Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Abril 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Galera, vamos definir logo uma data pra encontro desse ano. Tem muita coisa pra gente resolver.

 

Agreed! Eu defendo a data que tu achares melhor, pois compreendo o esforço que tens que fazer para vir ao encontro. Por isso voto pelo fds do dia 14/07.

 

Idem. Dia 16 começa meu doutorado em B.A. Então, esterei no ENBAZ só até sábado.

 

É amigos, o esforço é grande, tens que atravessar 1/2 Brasil. Porém, definindo com antecedência pegamos promoções aéreas, hotéis mais em conta, etc...

Pra quem ainda não foi, vale o esforço, compensa e muito. A galera é muito gente boa.

Abraços amigos

 

Obs: Pô Shima, tá fraco não hein? Doutorado? Tem o Marcos também, o ambiente tá ficando elitizado hein? :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Caio,

Sua filha vai ser uma legítima baziana, nascendo em pleno inverno. E quem sabe já não enfrenta a 1ª bomba polar esse ano? Eu (75), a Karla (76) e minha filha (96) nascemos no core do inverno e meu filho, embora tenha nascido no verão, nasceu no ótimo ano de 2000. Todos esses anos foram bons de frio. Parei de fazer menino e o inverno sumiu daqui. :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Abril - (Média Parcial até dia 09):

 

Curitiba PR: 19,7 (+3,0)

Porto Alegre RS: 21,6 (+1,5)

Brasília DF: 22,1 (+0,7)

São Paulo SP: 22,3 (+2,6)

Belo Horizonte MG: 22,7 (+1,6)

Florianópolis SC: 23,3 (+1,9)

 

Curitiba em Jan deste ano ficou com 20,2 e em Março 20,3.....Este mês , estamos tendo na verdade um extendido , deste verão 2012 na capital paranaense..Aqui em São Paulo a situação não é diferente...tb estou com praticamente com média de verão....assim como em BH...este abril por enquanto está ridículo em termos de frio....

 

Fato: a diferença entre a média de abril e janeiro em SP é tão pequena que qualquer desvio para cima é verão e qualquer desvio para baixo é inverno. Essa é a maior prova de que outono em latitudes baixas é ilusão. A amplitude térmica anual é muito pequena.

 

Discordo. Se tem-se no mês mais quente em SP Fev, com médias de 18ºC/28ºC, mês mais frio em junho, com 13ºC/21ºC, é bem razoável que se tenha um período de outono em Abril com médias de 16ºC/25ºC. Se você pegar um Abril inteiro em SP, nunca será no todo um verão ou um inverno. O que pode é ter dias de um ou de outro no mês. Obviamente, as meias-estações vão ganhando maiores contornos com o aumento da latitude, e perdendo com a diminuição da mesma. Mas eu já disse aqui que em SP, o alto verão iniciou por volta do dia 10/Dez e morreu nos primeiros dias de março (lá pelo dia 03/Março). O que segue até hoje é um período de transição outono-verão, com dias quentes e dias mais frescos, até o outono se estabilizar de vez. Eu pensava que a MP do final de março seria um marco de estabilização prematuro do outono, mas não. Depois disso ainda tivémos dias quentes aqui em SP. Aliás este Abril tórrido está postergando a estabilização do outono aqui mais para cima (para baixo está mais frio). Climatologicamente, Abril é a mesma coisa entre PoA e SP (tanto nas médias de temperatura quanto pluviométrico). A coisa começa a mudar de contexto a partir de Maio até começo de outubro.

Link to comment
Share on other sites

Caio,

Sua filha vai ser uma legítima baziana, nascendo em pleno inverno. E quem sabe já não enfrenta a 1ª bomba polar esse ano? Eu (75), a Karla (76) e minha filha (96) nascemos no core do inverno e meu filho, embora tenha nascido no verão, nasceu no ótimo ano de 2000. Todos esses anos foram bons de frio. Parei de fazer menino e o inverno sumiu daqui. :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Hehehehehe, seria a combinação perfeita! Muita saúde da minha pequena e muita neve na serra. Imagina a felicidade do papai?

