Jump to content

1. 34 points
    Euro 12z de hoje para 12/09/2021: Euro 12z de 25/09/2020 para 01/10/2020:
  2. 32 points
    Linha Taquarussu, Iporã do Oeste/SC. Primavera chegou.
  3. 29 points
    Olha como ficou o céu de Araraquara hoje no começo da tarde. 241518373_530242488052761_5885150303647802280_n (1).mp4
  4. 29 points
    Primeira semana de Setembro com quase todo mundo no vermelho:
  5. 29 points
  6. 28 points
    Em Patrocínio a máxima hoje foi de 34,9ºC, maior valor do ano até o momento. Até dia 20 de Setembro com base nos dados de hoje, as máximas devem seguir perto ou acima de 35ºC, com risco de chegar a 36/37ºC em alguns dias. O recorde de Setembro que é de 36ºC (2012 e 2020), tem chance de ser quebrado em vários dias. A situação dos reservatórios e rios da região é catastrófica e com calor intenso, vai piorar ainda mais. Represa de Nova Ponte: https://www.sosnovaponte.org/
  7. 28 points
    Bom dia, pra fugir do padrão desprezível que o mês de setembro tomou aqui em MG nos últimos anos, fui à serra do Curral nesse final de semana, que fica na zona sul de BH: A região é interessantíssima: tem um misto de vegetação de Cerrado com Mata Atlântica semi-decidual e campos de altitude. A presença dessa vegetação mais arbustivo-herbácea foge ao padrão arbóreo predominante na RMBH. O local das fotos tinha uma elevação aproximada de 1300m acima do nível do mar. O final de semana foi bem quente na cidade, com máximas na casa dos 33ºC, as maiores do ano até então, ainda que as mínimas prossigam entre 18/19C. Esse valor será ultrapassado hoje e mais pro final da semana. Setembro é o pesadelo de todos que negam as mudanças climáticas. É um verdadeiro tapa na cara! @Victor Naia absolutamente fantásticas essas imagens de Londrina, deve ser uma sensação inexplicável passar por baixo desses bosques brancos. Por aqui, eles estão ficando cada vez mais comuns, a população "descobriu" a beleza dela nos últimos anos. Eu mesmo plantei 2 que floresceram esse ano pela primeira vez.
  8. 28 points
    Depois de quase 80 dias, voltou a chover hoje em Patrocínio, MG. A chuva acumulou 3 mm na maioria das estações da cidade, sendo a maior chuva por lá desde 07/04. A seca segue severa em toda região e o nível dos reservatórios está em estado crítico. Devido ao tempo nublado a máxima ocorreu no final da manhã, chegando a 21,8ºC. Durante toda tarde choveu fraco com temperatura na casa dos 16ºC.
  9. 28 points
    Essa parte da borda do Cânion é meio assim, tenebrosa, principalmente de noite. Acredito q houve um grande incêndio florestal e q as labaredas avançaram pelo paredão da montanha, destruindo a vegetação mais frágil, deixando apenas esqueletos de árvores e arbustos. Aproveitei o cenário "Silent Hill" e fiz umas selfies com a capa de chuva ha ha Não é sempre... kkk
  10. 27 points
    Uma célula de tempestade isolada passou ao sul de Juiz de Fora nessa tarde, próximo à divisa com o RJ. Apesar de isolada, foi forte, causando chuva de granizo na cidade de Simão Pereira. - CB vista de Juiz de Fora: - Granizada em Simão Pereira: IMG_0300.MP4
  11. 27 points
    Bom dia... Começo de manhã com tempo excelente e mínima de 8,8°C na Borda da Mata/Piraquara. As mínimas estão ainda apresentando um padrão condizente com final de inverno por aki: 1/9: 8,2°C 2/9: 7,1°C 3/9: 8,8°C A Passagem do sistema frontal q está prevista para este fds pode gerar 2 mm de precipitação, mas não há grandes perspectivas nos próximos 15 dias quanto à outros acumulados.
