Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Mudanças Climáticas - Discussões Gerais

Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Em 02/10/2024 em 13:18, jean10lj disse:

Se você voltar eu expliquei a mecânica em altas latitudes. Não funciona da mesma forma. De qualquer forma, a Espanha está sofrendo e é o país europeu que mais sofre com a desertificação e ondas de calor, não apenas por padrões atmoféricos, mas pela falta de vegetação propiciar os extremos de temperatura e a aridez.

Novamente, latitudes tropicais sofrem infinitamente mais com a falta de cobertura vegetal do que altas latitudes. E você parece ignorar que não existe mais mata alguma no Mato Grosso do Sul, São Paulo, norte do Paraná, Goiás? 

Você fala de oceanos mas ignora completamente as coisas ao seu redor na sua fala. Como pode a área que mais sofreu com o aquecimento - potencializado pela falta de cobertura vegetal, ser justamente a área que foi completamente desmatada? Que coincidência.

60% de cobertura vegetal no Mato Grosso....ou 40% de perda em matas nativas úmidas em um estado que cabem quase 4 Alemanhas? Imagina o impacto disso. Você fala como se ainda fosse pouco.

Sendo que ele em Cuiabá mais de 1.500 kms linha reta afastado dos oceanos Atlântico a Pacífico, sofre influência indireta deles mas direta do desmatamento na sua volta do Cerrado, Pantanal e metade sul da floresta amazônica daqui e países vizinhos, a parte mais devastada.

O centro oeste parece virar uma savana. 

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 2

Em 02/10/2024 em 16:54, Edison Bocorny Jr disse:

Tudo depende com la nina, muito relativo.

Depende em qual local e o gosto da pessoa.

Ela é vista como benéfica nas temperaturas menores no centro sul do Brasil e chuvas no norte nordeste.

No verão traz estiagem no RS, Uruguai e centro norte da Argentina e assim vai em outros locais do planeta.

La nina não irá nos salvar do aumento da temperatura do planeta.

Exatamente, pois no Brasil Central ela garante chuvas mais regulares no verão, além de ondas de frio mais frequentes no inverno no Centro-Sul, mas no Rio Grande do Sul no verão ela traz estiagem e ondas de calor mais severas, como aconteceu em 2022. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 5

Pessoal, ainda dentro do assunto mudanças climáticas, mas desviando um pouco da discussão principal nos últimos posts, eu gostaria de fazer um relato.

Eu nem tive muito tempo de vida acompanhando o clima, se comparado a gerações que pegaram a década de 70 e 80, mas eu noto MUITO CLARAMENTE que dos anos 90 pra cá a coisa mudou muito. Eu sinto que teve um período horroroso entre 2001 e 2005, que na época eu nem dei importância, até pq depois tivemos alguns anos bons.

Mas o padrão de 2014 pra cá, salvo alguns períodos em alguns anos, é muito deteriorado frente ao que eu tive na minha infância. E mais recentemente esse céu cinza de queimadas é algo que eu nunca tinha visto, o ar fica uma nojeira em vários dias. 

E isso vem de uma memória bem básica daqueles tempos: eu via meus familiares e eu mesmo usando roupas muito mais pesadas nos anos 90 dos que nos invernos de agora. Nem o pessoal mais friorento da minha família se atola de roupa tanto quanto naquela época.

• Like 4

Outro ponto que eu gostaria de mencionar é a redução na quantidade de insetos sendo amassados ao colidir nos vidros dos carros hj em dia. Apesar de estarmos com as temperaturas mais quentes e até maior abafamento, o que à primeira vista deveria aumentar o número desses bichinhos por aí, eu nunca mais vi tantos deles acertando os vidros no carro como há 20 anos atrás.

Pode ser viagem minha, mas talvez a deterioração na qualidade do ar, pelas queimadas, poluição, etc, seja o motivo de não ter tantos insetos mais no ar e isso deve estar afetando até as regiões rurais pelas quais as estradas passam. Não sei se isso acontece fora da região subtropical, mas eu gostaria de chamar o @Edison Bocorny Jr e o @Marcos pra ver se eles concordam com isso. Até pq eles devem dirigir bem mais do que eu.

Antes que apaguem esse post achando que é especulação, etc, até pq acredito que já deixei bem claro aqui que não sou negacionista nem teimoso em só assumir ideias sem aprofundar, estou abrindo esse post para uma discussão apenas, e não como verdade absoluta. Se forem apagar, pelo menos mandem um alerta para eu reformular o post ou colocar em outro forum, e eu não ter que escrever tudo de novo.

• Like 3

Em 09/10/2024 em 12:41, Rafael disse:

Vi um documentário que mostrava o pessoal fazendo isso em Nova Delhi, capital da Índia: pintando de branco telhados e superfícies externas de lajes.

Edited by Aldo Santos
  • Thanks 1

Em 03/10/2024 em 11:09, Eclipse POA disse:

Outro ponto que eu gostaria de mencionar é a redução na quantidade de insetos sendo amassados ao colidir nos vidros dos carros hj em dia. Apesar de estarmos com as temperaturas mais quentes e até maior abafamento, o que à primeira vista deveria aumentar o número desses bichinhos por aí, eu nunca mais vi tantos deles acertando os vidros no carro como há 20 anos atrás.

Pode ser viagem minha, mas talvez a deterioração na qualidade do ar, pelas queimadas, poluição, etc, seja o motivo de não ter tantos insetos mais no ar e isso deve estar afetando até as regiões rurais pelas quais as estradas passam. Não sei se isso acontece fora da região subtropical, mas eu gostaria de chamar o @Edison Bocorny Jr e o @Marcos pra ver se eles concordam com isso. Até pq eles devem dirigir bem mais do que eu.

