Jump to content

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 07/05/19 in all areas

1. Sobre o frio em São Paulo, neste momento o ar frio está entrando de fato no oeste e sul do estado. As 9:00 fazia 11,5°C em Diamante do Norte-PR (bem na tríplice divisa entre SP, PR e MS), 15,2°C em Ourinhos, 12,4°C em Avaré, 10,8°C em Itapeva e 9,6°C em Barra do Turvo. Na capital fazia 13,4°C no Mirante de Santana as 8:00. Aqui em Matão chove bastante desde ontem a noite; em Araraquara, estações do Cemaden já passam dos 40mm, superando a média de julho. Para hoje, a previsão é que predomine nebulosidade baixa principalmente sobre o sul e leste do estado durante a tarde, com temperatura baixa, mas até as 21:00 boa parte das nuvens já devem ter avançado rumo a MG com a chegada do ar seco e frio. Na RMSP e Vale do Paraíba, a nebulosidade persiste até amanhã de manhã, mas mesmo assim a temperatura cai bastante devido a forte advecção de ar frio. Pela manhã, espera-se frio muito intenso sobretudo na divisa com o Paraná, que deve amanhecer com temperaturas próximas ou abaixo de 0°C. A secura apontada pelo modelo ECMWF denota intensa queda tanto por perda radiativa quanto pelo próprio transporte horizontal de frio, então amplas áreas nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Bauru, Assis, Ourinhos e Itapeva podem ter geada, até intensa em alguns pontos. À tarde, mesmo com sol forte, a temperatura não sobe muito e a máxima na maior parte do estado fica entre 14 e 16°C. No extremo norte, regiões de Franca e Barretos, ela fica entre 17 e 19°C, e mais ao sol, regiões de Avaré, Sorocaba, Itapeva e RMSP entre 12 e 14°C. Pontualmente, em regiões acima dos 1000m na faixa sul, a máxima fica entre 9 e 11°C. Antes mesmo das 21:00, muitas cidades podem ter temperaturas até 2/3°C abaixo do projetado, em alguns pontos até menos que isso. Não será de se estranhar que cidades nas regiões de Assis, Bauru, Campinas e Ribeirão Preto tenham 3~5°C as 9 da noite. Na capital, entre 6 e 8°C no meio da mancha urbana a essa hora não me surpreenderia. Com a superfície já resfriada, suporte de ar frio em níveis mais altos e ar muito seco, a perda radiativa será intensa. A manhã de domingo pode ser a mais fria em anos em grande parte do estado, com temperaturas abaixo de 0°C principalmente em áreas de baixada ou bem planas. As geadas deverão ser de moderada intensidade em amplas áreas, podendo ser forte em pontos de baixada. Esta previsão também vale para o leste do MS, sudoeste de GO, Triângulo e sul de MG, além de todo o PR. SC e RS nem preciso dizer, rs. Vocês acham que esquenta já no domingo? Pois estão redondamente enganados. Só mesmo no norte do estado que passa de 20°C. Nas outras regiões, as máximas continuam baixas, entre 16 e 18°C, e ao sul entre 13 e 16°C. Na segunda-feira ainda podem ocorrer geadas em pontos mais isolados e a temperatura começa a subir.
    25 points
  2. Com o meu amigo Renan Tristão, esse cara nota 10 e totalmente do bem, aqui em Juiz de Fora. Maravilhosamente bem recebido por ele e sua esposa. Segue foto que tiramos a pouco na estação meteorológica do Renan, que fica no seu sítio, bairro Bandeirantes. No domingo cedo estamos esperando recorde de temperatura mínima nessa estação. Abraços a todos!
    17 points
  3. É minha, pessoal. Que bom que até agora parece que a maioria gostou. Afinal, sem dúvida este é o público mais exigente possível para o assunto. E não citei o BAZ só por não saber se vocês se sentiriam confortáveis (ah, e não entrei aqui só para espioná-los. Ao contrário, me pediram a matéria por saberem que sou um amante do frio).
