Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Carlos Dias

Recordes históricos de frio no Brasil

Recommended Posts

Penso que esses recordes de temperaturas registrados há décadas atras são difíceis de contestação, pois faz muito tempo e não temos muita noção da dinâmica das massas polares no passado.

Para sabermos realmente do potencial de frio dos estados brasileiros, teremos que esperar aluns anos, até que ocorram novamente massas polares fortes, amplas e com bom suporte em altura.Só assim chegaremos a conclusão de que tais temperaturas eram possíveis.

Lubacris.......uma pergunta

O Sr Adauto de Furnas lá no PNI registrou -15 lá em cima anos atrás.........Se ele fizer um curso de meteorologia anos depois e alguma instituto o contratar.....O dado será oficial e reconhecido...??

Infelizmente essas medições não foram feitas em estações padronizadas com abrigo e altura correta.

Acredito ser uma questão de tempo até o "suposto" recorde de Caçador ser superado pelo PNI.

Penso que esses recordes de temperaturas registrados há décadas atras são difíceis de contestação, pois faz muito tempo e não temos muita noção da dinâmica das massas polares no passado.

Para sabermos realmente do potencial de frio dos estados brasileiros, teremos que esperar aluns anos, até que ocorram novamente massas polares fortes, amplas e com bom suporte em altura.Só assim chegaremos a conclusão de que tais temperaturas eram possíveis.

Sensato. :good: :good2:

Basta saber se estaremos vivos para ver. :rofl: :heat:

Brasil247

28 DE JUNHO DE 2011 ÀS 15:10

247- Nesta terça-feira 28 foi registrada em Urupema, Santa Catarina, a menor temperatura já experimentada no Brasil. Foram 8,8 graus centígrados negativos, às 7h30. “Um massa polar foi a responsável por essa temperatura”, explicou ao 247 o meteorologista André Madeira, do Instituto Clima Tempo. "Não temos registro de uma marca tão baixa como esta na história das medições no País". Desde o início do inverno, no último dia 21, o Brasil já registrou temperaturas abaixo de zero em nada menos que 29 cidades na região Sul. Geadas e neve tem acontecido com uma constância impressionante

Luba....se o próprio INMET duvida deste -14....e considera Xanxerê a menor das historia....quem somos nós então..??

O Inmet duvida?

Mas isso - a dúvida - é dado oficial e faz parte dos relatórios deles.

Ou é dado oficioso (alguém de lá teclou ou falou para você que tinha dúvida)?

Vale tudo, até mesmo assassinar a reputação do cara que coletou dados anos a fio?

É assim que a medição de Caçador ''não valeu'' e agora vamos empossar na presidência, ops, quer dizer no Inmet, o PNI como recordista?

Que mania! :laugh:

Pessoal, mas que discussãozinha do c@r@lh#...

Estou com o Klismann.

Não sabemos a dinâmica das grandes MP's do passado, havia poucas estações meteorológicas, etc, etc.

Duvidar da competência de uma pessoa sem conversar com ela, sem conhecê-la, apenas por achar, convenhamos, é, no mínimo, leviano. :negative:

Se em Sampa, em 1955, só existisse a estação do Horto Florestal (Que registrou -3,9°C) tenho certeza que seria mais um dado posto em dúvida.

Parece impossível, visto da perspectiva de hoje.

A sorte é que havia o Mirante, Cumbica e o IAG para confirmar.

Quanto a esse recorde de Caçador, além do dado do INMET (Nas minhas anotações foi no mesmo dia, 30/06/1952), fico com o Coutinho.

Aliás, por que todo mundo questiona os -14,0°C e não a data?

Para mim, a data é que está errada e, na verdade, foi no mesmo dia dos -11,0 do INMET, no dia 30/06/1952 (Dia que está nas minhas anotações).

E aí??

Pessoal, mas que discussãozinha do c@r@lh#...

Estou com o Klismann.

Não sabemos a dinâmica das grandes MP's do passado, havia poucas estações meteorológicas, etc, etc.

Duvidar da competência de uma pessoa sem conversar com ela, sem conhecê-la, apenas por achar, convenhamos, é, no mínimo, leviano. :negative:

Se em Sampa, em 1955, só existisse a estação do Horto Florestal (Que registrou -3,9°C) tenho certeza que seria mais um dado posto em dúvida.

Parece impossível, visto da perspectiva de hoje.

A sorte é que havia o Mirante, Cumbica e o IAG para confirmar.

Quanto a esse recorde de Caçador, além do dado do INMET (Nas minhas anotações foi no mesmo dia, 30/06/1952), fico com o Coutinho.

Aliás, por que todo mundo questiona os -14,0°C e não a data?

Para mim, a data é que está errada e, na verdade, foi no mesmo dia dos -11,0 do INMET, no dia 30/06/1952 (Dia que está nas minhas anotações).

E aí??

Perfeito seu comentário Aldo ... :good2:

TÍPICA FRASE DE QUEM NÃO ACORDOU OU ACORDA CEDO PARA IR INSTALAR, VER SE ESTÁ OK E RESOLVER PROBLEMAS, PARA QUEM FEZ ISTO É UM DESRESPEITO COM O TRABALHO ALHEIO, PODE SER UM PONTO MINÚSCULO DO BRASIL, MAS RESPEITAR QUE VAI LÁ É MUITO BOM.

