Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Dezembro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Redundância: mais um dia quente em São Paulo...

 

Mirante: 22,1°C / 33,9°C

IAG: 20,0°C / 33,9°C

Sujeitas a alguns décimos a mais na leitura de 0h UTC (22h, verão)

 

Barueri: 21,7°C / 34,0°C

Ontem a estação convencional do INMET em Guarulhos bateu em 35,0°C

 

Chove/choveu com trovoadas em pontos das zonas leste e sul de Sampa e pontos do ABCD.

 

Aqui na zona norte, muitas nuvens, algumas escuras e muuiito abafado.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Minutos atrás piorou, bateu em 37,8C e a sensação em 51C na estação de Capoeiras.

 

14hs BRST Grande Fpolis parcialmente nublado

 

Antônio Carlos 38,2C

Inmet/SJ 38,1C de max. da hora.

Sto. Amaro da Imperatriz 37,5C

Aero 37

Uma estação particular em Palhoça bateu 41,4° com sensação de 52,3°!!!! Foi o que ocorreu em POA em fev/2010. A mesma situação!! Terror total!!

 

O litoral de SC pegou fogo hoje:

 

38,7° em Floripa;

38,6° em Urussanga;

38,0° em Itajaí;

38,0° em Joinville (RBS)

37,8° em Joinville (DSoares), com u.r. mínima de 50%!!!!

37,6° em Araranguá;

 

do PR:

 

38,0° em Morretes.

 

e do RS:

 

35,2° em Tramandaí;

35,0° em Torres.

 

Por aqui, depois do falso refresco, ainda tive 29,5° com 72%. Sempre nublado. Agora faz 28,3° com 65% e venta de ONO a 13,7 km/h.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Uma pancada de chuva no início da noite trouxe 05,2mm de chuva aqui em casa, aliviando

um pouco a sensação de calor. Hoje a máxima foi de 33,3ºC e a sensação térmica foi de

38,3ºC. Não foi terrível como no litoral catarinense, mas, para quem não está acostumado

com isso como eu, deu pra se sentir bem incomodado.

Link to comment
Share on other sites

Essa marca de 41,4oC na estação do Rodrigo Alberto (nosso parceiro e amigo de BAZ de longa data) em sua estação em Palhoça é plenamente confiável. A estação está longe do mar e em uma região bem favorável a máximas elevadas, ao contrário dos 38,7oC do Inmet em São José (Floranópolis pela versão do Inmet) que está a 500m/1km do mar.

 

Portanto, não tenho dúvidas de que a marca de 40oC foi superada na região. Me senti um porto alegrense da gema quando saí do carro hoje por volta das 12h15 para um almoço. É como abrir a porta do forno e ali permanecer.

 

Dia histórico, para ser esquecido.

Link to comment
Share on other sites

Cara, que calor é esse. E eu pensando que o padrão terrorista de 2012 tinha ido embora com novembro...

 

Pelo menos Floripa tem a praia e Poa o guaiBÃO!!

Já aqui em sp tá difícil, só o abafamento tá igual ao do litoral hehe

 

tá tranquilo pra dormir essa noite, se eu pegar a cama e botar lá fora...

Padrão de 2012 ir embora? Esse ano superou e continua a superar todas as expectativas em piorar o que já está trágico. Eu pensava que os próximos meses seriam piores que os passados, e o padrão é PIOR que meu pessimismo!! Setembro e outubro não tiveram grandes calorões aqui, mas ficaram acima da média. Aí pensava: "Pode piorar muito". E fica ALÉM do que eu imaginava!!

 

Reparem que estamos cumprindo o padrão norte-americano com nitidez. Por esse padrão teríamos um segundo semestre de MERDA. Eu lembro do mapa das anomalias norte-americanas. Um horror. E os comentários no BAZ eram bem negativos. TUDO se confirmando!!

 

E que a gauchada e o pessoal do Sul não se animem para a semana que vem: calorão já na segunda-feira. A MetSul dava 35° para POA. Agora dá 36° (1º a mais só para tirar um sarro conosco). E dá chuva para 3ª-feira. Mas pelo padrão da chuva eu aposto que não chove e ainda fecharemos a semana todinha de 35° para cima. Querem apostar? Os mapas do ETA são CATASTRÓFICOS!! E o meteograma de 7 dias mostra o MESMO padrão dessa semana. Ambos repetem À RISCA o padrão de 2012.

 

Ao menos temos o consolo de que ter um ano tão ruim quanto esse dificilmente se repetirá, como dificilmente se repetirá um inverno como 1998 em frio intenso no paralelo 30°.

 

Agora um falso refresco. Faz 22,1° com 84%. Mas calma. Domingo já bate 30° de novo.

