Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

2016


Felipe F
 Share

Recommended Posts

[align=center]Janeiro em Patrocínio/MG:

 

Média Máximas: 27,9ºC (-0,5ºC)

Média Mínimas: 18,9ºC (+1,4ºC)

 

Menor Mínima: 15,9ºC em 31/01

Maior Mínima: 20,5ºC em 15/01

Menor Máxima: 22,6ºC em 15/01

Maior Máxima: 32,3ºC em 01/01

 

Choveu 385 mm no INMET e 417 mm em casa.

 

Observações:

* Tivemos incríveis 11 mínimas iguais ou superiores a 20ºC.

Mínimas iguais ou superiores a 20ºC normalmente ocorrem uma ou duas vezes ao ano, sendo que em alguns anos nem se quer ocorrem.

 

*As chuvas ficaram cerca de 150 mm acima da média.

 

*Devido as mínimas elevadas, Janeiro terminou levemente acima da média.

A média simples foi de 23,47ºC, o normal seria 23ºC.

Não calculei a média compensada.[/align]

Link to comment
Share on other sites

Janeiro de 2016 - Matão

 

xRwD6fc.png

 

Média de mínimas: 18,7°C (-0,5°C)

Média de máximas: 28,7°C (-0,9°C)

Precipitação total: 562mm (+269mm)

 

Desde que acompanho, a posição de 2016 no ranking de média de máximas:

2009 (27,7°C)

2013 (27,9°C)

2008 (28,0°C)

2012 (28,3°C)

2016 (28,7°C)

2011 (30,1°C)

2010 (30,8°C)

2015 (33,7°C)

2014 (34,0°C)

Link to comment
Share on other sites

Fechamento do mês de JANEIRO - 2016 na minha estação (Chácara das Pedras, 55 m):

 

Mínima absoluta: 18,9° (dia 27); 20,3° (dias 22 e 23) e 20,5° (dia 15 )

 

Máxima absoluta: 39,6° (dia 25); 37,9° (dia 29) e 37,5° (dia 18)

 

Maior mínima: 24,9° (dia 6); 23,4° (dia 13) e 23,3° (dia 25)

 

Menor máxima: 24,3° (dia 31); 25,9° (dia 26) e 27,9° (dia 5)

 

Maior amplitude: 16,8° (dia 18: 20,7°/37,5°); 16,3° (dia 25) e 16,2° (dia 23)

 

Menor amplitude: 2,5° (dia 31: 21,8°/24,3°); 5,4° (dia 26) e 5,8° (dia 7)

 

Amplitude absoluta: 20,7°

 

Umidade relativa mínima: 27% (dia 18); 28% (dia 17) e 31% (dia 25)

 

Umidade relativa mínima média: 49,5%

 

Precipitação total: 82,5 mm

 

Média mínima: 21,8°

 

Média máxima: 32,2°

 

Amplitude média: 10,4°

 

Média simples: 27,0°

 

Este mês de janeiro chama a atenção pelo calor constante, principalmente pelas tardes quentes com poucos intervalos. Ainda assim muitas noites foram agradáveis sem calor excessivo. As amplitudes térmicas foram bem elevadas. Tive a maior máxima desde 8/2/14 e apenas uma mínima abaixo dos 20°. Apesar de estarmos sob forte El Niño, a precipitação ficou abaixo da média. Com minha média simples em 27,0°, especulo que a ponderada onde moro tenha ficado em +-26,3/26,5° e no INMET casa dos +-25,8°/26,0°. Fechamos janeiro com anomalia aproximada de +1,0°/1,3°.

 

Destaca-se também a tempestade da noite de 29 com uma super-célula e uma macro-explosão com rajada de vento de 119,5 km/h no INMET, mas entre 150-200 km/h na orla do Guaíba e no Centro. Esta a tempestade é a mais violenta que já presenciei na cidade desde que nasci, superando em gravidade as de 7/1/95 e 6/7/98.

