Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

Pelo GFS 00Z ao pé da letra numérica, a janela para a neve em Santa Catarina se abre no final da tarde de sábado nos pontos mais elevados e vai descendo até o nível de 1200/1100m no final da noite e início da madrugada, porém o tempo seca muito rápido no decorrer da madrugada.

 

No quadro sinótico geral a janela no RS se estende por todo o domingo, com umidade presente e circulação ciclônica.

 

Já a 06Z é ainda mais forte e leva a janela da neve por todo o domingo na serra geral do RS e SC.

 

 

VEJA O MBAR, DIVINO!

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS 00Z ao pé da letra numérica, a janela para a neve em Santa Catarina se abre no final da tarde de sábado nos pontos mais elevados e vai descendo até o nível de 1200/1100m no final da noite e início da madrugada, porém o tempo seca muito rápido no decorrer da madrugada.

 

No quadro sinótico geral a janela no RS se estende por todo o domingo, com umidade presente e circulação ciclônica.

 

Já a 06Z é ainda mais forte e leva a janela da neve por todo o domingo na serra geral do RS e SC.

 

 

VEJA O MBAR, DIVINO!

 

Pelo MBAR teremos uma bela nevada...

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 06Z do GFS foi a que mais se aproximou do Europeu, e pelos mapas de temperatura em 850mb e 700mb é possível observar a semelhança na potência do frio.

 

Ambos divergem apenas agora na duração do ciclo do frio em médios níveis, sendo que o Europeu prolonga muito mais a advecção do ar frio, estendendo o pico do frio pelo decorrer do domingo enquanto que o GFS retrai ele mais rapidamente.

 

Em 700mb o GFS atinge o ápice do frio com valores impressionantes entre -10oC e -15oC na 06Z de domingo:

 

jFECU9v.png

 

O Europeu começa a atingir o ápice do frio na 12Z:

 

qSlTjnW.png

 

E estende até a 18Z com valores impressionantes, próximos dos -15oC em 700mb:

 

ppThfcW.png

 

 

Em 850 novamente ambos os modelos indicam valores que podem chegar até os -6oC entre o RS e SC, com o Europeu estendendo o permanência do frio neste nível.

 

O pico do frio apresentado pelo GFS 06Z é novamente na 06Z de domingo:

 

YVREM5W.png

 

Enquanto que o Europeu atinge o seu potencial máximo próximo a 12Z do mesmo dia:

 

0RzODrZ.png

 

 

Importante notar que depois de algumas rodadas bem mais fracas que o Europeu, o GFS segue na direção do cenário mais forte proposto, que também tem amplo suporte nos médios níveis da atmosfera pelo Mbar.

 

Ou seja, me parece neste momento que o cenário mais intenso e prolongado do Europeu deve prevalecer, o que pode tornar esse evento bastante memorável para o mês de agosto.

 

Dadas as condições de temperatura em médios níveis e a projeção de nebulosidade presente, além da isoterma em 850mb permanecer durante todo o dia de domingo sobre a serra geral, não descartaria máximas negativas no Morro da Igreja, Morro das Torres e, quem sabe até, na nova estação do Cruzeiro, localizada exatamente em 850mb.

 

Para a neve, os mapas que pegaram a rodada da 06Z indicam ela ocorrendo em boa parte da Serra Geral no RS e em SC, além do Planalto de Palmas no PR e SC.

 

JjmJknq.png

 

3mzSWP8.png

 

A rodada da 00Z do GFS foi mais fraca, e o Snow-Forecast mostra isso com uma abrangência bem mais restrita do fenômeno:

 

hrbuTDN.png

 

 

Veremos o decorrer das próximas rodadas, oscilações são esperadas e absolutamente normais. Portanto, nada de se descabelarem se houver uma retraída ou intensificada no frio.

 

O quadro no geral é estável e este evento tende a figurar entre os mais fortes já observados no mês de agosto desde que esta comunidade existe. Não colocaria este evento ainda no patamar de 1999 principalmente pela duração mais curta que é esperada em comparação ao passado, o único ponto que ela possivelmente perderá em relação aquele memorável evento. Em termos de frio, pelo menos para o Sul do Brasil, este evento pode até ultrapassar em algumas marcas, inclusive com uma máxima negativa no domingo, quem sabe...

Link to comment
Share on other sites

Caio, para o Centro-oeste e Norte este evento também tende a ser bem mais fraco que o de 1999, onde a linha abaixo de zero em 850 cobriu boa parte do MS em 1999. Também houve temperaturas diurnas baixíssimas no Sudeste. Na verdade esse evento tem uma sinótica bem diversa do de 1999, ou estou enganado ?