  12. 27 points
    Muito obrigado, querido.. Trilhar, subir morro e acompanhar o clima são os meus hobbies e sempre q posso, não deixo pra depois. É óbvio q preciso melhorar muita coisa... Agora eu me desconectei da baixada (já deveria ter me desconectado bem antes) e quando não estiver em casa o meu filho fará as anotações dos registros no meu quintal. Fez isso pra mim no fds e fez direitinho: 4 sensores em locais diferentes. Então já me sinto livre pra sair conhecer e observar o clima em outros lugares (alguns, remotos), como as montanhas do Sul, por enquanto. O desejo de conhecer outros lugares fala mais alto do q o de monitorar um local apenas. Acho q isso é um ponto positivo. E levarei sempre comigo a minha estação q eu já utilizava em casa. Na vdd ela contem partes da anterior (q usava na baixada e foi violentada por um ser desprezível) e um aparelho q eu utilizava em casa. Continuando sobre o acampamento em Bom Jardim: Domingo consegui registros completos do período diurno no topo do Cânion do Funil, com variação de 6,8/10,2°C entre a madrugada e 17h, com neblina todo o período, garoa e chuva fraca em alguns momentos, além de vento constante do NE. A temperatura se elevou um pouco na parte do entardecer em relação à manhã, e quando saí do local, retornando à Piraquara fazia 8,8°C. É interessante q a temperatura varia bastante conforme a espessura do nevoeiro q o vento trás. E não é a primeira vez q constato isso. Já tinha observado no Araçatuba e também no Capivari, aki no Paraná. Outras imagens, agora no trajeto e no lugar do acampamento, entre sábado e domingo 👇 Caminhada longa nos campos encharcados do topo da serra, com muitas nuvens e 9°C às 12h30 (~1.400m): Pausa pra descansar às ~14h com sol e 10°C 👇 Cânion do Funil, às 15h30... Já ficando nublado e keda de 2°C 👇 A barraca e a estação bem pertinho he he 👇(já começando garoar). Retornando às 17h30... Uma longa caminhada de quase 3h entre capim baixo e alguns atoleiros 👇..
  13. 27 points
    Bom dia e bom começo de semana... O amanhecer está frio aki no leste paranaense e começamos com céu limpo, temperatura na faixa dos 5/8°C mas as nuvens vieram junto com o Sol e provavelmente a tarde será fria novamente. Noite de sexta-feira eu fui acampar num dos pontos mais frios da nossa Região, o alto da Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra/SC. Cheguei na área do mirante por volta das 5h da manhã de sábado e ventava muito, com uma densa camada de neblina/garoa e essa situação perdurou no local durante os dois dias em q permaneci acampado na borda da serra, área do Cânion do Funil. Os registros no local da estação do @fernandokeiser mostram o horror do clima no local, onde o Sol é uma raridade e as temperaturas simplesmente não acompanham os mesmos valores das demais estações espalhadas pelo município de Bom Jardim. Pra se ter uma idéia, a diferença nas máximas nos dias 28 e 29 (enquanto estive por lá) entre a estação Mensageiro da Montanha e a famosa Terra do Gelo foi de 5°C no sábado e 8°C no domingo. Nesses dois dias, as máximas atingiram apenas 9°C e 10°C na borda da serra. Fiz algumas fotos do local na manhã de sábado, mostrando a estação do Fernando Keiser, sofrendo como de costume os horrores climáticos de um local q eu jamais escolheria para viver. À meu ver, se trata de uma das estações q mais "trabalha" e enfrenta condições climáticas adversas de todo o Sul do país. Com excessão da área do Morro da Igreja, talvez seja alí o local monitorado q apresenta os menores registros de temperatura máxima ao longo de todo o ano e talvez o local com maior número de dias sob densa neblina. Claro q é a