Link to comment
Share on other sites

INMET Resende-RJ /Janeiro 2016

 

Média máximas: 29,8°C (-0,3)

 

Média mínimas: 20,7°C (+0,3)

 

Média compensada: 24,1°C (-0,1)

 

Precipitação: 470,5 mm (+216,4 mm)

 

Máxima abs: 35,4°C [31/01]

Mínima abs: 17,2°C [18 e 22/01]

* 81-10

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

INMET Cordeiro-RJ /Janeiro 2016

 

Média máximas: 29,0°C (-0,9)

 

Média mínimas: 20,0°C (+0,9)

 

Média compensada: 24,0°C (+0,5)

 

Precipitação: 295,3 mm (+86,5 mm)

 

Máxima abs: 34,7°C [01/01]

Mínima abs: 15,3°C [05/01]

* 71-90

 

 

INMET Itaperuna-RJ /Janeiro 2016

 

Média máximas: 32,2°C (+0,2)

 

Média mínimas: 23,0°C (+1,3)

 

Média compensada: 26,8°C (+0,8)

 

Precipitação: 168,5 mm (+9,8 mm)

 

Máxima abs: 38,2°C [01/01]

Mínima abs: 18,5°C [08/01]

* 63-90

Link to comment
Share on other sites

Curitiba INMET AUT

 

Média Mínima: 17,6°C (+0,4°)

Média Máxima: 26,8°C (0,0°)

 

BmT6M67.png?1

 

 

Curitiba Simepar

 

Média Mínima: 17,0°C (-0,2°)

Média Máxima: 26,8°C (0,0°)

 

fEnFsL3.png?1

 

Curitiba teve um belo mês de janeiro, com alguns dias frescos para a época.

 

A propósito, Alan, como você e outros membros conseguem editar essas tabelas de máxima e mínima?

Link to comment
Share on other sites

Itaperuna é muito quente, heim? Um mês de Janeiro normal por lá traz uma média máxima de 32 graus...

 

Sempre que vou na casa da namorada, lá em Guiricema, fico pensando em dar um pulo em Itaperuna para conhecer a cidade, não fica muito longe de lá.

Certa vez, há muitos anos, passei um dia e uma noite em Itaperuna-RJ.

 

O dia estava muuuiito quente mas nada absurdo (Talvez uns 36 ou 37°C de máxima).

Mas a noite foi "indormível" (Estava num local sem ar condicionado).

A noite e a madrugada foram assim: muito ruim com ventilador, muito pior sem ele. :mosking: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Renan,

antes de conhecer Itaperuna, durma uma noite em Muriaé é mais perto de Guiricema, de preferência no centro da cidade, num quarto de hotel sem ar, mas com o ventilador, vai sentir um calor terrível :heat: , o centro e o bairro da Barra em Muriaé esquentam demais de dia e a noite o calor continua, tudo concreto e asfalto.

 

Pertinho de Guiricema, numa distância de 11,5 km em linha reta fica pequena São Sebastião da Vargem Alegre altitude de 720 metros, onde foi instalada uma estação pluviométrica da ANA em dezembro de 2014,acompanho as chuvas mensalmente, chove muito lá.Neste mês de janeiro choveu 534 mm, sendo que 109,8 mm foram na tarde/noite do dia 28, mesmo dia em que a região de Chácara(choveu 650 mm em janeiro), Santos Dumont etc foi presenteada com valores altíssimos de chuvas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Nani,

 

Vou fazer a excursão infernal então, com 1 noite em Além Paraíba-MG, 1 em Muriaé-MG e 1 em Itaperuna-RJ.

 

Além Paraíba eu conheço bem, pois minha madrasta é de lá, já fui várias vezes, fica na divisa com o estado do Rio. É certamente uma das cidades mais quentes que conheço.

 

Aldo, eu curti o seu relato, Hahaha!

Link to comment
Share on other sites

Renan,

quando viajava de Niterói para Laje, o ônibus parava em Jamapará-RJ,fica do outro lado do rio Paraíba,a cidade de Além Paraíba lá embaixo espremida entre morros, altitude segundo o guia 4 rodas de apenas 140 metros, bem longe do mar, com a Serra do Mar barrando ventos de sul e sudeste, o pouco vento quando chega do lado do mar vai aquecendo no caminho.

Tem uma estação convencional do Inmet em Carmo-RJ com altitude de uns 300 metros,que registra média das máximas maiores do que Campos dos Goitacases em alguns meses do ano.

