Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Agosto 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

O que interessa é que no sábado, a temperatura cai, esse calor nojento vai embora!! :good2: Pelo menos é o que mostra o Global do CPTEC.

Confere Caio?

 

Confere, Rafael. E fica bem friozinho e interessante em 144h por aí. Com frio, vento e chuva. Quiça um granizinho e trovoadas com 8oC/10oC...

 

Interessante, não?

Link to comment
Share on other sites

Essa baixa que vocês estão comentando não seria a mesma que está agora na costa chilena?

 

Não é a mesma, Igor. A que estamos comentando se origina no Chaco Argentino e deve atingir o RS/Uruguai em 144/168h.

 

Pois é, fiquei na dúvida pois olhando o GFS, logo que a baixa no Pacífico some, se origina essa na Argentina. De qualquer forma, agosto e seus choques de massas de ar pode nos trazer surpresas muito boas!

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Deem uma olhada neste link.

Muito interessante mesmo este trabalho feito. Décadas de 30 e 40 tiveram altas temperaturas em pleno inverno.

Abraços!

João Nicolau

http://eduep.uepb.edu.br/rbct/sumarios/pdf/24decadas.pdf

 

muito bom, João. o que prova que na internet temos coisas boas, basta garimpar.

este estudo comprova que há períodos de variações e que há um retorno de determinados acontecimentos climáticos. é o caso da década de 90.

gostei muito deste trabalho. Bem interessante. Pois, toma um período bem vasto, 70 anos. mais abrangente que o outro trabalho que postei o link.

uma coisa é certa: esses trabalhos destroem uma série de "mitos" que temos sempre citado aqui: " sempre fez frio..." "antigamente era mais frio..." Vemos que há muita razão, dependendo de que década e em que década a pessoa viveu. Se forem as décadas de frio, terá razão e vice-versa.

muito bom.

Link to comment
Share on other sites

dá para se tirar alguma conclusão sobre

o comportamento climático GLOBAL apenas com base em um estudo isolado feito

exclusivamente para o Estado do Rio Grande do Sul? Se for assim, poder-se-ia dizer não haver

aquecimento com base nesse estudo, mas também exatamente o contrário se esse estudo

tivesse sido feito no Paraná...

 

Michel, é racional sua posição. Teríamos que analisar um todo global. Pode ser que o PR tenha sofrido outras variantes. Pois, um exemplo é o atual inverno: o frio fica meio restrito ao sul. Logo, é uma boa análise para o RS. Prova que aqui não há tanto esse aquecimento que falam. Mas, o mundo é enorme. Sabemos que civilizações inteiras do Hemisfério Norte sofreram, no passado, quase uma extinção, que teve a ver com o clima e outros fatores. Mas, El Ninos fortes e La Ninas fortes causaram estragos em alguns pontos. Vejo esta minha análise mais para o RS.

Para outros locais devem existir estudos a respeito. a gente acha muita coisa na internet e em livros.

Estou ansioso por recebe o livro que comprei, onde pode haver dados de 1941.

Link to comment
Share on other sites

Corrigindo dois posts acima: dá pra chegar a alguma conclusão ao que vai em negrito, Mafili.

 

Se você quiser negar a relação do pacífico equatorial a leste com o frio ou os períodos de frio prolongado em POA, o problema é seu e não meu. Eu não vou cometer a besteira de negar os fatos dos JJA top em frio. É questão de discernimento da realidade, e não blá, blá, blá de zero qualquer coisa que me apresentem para cima ou para baixo.

 

Se tiver argumento melhor do que um apanhado de números correlacionados pode postar pra rebater a questão. POA e SJ não bastam?

 

Abraços :bomb: :bomb:

Link to comment
Share on other sites

No mundo, fico com Denver sem pensar.

 

Considerando o verão de lá? No mundo, acho que a mais agradável é San Francisco. Alguém uma vez disse: "o inverno mais frio que já passei, foi um verão em San Francisco."

 

Gosto que no verão faça calor também,para aproveitar uma piscina, fazer um churras! E que o verão não dure muito. 2 meses no máximo.É o que ocorre com Denver, que tem no seu mês mais quente médias de 13ºC/31º. Ou seja, embora faça bastante calor durante o dia, a noite a temperatura cai bem, o que garante uma noite gostosa de sono. Resfria o ambiente. E chove pouco no verão, ao contrário de São Paulo. E no inverno você tem no mês mais frio médias de -9ºC/8ºC. Mas pode pegar mínimas de -28ºC num dia e 2 dias antes estava 13ºC. Olha que animal! Fora a quantidade de neve que cai de fins de outubro até final de abril...

Link to comment
Share on other sites

Mafili, acho que dá pra chegar a algum resultado com o que vai em negrito.