    16 points
  4. 16 points
  5. Temperatura em Parelheiros, zona sul de SP, já rompeu a casa de um dígito neste momento. Agora 9.9°C e baixando.
    13 points
  6. URGENTE..... MIRANTE DE SANTANA CONVENCIONAL ACUMULOU DAS 9H DE ONTEM PARA AS 9H DE HOJE: 124,0mm. ESTE VALOR É O 4º MAIOR DE TODA A HISTÓRIA DA ESTAÇÃO, E QUASE O DOBRO DO RECORDE PARA JULHO. MAIORES ACUMULADOS DO MIRANTE DE SANTANA (24H) ENTRE 1945-2019: 151,8mm - 21/12/1988 140,4mm - 25/05/2005 127,4mm - 12/01/1949 124,0mm - 05/07/2019 115,0mm - 16/01/2017 114,3mm - 15/12/2012 109,5mm - 28/02/2011 MAIORES ACUMULADOS DO MIRANTE DE SANTANA (24H) EM JULHO - 1945-2019: 124,0mm - 05/07/2019 70,8mm - 03/07/1976 49,7mm - 30/07/1989
    12 points
  7. Olá pessoal, achei esse fórum muito interessante e me cadastrei. Não entendo muito de meteorologia, porém, gosto muito de acompanhar os debates aqui sobre temperatura e sobre as surpresas que a natureza nos proporciona. Estou em Sertanópolis, Norte do Paraná.
    11 points
  8. 11 points
  9. 11 points
  10. VORTICE CICLONICO ATUANDO NESSE MOMENTO NA COSTA DO RS, COM CHUVA E TROVOADAS (ACREDITE OU NÃO) ASSOCIADA A CIRCULAÇÃO. MAIS TARDE IRÁ SE APROXIMAR DAS SERRAS DO RS/SC.
    10 points
  11. PRATICAMENTE METADE DO BRASIL COM ALERTAS RELACIONADOS AO FRIO AMANHÃ. TEM ALERTA DE FRIAGEM ENTRE AC/RO ALERTA LARANJA E AMARELO DE ONDA DE FRIO TAMBÉM. ALERTA DE NEVE E GEADA
  12. Mínima de 0,7°C. Pouca geada por causa de vento e nebulosidade de madrugada. Iporã do Oeste/SC.
  13. Aproveitar que o fórum está movimentado para dizer que mensagens de reporte do tempo em que não for possível identificar a localização serão desautorizadas, ou seja, desaparecerão sem prévio aviso. Atualizem seus cadastros, coloquem a localização, as instruções estão no tópico Comunicados da Administração.
    10 points
  14. RARO ALERTA (GRAU AMARELO) DE NEVE FOI EMITIDO PELO INMET AGORA A TARDE
  15. ATENÇÃO PORTO ALEGRE E ARREDORES!!!!! ⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️
  16. 0,7 NA LEITURA DAS 12 H, UM BOM TEMPO QUE NÃO TINHA ISTO!!
  17. Bom dia pessoal. A chuva por aqui durou de ontem no meio da tarde até quase o amanhecer de hoje. O acumulado foi de 56mm, valor muito expressivo para essa época do ano. Amanhecemos com 19 graus agora já temos 16 e caindo. Ainda muito nublado e com garoa ( minha condição favorita) mas até à tarde deve abrir e esfriar um bocado. Não quero geada pelo prejuízo que ela causa mas é quase certo que virá. Nesse foto deveria aparecer a cidade mas ela foi engolida pela garoa. Aqui a garoa apertou tanto que parecia neblina.
    9 points
  18. Com alegria vejo pela janela um céu com poucas nuvens. O vento já sopra do SW e não permite uma elevação significativa da temperatura, que ainda está nos 10,6°C. Dia bonito e sei q o entardecer será ainda melhor...