Carmo fica apenas 11 km em linha reta de Além Paraíba,acredito que Além Paraíba registre temperaturas máximas maiores do que Itaperuna, Muriaé etc.Devido ao aquecimento adiabático dos ventos ao descer as serras.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

quando viajava de Niterói para Laje, o ônibus parava em Jamapará-RJ,fica do outro lado do rio Paraíba,a cidade de Além Paraíba lá embaixo espremida entre morros, altitude segundo o guia 4 rodas de apenas 140 metros, bem longe do mar, com a Serra do Mar barrando ventos de sul e sudeste, o pouco vento quando chega do lado do mar vai aquecendo no caminho.

Tem uma estação convencional do Inmet em Carmo-RJ com altitude de uns 300 metros,que registra média das máximas maiores do que Campos dos Goitacases em alguns meses do ano.

Carmo fica apenas 11 km em linha reta de Além Paraíba,acredito que Além Paraíba registre temperaturas máximas maiores do que Itaperuna, Muriaé etc.Devido ao aquecimento adiabático dos ventos ao descer as serras.

 

Eu também acho isso, Nani. Você não tem ideia do calor que faz lá. Além Paraíba é também uma das cidades de mais baixa altitude aqui em Minas, mais um motivo para afirmar que é das mais quentes do estado.

Link to comment
Share on other sites

Link to comment
Share on other sites

A linha Welp ficou muito semelhante a temperatura média registrada aqui em Joinville, Zona Sul, Frederico...

 

A minha máxima foi de 37,8ºC e a média de 25,1ºC...

 

Bem parecido mesmo. Agora olha só a diferença pro bairro Languiru. Média de 26,8ºC e máxima de 41,1ºC. :heat:

Agora a Welp é uma baixada muito ventosa, isso muitas vezes prejudica a mínima no local.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Boa noite galera, fevereiro acabando e cantinho do verde mostrando seu potencial do frio no mes mais quente, estamos fechando com 15,9c de média e 280mm acumulados; Média das mínimas em 10,91c e das máximas em 23,37c.

Em janeiro tevemos uma média de 15,6c (-0,3) e mais chuva tambem...473mm; Média das mínimas em 11,19(+00,28) e das máximas em 21,60(-01,77).

Espero que março venha com uma queda significativa nas médias.

janeiro-fev-cv.PNG.16fafd95111ba339c759e3c1018cbd2e.PNG

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro/2016 - Matão, Vila Pereira:

 

QhMSIIu.png?1

 

Mínimas: 19,9°C (+0,9)

Máximas: 30,3°C (-0,1)

 

O mês começou bem quente, e até o dia 15 as médias eram 20,4/32,5. Apesar de acima da média, o calor foi algo normal, nada anômalo. A segunda quinzena foi bem diferente, com pouco calor e muita chuva.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba: FEV:

 

Máxima: 28,6º

 

Minima: 19,5º

 

Oi??

Na convencional isso?

Dados corrigidos?

 

Meu Deus, home...ce me mata do coração...fiz da convencional...ficou:

 

Mínima: 19,4°C

 

Máximas: 27,8°C

 

No Simepar:

 

Mínima: 18,5°C

 

Máximas: 27,7°C

 

Não sei de onde tirei essa máxima Alan, obrigado pela correção.... He He He

 

A máxima foi de 27,8º e a minima de 19,5º

 

O verão aqui em Curitiba eu achei razoável, não achei muito ruim não....

 

Muita Nebulosidade segurou as máximas.

 

Vamos ter passado o verão inteiro com apenas 15 dias em que a temperatura chegou a 30º.

Link to comment
Share on other sites

[align=center]PALMAS - Fevereiro 2016[/align]

Fevereiro de 2016 foi o mais seco e quente mês de fevereiro em Palmas desde o início das medições do INMET em 1993.

 

A média das máximas ficou 6,2°C acima do normal e choveu apenas 3% da média total para o mês. O antigo recorde de calor do mês (37,4°C) foi quebrado 16 vezes e agora é de 39,7°C em 28 de Fevereiro de 2016.

 

Porto Nacional, 60 km ao sul de Palmas, registrou o Fevereiro mais seco desde 1961.

