Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Dezembro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Tá louco, 30 graus às 21h??? Isso é algo que não corre perigo de acontecer aqui. Se bem que, por estarmos

no horário de verão e próximos do solstício do mesmo, a verdade é que 21h em POA deve ter acabado de

anoitecer, certo?

 

Agora faz 21,4ºC e 90% de umidade. Sob estas condições, dificilmente a temperatura baixará muito além

disso esta noite.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Depois de um dia de sol e calor, noite quente em Sampa.

 

Mirante (INMET): 21,4°C / 32,8°C (33,2°C na automática)

IAG: 18,2°C / 31,8°C

Barueri (INMET, aut.): 18,7°C / 33,1°C

 

Houve pancadas bem isoladas durante a tarde. Agora à noite, chove/choveu há pouco novamente, em pontos das zonas leste, sul e norte.

 

Às 23 h:

Campo de Marte: 26°C, chuva fraca e trovoadas

Congonhas: 24°C, choveu há pouco com trovoadas

Cumbica: 24°C, chuva moderada e trovoadas.

 

Aqui no meu bairro, na zona norte, céu nublado. Ouço trovões distantes mas não chove.

Link to comment
Share on other sites

POA tá um forno nessa noite. Faz 30C agora! A/C a todo vapor!

Está difícil hoje!!! Baixei dos 30,0° só às 21:45!! Dentro de casa está um horror. Aqui onde estou só baixou dos 30,0° agora a pouco, isso que meti ventilador puxando o ar frio dos quartos.

 

Agora faz 27,8° com 74%. Ao menos o tempo abriu. Ainda assim será lucro se baixar dos 25°. Quase sem vento: NE a 2,3 km/h.

 

Para piorar, a MetSul diminuiu o "refresco" do final de semana e já põe 30° no domingo. Já estou vento a semana que vem: escalada de temperatura, típica de 2012.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

28,1C agora! Fui na sacada de bear-foot e o chão tava quente!! O clima está selvagem lá fora. O negócio é fechar todas as portas e ligar o split! Dentro do quarto tenho 20C e UR de 40%. Delícia! Juro, se não fosse o senhor Willis Carrier eu já estava morando na serra há anos! Dormir sem ac numa noite como a de hj é impossível para mim.

Link to comment
Share on other sites

Abafamento veio com tudo! Nem uma pancada forte de chuva agora a noite conseguiu esfriar direito..

 

Essa demora das frentes frias surgirem e avançarem, típico de 2012, tá matando! O calor tá geral, nem o rs que costuma ter uma dinâmica diferente tá fora dessa...

 

Não há clima decente abaixo dos 1.500 m no Brasil! Que venham os 35 C previstos pra amanhã! haha

Link to comment
Share on other sites

Sejamos realistas, esse calor todo agora em dezembro não é nem um pouco surpreendente, desde agosto estamos tendo temperaturas de ligeiramente acima da média a muito acima da média. E vendo alguns prognósticos por aí não vejo nenhuma mudança de padrão para os próximos meses, ou seja, preparem os ar-condicionados e ventiladores.

 

Pelo que deu pra entender, o canal de umidade que normalmente corta o sudeste nos meses de verão, nesse verão estará menos ativo que o normal por lá, não serão só os sulistas que vão torrar :beach:

 

Porém...na minha visão amadora suponho que o verão 2013 será menos extenso do que o 2012. Aposto uma ficha de 100 nessa ideia hahaah

Link to comment
Share on other sites

Abafados 23,3ºC agora a 1 da matina aqui na Granja Viana. Bem possível que tenhamos mínima acima de 20ºC nesta madrugada/início manhã, caracterizando uma noite tropical (by Mafili). Coisa bem rara por essas bandas. Em Sampa no Inmet é fato que isto irá acontecer, como vem ocorrendo há alguns dias já.

 

Informação errada. Acabei de checar. O Inmet de Sampa somente registrou mínima acima dos 20ºC nesta 4ª feira. Nos últimos 5 dias variou entre 18/19ºC, e no mês de Novembro inteiro não registrou nenhuma mínima acima dos 20ºC. Nesta 5ª feira registrará sua 2ª noite tropical desde o início de Novembro portanto.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 21ºC aqui na Granja Viana. E já estamos com 28ºC as 09:30! Hoje vai ser phoda!

