Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Abril 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

IMPRESSIONANTE COMO JOINVILLE É MAL SERVIDA DE DADOS METEOROLÓGICOS!

 

Acabo de receber a ÚNICA semi-normal que o ciram disponibiliza, que é da estação meteorológica lixo da Univille.

 

Os dados são de 1996 até 2010, e olha só a observação que se encontra no final do arquivo:

 

"OBS: HOUVE INTERRUPÇÃO DAS OBSERVAÇÕES METEOROLÓGICAS ENTRE MARÇO E AGOSTO DE 1999 E NO MESMO PERÍODO DE 2000. "

 

Estão de sacanagem né???? Deixaram de marcar os valores justamente em 2 anos "fracos" de frio....é pra acabar mesmo!!

 

:negative: :negative: :negative: :negative:

 

 

Agora, por aqui, sol com algumas nuvens. Temperatura em quase 24ºC.

Link to comment
Share on other sites

Por todas as rodagens chama a atenção os altíssimos volumes de chuva que podem ser registrados entre o centro e o sul do PR e o oeste/meio-oeste/planalto norte/litoral de SC entre sábado e domingo. Tem lugares em que a chuva será torrencial, e todas estas áreas devem estar sob alerta máximo. Volumes de entre 100mm e 200mm podem ocorrer, ou até ultrapassar em um curto prazo de tempo. Preocupa! É muita água a caminho...

Link to comment
Share on other sites

Por todas as rodagens chama a atenção os altíssimos volumes de chuva que podem ser registrados entre o centro e o sul do PR e o oeste/meio-oeste/planalto norte/litoral de SC entre sábado e domingo. Tem lugares em que a chuva será torrencial, e todas estas áreas devem estar sob alerta máximo. Volumes de entre 100mm e 200mm podem ocorrer, ou até ultrapassar em um curto prazo de tempo. Preocupa! É muita água a caminho...

 

Então vai dar aquelas típicas animações de satélite que parece que tão jogando fogo na polvora. O quê se deve isso? O jato trazendo umidade amazônica em contraste com o ar frio de sul?

Link to comment
Share on other sites

Agradeço a todos pelas receptividade, conforme vai esfriando espero trazer noticias boas para o forum e que se repita a neve de agosto de 2010, essa eu nao pude ver mas tenho alguns conhecidos que viram lá no interior do municipio, no "pé da serra". Luciano, este ano tem festa do vinho de novo, vale a pena vir em algum show.

Com certeza, um abraço.

 

Luciano

Link to comment
Share on other sites

IMPRESSIONANTE COMO JOINVILLE É MAL SERVIDA DE DADOS METEOROLÓGICOS!

 

Acabo de receber a ÚNICA semi-normal que o ciram disponibiliza, que é da estação meteorológica lixo da Univille.

 

Os dados são de 1996 até 2010, e olha só a observação que se encontra no final do arquivo:

 

"OBS: HOUVE INTERRUPÇÃO DAS OBSERVAÇÕES METEOROLÓGICAS ENTRE MARÇO E AGOSTO DE 1999 E NO MESMO PERÍODO DE 2000. "

 

Estão de sacanagem né???? Deixaram de marcar os valores justamente em 2 anos "fracos" de frio....é pra acabar mesmo!!

 

:negative: :negative: :negative: :negative:

 

 

Agora, por aqui, sol com algumas nuvens. Temperatura em quase 24ºC.

 

auhahua lixo total isso

Link to comment
Share on other sites

Abril - Médias Compensadas (Até dia 26):

 

Urupema SC: 13,6

Bom Jardim da Serra SC: 13,8

São José dos Ausentes RS: 14,4

São Joaquim SC: 14,7

Campos do Jordão SP: 15,3

Bom Jesus RS: 16,1

Canela RS: 16,2

Monte Verde MG: 16,2

Vacaria RS: 16,6

Inacio Martins PR: 16,7

General Carneiro PR: 16,9

Canguçu RS: 17,1

Lages SC: 17,4

Link to comment
Share on other sites

Tarde gelaaaaaaaaaaada em Gramado: São 13h mas a temperatura ainda está em 10 graus. Segundo minha mãe, está nublado e VENTA MUITO no momento,

daí a sensação térmica é ainda mais baixa. Que delícia de cidade ! Que clima !

