Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 04/05/22 in all areas

  1. O vento de sul mais fresquinho da FF começou a chegar ao Sudeste, estimulando a nebulosidade na região.
    13 points
  2. Mínima de 18°, de noite formou um forte nevoeiro, e pela madrugada e pelo começo da manhã ele ficou avançando ou recuando em vários momentos. Para exemplificar, essas duas seguintes fotos foram tiradas com 5 minutos de diferença (7:11-7:16):
    13 points
  3. Euro ensemble 15 dias Dia 5-10 10-15 15-20 Ensemble vê frio a partir do dia 15 mesmo, 13/14 ainda seria de chuvas
    13 points
  4. GFS já trás algo mais prolongado: @jean10lj já havia postado o esemble do euro indicando um período mais frio nesses dias.
    13 points
  5. La primera foto es en el barrio de Peñarol, la saque yo cuando fui a hacer unas compras el domingo al mediodia. La segunda foto me la envio un amigo, es en la zona rural que rodea Montevideo, Punta Espinillo. Un amigo posee una chacra alli, es una zona donde se producen frutas y verduras, Punta Espînillo se caracteriza por sus manzanas, no es estrictamente ciudad, es el "bocage" montevideano, se practica agricultura intensiva y es un lugar densamente poblado, hacia el norte el cultivo estrella es la vid y se producen buenos vinos, especialmente Tannat.
    13 points
  6. No sul como um todo foi uma mudança bem radical, em Blumenau depois do verão mais seco em 7 décadas e do Fevereiro (disparado) mais seco da série iniciada em 1944, a umidade e nebulosidade não dão trégua, já está ficando chato até, têm sido raros dias ensolarados e secos desde início de Março. As temperaturas, por outro lado, tem ficado abaixo da média, a máxima média está em incríveis 23,4ºC nesses primeiros 4 dias de Abril em Blumenau. Extremos desses dias com elevação gradual das temperaturas: 14,5/18,5ºC sexta - frio diurno muito raro 16,2/23,1ºC sábado - tempo úmido com garoa a partir do fim da tarde 18,4/24,3ºC domingo - tempo úmido com algumas garoas 18,7/27,7ºC ontem - mínima de 21ºC no amanhecer mas céu aberto de noite e mínima invertida, tarde abafada Hoje o dia começou com nevoeiro e mínima de 18,4ºC. O sol até tem feito algumas aparições mas pouco. Nada muito empolgante nos próximos dias, a temperatura média vai subir bastante e tem chance de chuva todo dia com ar sempre bem úmido. Não é nada típico de abril esse tempo, o outono no leste de SC costuma ser uma época mais ensolarada.
    11 points
  7. Me impressiona a radical mudança de padrão no oeste da região Sul a partir de Março, em ano de La Niña o grande temor era de que as chuvas permanecessem escassas ou irregulares ao longo de todo o ano mas essa chuvarada das últimas semanas deve garantir boas condições para a vegetação por meses. Por aqui, a situação é a seguinte: O verão demorou para decolar, vindo com força total somente em Março, mas agora ele também não quer mais nos deixar ! O amanhecer foi com um denso nevoeiro, mas a mínima foi de 18,2°C. E agora que o nevoeiro se desfez totalmente, o sol brilha forte e já faz 27C ! Vem aí um dia sob-30 e com chance de trovoadas. NInguém aqui aguenta mais esse verão estendido (embora seja normal no início de Abril).
