Jump to content

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 08/30/21 in all areas

1. Bom dia e bom começo de semana... O amanhecer está frio aki no leste paranaense e começamos com céu limpo, temperatura na faixa dos 5/8°C mas as nuvens vieram junto com o Sol e provavelmente a tarde será fria novamente. Noite de sexta-feira eu fui acampar num dos pontos mais frios da nossa Região, o alto da Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra/SC. Cheguei na área do mirante por volta das 5h da manhã de sábado e ventava muito, com uma densa camada de neblina/garoa e essa situação perdurou no local durante os dois dias em q permaneci acampado na borda da serra, área do Cânion do Funil. Os registros no local da estação do @fernandokeiser mostram o horror do clima no local, onde o Sol é uma raridade e as temperaturas simplesmente não acompanham os mesmos valores das demais estações espalhadas pelo município de Bom Jardim. Pra se ter uma idéia, a diferença nas máximas nos dias 28 e 29 (enquanto estive por lá) entre a estação Mensageiro da Montanha e a famosa Terra do Gelo foi de 5°C no sábado e 8°C no domingo. Nesses dois dias, as máximas atingiram apenas 9°C e 10°C na borda da serra. Fiz algumas fotos do local na manhã de sábado, mostrando a estação do Fernando Keiser, sofrendo como de costume os horrores climáticos de um local q eu jamais escolheria para viver. À meu ver, se trata de uma das estações q mais "trabalha" e enfrenta condições climáticas adversas de todo o Sul do país. Com excessão da área do Morro da Igreja, talvez seja alí o local monitorado q apresenta os menores registros de temperatura máxima ao longo de todo o ano e talvez o local com maior número de dias sob densa neblina. Claro q é a minha opinião com base no q eu acompanho parcialmente, e posso estar equivocado quanto à isso. Por volta das 9h da manhã do sábado, minha companheira estação registrava variações entre 6,3°C e 6,9°C no local do Cânion da Ronda, próximo ao local da estação Mensageiro da Montanha, q também reportava valores parecidos, entre 6/7°C, com fina garoa, neblina e ventos fortes do quadrante leste. Ventava tanto, q foi difícil manter a estação em pé, já q o solo é bastante pedregoso e não tem como firmar a haste numa boa profundidade. Às 10h da manhã saí da área amaldiçoada pelos nevoeiros e fui até o portal do município, alí já pude sentir o "calor" do Sol durante um tempo. Detalhe é q mesmo com sol, a temperatura não passava dos 10°C, devido ao vento gelado q soprava do mar. A densa neblina se manteve restrita às áreas mais à leste de onde eu estava às 10h da manhã, mas aparentemente avançou e cobriu também este local um pouco mais tarde 👇 Sobre o Cânion do Funil, onde permaneci acampado o restante do sábado e ao longo do domingo eu falarei mais tarde, mas vale dizer q não é nada fácil chegar até lá, fazendo trilha. Foram aproximadamente 3 horas de caminhada através de terreno muitas vezes encharcado e até meio pantanoso, com altitudes variando entre 1.350 e 1.500m, sem falar no vento gelado e as neblinas q cobrem a área repentinamente. Cheguei em Piraquara nesta madrugada e tenho q escolher algumas imagens e fazer um texto obedecendo uma sequência para o outro post. Adiantando aki q Cânion do Funil é meio sinistro, principalmente à noite. Falo sobre isso depois.
    23 points
  2. Depois de quase 80 dias, voltou a chover hoje em Patrocínio, MG. A chuva acumulou 3 mm na maioria das estações da cidade, sendo a maior chuva por lá desde 07/04. A seca segue severa em toda região e o nível dos reservatórios está em estado crítico. Devido ao tempo nublado a máxima ocorreu no final da manhã, chegando a 21,8ºC. Durante toda tarde choveu fraco com temperatura na casa dos 16ºC.