DESNECESSÁRIO E FALTA DE CONHECIMENTO, ALI COM CERTEZA JÁ PASSOU DOS -15, NÃO DEVE SER FREQUENTE, MAS MUITO PROVÁVEL, APENAS QUESTÃO DE TEMPO.

Coutinho.....o Inmet está faltando com respeito ou sendo leviano como disseram com o Anotador em duvidar em que circunstancias este dado foi coletado...??

Pq o Epagri manteve segredo por 8 anos.. este dado?

E porque o Epagri só divulgou o dado depois que o Anotador fez um curso para saber como manuseia termômetros, abrigos, leituras, etc..oito anos depois

Eu não afirmando nada.....a única certeza que tenho é do dado de Xanxerê....

Edited by Guest

Coutinho.....o Inmet está faltando com respeito ou sendo leviano como disseram com o Anotador em duvidar em que circunstancias este dado foi coletado...??

Pq o Epagri manteve segredo por 8 anos.. este dado?

E porque o Epagri só divulgou o dado depois que o Anotador fez um curso para saber como manuseia termômetros, abrigos, leituras, etc..oito anos depois

Eu não afirmando nada.....a única certeza que tenho é do dado de Xanxerê....[/color]

CARLOS, JÁ DISSE QUE FALEI COM O SR.WILSON PESSOALMENTE, NÃO PRECISO DESENHAR, ENTÃO ENCERRE ESTA QUESTÃO E PRONTO. TEM GENTE QUE COM 50 ANOS É MAIS INFANTIL E IRRESPONSÁVEL QUE UM DE 17! ANTES DE INTERPRETAÇÕES ALHEIAS, É REFERENTE A ANOTADOR DO INMET.

Grande Coutinho!!!!

Não sei o que ele tem contra Xanxerê...

:negative:

NADINHA CONTRA, É MAIS UM DADO. PENA QUE NÃO MANTIVERAM A ESTAÇÃO NO MESMO LOCAL, FOI MUDADA EM 1973, ACHO, E A AUTOMÁTICA É EM OUTRO LOCAL, ACHO QUE SÃO 3 MUDANÇAS.

COMENTÁRIOS OFENSIVOS SERÃO MOVIDOS PARA A ADMINISTRAÇÃO, E QUEM MAIS VIER COM ESSE TIPO DE PROVOCAÇÃO SERÁ ADVERTIDO, E NA SEGUNDA ADVERTÊNCIA SERÁ SUSPENSO. Fui claro ou preciso desenhar?

NADINHA CONTRA, É MAIS UM DADO. PENA QUE NÃO MANTIVERAM A ESTAÇÃO NO MESMO LOCAL, FOI MUDADA EM 1973, ACHO, E A AUTOMÁTICA É EM OUTRO LOCAL, ACHO QUE SÃO 3 MUDANÇAS.

Neste caso específico do -15, eu discordo de ti. Acho pouquíssimo provável. Os próximos anos irão dizer.

Não apaguei. Movi. Viu a encrenca que estava dando? Mantenham a discussão em ALTO NÍVEL.

E eu vou me meter o quanto for necessário para manter a ordem aqui.

Não apaguei. Movi. Viu a encrenca que estava dando?[/b].

tá ok.......vamos para de falar de recorde histórico de frio....tá dando muita encrenca como disse..

fui..!!

Neste caso específico do -15, eu discordo de ti. Acho pouquíssimo provável. Os próximos anos irão dizer.

NO CASO DO PNI? ALI E NO VALE DO RHUA (É ASSIM?) É BEM PROVÁVEL MARCAS DESTE TIPO, CLARO QUE EM POUCAS SITUAÇÕES. ASSIM COMO ESPERO MARCAS ENTRE -9/-12 COM CERTA FREQUÊNCIA NAS ESTAÇÕES DE URUPEMA E B.J, ATÉ -9 JÁ ESTÃO DANDO.

TEM DADOS, PARTICULARES, EMPRESAS DE FRAIBURGO, DE ATÉ -11°C EM "BURACOS", NÃO LEMBRO O ANO, FOI NA DÉCADA DE 60.

Não apaguei. Movi. Viu a encrenca que estava dando?[/b].

tá ok.......vamos para de falar de recorde histórico de frio....tá dando muita encrenca como disse..

fui..!!

Dá encrenca só quando pessoas que não tem o mínimo de civilidade e bom senso começam a entrar com provocações infantis ao invés de buscar evidências no âmbito científico, que é o objetivo desse fórum. Isso aqui NÃO é brincadeira. Se algo é para ser investigado, que seja feito em alto nível, sem atingir outras pessoas. Meu, sério, o que tem na cabeça de vocês que começam a se atacarem uns aos outros numa discussão científica? Parando aqui para pensar nisso... Complicado, pessoal! Parece que estou lidando com crianças de 10 anos aqui.