minha opinião com base no q eu acompanho parcialmente, e posso estar equivocado quanto à isso. Por volta das 9h da manhã do sábado, minha companheira estação registrava variações entre 6,3°C e 6,9°C no local do Cânion da Ronda, próximo ao local da estação Mensageiro da Montanha, q também reportava valores parecidos, entre 6/7°C, com fina garoa, neblina e ventos fortes do quadrante leste. Ventava tanto, q foi difícil manter a estação em pé, já q o solo é bastante pedregoso e não tem como firmar a haste numa boa profundidade. Às 10h da manhã saí da área amaldiçoada pelos nevoeiros e fui até o portal do município, alí já pude sentir o "calor" do Sol durante um tempo. Detalhe é q mesmo com sol, a temperatura não passava dos 10°C, devido ao vento gelado q soprava do mar. A densa neblina se manteve restrita às áreas mais à leste de onde eu estava às 10h da manhã, mas aparentemente avançou e cobriu também este local um pouco mais tarde 👇 Sobre o Cânion do Funil, onde permaneci acampado o restante do sábado e ao longo do domingo eu falarei mais tarde, mas vale dizer q não é nada fácil chegar até lá, fazendo trilha. Foram aproximadamente 3 horas de caminhada através de terreno muitas vezes encharcado e até meio pantanoso, com altitudes variando entre 1.350 e 1.500m, sem falar no vento gelado e as neblinas q cobrem a área repentinamente. Cheguei em Piraquara nesta madrugada e tenho q escolher algumas imagens e fazer um texto obedecendo uma sequência para o outro post. Adiantando aki q Cânion do Funil é meio sinistro, principalmente à noite. Falo sobre isso depois.
  14. 25 points
    Domingo de sol e calor temperaturas entre 20 e 34 C. Mas um dia lindo com belas fotos no parque do Japão em Maringá. A vegetação está toda verdinha, a maioria das árvores já recuperarão as folhas perdidas no inverno . Essa região do parque do Japão era um alagado no passado um belo Baixadão as mínimas devem ser diferentes ali.
  15. 25 points
  16. 25 points
  17. 24 points
    IMPRESSIONANTE SEGUNDA FLORADA DOS IPÊS AMARELOS.
  18. 24 points
    Abaixo, uma tabela que já postei algumas vezes mas sempre é bom relembrar. Mostra alguns números da histórica seca de 1963, que afetou o norte do PR, SP, MG, RJ, ES, GO (Atual, sem TO), DF, MS e grande parte do MT. Aqui em Sampa, na época não existia o sistema Cantareira e as principais represas (Billings e Guarapiranga) praticamente secaram. Ironicamente, o colapso só não foi total porque a rede do antigo DAE (Departamento de Água e Esgotos, hoje SABESP) era bem limitada na cidade. Devido a isso, todo mundo nos bairros mais periféricos (Na época) tinha poço em casa, que não secaram. Foi o que salvou muita gente da absoluta falta de água. A estação do INMET em Brasília ficou 162 dias seguidos sem registrar chuva, de 06/05 até 15/10/1963. Em Curvelo-MG, foram 182 dias seguidos sem chuva, de 19/04 até 18/10/1963.
  19. 24 points
    O mês mais desgraçado pelas mudanças climáticas começa... frio. O primeiro amanhecer de setembro teve mínimas entre 15 e 12ºC na cidade, com poucas nuvens. Ao longo do dia, o tempo ficou fechado em vários momentos, porém as aberturas de sol permitiram elevação da temperatura em relação a ontem: 14,9 / 25,7 Pampulha 15,1 / 25,8 Santo Agostinho 12,3 / 25,1 Cercadinho O céu ficou bem dinâmico, com vários períodos nublados intercalados com momentos de sol e chuva leve em alguns pontos. Foi muito bom para monitorar após um inverno mais seco do que ele normalmente já é: Os institutos entraram em consenso para forte aquecimento a partir de sábado e o recorde de calor do ano será quedrado na segunda-feira. 20h, noite amena, estrelada, 19ºC.