 

Mas o que importa mesmo é a pequena nascer cheia de saúde. saúde e saúde. Não tenho dúvidas que iluminará a minha vida... Não é mesmo?

Link to comment
Share on other sites

Obs: Pô Shima, tá fraco não hein? Doutorado? Tem o Marcos também, o ambiente tá ficando elitizado hein? :laugh: :laugh: :laugh:

Eu tenho o mestrado. Defendi minha banca 4ª-feira da semana passada. Mas foi tudo em POA. E se fizer doutorado um dia também será aqui, curtindo nosso clima subtropical.

 

Hoje o dia foi nublado e um pouco abafado. Variação de 21,1° a 25,9° sem baixar dos 71%. Agora está nubladão e faz 23,4° com 85%. Muito morno. Noite ruim.

 

Abraços doutorais!

Link to comment
Share on other sites

QUe isso Marcão, mínima de 21 graus em pleno Abril é dose pra leão. Felizmente, o super calor de POA não

volta mais tão cedo...quem sabe só em Outubro ou Novembro agora...

 

Por aqui, é nítida a presença de noites mais frescas, e um leve resfriamento à tarde também. Ainda não há

frio propriamente dito (mínimas inferiores a 15C), mas mesmo sem onda de frio temos registrado mínimas

entre 16/18 graus. Está melhorando cada vez mais !

Link to comment
Share on other sites

Discordo. Se tem-se no mês mais quente em SP Fev, com médias de 18ºC/28ºC, mês mais frio em junho, com 13ºC/21ºC, é bem razoável que se tenha um período de outono em Abril com médias de 16ºC/25ºC. Se você pegar um Abril inteiro em SP, nunca será no todo um verão ou um inverno. O que pode é ter dias de um ou de outro no mês. Obviamente, as meias-estações vão ganhando maiores contornos com o aumento da latitude, e perdendo com a diminuição da mesma. Mas eu já disse aqui que em SP, o alto verão iniciou por volta do dia 10/Dez e morreu nos primeiros dias de março (lá pelo dia 03/Março). O que segue até hoje é um período de transição outono-verão, com dias quentes e dias mais frescos, até o outono se estabilizar de vez. Eu pensava que a MP do final de março seria um marco de estabilização prematuro do outono, mas não. Depois disso ainda tivémos dias quentes aqui em SP. Aliás este Abril tórrido está postergando a estabilização do outono aqui mais para cima (para baixo está mais frio). Climatologicamente, Abril é a mesma coisa entre PoA e SP (tanto nas médias de temperatura quanto pluviométrico). A coisa começa a mudar de contexto a partir de Maio até começo de outubro.

 

Cara, eu mal consigo identificar outono no RS. Estamos no limite. Logo, quando escuto o termo outono para latitudes mais baixas eu torço o nariz. Aqui a diferença entre abril e janeiro é de 5C, quase que a amplitude média anual de SP. É uma queda bastante notável. Nada frio ainda, mas é notável que estamos em uma transição. São Paulo sai de 22C para 20C. Cara... qualquer micro-desvio mascara qualquer outono que tu possa achar que exista. Não dá.

 

Sobre a questão que envolve a queda da UR, OK. Daí eu concordo que isso pode ser um sinal de outono em latitudes baixas.

Link to comment
Share on other sites

Caco, olhe o gráfico de temperatura anual da Vila Madalena:

 

wxStationGraphAll?day=11&year=2012&month=4&ID=ISAOPAUL11&type=0&width=500&showtemp=1&showpressure=1&showwind=1&showwinddir=1&showrain=1

 

Compare agora com o de São Leopoldo:

wxStationGraphAll?day=11&year=2012&month=4&ID=IRSSOLEO2&type=0&width=500&showtemp=1&showpressure=1&showwind=1&showwinddir=1&showrain=1

 

Embora as médias sejam as mesmas, percebe-se que a queda é mais significativa em São Léo. Há mudança. É dela, uma mudança razoavelmente dr'stico, que precisamos para caracterizar uma estação. Queda de 2C/3C na média mensal são peanuts...

Link to comment
Share on other sites

Aqui vai de 21°C(fevereiro: 27/17) a 13°C(junho:20/7), nas minhas estimativas para uma normal de 30 anos.