-8°C de Campos de Jordão é uma mínima maior que os -8,3 de Castro, uma cidade no nordeste do sul a apenas 2 grau de latitude a mais, e 600 metros mais baixa.

"Fazer frente as gigantes do sul"? Só se for as "gigantes" de 600/700 metros.

O que as cidades da Mantiqueira fazem frente é nas médias. í concordo.

Porque em extremos e eventos perdem para várias cidades do centro-sul paranaense, oeste, meio-oeste, planalto norte e sul catarinenses, planalto médio, missões, serra gringa, aparados e até campanha.

Eu admiro muito o clima de lá. Para viver deve ser melhor lá, como até já foi eleito. Mas cada macaco no seu galho. A intensidade dos eventos lá é bem mais limitada do que centenas de lugares.

Vida longa ao AAA que já falava do frio propagandeado de Campos do Jordão há muito tempo atrás.

Concordo contigo!

Pra dar máximas baixas na mantiqueira (CIDADES), só com mamute polar mesmo... (infelizmente)

[NO CASO DO PNI? ALI E NO VALE DO RHUA (É ASSIM?) É BEM PROVÁVEL MARCAS DESTE TIPO, CLARO QUE EM POUCAS SITUAÇÕES. ASSIM COMO ESPERO MARCAS ENTRE -9/-12 COM CERTA FREQUÊNCIA NAS ESTAÇÕES DE URUPEMA E B.J, ATÉ -9 JÁ ESTÃO DANDO.

TEM DADOS, PARTICULARES, EMPRESAS DE FRAIBURGO, DE ATÉ -11°C EM "BURACOS", NÃO LEMBRO O ANO, FOI NA DÉCADA DE 60.

Entre eu e você...

Vale do Ruah o buraco não é todo fechado e nem me parece tão amplo como o PNI. Pelas imagens que mostraram aqui é 0,1% de chance de ser mais frio. Esta minia opinião falando apenas pelo que a gente observa de baixadas hoje.

Na minha opinião é provável que tenha feito -9/-10 até mesmo ano passado, mas isso não significa que o desvio de um recorde seja grande. Não sei se a MPs conseguem transpor o local, como já aconteceu de fazer -3, -4 em cidades mais baixas e mal negativar lá. ASAS potentes idem. Então é possível e eu acredito que faça -10 todo ano, o que não significa que os valores mais baixos da história sejam ali. Os próximos anos podem trazer alguma coisa.

--

No caso de SC, temos o "azar" de depender de MPs, mas temos a sorte de encontrar locais que não decepcionam nunca, salvo nebulosidade... Estações de São Joaquim (Pericó, Cruzeiro), BJS, Urupema, Água Doce e Ponte Serrada e Morro da Igreja necessariamente fazem mais frio que as estações antigas. Ainda há o "secret" que são locais mais altos, na área Urubici/Bom Jardim da Serra/Bom Retiro.

-9,2 as 7 horas do dia 8/6/2012, há apenas 1.220 metros de altitude é um excelente valor, quando temos áreas de até 1.620m. -7,6°C as 7h, do dia 28/06/2011 em um topo não alto também.

Seguramente temos valores mais baixos sendo registrados por aí. Já frequência é o nosso problema. Anos ruins trarão mínimas ruins e não há o que salve. Anos bons...

Quem acha que os -14 são equivocados, de relva, anotados errado, ok.

Quem acha que os -14 são válidos, de ar, anotados corretamente, ok.

O dado, PARA MIM, é válido, até que se prove (e não se suponha) ao contrário.

É algo impossível aceitar opinião divergente?

Acho que não...

Vale do Ruah o buraco não é todo fechado e nem me parece tão amplo como o PNI. Pelas imagens que mostraram aqui é 0,1% de chance de ser mais frio. Esta minia opinião falando apenas pelo que a gente observa de baixadas hoje.

Na minha opinião é provável que tenha feito -9/-10 até mesmo ano passado, mas isso não significa que o desvio de um recorde seja grande. Não sei se a MPs conseguem transpor o local, como já aconteceu de fazer -3, -4 em cidades mais baixas e mal negativar lá. ASAS potentes idem. Então é possível e eu acredito que faça -10 todo ano, o que não significa que os valores mais baixos da história sejam ali. Os próximos anos podem trazer alguma coisa.

Moretão, o Vale do Ruah realmente não é todo fechado, tem uma pequena abertura à leste ou sudeste (se não me engano), que não sei até que ponto pode interferir no escoamento do ar frio:

dscn6126.jpg

Porém, tem algumas particularidades bem interessantes:

Altitude: 2.512m = https://lmsaopaulo.wordpress.com/2011/03/24/serra-fina-2010-travessia-dia-de-corpus-christ/

E área... apesar de não ser tão grande feito o vale do Campo Belo, não dá para desprezar:

Travessia-da-Serra-Fina-4-Dias-Vale-do-Ruah.jpg

O que eu quis dizer antes é que o local tem potencial para superar a mínima absoluta de -8,0ºC de CDJ com folga quase todo ano, tal como o PNI, mesmo com essa desvantagem de ter uma pequena abertura entre as montanhas.