Link to comment
Share on other sites

No meu ponto de vista o Europeu 00Z mostra chance de neve para o alto PNI na madrugada e manhã de segunda-feira.

 

O modelo mostrou um cavado em altos níveis se desenvolvendo na madrugada de segunda e atravessando até a manhã justamente sobre a região do PNI

 

06Z

 

dOdsHJj.png

 

12Z

 

kPS4hgs.png

 

Instabilidades que estarão passando sobre uma atmosfera gelada, com a isoterma de 0oC sobre a região.

 

deGyOzX.png

 

 

E instabilidades projetando precipitação em superfície.

 

ubugrXd.png

 

Foi a primeira vez que vi o modelo indicar chance tão próxima. Aguardamos as próximas rodagens.

Link to comment
Share on other sites

Caio, para o Centro-oeste e Norte este evento também tende a ser bem mais fraco que o de 1999, onde a linha abaixo de zero em 850 cobriu boa parte do MS em 1999. Também houve temperaturas diurnas baixíssimas no Sudeste. Na verdade esse evento tem uma sinótica bem diversa do de 1999, ou estou enganado ?

 

Renan, minha memória não é tão boa assim, mas neste evento a isoterma não cobrirá essa proporção do MS que você citou.

Link to comment
Share on other sites

Caio, para o Centro-oeste e Norte este evento também tende a ser bem mais fraco que o de 1999, onde a linha abaixo de zero em 850 cobriu boa parte do MS em 1999. Também houve temperaturas diurnas baixíssimas no Sudeste. Na verdade esse evento tem uma sinótica bem diversa do de 1999, ou estou enganado ?

 

Renan, minha memória não é tão boa assim, mas neste evento a isoterma não cobrirá essa proporção do MS que você citou.

 

Caio, dê uma olhada !

 

rean_as_t850_1999081512Z.png

Link to comment
Share on other sites

Caio, para o Centro-oeste e Norte este evento também tende a ser bem mais fraco que o de 1999, onde a linha abaixo de zero em 850 cobriu boa parte do MS em 1999. Também houve temperaturas diurnas baixíssimas no Sudeste. Na verdade esse evento tem uma sinótica bem diversa do de 1999, ou estou enganado ?

 

Renan, minha memória não é tão boa assim, mas neste evento a isoterma não cobrirá essa proporção do MS que você citou.

 

 

QUE LEMBRE, NÃO, FICOU MAIS FORTE NO SUL E SUL DO MS. ESTA AVANÇA MAIS NO MS.

Link to comment
Share on other sites

Sobre a MP de agosto de 99, eu me recordo bem de que em um sábado, dia 14/08, fazia um frio normal entre o final da manhã e o início da tarde (na época aqui em Sampa havia um canal que exibia a temperatura, o 21, e ele mostrava algo em torno de 15 graus). Só que com o passar do tempo, a temperatura só foi caindo Até ficar algo em torno dos 7/8 graus no final da noite do dia 14. O domingo, dia 15 foi gelado. Durante essss 2 dias chegamos a ter uma chuva fina caindo.

Link to comment
Share on other sites

Em Cuaianose, ontem foi de torrar o coco.

Mínima matinal de 14,1 e máxima de 30,5. :heat: :hang1:

Pelo menos na minha região, o resfriamento pelo temporal não chegou a bater a já elevada mínima matinal.

 

Estou colocando hoje mais dados no meu mix de modelos.

Mas, pelo menos pra Sampa, acredito apenas em algo que pode ser o 2o frio mais forte do ano depois do de junho. Espero queimar minha língua, de frio. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Na verdade esse evento tem uma sinótica bem diversa do de 1999, ou estou enganado ?

 

Já me intrometendo, o evento de 1999 foi excepcional, extraordinário, beira à loucura. Uma alta de 1048hPa no centro norte da Argentina e um cavado muito pronunciado sobre o Sul, porém com orientação leste-oeste. Creio que o cavado imerso no ar gelado é que tenha causado por si só a neve. Não havia ciclone pronunciado em superfície naquele evento, além da presença de um forte bloqueio no norte de MG. O ar frio escorreu forte pelo interior do continente e litoral, enquanto o interior de SP teve um frio normal. No interior, a linha de 0°C tocou o sudoeste do Mato Grosso, e a pressão atingiu 1040hPa no aeroporto de Asunción.

 

Se esse monstro avançasse como os grandes eventos da história, duelaria ou até ganharia de Jul/1975 e Ago/1902.