 

Granja Viana... devido aos últimos acontecimentos, ganhou este selo de "qualidade":

 

n_1519426558_89333.jpg

 

:rofl:

 

Aqui na roça foi quase... 19,2ºC de mínima. Dentro do meu quarto, que não tem a/c, lençol, ventilador ligado no máximo e janela aberta com rede anti-insetos para conseguir dormir... mesmo assim hoje cedo o termômetro não baixou dos 25ºC. :heat:

Link to comment
Share on other sites

13:00HS:

 

30 GRAUS:

 

Chapecó SC

Curitiba PR

Campo Grande MS

Campinas SP

Belo Horizonte MG

Uberaba MG

Goiania GO

Recife PE

João Pessoa PB

Fortaleza CE

Boa Vista RR

 

31 GRAUS:

 

São Paulo SP

São José dos Campos SP

Taubaté SP

Cuiabá MT

 

32 GRAUS:

 

Florianópolis SC

Vitoria ES

São Luis MA

 

33 GRAUS:

 

Uruguaiana RS

Joinville SC

Maringá PR

Bauru SP

Teresina PI

 

34 GRAUS:

 

Porto Alegre RS

Presidente Prudente SP

Macapá AP

 

35 GRAUS:

 

Santa Maria RS

Rio de Janeiro RJ

 

36 GRAUS:

 

Criciúma SC

Link to comment
Share on other sites

Estamos caminhando a passos para o ano mais quente da história em Porto Alegre.

Concordo! O que nunca vai me sair da cabeça em 2012 foi aquele agosto! Foi bizarro aquele calor no RS e SC num mês que temos ainda costumamos ter vários dias de frio. Este ano foi decepcionante em matéria de frio, na minha opinião. Tivemos uma forte massa de ar frio início de junho, julho de um modo geral foi bem frio, mas faltou aquele "super frio" de julho, apesar de ter ficado abaixo da média histórica (pelo menos este mês se salvou...hehehe).

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Estamos caminhando a passos para o ano mais quente da história em Porto Alegre.

Concordo! O que nunca vai me sair da cabeça em 2012 foi aquele agosto! Foi bizarro aquele calor no RS e SC num mês que temos ainda costumamos ter vários dias de frio. Este ano foi decepcionante em matéria de frio, na minha opinião. Tivemos uma forte massa de ar frio início de junho, julho de um modo geral foi bem frio, mas faltou aquele "super frio" de julho, apesar de ter ficado abaixo da média histórica (pelo menos este mês se salvou...hehehe).

Abraços!

Considero 2012 PIOR do que 1998, que era o pior ano para mim por falta total de frio intenso. Esse ano está cumprindo todas as minhas expectativas pessimistas: novembro mais quente que já registrei desde 1995, setembro ficou acima da média apesar das chuvas, outubro não teve sequer um friozinho, que acontece em praticamente todos os meses. Em 1998 não teve nada de onda de frio, uma sequer, coisa inédita, mas foram vários dias frescos, agradáveis ou mesmo com tempo fechado, o que impedia essa sequência absolutamente insuportável de máximas em contínua elevação e sol na cabeça. Se em 1998 tivemos o marasmo, em 2012 tivemos o marasmo do sol direto acima dos 30°. É o pior cenário que se pode imaginar.

 

Agora dezembro com esse horror. E o cenário para os próximos 7 dias é ruim: "refresco" no sábado com volta do calor domingo à tarde. Vendo essas previsões, que foram REGRA em TODO o ano, com exceção de junho/julho e setembro, a vontade que tenho é de descarregar palavrões aqui. Mas vou poupar meus colegas do BAZ.

 

Em nossa homenagem, depois de uma mínima de 24,8°, agora tenho 35,8° com 46%!!! Isso dá sensação térmica de pelo menos 42°/43°.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Estamos caminhando a passos para o ano mais quente da história em Porto Alegre.