 

Porto Alegre:

 

T. média/ONI Nino3.4 do mês estando ele no meio do trimestre/PDO mensal/MEI/SOI/situação do ENSO no ano/Nino 1+

 

Agostos mais frios

 

2010 13,20 Nina -1,0, -1.27, -2.017, 18.8 Nino forte para Nina forte - La Nina em Nino 1+2

1966 13,34 Neutro 0,0, -0.35, -0.095, 4.0 Nino moderado para neutralidade - La Nina em Nino 1+2

1984 13,59 Neutro -0,2, -0.03, -0.086, 2.7 Neutralidade para Nina moderada - Neutralidade

1968 13,84 Neutro 0,4, 0.19, 0.237, 0.1 Nina fraca para Neutralidade/Nino fraco - Neutralidade

1962 13,88 Neutro -0,3, -0.48, -0.542, 4.6 Neutralidade para Nina fraca -La Nina em Nino 1+2

 

PEÇO DESCULPA AO PESSOAL:

 

Após 4 horas fazendo continhas e muito confuso.

 

UMA PERGUNTA TOLA. CAIO CESAR ONDE VOCÊ ARRUMOU ESSAS TEMPERATURAS PARA PORTO ALEGRE E PRINCIPALMENTE COMO FOI FEITA A CLASSIFICAÇÃO DOS AGOSTOS MAIS FRIOS? QUE É O MES EM QUESTÃO

 

PUTZ: FIQUEI CHATEADO. MAS NÃO CONTIGO. COMIGO. (PERDA DE TEMPO)

 

REFAÇA O TOP FIVE DOS AGOSTOS MAIS FRIOS,

 

MELHOR, NÃO. DEIXA QUE EU FAÇO A PARTIR DE 1950.

 

PS: O CAPS É DEVIDO AO HORÁRIO...E NÃO GRITO.

 

 

CAIOTEMPERATURA.png

Link to comment
Share on other sites

Ao que consta os dados foram debatidos nesse tópico viewtopic.php?f=101&t=14376&hilit=Oni (um dos melhores até hoje no BAZ), originários deste site http://clima.icea.gov.br/clima/ que fornece dados dos aeroportos. Na época foi levantado que para POA foi disponibilizado do Salgado Filho. Muito confiáveis por se tratar de estação que sofreu menos (ou não sofreu) o efeito da urbanização.

Link to comment
Share on other sites

Caio, realmente, a postagem do Bruno, feita lá no tópico, somente ratifica o que o estudo feito, achado pelo Joao, prova.

 

 

Bruno

Cumulonimbus mammatus

 

Mensagens: 7805

Registrado em: Sex Mar 13, 2009 2:13 pm

Localização: Happy Harbour / Cinnamon

Voltar ao topo

Re: Porto Alegre Está Esfriando

por Bruno » Sáb Mai 07, 2011 9:25 pm

 

Conclusões

 

1- A "geladíssima" década de 70 é uma farsa. É a mais quente da série ao lado da realmente quente década de 2001/2010. Os julhos nas décadas de 70, embora nivosos, eram "quentes".

2- A semi-normal 1991/2010 está 0,1C mais fria que a normal 1961/1990.

3- O mês de julho está em 13,9C pela nova normal. É a primeira vez que uma normal aponta um mês porto-alegrense com média abaixo de 14,0C.

4- A verdadeira década gelada é a década de 90, o que inviabiliza qualquer comentário de porto-alegrense de mais de 50 anos que informa repetitivamente que "antigamente fazia mais frio".

5- Junho foi um terror na década 2001/2010.

 

 

As conclusões daquele trabalho, são as seguintes:

 

4 CONCLUSÕES

No período de 1931 a 2000 houve

variabilidade das temperaturas mínima, máxima

e média do ar trimestral entre os locais e entre

as décadas em alguns trimestres.

As décadas de 60, 70 e 80 apresentaram

temperaturas médias superiores às temperaturas

das décadas de 30, 40, 50 e 90.

Link to comment
Share on other sites

muito bom estudar e furungar dados antigos para deixar de lado a mística atual.

Imagino o pessoal na década de 70, acreditando num resfriamento global. Hoje, acreditando no Aquecimento.

A mídia sempre influenciou o povo " que não lê" e "não estuda".

O povo é a massa de manobra de sua época.

os dados que temos hoje provam que o frio e o calor vão e vêm. décadas passadas foram menos frias que décadas mais recentes.

Aliás, este trabalho refere-se à 24 décadas:

 

4 CONCLUSÕES

No período de 1931 a 2000 houve

variabilidade das temperaturas mínima, máxima

e média do ar trimestral entre os locais e entre

as décadas em alguns trimestres.

As décadas de 60, 70 e 80 apresentaram

temperaturas médias superiores às temperaturas

das décadas de 30, 40, 50 e 90.

 

ou seja, 90 fez mais frio que 60, 70 e 80. Está, assim, 90 tão longe de nossa época?

 

prova de que algo está ocorrendo.

 

o dinamismo da terra não dá tempo aos místicos de quererem criar uma religião em torno dos eventos fortes do planeta!

 

pra variar, aqui, um calor insuportável tomou conta de Porto Alegre. Eu estou participando da Construsul, estva um forno na parte de lona. Ano passado foi diferente. e, em 2010, mais ainda, pois coincidiu com a neve de 4 agosto de 2010, em São Joaquim e parte do RS.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, acho que dá pra chegar a algum resultado com o que vai em negrito.