Tô aqui, Renan, aproveitando o meu ultimo dia de férias. Temperatura excepcional, entretanto muita cerração de manhã. Isso eu abomino!!

Link to comment
Share on other sites

Agradeço a todos pelas receptividade, conforme vai esfriando espero trazer noticias boas para o forum e que se repita a neve de agosto de 2010, essa eu nao pude ver mas tenho alguns conhecidos que viram lá no interior do municipio, no "pé da serra". Luciano, este ano tem festa do vinho de novo, vale a pena vir em algum show.

 

Bem-vindo! Eu também sou novo aqui, entrei esse ano! Bem por causa da gente que vai ter neve em todo o sul esse ano! kkkk

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma madrugada chuvosa,o sol voltou a aparecer.O céu está parcialmente nublado e a umidade é de 58%.Deve chover mais no fim do dia.Ontem,o tempo fechou durante o dia e a chuva veio com bastante vento.O acumulado foi de 6,3 mm.Mesmo assim,o tempo não esfriou muito e ainda faz calor.Vamos esperar que,depois dessas chuvas,volte a fazer frio como fez no início dessa semana :-D .Até agora,as mínimas mais baixas desse mês foram registradas justamente nesse período.Na segunda,na terça e na quarta,as mínimas foram de 16.3,15.6 e 16.4 graus.Finalmente,tivemos um bom período de temperaturas baixas e de noites frias.

Temperatura:29,6 graus.Vento:5 km/h.Pressão atmosférica:1009,8 hpa.

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma madrugada chuvosa,o sol voltou a aparecer.O céu está parcialmente nublado e a umidade é de 58%.Deve chover mais no fim do dia.Ontem,o tempo fechou durante o dia e a chuva veio com bastante vento.O acumulado foi de 6,3 mm.Mesmo assim,o tempo não esfriou muito e ainda faz calor.Vamos esperar que,depois dessas chuvas,volte a fazer frio como fez no início dessa semana :-D .Até agora,as mínimas mais baixas desse mês foram registradas justamente nesse período.Na segunda,na terça e na quarta,as mínimas foram de 16.3,15.6 e 16.4 graus.Finalmente,tivemos um bom período de temperaturas baixas e de noites frias.

Temperatura:29,6 graus.Vento:5 km/h.Pressão atmosférica:1009,8 hpa.

 

Temperaturas bem agradáveis pela manhã, Marcus....

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma madrugada chuvosa,o sol voltou a aparecer.O céu está parcialmente nublado e a umidade é de 58%.Deve chover mais no fim do dia.Ontem,o tempo fechou durante o dia e a chuva veio com bastante vento.O acumulado foi de 6,3 mm.Mesmo assim,o tempo não esfriou muito e ainda faz calor.Vamos esperar que,depois dessas chuvas,volte a fazer frio como fez no início dessa semana :-D .Até agora,as mínimas mais baixas desse mês foram registradas justamente nesse período.Na segunda,na terça e na quarta,as mínimas foram de 16.3,15.6 e 16.4 graus.Finalmente,tivemos um bom período de temperaturas baixas e de noites frias.

Temperatura:29,6 graus.Vento:5 km/h.Pressão atmosférica:1009,8 hpa.

 

Vai esfriar aí na "Califórnia brasileira", Marcus. Já no próximo dia 30 a tarde vai estar bem amena, seguida de uma tarde fria na terça (+-20C)

cuja mínima será de +- 10C. Frio para o norte paulista !

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma madrugada chuvosa,o sol voltou a aparecer.O céu está parcialmente nublado e a umidade é de 58%.Deve chover mais no fim do dia.Ontem,o tempo fechou durante o dia e a chuva veio com bastante vento.O acumulado foi de 6,3 mm.Mesmo assim,o tempo não esfriou muito e ainda faz calor.Vamos esperar que,depois dessas chuvas,volte a fazer frio como fez no início dessa semana :-D .Até agora,as mínimas mais baixas desse mês foram registradas justamente nesse período.Na segunda,na terça e na quarta,as mínimas foram de 16.3,15.6 e 16.4 graus.Finalmente,tivemos um bom período de temperaturas baixas e de noites frias.

Temperatura:29,6 graus.Vento:5 km/h.Pressão atmosférica:1009,8 hpa.

