Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2018

Recommended Posts

MetSul Meteorologia @metsul 49m49 minutes ago

image.thumb.png.2e750752915343f9a80e928c436e1bb8.png

TEMPO | Mínimas deste domingo:

São José dos Ausentes: -2,4°C

Soledade: -1,2°C

Bom Jesus: -0,8°C

Vacaria: -0,5°C

Canela: -0,2°C

Santa Rosa: 0,0°C

Pelotas: 0,1°C

Serafina Correa: 0,1°C

São Francisco de Paula: 0,2°C

Lagoa Vermelha: 0,4°C

Livramento: 0,7°C

Farroupilha: 0,9°C

Edited by Gerson Ibias
erro
  • Like 2

2 horas atrás, Tomás WRuas disse:

Ficamos com mínima de 5,3° na automática do Inmet, registrada entre 3h e 4h. Tinha potencial para cair mais, mas o vento atrapalhou. Ainda assim, mais baixa do mês e o menor valor desde 17 de junho quando fez 2,6°.

Agora temos muito sol e temperatura disparando, fazia 17,0°/56% às 12h.

Tive mínima de 6,9°. Dado um tanto "ruim" se comparado ao INMET,. Onde moro pega mais vento. E é possível que esta seja a mínima de julho, já que a semana toda será úmida e ainda teremos uma frente entrando no outro sábado. Ao menos NADA de calor. 

O vento atrapalhou porque virou. A mp começou enfraquecer durante a madrugada. Impressiona o aquecimento de Tramandaí: tinha 6,8° às 3 h e subiu para 14,0° às 7 h. O vento praticamente calmo virou pra NE e deu nisso.

Agora 18,3° com 57%.

Edited by Marcos

A Campanha está com um dia gélido!! As variações até agora são:

Livramento: 1,7° a 9,6°!

Bagé: 2,7° a 11,6°

Uruguaiana: 5,1°a 11,2°

Jaguarão: 2,0° a 11,6°

Pinheiro Machado (Charrua): 3,1° a 9,7°!!

Já o INMET de POA está dando o ar da graça com pico de 18,8°, a única do instituto a passar dos 18° em todo o RS,  incluindo os vales. Interessante que é praxe POA ter a máxima do estado quando a mp enfraquece e não há ingresso de ar tropical nas Missões, dado que somos a porção do RS sob maior influência da mp. Acredito que a explicação seja simplesmente o nome da cidade. Se ela se chamasse, sei lá, Ponta Jegue do Norte, seria 2° mais fria.

Aqui tenho 18,3°com 57%.

Edited by Marcos
  • Like 1
  • Haha 6

1 hora atrás, Fábio De Nittis disse:

Boa tarde! Aqui em Buenos Aires a previsão para hoje era de um dia de sol e 15ºC. Mas felizmente fomos surpreendidos e o domingo está sendo nublado e gelado. Agora faz apenas 9,9ºC, com URA de 74%, vento norte a 6 km/h e pressão de 1.016 hpa. A sensação térmica atual é de 9,4ºC. A mínima hoje foi de 7,5ºC e a máxima prevista pelo SMN agora é de 13ºC, mas acho que nem a isso vamos chegar.

Fábio De Nittis,

no mapa de isóbaras do modelo CMC 12Z, mostra o centro(1036 hPa) da massa polar na manhã de segunda a oeste(33º lat.) de Buenos Aires, já para a terça de manhã mostra o centro(1036 hPa) da massa polar em cima de Buenos Aires.Vai gelar a província de Buenos Aires e outras também.

• Like 3

Desanimado com as previsões para o interior de São Paulo, nada de frio e principalmente de chuva. A noite, está agradável, mas de dia tem que ligar o ar condicionado. 

• Sad 1

Granja Viana, tempo bom com muitos cirrus e 17,8ºC. Indoor: 21ºC, umidade 68%.

AMBOS LOCAIS UMA DELÍCIA!