 

Porto Alegre:

 

T. média/ONI Nino3.4 do mês estando ele no meio do trimestre/PDO mensal/MEI/SOI/situação do ENSO no ano/Nino

 

Agostos mais frios

 

2010 13,20 Nina -1,0, -1.27, -2.017, 18.8 Nino forte para Nina forte - La Nina em Nino 1+2

1966 13,34 Neutro 0,0, -0.35, -0.095, 4.0 Nino moderado para neutralidade - La Nina em Nino 1+2

1984 13,59 Neutro -0,2, -0.03, -0.086, 2.7 Neutralidade para Nina moderada - Neutralidade

1968 13,84 Neutro 0,4, 0.19, 0.237, 0.1 Nina fraca para Neutralidade/Nino fraco - Neutralidade

1962 13,88 Neutro -0,3, -0.48, -0.542, 4.6 Neutralidade para Nina fraca -La Nina em Nino 1+2

 

Realmente, Estou sem palavras.

 

Faça o seguinte corrija 1968 no teu critério JAS é EL NIÑO:

 

Exceto se, Niño 3.4, foi medido do RIO GUAIBA por ser mais confiável.

 

Feito isso. Sabendo que a probabilidade de Neutralidade é 50% El Niño 25% e La Niña 25%

 

Temos para n=5 (tamanho da amostra)

 

As seguintes probabilidades

 

UMA LA NIÑA

 

TRES NEUTRALIDADE

 

UM EL NIÑO.

 

Que é o resultado obtido:

CONCLUSÃO: A CONDIÇÃO ENSO É ALEATÓRIA PARA A TEMPERATURA NO MES DE AGOSTO EM PORTO ALEGRE,

 

COMO EU QUERIA DEMONSTRAR.

 

1968 13,8 EL NIÑO

Link to comment
Share on other sites

muito bom estudar e furungar dados antigos para deixar de lado a mística atual.

Imagino o pessoal na década de 70, acreditando num resfriamento global. Hoje, acreditando no Aquecimento.

A mídia sempre influenciou o povo " que não lê" e "não estuda".

O povo é a massa de manobra de sua época.

os dados que temos hoje provam que o frio e o calor vão e vêm. décadas passadas foram menos frias que décadas mais recentes.

Aliás, este trabalho refere-se à 24 décadas:

.

 

Interessante Gamboa, mas parece que o instituto privado mais conhecido aí de Porto Alegre, um dos mais conhecidos do país, inclusive nos E.U.A, não corrobora da sua opinião, e eles não fazem parte da mídia aquecimentista, que influencia o povo que não lê e não estuda, da massa emburrecida classificada por ti.

 

 

Aquecimento global é uma mentira, afirma professor da USP

Por: Professor Eugenio Hackbart Maio, 05-05-2012 | 14:22 | Categoria: Clima

 

 

 

"Muitos de vocês perguntaram ao longo da semana se eu havia assistido à entrevista no Programa do Jô, na Rede Globo, do meteorologista Ricardo Augusto Felício. Não pude ver quando foi ao ar na televisão, pelo horário, mas busquei na internet para comentar a pedido do público cativo desta página e das nossas redes sociais. A crença, imagino eu, é que o pensamento do professor de São Paulo é muito semelhante ao meu. Enganam-se ! A amostragem, imperfeita por ser feita a partir de uma entrevista em programa de tevê, já permite, contudo, ter uma idéia da lógica científica do pesquisador da USP.

 

 

Não creio, ao contrário do professor, que o aquecimento global seja mentira. É inquestionável, por todas as séries históricas de temperatura (até as de satélite) que sim houve um aquecimento do planeta. O meu contencioso, e vocês leitores mais assíduos, são sabedores é em torno das causas deste aquecimento e seus reflexos. Sem desprezar a influência humana, entendo que existe um grande componente de variabilidade natural do clima que é desprezado. Ademais, há a tentação de se relacionar tudo que é evento severo ou extremo ao aquecimento ou às mudanças climáticas, como se o clima não estivesse em permanente mudança. Oponho-me ao catastrofismo, às teorias quase apocalípticas, porém estou convicto que o ritmo atual de degradação ambiental é insustentável e cobra o seu preço, hoje ou no futuro.

Porto Alegre, quinta-feira, 02.08.2012

 

Mestsul Meteorolgia

 

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/46/Aquecimento_global_%C3%A9_uma_mentira,_afirma_professor_da_USP

Link to comment
Share on other sites

Ao que consta os dados foram debatidos nesse tópico viewtopic.php?f=101&t=14376&hilit=Oni (um dos melhores até hoje no BAZ), originários deste site http://clima.icea.gov.br/clima/ que fornece dados dos aeroportos. Na época foi levantado que para POA foi disponibilizado do Salgado Filho. Muito confiáveis por se tratar de estação que sofreu menos (ou não sofreu) o efeito da urbanização.