    11 points
  8. Nas últimas rodadas os modelos vem apontando uma nova entrada de frio a partir do dia 12-14/04. EURO: CMC:
    11 points
  9. São Paulo vem tendo uma noite abafada, com muitas nuvens no céu e até pancadas de chuva em alguns locais. A nebulosidade presente é tanto baixa (cúmulos) quanto alta (cirros estratos, alto estratos...). As temperaturas, nas estações do CGE, variam de 19/20 graus no extremo sul a 25/26 graus em áreas mais ao norte da cidade. Inclusive, este órgão decretou estado de atenção na zona sul da capital paulista. Imagem dos radares da UNESP das 21:15 mostra núcleos de chuva próximos à Grande SP. Esse tom azul que pega boa parte da capital, se trata de eco do radar. Foto tirada tirada bem no final da tarde mostrando os cúmulos mais desenvolvidos na direção leste. (Dessa vez resolvi postar uma foto de minha autoria hehe)
    11 points
  10. Apareceu um funil numa nuvem que gerou uma pancada de chuva na zona rural aqui em Pombal. Rafael Santos As chances de chuva por aqui aumentam bem amanhã, diminuindo na quinta e aumentando de vez novamente na sexta-feira em diante.
    10 points
  11. Um complexo de trovoadas generalizadas está se formando entre SP, sul de Minas e zona da mata: As nuvens altas já chegaram aqui e taparam o céu , mas antes delas o calor atingiu níveis de Janeirão pleno. Chegou a máxima de 31,4°C com índice de calor em 37 graus ! O abafamento causou desconforto em qualquer um que estivesse nas ruas.
    10 points
  12. Hoy a las 7 de la mañana la situacion se presentaba asi en las estaciones de Inumet: :
    9 points
  13. Euro 00z 🐸🐸🐸 Previsão pra cá (Iporã do Oeste/SC) Já vou me preparando
    9 points
  14. Boa noite, apesar da influência indireta do último sistema aqui em BH, tivemos mudanças sensíveis nas condições gerais do tempo nos últimos dias. Pra começar, a frente estimulou o aumento de nuvens e algumas chuvas que somaram 20 a 30mm pela cidade - mais do que em todo o mês de março. Além disso, tivemos uma melhoria no conforto térmico geral, não só pelas chuvas, mas devido aos restos da massa de ar polar que chegaram aqui (sempre chega alguma coisa, mesmo nas mais continentais), que trouxeram ligeira queda de máximas e ar mais seco: Domingo teve muitas nuvens ao longo do dia, devido aos ventos oceânicos (pós-frontal) e máxima de amenos 25,9C na área central da cidade, valor que indica algum ar fresco, já que não teve nenhuma chuva associada. Hoje, céu parcialmente nublado, com máxima ainda tolerável de 28,6C. . . . Apesar desse refresco, a tendência é de verão light pela frente, com calor moderado e chuvas frequentes, assinatura abrilina nada outonal e que revela uma atmosfera ainda no modo 🌴: Como podem ver, há previsão de chuvas todos os dias a partir de quinta, até com volumes razoáveis. Se confirmar, existe a possibilidade de a média de abril ser batida na 1ª quinzena, o que seria ótimo, dado o mês de março atipicamente seco que se passou. 0:13, 20,2ºC e céu limpo. Muito agradável.
    9 points
  15. Las dos caras del dia domingo; la jornada otoñal soleada humeda y pesada que fue durante la mayor parte del dia. Posteriormente, avanzada la tarde, la llegada de las nubes negras, vanguardia del frente frio, presagio de una lluvia que nunca llego:
    9 points
  16. Ela enfraqueceu nesse momento mas depois voltou a ficar forte antes de chegar aqui por volta do meio dia, foi uma bela Shelf Cloud. VID_20220404_121138.mp4 Foram 29,4mm, também referente a acumulados de chuva, tenho notado que sempre quando chove, alguém coloca esse pluviômetro no meio de uma avenida em pleno centro da cidade:
    8 points
  17. Temos fortes trovoadas nesse momento em São Paulo. Imagens das câmeras da Avenida Paulista mostra a cortina d'água dessa chuva. Noroeste Leste
    7 points
  18. Dia muito úmido por aqui! Minha menor u.r. foi de 90%! Tive variação de 18,3° a 22,5°. Agora faz 19,9° com 96%. Segue o vídeo molhado da tarde.
