Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 10/17/19 in all areas

  1. Mais uma vez copiando e colando os posts dos últimos dias, mais um dia igual os outros, mínima de 17° e máxima de 29° A previsão de 30% de chance de chuva não confirmou, obviamente, e capaz de não ter tido nem 30% de cobertura de nuvens.... Até domingo a previsão é horrível, depois de domingo é maravilhosa.... Noite enluarada e fresca, 22 graus em Conselheiro Lafaiete
    5 points
  2. Acho q não me expressei de forma clara , perdão . Sim , ela é extremada comparada ao nosso país . Mas a nível de flora , tem temperaturas dentro de um padrão que se consiga desenvolver arvores e arbustos , condições de umidade e insolação perfeitamente compatíveis com formação vegetais . Não vejo dificuldade de alguma formação vegetal não conseguir se desenvolver numa região com variação anual de - 6 a 40 graus . Os EUA tem florestas em regiões que variam de - 20 a 40 graus .
    5 points
  3. A imagem já diz por si só, o bizarro 2019 em relação as chuvas, trágico.
    4 points
  4. Noite iniciando ainda com temperaturas agradáveis em São Paulo. Céu está encoberto devido as nuvens baixas vindas da infiltração marítima. 18-21 graus nas estações do CGE.
    3 points
  5. No momento, 17:30, Curitiba com amenos 21.2 c. No geral um dia tranquilo.
    3 points
  6. Parece que na Chapada dos Guimarães no Mato Grosso, 69 km de Cuiabá, menos em linha reta, tem ou tinha, mas deve ter sido plantada, em Cuiabá as araucárias não resistiriam, mas Chapada é bem mais alto, bem fresco, faz muito frio às vezes, chega a 6 C com muita neblina, tem um trecho entre Chapada e Campo Verde que até lembra o Sul, tem campos.
    3 points
  7. Não se acanhe, junte-se a nós ! Pode perguntar qual lugar você gostaria de saber se tem araucária. Um grande abraço.
    3 points
  8. Enio Rezende, que as chuvas voltem ao interior de Minas e do Rio a partir do domingo, o acumulado anual em 2019 aqui no Noroeste do Rio e parte da Zona da Mata está muito baixo,perde somente para 2017 nos últimos 6 anos.
    3 points
  9. O pampa gaúcho tem vegetação rasteira e arbustos/árvores em menor quantidade q em outros pontos do Sul devido ao solo pobre e raso. Existem pekenas áreas florestais (uma espécie de "cerrado" de clima temperado, distribuídas em "capões"), pelo menos foi isso q aprendi nos livros de geografia do RS. Clima mais extremado do Brasil, com variações (não comuns mas tbm não impossíveis) entre -8/41°C. As baixadas da região de Pinheiro Machado/Canguçu/Piratini/Herval ainda não foram estudadas por um longo período mas já temos uma idéia de q -9/-10°C podem acontecer em episódios de frio histórico.. Tempestades severas do tipo super-células acontecem todos os anos, assim como acontece todos os anos no Uruguai.
    3 points
  10. Sim. Mais também de maneira não natural ou seja não é vegetação nativa. lá tem muitos pinheiros esses que parecem árvores de Natal de maneira esparsa na natureza, mas a vegetação pinheirense por exemplo é 100% Pampa. Esse vídeo abaixo gravado em Pinheiro Machado mostra um panorama de como é a vegetação na região:
    3 points
  11. Caramba, as vezes acho que estou no fórum errado, toda vez que eu entro aqui aparece alguém perguntando se tem araucária em algum certo lugar, daqui à pouco estarão perguntando até se tem araucária em Piatã-BA rsrs Hoje teve uma quebra no padrão dos 7 últimos dias com mínimas sob20, com o incrível registro de "19°", e à tarde novamente o calor forte voltou, com máxima de 34°, amanhã deve ser o auge dessa nova onda de calor, e pode chegar aos 35 ou 36°
    3 points
  12. Exatamente! Coincidência que pensei exatamente o mesmo hoje, eu queria muito que o nosso verão fosse de dias como hoje, e os invernos poderiam ser muito mais intensos.
    2 points
  13. Sim. Tem haver com a urbanização tardia de Goiânia talvez esse seja o principal motivo. Vejamos, em 1960 a primeira década da normal climatológica antiga Goiânia tinha em torno de 153 mil habitantes o que equivale a mais ou menos a cidade de Varginha/MG atualmente, na época mal figurava entre as 30 maiores cidades do Brasil. Hoje Goiânia só nos limites municipais tem em torno de 1.520.000 habitantes ultrapassando Belém/PA e Porto Alegre/RS entrando para as 10 cidades mais populosas do Brasil, a região metropolitana soma 2.520.000, ou seja é um crescimento abrupto gigantesco, a cidade que a pouco mais de 40 anos apenas suas ruas mais centrais eram asfaltado hoje é uma das maiores manchas urbanas no país. ALÉM DISSO, a instalação da estação convencional de Goiânia que é de onde saem os dados históricos a época de sua instalação devia parecer o local ideal, hoje se transformou em uma ilha de calor, e ninguém teve a ideia ou vontade de tirar lá, mas o equipamento em si, ao que tudo que indica não está descalibrado não.
