Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/14/22 in all areas

  1. Bom começo de semana e feriado à todos.. Os últimos dias foram de tempo quente e instável aqui no leste do Paraná. Uma situação bem diferente da q tivemos no início do mês e bem mais condizente com o período em q nos encontramos. Grandes áreas de instabilidade tem se formado no interior, entre o sul do MS e o norte da Argentina e associadas às altas temperaturas no Estado, produzem temporais, alguns de forte intensidade, principalmente entre noroeste, sudoeste e centro-sul. No sábado, estive em São Luís do Purunã, na região dos cânions e mesmo com o tempo bastante instável na parte da tarde, não choveu, o q não me agradou muito, já q aquela área tem uma vista incrível do horizonte e eu estava com intenção de filmar as possíveis formações de Cbs. Mas não deu, paciência. A altitude no local onde eu estive varia entre 1.100 e 1.150 m no topo e cai para 900 m em alguns locais no fundo dos cânions. Provavelmente a vista das geadas deve ser incrível lá de cima.
    9 points
  2. Sábado (12/11) foi um dia bem instável no sertão da PB. Apareceram vários Cbs ao longo da tarde, alguns mais próximos do município de Pombal depois das 17h. Rafael Santos A chuva chegou aqui em Pombal por volta das 19:20, durando cerca de 30 minutos. Foi moderada, sem ventos, e com trovões. Radar da FUNCEME De 22h voltou a chover, foi uma pancada bem intensa que durou só 10 minutos, mas foi a responsável pela maior parte do acumulado desse dia, que foi de 22,2 mm em casa x 9,3 mm na AESA (acredito que essa chuva de 22h não atingiu a estação oficial já que choveu bem menos por lá). Na madrugada do domingo (13/11) voltou a se formar instabilidades na região, provocando novas pancadas fortes em pontos do oeste e do baixo Vale do Piancó. Dados da AESA. Pilar faz parte do Agreste, por isso risquei. Radar da FUNCEME.
    8 points
  3. Aqui em JB ventania na madrugada, mas chuva mesmo... Só 1.6mm. No mês, 1.8mm. Média pra novembro normal é de cerca de 200mm. Coisa ficando feia por aqui!
    8 points
  4. O começo da tarde de ontem, q teve máxima de 27,2°C na minha estação. As nuvens de trovoada já começavam a se organizar em alguns setores, ao nordeste e principalmente no sul e oeste. Enquanto na área serrana ainda havia bastante infiltração de ar oceânico fresco.
    7 points
  5. Chuva pesada ocorrendo agora em Ibitipoca, um sinal de que em breve chega aqui também. O acumulado já chega aos 30mm e deve vir muito mais ainda. Temperatura em 17C. De hoje até Quarta, acumulados que podem passar dos 100mm em várias cidades da região da zona da mata.
    7 points
  6. Intensa LI cruzou o centro-oeste e oeste de SP na madrugada percorrendo incríveis 200 km de distância em apenas duas horas. Tupã teve estragos com vento máximo no Inmet de 94,3 km/h. Marília registrou 63,4 km/h, com quedas de árvores.
    7 points
  7. Após uma madrugada com chuva devido às instabilidades que estavam no interior e avançaram para a Grande SP, as primeiras horas da manhã estão sendo de sol entre nuvens médias e altas. Nas estações do CGE, temos 21/22 graus com umidade na casa dos 80/90%. Pelo radar de São Roque, temos uma área de chuva que vai desde Rio Claro até o litoral sul de SP. Ela pode chegar a Grande SP nas próximas horas. Os ventos sopram de NE segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.
    7 points
  8. Imagens dos radares da UNESP das 22:15 mostra várias áreas de chuva no interior de SP. Enquanto isso, na capital paulista, as nuvens baixas que tivemos entre o final da tarde e o início da noite se dissiparam. Agora temos nuvens médias e altas, decorrentes dessas instabilidades que atuam no interior. Na maioria das estações do CGE, 21/22 graus e umidade na casa dos 80%.