  19. Bom dia pessoal. Mínima de -0,2°C em Carazinho hoje. O tempo amanheceu limpo mas já temos muitas nuvens no céu, nesse momento 2,4°C. Minha mãe comentou que em 197 e alguma coisa, ela não lembra bem o tempo estava muito parecido com hoje, quando nevou. E lembro em 2011 que também o tempo estava assim quando tivemos uma chuva congelada bem forte acompanhada de muito vento aqui em Carazinho. Será que vem algo? Tudo indica que sim. Desculpe a foto meio amadora, mas é o único ângulo que consigo aqui do meu trabalho.
  20. Gente, não entendi o desespero de alguns ? Só porque amanheceu com sol entre nuvens na serra, significa que não vai nevar ? Lembrem-se de que o cenário clássico para neve na serra é justamente com essa variação de nebulosidade causada pelo ciclone e pelo cavado. Li também comentários do tipo: "O frio não vai chegar forte ao Sudeste, as previsões aumentaram a temperatura." Oi? Vamos ter "só" o frio mais forte desde 2000, rsrsrs. Relax , people !
  21. Vocês têm razão, acabo de pedir pro editor incluir o nome do BAZ 😉
    8 points
  22. Em um fórum da internet dedicado aos amantes do frio, a mudança trouxe tanta frustração que um membro escreveu que temia pelo futuro da poderosa massa polar: caso os modelos continuassem a enfraquecê-la, se transformaria num "peido polar". O termo é usado lá para massas "fraquinhas" de ar frio. Quem foi?
  23. Chuva misturada com pequenos flocos de neve aqui em Pelotas, desde por volta de 12h. VID-20190705-WA0165.mp4
  24. Bom dia a todos, de longe o maior frio que ja peguei aqui em Pelotas. No momento temos 7,2°C com rajadas beirando os 50km/h, a minima foi de 2,1°C com rajadas proximas aos 20km/h, o que da uma sensaçao de frio enorme, inclusive temos areas de chuva de aproximando de sul, vamos ver o que nos aguarda.
    8 points
  25. Sensacao térmica agora em Buenos Aires: -2,2°C. De longe a menor que já peguei em seis invernos morando aqui.
  26. Bom dia! A sexta-feira vai comecando GELADA em Buenos Aires. Neste momento faz 2,2°C (empatada com a menor do ano) e a sensacao térmica é de apenas 0,7°C. Na Grande Buenos Aires e arredores, mais frio: todas as estacoes com 0-1°C e sensacao térmica de -2°C/-3°C.
  27. O Mirante de Santana está próximo de atingir a sua terceira maior chuva em 24 horas desde o início dos registros. Até agora choveu por volta de 110mm por lá, o terceiro maior acumulado foi 114,3mm, de acordo informações da Wiki, não sei se e confiável. Os maiores acumulados de chuva registrado em 24 horas foram de 151,8 milímetros em 21 de dezembro de 1988, 140,4 milímetros em 25 de maio de 2005 e 114,3 milímetros em 15 de dezembro de 2012
    8 points
  28. Caiu um pouco mais a temperatura em Buenos Aires: 5,9°C agora. O lado triste da onda de frio: cinco mortos por hipotermia essa semana já no país.
  29. Morro das Torres, Urupema teve máxima de -0,7ºC. Agora faz -5,6ºC.
    7 points
  30. Boa noite!!! Sou das antigas do BAZ, a última vez que estive aqui foi em 2013, quando em Pato Branco tivemos pancadas de chuvas congelada e granular da madrugada até a noite, em vários momentos. Secou demais aqui hoje, mas já estamos com 5 graus, depois de chegar a 13C. Pelas postagens do Mestre Rodolfo, quem sabe no final da madrugada caia algo nos Campos de Palmas. Mas me parece uma chance remota demais.