 

Vai esfriar aí na "Califórnia brasileira", Marcus. Já no próximo dia 30 a tarde vai estar bem amena, seguida de uma tarde fria na terça (+-20C)

cuja mínima será de +- 10C. Frio para o norte paulista !

 

Renan, chega alguma coisa decente pra cá?

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

- Modelos convergindo muito bem. Baixa pressão passando no sábado/domingo e frio entrando a partir de domingo.

 

- Os modelos mostraram diminuição nos volumes, o que é bom. Mesmo assim ainda deve chover forte e inspira cuidados.

 

- GFS devolveu um pouco do frio em altura, mas ainda um pouco distante para reacender o sinal amarelo. Veremos se continua devolvendo.

 

- Europeu 12Z por sua vez, incrementou. Pega agora a primeira linha de 0oC em 850 do ano a "sobrevoar" o Brasil, mais precisamente o oeste/sudoeste gaúcho em 72h.

 

eur1.jpg

 

- Amanhecer gelado na segunda e na terça, ainda frio na quarta e ameno em diante.

 

- Temperaturas invernais no começo e outonais no final da próxima semana.

 

- Análise prematura, mas sem algo maior no horizonte há chances deste ano finalmente observarmos o famoso e sumido veranico de maio.

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

- Análise prematura, mas sem algo maior no horizonte há chances deste ano finalmente observarmos o famoso e sumido veranico de maio.

 

Putz!! Veranico de maio! Vou torcer contra... ahahahaa. Meu vô que falava desse famoso veranico, e que nunca mais tinhamos "verdadeiros" veranicos de maio.

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

- Análise prematura, mas sem algo maior no horizonte há chances deste ano finalmente observarmos o famoso e sumido veranico de maio.

 

Putz!! Veranico de maio! Vou torcer contra... ahahahaa. Meu vô que falava desse famoso veranico, e que nunca mais tinhamos "verdadeiros" veranicos de maio.

 

Vira essa boca pra lá! Estamos indo tão bem. Tarde 17:00 tinha vendo, friozinho. Agora nubladão, mais a 1 hora estava quase limpo. Estava marcando 18º C no termômetro da minha cidade e 18º em Sombrio (cidade vizinha).

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

- Análise prematura, mas sem algo maior no horizonte há chances deste ano finalmente observarmos o famoso e sumido veranico de maio.

 

Putz!! Veranico de maio! Vou torcer contra... ahahahaa. Meu vô que falava desse famoso veranico, e que nunca mais tinhamos "verdadeiros" veranicos de maio.

 

Vira essa boca pra lá! Estamos indo tão bem. Tarde 17:00 tinha vento, friozinho. Agora nubladão, ha 1 hora atrás estava céuquase limpo. Estava marcando 18º C no termômetro da minha cidade e 18º em Sombrio (cidade vizinha) Então estava mesmo...kkk.

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma madrugada chuvosa,o sol voltou a aparecer.O céu está parcialmente nublado e a umidade é de 58%.Deve chover mais no fim do dia.Ontem,o tempo fechou durante o dia e a chuva veio com bastante vento.O acumulado foi de 6,3 mm.Mesmo assim,o tempo não esfriou muito e ainda faz calor.Vamos esperar que,depois dessas chuvas,volte a fazer frio como fez no início dessa semana :-D .Até agora,as mínimas mais baixas desse mês foram registradas justamente nesse período.Na segunda,na terça e na quarta,as mínimas foram de 16.3,15.6 e 16.4 graus.Finalmente,tivemos um bom período de temperaturas baixas e de noites frias.

Temperatura:29,6 graus.Vento:5 km/h.Pressão atmosférica:1009,8 hpa.

 

Vai esfriar aí na "Califórnia brasileira", Marcus. Já no próximo dia 30 a tarde vai estar bem amena, seguida de uma tarde fria na terça (+-20C)

cuja mínima será de +- 10C. Frio para o norte paulista !

 

Renan, chega alguma coisa decente pra cá?

Abraços

 

 

Rodrigo, o modelo aumentou o frio pro Goiás e de 11 C passou a prever impressionantes 7 C pro sudoeste do estado! Pra Goiânia no dia 01 deve ter uma tarde entre 21 C e mínima de 15 C

 

Destaque tb pra sp com temperatura das 18z em 13 C no dia 01!