  20. 24 points
    Aqui na minha região, está indicando um breve aquecimento ao longo da semana, mas nada fora do comum. Depois desse aquecimento, diferentemente das áreas do Brasil Central, não há nenhum indicativo de calor, também nada de frio (coisa que eu já larguei mão de acontecer novamente neste ano para cá. A MP do final de julho foi a despedida deste inverno na minha região). Eldorado (Médio/Baixo Ribeira): Apiaí (Alto Ribeira): Iguape (Litoral Sul):
  21. 24 points
    Ainda sobre a diminuição da fumaça das queimadas por conta não só das chuvas como dos ventos terem mudado de direção, abaixo uma diferença nas fotos do satélite de parte do centro-sul entre a tarde de 23/08 e a tarde de 30/08 (hoje). 23/08 30/08
  22. 24 points
    Mínima de 11° e máxima de 16°, hoje o canal de umidade ficou mais ao norte então não choveu, mas teve belas nuvens no céu durante o dia todo, com mammatus, undulatus asperatus, nuvens rolos e algumas outras formações, além do nevoeiro de manhã. As mammatus em especial duraram quase o dia todo, sempre aparecendo em uma parte ou outra do céu.
  23. 23 points
    Máximas no Estado de São Paulo ontem; 40,8°C Santa Salete 40,6°C Marinópolis 40,5°C Dirce Reis 40,2°C Aparecida D'oeste 40,2°C Indiaporã 40,0°C Cardoso 40,0°C Nhandeara Nem listei as sob38° pq sairia quase uma bíblia nessa lista, a situação deve piorar entre hoje e Amanhã. Dados do Ciiagro e UNESP. O triste é saber que esse período infernal aqui no interior só está começando...🤣
  24. 23 points
    🤭🙄 O Brasil tem lugares exóticos e paisagens q se assemelham com as de outros continentes. Esses campos de cima da serra, vistos de longe me lembram imagens q já vi da Mongólia e como vc disse, da China, q aliás fazem divisa um com o outro, portanto, parecidos. Mas algumas áreas do topo da serra me lembram também os campos e as colinas do interior da Escócia. Já, as montanhas e os cânions remetem à paisagens de algumas ilhas/países no Pacífico Equatorial. E isso é só uma ínfima parte do q temos aki... E pra conhecer, não temos q atravessar oceanos e não há necessidade de portar documentos específicos e difíceis de conseguir. Basta o RG e um pouco de grana para os gastos com transporte/hospedagem (eu não gastei com hospedagem, só com transporte e com algumas refeições). É bom conhecer primeiro o q é nosso, pra depois sair conhecer o q tem lá fora (se for possível). Bom Jardim da Serra/Brasil-28/08/21 👇 Pela cor das imagens não dá para dizer q fazia um frio de 9°C no local em pleno começo de tarde... Capim queimado pelas geadas frequentes e encharcado pela chuva, pelas garoas e nevoeiros constantes. Inclusive até neve cobriu uma parte desse capim há cerca de 1 mês atrás. Abaixo é onde terminam os campos de altitude e começam os despenhadeiros q na vdd estão em processo lento e gradativo de erosão. Eu acredito q os ciclones q se formam na altura do litoral Sul contribuam bastante para o contínuo e imutável desgaste das rochas gigantescas. Daki a milhões de anos, provavelmente os "campos de cima da serra" terão sua altitude reduzida à algumas centenas de metros apenas. Tudo acaba escorrendo para o mar... Então é bom conhecer logo kkk
  25. 23 points
    E a cidade de São Paulo vai tendo finalmente uma manhã chuvosa, como já comentado por colegas. As chuvas começaram entre 4 e 5 h da madrugada. O predomínio é de chuva leve mas houve algumas pancadas rápidas de chuva moderada e forte. Na maior parte da cidade, os acumulados variam entre 15 e 35 mm até agora (SAISP e CGE). Alguns poucos pontos abaixo de 15 mm e acima de 35 mm. Nas estações do CGE, os maiores valores até o momento estão no extremo sul, próximos da serra do Mar. Parelheiros-Barragem: 50,0 mm Marsilac: 41,1 mm Nas oficiais: Mirante (Conv): 27,0 mm (Até 9 h) Mirante (Aut): 35,2 mm (Até 11 h) Interlagos: 24,6 mm Temperaturas às 11 h: Mirante: 15,2°C Interlagos: 15,3°C

×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.