    17 points
  3. Muito obrigado, querido.. Trilhar, subir morro e acompanhar o clima são os meus hobbies e sempre q posso, não deixo pra depois. É óbvio q preciso melhorar muita coisa... Agora eu me desconectei da baixada (já deveria ter me desconectado bem antes) e quando não estiver em casa o meu filho fará as anotações dos registros no meu quintal. Fez isso pra mim no fds e fez direitinho: 4 sensores em locais diferentes. Então já me sinto livre pra sair conhecer e observar o clima em outros lugares (alguns, remotos), como as montanhas do Sul, por enquanto. O desejo de conhecer outros lugares fala mais alto do q o de monitorar um local apenas. Acho q isso é um ponto positivo. E levarei sempre comigo a minha estação q eu já utilizava em casa. Na vdd ela contem partes da anterior (q usava na baixada e foi violentada por um ser desprezível) e um aparelho q eu utilizava em casa. Continuando sobre o acampamento em Bom Jardim: Domingo consegui registros completos do período diurno no topo do Cânion do Funil, com variação de 6,8/10,2°C entre a madrugada e 17h, com neblina todo o período, garoa e chuva fraca em alguns momentos, além de vento constante do NE. A temperatura se elevou um pouco na parte do entardecer em relação à manhã, e quando saí do local, retornando à Piraquara fazia 8,8°C. É interessante q a temperatura varia bastante conforme a espessura do nevoeiro q o vento trás. E não é a primeira vez q constato isso. Já tinha observado no Araçatuba e também no Capivari, aki no Paraná. Outras imagens, agora no trajeto e no lugar do acampamento, entre sábado e domingo 👇 Caminhada longa nos campos encharcados do topo da serra, com muitas nuvens e 9°C às 12h30 (~1.400m): Pausa pra descansar às ~14h com sol e 10°C 👇 Cânion do Funil, às 15h30... Já ficando nublado e keda de 2°C 👇 A barraca e a estação bem pertinho he he 👇(já começando garoar). Retornando às 17h30... Uma longa caminhada de quase 3h entre capim baixo e alguns atoleiros 👇..
  4. Estou em Monte Verde. Queria neve, mas não sei se é época kkkkk Cheguei ontem a tarde, nublado, chuviscos a noite toda. Termômetro turístico marcava 9 graus a noite com bastante vento. Agora o sol ameaça aparecer, faz 13 graus.
  5. Mesmo com tanto calorão em agosto, as médias nos topos não ficarão muito longe da normal 81-10. Anomalia positiva creio que haverá sim, sobretudo nas mínimas, que estão bem acima da média.
    17 points
  6. A cidade de São Paulo teve um dia de céu nublado, com alguma garoa de vez em quando. Aqui na zona norte, houve um período mais para o final da manhã em que as nuvens clarearam e até houve ameaças de aberturas de sol. Mas... ficou nisso. Nas estações do CGE, os maiores totais de chuva desses últimos dias, até o momento, foram no extremo sul: Barragem-Parelheiros: 57,4 mm Marsilac: 48,0 mm Nas estações oficiais, os totais de chuva dos últimos 3 dias foram: Mirante (Conv): 40,6 mm Interlagos: 38,4 mm O Mirante superou a média do mês numa tacada só. A média 1991-2020 para agosto é 33,4 mm. Mirante (Aut): 15,4°C / 19,4°C Interlagos: 14,8°C / 18,1°C IAG: 14,8°C / 19,4°C
    16 points
  7. Área do local da estação Mensageiro da Montanha/Bom Jardim da Serra, na manhã de sábado 👇
    15 points
  8. Essa parte da borda do Cânion é meio assim, tenebrosa, principalmente de noite. Acredito q houve um grande incêndio florestal e q as labaredas avançaram pelo paredão da montanha, destruindo a vegetação mais frágil, deixando apenas esqueletos de árvores e arbustos. Aproveitei o cenário "Silent Hill" e fiz umas selfies com a capa de chuva ha ha Não é sempre... kkk
    14 points
  9. Se fosse de acordo com as previsões do início da semana passada, os acumulados realmente seriam altos. Porém, rodada após rodada, esse volume foi cada vez mais reduzindo e, na sexta feira, a previsão era de um acumulado pouco abaixo dos 10 mm em áreas mais ao norte da Grande SP (sendo maior na metade sul desta região) durante esse evento. A imagem abaixo é da 00z de sexta feira (27/08) do europeu mostrando a chuva prevista acumulada para os próximos 3 dias (ou seja, até a segunda feira, dia 30/08). A previsão era desanimadora. ---------------------------------- São Paulo vem tendo uma noite com predomínio de nuvens baixas. Nas estações do CGE, as temperaturas estão entre 14/15 graus no extremo sul e 16/17 graus em áreas mais ao norte da cidade.