Concordo! O que nunca vai me sair da cabeça em 2012 foi aquele agosto! Foi bizarro aquele calor no RS e SC num mês que temos ainda costumamos ter vários dias de frio. Este ano foi decepcionante em matéria de frio, na minha opinião. Tivemos uma forte massa de ar frio início de junho, julho de um modo geral foi bem frio, mas faltou aquele "super frio" de julho, apesar de ter ficado abaixo da média histórica (pelo menos este mês se salvou...hehehe).

Abraços!

Agosto, por si só, destruiu a média do inverno e contribuiu para aumentar a anomalia no ano. Teríamos de ter um novo jul/2000 para reverter o estrago de agosto, e ainda assim faltariam alguns décimos!!

 

Nesse ano se salvam APENAS junho e julho, e ACABOU!! Isso que junho teve dias quentes, mas uma onda de frio maravilhosa.

 

Agora 35,8°.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia terrível por aqui!

A mínima foi de 21.4C e a máxima 36.4C. O sol brilha forte e há poucas nuvens, no momento 35.9C e 56% de umidade interna! A sensação é a pior possível... não dá pra ficar em lugar sem um a/c ligado... :heat:

Hoje não está com cara de chuva, vai ser insuportável pra dormir se não chover!

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Acabou de cair uma pancada boa de chuva aqui; durou apenas uns 15 minutos mas, foi muita chuva e vento forte. Só que, ao mesmo tempo que tínhamos chuva e vento, também tínhamos sol. Agora, a chuva se foi e ficou....o sol.

Refrescou, mas pouco, temperatura agora em 31,1°C.

 

Típica "chuva de verão", mas garanto que a sensação térmica piorou mais ainda depois disso.

Link to comment
Share on other sites

Dia de sol e muito quente em Sampa. :heat:

Porém, ao ver as sensações térmicas de PoA, até que não está tão ruim...

 

Mirante: 22,3°C / 33,1°C (Noite péssima, já comentada por colegas)

IAG: 19,8°C / 34,5°C

 

Barueri: 20,2°C / 33,4°C

A convencional do INMET em Guarulhos registrava 34,4°C às 16h (18h UTC)

 

No momento, chove com trovoadas na maior parte da cidade e no ABCD, fraco, moderado e forte, dependendo da região.

A temperatura já teve uma boa queda, Marte e Congonhas com 24°C.

Link to comment
Share on other sites

2012 entra para os anais de calor, minha gente! QUE ANO, QUE ANO!

 

Não bastou a segunda metade de Janeiro, Fevereiro e Março tórridos...não bastou o inverno

fraquíssimo...não bastou a forte onda de calor de Outubro...agora ainda continuamos neste

martírio, hehehe!

 

Hoje a máxima foi de 32,9ºC por aqui e a sensação térmica máxima bateu 37,0.

Link to comment
Share on other sites

As chuvas de hoje foram bastante irregulares na capital paulista, como vem sendo nesta primavera.

Na mesma região há locais onde choveu muito e outros onde choveu pouco ou não choveu.

No bairro de Vila Maria, na zona norte de Sampa, a cerca de 3,5 - 4 km daqui da casa, caiu o mundo. Aqui, apesar da barulheira toda de trovões e ventania, mal molhou o chão.

 

Maiores acumulados na Rede Telemétrica Alto Tietê, do SAISP:

Belenzinho (Z. Leste): 60,4 mm

Freguesia do Ó (Z. norte): 52,8 mm

Rio Aricanduva-Foz (No rio Tietê, z. leste): 52,6 mm

Rio Aricanduva-R.Chohfi (Z. Leste): 47,4 mm

Córrego Mandaqui (Z. norte): 42,8 mm

Santana (Z. Norte): 33,5 mm

Rio Tamanduateí-Mercado (Centro): 28,8 mm

Anhembi (Z. Norte): 24,0 mm

 

No ABCD:

Rudge Ramos (S. Bernardo do Campo): 34,0 mm

 

Nas estações automáticas do INMET:

Mirante: 13,8 mm

Barueri: 0,0 mm

 

Agora, poucas nuvens e noite abafada em Sampa (Principalmente dentro de casa), temperaturas demorando para cair. :sad:

Congonhas 25°C, Campo de Marte e Cumbica 24°C.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.