    2 points
  14. Uma semana nada agradável em Goiânia/GO: 14/10: Segunda-Feira: 37.8º 15/10: Terça-Feira: 37.3º 16/10: Quarta-Feira:37.7º 17/10: Quinta-Feira: 39º Média Mensal de Outubro até agora: 35.6º Normal Climatológica 1961-1990: 31º Normal Climatológica 1981-2010: 32.4º Em suma, Goiânia é uma das cidades que mais aqueceu ao longo dos anos, e nos últimos meses o clima por lá mandou todos os padrões climáticos esperados para a região para o espaço.
    2 points
  15. Um dia tépido e ventilado em Curitiba, temperatura variando entre 17º ~ 26º. Com muitas nuvens pela manha, e predomínio de sol a tarde. Se todos os dias do verão fossem assim eu não teria do que reclamar. ANTES DO MEIO-DIA: DEPOIS DO MEIO-DIA:
    2 points
  16. Alguns dados de destaque dos últimos dias em Buenos Aires: -Quarta passada a máxima foi de 28,2ºC. -Calor de verão na madrugada de sexta: tínhamos 25,3ºC às 3h. -Logo depois, choveu e ventou forte na madrugada de sexta: o Aeroparque chegou a registrar ventos sustentados de 46 km/h e rajadas de 69 km/h. -Sábado choveu e ventou bem forte também, que era a hora que eu estava no aeroporto. Ezeiza às 3h23 chegou a ter velocidade sustentada do vento de 46 km/h com rajadas de 80 km/h. No Aeroparque, pior ainda: vento a 59 km/h com rajadas de 79 km/h nas observacoes das 7h21 e 7h28. -Desde a semana passada, já choveu 132 mm na estacao meteorológica do Observatório Central de Buenos Aires, que é a que o SMN usa. -Esfriou bem nos últimos dias: mínima de 8,2ºC/14,2ºC na segunda e 8,6ºC/14ºC na terça. Quando voltar pra lá averiguo, mas pode ter sido a menor máxima em vários anos. Em Ezeiza a temperatura variou entre 8ºC e 12ºC na segunda, com vento à tarde em 28 km/h e rajadas de 46 km/h. Também variou entre 8 e 12ºC na terça. O Aeroparque teve variação entre 9 e 13ºC na segunda (com vento a 33 km/h e rajadas de 52 km/h à tarde) e 10ºC a 14ºC na terça, quando chegou a ter velocidade sustentada do vento de 43 km/h e rajadas de 52 km/h. Dias de inverno!
    2 points
  17. Bom dia! Terça e ontem estive em Trindade, uns 35-40 km de Goiânia. Estava bem quente e seco por lá: o aeroporto de Goiânia registrou 37ºC de máxima com URA mínima de 14% na terça e ontem chegou a 36ºC com URA de 20%. Ontem havia mais nuvens, inclusive algumas cinzas no meio e fim da tarde, mas sem chuva. Hoje estava nublado em São Paulo de manhã, agora temos sol, céu parcialmente nublado e está meio abafado. Faz 24,4ºC na Penha e 26,2ºC no Aricanduva, segundo o CGE, e mais tarde vai pra 30ºC. Em Buenos Aires a semana está fria e chuvosa. Aliás, desde quarta passada praticamente o sol nao aparece por lá. Nos próximos dias, segundo o SMN, a temperatura sobe, mas estará bem agradável. Volto domingo e ainda serei poupado pelo calor por um tempo, espero que longo, porque o verão portenho é sofrido:
    2 points
  18. Pinheiro Machado chegou a -8º esse ano em um evento de frio forte, porém longe de ser histórico. Em 14 de Julho de 1967 a cidade de Melo, uma cidade no Uruguay na região do pampa uruguaio a apenas 110km (em linha reta) de distancia de Pinheiro Machado registrou -11º a uma altitude 80 metros e terreno regular... Logo podemos sugerir que o recorde de Pinheiro deve ultrapassar os -10º.
    2 points
  19. A região do Pampa gaúcho é a mais extremada do Brasil, como disse o Felipe. Para dar um exemplo em termos de temperatura, a estação automática do INMET em Quaraí-RS, na divisa com o Uruguai, a 113 m de altitude, registrou -6,x°C há poucos anos. Por outro lado, máximas próximas ou nos 40°C não são raras. Isso sem falar nos episódios de tempo severo, que são frequentes. Além disso, o pampa se estende pelo Uruguai e Argentina. Não por acaso, a Argentina tem uma província chamada "La Pampa", capital Santa Rosa. Quanto à vegetação, com a palavra os que entendem mais do assunto...
