. Com a tempestade que ocorreu em Ipiabas, me parece que a fonte queimou. Alguém já teve um problema parecido? Aproveito para recomendar um estabilizador ou no break para os colegas.
    2 points
  23. Sim. E como eu falei mais para o início desta semana, esses eventos de tempo severo na Grande SP são bem mais comum sob atuação dessas altas nos níveis médios (quando ainda não consegue suprimir por completo a termodinâmica) do que quando há presença de instabilidades ou a chegada de uma frente fria. É algo diferente em relação ao sul do Brasil, já que o tempo severo por lá ocorre mais durante a atuação forte da JBN ou por causa choque de um ar frio com o ar quente. Enfim, a brisa marítima se choca com o ar quente que, junto com a ilha de calor da grande mancha urbana, potencializam essas CBs que provocam esses temporais violentos (sem exagero). É uma nitroglicerina pura! ---------------------------- Sol aparece fraco em meio a muitas nuvens nessa tarde em São Paulo. Chove de forma isolada em alguns locais da cidade. As temperaturas nas estações do CGE estão amenas e, nesse momento, temos 22-24 graus. A umidade está alta para esta hora, variando de 70 a 90%. Imagem do radar de São Roque de alguns minutos atrás
    2 points
  24. Nani, a primeira é de 15:50 do dia 16/01 e a segunda de agora a tarde, por volta de 17:00. Na verdade desde meados de dezembro, independente do horário, as formações estão se iniciando com configurações semelhantes em muitos dias.
    1 point
  25. Isto daí é por conta do cavado. Os modelos costumam errar muito onde a fabrica de chuvas funcionará. Já vi junho previsao de 100mm lá em JB por conta de cavado virando absolutamente nada. Mas nestes dias o cavado tem trabalhado lindamente!
    1 point
  26. HOJE VIM DA CAPITAL PRO INTERIOR, E DESDE CEDO JÁ VI O ERRO DAS PREVISÕES. PARA HOJE, O ESPERADO ERA A ATUAÇÃO MAIS ATIVA DO CAVADO MAIS NA ALTA MOGIANA, MG... MAS, NÃO. ÀS 9 DA MANHÃ SÃO CARLOS-SP ESTAVA ASSIM... NO RADAR APARECIA APENAS PONTOS DE CHUVISCOS/CHUVA FRACA. MAS ERAM PANCADAS FORTES MESMO. DAI FOI UMA SUCESSÃO DE PANCADAS. ATÉ CHEGAR SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.
    1 point
  27. GFS TRAZENDO JA A ALGUMAS RODADAS UM CICLONE SUBTROPICAL (EM ALTO MAR!!!!!!) PARA ESTE FIM DE SEMANA, TIRO BEM CURTO....
    1 point
  28. Bloqueio se desfez e já tem um cavado se intensificando em 10 mil metros de altitude.
    1 point
  29. Chuva no Brasil até o momento Acumulado semanal até o dia 18 Acumulado nos 20 primeiros dias Anomalia
    1 point
  30. E pela movimentação do radar, a direção da chuva voltou a ser de W. Chuva em São Paulo vindo de E/NE/SE geralmente é sinônimo de tempestade severa, com ventania e queda de granizo. Aliás quase sempre que chove granizo aqui vem dessa direção.
    1 point
  31. Manhã começando nublada e com um pouco de chuva em São Paulo. Nas estações do CGE, temos 20/21 graus e umidade acima dos 90%, sendo que em algumas delas chega a 100%. Os ventos sopram fraco do continente segundo dados do aeroporto de Congonhas das 7 horas. Durante a madrugada, soprou fraco de NE.
    1 point
  32. Hoje sete estacoes passaram dos 40°C na Argentina. Foram estas: Rivadavia (Salta): 44°C Las Lomitas (Formosa): 42,8°C Orán (Salta): 42,6°C Santiago del Estero: 41,6°C Reconquista (Santa Fe): 40,5°C Sauce Viejo (Santa Fe): 40,1°C Tartagal (Salta): 40,1°C
    1 point
  33. Pois é, Renan... A cidade de São Paulo está numa situação parecida. Nos últimos 8 dias, o Mirante teve 3 registros de 28,x°C e 5 registros seguidos acima de 30°C (Inclusive hoje), com máxima de 33,2°C no dia 16. Interlagos teve 2 registros de 28,x°C, 3 registros de 29,x°C e 3 registros acima de 30°C, com máxima de 33,6°C no dia 15. As anomalias ainda estão negativas, graças ao começo do mês... mas... diminuindo dia após dia. Até hoje, estamos assim (Anomalias em relação à normal 1991-2020): Mirante Mínimas: 18,5°C (-0,9°C) Máximas: 26,9°C (-1,7°C) Chuvas: 148,0 mm (Normal 91-20 => 292,1 mm) Interlagos Mínimas: 18,2°C Máximas: 26,6°C Chuvas: 184,0 mm Hoje, a convencional do Mirante deve passar das 80 h de insolação neste mês. Até ontem estava com 75,0 h. A média 1981-2010 para janeiro (A última disponível) é 139,1 h No dia 17 passado (Anteontem), o CGE publicou dados com as médias de chuva das estações, neste janeiro, por região da cidade (Valores até 7 h da manhã do dia 17). Zona norte: 154,3 mm Zona sul: 123,0 mm Zona leste: 130,7 mm Zona oeste: 154,9 mm Centro: 147,2 mm Como temos tido predomínio de pancadas rápidas de verão, há discrepâncias de região para região mesmo nas médias das estações. Até as 9 h da manhã de hoje, o sistema Cantareira estava com 49,5% da sua capacidade. O total dos 7 sistemas que abastecem a região metropolitana estava em 58,0%. Para aumentar bem a capacidade dos reservatórios, precisaríamos de chuvas constantes e contínuas, como nas ZCAS. Apesar de ser uma coisa detestada pela maioria da população, é o que resolve... não tem outro jeito. E concluindo: eventuais bloqueios, muito calor e chuvas abaixo da média em fevereiro e março é tudo que não precisamos...