Link to comment
Share on other sites

Tivemos meros 10 mm aqui em meu pluviômetro na chuva de ontem. O que assustou sim, foi o vento durante a madrugada de quarta para quinta, deve ter se aproximado dos 80 km/h. Já estão falando em racionamento na cidade, caso neste final de semana não tenhamos uma boa chuva. Além disso, os pecuaristas estão tendo de replantar o pasto para o inverno, pois o que haviam plantado mal germinou pela falta da umidade. Já se pode ver nebulosidade entrando no RS novamente, e esperamos que com chuva pois a situação está literalmente calamitosa. Sobre o frio que se aproxima, no ano passado quando nevou tive dificuldade em tirar fotos, pois minha câmera era de terceira categoria. Porém, este ano adquiri uma excelente fujifilm com zoom óptico de até 15x, e excelentes 14 mp, o que para um amador já está de bom tamanho. Acredito que poderei tirar boas fotos. Por hora, aí vai um aperitivo quem sabe para o inverno, um vídeo que fiz da neve aqui em Bom Jesus no ano passado. Não sei se posso postar aqui, mas aí vai...

Um abraço baziano a todos.

Link to comment
Share on other sites

Dia agradável por aqui. Extremos da sexta-feira: 14,8°C / 25,2°C. Na expectativa da chuvarada prevista pra cá amanhã. Muitas cidades do estado já estão com chuva acima do normal, mas aqui ainda estamos com um certo deficit.

 

E em seguida, que venha o sol e o frio tão aguardado num ano em que o verão foi angustiante. Essa bela coruja que encontrei no final de semana passado já está preparada para o que vem pela frente! :sarcastic:

 

 

 

a421qx.jpg

Link to comment
Share on other sites

Vai esfriar aí na "Califórnia brasileira", Marcus. Já no próximo dia 30 a tarde vai estar bem amena, seguida de uma tarde fria na terça (+-20C)

cuja mínima será de +- 10C. Frio para o norte paulista !

 

Renan, chega alguma coisa decente pra cá?

Abraços

 

 

Rodrigo, o modelo aumentou o frio pro Goiás e de 11 C passou a prever impressionantes 7 C pro sudoeste do estado! Pra Goiânia no dia 01 deve ter uma tarde entre 21 C e mínima de 15 C

 

Destaque tb pra sp com temperatura das 18z em 13 C no dia 01!

 

Tomara que se confirme. Uma ótima temperatura para o início de maio. Tô louco pra ver temperaturas sub 5 em Goiânia de novo. Já se vão 12 anos.

Link to comment
Share on other sites

Agradeço a todos pelas receptividade, conforme vai esfriando espero trazer noticias boas para o forum e que se repita a neve de agosto de 2010, essa eu nao pude ver mas tenho alguns conhecidos que viram lá no interior do municipio, no "pé da serra". Luciano, este ano tem festa do vinho de novo, vale a pena vir em algum show.

 

Bem-vindo! Eu também sou novo aqui, entrei esse ano! Bem por causa da gente que vai ter neve em todo o sul esse ano! kkkk

Lucas, já te disseram que voce parece o Michel Teló? É só pintar o cabelo de loiro e começar com a dancinha "nossa nossa, assim voce me mataaa...."

Link to comment
Share on other sites

Agradeço a todos pelas receptividade, conforme vai esfriando espero trazer noticias boas para o forum e que se repita a neve de agosto de 2010, essa eu nao pude ver mas tenho alguns conhecidos que viram lá no interior do municipio, no "pé da serra". Luciano, este ano tem festa do vinho de novo, vale a pena vir em algum show.

 

Bem-vindo! Eu também sou novo aqui, entrei esse ano! Bem por causa da gente que vai ter neve em todo o sul esse ano! kkkk

Lucas, já te disseram que voce parece o Michel Teló? É só pintar o cabelo de loiro e começar com a dancinha "nossa nossa, assim voce me mataaa...."

 

Olokooo!!! nunca me disseram isso, vc eh o primeiro kkkkk Também nunca percebi :sarcastic:

 

Mas voltando ao assunto, o GFS adiou em um dia o frio pra ca ou é impressão minha? Acho que eu to ficando meio loco :mail:

Link to comment
Share on other sites

 

Renan, chega alguma coisa decente pra cá?

Abraços

 

Meu amigo Rodrigo, chega uma coisa decente pra Goiás sim, em especial no sul do estado.