 

Abraços profundamente pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Uau, Baz movimentadíssimo nessa sexta-feira... se não tem frio ao menos o calor histórico está ajudando a movimentar isso aqui.. hehehehe.

 

Me surpreendi hoje com as notícias da onda de calor em Floripa. Estava acompanhando que o Rio de Janeiro estava caminhando para uma onda de calor nos últimos dias, com temperaturas beirando os 39/40 graus. Isso lá é normal, é regra ocorrer todos os verões. Mas me espantei com os dados de Florianopolis e com a noite tenebrosa que os Porto-alegrenses viveram ontem, com minima na madrugada de 28 graus, pelo aeroporto, estou certo? Karacaaaaas!!!

 

Muito engraçado o Marcos falando "depois do falso refresco.." kkkkkkkkk Realmente olhei o historico do aeroporto salgado filho dessa sexta, e vi que hoje o dia foi uma montanha russa na capital gaúcha, de madrugada fazia 30 graus, meio dia subia pra 33, 2 da tarde caia pra 25, depois subia pra 30 de novo... eu ein!

 

Em Rio Branco após um novembro muito chuvoso, dezembro está por enquanto mais com cara de verão mesmo, poucas chuvas e muito calor. Com exceção dessa quarta-feira que foi atípica, com máxima de apenas 27 graus, os demais dias estao sendo bem calororos também. Hoje, após um dia ensolarado, céu azul desde cedo, chove torrencialmente com muitos trovoes nesse momento e faz 23ºC. É a famosa chuva vampira de verão...

Link to comment
Share on other sites

Que coisa horrível esse final de primavera no sul... fazer 36° aqui em São Carlos como fez no começo de novembro, ok, é uma coisa histórica, mas em virtude da baixa umidade foi quase suportável, agora 38°+ com 40~50% de UR deve ser INSUPORTAVEL, e é o que tá acontecendo no sul...

 

Essa maxima de 29° as 5 da matina em Uruguaiana me impressionou também... realmente, 2012 tá sendo um ano histórico em termos de calor.

 

São Carlos ontem teve maxima de 31.9° (com UR de 45%) e mínima de 21.7°, ventilador de teto no maximo noite passada.

Link to comment
Share on other sites

Depois da chuva de ontem, hoje amanhecemos com muita nebulosidade e até agora o sol não apareceu. Mas, mesmo assim, para mim continua abafado. Agora, 24,6°C.

 

Como disse o Renan, se as chuvas ficarem mais constantes agora, menos mal; pelo menos, as noites serão mais frescas

 

. Eu sei que elas causam estragos em alguns lugares mas, estou torcendo pelas formações de algumas ZCAS.

Link to comment
Share on other sites

A máxima histórica de ontem foi ajudada pela seguinte conjunção de fatores: massa de ar quente tropical, pré-frontal com a frente-fria já avançando pelo RS, vento fraco e quente soprando do quadrante norte-noroeste com variações a oeste (da terra para o mar). Ou seja, estar próximo ao mar não aliviou o bafo quente que soprava do continente. Com a ausência do vento nordeste-leste, o que predominou ontem foi a influência do continente, e não do mar. Com isso a temperatura esteve acima de 30oC até as 20h, um fato notável para Florianópolis. A isso tudo junte o fator oceano, que apresenta anomalias mais altas na costa catarinense bem como a maior parte da costa brasileira.

 

A máxima ontem só foi salva pelo ar seco, trazido pelos ventos continentais, que amenizaram um pouco os quase 40oC próximo ao mar e os 41,4oC em Palhoça PWS Rodrigo Alberto.

 

CapturadeTela2012-12-08agraves090753.png

 

anomnight.12.6.2012.gif

Link to comment
Share on other sites

Dia histórico em SC:

 

Florianópolis bateu o seu recorde de dezembro, e a segunda maior máxima da história.

 

Palhoça foi a 41,4oC na PWS do Rodrigo.

 

Garuva e Criciúma ultrapassaram os 39oC.

 

Florianópolis/São José, Antônio Carlos, Tijucas, Itajaí, Massaranduba, Jaraguá do Sul e Urussanga tiveram 38oC ou mais.

 

sccalor.png

Link to comment
Share on other sites

Achei um local que compete com POA e Floripa no calor dos últimos dias. A Vila Militar, localizada no Rio

de Janeiro. Ela fica mais distante do mar e deve estar recebendo ventos quentes do continente, descendo

da serra do mar e gerando o fohn. A mínima foi de 26,9ºC e às 11h fazia 37,6ºC! Hoje vai passar fácil dos

40, deve inclusive superar o valor da estação do Rodrigo. Entretanto, a sensação térmica ainda será maior

na RM de Florianópolis, pois a UR está baixa na capital fluminense.

Link to comment
Share on other sites

Olá.

