Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 03/24/19 in all areas

  1. 20 points
    URGENTE......!!!!!!!!!!!!!!! HABEMUS TEMPESTADE TROPICAL IBA.....!!!!!!!!!! CONFIRMAÇÃO OFICIAL VINDO AGORA PELO CENTRO HIDROGRÁFICO DA MARINHA (CHM))
  2. 14 points
    WRF na 0z veio com um poderoso furacão na costa. O centro de pressão seria inferior a 980 hPa. Temperatura ao redor de 28ºC em 850 hPa próximo ao olho. E positiva em 500 hPa, onde a temperatura costuma ser negativa! Rajadas de vento extrapolam a escala. Vamos seguir acompanhando!
  3. 14 points
  4. 13 points
    IMAGENS DO CANAL VÍSIVEL DEIXAM CLARO QUE A ENTÃO DEPRESSÃO TROPICAL (JÁ TEMPESTADE TROPICAL AO MEU VER) SEGUE GANHANDO FORÇA. CONVECÇÃO NÃO PARA CRESCER, INCLUSIVE JÁ CONFIGURANDO UMA "HOT TOWER". IMPRESSIONANTE!
  5. 12 points
    ESTA PASSAGEM DO SCARTÔMETRO PELA COSTA DA BAHIA NÃO DEIXA MAIS DUVIDAS! HABEMUS TEMPESTADE TROPICAL IBA.... FALTA APENAS O CHM RECONHECER.... REPAREM.... 40 NÓS (74KM/H) DE VENTOS NO CENTRO DA CIRCULAÇÃO...... DIA HISTÓRICO MY FRIENDS...!!!!!
  6. 11 points
    Depois da mínima de 12,3°C, secura e sol forte. Umidade chegou a 24% já. Agora 24,9°C 28%. Paisagem aqui nesta manhã: SC está dividida, parte do estado está bem seca e a outra parte bem úmida e até com chuva.
  7. 11 points
    THE WEATHER CHANNEL COM COBERTURA SOBRE IBA..... E ENQUANTO ISSO NO BRASIL, NÃO SE VÊ NADA NA MÍDIA...... https://weather.com/storms/hurricane/news/2019-03-23-south-atlantic-tropical-storm-brazil
  8. 11 points
  9. 11 points
    iMPRESSÃO MINHA OU TEMOS OUTRA BAIXA MAIS A OESTE NA COSTA DA BAHIA TENTANDO GIRAR E GANHAR FORÇA?? Alguem pode explicar, por que agora me perdi I
  10. 10 points
    NOAA VOLTOU A AUMENTAR A CLASSIFICAÇÃO DE IBA NA ESCALA DVORAK ESTA NOITE. AGORA ESTÁ EM 2.5 OFICIALMENTE IBA AGORA DEIXA DE RECEBER O SUFIXO 90Q, E PASSA A SER DESIGNADA 01Q.... ALGO RARÍSSIMO NO ATLÂNTICO SUL. ISTO SIGNIFICA QUE PARA O NOAA, IBA DEIXOU DE SER UM DISTÚRBIO METEOROLÓGICO E PASSOU A SER CONSIDERADO UM CICLONE TROPICAL. ALÉM DO MAIS COMEÇOU A SER MONITORADA POR PASSAGEM DE SATÉLITE MICROWAVE.
  11. 10 points
  12. 10 points
    URGENTE........ DEPRESSÃO TROPICAL ACABA DE GANHAR CLASSIFICAÇÃO INVEST 90Q POR PARTE DO NOAA, E COM ISSO AGORA ESTÁ SENDO INTERNACIONALMENTE MONITORADA
  13. 9 points
    ANÁLISE DE SATÉLITE - TEMPESTADE TROPICAL IBA Última sequência de imagens de satélite já deixam claro que a atividade de convecção na parte oeste da circulação de IBA morreu. Apenas está brotando convecção no setor leste da circulação. Isso já denota um novo padrão de ventos superiores que IBA irá enfrentar daqui para frente. Esta ausência de convecção no lado oeste de IBA já se deve a atuação forte cisilhamento (shear) na parte oeste, combinado com ar seco. Essa imagem da Universidade de Wisconsin mostra ambiente extremamente hostil a Ciclones Tropicais, com 30-40 nós de Shear na parte oeste da circulação (linhas vermelhas). Enquanto isso entre o centro e o leste de Iba, o shear é fraco, o que garante a explosão de trovoadas ainda nesta parte. Desta forma, isso pode limitar um desenvolvimento mais significativo de Iba. Esta ausência de convecção na parte oeste já era esperada nos modelos há vários dias, e portanto está dentro do previsto. A tendência é que a convecção de Iba fica toda no lado leste da circulação, bem como o pico de ventos. Isso não impedirá que Iba ganhe força, porém é um fator contra para uma intensificação extraordinária, uma vez que o lado oeste já está sendo afetado por ambiente hóstil. Animação do Modelo Europeu para satélite Vapor Dagua exemplifica bem o que está acontecendo agora, e vai acentuar daqui pra frente.