  31. 7 points
  32. Agora que a brincadeira vai começar pra nós aqui na RMPOA, crianças!
    7 points
  33. Umidade ciclônica avançando sobre o sul do RS. Faz 4,6°C em Chuí, 1,7°C em Jaguarão, -0,4°C em Canguçu, 3,5°C em Rio Grande, -1,8°C em Pinheiro Machado e -1,1°C em Herval.
  34. De ontem até a 1 h de hoje: Acumulados de 111 MM no Mirante E 81 MM no Sesc . O mais impressionante é que continua a chover de forma moderada aqui na ZS . E mais áreas de chuvas estão vindo do interior para cá.
  35. Olá amigo baziano, vou relatar um acontecimento que vale apena vocês lerem: Quando era mais jovem (21–22 anos), eu e alguns amigos estávamos caçando neve na região de Urubici-SC em uma situação muito semelhante a que vai acontecer neste final de semana. A caçada não teve sucesso, logo o tempo secou, e a expectativa ficou para a geada e congelamento… Foi então que um morador local nos falou que em situações semelhantes a cascata do Avencal virava neve pela manhã! A maioria dos meus amigos não deram importância para a conversa do morador, mas Eu e um dos amigos fomos bem cedo na cascata e ficamos surpresos: o riacho estava parcialmente congelado e a água que corria pela cachoeira batia no paredão formando uma névoa com flocos de neve que lentamente acumulavam na parte inferior da cascata. Pegamos o carro e fomos até a parte inferior da cascata, e após uma pequena trilha pela mata chegamos com acumulação de neve de aproximadamente 5 cm. Infelizmente ainda não existiam câmeras digitais ou smartphone, e o meu amigo durante a empolgação acabou esquecendo de colocar o filme na máquina… Não pude registrar este momento único, mas tenho a plena convicção que no domingo o clima estará muito semelhante, e este fenômeno (que eu não sei o nome) pode voltar a acontecer! Não lembro certo o ano, mas acredito ter sido 2002 ou 2003.
    7 points
  36. Darley, se pegarmos toda a chuva em SP que cai desde a madrugada, temos os seguintes dados: Santana/Tucuruvi - 93,2mm, aproximando dos 100mm Perus - 92,8mm Tremembé - 95mm
  37. Mar del Plata registrou um pouco de neve de manha, por volta das 13h e depois de novo por volta das 18h. Vídeo de hoje por lá:
  38. Meus caros, aqui em Goiás as temperaturas podem abaixar bastante à noite (frio tropical, ou vampiro), mas não duram um dia inteiro e são apenas em locais específicos. Nessa massa polar que chega, tenho certeza que Jataí, Mineiros e Rio Verde, do sul goiano, registrarão muito baixas temperaturas. Mas também acho que Goiânia, Araçu, Aparecida, Morrinhos e Pires do Rio também vão, e elas estão nos arredores de Goiânia. Amanhã, vou aqui perto em Aparecida, pra uma chácara do meu tio localizada em uma mega baixada, no geral, sempre fria. Com essa massa polar top, acho que ali vai ficar muito frio. Aí passo pra vocês. Já comprei a carne e a cerveja e já trouxe o equipamento. Foda é a patroa, que detesta frio.
    6 points
  39. Aquela onda de frio de 2000 que sempre citam aqui no fórum, na Argentina foi uma calamidade. Morreram dezenas de pessoas devido às baixas temperaturas. Espero que quem riu disso tenha o feito por engano. Aliás essa onda de frio (polar outbreak) é um risco enorme à vida aqui no Brasil. Temo que teremos muitas mortes relacionadas às baixas temperaturas.
  40. Ignore o CPTEC, não sei o que houve mas eles viraram uma SOMAR
  41. Previsão pelo CPTec - Inpe. assombroso sul de Góias, e Parte Norte e Sul do estado de São Paulo, muitas temperaturas negativas previstas.
    6 points
  42. As baixadas de Diamantina a partir de domingo irão mostrar toda sua força... Pena não ter uma estação em baixada por lá, só no topo ..
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.