Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 09/03/19 in all areas

  1. Chuva forte e trovoadas em vários de JF neste fim de tarde e início de noite, coisa muito abençoada. Na região do vale do paraíba fluminense, tivemos temporais e granizo em alguns trechos.
    8 points
  2. MINAS GERAIS QUEIMANDO DE CALOR NESTE MOMENTO. Temperaturas às 14h: Juiz de Fora (Davis): 30,6ºC Juiz de Fora (INMET): 29,0ºC Juiz de Fora (Samuel): 30,5ºC Muriaé (INMET): 32,3ºC Viçosa: 31,0ºC Barbacena (INMET): 30,4ºC São João del Rei (INMET): 30,8ºC (já bateu 32,3) Bom Jardim de Minas (Davis): 29,1ºC Ouro Branco (INMET): 31,3ºC (já bateu nos 32,8) BH (INMET Pampulha): 32,4ºC (já bateu nos 33,6) Sete Lagoas (INMET): 34ºC
    7 points
  3. Estações em buracos no meio do nada p registrar as temperaturas mais baixas possíveis, tudo ok. Estações padronizadas em meio da cidade, onde vivem as pessoas, nos eventos de extremos de calor, seguidamente tem seus dados contestados rs.
    7 points
  4. Tá chovendo forte em Santo Amaro agora, se continuar assim a média do mês será batida logo
    4 points
  5. Fui a Palmas uma vez e quase parei de fumar, porque a simples ideia de sair do ambiente refrigerado me apavorava (sério)
    4 points
  6. 4 points
  7. Josh está na enorme lista de desaparecidos nas Bahamas: https://docs.google.com/document/d/1M9wVx_Krgzb2cycTOGF4ZsS5JDrvRGwggCblUGtq6II/mobilebasic#heading=h.s4kmht36yasx
    4 points
  8. Foreca insiste no calor abrasador (dando até certa razão para as "maluquices" do GFS) e agora coloca 6 dias consecutivos na casa dos 40°C em Cuiabá, com pico incrível de 43°C. Nunca tinha visto tal previsão, ainda mais faltando 3 semanas para o solstício de primavera. Situação merece monitoramento, devido à possibilidade real de quebra de recordes históricos.
    4 points
  9. Tava compartilhando isso agora. Mistura de um tornado F5 com um tsunami. À partir de agora serão perturbadoras as notícias e imagens que virão das Bahamas.
    4 points
  10. Concordo. 40°C a 720/750 metros de altitude não "rola" naturalmente. Tem que ter alguma coisa artificial ajudando.
    4 points
  11. Você já esteve em Goiânia. ?Já viu a Convencional de Goiânia ? Totalmente fora dos parâmetros não há o que discutir em relação a isso. Eu já: Fica no Meio da Avenida Paranaíba com a Av. Tocantins uma das principais vias de Goiânia, que devem passar centenas de milhares de carro por hora, envolta de prédios altos. Uma verdadeira ilha de calor. No dia que Goiânia registrou 5º, na automática, a convencional caiu levemente abaixo dos 10º. Isso numa cidade onde o relevo é quase todo plano.
    4 points
  12. hoje o dia foi frio a ameno, extremas de 9,0 ºC a 20,4 ºC entre amanhã e quinta teremos algo que odeio, que é um reforço de ar frio, que prolonga os dias de temperatura abaixo da média, não é tão comum de isso ocorrer já em setembro. O frio vai ser mais intenso do RS pra baixo, especialmente Uruguai e Argentina com uma alta de 1037 hPa centrada no litoral argentino por volta de 40 ºS na manhã de quinta.
    4 points
  13. Prefiro 50 dia sem ver o sol do que temperaturas acima dos 26º. E Curitiba está apenas voltando para a sua normalidade que eu particularmente gosto bastante, e obvio que preferia um friozinho com sol, mas entre calor e esse tempo mais modorrento sem dúvida alguma que prefiro a segunda opção.
    4 points
  14. Apesar do nome, o fenômeno ilha de calor age muito mais nas mínimas do que nas máximas, como comentado pelo Wallace. Concreto e asfalto retêm calor e diminuem a perda por radiação nas noites frias, de céu limpo e sem vento. Tanto isso é verdade que, na cidade de São Paulo, várias vezes a estação do IAG, que é extremamente confiável, inclusive tem o nº OMM 83004, e fica num parque de 550 hectares (5,5 km²) tem máximas ligeiramente mais altas que a do Mirante de Santana, que fica em área totalmente urbanizada. Já nas mínimas, a estação do IAG ganha de goleada do Mirante, com valores quase sempre bem mais baixos. Inclusive, já vi referência a estudos (Embora não os tenha lido) que mostram que no centro das grandes metrópoles existiria uma espécie de "efeito caverna". As ruas que ficam na sombra dos grandes edifícios aqueceriam menos. Na cidade de São Paulo mesmo existem ruas no centro velho que ficam a maior parte do dia na sombra dos grandes edifícios.
