Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates

  1. Past hour
  2. La Niñas não passam sem ter ao menos uma ou algumas ondas de frio potencialmente históricas, aguardem, se não for em 2024, vai ser em 2025, e eu já falei aqui que grandes ondas de frio no auge de inverno foram muitas vezes precedidas por maios fracos, sem nada marcante em termos de frio, vide 1994, 1996, 2000, 2013, etc.
  3. E o calor retorna contudo aqui no Rio de Janeiro, após dois dias mais fresco, hoje sol voltou a brilhar forte e o inferno do início do mês de maio voltou, porém será menos dolorido de acordo com às previsões, hoje o dia amanheceu com 22 graus aqui no cachambi, são 10:20 e já temos 30 graus. Ao menos as coisas estão voltando aos poucos ao normal, parece o bloqueio está sendo rompido de maneira mais fácil no centro oeste que aqui esse final de semana teremos frio em Campo Grande e ameno em Cuiabá e sul da Região norte e aqui no Rio só uma pequena e leve queda de temperatura, pois não vai sobrar nada porém, a 2a massa de ar frio que estão prevendo chegar aqui. Agora mudando um pouco de assunto o mar está bem agitado possivelmente indicando mudanças de padrão, torço mesmo para que mude e esse paredão não esteja mais no RS e sim mais para-cima chega de chuva lá mais parece que mudou de lugar ainda bem.
  4. Melhor esperar a 12z... as rodada 06 e 18z são intermediárias, que para sair mais rápido rodam menos membros do modelo. Por conta disso, são menos confiáveis apesar de poderem mostrar algum indicativo de mudança (pra melhor ou pior). As rodadas completas sempre serão a 00z e a 12z, é a persistência de uma previsão nessas rodadas que consolida o que vai ocorrer! Por isso que devemos focar sempre na persistência de um cenário mostrado, nunca na gangorra que ocorre de vez em quando para não ficarmos malucos 🤣
  5. Eu também não estou iludido ainda não. Meu emocional não está alterando a cada rodada (triste com rodadas ruins e empolgado com rodadas boas). Permaneço também com as “barbas de molho”. Outra mínima alta hoje , 16 graus aqui em casa. Vamos perto dos 30 !
  6. Se a previsão dessa quebra de padrão em BH é dia 27 em diante, apenas lá pro dia 24 vou começar a acreditar. Enquanto isso, deixarei as barbas de molho. E o bigode tambem.
  7. Ainda está longe e seria uma MP absolutamente normal para o período mas depois de tanta desgraceira fica mais difícil acreditar. Além disso, como se alegrar com a chegada do friozinho sabendo que tantos irmãos se encontram desabrigados mais ao sul? Porém, é o que tem para hoje. Aos gaúchos, que Nosso Senhor lhes conceda a força, o discernimento e a alegria necessárias para recomeçar.
  8. Today
  9. Europeu e GFS 00z manteve. Mas não tá com cara que será realmente uma bomba, principalmente do PR para cima, deve ser uma MP média/forte para o padrão de outono e nada muito além. GFS 06z enfraqueceu bem o pulso, mas nas demais rodadas o operacional tava apostando em algo mais forte em relação a todos os membros, agora na 06z ele já foi em algo mais mediano, e tem vários membros que mantiveram algo mais extremado.
  10. A previsão de frio está mantida no Sudeste e pode durar alguns dias corridos com temperaturas abaixo ou, em um ou outro dia, bem abaixo da média. Acredito que, pelo menos, alguma coisa deve chegar, mas vamos ver. Pela previsão mais atualizada pra São Paulo - SP, seria suficiente pra maio/2024 deixar de ser "bizarramente acima da média" pra se tornar "bem acima da média" ou "acima da média" (talvez uns 3°C de anomalia positiva), já dentro campo da normalidade em termos de anomalia para o mês. Faria maio de 2024 sair da lista dos meses apocalípticos, pensando em médias somente. Aqui pra BH, pela primeira vez no ano, aparece uma previsão real de frio, com variação de até 10/22 graus sob céu limpo. Como estamos com anomalia bem mais suave que outras áreas do centro-sul, atualmente em +2,5°C na Pampulha - faria a média de maio/2024 facilmente descer abaixo da média de maio/2019. Mínima hoje de 17,0°C, agradável.
  11. Bom dia. Só acredito a apenas 48 hrs antes do dia 26, mas já é a primeira mínima de 1 digito prevista na área urbana que eu vejo esse ano. Hj deu aqui em casa 14,9°C.
  12. Ainda teremos MP para o final do mês aqui no Sudeste ? Ou já subiu no telhado. Acho que talvez essa seja a MP que eu estou menos ansioso/confiante de toda a história. Maio é meu segundo mês preferido climaticamente...e ele foi espancado esse ano.