  10. Madrugada com chuvas em Juiz de Fora. Os acumulados foram de 05,2mm no INMET e 02,0mm na Davis, padrão que se repetiu nas demais estações do CEMADEN. Imagem de satélite atual mostra grande quantidade de nuvens em muitas áreas do Sudeste:
    13 points
  11. Aos amantes das araucárias: E aí está a estação do INMET de Monte Verde. Estação de topo. Talvez por isso ontem à noite o termômetro turístico da avenida principal marcava 9 graus enquanto o INMET não caiu de 11° pois a avenida fica no fundo do vale. Hoje depois de amanhecer nublado e chuviscando, o sol saiu de tarde, tempo agradável e máxima de 18 graus Agora assim que anoiteceu já começou a esfriar bem e faz 12 graus
    12 points
  12. Dia totalmente primaveril em Maringá . Hoje depois da chuva do fds o dia está com um céu azul lindo. Um vento fresco agora estamos com 26/28 C.. mesmo que fez calor semana passada, hoje parece oficialmente um dia de virada de estação. Sabe aquele ar de final da ano ? O dia está muito claro , não está quente nem desagradável , mas já é possível notar que mesmo após as chuvas , não fez frio, mesmo depois de uma na sexta máxima de 16 C , sábado 20 e ontem 25 C.. já está com cara de final de ano... Não sei escrever nem detalhar a sensação. Só falta agora as árvores sibipirunas começar a soltar cola que grupa o chinelo no chão e aquelas florzinha amarelas pra entramos oficialmente na primavera. E vcs falem sobre a região de vcs ?
  13. Devido a chuva do final de semana e também dos ventos que estão soprando do oceano, aquela camada de poluição deu uma boa disputada em várias áreas do estado de SP. Voltamos a ter aquele céu azul mais cristiano e mais intenso. Só que uma pena que isso não deverá durar tanto tempo. São Paulo - Capital Sorocaba Aqui na capital, as temperaturas nas estações do CGE estão entre 17 graus no extremo sul e 19 graus em áreas mais ao norte da cidade.
  14. Observador do tempo raiz. Hexcelente, postagens ricas em conteúdos sempre.
    11 points
  15. Temperaturas extremas durant el dia de ayer sabado en Montevideo (Melilla): MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER TEMP MÁXIMA 20.50 a las 14:44:00 TEMP MÍNIMA 6.67 a las 02:13:00 Otro dia soleado, con madrugada humeda y fria, pero las temperaturas aumentaron; Dia super-primaveral.
  16. Para os próximos dias, chuvas e temperaturas amenas. Para o início de Setembro, retorno do sol e temperaturas altas. Será que a última MP significativa do ano foi mesmo aquela entre o final de Julho e início de Agosto ?
  17. Chuva e temperatura amena, desde sexta feira tempo está nublado, porém a chuva começou a aparecer mais ontem a tarde depois de uma sexta feira e um sábado nublado, o dia amanheceu nublado no Rio e agora da uma pancada moderada e temos agradáveis 23 graus aqui Inhaúma zona norte do Rio, chuva bem-vinda
    10 points
  18. Imagens das câmeras nesse final de noite de domingo. Avenida Paulista - São Paulo/SP Céu continua com muitas nuvens baixas devido aos ventos que sopram do mar. Sorocaba Essas nuvens baixas conseguem alcançar esta cidade que fica mais distante do mar em relação à capital. Muitos vezes, acontece de São Paulo estar encoberta por nebulosidade baixa enquanto Sorocaba está com céu praticamente limpo.
  19. Em termos de abrangência eu acho que sim, mas no RS não se pode ignorar a breve MP do dia 11 de agosto, que baixou até -5,4°C em Pinheiro Machado e 4°C em POA, nem essa última do dia 26 que negativou o sul do estado também.
  20. Boa noite, nos últimos dias, nada de muito relevante. As nuvens aumentaram, chegamos a ter uma tarde de domingo nublada mas, como é o normal pra época, não choveu. Hoje o sol já apareceu novamente e as temperaturas se mantiveram comportadas, apesar de ligeiramente acima do previsto (entre 16 e 27ºC): O mais importante é a manutenção de temperaturas amenas na primeira semana de setembro e a previsão de calor normal até o fim da grade, sem nada fora da casinha, a princípio. Em alguns anos recentes, temperaturas muito elevadas (sob-34) ocorriam já na primeira quinzena do mês. Outro ponto importante: o accuweather, há algum tempo, vem indicando o retorno das chuvas - com alguma relativa regularidade - já na 2ª quinzena de setembro o que, em tese, poderia frear aquecimentos anômalos como o do ano passado. Vamos acompanhando.