 

Atualizando com dados de 2011 e 2012:

 

Porto Alegre ------junho-----julho-------agosto------JJA

1951/1960 -------14,3-------14,0 ------ 15,1-------14,5

1961/1970 -------14,4-------14,2 -------15,2 ------14,6

1971/1980--------14,7-------15,1 -------15,4 ------15,1

1981/1990 --------14,3-------14,4 -------15,8 ------14,8

1991/2000 --------14,3-------13,5 -------15,3 ------14,3

2001/2010--------15,3-------14,4 -------15,6 ------15,1

2011/2012---------14,2-------13,2-------14,8-------14,1

 

Normal 61-90-----14,5-------14,6 -------15,5 ------14,8

S-Normal 91-12---14,7-------13,8-------15,4 ------14,6

Link to comment
Share on other sites

 

Interessante Gamboa, mas parece que o instituto privado mais conhecido aí de Porto Alegre, um dos mais conhecidos do país, inclusive nos E.U.A, não corrobora da sua opinião, e eles não fazem parte da mídia aquecimentista, que influencia o povo que não lê e não estuda, da massa emburrecida classificada por ti.

 

o povo é massa de manobra, sim. Não retiro o que digo. Se o assunto for tirado da mídia, já era, ninguém vai se lembrar. É que nem o mensalão: agora está sendo julgado, a mídia fala e o povo comenta. Nada contra a liberdade de imprensa e a mídia "boa". Há os jornalistas sérios. Basta buscarmos.

A minha posição não foi nem contra nem a favor do AQ ou RG. somente quis dizer que há muita balela nisso tudo. A resposta do professor seria a mesma minha. O homem degrada o meio ambiente e colhe o que planta(não precisa ser cristão e citar a parábola do semeador para isso). Tudo que se faz tem uma reação. Quem planta batata colhe batata. O homem vem degradando o seu meio-ambiente desde que está no planeta. E não é de hoje. O desmatamento do pau-Brasil pelos portugueses é um exemplo.

Agora, pautar o clima, dizendo que a terra vai esquentar 3°C em 100 anos, quando não temos tecnologia nem para prever a temperatura exata do próximo dia, é conversa pra boi dormir. Prefiro o estudo, a estatística e o dia-a-dia sério.

 

afirmo: o povo não lê e nâo estuda. Somos até classificados dentro deste conceito quando nos tornamos papagaios daquilo que lemos e não analisamos.

Afinal, se nacêssemos no oriente teríamos a cultura de lá e a religião de lá.

Temos é que ser homens de forma total: aceitando o que somos e nos questionamos o porquê somos.

Mas isto é filosofia.

O que importa é o estudo e a contradição. Tirando o que é bom e correto.

Link to comment
Share on other sites

Vou verificar a correção.

 

Agora você se apegou a agosto, ok! Uma boa saída para quem desacreditava na influência desta região. Mas nem um pio sobre junho e julho para quem vivia ensinuando que Nino 1+2 não servia pra nada, e que apresentassem as correlações e blá blá blá e blá blá blá...

 

E o bimestre junho julho e Nino 1+2? Nada a declarar ou vai continuar a negar a influência do extremo leste do pacífico equatorial?

Link to comment
Share on other sites

Vou verificar a correção.

 

Agora você se apegou a agosto, ok!

 

Negativo. Eu sempre disse cada mes é cada mes e cada localização é uma localização.

 

Boa saída do quê?

 

EU REAFIRMO UTILIZAR OS ÍNDICES DE ENSO DE FORMA GENERALIZADA SÓ PROVOCA DESINFORMAÇÃO.

 

NÃO HÁ CORRELAÇÃO DE ENSO PARA AGOSTO EM SÃO PAULO, POUCA EM JUIZ DE FORA E MUITA EM BELO HORIZONTE.

 

OS TEUS DADOS MOSTRAM O COMPORTAMENTO ALEATÓRIO PARA AS TEMPERATURAS EM PORTO ALEGRE QUANDO CORRELACIONADOS COM ENSO.

 

POR GENTILEZA ATENHA-SE AOS DADOS. DEIXE AS ESPECULAÇÕES SOBRE MINHA ATITUDES EM UM CANTO;

 

FIQUEI CURIOSO SOBRE AS NORMAIS "SALGADO FILHO" E A SÉRIE HISTÓRICA.

 

VOCÊ JÁ FEZ EU PERDER TEMPO DEMAIS POR CONTA DE TER ALTERADO SEM AVISAR QUE OS DADOS ERAM DO AEROPORTO.

 

O QUE MUDA A RELAÇÃO DOS ANOS MAIS FRIOS EM AGOSTO. NÃO DEVERIA.

 

MAS COMO NÃO SEI NADA SOBRE ESSES DADOS A PRINCÍPIO DEVE TER METODOLOGIAS DIFERENTES.

 

NÃO PERDEREI TEMPO EM VERIFICAR TEUS JUNHOS E JULHOS. POIS DEVO TER COMENTADO NOS MESES EM QUESTÃO.

 

Atribuir anomalias positivas de temperaturas para agosto em POA utilizando os índices das regiões de niños e SOI de forma direta é chute e blá, blá, blá, nada a ver.