Bom, ontem por volta de meia-noite finalmente caiu um temporal, durou uns 40 minutos... choveu 40mm! :good2:

Com isso, refrescou bastante, tive mínima de 20.3C. No momento tenho 36.5C com 57% de U.R. interna no La Crosse do abrigo de pratos. No TFA que fica na varanda, na sombra, faz 36.3C. O negócio não está fácil! Vamos ver no que vai dar!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, parece que a cada dia de 2012 que passa fica ainda mais quente. Ao meio dia tivemos sensação térmica de incríveis 43°C em minha Davis!!! Máxima de 37,1°C até agora e mínima de 23,0°C. Não à toa potentes nuvens verticais já se destacam e provocam pancadas moderadas nas redondezas. Agora tenho 36,7°C com URA de 41%.

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis com temp. em torno de 25C agora, como São Joaquim e Urupema, depois de 38C de ontem, nada mal.

 

O aero de Fpolis ontem ficou no mínimo 10 horas com temperatura de 30C ou mais. Das 11hs as 19hs e pela sensação térmica acredito que mais uns 30 ou 45 minutos foram acima de 30C; quase 11 horas! Historicamente quente...

Link to comment
Share on other sites

Estou muito satisfeito com as previsões de precipitação que o GFS "projeta" a curto e médio prazo. Seria a quebra de 6 meses seguidos com chuva abaixo da média.

 

Há um grande anvil de um CB ao norte daqui. Venta de Noroeste fraco, temperatura de 35,9°C e a URA saltou para 44%. Ninguém merece..

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma noite terrivelmente abafada (Para os padrões de Sampa), com 23,1°C de mínima na convencional do Mirante, o dia começou com a fornalha a todo vapor.

Porém, antes das 10h da manhã a nebulosidade começou a aumentar e por volta de meio dia já chovia aqui na zona norte.

 

No momento, chove em pontos isolados da cidade, principalmente na zona norte, com trovoadas.

Ainda está um pouco abafado.

 

Campo de Marte e Congonhas 26°C, Cumbica 24°C.

Link to comment
Share on other sites

Se é que serve de consolo, em São Paulo (Mirante, INMET) outubro de 2012 teve média das máximas em 29,4°C (4,6°C acima da normal 1961-1990 e 1,4°C mais alta que a média das máximas do mês mais quente do ano, que é fevereiro) e média das mínimas 17,8°C (2,5°C acima da normal 1961-1990).

 

É... este ano de 2012 vai ficar para a história...

 

Em Sampa (Mirante):

1. 34,3°C em 01/03, a maior temperatura num mês de março desde a abertura da estação, em 1943.

2. 36,6°C em 31/10 e 36,1°C em 30/10, bateu 2 vezes o recorde absoluto de outubro, que era 35,7°C (10/10/2002) e ficou a apenas 0,4°C do recorde absoluto da estação (37,0°C em 20/01/1999).

3. 233,7 mm, em junho, o mês de junho mais chuvoso desde a abertura da estação, superando os 220,7 mm de junho/1983.

4. Menor temperatura do ano: 8,7°C em 27/09, igualando a 4ª mínima anual mais alta desde a abertura da estação.

 

IAG:

1. 35,1°C em 29/02, maior temperatura em fevereiro desde a abertura da estação, em novembro/1932.

2. 35,1°C em 01/03, maior temperatura em março desde a abertura da estação

3. 35,9°C em 31/10, maior temperatura desde a abertura da estação, superando o recorde anterior que era 35,6°C em 07/12/1940.

 

Além disso, uma pequena amostra pelo Brasil:

Belo Horizonte: 37,1°C em 31/10, recorde absoluto desde 1910, superando os 36,9°C de 16/10/1987.

Teresina-PI: 41,1°C (24/10)

Oeiras-PI: 41,7°C (27/09), 41,8°C (31/10)

Cuiabá-MT: 41,3°C (04/09, 13/09 e 14/09)

Araçuaí-MG: 42,7°C (31/10)

Corumbá-MS: 42,2°C (15/09); 42,8°C (30/10, automática)

Valparaíso e José Bonifácio-SP: 41,3°C (30/10)

Rio-Marambaia: 41,6°C (19/09)

Porto Murtinho-MS 41,0°C (14/09)

Cáceres-MT: 41,7 (03/09)

Cidade Gaúcha-PR: 40,7°C (30/10)

Paranapoema-PR: 40,8°C (30/10)

Frutal-MG (Triângulo mineiro): 41,3°C (30/10)

Governador Valadares-MG: 41,0°C (31/10)

Aimorés-MG: 42,5°C (31/10)

Santos-SP: 40,1°C (CIIAGRO, 19/09)

Etc, etc, etc.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Nuvens de desenvolvimento vertical já começam a "pipocar" em vários locais captados pelo satélite. Atmosfera

tropical a todo vapor!