    7 points
  19. Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo Melilla: Domingo absolutamente soleado, que llamo la atencion por la minima alta en relacion a las temperaturas que veniamos teniendo, a eso de las 18hrs vio la llegada de negros nubarrones que presagiaban una terrible tormenta.....pero que nunca llego y no cayo una gota. Hoy tuvimos un dia hermoso, la maxima rondo los 20°C , sin una nube, a pleno sol en un cielo turquesa. Actualmente, a las 21hrs, tenemos una noche de fresca a fria, 12,8°C en la estacion Prado, 8,8°C en la estacion Melilla de Montevideo.
    7 points
  20. Mínima Aqui em casa hj: 17,7 Em Salinas: 12,8 Na área urbana máxima em torno dos 30 graus.
    7 points
  21. E o dia de hoje deu um "nó" na maior parte das (Senão em todas) previsões para a cidade de São Paulo. Havia previsão da mudança de ventos sim (Passando a ser marítimos) mas mesmo assim a expectativa era de calor, um pouco menos que ontem mas um dia ainda quente, com máximas em torno de 28°C. Mas o dia amanheceu encoberto por nuvens stratus, com teto bem baixo, que chegaram até a provocar garoa em alguns pontos. Apenas entre o final da manhã e a 1ª metade da tarde houve algum mormaço e, aqui na zona norte, ligeiras aberturas de um sol bem fraco. Mirante (Aut): 19,9°C / 25,7°C Interlagos: 18,5°C / 23,5°C IAG: 18,2°C / 24,7°C Como se pode ver, apesar do "refresco" nas máximas, as mínimas continuaram de verão.
    6 points
  22. Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla): Jornada seca, templada, absolutamente despejada y agradable, frio a la noche.
    6 points
  23. PANCADAS FORTES DE CHUVA NESTA TARDE. EM JOSÉ BONIFÁCIO BATEU 14.2MM. MAS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO CHOVEU 64MM NA ZONA SUL. VEIO GRANIZO EM ALGUNS BAIRROS.
    6 points
  24. Não sei a opinião dos outros participantes de SP aqui no fórum mas, para mim, ainda continuamos em pleno verão. Hoje tivemos um dia de sol, poucas nuvens na maior parte do tempo e calor na cidade de São Paulo. Isto depois de mínimas altas na noite/madrugada, acima da média até para o verão. Houve o costumeiro aumento na quantidade de cumulus à tarde mas... sem maiores consequências. Durante a tarde, os ventos foram continentais, de NNO a N, o que contribuiu para a subida das temperaturas. No ano passado (2021), nenhuma das estações oficias de Sampa "trintou" em abril. Isto é, passaram todo o mês de abril sem chegar aos 30°C. Neste 2022, esta possibilidade já foi eliminada logo no dia de hoje. Mirante (Aut): 20,0°C / 30,7°C Interlagos: 19,5°C / 32,1°C IAG: 19,2°C / 31,9°C Pelas previsões de hoje, não deveremos ter grandes mudanças nos próximos dias, talvez só um pouco menos de calor. Vamos acompanhando...
    6 points
  25. Chegada há pouco da primeira instabilidade com chuva isolada e trovões.
    6 points
  26. O entardecer de ontem já dava mostras de entrada de ar quente em médios níveis pelo norte, mesmo com ar ligeiramente frio nos níveis mais baixos.
    6 points
  27. Cascavel VID-20220404-WA0036.mp4 Essa Li parece que vai chegar fraca aqui.
    6 points
  28. Imagem dos radares da UNESP 22:52 horas mostra que a chuva forte se concentra entre Guarulhos e a zona leste da capital paulista. Essas chuvas que caíram sobre a cidade foram suficientes para dar uma refrescada. As temperaturas, que nas áreas urbanas estavam acima dos 25 graus, agora caíram para 21/22 graus na maioria delas. No extremo leste, faz 23 graus o que se deve ao fato de a chuva estar agora chegando por lá. O CGE retirou o estado de atenção nos locais em que havia sido decretado.