Porto Alegre CORRELAÇÕES COM NIÑO 1+2, NIÑO3, NIÑO 3,4; NIÑO 4 E SOI

Link to comment
Share on other sites

A minha posição não foi nem contra nem a favor do AQ ou RG. somente quis dizer que há muita balela nisso tudo. A resposta do professor seria a mesma minha.

 

Eu ainda não consegui entender a sua opinião. Não há hoje discussão contra ou a favor do GW, apenas se discute quais foram as causas. O Homem, ou a natureza.

Qual é a sua opinião? Ninguém discute mais se aqueceu, apenas se discute as causas. O Professor usou a palavra "incontestável".

O que você acha?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, acho que dá pra chegar a algum resultado com o que vai em negrito.

 

Porto Alegre:

 

T. média/ONI Nino3.4 do mês estando ele no meio do trimestre/PDO mensal/MEI/SOI/situação do ENSO no ano/Nino 1+2

 

 

Julhos mais frios

 

1955 10,91 Nina -1,0, -2.35, -2.039, 19.2 Nina moderada para Nina forte - La Nina em Nino 1+2

1996 11,00 Neutro 0,0, 0.77, -0.402, 13.9 Nina para neutralidade - La Nina em Nino 1+2

1953 11,24 Neutro 0,4 0.74, 0.248, -2.3 Neutralidade plena - Neutralidade em Nino 1+2

2000 11,53 Neutro -0,4, -0.66, -0.141, -3.7 Nina forte para Nina moderada - La Nina em Nino 1+2

1964 11,63 Nina -0,9 -0.51, -1.5, 7.4 Neutralidade para Nina moderada - La Nina em Nino 1+2[/b

 

APROVEITA E CORRIGE 1953.....EL NIÑO O ANO INTEIRO.

APROVEITA E CORRIGE 2000.....LA NIÑA O ANO INTEIRO

 

EM 1953 A MÉDIA FOI 16,3ºC

EM 1964 A MÉDIA FOI 15,4ºC

EM 1955 A MÉDIA FOI 14,3ºC

 

CONCLUSÃO: COMO É FRIO ESSE AEROPORTO MINHA MÃE DO CÉU.

 

DEPOIS QUE VOCÊ SE ORGANIZAR E REFAZER COM CALMA PODEREMOS CONVERSAR.

 

SINTO MUITO.

 

ABRAÇOS

Link to comment
Share on other sites

2- Em Porto Alegre não houve aquecimento.

 

Palpite (um comentário livre pensar, apenas).

Interessante, realmente os dados mostram isso desde a segunda metade do século XX (a primeira metade temos que estudar com muito carinho e não acho prudente colocar em discussão nessas considerações).

 

Ao longo desses anos que acompanho o clima pelo mundo afora. Notei e tenho postado que há duas dinâmicas diferentes para o clima em RS/SC (principalmente no inverno)

Com uma curiosidade ambas levam a mesma média. Infelizmente não obtive respostas.

a-Uma é alternância entre calor/frio. Junho 2012 é um exemplo nessa condição a anomalia é ditada por 2 ou 3 dias a mais de calor ou frio, porém os desvio tendem a serem pequenos.

 

b- A outra é o mes nublado com mínimas normais e máximas baixas.

 

Os mesmos dados que mostram que POA não aqueceu são os que mostram que o planeta aqueceu.

 

Conclusão: A dinâmica mudou.

Link to comment
Share on other sites

A minha posição não foi nem contra nem a favor do AQ ou RG. somente quis dizer que há muita balela nisso tudo. A resposta do professor seria a mesma minha.

 

Eu ainda não consegui entender a sua opinião. Não há hoje discussão contra ou a favor do GW, apenas se discute quais foram as causas. O Homem, ou a natureza.

Qual é a sua opinião? Ninguém discute mais se aqueceu, apenas se discute as causas. O Professor usou a palavra "incontestável".

O que você acha?

 

Sds.

 

o auqecimento global não dependeu do homem. Esta é minha opinião. Ocorreu. Mas, já está no passado.

aquecimentos e resfriamentos globais ocorreram ao longo da vida da terra. Sem depender do homem.

Você está achando que sou confuso?

evidentemente, não atesto totalmente este aquecimento. Pois, há muitas controvérias.

O exemplo que eu quis citar é que o clima do RS ficou estático, igual, ao longo de 70 e 90 anos. Conforme os estudos feitos por profissionais da meteorologia.

Não fui eu quem fez.

Sou um amador. Mas, tenho pesquisado de maneira a ter uma opinião.

Eu discuto se aqueceu tudo isso que falam.

tivemos um aquecimento forte de 800 a 1300. Posteriormente, houve um resfriamento, até 1900.

Sem influência humana.

Agora, susrpreende-me que o clima do RS tenha ficado estacionário. Conforme os estudos. Pois, eu até acreditava que tivesse ocorrido um aumento da temperatura.