 

Área rural.

 

Comparei área urbana com área urbana.

 

Aliás, belas médias para a RMSP. Estão iguais à área urbana de Ctba atualmente.

 

Comparado com São Paulo é rural, mas eu moro em área urbana, fazer o que, a cidade é pequena. :)

Link to comment
Share on other sites

Mas parece que temos perspectivas reais aqui no BAZ.

 

Vocês viram o que o GFS indica a partir do dia 15? Parece que vamos ter um "refresco" no Sul, com chance de termos umas mínimas interessantes em parte do Sudeste.

 

E na previsão estendida apareceu um pulso de ar frio a partir do dia 24. Uma continental muito interessante para Abril. É cedo mas já é aquela luz no fim do túnel (tomara que não seja trem).

 

Enquanto isso, OUTONO "bombando" no estado de São Paulo: tardes quentes demais para o meu gosto, porém não "grudentas" (devido à taxa de umidade no ar sensivelmente mais baixa), ventão noturno nas bordas da Serra do Japi, tempo cada vez mais firme e, para a felicidade dos paulistanos, nada de chuvarada de fim de tarde e nem de enchentes nas ruas e marginais.

 

Para paulistas e paulistanos, a "dádiva" outonal se resume a isso mesmo: não grudar mais no calor úmido e (na capital) não precisar mais de "operações anfíbias" para voltar para casa no fim de tarde. Não é uma maravilha???? :sarcastic:

 

Bem observado Melo, o GFS de fato já indica para os dias 15/16 uma incursão de ar frio, marítima, que influenciaria de maneira significativa

o Sul e o Sudeste. Se confirmar, será o primeiro frio outonal do Sudeste, com mínimas entre 11/13 graus pra SP capital e Juiz de Fora, e 1 dígito

para as cidades de maior altitude. Esta incursão de frio parece estar sendo motivada pelo giro do ciclone que se formará entre RS e Uruguai nos

próximos dias, quando este estiver em alto-mar.

 

 

Agora é ficar na torcida!! :good:

 

Então pessoal, agora o GFS deu marcha a ré. Diminuiu a intensidade e abrangência do pulso do dia 15 e murchou totalmente o pulso do dia 24. Capaz que foi tudo apenas "um sonho de uma noite de...outono". Ou de verão mesmo, como muitos ainda entendem... :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Caio,

Sua filha vai ser uma legítima baziana, nascendo em pleno inverno. E quem sabe já não enfrenta a 1ª bomba polar esse ano? Eu (75), a Karla (76) e minha filha (96) nascemos no core do inverno e meu filho, embora tenha nascido no verão, nasceu no ótimo ano de 2000. Todos esses anos foram bons de frio. Parei de fazer menino e o inverno sumiu daqui. :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Hehehehehe, seria a combinação perfeita! Muita saúde da minha pequena e muita neve na serra. Imagina a felicidade do papai?

 

Mas o que importa mesmo é a pequena nascer cheia de saúde. saúde e saúde. Não tenho dúvidas que iluminará a minha vida... Não é mesmo?

Olha as coincidências:

Eu tenho dois filhos, sendo que um nasceu em Ago/96 (Bruno) e o outro em Jun/2000 (Vitor).

O que nasceu em junho (02/jun/2000) adora frio. Pudera, pois no dia que ele nasceu foi um dia "bem frio" para o mês de junho...

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Vi que vocês estão comparando SP com Porto Alegre, então aproveito para colocar aqui o gráfico com as mínimas médias e absolutas entre as duas cidades.

 

SPvsPOA_2011.jpg

 

Percebe-se que, analisando apenas as mínimas, Porto Alegre é mais quente que São Paulo no Verão, bem mais fria no Inverno e um pouco mais fria durante as épocas de transição.