    7 points
  9. O domingo foi mais um dia de pancadas de chuva localizadas aqui no sertão da PB, que vieram a partir do meio da tarde. Às 16h30 se formou uma a sul que por muito pouco não me atingiu: Radar da FUNCEME A foto dela 👆. Rafael Santos De 17h10 tínhamos várias nuvens com chuvas a leste e sudeste: Rafael Santos Próximo das 18h surgiu outro Cb isolado a sudeste: Rafael Santos De 19h30 surgiu um Cb na região de Vista Serrana que rapidamente ganhou força e quase me atingiu. Infelizmente ele perdeu muita força e apenas o resto dele despejou os 0,4 mm que foi o acumulado de ontem em casa, em compensação entregou muitos raios e trovões fortes: Essa chuva que está em Condado no print acima 👆 sobrevive e se torna um novo Cb, com duração superior a 1h. Ouvi trovões fortes dele também: Chuva essa de Condado que foi responsável pelo valor de 60 mm segundo a AESA.
    6 points
  10. Pelos pluviômetros do Cemaden, a chuva se concentrou a sul e oeste da RMBH hoje. Betim já acumula mais de 60 mm, Contagem e a região centro-sul de BH estão entre 30 e 40 mm e na Pampulha me surpreendeu apenas 12 mm acumulados até aqui. Neste fim de ano, estava chovendo mais pra lá do que pra cá, mas hoje inverteu. Se novembro mantiver este mesmo ritmo da primeira quinzena até o final, vamos ficar com chuvas próximas à média, com variações para mais ou para menos na RMBH. Caso não haja nenhuma onda de calor, será um bom mês de uma forma geral.
    5 points
  11. Ontem (Domingo) e hoje fez calor na capital paulista. Com a ajuda dos ventos continentais durante as tardes. Aliás, ontem as estações oficiais chegaram e passaram dos 30°C pela 1ª vez neste mês de novembro. Com isso, as anomalias negativas do começo do mês vão diminuindo... dia após dia. Hoje, Mirante (Aut): 19,5°C / 29,4°C (Ontem: 18,5°C / 32,7°C) Interlagos: 18,7°C / 30,1°C (Ontem: 17,6°C / 30,3°C) IAG: 18,9°C / 30,5°C (Ontem: 18,2°C / 31,5°C) Os ambientes internos já aqueceram bem. Já guardei o cobertor leve que eu vinha usando e, desde sábado, estou dormindo só com lençol. Quanto às chuvas, estamos assim neste mês, até hoje: Mirante (Aut): 61,6 mm (Normal 1991-2020 para novembro: 143,9 mm) Interlagos: 41,2 mm No quesito chuva, não está uma maravilha mas também não está tão ruim. Pelas previsões, deveremos ter uma diminuída no calor nos próximos dias. Mas... sem frio. Vamos acompanhando.
    4 points
  12. O que temos agora é uma extensa área de chuva variando entre moderada a forte sobre o leste do Sudeste: De uma forma geral, essas chuvas atingiram quase todas as cidades da região, em maior ou menor intensidade. No caso de Juiz de Fora, quase nada de chuva (nenhuma estação com 10mm ainda). Em Ibitipoca a chuva forte veio ainda de manhã , e acumulou 42,6mm. Em Barbacena já passa dos 70mm hoje, principalmente de tarde. E aqui onde estou, distrito de Tuiutinga em Guiricema, chuva forte com trovoadas agora.
    4 points
  13. Por aqui, a noite passada foi quente, amanhecemos com mínima de 19 graus, sol fosco e muito abafado. Eu tenho um sensor de chuva apuradíssimo, todos os institutos de meteorologia estão defasados por não terem esse aparelho de suma importância: a ponta do meu nariz! E é inadmissível alguém dizer que "a previsão foi feita igual o meu nariz" pois ele não falha! Explico: se eu estiver parado, de boa, em repouso, e a ponta do meu nariz começar a suar, vem chuva pesada e certeira. Logo, ao perceber gotinhas de suor na ponta do meu nariz, dei total atenção a esse infalível sensor e anunciei a todos que estavam ao meu redor que a chuva viria cedo e pesada! Bem, nas últimas 6 horas os acumulados em Lafaiete já passam dos 70mm. E continua chovendo! E meu nariz dispensa comentários!
    4 points
  14. Ar seco de oeste fez a u.r. atingir 36% aqui! Máxima de 28,8°. Agora faz 26,8° com apenas 41%. P.o. de 12,4°! Segue o time-lapse do início da tarde.
    4 points
  15. Sim, inclusive tem municípios que nem registraram chuva ainda nesse mês, apesar de tudo, mas no geral o Cariri Sul e o Sertão está bem acima da média, tanto que já tem estações com mais de 130 mm quando a média geral é 10/20% desse valor: E o resultado não poderia ser outro: tudo verde ainda na época seca.