    5 points
  29. 5 points
  30. 54mm hoje aqui já (Iporã do Oeste/SC), confirmando a chuvarada de ontem/hoje no RS e parte de SC De manhã cedinho pelo radar:
    5 points
  31. Variação hoje 13,7/25,2 ou seja, absolutamente Abril ! Fora o nevoeiro matutino, nada houve de interessante no dia de hoje 🤷‍♂️ Final da tarde teve lençol de Cirrus.
    4 points
  32. Hoje foi um dia pra se recordar daqueles nublados dias de janeiro. Mínima alta, 19°, e mormaço à tarde, 26°, com uma chuvinha rápida e nem 2mm. Agora, 19:15, muitas nuvens mas sem ameaça de chuva, faz 22.2° em C.Lafaiete
    4 points
  33. Boa Tarde Semana deve ser úmida por aqui, com mínimas altas e máximas mais ou menos elevadas. Hoje variação entre 20~27ºC e tempo chuvoso com tempestades ocasionais. Enquanto as temperaturas estão comportadas a chuva ta sendo muito presente ultimamente. Resumindo o mês passado: Março terminou com mais de 310 mm de chuva na estação que acompanho (100 mm acima da média normal), isso é 3x a mais do que choveu em fevereiro desse ano.... As temperaturas também foram acima da média: +1ºC nas máximas,+1.5 ºC nas mínimas e +1.5ºC no geral. Extremos de 35,9 ºC (06/03) e 14,8 ºC (31/03). Ou seja, março quente acima da média e muito úmido, predominio do verão e marcado pelo abafamento como caracteristica típica. Mas, como é de praxe, mesmo dentro desse cenário ruim a transição para o outono começou com uma forte mudança de dinâmica no dia 12. De agora em diante quero apenas contar nos dedos os dias com máxima acima de 30 por aqui...
    4 points
  34. Boa tarde... Depois de 4 dias com clima outonal, incluindo no pacote não apenas temperaturas baixas à tarde, mas céu cinzento e muitos períodos com chuva, temos hoje um quadro bem diferente (ao menos termicamente), onde a máxima já ultrapassou os 28°C e os ventos sopram do norte, girando para noroeste com algumas rajadas boas. Ontem ainda houve vestígios da atuação fria do ramo oceânico, com ventos do leste soprando com bastante intensidade e até alguns chuviscos. Nos 3 dias mais frios sob atuação (indireta) polar, tive os seguintes registros em casa: 31/03: 10,4 18,3 01/04: 10,9 15,1 02/04: 13,1 17,5 Ainda sobre ontem (03/04), com bons períodos de sol à tarde, a máxima ultrapassou finalmente os 20°C, chegando à 22,1°C. Sinais de mudança surgiram ao anoitecer...
    4 points
  35. Mantendo. 12z de hoje dias 7-12 no euro ensemble dias 13-18 no euro ensemble
    4 points
  36. E hoje voltou a chover por aqui. Até o momento acumulou-se 36,9mm de chuva (Ciiagro) e segue chovendo com muitos raios e energia "piscando". Temperatura em torno dos 19°C
    3 points
  37. Então, eu acredito que aqui seja uma das regiões mais quentes do país no verão (não há uma alma viva que venha para cá e não reclame do calor insuportável deste período). Além das temperaturas altas que ocorrem, tem também o fator da umidade altíssima que eu sempre bato na tecla quando eu posto por aqui. Mas é bom lembrar que o verão deste ano foi anormal para época, assim como ocorreu no Sul, tivemos alguns períodos grandes de ausência de chuva, o que colaborou com muitas máximas altas, já que não tivemos as famosas "pancadas de verão" durante a tarde ou no final da tarde para trazer um alívio. Na questão da representatividade do clima do sul de SP, creio que o daqui de Eldorado, especificamente, seja apenas factível com os outros municípios que fazem parte das áreas baixas do Vale do Ribeira (a grande maioria, é verdade), já não sendo compatível com as outras regiões do sul de SP por conta da diferença gritante de altitude como, por exemplo, as de Itapeva e de Itapetininga. Até por conta disso, eu costumo monitorar a estação de Apiaí (~100 km de distância daqui de Eldorado e a 891 metros de altitude), a qual possui dados de temperatura mais factíveis com os outros munícipios do planalto sul paulista. Ela, inclusive, deve ter as médias bem parecidas no verão com as estações de BH (corrija-me se eu estiver errado), o 1° trimestre dela + início de abril: Enfim, como você bem disse, apesar de termos sofrido no 1° trimestre, a transição para o outono é mais radical e perceptível do que aí em BH, já havendo uma maior dinâmica a partir da 2° quinzena de março e, assim, costuma durar até dezembro, quando o período "infernal" retorna. Até lá, a tendência das máximas é ir ficando cada vez mais amenas e poucas vezes ultrapassando a barreira dos 30°C (costuma passar dessa faixa somente nas épocas de pré-frontais).