Link to comment
Share on other sites

Agora Chicago, onde realmente há 4 estações do ano. Percebam outubro (nosso equivalente à abril) e comparem com o trimestre JJA (verão deles):

 

wxStationGraphAll?day=10&year=2011&month=4&ID=KILCHICA54&type=0&width=500&showtemp=1&showpressure=1&showwind=1&showwinddir=1&showrain=1

 

 

Alguém aqui já viu um seriado chamado "Shameless"? Ele é inteiro gravado em Chicago. A primeira temporada foi gravada inteiramente no Inverno. Muito frio e muita neve sempre. Já a segunda teve início no verão. No meio dessa temporada era perceptível que o clima estava mudando, a mudança pro Outono é muito clara! E essa mesma temporada terminou com uma grande nevasca, marcando o início do Inverno.

 

Achei muito interessante uma mesma temporada passando por 3 estações diferentes, foi uma idéia realmente muito boa, mas deve ter dado um trabalho bem maior para o pessoal que cuida dos figurinos!

 

A impressão que dá é que a mudança Verão/Outono em Chicago é mais significativa que a mudança Verão/Inverno no Brasil!

Link to comment
Share on other sites

Juiz de Fora, INMET, 930m altitude:

 

Fevereiro: 21,7ºC

 

Abril: 19,3ºC

 

Diferença média entre os meses: 2,4ºC :hang1:

 

Amplitude térmica anual média: 5,4ºC !!!

 

 

Ou seja, a mudança no comportamento térmico em JF é bem pequena se comparada à região Sul.

Mas se dermos uma olhada no comportamento da precipitação....

 

Precipitação média em Julho: 15,7mm

Precipitação média em Janeiro: 288,8mm

Amplitude média: 273,1mm

 

Existe outono e primavera em Juiz de Fora, mas principalmente com relação ao padrão da umidade e chuvas.

Link to comment
Share on other sites

Do finalzinho de março até o comecinho de Abril estávamos no outono, bem claro isso, foi uma diferença abrupta.

 

Agora, conforme os dias foram passando e esquentando, a mesmice foi voltando e o verão deu as caras de novo. Essa semana estamos com um típico clima de verão ameno. Se o Sol equivale ao de final de Agosto, diria que o nosso clima equivale a nov/dez.

 

Se essa tendência se mantiver, está pintando um inverno bem irregular, quebrando aquela sequência boa e constante e vínhamos tendo desde 2007. Por um lado pode até ser melhor pra neve isso.

Link to comment
Share on other sites

DIAS COM MÍNIMA ABAIXO DE 10,0/CLIMATERRA.

 

JAN; 2

FEV; 4

MAR; 5

ABR; 11

MAI; 24

JUN; 20

JUL; 24

AGO;23

SET; 21

OUT; 14

NOV; 14

DEZ; 7

 

MÁX. INFERIOR A 20,0

 

JAN; 2

FEV; 2

MAR; 3

ABR; 12

MAI; 27

JUN; 25

JUL; 27

AGO; 18

SET; 20

OUT; 13

NOV; 10

DEZ; 4

 

 

Fica muito claro como Abril é o mês da mudança! Ótimos dados!

 

Pra Blumenau isso também vale, só que teria que considerar mínimas abaixo de 20° e máximas abaixo de 30° :sarcastic:

 

Capaz de nem mesmo assim fazer bonito :negative:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA a transição climática é mais bem marcada na passagem de abril para maio. Porque abril ainda tem dias quentes, e maios dias típicos de inverno. Abril (em especial o final do mês, bem como o início de maio) é o meião entre o calor de março e o frio de maio.

 

Hoje tivemos uma mínima deprimente de 22,5°. :negative: :negative: :negative: Muita umidade, nublado, abafado. O pior é que o sol resolveu aparecer entre as nuvens hoje. Estou com 27,7° e 67%. Vento NNO a 4,5 km/h. Chova logo, por favor!

Link to comment
Share on other sites

Juiz de Fora, INMET, 930m altitude:

 

Fevereiro: 21,7ºC

 

Abril: 19,3ºC

 

Diferença média entre os meses: 2,4ºC :hang1:

 

Amplitude térmica anual média: 5,4ºC !!!

 

 

Ou seja, a mudança no comportamento térmico em JF é bem pequena se comparada à região Sul.

Mas se dermos uma olhada no comportamento da precipitação....

