Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013

Recommended Posts

Olhando agora o Elat, vi que começa a surgir no centro do estado alguma atividade elétrica. Será a confirmação daquele modelo postado no twitter da metsul que sugeria chuva no fim do dia? Confere isso Alexandre?

Já ocorrem pancadas na Serra. Elas vão se intensificar nas próximas horas.

Barbaridade! Minha gurizada da juventude mirim está conseguindo realizar seu primeiro treino de futebol do ano, he he. Tomara que segure mais algum tempo sem chuva por aqui. Tempo carrancudo e esfriando agora! Espero que vocês peguem bom tempo lá na Arena, e dá-lhe tricolor!

E agora aqui 18C e céu nublado porém sem precipitação no momento e não há sensação de frio, ao contrario, está até um pouco abafado...

Estou na confirmação do primeiro tapa polar por aqui, na espera do segundo soco polar e na esperança do terceiro nocaute polar... Agora sim considero q o inverno enfim vai começar pois o q vivemos até agora foi um eterno outono... Essa segunda quinzena de julho em diante vai ferver... Ou melhor, congelar... :good2: :ok: :prankster:

Tenho a impressão que a 12z do ECMWF enfraqueceu o primeiro pulso(dia 18) e atrasou a chegada do segundo pulso, do dia 21 para o dia 22.

Para o sudeste e Centro-Oeste a 12z do GFS veio melhor no período entre 148/192hrs.

Grande Aleff, o senhor do clima de Cáceres!

Vc. está morando em Pelotas ou Capão do Leão na universidade?

Se adaptou ao clima mais agradável?

Por aqui, chovendo forte.

abraços.

Tenho a impressão que a 12z do ECMWF enfraqueceu o primeiro pulso(dia 18) e atrasou a chegada do segundo pulso, do dia 21 para o dia 22.

Para o sudeste e Centro-Oeste a 12z do GFS veio melhor no período entre 148/192hrs.

Grande Aleff, o senhor do clima de Cáceres!

Vc. está morando em Pelotas ou Capão do Leão na universidade?

Se adaptou ao clima mais agradável?

Por aqui, chovendo forte.

abraços.

Olá, Edison.

Estou em Pelotas, fazendo facul de Meteoro no campus da UFPEL no Capão.

Demorei pra me adaptar, passei bastante frio com 10ºC logo no primeiro dia. Não é fácil sair de uma cidade quente do norte de MT(SORRISO), que raramente faz frio, para uma cidade do extremo sul gaúcho. :mosking:

Atualmente já me acostumei, não é qualquer ventinho que me faz sentir frio. :sarcastic:

Abraços.

Abraços.

Rodada 12z do ECMWF continua interessante! :mosking:

teD1eGN.png

Para mim ainda continua no campo da especulação. Não vejo nada de fantástico numa saída que coloca frio intenso para 192hrs ou mais(campo mais especulativo), ao passo que no período que mais factível não coloca nada de espetacular.

Abraços.

Uma torcida para o centro-oeste,

Observando a tua resposta e olhando carinhosamente a saída dos dois top models "...eles não andam desfilam"

Fica evidente a agressividade de um e a parcimônia relativa do outro

Felizmente ambos chegarão ao mesmo resultado.

O interessante de notar: Ambos colocam a "intensidade" dentro do circulo isso significa que não há a curto prazo uma pertubação capaz de deixar os modelos loucos no entendimento deles.

O frio vai dar às caras o problema é com que intensidade isto é MJO fase 1 ou MJO fase 3.

30di1di.png

2my9lqc.gif

k36iyf.gif

Mafili,

Interessante sua análise. Para o GFS 12z o frio no centro-oeste é uma realidade quase certa para o dia 20 em diante(+144hrs). Para o Europeu ainda não, só depois de 192hrs.

O ano por aquelas bandas está tão bizarro que muitas pessoas, sem cultura meteorológica, tem me perguntado o porque de ainda não ter feito frio.

Estou na torcida para uma baleia continental.

Abraços.

Mafili,

Interessante sua análise. Para o GFS 12z o frio no centro-oeste é uma realidade quase certa para o dia 20 em diante(+144hrs). Para o Europeu ainda não, só depois de 192hrs.

O ano por aquelas bandas está tão bizarro que muitas pessoas, sem cultura meteorológica, tem me perguntado o porque de ainda não ter feito frio.

Estou na torcida para uma baleia continental.

Abraços.

Pois é, Allef.