    9 points
  21. 9 points
  22. Hoje, o sol retornou à cidade de São Paulo. O dia amanheceu com céu encoberto, com o quintal e o asfalto das ruas molhados devido à chuva leve que caiu na madrugada. Nas estações do CGE, com exceção do extremo sul onde as estações de Barragem-Parelheiros e Marsilac registraram respectivamente 11,2 e 10,6 mm, no restante da cidade essa chuva da madrugada variou de 1 a 3 mm. Ainda pela manhã, o tempo foi abrindo aos poucos, com o sol predominando durante a tarde. A foto abaixo foi tirada aqui na zona norte por volta de 16 h. Mirante (Aut): 15,3°C / 22,2°C Interlagos: 15,0°C / 19,3°C IAG: 14,7°C / 21,4°C
  23. Já observei também a mesma situação em outras animações, mas não sei exatamente o motivo. Bem variado o clima de um modo geral, aliás me lembra setembro de 1999 essa variabilidade. Nakele mês distante eu registrei máxima de 10°C assim como também de 32°C. Outubro/99 registrei 1 máxima de 9,9°C. Foi uma primavera bizarra. Dias horríveis no leste.. sem sol e sem chuva. Somente garoa. Os altos volumes ficaram só no Rio Grande do Sul. Passei pelo sul do teu Estado e vi muitos rios quase secos, inclusive. E vi também sinais da geada forte de Julho nas terras baixas, como em Lauro Miller, por exemplo 👇
    9 points
  24. Para quem não viu, no sábado tive participação em uma matéria do RBS Notícias, para todo o RS:
    8 points
  25. Bom dia! Hoje o dia amanheceu maravilhoso, com finalmente uma chuva caindo. Ainda na forma fraca/chuviscos, mas de qualquer forma serve, em meio a tanta poeira, secura e queimada: 20210830_064901.mp4
  26. > Domingo de tempo na maior parte de SC novamente, entediante no Vale do Itajaí. Melhor no Oeste. > Máxima de 10,1°C no Rio do Rastro; > Mínima de 4,6°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo; > Máxima de 28,3°C em Itapiranga/Linha Presidente Becker Baixa; > No baixo/médio Vale, máximas entre 17°C e 19°C. A segunda começa com -0,8°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo.
  27. Acabou que só choveu na quinta, na sexta e sábado o canal de umidade ficou a norte, e não caiu nada. Hoje foi um belo dia primaveril, mínima de 15° e máxima de 28°, céu azul, com algumas poucas nuvens aparecendo de tarde. Minha amoreira está muito carregada.
    7 points
  28. A área rural tem lugares totalmente inusitados por aqui,com araucárias e tudo. Principalmente acima dos 300m. Mas tem um lugar que é chamado de "vargem dos côcos" por ser uma várzea naturalmente com muitas palmeiras. Por outro lado tem um distrito chamado Pinheiral,porque na época da colonização era repleto de araucárias. Esse fica a 400m de altitude. Aqui vista do vale,no fundo são áreas abaixo de 100m e nos morros passa de 400m atingindo 500m
  29. Por aqui tudo que é bananal tá queimado, mas os gramados já começam a brotar. As frutas de caroço também já estão florescendo. Aqui mesmo o pêssego floresceu já em JUNHO, está bem carregado. Agora chegou a vez das ameixas
  30. Nova Orleans nas escuras e danos sendo reportados em vários locais:
    7 points
  31. hoje foi o quarto dia consecutivo de céu encoberto e ausência de sol em Blumenau. Ontem e hoje foram dias termicamente parecidos mas hoje foi mais úmido com garoa fina em diversos momentos, extremos: 14,8/18,6 ontem (dia 28) 14,4/19,4 hoje Pra mim esse agosto tá um lixo total: mínimas altas, pouco sol mas por outro lado também pouca chuva, menos de 40mm até o momento. Até 2017 foi melhor.
  32. Boa tarde! O acumulado de ontem foi de apenas 0.8 mm aqui em Eldorado. Os extremos foram de 16,0°C / 20,8°C. Já hoje, ocorreram várias pancadas durante a manhã e início da tarde, que acumularam 4 mm no Cemaden daqui da cidade. Desde então, o céu vem limpando e atualmente está parcialmente nublado, não acredito que haverá mais pancadas para hoje. A mínima foi de 15,7°C e às 15:40 faz 22,2°C | 89,8%. Pela previsão do Euro, amanhã será o último dia com chance de algum acumulado decente. Portanto, o volume previsto ficou bem abaixo do esperado, novamente o Euro errou para cá em termos de precipitação (como já tinha ocorrido na passagem da última frente fria, que trouxe chuva do dia 11 até o dia 16). O total até agora, incluindo hoje, é de 37.8 mm.