 

Precipitação média em Julho: 15,7mm

Precipitação média em Janeiro: 288,8mm

Amplitude média: 273,1mm

 

Existe outono e primavera em Juiz de Fora, mas principalmente com relação ao padrão da umidade e chuvas.

 

Perfeito, Renan! Melhor do que esses dados que você postou, só "desenhando", mas com o gráfico climograma, hehehe...

 

É isso mesmo, não adianta "brigar" com a tropicalidade, no Sudeste e Centro-Oeste o que melhor delimita o outono e a a primavera é a umidade do ar e a precipitação.

 

É por isso que desteto o inverno daqui e morro de inveja do pessoal do Sul.

 

Nas latitudes "sudestinas", para ter um frio de respeito, só escapando para Campos do Jordão, Monte Verde, Itatiaia, Serra do Caparaó. Se bem que a baixíssima umidade do ar (olha ela de novo) e a existência de baixadas contribuem para marcas de frio interessantes em muitas áreas não tão elevadas.

 

E é também por essas e outras que agora tenho uma "cabana" em Canela e já curti no ano passado o meu primeiro mês de julho "de respeito" no clima Subtropical...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Abril 2012 (até dia 10):

 

Porto Alegre: 21,8 (+1,7)

Florianópolis: 23,3 (+1,9)

Curitiba: 19,7 (+3,0)

São Paulo: 22,3 (+2,6)

 

Abril 2011:

 

Porto Alegre: 20,2 (+0,1)

Florianópolis: 22,0 (+0,6)

Curitiba: 18,6 (+1,9)

São Paulo: 21,2 (+1,5)

 

Abril 2010:

 

Porto Alegre: 20,1 (+0,0)

Florianópolis: 21,8 (+0,4)

Curitiba: 17,7 (+1,0)

São Paulo: 20,4 (+0,7)

 

Abril 2009:

 

Porto Alegre: 20,7 (+0,6)

Florianópolis: 22,3 (+0,9)

Curitiba: 18,5 (+1,8)

São Paulo: 20,2 (+0,5)

Link to comment
Share on other sites

Fico imaginando um russo lendo esse debate, - ah porque no sul é assim e no sudeste é assim e etc, etc etc..- ele deve ler e imaginar - Vcs estão discutindo tudo isso por umas migalhas? - hahahaha :laugh:

 

"Migalhas" o russo pode ver nas nossas médias térmicas, mas deixa ele pegar a primeira enchentezinha de verão em Sampa... :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Abril 2012 (até dia 10):

 

Porto Alegre: 21,8 (+1,7)

Florianópolis: 23,3 (+1,9)

Curitiba: 19,7 (+3,0)

São Paulo: 22,3 (+2,6)

 

Abril 2011:

 

Porto Alegre: 20,2 (+0,1)

Florianópolis: 22,0 (+0,6)

Curitiba: 18,6 (+1,9)

São Paulo: 21,2 (+1,5)

 

Abril 2010:

 

Porto Alegre: 20,1 (+0,0)

Florianópolis: 21,8 (+0,4)

Curitiba: 17,7 (+1,0)

São Paulo: 20,4 (+0,7)

 

Abril 2009:

 

Porto Alegre: 20,7 (+0,6)

Florianópolis: 22,3 (+0,9)

Curitiba: 18,5 (+1,8)

São Paulo: 20,2 (+0,5)

Se fizermos uma analogia de curto prazo, o calorão de abril de 2007 foi compensado pelo rigor daquele inverno, ao menos no RS e a metade S de SC. Seria uma ótima pedida.

 

Mas também é bom lembrar que o início de abril, particularmente no Sul, é marcado por temperaturas acima da média do mês, e o final por valores abaixo da média. Esse quadro horroroso (SP e Curitiba precisam de ajuda urgente!!!) tende a ficar menos pior.