Cidades como Jataí, Rio Verde e Mineiros devem ter temperaturas próximas ou quem sabe até

mesmo abaixo dos 10 graus na terça. Antes disso, na segunda, uma tarde gelada, abaixo dos

20 graus. Vai ser um frio significativo para início de Maio !

 

Para Juiz de Fora, até agora estou impressionado com a projeção do GFS: Está indicando não uma,

mas sim DUAS TARDES (terça e quarta) com temperatura máxima abaixo dos 15 graus !!!!

Link to comment
Share on other sites

O Inmet de Canela é a estação oficial mais fria do Brasil nesse momento com 6,0C! Te mete! :mosking:

 

6C em Canela, 5C no Castelinho e 8C na sua estação de Gramado. A impressão que dá, Bruno, é que sua mais nova Davis está num

local estrategicamente um pouco mais quente, não ?

Link to comment
Share on other sites

Renan, eu já esperava ser menos frio que o resto da região, afinal estou cerca de 80 metros mais baixo que a média dos demais locais e não desfruto do efeito baixada, pois estou no meio da encosta. O fundo do vale que há atrás do quintal daqui de casa, entretanto, acredito ser até mais frio que o Castelinho, pois tem morros mais altos ao seu redor. A minha webcam está apontada para ele e o visual que terei aqui em amanhecer congelantes será espetacular! Verei tudo branco lá embaixo! Acredito que em algumas noites mais calmas o frio da baixada enche toda ela, chegando até aqui em casa. Acho que terei mínimas absolutas anuais mais baixas aqui na casa atual do que na casa anterior, que tinha um clima quase idêntico ao do Inmet de Canela. Será interessante acompanhar, ao menos para mim!!

Link to comment
Share on other sites

Agradeço a todos pelas receptividade, conforme vai esfriando espero trazer noticias boas para o forum e que se repita a neve de agosto de 2010, essa eu nao pude ver mas tenho alguns conhecidos que viram lá no interior do municipio, no "pé da serra". Luciano, este ano tem festa do vinho de novo, vale a pena vir em algum show.

 

Bem-vindo! Eu também sou novo aqui, entrei esse ano! Bem por causa da gente que vai ter neve em todo o sul esse ano! kkkk

Lucas, já te disseram que voce parece o Michel Teló? É só pintar o cabelo de loiro e começar com a dancinha "nossa nossa, assim voce me mataaa...."

 

 

:laugh: :laugh: :laugh:

 

 

Michel-Tel1.png

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

Tomara que se confirme. Uma ótima temperatura para o início de maio. Tô louco pra ver temperaturas sub 5 em Goiânia de novo. Já se vão 12 anos.

 

Fala Rodrigo! Provavelmente estarei ai na segunda metade da próxima semana e espero poder participar da tua alegria! hehehe

 

Beleza. Chegando em Goiânia me dá um toque. Vou mandar uma MP com meu fone

Link to comment
Share on other sites

Não me chamem de louco. Quando digo que os milicos do Morro da Igreja ou o seu Zequinha das Cabras pode presenciar uma paraguaia esparsa é porque o modelo insistentemente mostra temperaturas muito baixas em todos níveis (-5 em 700, -7 em 650), sendo algo próximo de 1oC em 800, que costuma bater com o MI, com a linha de 0oC passando perto disso e traços de precipitação. Se essa precipitação vier do vórtice de algo como um cavado que os modelos mostram, aí caixão. Mas pela condição limítrofe, remota chance. Mas que existe e é desafiadora.

 

Com esse cavado, teremos tempo mais úmido e mínimas não muito expressivas quanto mais próximo da costa. O Marcos pode perder mais alguns fios de cabelo. O chuvisqueiro ou as nuvens de MM tendem a pegar POA. Veremos...

Link to comment
Share on other sites

Céu fechadão desde cedo aqui em toda a faixa Oeste/Noroeste paranaense. Nas cidades alguns quilômetros mais ao sul nuvens ainda mais carregadas já provocam bastante chuva com atividade elétrica, que logo chegarão aqui também. As nuvens passam de noroeste para sudeste com certa velocidade e o vento sopra de sudeste, situação típica de estágios iniciais de áreas de baixa pressão! Faz 18,4°C e pelo visto não deve passar muito disso.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.