 

Ss2Wuls.png

TYaX7Ss.png

 

O evento que se avizinha deve ter uma alta forte, mas muito mais fraca que a de 1999, só que com uma particularidade que favoreceria a ocorrência de máximas baixas seguidas de mínimas muito baixas, com possível quebra das marcas de 1999: o cavado é muito mais pronunciado e interiorizado, muito ativo, e com possibilidade de causar neve numa ampla área - chance maior do que qualquer uma vista neste ano - e avanço muito mais amplo do ar frio pelo interior do país. Há risco de geadas em quase todo o MS, SP, sul de MG e Triângulo e sul de GO. Como dito pelo Caio, o cavado se pronuncia a ponto de trazer ar frio espesso para o Sudeste, algo que não é muito comum, e pode culminar em neve nos pontos altos do PNI.

 

Cada evento tem suas particularidades, e é isso que dá graça!

Link to comment
Share on other sites

wp_ss_20160816_0001.thumb.png.a1c968584b2e9d4f46295c924b7ddc12.png

Boa tarde pessoal...

O monstro ta chegando!!!

O site mountain forecast dá 6cm de neve pro morro da Igreja... É a primeira vez que vejo esse site prevendo neve lá... Geralmente ele subestima bem as ondas de frio... Só que agora ele chuta o balde de vez... Realmente fica cada vez mais forte a chance de grande precipitação nival nesse evento... Se nevar nas Agulhas Negras então como o Caio mostrou, ai é sonhooo!!!

Link to comment
Share on other sites

Bem, o Vini respondeu para nós, como eu esperava, hahaha.

 

E a 12Z do GFS, heim ? Continuo vendo o cavadão passando sobre RS e SC entre o Sábado à tarde e Domingo, vi um discreto aumento da temperatura em 850hpa no Sul do Brasil e também visualizei o Sudeste podendo registrar geadas em pelo menos uns 30% do seu território.

Link to comment
Share on other sites

GFS/Avn manteve o mesmo cenário de ontem: ciclone e até -4° em 850 hpa sobre o E do RS e serras do RS e SC. Com precipitação é neve certa. Maravilha!

 

Marcos, por favor, profetize a neve no PNI neste Domingo / Segunda próximos. Se isso acontecer, faltarei o trabalho só para ver o fenômeno ! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

GFS/Avn manteve o mesmo cenário de ontem: ciclone e até -4° em 850 hpa sobre o E do RS e serras do RS e SC. Com precipitação é neve certa. Maravilha!

 

Marcos, por favor, profetize a neve no PNI neste Domingo / Segunda próximos. Se isso acontecer, faltarei o trabalho só para ver o fenômeno ! :laugh:

 

Pra mim aqui eu iria pros marins , mais perto e mais a sul kkk

Link to comment
Share on other sites

Europeu e GFS reduziram o potencial na 12Z.

 

Começou a dancinha tradicional.

 

 

Pouca coisa, fortissima ainda

 

[]http://i.imgur.com/yvUX7OVg.jpg[/]

[]http://i.imgur.com/XOiyff3.jpg[/]

 

Olha como a alta segue estável através das rodadas mas a Baixa no atlântico varia muito de rodada para rodada.

Haja Coração.....

Link to comment
Share on other sites

Aqui muito sol, um dia lindo e calorzinho de 25,7C

 

Eu vi que chegou a 30,2°C! Incrível!! :heat:

 

Efeito Santa Rosa? :laugh:

 

até desconfiei de aquecimento, mas o William e o Diego testaram o modelo da estação junto com Davis :russian:

 

Mínima de 11,6 e máxima de 30,3

Link to comment
Share on other sites

Aqui muito sol, um dia lindo e calorzinho de 25,7C

 

Eu vi que chegou a 30,2°C! Incrível!! :heat:

 

Efeito Santa Rosa? :laugh:

 

até desconfiei de aquecimento, mas o William e o Diego testaram o modelo da estação junto com Davis :russian:

 

Mínima de 11,6 e máxima de 30,3

 

 

Felipe pode ser pelo que vi a falta de vento nela ai eleça aqueceu um pouco mais , solzão ardendo falta de vento seria um milagre nao aquecer uns 0,5C

 

Pra mim aqui eu iria pros marins , mais perto e mais a sul kkk

 

Will, dá pra chegar a qual altitude de carro na região dos Marins? bem baixo né?

Resumindo... tem que subir quanto a pé? rsrsrs

 

1700m , da pra ir deboa ate uns 2200m num plato que tem la

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.