    3 points
  38. Acompanho o clima da sua região - que representa o sul do estado de SP - desde que vc comenta aqui no fórum e fiquei de cara como o verão daí é quente. Ano passado, acompanhei o grande potencial de frio nessa região (principalmente máximas baixas ou aquelas tardes invernais) e, por causa disso, achava que o verão fosse tipo o daqui ou mais fresco. Mas essa média máxima de fevereiro de quase 35C é muito alta e surpreendente pra essa região (ou, talvez, eu que seja muito leigo quanto ao clima dessa região de SP). Até mesmo março, que teve mais chuva, teve uma variação bem elevada, com muito abafados 21,5/32,6C pelo que postou - só que bem mais dinâmico. Agora, em compensação, a partir do outono, o refresco chega bem rápido nessas bandas e há um grande contraste térmico com os meses mais frios. Diferente daqui, em que as temperaturas médias caem lentamente ao longo das semanas (com os picos, claro). Subtropicalidade total no sul de SP. . . . Falando de março, foi o 2º mais seco da história de Belo Horizonte, perdendo apenas para a aberração que foi o março (e todo o ano) de 1963, que teve ~7mm. Mas a diferença foi de poucos mm (que pode ser causado por um simples acaso de posição de um núcleo isolado de chuva de verão, por exemplo), então dá pra dizer que tivemos um março histórico e excepcional, com tudo o que essas palavras significam, raríssimo, de ocorrência de 1 a 2 vezes por século. Felizmente ocorreu após 5 meses seguidos de muita chuva, então o impacto é praticamente nenhum em questões mais sérias como abastecimento, por ex. - só a vegetação rasteira que sofreu com o calor seco, mas isso é de praxe. Abril promete ser diferente.
    3 points
  39. Depois de outubro do ano passado, em que teve aqueles vários eventos de tempo severo na nossa região, ficamos no marasmo por vários meses, até as tempestades começarem a voltar no mês passado, e nessa semana pode vir várias outras.
    3 points
  40. Imagem do satélite das 22:30 mostra que as instabilidades frontais em parte do sudeste do Brasil se dissiparam por completo. Na região, praticamente nenhuma instabilidade significativa. No máximo nuvens baixas (que se provocam chuva, é apenas de leve intensidade) e pouquíssimos núcleos bem isolados de pancadas. Boa parte do norte do país está sob fortes instabilidades, exceto o TO e o sul oeste de MA, RO e o AC. Aliás, essas regiões (parte sul e oeste da Amazônia) estão com tempo mais firme devido aos resquícios da massa de ar frio. Algumas instabilidades (embora em menor quantidade) atuam no norte do NE. Temos uma linha de instabilidade atravessando o RS.
    3 points
  41. Realmente hoje a temperatura deu uma subida em São Paulo. Após uma máxima que chegou aos 26-28 graus com sol entre poucas nuvens, a noite vem sendo agradável devido aos ventos que passaram a soprar do mar mais para o final da tarde. Nas estações do CGE, as temperaturas estão entre 18/19 graus no extremo sul e 21/22 graus nos locais mais ao norte da cidade. Imagem dos radares da UNESP das 21:15 mostra apenas 3 núcleos bem isolados de chuva no estado de SP.