2 horas atrás, Fábio De Nittis disse:

Boa tarde! Aqui em Buenos Aires a previsão para hoje era de um dia de sol e 15ºC. Mas felizmente fomos surpreendidos e o domingo está sendo nublado e gelado. Agora faz apenas 9,9ºC, com URA de 74%, vento norte a 6 km/h e pressão de 1.016 hpa. A sensação térmica atual é de 9,4ºC. A mínima hoje foi de 7,5ºC e a máxima prevista pelo SMN agora é de 13ºC, mas acho que nem a isso vamos chegar.

É a MP mais forte do ano para Bs Aires esse ano Fábio? Ou a segunda? 

1 hora atrás, Marcos disse:

Impressiona o aquecimento de Tramandaí: tinha 6,8° às 3 h e subiu para 14,0° às 7 h. O vento praticamente calmo virou pra NE e deu nisso.

Esse tipo de coisa que ocorre (especialmente no RS, no Brasil), e ocorre mais acentuadamente na Argentina (já foi mencionado uma vez aqui sei lá o que adiabático em Mendoza, na Argentina) são simplesmente espetaculares e eu sinto muita falta deste dinamismo climático. Fico imaginando a intensidade desses fenômenos nos EUA...Meu Deus do céu... Viveria em êxtase puro.

• Like 1

1 hora atrás, Marcos disse:

É o "grosso do frio"ficou mais restrito à Campanha "para baixo" mesmo. Veja os relatos do Fábio sobre o dia em Bs Aires. Este ano estamos vendo o tanto quanto a Campanha Gaúcho se diferencia do clima do "Centro-Sul" do Brasil e é muito mais semelhante á região do Prata. Já com ares de temperado mesmo, sem dúvida. Clima já diferente de parte do próprio centro-norte do RS. 

• Like 1

9 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Esse tipo de coisa que ocorre (especialmente no RS, no Brasil), e ocorre mais acentuadamente na Argentina (já foi mencionado uma vez aqui sei lá o que adiabático em Mendoza, na Argentina) são simplesmente espetaculares e eu sinto muita falta deste dinamismo climático. Fico imaginando a intensidade desses fenômenos nos EUA...Meu Deus do céu... Viveria em êxtase puro.

Sim, mas no caso de Tramandaí não há aquecimento adiabático. A Serra do Mar termina ali num morro de 400 m de altitude, depois é literalmente plano. O vento oeste na cidade vem da parte plana. A questão é o vento vir do oceano ou não. O vento DETERMINA o comportamento da temperatura no Litoral Norte do RS, seja no verão ou no inverno. 

Sobre o mundo, o vento chinok (acho que é esta a escrita) que sopra no N dos EUA e meio-oeste do Canadá é coisa de louco. A temperatura disparar 20° em poucas horas, saindo de -10° para +10°. Há também o caso curioso do ar frio na costa da Croácia, que desce dos Bálcãs com ventos de 150, até 200 km/h!!!

Aqui nublado e sol muito fraco. Faz 17,9° com 64%.

Edited by Marcos
  • Like 2

Dia gélido por aqui: Máxima de 25,0C e mínima de 13,9C. Como estava muito frio devido ao sol forte, tive que ficar de bermuda e camiseta o dia todo.

Não adianta, Sul e Sudeste não são mais capazes de ter invernos frios de forma simultânea feito o que acontecia na década de 80...

• Sad 3

Belíssima previsão, se estivéssemos em Novembro:

Screenshot_20180722-173448.png

• Sad 3

A partir de agora a média das temperaturas já começam a subir gradualmente em Belo Horizonte, principalmente em agosto, e realmente parece que não vai haver inverno. 

Tivemos Verão, Outono e Outono. 

• Like 1
  • Sad 1

12 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

A partir de agora a média das temperaturas já começam a subir gradualmente em Belo Horizonte, principalmente em agosto, e realmente parece que não vai haver inverno. 

Tivemos Verão, Outono e Outono. 