  13. Bazianos aqui em Palhoça continua na mesma encoberto e agradável 18 graus. Como curiosidade a enchente de 1941 em POA( Porto Alegre) ocorreu no mesmo mês de maio e praticamente nos mesmos dias, claro que a situação e as circunstâncias são muito mais graves e distintas, hoje envolve grande parte do Estado não sei como foi naquela situação, mas um detalhe foi que no fim daquele mês de maio de 41 houve uma grande nevada em várias cidades com 20.cm para mais, e foi dia 27 de maio, coincidentemente a possível primeira forte onda de frio para nós. Obs: longe de achar que vai nevar em várias cidades como naquela situação, só achei curioso a sincronia em datas após muitas décadas
  14. Metade de maio já se foi e estas sao as médias e desvios em Buenos Aires: Média das mínimas: 9,8°C (- 1,3°C) Média das máximas: 18°C (- 1,4°C) Média simples: 13,9°C (- 1,4°C) Precipitacao acumulada: 10,3 mm (11% da média) Até agora um mes muito bom na capital argentina e temos grandes chances de terminar abaixo da média, já que a previsao para as próximas duas semanas está assim:
  15. Boa noite! Buenos Aires hoje: Mínima: 8,2°C Máxima: 18,8°C Dia de sol, poucas nuvens e tempo seco e frio. Agora temos céu limpo, 11,4°C, URA de 76% e vento oeste a 5 km/h. Para amanha, a previsao do SMN indica sol pela manha e aumento de nebulosidade à tarde. Mínima de 9°C e máxima de 16°C. O sol nasce às 7h42 e se poe às 17h57.
  16. Hoje foi um dia meio típico de inverno em Pombal. As nuvens não tinham muito topo, as chuvas quando apareciam eram só uma cortina rala e havia algum vento com rajadas ocasionais. Amanhã aparentemente as chances de chuva devem aumentar, provavelmente por conta desses Cbs que estão no mar nesse momento: Deve ser alguma outra onda de leste, que deve adentrar até o sertão no fim da tarde:
  17. Deu até pra brincar com a neve kk Estar na Cordilheira dos Andes foi umas das sensações mais incríveis da minha vida! Um sonho realizado! A energia do local é especial. E tive a sorte de encontrar neve acumulada, e ao msm tempo insuficiente para atrapalhar o passeio, já que se tivesse muita neve nas estradas o passeio poderia ser cancelado ou ir só até a metade. Mas deu tudo certo.
  18. Em Pombal, PB ontem choveu muito. Choveu em 2 momentos (embora não tenha havido uma divisão de fato pois desde o início não chegou a parar, no máximo ficava um chuvisco audível no telhado): entre 20h e 21h30 e entre 22h40 e meia noite. Predominou chuva com moderada intensidade, mas em determinados momentos, principalmente depois de 23h, chegou a ficar bem forte. Ocorreram algumas trovoadas também depois de 23h30. Ao todo caíram 67,4 mm aqui em casa, elevando o total mensal para 202,5 mm (98,5% acima da média). Nesses 10 anos de medição foi só a 2ª vez que atingi a casa dos 200 mm em maio (a outra foi em 2020). Nos municípios ao redor de Pombal ocorreram altos volumes também segundo a AESA, de destaque tivemos Vista Serrana (104 mm), São José de Espinharas (98,2 mm) e São Bentinho (86,1 mm).
  19. Essa semana estou passando férias em Mendoza. Fiz vários registros. Tanto terça e quarta tempo mais nublado e bem gelado, tardes abaixo dos 10°C. Hoje, muito sol e btt frio. Aproveitei e fiz o passeio Alto da Montanha, que percorre a cordilheira até a cidade de Las cuevas na divisa com o Chile, passando pelo monte Aconcágua. Por lá, muita neve e gelo nos rios.
  20. Do jeito que as coisas estão caminhando, não consigo acreditar tanto nesse frio previsto. Se fosse em 2016, por exemplo, aí seria diferente De qualquer forma, alguma coisa virá. ------------------------------ Além da tarde setembrina, São Paulo vem tendo também uma noite setembrina. Temos a presença de nebulosidade alta por aqui.
  21. Buenas noches temperaturas extremas el dia de ayer (quarta-feira) en Montevideo (Melilla): En la estacion Prado extremos de 14,2°C/8,6°C Jornada nubosa y soleada, un poco ventosa.
  22. Hoje o dia foi gelado para o mês de maio, com mínima de 8.7 graus ao amanhecer já nublado e máxima de 13.0 graus. A temperatura a tarde ficou entre 11/12 graus com chuva fraca e garoa todo o dia.
  1. Load more activity
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.