    3 points
  42. Dia de hoje foi mais quente que ontem principalmente devido à mínima mais alta e pela carga de umidade maior. Durante a madrugada ainda houve uma pancada de chuva, mas a partir da metade da manhã o tempo abriu e o céu ficou parcialmente nublado durante todo o dia. A mínima hoje de 20,3°C é um tanto alta para os padrões de Abril. Mínimas sob-20 são incomuns para esse mês. A máxima de 28,8°C foi alta, porém muito corriqueira ainda. Ano passado o outono pleno começou exatamente no início de Abril, e já havíamos nos despedido do calor em Março. Esse ano, infelizmente, a tendência é demorar um pouco mais.
    3 points
  43. Depois de 2 dias bastante amenos, o calor retornou à cidade de São Paulo, com o afastamento do ar frio para alto mar. Após um início de manhã ainda nublado, a zona norte e boa parte da cidade tiveram um domingo de bastante sol com variação de nuvens. A zona sul, mais próxima da serra do Mar, teve maior presença de nebulosidade, o que se refletiu nas temperaturas máximas. Mirante (Aut): 18,3°C / 28,5°C Interlagos: 17,6°C / 24,0°C IAG: 17,4°C / 27,2°C. Nos próximos dias, ainda devemos continuar no verão.
    3 points
  44. No final da noite de sexta-feira se formaram algumas instabilidades no norte do sertão da PB que provocaram chuvas fortes em alguns municípios. Foi nessa região que ocorreu o maior acumulado: Em Pombal choveu bem forte por cerca de 20 minutos. Foram 16,9 mm aqui em casa, embora na estação oficial tenha caído somente 1,9 mm. Agora tem uma área de chuva (supostamente) forte a caminho daqui:
    3 points
  45. Na análise das 12z, o leste do sudeste, que tanto sofreu com as chuvas, entrou numa área de crista de bom tempo em médios níveis.
    3 points
  46. Um forte tornado acabou de passar por Pembroke, GA e agora está apresentando uma circulação severíssima no radar.
    2 points
  47. Realizei um trabalho de conclusão de curso (TGI), abordando o aumento dos eventos extremos de calor na cidade de São Paulo. O objetivo principal foi ancorado no levantamento estatístico do real aumento tanto em termos de intensidade, quanto de duração e frequência dos eventos de Ondas de Calor na cidade. A série estudada foi o período entre 1961 e 2020, totalizando 6 décadas de dados, referentes a estação oficial do INMET: MIRANTE DE SANTANA. ________________ Queria fazer um agradecimento muito especial, a todos os foristas! Sem a troca constate de saberes e aprendizagens sobre as ciências climáticas e atmosféricas, a realização desta trabalho não seria possível. ______________ Os resultados apontaram uma elevação assustadora dos registros, tanto em termos de frequência, quanto de intensidade e duração, principalmente durante a primavera e verão, estações já tradicionalmente mais quentes, na climatologia da cidade, e por está razão as consequências são ainda mais potencializadas, marcando uma mudança clara nos padrões climáticos da metrópole. Principais resultados: Para uma maior compreensão geral do trabalho, suas metodologias, conceitos trabalhados, demais resultados encontrados, e contextos mais amplos debatidos, disponibilizo o link abaixo, com o trabalho completo: https://drive.google.com/drive/folders/1QwFzJ89XTn-5P2bE5vTB29wNqKQFlxHm
    2 points
  48. Março de 2022 em Blumenau quebrou a sequência de meses secos que resultou no quadrimestre NDJF mais seco desde 1949. Choveu 213mm em casa, acima do normal, que é em torno de 150/160mm. Nas temperaturas o destaque foi o grande contraste entre o início muito quente e as temperaturas abaixo da média registradas do dia 12 em diante, o que configurou um início de outono precoce. As anomalias acabaram se anulando e fechamos praticamente na média (uns 2-3 décimos acima): Máxima média abaixo do normal e mínima média acima do normal, resultado da sempre alta umidade. Média 24h: 24,1ºC
    2 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.