 

Este foi o mês onde mais duramente fomos influenciados pelos padrões do El Niño

 

Média das máximas: 36,86°C (+6,2°C)

Acumulado: 6,9 mm (3,7%)

 

Fiz um gráfico simples no Excel apenas para demonstrar as dimensões deste fevereiro por aqui: Fevereiros_zpsja59xjgx.jpg

Link to comment
Share on other sites

Boa noite galera, fevereiro acabando e cantinho do verde mostrando seu potencial do frio no mes mais quente, estamos fechando com 15,9c de média e 280mm acumulados; Média das mínimas em 10,91c e das máximas em 23,37c.

Em janeiro tevemos uma média de 15,6c (-0,3) e mais chuva tambem...473mm; Média das mínimas em 11,19(+00,28) e das máximas em 21,60(-01,77).

Espero que março venha com uma queda significativa nas médias.

 

Fascinante ! Que clima excelente ! Em Maio estarei hospedado lá com minha namorada. Sem dúvidas, geadas à vista !

Link to comment
Share on other sites

Não sei de onde tirei essa máxima Alan, obrigado pela correção.... He He He

 

A máxima foi de 27,8º e a minima de 19,5º

 

O verão aqui em Curitiba eu achei razoável, não achei muito ruim não....

 

Muita Nebulosidade segurou as máximas.

 

Vamos ter passado o verão inteiro com apenas 15 dias em que a temperatura chegou a 30º.

 

Penso eu que essa foi a maior média mínima dos registros, pelo menos na convencional

Fevereiro 2010 fechou em 19,4/28,2

Eu substitui alguns dias onde a marca das 21h foi menor que a mínima registrada de manhã, mesmo assim tá difícil levar a sério

Olha o show de horror ontem:

Mínima Simepar: 13,1°C

Aero Afonso Pena: 13,5°C

Mínima automatica: 13,7°C

Mínima Convencional: 15,8°C (?)

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Penso eu que essa foi a maior média mínima dos registros, pelo menos na convencional

Fevereiro 2010 fechou em 19,4/28,2

Eu substitui alguns dias onde a marca das 21h foi menor que a mínima registrada de manhã, mesmo assim tá difícil levar a sério

Olha o show de horror ontem:

Mínima Simepar: 13,1°C

Aero Afonso Pena: 13,5°C

Mínima automatica: 13,7°C

Mínima Convencional: 15,8°C (?)

 

Abs

Quando a mínima lida a 0h UTC (21h) é menor que a da manhã, é a da noite que passa a valer.

 

O problema é que o INMET não corrige nos dados da convencional.

Eles apenas lançam a mínima corrigida no banco de dados, no BDMEP.

 

Já vi isso acontecer várias vezes aqui na capital paulista.

Link to comment
Share on other sites

Não sei de onde tirei essa máxima Alan, obrigado pela correção.... He He He

 

A máxima foi de 27,8º e a minima de 19,5º

 

O verão aqui em Curitiba eu achei razoável, não achei muito ruim não....

 

Muita Nebulosidade segurou as máximas.

 

Vamos ter passado o verão inteiro com apenas 15 dias em que a temperatura chegou a 30º.

 

Penso eu que essa foi a maior média mínima dos registros, pelo menos na convencional

Fevereiro 2010 fechou em 19,4/28,2

Eu substitui alguns dias onde a marca das 21h foi menor que a mínima registrada de manhã, mesmo assim tá difícil levar a sério

Olha o show de horror ontem:

Mínima Simepar: 13,1°C

Aero Afonso Pena: 13,5°C

Mínima automatica: 13,7°C

Mínima Convencional: 15,8°C (?)

 

Abs

 

As minimas altas foram resultado da alta nebulosidade. A mesma que ajudou a conter as máximas.