Aqui também, ipês já estão começando a florir, inclinação solar visivelmente já diminuiu com relação a Junho, já da pra sentir ares de Agosto, que nos últimos anos quase sempre foram marcados por temperaturas acima da média e nada de chuva. Não dá pra esperar que tenha inverno rigoroso nas latitudes 20/21/22, mas esse ano ficou acima da média e faltou muita chuva no outono. Já havia dito meses atrás: não quero nem ver como pode ser o "Outubrão" aqui em MG, se ocorrer um bloqueio desses lá não seria nenhuma novidade, vide o padrão a partir de 2012.

• Sad 1

5 horas atrás, Marcos disse:

Já o INMET de POA está dando o ar da graça com pico de 18,8°, a única do instituto a passar dos 18° em todo o RS,  incluindo os vales. Interessante que é praxe POA ter a máxima do estado quando a mp enfraquece e não há ingresso de ar tropical nas Missões, dado que somos a porção do RS sob maior influência da mp. Acredito que a explicação seja simplesmente o nome da cidade. Se ela se chamasse, sei lá, Ponta Jegue do Norte, seria 2° mais fria.

Aqui tenho 18,3°com 57%.

Marcos,

a mínima hoje foi de -1,5ºC na estação Passo dos Pires/Pinheiro Machado.

Vai ser legal de acompanhar a queda da temperatura na noite de segunda na Campanha Gaúcha.O conservador(p/mínimas) modelo Cosmo/Inmet 12Z indicando mínimas de 0ºC a 2ºC ás 6 h da manhã de terça na divisa RS/Uruguai e em ampla área do interior uruguaio de 0ºC a 2ºC.

• Like 1

Hoje foi instalada a estação meteorológica do Morro Caratuva, ao lado do Pico Paraná. Bem próximo a Curitiba. É a estação mais alta da região sul, com 1.860m de altitude. Quem tiver interesse de acompanhar os dados, pode acessar aqui:  https://aprs.fi/weather/a/PY5CTV-13

A estação é da Associação de Radioamadores do Paraná

WhatsApp Image 2018-07-22 at 19.51.16.jpeg

WhatsApp Image 2018-07-22 at 19.51.18.jpeg

• Like 11
  • Thanks 2

4 horas atrás, Marcos disse:

Sim, mas no caso de Tramandaí não há aquecimento adiabático. A Serra do Mar termina ali num morro de 400 m de altitude, depois é literalmente plano. O vento oeste na cidade vem da parte plana. A questão é o vento vir do oceano ou não. O vento DETERMINA o comportamento da temperatura no Litoral Norte do RS, seja no verão ou no inverno. 

Sobre o mundo, o vento chinok (acho que é esta a escrita) que sopra no N dos EUA e meio-oeste do Canadá é coisa de louco. A temperatura disparar 20° em poucas horas, saindo de -10° para +10°. Há também o caso curioso do ar frio na costa da Croácia, que desce dos Bálcãs com ventos de 150, até 200 km/h!!!

Aqui nublado e sol muito fraco. Faz 17,9° com 64%.

Vlw Marcos. Vivendo e aprendendo no BAZ.

• Like 1

3 horas atrás, Renan disse:

Dia gélido por aqui: Máxima de 25,0C e mínima de 13,9C. Como estava muito frio devido ao sol forte, tive que ficar de bermuda e camiseta o dia todo.

Não adianta, Sul e Sudeste não são mais capazes de ter invernos frios de forma simultânea feito o que acontecia na década de 80...