Antes que apaguem esse post achando que é especulação, etc, até pq acredito que já deixei bem claro aqui que não sou negacionista nem teimoso em só assumir ideias sem aprofundar, estou abrindo esse post para uma discussão apenas, e não como verdade absoluta. Se forem apagar, pelo menos mandem um alerta para eu reformular o post ou colocar em outro forum, e eu não ter que escrever tudo de novo.

Não, não é especulação, nem viagem, há estudos que mostram que a população de insetos esta diminuindo  a mais percebível são as abelhas porque elas afetam 💰

Estudo detecta queda preocupante na população de insetos voadores e intriga cientistas | Natureza | G1 (globo.com)

Novo estudo constata o desaparecimento das abelhas no mundo | Blog da Amélia Gonzalez | G1 (globo.com)

Edited by jrmartinisp
  • Sad 1

Em 03/10/2024 em 11:02, Eclipse POA disse:

Pessoal, ainda dentro do assunto mudanças climáticas, mas desviando um pouco da discussão principal nos últimos posts, eu gostaria de fazer um relato.

Eu nem tive muito tempo de vida acompanhando o clima, se comparado a gerações que pegaram a década de 70 e 80, mas eu noto MUITO CLARAMENTE que dos anos 90 pra cá a coisa mudou muito. Eu sinto que teve um período horroroso entre 2001 e 2005, que na época eu nem dei importância, até pq depois tivemos alguns anos bons.

Mas o padrão de 2014 pra cá, salvo alguns períodos em alguns anos, é muito deteriorado frente ao que eu tive na minha infância. E mais recentemente esse céu cinza de queimadas é algo que eu nunca tinha visto, o ar fica uma nojeira em vários dias. 

E isso vem de uma memória bem básica daqueles tempos: eu via meus familiares e eu mesmo usando roupas muito mais pesadas nos anos 90 dos que nos invernos de agora. Nem o pessoal mais friorento da minha família se atola de roupa tanto quanto naquela época.

Para quem viveu em SP uma mudança começou no fim dos anos 90, muito se culpou o super El niño, mas parece que depois daquele evento as coisas não voltaram a ser como antes, muito se especulou nos anos 2000 sobre ciclos climáticos, oscilação decadal do Pacifico, etc..

de 2014 a 2020 eu percebi outro patamar e de 2020 até agora me parece que entramos em um novo.

Abril, Maio, Junho mesmo sem MP sempre foram meses tranquilos, o que aconteceu este trimestre de 2024 não tem explicação, isto não é coisa que aconteceu na nossa era. Ciclos sempre existiram seja por fatores astronômicos existem ciclos de décadas, de séculos, de eras geológicas.  Mas o que de fato esta acontecendo? e em que velocidade? Acho que até a comunidade cientifica não esperava isso.

• Like 2
  • Thanks 1

Em 03/10/2024 em 08:02, Eclipse POA disse:

E isso que Porto Alegre não esquentou tanto assim se for observar os dados oficiais, comparando com outras localidades que praticamente deixaram de ter um inverno. 

Mesmo assim, percebo diferenças no clima em PoA e no RS de forma geral no período mais frio do ano. 

- Abril esquentou significativamente. Um Abril normal costumava ser vários graus mais frio que os meses de verão, já avançando bem na transição para o inverno. Isso se tornou exceção, e agora geralmente Abril é quase uma extensão do verão, com o resfriamento sendo postergado para o finalzinho do mês ou apenas Maio.

- Maio, Junho e Julho não esquentaram tanto e ainda têm cara de inverno, mas mesmo isso parece ser ameaçado. Os veranicos que sempre naturalmente ocorreram nestes meses aparentam estar, lentamente, se tornando mais frequentes, mais duradouros, mais fortes. 
- Agosto e Setembro esquentaram bastante. Costumavam manter mais características de inverno por mais tempo, embora naturalmente já começando a fazer mais calor. Ultimamente parece que a bizarra bolha de calor do Brasil central está conseguindo tocar o RS várias vezes, e parte do estado fica bem quente enquanto outra parte é afetada com mais instabilidade (e abafamento). 

Edited by EduardoFinatto
  • Like 2
  • Thanks 1

Em 10/10/2024 em 16:19, EduardoFinatto disse:

E isso que Porto Alegre não esquentou tanto assim se for observar os dados oficiais, comparando com outras localidades que praticamente deixaram de ter um inverno. 

Mesmo assim, percebo diferenças no clima em PoA e no RS de forma geral no período mais frio do ano. 

- Abril esquentou significativamente. Um Abril normal costumava ser vários graus mais frio que os meses de verão, já avançando bem na transição para o inverno. Isso se tornou exceção, e agora geralmente Abril é quase uma extensão do verão, com o resfriamento sendo postergado para o finalzinho do mês ou apenas Maio.

- Maio, Junho e Julho não esquentaram tanto e ainda têm cara de inverno, mas mesmo isso parece ser ameaçado. Os veranicos que sempre naturalmente ocorreram nestes meses aparentam estar, lentamente, se tornando mais frequentes, mais duradouros, mais fortes. 
- Agosto e Setembro esquentaram bastante. Costumavam manter mais características de inverno por mais tempo, embora naturalmente já começando a fazer mais calor. Ultimamente parece que a bizarra bolha de calor do Brasil central está conseguindo tocar o RS várias vezes, e parte do estado fica bem quente enquanto outra parte é afetada com mais instabilidade (e abafamento). 

Excelente post, como sempre! Muito bem apontadas as principais características que viemos observando de abril a setembro por aqui. E é bem isso mesmo. 

E te confesso que Junho de 2019 me preocupou. Espero que em algumas décadas Junho não se deteriore tanto quanto Abril e Setembro, e alguns Agostos que tivemos. O mesmo para Julho, com base naquele de 2017.

• Like 1