    1 point
  34. São Paulo vem tendo uma tarde quente, sobretudo em áreas mais ao norte da cidade. Após uma manhã nublada, o céu abriu mais e, nesse momento, temos a presença de cúmulos. Nas estações do CGE, temos: 30-32 graus na zona norte e centro com umidade na casa dos 40/50%; 23-25 graus no extremo sul com umidade encostando os 100%; E, no meio termo, 26-19 graus em áreas como a zona leste, um pouco da zona ul e zona oeste com umidade na casa dos 60/70%. Resumindo, quando mais ao sul, menos quente e mais úmido está. Isso está relacionado com a brisa marítima que está entrando na Grande SP. Imagem do radar de São Roque mostra essas áreas de chuva próximas a Grande SP. Elas chegam a atingir um pouco o leste da região.
    1 point
  35. Média das últimas 12 rodadas do CFS mostra um fevereiro com atuação frequente de bloqueio atuando no Brasil central. Isso bate com aquele tweet do "Xóia" que foi postado aqui no BAZ há alguns dias atrás (sobre fevereiro e março com temperaturas acima da média no sudeste). Chuvas abaixo da média. Nota-se elas bloqueadas sobre RS e SC. Em 500 hpa, anomalias positivas.
    1 point
  36. Até agora, janeiro está sendo O TERCEIRO MES MAIS QUENTE DA HISTÓRIA de Buenos Aires, só perdendo, em média simples, para janeiro de 1989 (27,2°C) e dezembro de 2013 (27°C): Média das mínimas: 21,3°C (+ 1,2°C) Média das máximas: 32,1°C (+ 2°C) Média simples: 26,7°C (+ 1,5°C) Precipitacao acumulada: 16 mm (11,9% da média) E a situacao nao vai melhorar nos próximos dias. Pelo contrário, segundo o SMN vai continuar piorando:
    1 point
  37. Ontem: Mínima: 23,1°C Máxima: 29,7°C O dia foi nublado e abafado em Buenos Aires, com sensacao térmica de mais de 31°C. Mas foi um alívio pela falta de sol e depois de ter tido 36°C por dois dias seguidos. No fim da tarde e à noite esteve mais fresco, na faixa de 25-26°C, devido ao vento do rio. Algumas gotas chegaram a cair, sem acumular. Depois o vento parou e a temperatura voltou a subir, chegando a 27°C à meia-noite. No norte do país, como sempre, forno total. As maiores máximas: Rivadavia (Salta): 44,5°C Orán (Salta): 42,6°C Las Lomitas (Formosa): 42,5°C Tartagal (Salta): 40°C
    1 point
  38. Manhã começando com muitas nuvens em São Paulo. Temos bastante nebulosidade média e também alguma baixa. Na maioria das estações do CGE, faz 20-22 graus com umidade acima dos 90%. No extremo sul, está mais fresco com 18 graus e umidade encostando os 100%. Os ventos sopram fraco de SSE segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.
    1 point
  39. TEMPESTADE, COM QUEDA DE GRANIZO NAS PARTES MAIS A NORTE DA CIDADE DE JOSÉ BONIFÁCIO. VID-20230118-WA0040.mp4
    1 point
  40. Devido ao deslocamento da alta em 500 hpa, núcleos estão pipocando sobre a região sudeste (porém de forma isolada). Imagem do satélite Imagem dos radares
    1 point
  41. Não sei se foi comentado... Ontem, a estação automática do INMET em Quaraí-RS registrou 40,4°C de máxima. Também ontem, São Borja chegou nos 39,6°C.
    1 point
  42. Tarde novamente começando quente em São Paulo. Assim como ontem, já nota-se cúmulos no céu que, mais tarde, se desenvolverão ainda mais e, junto com a entrada da brisa marítima, poderão provocar pancadas que podem ser de forte intensidade. Nas estações do CGE, temos 29/30 graus e umidade na casa dos 50%. Imagem do radar de São Roque já mostra alguns núcleos em áreas vizinhas a Grande SP.
    1 point
  43. Não sou especialista. Mas isto é relativamente comum. Eu mesmo já vi isto em dias de chuva forte. E foram algumas vezes. Principalmente setembro/outubro. Não acho que seja um tornado. Que seria aquele funil bem definido de vento, do topo da nuvem ao solo. Tornado foi um dos poucos fenômenos naturais que nunca presenciei. Até Terremoto já tive a experiência de sentir. Mas até hoje não vi tornado, assim como aurora boreal (nos polos) e raio bola.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.