Duas coisa:

Para sua primeira frase: KKKKKK

Para a segunda: Não seria "memória curta" e mais falta de informação de nossa parte, Renan? Estamos conhecendo bastante coisa a respeito das particularidades do clima tupiniquin, este ano então nem se fala da Campanha Gaúcha! Sei não, hein... Estou começando a achar que eventos como:55,65,75,79,84,85,94,2000,2013 é que são raridades; são EXCEPCIONAIS. Eu também "tinha como regra", na memória, que "inverno normal", eram os da minha infância/adolescência: meados da década de 80 até meados da década de 90, com neve farta nas serras RS/SC, temperaturas sub 5ºC  no Mirante praticamente todo ano. Hoje confesso que estou confuso... ou os micro-climas se acentuaram, e os centros expandidos aqueceram DEMAIS ou houve uma mudança na dinâmica, para ser mais exato, no pós-94, embora os invernos de 96 e 99 tenham sido excelentes; porém o que me marca bastante são os trágicos invernos de 95,97 e 98 sob fortíssimos El Nino.

59 minutos atrás, Eduardo KNeto disse:

Aqui também, ipês já estão começando a florir, inclinação solar visivelmente já diminuiu com relação a Junho, já da pra sentir ares de Agosto, que nos últimos anos quase sempre foram marcados por temperaturas acima da média e nada de chuva. Não dá pra esperar que tenha inverno rigoroso nas latitudes 20/21/22, mas esse ano ficou acima da média e faltou muita chuva no outono. Já havia dito meses atrás: não quero nem ver como pode ser o "Outubrão" aqui em MG, se ocorrer um bloqueio desses lá não seria nenhuma novidade, vide o padrão a partir de 2012.

Se for pra não chover, precisa pelo menos ter alguma infiltração marítima e predominância dos ventos de leste, mas nem isso está acontecendo direito esse ano. 

Me recuso a acreditar que esse padrão vai conseguir completar 4 meses e permanecer na Primavera. 

• Like 1

Ao Marcos, de PoA, apenas um reparo: tem mais um "o".

O nome do vento é Chinook. 😃

--------------------

E a cidade de São Paulo teve um refresco hoje.

Mesmo assim, a mínima no Mirante foi 2,7°C acima da média da normal 1981-2010 para julho.

Com céu nublado a maior parte do dia com ventos marítimos.

Aqui na zona norte, houve várias pequenas aberturas de sol.

INMET-Mirante de Santana (Conv): 15,0°C / 22,1°C

INMET-Interlagos: 13,4°C / 17,7°C

IAG: 13,9°C / 20,0°C

Quanto mais ao sul, mais próximo do mar, menor a máxima.

• Like 1
  • Thanks 1

23 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Duas coisa:

Para sua primeira frase: KKKKKK

Para a segunda: Não seria "memória curta" e mais falta de informação de nossa parte, Renan? Estamos conhecendo bastante coisa a respeito das particularidades do clima tupiniquin, este ano então nem se fala da Campanha Gaúcha! Sei não, hein... Estou começando a achar que eventos como:55,65,75,79,84,85,94,2000,2013 é que são raridades; são EXCEPCIONAIS. Eu também "tinha como regra", na memória, que "inverno normal", eram os da minha infância/adolescência: meados da década de 80 até meados da década de 90, com neve farta nas serras RS/SC, temperaturas sub 5ºC  no Mirante praticamente todo ano. Hoje confesso que estou confuso... ou os micro-climas se acentuaram, e os centros expandidos aqueceram DEMAIS ou houve uma mudança na dinâmica, para ser mais exato, no pós-94, embora os invernos de 96 e 99 tenham sido excelentes; porém o que me marca bastante são os trágicos invernos de 95,97 e 98 sob fortíssimos El Nino.

Caco, se formos falar de ondas de frio fortes em Sampa, você pode incluir 1969, 1981 e 1990.

Em todas elas o Mirante teve mínimas abaixo de 4°C.

Se formos falar de anos que não baixaram de 4°C mas tiveram frio mais contínuo, com médias compensadas baixas em pelo menos 1 ou mais  mês(es) do inverno, podemos incluir 1964, 1968, 1984, 1989...

Pela quantidade de anos, podemos dizer que não era coisa corriqueira mas também não era tão raridade assim.

Não é qualquer MP que faz o Mirante baixar de 5°C.

Portanto, pode-se concluir que, antes de 2000, a frequência de MPs fortes que chegavam a SP era bem maior.

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.