 

O vento virou lá no RJ e isso impediu a Vila Militar de chegar nos 40... por aqui, a sensação térmica bateu 40ºC

há 1h atrás, agora o céu se encheu de nuvens e faz "apenas" 32 graus. A máxima foi de 34.

Link to comment
Share on other sites

Aldo, estes seus dados mereciam um tópico especial. É muita informação valiosa para ficar

escondida neste tópico. Posso criar um tópico específico???

Sem problemas.

 

Eu tenho mais dados mas quero ver se atualizam o BDMEP para comparar.

O CIIAGRO utiliza dados do INMET onde eles não tem estação, como por exemplo, Sorocaba, Iguape, Sampa, Guarulhos, etc. Também lançam dados de algumas cidades de outros estados, inclusive Corumbá.

O INMET não divulgou a máxima da convencional de Corumbá em 30/10 (42,8°C na automática) mas, segundo o CIIAGRO, teria sido 43,0°C.

 

E.T. CIIAGRO é o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, ligado ao governo de SP, que coordena dezenas de estações meteorológicas no estado.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Goiânia o calor está insuportável. Só com ar condicionado mesmo. Inclusive as noites esse ano tem estado acima da média, o que fez com que várias noites fossem extremamente desagradáveis.

Depois de acreditar no aquecimento global, agora acredito no aquecimento "total".

Esse 2012 foi o PIOR ano em termos de temperatura. PQP. Será que nós não seremos compensados com algum alívio? No inverno não faz frio, nas outras estações o calor é insuportável.

O jeito é REZAR.

Abraços escaldantes

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Goiânia o calor está insuportável. Só com ar condicionado mesmo. Inclusive as noites esse ano tem estado acima da média, o que fez com que várias noites fossem extremamente desagradáveis.

Depois de acreditar no aquecimento global, agora acredito no aquecimento "total".

Esse 2012 foi o PIOR ano em termos de temperatura. PQP. Será que nós não seremos compensados com algum alívio? No inverno não faz frio, nas outras estações o calor é insuportável.

O jeito é REZAR.

Abraços escaldantes

 

Rodrigo, eu acho que nossas assinaturas zicaram...não vamos colocar nada relativo a otimismo para o frio ano que vem, aí quem sabe

ele perde a timidez e vem pra nós? :lol:

Link to comment
Share on other sites

Padrão de 2012 ir embora? Esse ano superou e continua a superar todas as expectativas em piorar o que já está trágico. Eu pensava que os próximos meses seriam piores que os passados, e o padrão é PIOR que meu pessimismo!! Setembro e outubro não tiveram grandes calorões aqui, mas ficaram acima da média. Aí pensava: "Pode piorar muito". E fica ALÉM do que eu imaginava!!

Eu estou dizendo. Estou dizendo. Em 2012 a perspectiva é de piorar SEMPRE!!! SEMPRE!! Hoje a previsão era bater 28°. Quanto deu? 30,2°!!! A MetSul dava 36° para segunda-feira. E agora dá quanto?? 37°!!!!!!!!!!!! TRINTA E SETE GRAUS!!! Vá para &*$%*&¨)(%¨%$&!!!!!

 

Hoje foi pior do que falso refresco. Nem mesmo refresco teve. Mínima de 21,0°, e dentro de casa sequer ficou agradável. Ficou apenas menor pior. E mantemos as máximas continuamente em 30° ou mais.

 

Agora faz 26,5° com 53%. Venta de SSE a 10,0 km/h.

 

Abraços profundamente pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Em Sampa as chuvas praticamente se limitaram ao início da tarde e à zona norte, com acumulados de até 48,8 mm. Na automática do Mirante: 4,8 mm.

No restante da cidade houve pouca ou nenhuma chuva.

 

No meio da tarde houve aberturas de sol e o tempo abafou de novo.

 

Mirante: 23,1°C / 30,5°C

 

Agora temos um ligeiro refresco com ventos de SE. Dentro de casa continua quente. :sad:

 

Às 21h: Campo de Marte 24°C, Congonhas e Cumbica 23°C.

 

Parece que a trégua vai ser tiro curto. Apenas vai diminuir momentaneamente o calor. Na semana que vem deve esquentar de novo.

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 33.9° aqui em São Carlos com UR 40%... minima ficou em 21.6°.

 

Bela temperatura pra se nadar depois de 3 anos sem entrar em uma piscina :laugh:.

Impressionante foi essa temperatura bem elevada ter acontecido com o céu tão nublado, como ocorreu hoje.

 

Agora pouco começou um forte vento úmido, pensei q ia chover, mas nada...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.