    3 points
  15. Dia relativamente quente por aqui (JF Cid Alta) máxima de 30,8 C. A maior desde 14.08.19, início das observações. Agora,19h45min, chove e faz apenas 17,3 C. Boa noite para todos!
    3 points
  16. Morar em Cuiabá sem ar condicionado deve ser um horror. Palmas, nem se fale. Teresina idem.
    3 points
  17. Aqui em Lafaiete também, meu termômetro bateu nos 32° mas agora já tá um céu mais encoberto e faz 29.3°
    3 points
  18. Setembro começando frio em Florianópolis, as máximas tem ficado na casa dos 18/19 com pouca insolação. No registro das 13h no SBFL temperatura em 19C, umidade em 73% e vento soprando de sudeste a 18km/H, o céu está nublado mas abrindo a sul. A tendência é de esfriar mais até quinta feira e só então voltar a esquentar um pouco mais. Agosto fechou com temperatura na média em boa parte do estado mas a chuva foi pouquíssima. Pior que a modelagem atmosférica segue indicando chuva abaixo da média na região...
    3 points
  19. Não, filho você não entendeu. Pouquíssimas pessoas vivem a ilha de calor em Goiânia em que essa estação está, que é sobre o cruzamento de duas grandes avenidas que no meio da tarde junto engarrafamentos quilométricos, sol, pouco ventilação, asfalto para tudo quando é lado. Isso definitivamente não represente o clima de uma localidade. Nada pode ser o extremo. Quando a cidade cresceu absurdamente a estação deveria ter sido mudada para um local mais 'arejado' ao menos. Exemplo a estação de Curitiba, Porto Alegre são exemplos de boa localização nem 8 nem 80.
    3 points
  20. Algum motivo específico para os modelos mostrarem tal situação extrema ainda dentro do inverno ? Porque isso costuma acontecer somente em Outubro, e mesmo assim só em eventos raros. Estaríamos diante de um Setembro ainda mais quente e ainda mais bizarro do que 2015 no Brasil ? Para boa parte do Brasil eu digo, exceto o Sul e partes do MS. Aliás, no RS tem tudo para ser um Setembro gélido.
    3 points
  21. Depressão Tropical 7 deve se formar hoje no Golfo. Um aviso de tempestade tropical está em vigor para o México. O próximo nome é Fernand.
    3 points
  22. Noite com tempo encoberto em São Paulo. No momento, temos 14-16 graus nas estações do CGE. Pela previsão do Foreca de hoje (12z do europeu), amanhã as temperaturas devem subir bastante e haverá chances de pancadas de chuva. Já na quarta, o tempo volta a ficar cinzento. E está mantido o calorão para o início da outra semana.
    3 points
  23. Fica difícil saber o que é pior! A verdade é que nada em excesso é bom, monotonia é uma droga, precisa haver dinamismo.
    3 points
  24. Mas pelo que vi, é padrão. Então os valores são reais, ah não ser que o termo/abrigo estiver errado. Estar no meio de avenida não invalida A ou B não invalida os dados.
    3 points
  25. Goiânia (GO) - máximas Estação automática x estação convencional 30/08: 34,9 x 35,4 31/08: 36,6 x 36,5 01/09: 37,3 x 36,7 02/09: 36,1 x 37,0
    3 points
  26. Você não entendeu o que eu disse, então vou destrinchar claramente: 35, 36 graus são temperaturas corriqueiras para Goiânia nos meses mais quentes do ano dadas as condições típicas de tropicalidade, com estação seca definida aliada com a ocorrência de bloqueios atmosféricos quentes e secos. 37 graus ou mais são temperaturas pontuais, que não ocorrem com frequência, e portanto são os extremos de máximas do ano. A densa urbanização de Goiânia potencializa o calor desta época do ano,.
    3 points
  27. Sinceramente pq duvidar da estacão de Goiânia? Alguma prova com dados? A automatica registrou 36.1ºC.....37ºC não é muito diferente. E a previsão indicava algo parecido.
    3 points
  28. E eu também entendo o que tu diz, mas as anomalias positivas dos últimos anos são muito significantes...Não dar pra ignorar.!!!
    3 points
  29. Impiedoso, com uma força descomunal e de uma beleza medonha
    3 points
  30. E o que tu me diz de Curitiba está com anomalia positiva todos meses deste ano... De Janeiro ser o mês mais quente da histórica climatológica da cidade, com um desvio positivo de mais de 3º, do mês anterior Dezembro/18 ter ficado entre os 10 meses mais quentes da história e de Fevereiro pra cá anomalias um pouco menor mas mesmo assim bem altas e repito todos os mês mais quente que o normal. Eu acho o exato oposto de ti, naturalmente Curitiba já teria sua certa dose de tropicalidade, e de uns tempos pra cá ta parecendo uma cidade do Centro-Oeste, com alta amplitude térmica, umidade muito baixa, porém contudo, todavia, aquele tempo modorrento do leste paranaense e do nordeste catarinense não iria sumir de uma hora pra outra...