    2 points
  20. em Florianópolis garoando há 2 dias. Dia inteiro hoje na casa dos 20C com umidade perto de 100%. Que saudade da semana passada/fim de semana com seus dias azuis e aproveitáveis
    2 points
  21. Hoje tivemos mais um dia meio maluco aqui na ZS de SP. Madrugada nublada , depois o sol saiu forte , as 16 h o céu fechou e a neblina veio bem forte , logo após veio a garoa , e agora temos as duas coisas aqui. A diferença entre as máximas na ZS e ZN foram gigantes: Sesc Inmet variou de 17,9 a 26,6 graus Mirante variação de 19 a 31,8 graus
    1 point
  22. Ao menos a cidade vinha de uma bela sequência de anos bem chuvosos, não ? Ou esses valores > 2000mm estão na média ? Parece haver um fator compensação aí.
    1 point
  23. Mesmo com o aquecimento global / regional, ainda assim são exageradamente altos os desvios para Goiânia, não acha ? Ainda mais por ser uma região de clima tropical, onde os desvios de anomalias não são muito fortes. Não poderia haver um fator urbanização fortemente envolvido aí, ou quem sabe estação descalibrada ?
    1 point
  24. A La Niña ajuda a ter um inverno mais rigoroso, mas não é o único fator, o oceano atlântico na costa leste da América do Sul precisa estar dentro da média ou abaixo, senão os efeitos do pacífico resfriado serão poucos ou nulos.
    1 point
  25. Bela foto... Ao fundo (com zoom) da pra ver chuva no extremo oeste... Hoje as pancadas foram isoladas no estado e as chuvas ficaram concentradas no centro e sul de SC, inclusive com trovoadas. Tem possibilidade de chuvas ao longo de todo o fds (a incluir amanhã) em boa parte do Sul e em Curitiba tbm. O calor será moderado, com um máximo de 28/29°C por aki. Isso é bom!
    1 point
  26. Depois de noite e madrugada de céu encoberto (Pra variar ), a cidade de São Paulo teve sol na maior parte do dia (Pelo menos na zona norte), sempre com algumas nuvens. Quanto às temperaturas máximas, definitivamente não parece que estamos na mesma cidade. Já as mínimas caberiam tranquilamente em janeiro e fevereiro. INMET-Mirante de Santana (Aut): 18,5°C / 28,3°C INMET-SESC/Interlagos: 17,6°C / 23,8°C IAG: 17,8°C / 26,4°C Na região metropolitana (Oeste): INMET-Barueri: 18,0°C / 26,8°C
    1 point
  27. acho que está confundindo a região, pampa tem o clima mais severo do país em variações de temperatura
    1 point
  28. Uma dúvida que sempre tive quanto aos pampas Gaúcho. Ele está numa região que não tem frio e nem calor intenso , tem a estação de chuvas relativamente bem distribuídas , Tem um nível de insolação num nível ok . Por que não cresce arvores , ou tem/tinha florestas ? Me parece um clima perfeito para alguma floresta .
    1 point
  29. De Santa Maria pra baixo existe só o bioma "boi, arroz e tabaco". rs
    1 point
  30. O tempo muda a partir de domingo e a próxima semana terá chuva e temperatura amena em Belo Horizonte:
    1 point
  31. Mas esta cidade não tem UMA trégua dos 34°C, que coisa impressionante
    1 point
  32. A menor máxima aí foi 16 C? Parece que este ano foi marcado pela ausência de máximas baixas do período da tarde na faixa oeste do País, incluindo norte e noroeste do Paraná, o frio na faixa oeste foi seco com noites frias e tardes amenas, bom, Primavera não teve máxima sub 20, mas isso não significa que não fez frio, o que pensar de Patrocínio em Minas Gerais que teve geada e não teve tarde com máxima sub 20.
    1 point
  33. Este 2019 está "caprichando". Já são 6 registros de 35,x° no ano. Só perde para os tórridos 2014 e 2015. A título de curiosidade, a estação do INMET-Mirante de Santana já ficou 11 anos seguidos sem chegar nos 34°C, de 1973 a 1983. Tem vários anos com máxima absoluta anual na casa dos 32,x°, a última vez em 1992. Acho que o pessoal mais jovem do fórum, daqui de Sampa, nem consegue acreditar que essas coisas já aconteceram. Mas não é só São Paulo. Curitiba já teve máxima absoluta anual de 30,8°C, se não me engano. Hoje, 33°C virou coisa corriqueira por lá, até 34° ocorre de vez em quando.