Link to comment
Share on other sites

 

Michel, é racional sua posição. Teríamos que analisar um todo global. Pode ser que o PR tenha sofrido outras variantes. Pois, um exemplo é o atual inverno: o frio fica meio restrito ao sul. Logo, é uma boa análise para o RS. Prova que aqui não há tanto esse aquecimento que falam. Mas, o mundo é enorme. Sabemos que civilizações inteiras do Hemisfério Norte sofreram, no passado, quase uma extinção, que teve a ver com o clima e outros fatores. Mas, El Ninos fortes e La Ninas fortes causaram estragos em alguns pontos. Vejo esta minha análise mais para o RS.

Para outros locais devem existir estudos a respeito. a gente acha muita coisa na internet e em livros.

Estou ansioso por recebe o livro que comprei, onde pode haver dados de 1941.

 

Gamboa, o que eu penso é que o mundo está passando por uma fase natural de aquecimento, e que talvez possa ter sido

acentuada pela atuação antrópica, muito embora isso não significa que todos os lugares do planeta se aqueceram, como

você bem postou. A impressão que tenho é de que a mesma variável que faz o Paraná ter mais "veranicos" no período mais frio

do ano, tem mantido o frio mais represado no RS/SC, não havendo grandes alterações nas temperaturas médias desses

Estados. No entanto, os fatores que fizeram com que em muitos locais do RS o clima tenha até ocorrido um discreto resfriamento,

podem ser os mesmos que estão causando o aquecimento em latitudes mais baixas e também diminuindo drasticamente a

ocorrência de neve nos estados do RS/SC...

Já na Europa e na América do Norte o que eu percebo é que tem ocorrido uma maior ocorrência de eventos extremos, tanto

para o calor quanto para o frio, dentro ou fora de época!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Fechamento do mês de JULHO - 2012 na minha estação (Chácara das Pedras, 55 m):

 

Mínima absoluta: 4,3° (dia 8); 4,6° (dia 15) e 6,0° (dia 9)

 

Máxima absoluta: 30,8° (dia 2); 30,1° (dia 1º) e 29,7° (dia 4)

 

Maior mínima: 18,8° (dia 1º); 16,5° (dia 2) e 15,0° (dia 3)

 

Menor máxima: 11,6° (dia 7); 12,2° (dia 15) e 13,0° (dia 11)

 

Maior amplitude: 14,8° (dia 4: 14,9°/29,7°); 14,3° (dia 2) e 14,1° (dias 20 e 21)

 

Menor amplitude: 4,4° (dia 7: 7,2°/11,6°); 4,5 (dia 10) e 4,9° (dia 3)

 

Amplitude absoluta: 27,5°

 

Umidade relativa mínima: 43% (dias 1º, 4 e 13); 46% (dia 2) e 48% (dia 21)

 

Umidade relativa mínima média: 60,6% - incerteza quanto à u.r. mínima do dia 6, de 89%.

 

Média mínima: 9,6°

 

Média máxima: 18,5°

 

Amplitude média: 8,9°

 

Média simples: 14,05°

 

---

 

O mês de julho foi marcado pelo calor nos primeiros 4 dias (à exceção do dia 3) e pelo frio constante do dia 6 em diante. No quadro geral, foi um mês de frio moderado e regular. Dos 31 dias do mês, 15 tiveram mínima entre 4° e 7°, o que determinou a média mínima de um dígito. As máximas mantiveram-se constantemente baixas. Entre os dias 6 e 31 foram apenas 3 máximas acima de 20° (bateu 23,5° dia 21). Dos meses de julho entre 1996 e 2012, foi o 5º mais frio na média simples, depois de 2000, 1996, 2007 e 2009. Para um membro do BAZ foi um julho muito bom.

Link to comment
Share on other sites

 

Michel, é racional sua posição. Teríamos que analisar um todo global. Pode ser que o PR tenha sofrido outras variantes. Pois, um exemplo é o atual inverno: o frio fica meio restrito ao sul. Logo, é uma boa análise para o RS. Prova que aqui não há tanto esse aquecimento que falam. Mas, o mundo é enorme. Sabemos que civilizações inteiras do Hemisfério Norte sofreram, no passado, quase uma extinção, que teve a ver com o clima e outros fatores. Mas, El Ninos fortes e La Ninas fortes causaram estragos em alguns pontos. Vejo esta minha análise mais para o RS.

Para outros locais devem existir estudos a respeito. a gente acha muita coisa na internet e em livros.

Estou ansioso por recebe o livro que comprei, onde pode haver dados de 1941.

 

Gamboa, o que eu penso é que o mundo está passando por uma fase natural de aquecimento, e que talvez possa ter sido

acentuada pela atuação antrópica, muito embora isso não significa que todos os lugares do planeta se aqueceram, como

você bem postou. A impressão que tenho é a mesma variável que faz o Paraná ter mais "veranicos" no período mais frio

do ano, tem mantido o frio mais represado no RS/SC, não havendo grandes alterações nas temperaturas médias desses

Estados. No entanto, os fatores que fizeram com que em muitos locais do RS o clima tenha até sofrigo um discreto resfriamento,

podem ser os mesmos que estão causando o aquecimento em latitudes mais baixas e também diminuindo drasticamente a

ocorrência de neve nos estados do RS/SC...