 

Por aqui nublou bastante de novo. Já tive máxima de 29,2° com 61% ( :negative: ) mas deve ficar nisso. Agora faz 27,7° com 67% e quase não venta, de NNE a 2,9 km/h.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Chuva em Abril já supera a média em Goiânia

 

Esta semana começou com temporais sobre Goiânia, capital de Goiás. O Instituto Nacional de Meteorologia voltou a registrar chuva volumosa, depois do temporal da segunda-feira. Entre 9 horas de terça e 9 horas desta quarta-feira, 11 de abril, choveu 49,2 milímetros no local de medição regular deste Instituto. Entre segunda e terça-feira foram acumulados 61 milímetros e várias ruas de Goiás ficaram alagadas. Nas últimas 48 horas, caíram sobre a cidade 110 milímetros de chuva, quase tudo que normalmente deveria chover ao longo do mês de abril. O total acumulado em 11 dias foi de 145 milímetros, ou 20% de chuva acima média normal para abril, que é de 121 milímetros.

 

Última chuva antes da seca

 

Em praticamente todo o Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil, a chuva de abril costuma ser a última antes do período normal de seca. Entrando em maio, e até meados da primavera, um dia de chuva em Goiás vira quase motivo de festa.

Em Goiânia, a média normal de chuva em abril é de aproximadamente 121 milímetros, um pouco menos da metade da média de janeiro, o mês mais chuvoso, que tem média de 270 milímetros. Em maio, a redução da chuva é drástica e cai para uma média de 36 milímetros.

Nos últimos 5 anos, Goiânia teve chuva abaixo da média em abril em 2011 e em 2007. Este é um dos efeitos do fenômeno climático La Niña sobre a região de Goiânia. Em abril de 2009 choveu aproximadamente 258 milímetros e em 2008, o mês terminou com pouco mais de 200 milímetros acumulados.

 

Fonte: Climatempo

 

Obs: O site deles deu uma repaginada, melhorou. Mas a previsão ainda está falha, pois haviam previsto que a chuva cessaria na 2ª feira e tivemos fortes temporais na 2ª e 3ª dessa semana.

Link to comment
Share on other sites

Caio,

Sua filha vai ser uma legítima baziana, nascendo em pleno inverno. E quem sabe já não enfrenta a 1ª bomba polar esse ano? Eu (75), a Karla (76) e minha filha (96) nascemos no core do inverno e meu filho, embora tenha nascido no verão, nasceu no ótimo ano de 2000. Todos esses anos foram bons de frio. Parei de fazer menino e o inverno sumiu daqui. :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Hehehehehe, seria a combinação perfeita! Muita saúde da minha pequena e muita neve na serra. Imagina a felicidade do papai?

 

Mas o que importa mesmo é a pequena nascer cheia de saúde. saúde e saúde. Não tenho dúvidas que iluminará a minha vida... Não é mesmo?

Olha as coincidências:

Eu tenho dois filhos, sendo que um nasceu em Ago/96 (Bruno) e o outro em Jun/2000 (Vitor).

O que nasceu em junho (02/jun/2000) adora frio. Pudera, pois no dia que ele nasceu foi um dia "bem frio" para o mês de junho...

 

O meu menino que nasceu em novembro/2000 não gosta de frio, tanto que não quis ir para Bariloche esse ano, após experimentar a neve ano passado, no Chile.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez... abril que está parecendo janeiro, e a foto acima não desmente. E isso percebo nas mínimas acima dos 18ºC aqui na roça. Triste. :negative:

 

Por aqui, até o momento, Abril não está parecendo Janeiro....Abril está PIOR do que Janeiro !

 

A média no INMET até o momento é de 21,2ºC, anomalia de +01,9ºC.

Janeiro deste ano teve média de 20,6ºC. Ou seja, é aquilo que o Bruno disse...uma anomalia de 2ºC em

Abril no Sudeste faz o mês parecer verão. Por lá, mesmo com anomalia de +2/+3C em POA, ainda assim

é mais fresco que no verão !

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez... abril que está parecendo janeiro, e a foto acima não desmente. E isso percebo nas mínimas acima dos 18ºC aqui na roça. Triste. :negative:

 

Por aqui, até o momento, Abril não está parecendo Janeiro....Abril está PIOR do que Janeiro !

 

A média no INMET até o momento é de 21,2ºC, anomalia de +01,9ºC.

Janeiro deste ano teve média de 20,6ºC. Ou seja, é aquilo que o Bruno disse...uma anomalia de 2ºC em

Abril no Sudeste faz o mês parecer verão. Por lá, mesmo com anomalia de +2/+3C em POA, ainda assim

é mais fresco que no verão !