    3 points
  31. Olá, ...depois da chuvarada dos últimos 2 dias, o tempo "enfadoso" voltou a reinar por aki. Já estava no script, era esperado... mas nc há uma forma de se preparar para isso. A única maneira de se livrar "disso" seria fugir para o interior do interior. Ontem até q foi interessante, com a chuva caindo quase q sem intervalos em boa parte da manhã e depois do anoitecer. Foram cerca de 35mm que somados aos 15mm do sábado já nos forneceram 40% do q esperamos ao longo dos 30 dias. Mas hoje não está fácil suportar o clima sombrio, com ausência total do sol e sem chuva. A temperatura máxima não chegou aos 15°C (14,4°C), quase o mesmo valor registrado ontem (14,7°C). Vejam isso (15h30 de hj) 👇 As flores do pasto de inverno pelo menos dão uma melhoradinha na paisagem:
    3 points
  32. Já tinha visto no Instagram. Triste demais. As Bahamas vão precisar de muito suporte internacional para se recuperarem. Foi muita crueldade esse ciclone praticamente parado por lá.
    2 points
  33. Detalhe, Juliette passou por intensificação explosiva nas últimas 12h, passando de tempestade tropical para um furacão de Categoria 3. O Centro Nacional de Furacões prevê que a rápida intensificação continue até amanhã atingindo a Categoria 4. OBS: Juliette se formou ontem...
    2 points
  34. 2 points
  35. Não fiz julgamento. Só postei os dados. A daqui é assim também. Com o agravante de estar do lado de um grande viaduto.
    2 points
  36. Campanha gaúcha amanheceu com temperaturas na casa dos 0º em algumas localidades. No meio da tarde o Tocantins, Norte de Goiás e Sul do Pará com temperaturas na casa dos 40/41º.
    2 points
  37. Na região que vai do oeste da Bahia, passando pelo estado de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, até o centro-norte de Minas e norte do Mato Grosso do Sul o pico de calor e secura ocorre nos meses de agosto e setembro; em outubro começam as chuvas e as máximas em dias de muita precipitação diminuem para 28, 29 graus. No centro-oeste somente o norte do MT e centro-sul do MS que conseguem ter chuvas em setembro, o resto só mês que vem. Em grande parte do Nordeste (exceto o oeste/sul da BA, MA e PI que começam a ter chuvas em outubro, a faixa litorânea) o período chuvoso começa em novembro, até lá predomina o calor abrasador de 42/43 graus no interior.
    2 points
  38. Lucas, se é um fato Curitiba estar sofrendo climaticamente o efeito da expansão urbana não há como negar. Em uma metrópole erguida sobre um planalto, sem grandes massas de água ao redor, não haveria como esperar outra coisa a não ser anomalias térmicas positivas, ano após ano. Nas décadas remotas, quando as médias da cidade foram calculadas a situação era outra. Se a média do mês mais frio (é só um exemplo) passou dos 12,5°C nos anos 1950 para 14,5°C nos dias atuais (não tenho certeza disso, médias nc foram meu forte), as mudanças foram praticamente imperceptíveis pra kem mora nos bairros e municípios afastados. Todos os anos é a mesma lamentação do povo q saí de manhã pra trabalhar e precisa enfrentar baixas temperaturas e geadas no inverno. Recentemente, em 2016 a geada apareceu em Abril e seguiu até Setembro. No passado, mais precisamente em 1977, Curitiba teve 17°C de média em Julho e nenhuma geada nakele mês, considerado o mais frio do ano. Em 1985 a temperatura atingiu 35,2°C no Inmet. Enfim, nem sei pq fui mencionar esses dados... Eu entendo o q vc diz... Abraço
    2 points
  39. @Renan, quando eu falava (nas Temporadas 12 -16, aki no fórum) que preferia mil vzs o clima da Mantiqueira ao invés das serras e planaltos do Sul, não era sem motivo pessoal... Não era pra agradar os colegas do Sudeste. Era motivo pessoal mesmo! Sem falsidade tbm, o clima curitibano é uma desgraça! Com raras exceções, e posso contar uns 10 dias no mês, de qualquer mês, a coisa melhora... E digo um pouco mais: Se o akecimento global fosse algo verídico eu nem me importaria, primeiro pq se realmente algo desse tipo acontecesse a culpa seria nossa e teríamos q aceitar as consequências dos erros e, segundo, talvez essas mudanças decorrentes do akecimento trouxessem um pouco de tropicalidade à Curitiba. Eu já estou nakela fase de não me importar tanto com a qualidade dos invernos... Chega uma hora na vida em q tudo o q mais keremos é um lugar ao SOL haha.. É claro q estou dizendo isso com uma certa dose de rancor por tudo o q já passei aki, pelo q não passei em outros lugares e tbm pelos muitos dias sombrios q irei passar (e isso é fato previsto) nesta semana... Só espero q ao menos a previsão do retorno da chuva amanhã se concretize. Vou gostar! Abraço
    2 points
  40. 2 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.