Já na Europa e na América do Norte o que eu percebo é que tem ocorrido uma maior ocorrência de eventos extremos, tanto

para o calor quanto para o frio, dentro ou fora de época!

 

Concordo! conclusões sobre anomalias globais são muito mais confiaveis se baseadas em analises de locais com menor latitude pois a atuação das MPs vai ficando menor, o fato de boa parte do brasil acima do RS ter esquentado e ele não, pode ser um bom indicio de que houve um aumento dos bloqueios como o Michel falou!

Link to comment
Share on other sites

Amigo Gamboa,

Olhando "apenas" o RS não houve aquecimento. Porém, olhando o "todo" (refiro-me a Brasil), é notório que o "inverno" tem sido mais quente. Compare as médias de Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e outras e verás isso. Temos "seca" de neve no RS e SC e "seca" de frio no resto do país.

E que 2013 traga algum frio, pois 2012 já foi pro saco. Aliás, foi apenas mais do mesmo.

Mas esse ano foi bom: geadão em São Joaquim, nevasca em Bariloche e friozão em Gramado. Cheguei a essa conclusão: pessoal do RS e SC quer ver neve? Vá para a Patagônia. Pessoa do resto do país: quer ver frio? Vá para RS e SC.

Link to comment
Share on other sites

Negativo. Eu sempre disse cada mes é cada mes e cada localização é uma localização.

 

Boa saída do quê?

 

EU REAFIRMO UTILIZAR OS ÍNDICES DE ENSO DE FORMA GENERALIZADA SÓ PROVOCA DESINFORMAÇÃO.

 

NÃO HÁ CORRELAÇÃO DE ENSO PARA AGOSTO EM SÃO PAULO, POUCA EM JUIZ DE FORA E MUITA EM BELO HORIZONTE.

 

OS TEUS DADOS MOSTRAM O COMPORTAMENTO ALEATÓRIO PARA AS TEMPERATURAS EM PORTO ALEGRE QUANDO CORRELACIONADOS COM ENSO.

 

POR GENTILEZA ATENHA-SE AOS DADOS. DEIXE AS ESPECULAÇÕES SOBRE MINHA ATITUDES EM UM CANTO;

 

FIQUEI CURIOSO SOBRE AS NORMAIS "SALGADO FILHO" E A SÉRIE HISTÓRICA.

 

VOCÊ JÁ FEZ EU PERDER TEMPO DEMAIS POR CONTA DE TER ALTERADO SEM AVISAR QUE OS DADOS ERAM DO AEROPORTO.

 

O QUE MUDA A RELAÇÃO DOS ANOS MAIS FRIOS EM AGOSTO. NÃO DEVERIA.

 

MAS COMO NÃO SEI NADA SOBRE ESSES DADOS A PRINCÍPIO DEVE TER METODOLOGIAS DIFERENTES.

 

NÃO PERDEREI TEMPO EM VERIFICAR TEUS JUNHOS E JULHOS. POIS DEVO TER COMENTADO NOS MESES EM QUESTÃO.

 

Atribuir anomalias positivas de temperaturas para agosto em POA utilizando os índices das regiões de niños e SOI de forma direta é chute e blá, blá, blá, nada a ver.

Porto Alegre CORRELAÇÕES COM NIÑO 1+2, NIÑO3, NIÑO 3,4; NIÑO 4 E SOI

 

 

Será que vale a pena eu responder a um destempero?

 

1 - É bom baixar o tom de voz porque quem grita parte para o desespero e perde a razão. Mas normal, não é a primeira vez que tu tens ataques destemperados aqui. Estamos acostumado a esse destempero...

 

2 - Quem está utilizando ENSO de forma generalizada? Me aponte a frase onde isso foi colocado... Eu discordo SIM peremptoriamente das tuas recorrentes críticas aqui, e foram muitas (não tenho saco para ficar pesquisando o teu blá blá blá passado), de que o extremo leste do pacífico não tem influencia no clima do Sul do Brasil.

 

3 - Belo Horizonte, Sao Paulo e Juiz de Fora nunca foram temas do nosso debate, favor para com bla bla bla e voltar a POA/SJ JJA.

 

4 - Os dados e o site oficial foram mostrados. Estamos trabalhando com dados confiáveis, que embasaram a excelente pesquisa conclusiva do Bruno.

 

5 - É bom estender o tema para junho e julho, eu lembro muito bem que sempre fizestes ironia e crítica para nossos acompanhamentos de Nino 1+2. E não foi só para agosto, esta crítica sempre foi colocada em tom de ironia, como de costume pelo sabichão que acha que sabe tudo sobre ENSO. Se soubesse tanto não dava com os burros na água fazendo previsão para o fenômeno...

 

Sem gritos, por favor. Só o Dr. Ronaldo Coutinho tem autorização para gritar conosco, como vem fazendo a 15 anos que o conheço.

Link to comment
Share on other sites

3 - Belo Horizonte, Sao Paulo e Juiz de Fora nunca foram temas do nosso debate, favor para com bla bla bla e voltar a POA/SJ JJA.