Evandro, tive mínima de 22,5°. Quer trocar? :mosking: Tudo graças ao canal de umidade vindo da Amazônia pelo Chaco. Daí a chuva acima da média em Goiânia e o temporal em SP.

 

A pouco choveu quase nada e mal molhou o chão. Tenho 25,5° com 78%. Sem vento e quase nublado. Uma porcaria.

 

Abraços abafados!

Link to comment
Share on other sites

Juiz de Fora, INMET, 930m altitude:

 

Fevereiro: 21,7ºC

 

Abril: 19,3ºC

 

Diferença média entre os meses: 2,4ºC :hang1:

 

Amplitude térmica anual média: 5,4ºC !!!

 

 

Ou seja, a mudança no comportamento térmico em JF é bem pequena se comparada à região Sul.

Mas se dermos uma olhada no comportamento da precipitação....

 

Precipitação média em Julho: 15,7mm

Precipitação média em Janeiro: 288,8mm

Amplitude média: 273,1mm

 

Existe outono e primavera em Juiz de Fora, mas principalmente com relação ao padrão da umidade e chuvas.

 

Perfeito, Renan! Melhor do que esses dados que você postou, só "desenhando", mas com o gráfico climograma, hehehe...

 

É isso mesmo, não adianta "brigar" com a tropicalidade, no Sudeste e Centro-Oeste o que melhor delimita o outono e a a primavera é a umidade do ar e a precipitação.

 

É por isso que desteto o inverno daqui e morro de inveja do pessoal do Sul.

 

Nas latitudes "sudestinas", para ter um frio de respeito, só escapando para Campos do Jordão, Monte Verde, Itatiaia, Serra do Caparaó. Se bem que a baixíssima umidade do ar (olha ela de novo) e a existência de baixadas contribuem para marcas de frio interessantes em muitas áreas não tão elevadas.

 

E é também por essas e outras que agora tenho uma "cabana" em Canela e já curti no ano passado o meu primeiro mês de julho "de respeito" no clima Subtropical...

 

Não sei... em quantidade de chuva o verão é mais umido, mas como exemplo tanto o IAG/USP quanto INMET em São Paulo, tem os meses de primavera como os mais nublados do ano, como delimitar isso? Os índices de insolação nas normais do mirante são muito idênticos em todos os meses do ano, há pouca variação, é o efeito da proximidade com a serra do mar e o mirante nem fica no mais umido dos lugares para isso, outra coisa é quanto a concentração de chuva em São Paulo durante o verão, não acho absurdo achar que nos meses de verão lá chove 2 ou 3 vezes mais que aqui enquanto no inverno é mais igual, eu creio que aqui nenhum mês passe de 150/160mm e no inverno no mês mais seco não baixe de 40mm:

 

Os campos de precipitação acumulada total normalizada e da probabilidade de precipitação acima de 5 mm

estão mostrados na Fig. 3. Nota-se no campo de precipitação normalizada um núcleo de alta precipitação sobre a área

da MASP. A imagem do canal infravermelho do satélite GOES-8 de 1600 UTC do dia 19 de março de 1999 mostra a

ilha de calor na MASP (Fig. 4) num situação sem nuvens no Leste Paulista. Observa-se que as áreas da ilha de calor

metropolitana e do núcleo de maior precipitação são virtualmente coincidentes.

Hidelbrand e Ackerman (1984) determinaram que há um forte fluxo de calor, massa e momento em ambientes

urbanos em situações de ventos fracos induzidos pela ilha de calor. Simulações numéricas realizadas por Baik e Chun

(1997) mostram que a ilha de calor tendem a produzir correntes ascendentes mais intensas corrente abaixo do centro da

ilha de calor. Estes resultados sugerem que a ilha de calor da MASP aumente os fluxos de calor e massa, porém o

aumento na precipitação no período foi superior a quatro vezes a média espacial num raio de 150 km.