    6 points
  33. Boa tarde a todos. Uma tarde bem agradável no Rio, devido aos ventos úmidos da alta pressão (bloqueio). 15:00 (18:00 UTC) 19,8°C | 99,4% - Alto da Boa Vista/Rio 19,9°C | 100,0% - Xerém/Caxias 20,7°C | 83,0% - Eco Agrícola/Seropédica 23,0°C | 74,0% - Vila Militar/Rio 23,0°C | 68,0% - Aero Galeão/Rio 23,4°C | 74,0% - Barreto/Niterói
  34. Vi muitas araucárias, em grupos e isoladas em Lauro Müller e também em Orleans. Com toda certeza haviam pekenas (ou até grandes) florestas em parte dessas áreas de ~200/400/500 m nas primeiras décadas de 1.900. Mas foram devastadas. Já vi araucárias em Imbituba e até em Garopaba, na orla, pra vc ter uma idéia. Isso é muito bacana.
  35. Aliás, vendo essa foto, tenho q dizer: a região sul de Santa Catarina, desde Florianópolis até Araranguá, mas principalmente entre as lagoas e a Serra Geral é surpreendentemente bela. A paisagem, as construções rurais e a vegetação são de uma beleza incrível e acolhedora. Da última vez q estive aí, fikei em Imbituba e também em Garopaba, mas sempre me pegava olhando para o lado oeste, q é bem rural e tranquilo. Lembrei desta vez q fez até 37/38°C na semana passada e agora o clima está totalmente diferente ( me corrija). Outra coisa, ao norte de Floripa se vê muitos bananais, ao passo q ao sul já não é tão fácil avistar, ao menos não na mesma proporção. O q tem bastante são palmeiras, principalmente nos alagados e ao longo das lagoas.. Tem tbm o fato das temperaturas serem mais extremadas por aí. Provavelmente isso influencia muito na escolha do q cultivar, como por exemplo pêssego e ameixa, q são dos planaltos, e q vc citou. Tudo é encantador, ao sul da Ilha.
    6 points
  36. Cenário de repetição, a cada 10 noites 11 tem essa dinâmica.
  37. A chuva não foi uniforme na capital. Existem estações do CGE que tiveram acumulados semelhantes aos dados da SABESP. Além disso, dados de estações do CIIAGRO na região das represas do sistema Cantareira mostram que as precipitações em vários locais não foram lá essas coisas. Atibaia: 15,5 mm Piracaia: 14,7 mm Bom Jesus dos Perdões: 12,7 mm Vargem: 6,9 mm
    5 points
  38. Boa tarde pessoal. Tem uma coisa que ta me deixando desconfiado. Percebam: https://mananciais.sabesp.com.br/Situacao Em todos os mananciais da sabesp choveu muito menos que na capital, inclusive os que estão na capital! Tudo bem que a chuva não era a estimada inicialmente nos modelos, porém está muito abaixo que a média, enquanto está levemente acima nas outras medições. Será que esta havendo um direcionamento para não desmotivar as pessoas do consumo reduzido? Só uma hipótese, obviamente.
  39. Muito legal, algum amigo mais informado aqui do fórum poderia botar os dados daí, e Morro da Igreja, confrontando com o pico das agulhas negras, no posto do Marcão, pra bater o martelo de onde é o local, mesmo não habitado, mais frio do inverno Brasileiro . Dizem que o vale do Ruah, nas agulhas negras, consegue ser mais frio que as serras do Sul
  40. IDA agora é uma tempestade tropical. O sistema deve avançar pelo interior dos EUA e causar fortes chuvas nos próximos dias.
    5 points
  41. Ah sim, é que pelo que andei vendo, segundo os principais modelos, não ia chover nem metade disso, então achei que foi uma boa chuva até. Bons volumes para época e de forma generalizada. Acho que foi bom demais, já dá pra dar uma respirada pelo menos...
  42. Sim, li a somar que esperava 80mm no final de semana, por exemplo, choveu muito menos. Ontem estava no Tatuapé pela manhã e caiu uma boa carga, até achei que ia ter mais, mas como tem sido tendência, não passou muito daquilo e só ficou fechado. Tem uma garoa agora no ipiranga, mas nao vai acrescentar muito ao volume total. Edit: Olhando aqui no próprio site deles, eles falam em 41mm nesse evento, mas não sei exatamente onde eles mediram, aqui no bairro não chegou nos 25mm na cge. Well, la nina típico
  43. Extremos de ontem e acumulado total da chuva do sábado, em Eldorado (quase um "Ctrl C + Ctrl V" de anteontem) 15,8°C / 18,9°C - 21.6 mm Hoje começa com chuviscos e visibilidade reduzida, os morros ao redor da cidade estão cobertos pelo nevoeiro. Até agora, esse chuvisco durante toda a madrugada e manhã, acumulou apenas 0.4 mm. Às 10:40 faz 17,9°C | 99,7%.
    5 points
  44. Laplace, LA com grande storm surge e entrando na parede do olho.
    4 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.