    4 points
  16. Mesmo com a chuva da madrugada não baixei dos 20,1° nessa noite. Agora venta bem de O-NO e faz 27,1° com 67%. Muitas nuvens. Segue o vídeo de ontem. Chovia fraco, mas de forma contínua.
    4 points
  17. Linda formação. Acho muito interessante e adoro ver os posts daí do nordeste, pq cada local parece único e também é uma grande área não muito povoada, então tem essas imagens onde vc vê as nuvens, o céu e geralmente uma paisagem natural, sem casas e postes de eletricidade com emaranhados de fios. Além disso o próprio relevo também chama atenção. Mas falando em precipitação, choveu 3 ou 4 vezes o esperado no mês em um único dia, claro, em pontos isolados, então tem muita localidade q ainda está dentro da média.. Outra coisa: parece q tem mais observadores do tempo na tua Região do q em outras partes do país (proporcionalmente). Já andei reparando nisso há algum tempo. Desses, no Baz tem uns 10 q eu me recorde.
    4 points
  18. O domingo foi abafado por aqui. Choveu de forma leve e contínua praticamente toda a tarde com uma breve trégua (momento em que gravei o vídeo). Variação de 21,4° a 26,3°. Até agora é a mínima mais alta em meses. Digo até agora porque já tenho 21,6° com 92%. Talvez baixe a mínima em alguns décimos. Pressão em apenas 1004,7 mb. Segue o vídeo da orla do Guaíba na Zona Sul.
    4 points
  19. Na quarta-feira (09), apresentei um trabalho em um evento de mostra científica na faculdade e dentre 47 trabalhos fiquei em segundo, mas mais importante, o principal objetivo, de fazer o pessoal entender melhor de onde vem os dados e o que é uma estação meteorológica, que incrivelmente muitos não fazem a menor ideia.
    4 points
  20. Boa noite! Em 14 dias de novembro já temos 215 mm acumulados na estação de Ipiabas-RJ. Média 24h até agora: 17,9°C 2022 surpreendendo até o final!
    3 points
  21. Madrugada de hoje a formação de instabilidades no sul do Ceará, na fronteira com a Paraíba, provocaram chuvas bem volumosas naquela área: Satélite de 3h da madrugada 👆 Dados da FUNCEME 👆 Há previsão de novas pancadas isoladas hoje aqui na região, inclusive já tivemos até um Cb isolado ao sul há uns 20 min: Rafael Santos
    3 points
  22. Tarde trevosa e com bastante chuva na RMBH. Aqui em casa já estamos indo para a terceira pancada de chuva com forte intensidade nesta tarde, ao contrário dos dias anteriores onde a previsão flopou.
    3 points
  23. Após a chuva que tivemos no meio da manhã, a tarde começa com sol forte e temperaturas altas em São Paulo. Nas estações do CGE, temos 26/27 graus e umidade na casa dos 60%. Os ventos sopram mais forte do continente nas últimas horas. Dados do aeroporto de Congonhas regista uma velocidade média acima dos 20 km/h.
    3 points
  24. Tarde finalizando e noite começando com aumento de nuvens em São Paulo. Essa nebulosidade não deve trazer chuva. Se tratam de nuvens baixas devido aos ventos que passaram soprar do mar a partir do meio da tarde. Quanto mais ao norte, maiores as temperaturas. No extremo norte faz 23/24 graus com umidade na casa dos 70%. No extremo sul, 18 graus e umidade encostando nos 100%. Em áreas mais centrais (centro, ZO e ZL), 21/22 graus. O radar de São Roque mostra alguns núcleos de chuva em regiões vizinhas a grande SP.
    3 points
  25. Olhando os números do Valei do Itajaí, talvez tenha sido o primeiro dia completo de verão. Mínima ao redor de 20 e máximas entre 31 até 34.
    2 points
  26. Reflexo do frio tardio, quando aquecer bem começam as pancadas de verão, é ter paciência e uma dose de maracujina
    2 points
  27. Sim. Muito ruim de chuva por aqui. Esta noite mesmo virou uma ventania, derrubou até placas, e danificou fachadas de algumas lojas. Mas chuva mesmo, foram 1.6mm, apenas! E no geral está assim viu. Acredito que está variando aí entre 40 a 0 mm em boa parte do interior. Muito ruim 👎 Novembro geralmente já tem aquelas pancadonas diárias de 15, 20mm.