    1 point
  34. Quanto às emissões de poluentes, independente das mudanças climáticas, deviam ser drasticamente reduzidas. Sou químico e, como dever de ofício e "sobrevivência", nós químicos temos que ter noções de toxicologia. Muuuiitos gases e compostos que fazem parte das emissões veiculares e industriais são comprovadamente prejudiciais à saúde. Vários são potencialmente cancerígenos, principalmente para aquelas pessoas que já têm predisposição genética. Então, antes de mais nada, é um problema de saúde pública.
    1 point
  35. O "consenso científico" dizia e ainda tenta nos empurrar goela abaixo q a Amazônia é o "pulmão do planeta". Na realidade, todo o oxigênio q ela produz, ela própria consome. E isso não é novidade. Mas kerem q acreditemos, como kerem q acreditemos em tantas outras coisas. Não podemos eskecer q os interesses primordiais são os financeiros. Kem lucra com o q? É só uma pergunta.... E a resposta não está nas apostilas escolares ou universitárias... Boa noite...vou dormir Abraço
    1 point
  36. Se nada for feito em relação às emissões de CO2, a tendência é ser parecido com a década atual, ou até um pouquinho pior. Precisamos cair na real e parar de ficar acreditando que o consenso científico está equivocado.
    1 point
  37. Talvez a mudança (pra pior) tenha realmente ocorrido antes em Curitiba. Talvez já na década de 1980 pq me recordo bem das tardes terrivelmente kentes (30°C é terrivelmente kente, quando se é criança, brankelo e precisa caminhar diariamente 5 km até o "grupo escolar" construído com madeira de segunda mão). Chegava molhado de suor no "grupo escolar" e em casa molhado da chuva... E como eram assustadoras as chuvas de verão... Eu morria de medo... Corria o máximo q minhas pernas magricelas conseguiam correr. Muitas vzs não dava tempo de chegar em casa antes da tempestade. Na época, ainda aconteciam akeles poeirões antes da chuva, quando chegavam as frentes de rajada. Hj quase não vejo mais. Os invernos não se diferenciavam muito dos de agora. Geava entre Abril e Setembro...umas 10/15/20 vzs por ano. Alguns anos eram fracos de geada mas em compensação os dias frios com garoa era mais numerosos. Hoje a situação é exatamente a mesma: tem ano q a qualidade do inverno cai bastante mas a compensação vem no inverno seguinte. Na ocasião da famosa grande nevada, não pude sair pra fora pq minha avó não deixou ng sair e vimos o q poderia ser visto nas circunstâncias, pela janela embaçada da sala. Não era interessante...era frio e chato... No dia seguinte, brinkei dentro de um dakeles "tanques" de lavar roupa q havia ficado cheio de água e a mesma congelou, formando uma placa sólida de gelo q demorou, sei lá...uns 5 meses para derreter kkkkkkk (na vdd, 2 dias)... Na adolescência, já me interessando por meteorologia, porém com pouco conhecimento, achava q todo vento sul traria frio e geada no inverno, então prestava atenção na direção apontada pela fumaça q saía da chaminé de uma fábrica quando ia e voltava (ainda à pé do "grupo escolar")... Eu acreditava q se uma massa de ar frio chegasse até o meu município, significava q todas as áreas ao sul de Piraquara (até a Antártida) estariam ainda mais frias. Já tive q sair de casa algumas vzs devido às enchentes de um afluente do Iguaçu. Nessas ocasiões, não precisava ir à escola e era bom mas ao mesmo tempo era ridículo pq meus colegas de escola moravam em locais mais elevados e mais "desenvolvidos" q o meu. Hoje chove tanto ou mais do q antes (uns 150 mm a mais, pelo q já li) mas o problema das enchentes foi parcialmente resolvido nos locais propícios à esse tipo de situação. Pra resumir, ignorando números, na minha visão (meio duvidosa) do passado, pouca coisa mudou climaticamente (deixem os tomates para a salada, por favor 🙄). Percebi q o mês de Outubro se adiantou a Novembro na quantidade e intensidade do calor, e isso já tem tipo uma década. Também percebi q Janeiro se parece bastante com Dezembro, porém Fevereiro é algo fora do contexto. Acho q é isso...
    1 point
  38. Carlos, obrigado mesmo e se inscreva no canal...dai fica por dentro dos eventos futuros. Dia 23 de outubro agora tenho uma LIVE sobre o Parana...gostaria que fizesse parte da Bancada. A LIVE sera as 21 horas...ficarei muito feliz se aceitasse o convite..entre em contato via MP que passo meu contato pra gente conversar.....abraco!!
    1 point
  39. 29.0ºC/58.2% aqui na Vila Mariana Admito que já estava com saudade desses dias quentes com UR alta, em SP entre Maio e Setembro sempre que dá uma esquentadinha a UR já despenca hahaha
    0 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.