 

Não vi o mafili falando de BH, SP e JF (só aconteceu em resposta aos meus comentarios e do renan se não me engano)... logo da a entender que essa mensagem deve ter sido direcionada a outros usuarios que estão tentando contribuir para o debate com seus conhecimentos locais! se é o caso isso foi extremamente deselegante.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Concordo! conclusões sobre anomalias globais são muito mais confiaveis se baseadas em analises de locais com menor latitude pois a atuação das MPs vai ficando menor, o fato de boa parte do brasil acima do RS ter esquentado e ele não, pode ser um bom indicio de que houve um aumento dos bloqueios como o Michel falou!

 

Nos 31 anos que eu morei em Curitiba pude notar um visível aumento da duração dos bloqueios

e também um indiscutível aquecimento. E o que sempre me chamou a atenção é que nos períodos em

que cessavam os bloqueios, as médias chegavam a patamares muito próximos do histórico.

Creio que a seca de neve em RS/SC é causada pelo mesmo fator que tem feito esquentar os invernos

do Paraná para cima.

Abraço. Michel

Link to comment
Share on other sites

Será que vale a pena eu responder a um destempero?

 

1 - É bom baixar o tom de voz porque quem grita parte para o desespero e perde a razão. Mas normal, não é a primeira vez que tu tens ataques destemperados aqui. Estamos acostumado a esse destempero

 

3 - Belo Horizonte, Sao Paulo e Juiz de Fora nunca foram temas do nosso debate, favor para com bla bla bla e voltar a POA/SJ JJA.

Sem gritos, por favor. Só o Dr. Ronaldo Coutinho tem autorização para gritar conosco, como vem fazendo a 15 anos que o conheço.

 

a- Em alguma mensagem eu disse que estava utilizando o caps por motivo de visão. e avisei que não era grito.

 

b- Eu disse e afirmo. A condição de influência varia de mes para mes e de localidade para localidade. Nesse contexto a repetição dessa historinha Niño 1+2 ter influência no clima de POA é uma hipótese e assim deve ser tratada.

 

Já corrigiu os teus dados???

 

Bom, se São Paulo, Belo Horizonte e Juiz de Fora nunca foram temas de debates. Agora são.

 

Milhares de trabalhos mostram que o planeta esquentou, dezenas de trabalhos evidenciam a mesma tendência no RS.

 

Advinha qual o único lugar do planeta que não esquentou? E os dados mostram isso realmente (ops!!! os dados do Inmet, outros, eu não sei, ansioso para ver o plot dos dados mensais do confiável aeroporto), ao meu ver às custa da mudança do ritmo. (além é claro da sutileza dos números).

 

Os teus dados estão errados. Eu pedi encarecidamente para não levar para o lado pessoal, pois é deselegante.

Link to comment
Share on other sites

PARA TUDO!

 

EIS QUE ELA ESTÁ ONLINE!!

 

Atualizações de 15 em 15 minutos em:

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISANTACA18

 

E atualizações de minuto em minuto em:

 

http://www.weatherlink.com/user/villaggio1/

(clicar em summary para ver os extremos diários)

 

Abraços, pessoal! Muito amor no coração de todos aqui :heart: :heart:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não vi o mafili falando de BH, SP e JF (só aconteceu em resposta aos meus comentarios e do renan se não me engano)... logo da a entender que essa mensagem deve ter sido direcionada a outros usuarios que estão tentando contribuir para o debate com seus conhecimentos locais! se é o caso isso foi extremamente deselegante.

 

Não foi, não. Frost. Ele está tentando sustentar o que sempre ironizou, e quando o estudo veio a tona ele se apegou a POA em agosto e a outros locais que nunca foram motivos de nossa teoria.

 

Vamos aos pontos:

 

1 - Sempre se falou na teoria da influência de Nino 1+2 em nosso clima. Tese primeiramente levantada no BAZ pelo AAA, como muitas outras que ele lançou na frente de qualquer outro.

 

2 - O Mafili foi um contumaz irônico desta tese em diversas ocasiões. TODOS aqui sabem, me aponte um que acompanha o BAZ com certa frequência que nunca viu o Mafili desdenhando esta tese!

 

3 - O tópico aberto ano passado viewtopic.php?f=101&t=14376&hilit=Oni levantou importantes conclusões, como implicitamente (para um bom entendedor...) esta de Nino 1+2 para SJ/POA (boas referências para o Sul do Brasil).

 

4 - A teoria continuou sendo ironizada. Tenho que achar as mensagens, mas leva tempo. TODOS aqui sabem.

 

5 - Levantada uma questão, abordei o tema mostrando a importância de Nino 1+2 para SJ/POA.

 

6 - Nosso amigo se apega a agosto com unhas e dentes, não dá um pio sobre Junho e Julho e joga para SP/BH/JF como escape e sustentação de suas ironias.

 

7 - Confrontado com a vida real da teoria de Nino 1+2, vendo a sua ironia ir por água abaixo, se apegando a agosto em POA e ao sudeste, inconformado com os fatos pois está sempre certo de tudo onde qualquer coisa para cima e para baixo é a verdade absoluta, ele tem um conhecido ataque destemperado.

 

Ponto.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.