Sugere-se que os efeitos dinâmicos e termodinâmicos da ilha de calor na convecção local sejam amplificados

pela aumento da umidade proveniente da penetração da brisa marítima. O ar urbano relativamente seco e quente,

quando misturado ao ar marítimo relativamente úmido e frio, aumenta a instabilidade convectiva. Além disso, apesar

de rasa, a frente de brisa também promove levantamento e, portanto, incrementa a instabilidade do ar.

 

http://www.cbmet.com/cbm-files/12-6dc397bf1d1cef33cd0f24db9245e432.PDF

 

Tem um estudo do IAG, que analiza a mudança do padrão de precipitação da estação ao longo de toda a série da estação e eles apontam uma diminuição na umidade relativa média anual, e diminuição da precipitação de inverno, porém a precipitação anual vem aumentando, tudo por causa do aumento das chuvas de verão que foi grande o suficiente para compensar a diminuição das chuvas de inverno, está em PDF na internet mais eu não consegui achar, mas achei esse outro que cita isso.

 

RESUMO – Este trabalho compreende uma análise da evolução do clima na Região Metropolitana

de São Paulo (RMSP) por meio de séries de dados de temperatura do ar, umidade relativa,

insolação, precipitação, pressão atmosférica e ventos medidos pela Estação Meteorológica (EM) do

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo

(USP) no período de 1936 a 2005. Estes dados inéditos revelam que houve aumento da temperatura

do ar em 2,1o C, aumento da precipitação em 395 mm, aumento do vento zonal (E) em 0,5 m s-1,

decréscimo do vento meridional (S) em 1,0 m s-1 e decréscimo da umidade relativa em 7% neste

período de 70 anos. Sugere-se que estas mudanças sejam devidas à mudança do micro clima que

resultou da diminuição das áreas vegetadas, expansão horizontal e vertical da área urbana, aumento

da poluição do ar e, às mudanças globais, menos significativas. Análises espectrais destas séries

sugerem um significativo impacto do ENSO na RMSP.

 

http://www.cbmet.com/cbm-files/14-7265c1289197a30df0715867750a162e.pdf

Link to comment
Share on other sites

Tudo graças ao canal de umidade vindo da Amazônia pelo Chaco. Daí a chuva acima da média em Goiânia e o temporal em SP.

 

A pouco choveu quase nada e mal molhou o chão. Tenho 25,5° com 78%. Sem vento e quase nublado. Uma porcaria.

 

Abraços abafados!

 

E com isso o Paraná também é alvo. Hoje registrei aqui em casa a pior mínima dos últimos 21 dias: 21,7°C. Mas na média do mês em relação às mínimas até que estou bem: 18,6°C. Toda a semana tem sido de céu fechado por longas horas, mas na maioria do tempo por nuvens médias/altas. Vez ou outra um chuvisqueirinho acontece. Olhando meus registros do mesmo período do ano passado existe uma semelhança muito grande, tanto em relação a temperaturas como em precipitação. Aliás, tenho apenas 11 mm até agora em abril.

Link to comment
Share on other sites

Tudo graças ao canal de umidade vindo da Amazônia pelo Chaco. Daí a chuva acima da média em Goiânia e o temporal em SP.

 

A pouco choveu quase nada e mal molhou o chão. Tenho 25,5° com 78%. Sem vento e quase nublado. Uma porcaria.

 

Abraços abafados!

 

E com isso o Paraná também é alvo. Hoje registrei aqui em casa a pior mínima dos últimos 21 dias: 21,7°C. Mas na média do mês em relação às mínimas até que estou bem: 18,6°C. Toda a semana tem sido de céu fechado por longas horas, mas na maioria do tempo por nuvens médias/altas. Vez ou outra um chuvisqueirinho acontece. Olhando meus registros do mesmo período do ano passado existe uma semelhança muito grande, tanto em relação a temperaturas como em precipitação. Aliás, tenho apenas 11 mm até agora em abril.

 

Nossa, aqui não tá tão feio assim... Ta igual outono mesmo, frio de manhã e a noite, e mais quentinho de tarde, chega até a ser monótono, todos os dias iguais. Você percebe que está no outono quando tem que ficar carregando a blusa o dia inteiro pra usar de noite, e percebe que está no inverno quando já pode usar casaco o dia inteiro. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.