    2 points
  28. O QUE !!!!!! 1,8mm em José Bonifácio esse mês ????!!!!! Assustador …. Por aqui não estou esperando um Novembro chuvoso devido a essas entradas de MPs, inclusive teremos mais uma essa semana. Mas acho que fica pelo menos próximo da média. Podemos ter muitos temporais até Quarta-feira. Na torcida para que a situação melhore aí. Como está no interior de SP como um todo ?
    2 points
  29. Até o dia 9 de Novembro, a temperatura média de Novembro no INMET-JF era de 15,3°C. ....tivemos dias quentes desde então, e a temperatura média agora subiu para 16,7°C (anomalia de -3°C). - Para termos o Novembro mais frio da história, necessita terminar com no máximo 17,9°C de média.
    2 points
  30. PREVISÃO DESTA SEMANA PRO ESTADO DE SP: Screen_Recording_20221114-202900.mp4
    1 point
  31. Estas questões sobre meio-ambiente, clima, etc, é algo que interessa as mais diversas áreas do conhecimento hoje. Acho sempre muito importante, quem conhece, ainda que minimamente o assunto, levar ao conhecimento daqueles que atuam naquele determinado ramo de conhecimento. Parabéns pelo Trabalho. No meio jurídico sempre procuro levar estes temas também, para que os profissionais do direito conheçam mais as questões ambientais. DEIXO AQUI UM ARTIGO QUE APRESENTEI ESTA SEMANA NAS REVISTAS JURÍDICAS, para o meio jurídico se inteirar mais sobre o temas debatidos nas COPs, indicando sua origem, etc... Segue link: https://jus.com.br/artigos/101062/cop-27-afinal-o-que-sao-e-como-surgiram-as-cops A meta é trazer um novo artigo, trazendo alguns pontos novos e importantes desta COP 27. Se conseguir tempo pra esta pesquisa 😅
    1 point
  32. Tempinho de ontem; Iporã do Oeste/SC 2728mm no ano Linha Taquarussu e Aparecida neste novembro Videozinho de ontem WhatsApp Video 2022-11-13 at 00.29.27.mp4
    1 point
  33. DETALHE CURIOSO DESTA IMAGEM. ESPELHOS DE ÁGUA NAS REPRESAS DAS HIDROELÉTRICAS. FALTA DE NUVENS NA DIREÇÃO DOS VENTOS.
    1 point
  34. Imagem do satélite do final da noite de sábado Leste paulista coberto por nuvens baixas. Imagem do satélite da tarde de sábado (visível) Nuvens cúmulos em praticamente todo o estado. Nota-se cobertura de nuvens baixas na baixada santista e litoral norte de SP.
    1 point
  35. Máxima de 29,8°. Nublado com cirrostratus, quente, abafado e, claro, não choveu. Agora faz 21,9° com 86%. Segue o time-lapse da tarde de hoje.
    1 point
  36. Noite começando com queda nas temperaturas e aumento de nuvens baixas em São Paulo. Após ter chegado a 26/27 graus na maioria das estações do CGE, agora temos 20/21 graus. A umidade está na casa dos 70/80%. No extremo sul, 17 graus e umidade encostando os 100%. Os ventos sopram de sul desde o meio da tarde a uma velocidade média que chega a ultrapassar os 20 km/h segundo dados do aeroporto de Congonhas. Imagem da câmera mostrando as nuvens baixas aumentando
    1 point
  37. https://www.sigmameteorologia.com/sigmaweb/?product=canal13_glm_sp
    1 point
  38. DEPOIS DE UM DIA MAIS AMENO ONTEM, HOJE SOL ESTÁ ESTRALANDO DENOVO. 32°C EM CASA. CONTUDO, JÁ TEM FRENTE FRIA NA GRADE. E DENOVO VOLTAMOS A UM CLIMA MAIS AMENO, INCOMUM PARA NOVEMBRO. COM MÍNIMAS DE 14°C/15°C E MÁXIMAS DE 26°C, 27°C NA PRÓXIMA SEMANA.
    1 point
  39. Tarde começando com tempo abafado e muitas nuvens em São Paulo. Grande parte dessa nebulosidade se trata de cúmulos. Na maioria das estações do CGE, temos 25/26 graus e umidade na casa dos 50/60%. No extremo sul, 20-22 graus e umidade na casa dos 80/90%. Pelo radar de São Roque, por enquanto sem registro de chuva em dia área de cobertura. Os ventos estão calmo.
    1 point
  40. Acumulados em algumas estações do CGE com a chuva desta sexta feira. Nota-se uma grande variação de um local para o outro.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.