Creio que seja mais tranquilo falar do centro-oeste.....é menos passional.

Infelizmente em breve esse tópico será esquecido e o trabalho que dá gerar os gráficos e os cálculos estarão irremediavelmente perdidos em algum tópico trancado.

Bom, isso é outra historia.

Abraços

Urubici - Vacas Gordas instalada

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=6&t=15239&start=50#p378250

Porrete de frio nesta semana atingindo o ápice entre domingo e segunda 168h.

Pelos cenários que ví muito dificilmente não teremos queda de neve no Brasil. Há cenários até com ela bastante significativa. Agora é esperar.

Minha opinião: domingo está com cara e jeito de "O" dia "D"a neve.

Para mim ainda continua no campo da especulação. Não vejo nada de fantástico numa saída que coloca frio intenso para 192hrs ou mais(campo mais especulativo), ao passo que no período que mais factível não coloca nada de espetacular.

Por mais incrível que possa parecer Allef, há uma boa concordancia dentro do Ensemble do Euro para esse frio intenso em 192h. Pelo Euro esse pulso é possível mesmo. E digo mais, a saída 12z do Euro tem alta concordancia com Ensemble até 192h ao menos num geral.

GFS determínstico 12z começou a concordar com essa saída do Euro12z pra 192h, porém o Ensemble ainda é um tanto recioso.

O importante é o que primeiro pulso de ar polar no final dessa semana, tem boa concordancia entre os modelos e ensembles. Vai alegrar a todo mundo.

Abraços.

Modelos divergindo quanto ao tempo desta MP. Um modelo que gosto (Marinha americana), por exemplo, vê o mamute de 1036hpa JÁ na sexta com ciclonão frente a costa do RS/SC.

Global, Europeu, GFS e outros jogam um cenário semelhante só para o domingo. 48h de diferença é muita coisa!

Desenho típico de neve intensa já na sexta 18Z. Será???

CapturadeTela2013-07-14agraves181757_zps0ede612b.png

Edited by Guest

Caio isso é uma previsão?

Mafili, esta é a previsão de um modelo que respeito e o meu questionamento. Baseado nas projeções que jogam o grosso do frio entrando mais para o domingo, apesar de alguns pulsos durante a semana, apenas este modelo sugere cenário tão intenso em apenas 120h/132h.

Aí a minha dúvida que gostaria de opiniões é:

Já para sexta?

Olha que este da marinha americana não é lunático, pelo contrário. Em muitas ocasiões é o mais conservador. Estaria "conservador", realista, ou no ritmo dos mais assanhados?

Pela projeção do GFS teríamos quatro dias com a temperatura batendo nos zero graus em superfície e três com marcas negativas em 850hPa. Não é todo dia que se vê isto e confirmando tanto tempo abaixo de zero em 850hPa as marcas em superfície tem tudo para serem mais baixas que o projetado.

x0DUwVg.png

Tempo instável todo o dia na serra. Eu e o Gamboa pegamos chuva em São Chico e em toda a estrada até Gramado. Parou de chover agorinha a pouco e o ar frio ainda não chegou.

Que pena que escolhi o fds errado, já que semana que vem pode ter neve por aqui. Mas escolha de férias com 4 meses de antecedência dá nisso. Sorte aos amigos que pegarem essa provável neve.

Que sobre um bom frio pro planalto central.

Abraços

O tempo está variando muito hoje aqui no Vale. Logo de manhã, choveu durante alguns minutos, depois tivemos sol e um vento frio moderado. Agora a pouco, choveu forte durante uns 10 minutos, limpou e novamente chove fraco. :prankster:

Temperatura em 20,3.

Interessante... aqui em Sampa tivemos sol e céu praticamente limpo durante toda a manhã.

A nebulosidade aumentou no início da tarde, com pancadas rápidas e bem isoladas em alguns pontos da cidade.

Aqui na zona norte caíram uns pingos mas o céu não chegou a fechar completamente.

Por volta do meio da tarde já havia sol com céu pouco nublado.

Mirante: 14,7°C / 25,9°C

IAG: 12,2°C / 25,6°C

Agora, temos céu parcialmente nublado por aqui.

Às 19h: 19 a 22°C nos 3 aeroportos e 20,5°C no Mirante.

E.T.: Até 1994, o Mirante nunca havia ficado mais que 3 anos sem baixar de 5°C.

Este ano está fazendo 13 anos. Será que "desencanta" em 2013?? :mosking:

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.