Link to comment
Share on other sites

Dados de fevereiro das minhas 4 estações meteorológicas, exceto da Lagoa da Harmonia que não consegui coletar. Em breve atualizo ela também:

Os dados completos de fevereiro das minhas 4 estações estão disponíveis nos links abaixo:

 

Bairro Languiru: http://www.tempoemteutonia.com.br/arquivo/languiru/noaa201602.txt

Lagoa da Harmonia:

Morro das Antenas: http://www.tempoemteutonia.com.br/arquivo/morro-das-antenas/noaa201602.txt

Linha Welp

[pdf]http://www.tempoemteutonia.com.br/arquivo/welp/Fevereiro-2016.pdf[/pdf]

 

Fevereiro de 2016 só ficou atrás de fevereiro de 2012 no bairro Languiru (Dados anteriores a 2012 são de um termo-higrômetro em abrigo):

 

2016 - 26,6°C

2015 - 24,9°C

2014 - 26,1°C

2013 - 24,6°C

2012 - 26,7°C

2011 - 27,3°C

2010 - 28,7°C

2009 - 27,1°C

2008 - 26,3°C

 

Fevereiro na Linha Welp:

 

2016 - 25,1°C

2015 - 23,6°C

2014 - 24,9°C

 

Destaque também para a rajada de 148,0 Km/h registrada no Morro das Antenas no dia 17/02.

 

No INMET a média de fevereiro ficou em 26,0ºC e janeiro havia ficado em 25,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite galera, fevereiro acabando e cantinho do verde mostrando seu potencial do frio no mes mais quente, estamos fechando com 15,9c de média e 280mm acumulados; Média das mínimas em 10,91c e das máximas em 23,37c.

Em janeiro tevemos uma média de 15,6c (-0,3) e mais chuva tambem...473mm; Média das mínimas em 11,19(+00,28) e das máximas em 21,60(-01,77).

Espero que março venha com uma queda significativa nas médias.

 

Fascinante ! Que clima excelente ! Em Maio estarei hospedado lá com minha namorada. Sem dúvidas, geadas à vista !

Muito ne renan? kkk, tomara que venham muitas ehheeh

Link to comment
Share on other sites

Quando a mínima lida a 0h UTC (21h) é menor que a da manhã, é a da noite que passa a valer.

 

O problema é que o INMET não corrige nos dados da convencional.

Eles apenas lançam a mínima corrigida no banco de dados, no BDMEP.

 

Já vi isso acontecer várias vezes aqui na capital paulista.

 

 

Eu entendo, mas no caso de ontem a mínima do dia realmente foi no período da manhã, e esse foi o dado lançado pela convencional

É até engraçado...

São 3 estações no mesmo cercadinho, uma fechou fevereiro com 18,5° de média mínima, outra com 19,0°, outra com 19,5°

Logo que minha verba permitir, quero colocar uma estação em Curitiba em um lugar representativo e com bom potencial, porque tá me irritando haha

Link to comment
Share on other sites

Eu entendo, mas no caso de ontem a mínima do dia realmente foi no período da manhã, e esse foi o dado lançado pela convencional

É até engraçado...

São 3 estações no mesmo cercadinho, uma fechou fevereiro com 18,5° de média mínima, outra com 19,0°, outra com 19,5°

Logo que minha verba permitir, quero colocar uma estação em Curitiba em um lugar representativo e com bom potencial, porque tá me irritando haha

Realmente, 1°C de diferença na média é muita coisa.

 

Além disso, tem aquela história do ano passado (Ou 2014, não me lembro bem...) em que a estação do SIMEPAR chegou a registrar máximas até 1,5°C (Se não me engano) mais altas que a do INMET.

 

Quanto àquela mínima, o jeito é esperar a atualização dos dados do BDMEP e ver se corrigiram.

Link to comment
Share on other sites

Media Bimestre JAN-FEV Maria da Fé MG

 

Reserva 16,6°C

 

Lage 19,8°C

 

Sério mêmo? 3 graus de diferença na média entre locais separados por menos de 200 metros de altitude? :russian:

 

As mínimas la chegam a ser 3-4C mais baixas e as máximas também .. Então bem plausível a diferenca , la é uma baixada fechada com insolação menor !

Link to comment
Share on other sites

Media Bimestre JAN-FEV Maria da Fé MG

 

Reserva 16,6°C

 

Lage 19,8°C

 

Sério mêmo? 3 graus de diferença na média entre locais separados por menos de 200 metros de altitude? :russian:

 

As mínimas la chegam a ser 3-4C mais baixas e as máximas também .. Então bem plausível a diferenca , la é uma baixada fechada com insolação menor !

 

No inverno até não me espantaria, pois com sol mais baixo, qualquer morrinho já implica algumas horas a menos de sol. Mas manter essa diferença até no verão é outro nível! :heart:

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.