  14. 9 points
    ÚLTIMAS IMAGENS DE SATÉLITE REVELAM QUE HOUVE UMA LEVE PAUSA NO CRESCIMENTO DE CONVECÇÃO EM TORNO DO CENTRO DE IBA. NO GERAL HOUVE UMA ESTAGNADA NO DESENVOLVIMENTO NAS ÚLTIMAS 3 HORAS, MAS A CONVECÇÃO PERMANECE EM BOM NÚMERO AINDA. NO GERAL O AMBIENTE SEGUE TOTALMENTE FAVORÁVEL PARA IBA SE DESENVOLVER MAIS. NÃO HÁ ENTRADA DE AR SECO E O CISILHAMENTO É FRACO.
  15. 9 points
  16. 9 points
    PÁGINA DE MODELOS "TROPICAL TIDBITS" FINALMENTE ABRIU UMA ABA PARA O INVEST 90L VÁRIOS MAPAS CHEGANDO AGORA.....
  17. 9 points
    Pombal teve um temporal muito forte na tarde de ontem. Foi a chuva mais intensa do ano e a mais intensa desde 21/03/2016 (quando caíram 102.7 mm). Foram 60 mm em 50 minutos de chuva, com 23 mm em 10 minutos. Os ventos foram fortes, provavelmente passou dos 50 km/h pelos estragos (galhos quebrados/telhas derrubadas etc.). Eu gravei um vídeo da chuva: Pelo Cemaden: São José da Lagoa Tapada: 57.2 mm Manaíra: 32.4 mm Condado: 23.2 mm No sítio Angicos, em São Bentinho, foram registrados 105.2 mm. Santana dos Garrotes teve 31.3 mm (Cagepa). Cacimba de Areia teve 22 mm, Itaporanga 21.6 mm (Inmet) e São Gonçalo 21 mm (Inmet).
  18. 8 points
    Imagem da chuva de ontem à tarde na zona rural de Queimada Nova: Lá onde eu tirei essa foto a chuva foi boa ontem à tarde. Na cidade não choveu. Mas hoje choveu na cidade, 15 mm. 10 mm pela madrugada e 5 mm pela manhã. Em Queimada Nova o acumulado está em 76 mm em março, bem abaixo da média ainda.
  19. 8 points
    Último loop de satélite mostra que Iba está lutando para sobreviver. O bolo de convecção que acompanhou a tempestade durante toda a tarde morreu há cerca de 1 hora atrás, porém um novo bolo de convecção, menor, brotou na mesma hora, dando uma sobrevida ao status tropical de Iba. Pelo Vapor Dagua é possível observar que o ambiente está se tornando cada vez mais hostil, com aumento gradual de shear e ar seco sobre a circulação. Veremos até quando Iba aguenta ser tropical.
  20. 8 points
    Voltou a chover de forma intensa no sertão da PB na noite de ontem: Fonte dos dados: Aesa, Empaer, Cemaden. O maior volume (oficial) foi de 110.5 mm em Cachoeira dos Índios, seguido dos 96.6 mm em São José de Espinharas. Foto de ontem: Aqui em Pombal a 1ª chuva acumulou 52 mm em 46 minutos, a 2ª 5.7 mm e a 3ª e última chuva registrou 17.5 mm. Ao todo foram 75.2 mm, a nova maior chuva do ano. Em dois dias tive ≅68% da média (ou 135.2 mm).
  21. 8 points
    HISTÓRICO E INÉDITO!!!!!!! CARTA SINÓTICA DO NATIONAL HURRICANE CENTER (NHC), CITANDO TEMPESTADE TROPICAL IBA E O CHM
  22. 8 points
    QUE MOMENTO HISTÓRICO!! ESTOU MUITO EMPOLGADO E FELIZ. TORCENDO PRA IBA SE TORNAR UM FURACÃO, MAS LONGE DA COSTA. 😀 ❤️
  23. 8 points
    CENTRO HIDROGRÁFICO DA MARINHA TEMPESTADE TROPICAL IBA - AVISO NÚMERO 02 (13H - 24/03/2019) VENTOS: 64KM/H - PRESSÃO 1008HPAS PREVISÃO DE TRAJETO BASEADA COM INFORMAÇÕES DO AVISO: VÁLIDA ATÉ AS 9H00 DO DIA 25/03/2019. SEGUE COMO TEMPESTADE TROPICAL NAS PRÓXIMAS 24 HORAS. MARINHA EMITIU AGORA A TARDE UM ALERTA DE ONDAS DE 2,5 A 3,0M ENTRE VITÓRIA E SALVADOR
  24. 8 points
    Imagens de Satélite estão sugerindo que a então Depressão Tropical está ganhando força. Desde a madrugada e a agora de manhã há muita convecção explodindo em torno do seu núcleo, e segue aumentando. Provavelmente haverá um upgrade na Escala Dvorak na próxima atualização. Pelas imagens em Vapor Dagua, nota-se que o ambiente é perfeito. Ar está totalmente úmido na região da circulação, sem nenhuma entrada de ar seco. Também dá pra notar que os valores de vento de cisilhamento são baixissmos. Este mapa mostra o shear (cisilhamento) baixo na região do núcleo da baixa. Outro fator que favorece a intensificação. Oceano que segue quente, com temperatura do mar em torno de 29°C. Modelos esta manhã prosseguem indicando em suas análises que o sistema é tropical de núcleo quente.
  25. 8 points
    Desenvolvimento do INVEST 90Q nesta madrugada, possivelmente nas próximas horas será nomeado, devido a sua evolução para Tempestade Tropical:
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.